• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DA BIBLIOTECA. Organizado por: Adenilson Félix de Freitas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DA BIBLIOTECA. Organizado por: Adenilson Félix de Freitas"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Adenilson Félix de Freitas

Piracanjuba-GO 2012

(2)
(3)

APRESENTAÇÃO... 5

BIBLIOTECA ... 7

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ... 9

DA CHEFIA DE BIBLIOTECA ... 14

SEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES ... 14

SOFTWARE DA BIBLIOTECA ... 19

ACERVO ... 19

SERVIÇOS ... 22

BANCO DESIDERATO ... 26

COMUT – Comutação Bibliográfica ... 27

REFERÊNCIA (BALCÃO DE EMPRÉSTIMO) ... 27

LINKS INTERESSANTES ... 27

(4)

APRESENTAÇÃO

Este manual tem a finalidade de servir como guia para os trabalhos realizados na Biblioteca da Faculdade de Piracanjuba - FAP.

Foi organizado pela equipe de Biblioteca da Faculdade de Piracanjuba, em 2011, visando o melhor atendimento a seus usuários.

Na oportunidade fica convidada a Comunidade Acadêmica a participar com sugestões de dados que devam ser incluídos ou excluídos deste manual. A colaboração pode ser feita a qualquer momento, sempre com a intenção de melhorar o trabalho iniciado.

Missão

Nossa missão é promover o acesso e a recuperação da informação com a finalidade de gerar conhecimento e este ser o insumo necessário para o desenvolvimento tanto individual quanto social.

Objetivo

Reunir, organizar e disseminar informações contidas em seu acervo bibliográfico, audiovisual e virtual.

Visão

Fornecer subsídios para o reconhecimento do CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PIRACANJUBA LTDA EPP como centro de excelência em educação profissional e tecnológica.

Tanto o bibliotecário quanto os auxiliares colocam-se à disposição dos alunos para a localização de referenciais bibliográficos necessários à condução de seus trabalhos acadêmicos e prestam ainda, ajuda na condução de pesquisas via internet, bem como, orientações pedagógicas quanto ao melhor e mais adequado uso de todo o acervo.

(5)

BIBLIOTECA

Biblioteca é uma coleção organizada de documentos de vários tipos, aliada a um conjunto de serviços destinados a facilitar a utilização desses documentos, com a finalidade de oferecer informações, propiciar a pesquisa e concorrer para a educação e o lazer.

TIPOS DE BIBLIOTECA: • Biblioteca Nacional

Tem por finalidade principal preservar a memória nacional, isto é, a produção documental de uma nação.

• Biblioteca Pública

Biblioteca que atende as necessidades de estudo de determinada comunidade, independente de classe, cor, religião ou profissão.

• Biblioteca Especializada

Biblioteca que existe em função de um grupo restrito de usuários, reunindo e divulgando documentos de um campo específico do conhecimento. • Biblioteca Especial

Biblioteca que atende categorias especiais de usuários. • Biblioteca Escolar

Biblioteca que fornece o material bibliográfico necessário às atividades de professor e alunos de uma escola.

• Biblioteca Infantil

Biblioteca voltada para a recreação. Além de um acervo selecionado, pode proporcionar atividades como: organização do clube de leitura, escolinhas de arte, exposições, encontro com escritores, dramatizações e outros.

• Biblioteca Universitária

Biblioteca que atende as necessidades de estudos, consulta e pesquisa de toda comunidade acadêmica.

(6)

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Capítulo I – DA BIBLIOTECA

Art. 1° - A Biblioteca Central da Faculdade de Piracanjuba é uma biblioteca universitária, mantida pela própria Faculdade e a ela diretamente subordinada.

Art. 2° - A Biblioteca destina-se especialmente aos corpos docente, discente e administrativo da Faculdade.

Art. 3° - A Biblioteca é dirigida por um Bibliotecário-chefe, Bacharel em Biblioteconomia.

Parágrafo único: Toda a Comunidade de Piracanjuba poderá frequentar a Biblioteca para consulta e leitura em seu recinto.

Capítulo II – DO CALENDÁRIO E DOS HORÁRIOS Art. 4° - A Biblioteca funciona nos seguintes horários:

I – durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira, das 15h30 às 22h30. II – durante as férias escolares será previamente estabelecido um horário, em conformidade com a Direção.

