• Nenhum resultado encontrado

TABLOIDE OP Frades concluem seu retiro anual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TABLOIDE OP Frades concluem seu retiro anual"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

TABLOIDE OP 666

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL

ANO XXI –02 de agosto de 2018

tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br

1. Frei Fernando continua hospitalizado

Frei Fernando de Brito, que foi internado na UTI do Hospital Samaritano, em Goiânia, na última 6ª feira. Hoje, ele continua hospitalizado; porém, desde ontem está no quarto. Apesar de uma pequena melhora, continua muito confuso, devido ao Alzheimer.

2. Faleceu a mãe de Frei Toninho

Na manhã do último sábado, faleceu em Cerqueira César, SP, dona Luzia Ornelas Damascena, com 86 anos de idade e mãe do frade dominicano Antônio Eduardo Damasceno, conhecido por Frei Toninho, da comunidade dos frades, em Santa Cruz do Rio Pardo. Viúva, mãe de 3 filhas e 4 filhos, dona Luzia foi sepultada naquela mesma cidade no domingo pela manhã. Frei Alberto Cardoso e alguns pré-noviços dominicanos participaram da missa, que precedeu ao sepultamento. Este

TABLÓIDE OP apresenta ao Frei Toninho e a seus familiares, os sentimentos de solidariedade e

orações.

3. Frades da Guatemala agradecem

Frei Tomás David Trejo, síndico da Província dominicana São Vicente Ferrer, da América Central, enviou duas cartas de agradecimento pelo “tão significativo gesto” da Família Dominicana do Brasil, participando da Campanha de ajuda às vítimas do recente terremoto ocorrido na Guatemala. Uma das cartas foi endereçada a Frei João Xerri, auxiliar do síndico da Província dos frades do Brasil e outra diretamente para a Família Dominicana do Brasil; ambas datadas do dia 20 último. Na 1ª, o síndico agradece pelo envio dos 3 mil euros para tal Campanha; já, na 2ª, o mesmo frade afirma: “recebam a minha fraterna saudação, daqui das terras centro-americanas, neste histórico momento em que nos sentimos muito vulneráveis por situações sócio-políticas e naturais que afetam, especialmente aos empobrecidos da região”. Frei Tomás agradece à família dominicana do Brasil “pelo gesto simbólico e solidário de vocês para com as pessoas vítimas da tragédia do Vulcão de Fogo na Guatemala”. Ele conclui a carta dizendo: “Obrigado por cultivarem a compaixão para com nossos irmãos necessitados”.

4. Frades concluem seu retiro anual

A família provincial dos frades dominicanos do Brasil esteve em retiro espiritual anual entre os dias 23 a 26 deste mês, em Jundiaí, SP. Participaram 54 frades que, sob a orientação do pregador leigo Maurício Alves Pereira, conhecido como Tio Maurício, a quem a Província toda agradece. A avaliação que chegou à secretaria da Província, dá conta de que quase todos os participantes gostaram muito desse retiro.

(2)

2

TABLOIDE OP

666

TABLOIDE OP destaca algumas apreciações dos frades, entre outras: “grandes reflexões, pregador

pé no chão” (Carlinhos), “muito bom, algumas figuras bíblicas iluminaram nosso retiro” (Edmilson), “as falas do pregador mesclam exemplos de personagens bíblicos com a concretude da vida” (Roni), “muito boas as reflexões, Bíblia e vida” (Tony). “Foram reflexões a partir do olhar dos mais humildes e, especialmente, a partir de um testemunho de vida. As colocações do pregador marcaram profundamente o nosso coração. E, com certeza, produzirão muitos frutos em nossa Província” (Bruno – Edivaldo).

5. Dominicanas celebram seu 1º Capítulo Provincial

As irmãs dominicanas de Monteils do Brasil, através de suas 64 representantes, realizaram, em Uberaba, MG entre os dias 23 e 28 últimos, o seu 1º Capítulo, enquanto única Província da Congregação no Brasil, denominada Nossa Senhora do Rosário. Até então, eram 3 Províncias que já vinham fazendo uma caminhada conjunta, há alguns anos. Uma série de passos foi dada, culminando com esse Capítulo.