Art. cinco° - A Biblioteca funciona ininterruptamente, devendo o seu calendário, ajustar-se ao das unidades de ensino e pesquisa.

Parágrafo único: Os trabalhos julgados necessários para fins de balanço do acervo ou reorganização da Biblioteca serão realizados nos períodos não letivos, de forma a não prejudicar o atendimento dos alunos. Capítulo III – DAS CONSULTAS NO RECINTO DA BIBLIOTECA

Art. 6° - As obras de referência, as obras raras e os materiais hemerográficos (revistas, jornais, boletins) só podem ser consultados no recinto da Biblioteca. Art. 7° - Nas consultas e procedimentos de leitura no interior da Biblioteca, é terminantemente proibido:

(7)

II – fazer anotações ou marcas nas obras pertencentes à Biblioteca; III – recolocar nas estantes os livros consultados;

IV – rasgar páginas ou rasurar qualquer obra;

V – realizar lanche ou usar bebida no interior da Biblioteca; VI – usar telefone celular;

VII – prejudicar o clima de silêncio do ambiente.

Parágrafo único: Usuários que não atenderem à solicitação dos funcionários da Biblioteca, estarão sujeitos ao registro de ocorrência escrita, que será encaminhada à Coordenação do Curso, sob forma de advertência, após reincidência no mesmo ano. Caso haja ocorrências contínuas, de descumprimento das normas pelo mesmo usuário, será enviado à Coordenação a ocorrência do fato, podendo o usuário ser punido com advertência e até mesmo a suspensão do uso dos serviços da Biblioteca, por período que a Direção Geral da FAP achar conveniente. Capítulo IV – DOS EMPRÉSTIMOS

Art. 8° - Não há possibilidades de empréstimos domiciliares de obras de referência, tais como: dicionários, atlas, enciclopédias, guias, anuários, almanaques entre outros. Também não podem ser emprestados, livros não registrados, material hemerográfico e reserva técnica.

§1º Será permitida a retirada dos itens citados no Caput para fotocópia de parte do conteúdo ou consulta em sala de aula, mediante empréstimo especial, para professores com duração de 24 horas, para alunos com duração de 12 horas.

§2º O empréstimo de qualquer obra pode ser suspenso temporariamente por solicitação das Coordenações de Curso, quando dela houver poucos exemplares e figurar o seu título em bibliografia mínima indicada nos cursos.

Art. 9° - Só poderá ser permitido o empréstimo domiciliar, de quatro volumes de cada vez, para alunos da graduação e funcionários; cinco para alunos da pós-graduação, e seis para professores.

Art. 10 - O empréstimo domiciliar só é feito a leitores professores, alunos e funcionários da FAP, devidamente registrados na Biblioteca.

Parágrafo único: Nenhum material bibliográfico pode ser retirado da Biblioteca sem anotação de empréstimo, mesmo que sendo para consulta nas dependências da Faculdade.

(8)

I – ao corpo discente e funcionários (03 obras por 05 dias consecutivos), para empréstimo de livros, enquanto que para cada fita de vídeo e/ ou DVD, o prazo é de 02 (dois) dias consecutivos, ambos, podendo ser renovados, quantas vezes forem necessários, caso não haja pedido de reserva no momento da renovação;

II – ao corpo docente é de (05 obras) por 15 (quinze) dias, para empréstimos de livros, enquanto que, para as fitas de vídeo e/ou DVD, o prazo é de 02(duas) obras por 05 (três consecutivos), também, podendo ser renovados, caso não haja pedidos de reserva no momento da renovação.

Art. 12 – Reserva é a inscrição de um leitor como candidato a retirar determinado livro.

§1° - A reserva tem validade de 48 horas após o aviso da chegada do livro pela Biblioteca. Haverá 2 (duas) tentativas de aviso, uma na parte da tarde e outra a noite, caso a biblioteca não obtenha sucesso a reserva expirará. §2° - Nos períodos de prova e exames, o prazo para o empréstimo poderá ser alterado e até suspenso, caso haja conveniência.

Art. 13 – O empréstimo deve ser realizado com observância às seguintes normas, por parte do leitor:

I – Não estar em pendência de devolução de outros livros ou multa por atraso;

II – Não anotar nem marcar as obras emprestadas; III – Devolver a obra no dia marcado;

IV – aguardar a conferência da obra devolvida, que deve estar nas mesmas condições recebidas, sob pena de reposição de outra obra ao acervo bibliográfico;

V – Apresentar no ato do empréstimo e/ou renovação um documento (carteira estudantil ou documento oficial) com foto do usuário.

Parágrafo único: Não sendo o livro devolvido no prazo determinado, o leitor responsável incorrerá em multa de R$ 2,00 (dois reais), por dia de atraso, e por volume.

VI – O usuário deverá devolver a obra ao atendente da Biblioteca em caso de consulta local, sob pena de pagamento de multa (por dia e por item locado) e de outra obra em caso de perda.

(9)

Capítulo V – DOS LEITORES, SEUS DIREITOS E DEVERES

Art. 14 – Não poderá habilitar-se ao empréstimo domiciliar sem que o interessado esteja registrado como leitor.

Parágrafo único: Todos os professores, funcionários e alunos da FAP são inscritos na Biblioteca, automaticamente, no início da cada ano letivo. Art. 15 – Ao direito de usufruir o acervo e os serviços da Biblioteca, corresponde o dever e obrigação de observar o seu Regulamento e zelar pela conservação do seu patrimônio.

Art. 16 – O leitor é responsável pela obra em seu poder, devendo indenizar com o mesmo título (s) e quantidade (s) a Biblioteca em caso de danificação, perda ou extravio.

§1° - Uma obra isolada será indenizada por outra igual, ou por outra (s) obra sugerida pela Coordenação Imediata e/ou Bibliotecário.

§2° - Para uma obra pertencente à coleção ou acompanhada de suplemento, a reposição será pela obra completa, caso o exemplar não seja vendido separadamente.

§3° - Caso a obra extraviada não seja mais publicada e nem encontrada no mercado para aquisição, cabe à Coordenação Imediata e/ou Bibliotecário, decidir pela escolha de outra obra que melhor represente os anseios do respectivo curso.

Art. 17 – Perde o direito a realizar empréstimo domiciliar e candidatar-se à reserva o leitor que:

I – deixar de pagar a indenização por prejuízos causados ao material através da reposição da (s) obra (s) e/ou multa por atraso na sua devolução; II – deixar de devolver as obras a ele emprestadas.

Capítulo VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18 – Aplicam-se também ao regime disciplinar da Biblioteca as normas constantes no Regimento da Faculdade.

Art. 19 – Os casos omissos neste Regulamento, serão resolvidos pela chefia da Biblioteca, pela Gerência Administrativa ou em última instância pela Direção Geral.

Art. 20 – As questões de ordem trabalhista, legais, de admissões, demissões e promoções, são da competência exclusiva da Mantenedora, na pessoa do Diretor Geral.

(10)

Art. 21 – Todo e qualquer aluno, funcionário e professor que se desligar, seja por qualquer motivo, desta IES deve solicitar o documento “Nada Consta” deste Setor (Biblioteca) como requisito de ausência de qualquer pendência: obras e/ou multa em seu nome. Todo aluno deverá solicitar o Nada Consta também ao fim de cada semestre, para fins de renovação de matrícula nesta IES.

Art. 22 – Este Regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação. 10/11/2012. FACULDADE DE PIRACANJUBA

(11)

DA CHEFIA DE BIBLIOTECA

• O (a) Chefe da Biblioteca tem a responsabilidade de coordenar e orientar a política de desenvolvimento do acervo informacional visando subsidiar as atividades acadêmicas da Faculdade de Piracanjuba - FAP; • Representar a Biblioteca, quando se fizer necessário, mantendo relacionamento com os Diretores e Coordenadores das unidades e de outros órgãos e instituições, para fins de cumprimento dos objetivos da Biblioteca;

• Providenciar a manutenção e ampliação quando necessário, das áreas físicas, instalações e equipamentos da Biblioteca etc.;

• Administrar os materiais, alocados na Biblioteca;

• Promover, apoiar e padronizar os procedimentos a serem adotados pela Biblioteca;

• Informar aos funcionários da Biblioteca, as decisões e informações pertinentes o trabalho.

SEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

COMISSÃO DE SELEÇÃO

A seleção e a manutenção do material informacional será de responsabilidade da Comissão de Seleção.

A inclusão de material será decidida pela Comissão de Seleção baseada na Política de Planejamento e Desenvolvimento de Acervo.

A base para seleção do material informacional será a bibliografia das disciplinas dos cursos do FAP.

Cada Coordenação de curso deve enviar semestralmente suas respectivas bibliografias para atualização do acervo.

AQUISIÇÃO

Aquisição é o setor responsável por localizar e assegurar a posse, para a Biblioteca, do material bibliográfico definido pela Comissão de Seleção.

(12)

Compete a Seção de Aquisição:

• Reunir as sugestões da comunidade acadêmica e da seção de referência e encaminhar a comissão de seleção;

• Receber da Comissão de Seleção lista do material bibliográfico a ser adquirido; • Solicitar aquisição de material por compra, doação ou permuta; • Enviar lista de compra às livrarias, para cotação do menor preço; • Enviar o pedido de compra a livraria que cotou o menor preço; • Receber e conferir todo material adquirido por compra, doação ou permuta; • Devolver à livraria material danificado ou de edição mais antiga, antes de ser carimbado;

• Enviar nota fiscal assinada pela Direção da FAP ou Chefe da Biblioteca à Tesouraria e arquivar uma cópia na Biblioteca;

• Promover o intercâmbio de duplicata e a permuta de material bibliográfico com outras instituições;

• Organizar e manter atualizado cadastro de editoras, livrarias e instituições às quais a Biblioteca se relaciona;

• Executar a cobrança de material adquirido por compra; • Agradecer o material recebido por doação;

• Executar a pré-catalogação do material e enviar para o processamento técnico; • Manter atualizada lista de desiderata para indicação aos usuários (doação ou compra);

• Comunicar ao solicitante a incorporação do material; • Manter atualizada a lista de novas aquisições;

• Manter atualizado o manual da seção;

Os serviços da Seção de Aquisição está dividido em: • Aquisição de Livros

• Aquisição de Periódicos • Pré-catalogação

(13)

Aquisição de Livros

• Receber pedido de aquisição de livros;

• Preencher sugestões no módulo aquisição, juntamente com os dados do solicitante;

• Pesquisar nos sites de livrarias; • Enviar listagem para o livreiro; • Receber e conferir o material; • Enviar material para o registro;

• Indicar prioridade no registro do material;

• Fazer lista de duplicatas para o intercâmbio entre bibliotecas; • Manter arquivo de notas fiscais e pedidos de livros;

Aquisição de Periódicos

• Receber as indicações para compra de novos títulos;

• Revisar periodicamente a data de vencimento das assinaturas; • Enviar, via protocolo, os boletos para Tesouraria e cobrar retorno; Intercâmbio

• Manter cadastro atualizado para intercâmbio com outras instituições; • Selecionar nas listas de intercâmbio material de interesse para Biblioteca;

• Fazer lista de intercâmbio enviar as outras instituições; • Agradecer o material recebido por doação;

• Enviar as revistas publicadas pela FAP as instituições cadastradas. Pré-catalogação

• Fazer a Pré-catalogação preenchendo os dados básicos; • Encaminhar os livros a Seção de Processos Técnicos.

(14)

SEÇÃO DE PROCESSOS TÉCNICOS

A Seção de Processos Técnicos é responsável pelo tratamento técnico de livros, monografias, fitas de vídeo, DVD, CD-ROM e outros materiais, de acordo com critérios e padrões nacionais e internacionais.

Compete a Seção de Processos Técnicos:

• Receber material informacional da pré-catalogação; • Coordenar as atividades de tratamento técnico do acervo; • Utilizar o AACR2 para catalogar o material informacional; • Utilizar a CDU para classificar o material informacional;

• Utilizar Tesaurus e vocabulários controlados de assuntos, para padronização da indexação;

• Orientar a confecção de etiquetas de código de barras;

• Coordenar, organizar e manter atualizado a base de dados da Biblioteca; • Participar de programas cooperativos de catalogação;

• Preparar o material informacional para consulta e empréstimo; Circulação

• Receber o material informacional e encaminhar para o acervo; • Cumprir as normas relativas ao empréstimo, cobrança de multas e sanções; • Organizar e proceder o serviço de reserva;

• Separar material para encadernação e pequenos reparos; • Colaborar com o inventário do acervo.