O novo governo provincial ficou constituído de: Ir. Solanje Tavares, Ir. Regina Azevedo, Ir. Irismar, Ir. Rosângela e Ir. Maria Madalena (Madá). Frei José Fernandes, que já vinha acompanhando o processo de reestruturação delas há alguns anos, assessorou este Capítulo.

(3)

3

TABLOIDE OP

666

6. Irmã Solange Damião também é eleita provincial

As Irmãs Dominicanas, da Congregação Romana de São Domingos concluíram seu Capítulo Provincial no final de julho, elegendo como priora provincial, a Irmã Solange Damião, a conselheira provincial a Irmã Geralda Maria dos Santos e a ecônoma provincial, a Irmã Rosa Maria Barboza.

7. Irmãs da Anunciata elegem nova geral

No último dia 26, a Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata elegeram sua nova priora geral. A eleita foi Irmã Ana Belén Veríssimo Garcia, espanhola de nascimento e missionária no Brasil, há vários anos, tendo atualmente sua base missionária no interior do Acre e é a coordenadora nacional da Rede “Um Grito pela Vida” – um espaço de articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. É parte constitutiva da CRB Nacional. A sede da Congregação é em Madri.

8. Frei Bruno dá aulas aos pré-noviços

Os jovens do pré noviciado dominicano, em Santa Cruz do Rio Pardo, SP, receberam Frei Edivaldo – Bruno – entre os dias 19 e 21 de junho último para a 1ª etapa do Curso sobre História da Igreja. De acordo com o frade, nessa etapa, “estudamos História da Igreja na Idade Antiga e na Idade Média”. O curso, conta Frei Bruno, “constou de exposição por minha parte e de apresentações pelos pré-noviços”.

Essa etapa da formação inicial, atualmente, está com 7 jovens, tendo em vista que no último dia 21, a comunidade formadora solicitou que Airton Johnatan Florêncio da Silva deixasse o pré-noviciado e, há dois dias, a mesma comunidade convidou três outros a repensarem suas vocações junto a suas respectivas famílias. São eles: Evson Ferreira dos Santos, Luciano Sá Ribeiro e Micael Uliano do Nascimento.

9. Frei Bruno participou do jubileu paroquial em Curitiba

A convite do Padre José Ailton, Frei Edivaldo – Bruno – presidiu, dia 3 de julho, a celebração dos 25 anos da Paróquia São Martinho de Lima, em Curitiba, PR. Ele lembra que essa Paróquia “até 1993 era uma Capela da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, então animada pelos frades dominicanos”.

(4)

4

TABLOIDE OP

666

10. Frei José Fernandes fará visita canônica no Jardim da Saúde

Frei José Fernandes fará sua 1ª visita canônica deste mandato entre os próximos dias 7 a 14, junto aos frades do Convento Sagrada Família, no Jardim da Saúde, em São Paulo. A partir de uma carta enviada por ele, contendo algumas orientações, a comunidade está se preparando para viver essa intensa semana de oração, vivência fraterna e revisão de vida.

Como uma nova prática, recomendada pelo último Capítulo Provincial, acompanharão o provincial a essa visita, os freis Edmilson de Oliveira, sócio do provincial e Paulo Cantanheide, sócio do provincial para as missões.

11. Frei Boccato foi credenciado professor e pesquisador da PUC

No dia 29 de junho, Frei André Boccato foi submetido à banca e concurso de credenciamento para professor e pesquisador no programa de pós-graduação da PUC-SP. Ele nos conta: “a banca, formada por três professores pesquisadores/doutores, analisou e apreciou minha produção acadêmica no último triênio (2016-2018), o projeto de pesquisa em “ética cristã, o pluralismo antropológico e os desafios teológicos atuais”, a proposta de iniciação científica e a disponibilidade de contribuir como pesquisador na orientação e acompanhando mestrandos e futuros doutorandos”.

A banca o aprovou e recordou que a PUC-SP sempre contou com frades dominicanos teólogos – Frei Gorgulho e Frei Oscar, como também Ana Flora Anderson – entre seus quadros como professores, mas principalmente como pesquisadores.

12.