• Organizar as estantes;

• Fazer pesquisa na estante antes de enviar carta de cobrança SEÇÃO DE PERIÓDICOS E MULTIMEIOS

A Seção de Periódicos e Multimeios é responsável pelo tratamento técnico de revistas jornais e controle dos mesmos mais fitas de vídeo,

(15)

DVD e outros materiais, de acordo com critérios e padrões nacionais e internacionais.

Compete a Seção de Periódicos e Multimeios:

• Selecionar, organizar e preparar a coleção de Periódicos e Multimeios, visando à recuperação e ao intercâmbio de publicações e informações; • Registrar, classificar, indexar e preparar, para armazenamento e recuperação, os periódicos incorporados ao acervo;

• Utilizar o AACR2 para catalogar o material informacional; • Utilizar a CDU para classificar o material informacional;

• Utilizar Tesaurus e vocabulários controlados de assuntos, para padronização da indexação dos periódicos e artigos;

• Orientar a confecção de etiquetas de código de barras;

• Coordenar, organizar e manter atualizado a base de dados da Biblioteca; • Participar de programas cooperativos de catalogação;

• Proceder à avaliação de coleção; SEÇÃO DE REFERÊNCIA

A Seção de Referência é responsável pela troca de informações entre usuários e a Biblioteca orientando o uso, fontes e recursos de recuperação da informação.

Compete a Seção de Referência:

• Orientar o uso do acervo e serviços da Biblioteca;

• Coordenar a disseminação da informação, utilizando os recursos informacionais disponíveis;

• Coordenar, realizar e divulgar os serviços de pesquisa;

• Coordenar e orientar as atividades de normatização de documentos, tirar dúvidas na elaboração de trabalhos técnicos, científicos e artísticos; • Coordenar, organizar e realizar o serviço de empréstimo, domiciliar e entre bibliotecas, mantendo o cadastro de usuários atualizados;

• Planejar, coordenar e executar programas de treinamento de usuários; • Promover e realizar a divulgação dos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca;

• Colher sugestões sobre aquisição de material bibliográfico e melhoria dos serviços, sugeridos pelos usuários;

(16)

SOFTWARE DA BIBLIOTECA

A Biblioteca da FAP utiliza o Life Sistemas, desenvolvido pela LIFE, para gerenciamento do cadastro das obras adquiridas pela FAP, (realizando o cadastro bibliográfico, de usuários disponibilizando serviços de empréstimo, reservas e de consulta ao acervo inclusive via web).

A Administração da Biblioteca e os usuários contam também, com infraestrutura de acesso à Internet, visando à interligação com as principais bases de dados disponíveis nas áreas específicas dos cursos (ver página da Biblioteca no sítio: http://www.fapgoias.com.br/home/ biblioteca.php.

ACERVO

O acervo é composto de 4.437 (quatro mil quatrocentos e trinta e sete) volumes entre 2869 títulos distribuídos principalmente entre as áreas de Educação, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais aplicadas, Linguistica, Letras e Arte, Ciências da Saúde, Informática, Metodologia Científica, Literatura, Exatas: Química e Física. Oferece ainda vídeos e coleções de periódicos, teses e obras de referência (Dicionários, Enciclopédias, etc).

Organização do Acervo

O acervo da Biblioteca esta organizado por assunto através do sistema de Classificação Decimal Universal – CDU. O sistema atribui numeração as classes de assuntos subdividindo-as. Assim todo o universo do conhecimento pode ser organizado dentro deste sistema.

As Classes principais são:

0 Generalidades. Ciência e Conhecimento 1 Filosofia. Psicologia

2 Religião. Teologia 3 Ciências Sociais

(17)

6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia 7 Arte. Esportes. Arquitetura

8 Lingüistica. Linguagem. Literatura 9 Biografia. Geografia. História

Exemplo da etiqueta da lombada do livro:

159.922 (1) assunto da obra (número de chamada)

C492p (2) 1ª letra do sobrenome do autor, numero do autor e letra do título

=690 (3) obra traduzida (3) v.1 (4) volume

2ed (5) edição e.2 (6) exemplar

O número de chamada (ou endereço do livro) é composto de:

1. número que corresponde ao assunto da obra na tabela de classificação CDU; 2. número que corresponde ao autor da obra, antecedido da primeira letra do sobrenome do autor e precedido das primeiras letras do título; 3.Obra traduzida;

4. volume da obra se pertencer a uma coleção; 5. Edição;

6. Número do exemplar (caso haja mais de um exemplar da mesma obra). Ordem dos livros na estante

Os livros são organizados na estante segundo a abrangência do assunto (representados por números que seguem uma escala decimal, CDU) em ordem crescente, do geral para o mais específico.

Exemplo A: 1.1 > 1.2 > 2 > 2.2 > 34 > 343.21, e assim por diante.

1 . 1 M112m 1 . 2 C845m 2 d251c 2 . 2 D269o 3 4 3 . 2 1 A253n

(18)

Utiliza-se também a Tabela de Cutter, onde o número do autor é organizado em ordem alfabética da primeira letra, seguido em ordem numérica crescente, do número e, finalmente, em ordem alfabética, da 1ª letra das 3 primeiras palavras do título (se houver).

Exemplo B: M112m > C845m > D251c > D269o > A253n Ordem na estante 5 / 6 M112mtl 5 . 0 1 C845mop 5 1 D251cda 5 1 D269osi 5 1 1 A253nnu

Assim, as obras de um mesmo autor, se todas de um assunto idêntico, ficam reunidas e organizadas em ordem alfabética de título.

Reserva Técnica

Existem no acervo algumas obras indicadas como Reserva Técnica, estas são destinadas à consulta local. São obras existentes no acervo geral, mas pelo seu alto grau de empréstimo, deve-se reservar alguns exemplares para consulta local.

Procedimento para consulta ao acervo

Para encontrar a obra que deseja o usuário deve utilizar o TCB (Terminal de Consulta à Biblioteca) localizado no balcão de (dois terminais) entrada da Biblioteca. A consulta pode ser feita por autor, título, assunto, palavra chave, outros (editor, ementa, idioma, ISBN/ISSN, série) anote o endereço da obra (Classificação e notação). Exemplo:

Classificação: 004.45 (Informática) Notação: F363bas

Esta consulta pode ser feita também via web, no site da Faculdade (www.fapgoias.com.br). Clicar no link “BIBLIOTECA” > “CONSULTA AO ACERVO” ou

(19)

SERVIÇOS

Procedimento para reserva via web Acessar: www.fap.lifeeducacional.com.br; Digitar o código de usuário e senha; Clicar em: Biblioteca “Serviços do Usuário”;

Digitar o termo de pesquisa tipo: palavra chave, autor, título, etc.; Após visualização da obra, clicar no “título”;

Verificar se a obra está disponível ou emprestada no fim da página, em seguida clicar em “reservar”;

Verificar se aparece uma caixa de texto confirmando a reserva; Aguardar o e-mail da biblioteca avisando da chegada da obra. Para mudar a senha clicar em SERVIÇOS e alterá-la.

OBSERVAÇÃO;

Se houver algum exemplar da obra disponível, o sistema NÃO FARÁ A RESERVA; O usuário deve logar na página da FAP com o código e senha.

Empréstimo domiciliar

É permitido o empréstimo domiciliar a todos os inscritos que não estejam em débito com a Biblioteca (com exceção do Usuário da Comunidade que só poderá fazer consulta local).

• O usuário deve estar devidamente vinculado à Faculdade (aluno, professor, funcionário ou biblioteca conveniada);

• A apresentação da identificação do usuário é obrigatória; (Carteira da Faculdade atualizada ou documento de identificação oficial com foto); • Estar em dia com o prazo de devolução das obras e/ou multas; Para realizar o empréstimo domiciliar o usuário deve se dirigir aos terminais de auto-atendimento e pesquisar a obra desejada, anotar o seu endereço da estante (número de Classificação e Notação), em seguida dirigir-se ao balcão de empréstimo e solicitar ao atendente a referida obra.