Plano de Estudos está em construção

No último dia 21, a Comissão Provincial de Vida Intelectual se reuniu, pela 2ª vez, no Convento das Perdizes, em São Paulo, para dar prosseguimento à redação do Plano de Estudo Particular (Ratio

Studiorum Particularis). Participaram os frades: André Boccato, Márcio Couto e frei Oswaldo. Frei

Paulo justificou sua ausência. Foram também contempladas as contribuições de Frei André Tavares e Frei Cristiano, ambos atualmente no exterior.

O coordenador da Comissão, André Boccato, conta que “com essa reunião foi praticamente concluído o primeiro esboço do plano de estudo atualizado da Província, sendo agora encaminhado ao Provincial e ao Conselho da Província”.

13.

Conferência de Ética leva Frei André à Bósnia

Frei André Boccato participou em Sarayevo (Bosnia-Hersegovina), entre os dias 26 e 29 últimos, da 3º Conferência Internacional de teólogos da ética de todo o mundo (CTEWC) que, segundo ele, o tema central foi “Construir pontes para o futuro”.

Ainda de acordo com o frade “estiveram presentes cerca de 485 pessoas: teólogos e teólogas, eticistas, bioeticistas, ecologistas, economistas e cientistas, etc., de 85 países, partilhando suas experiências, produções acadêmicas e os desafios do fazer teologia nos dias atuais em diálogo com os grandes desafios e pontes a serem construídas”. Ele informa também que, nessa Conferência, estiveram presentes 5 membros da Família Dominicana (4 frades e 1 religiosa: 2 do Angelicum, 1 de Porto Rico, 1 do Brasil e 1 da África do Sul), também participando e contribuindo com suas reflexões.

(5)

5

TABLOIDE OP

666

14. Especialistas em Direitos Humanos se encontram

Nos dias 21 e 22 de julho se encontraram, em Goiânia, 28 pessoas egressas das três Turmas de Pós-Graduação/ Especialização em Direitos Humanos e Educação e Direitos Humanos do Curso promovido pelo Instituto Dominicano de Justiça e Paz do Brasil Frei Antônio Montesino, organismo da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil.

Vindas de diversas partes do país, esses especialistas se confraternizaram, “mataram a saudade”, partilharam suas diferentes experiências, enquanto militantes de Direitos Humanos, além de terem socializado a atual conjuntura, em particular no que se toca à Educação e aos Direitos Humanos.

90 pessoas participaram dessas três Turmas (2 em Goiânia e 1 em Porto Nacional), sendo que duas já faleceram. Dentre os frades dominicanos que fizeram essa Pós-Graduação, Paulo Cantanheide e José Fernandes participaram desse Encontro.

15. Provincial apresenta sua previsão de agenda

➢ 1º a 5: Goiânia. ➢ 06 a 15: São Paulo. ➢ 16: Goiânia. ➢ 17 e 18: Brasília. ➢ 19 a 25: Goiânia. ➢ 26 a 31: Formoso do Araguaia.

Referências

Documentos relacionados

característico de cada bomba e que deve ser especificado pelo construtor: NPSH (“net positive suction head”).. Este é um requisito muito importante a observar no desenho das tubagens

Patógenos periodontais, principalmente o Porphyromonas gingivalis, podem atuar no processo aterosclerótico em vá- rios níveis: na formação de células espumosas, na resposta

- Planeje bem a viagem, é legal ir já sabendo sobre a cidade, lugares que quer visitar e como quer aproveitar Madrid. Isso não quer dizer que você vai

Por 9 votos a 5, a Corte declarou que os gastos autorizados por certas Resoluções da Assembléia Geral enumeradas na demanda por um parecer, relativas às operações das Nações

A pesquisa visa entender de que forma a MCNSP, como elemento constituído pelos produtores (Campo Contextualizador) é recebida e apropriada pelo Corpo de

Com as investigações realizadas parece que ficou esclarecida a questão sobre a consideração dos efeitos da repetição de carregamentos na resistência das ligações, e em função

AGU, AJUFE, AMPCON, ANPR, ATRICON, BB, BCB, CADE, CAIXA, CGU, CJF, CNPG, COAF, CONACI, MDIC, MPCRS, MPF, MPRJ, MPSP, PGFN, REDE NACIONAL DE CONTROLE, RFB,

Os dados referentes aos aperfeiçoandos regularmente matriculados serão encaminhados ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e os mesmos serão considerados aptos