(20)

Quadro de empréstimo

Usuário Livro/CD Fita DVD

Aluno * 3 por 5 dias 1 por 3 dias 1 por 2 dias Professor 5 por 15 dias 2 por 3 dias 2 por 5 dias Pós – graduação 3 por 15 dias 1 por 3 dias 1 por 2 dias Funcionário 3 por 5 dias 1 por 3 dias 1 por 2 dias Instituições

conveniadas

Definir

instituições -

-Usuário da

Comunidade consulta local não não

Empréstimo com apresentação da carteirinha da biblioteca ou documento oficial c/ foto.

Renovação do empréstimo

Permitida somente para material não reservado, no balcão da biblioteca. A renovação não poderá ser realizada por terceiros (os casos especiais serão resolvidos pelo responsável da Biblioteca).

Reserva

A reserva é a inscrição de um leitor como candidato a retirar determinado livro. Deverá ser efetuada pelo próprio interessado, a Biblioteca avisará da chegada do livro ao usuário, pois a partir da devolução da(s) obra(s) ela(s) ficará (ão) a disposição do usuário por 48 horas. Se usuário não retirar a (s) obra(s) reservada(s) dentro deste prazo terá sua reserva cancelada automaticamente e a obra passará para o próximo da lista de reserva (se houver).

Cancelamento de reserva

Feita a reserva, se o aluno não tiver mais interesse na obra, deverá desistir desta solicitação pessoalmente na Biblioteca, por telefone: (64) 3405-2113, ramal 210 ou no e-mail biblioteca@fapgoias.com.br.

(21)

Consulta Local

A obra consultada na Biblioteca, deverá ser devolvida aos atendentes no mesmo dia de empréstimo, sob pena de gerar multa para o usuário no dia seguinte, pois as obras de consulta local, também serão emprestadas na matrícula do usuário.

Multa

O atraso na devolução da(s) obra(s) implicará no pagamento de uma multa no valor de R$2,00 por obra e por dia de atraso para livros e multimeios (VHS, CD’S, DVD’S, MAPAS). O usuário que não pagar a multa relativa ao atraso estará automaticamente impedido de retirar qualquer outra obra da Biblioteca ou outro setor que à ela esteja vinculado. Dano, perda ou extravio

O usuário é responsável pelo material consultado e/ou emprestado. Em caso de dano, perda ou extravio, o usuário responsável deverá repor o material, idêntico ao danificado ou edição mais nova, ou outro material que a Biblioteca indicar, e ainda ressarcir a Biblioteca de acordo com o valor atual da multa (se houver) da referida obra.

Internet

O uso da Internet na Biblioteca é realizado por apenas um período de tempo (20 minutos por usuário e por vez), visando o acesso de outros usuários aos terminais de acesso à rede. Não é permitido utilizar a internet para acessar bate-papo, jogos ou pornografia.

(22)

Indicação de Bibliografia – Plano de Ensino Formulário: Ano: Semestre: Disciplina: Professor: E-mail: Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: Bibliografia de Apoio:

(23)

BANCO DESIDERATO

O banco desiderato é uma listagem de obras que a Biblioteca almeja adquirir. Pode ser adquirido por: compra, doação ou permuta entre bibliotecas.

Os dados do Banco de desiderato devem ficar armazenados em um banco de dados com acesso restrito à Biblioteca, constando a data do pedido. Preencher com dados da obra

23

BANCO DESIDERATO

O banco desiderato é uma listagem de obras que a Biblioteca almeja adquirir. Pode ser adquirido por: compra, doação ou permuta entre bibliotecas.

Os dados do Banco de desiderato devem ficar armazenados em um banco de dados com acesso restrito à Biblioteca, constando a data do pedido.

Preencher com dados da obra Título:

Autor: Editora:

Local publicação:

Ano: Tipo de material: Livro Periódico VHS Base de Dados Áudio

(24)

COMUT – Comutação Bibliográfica

A biblioteca oferecerá em breve à Comunidade Acadêmica o acesso ao sistema COMUT – Programa de Comutação bibliográfica, o qual permite que o aluno solicite e receba cópias de artigos publicados em periódicos técnico - científicos (revistas, jornais, boletins, etc.), teses e anais de congresso disponíveis nas melhores bibliotecas nacionais e internacionais. AQUISIÇÃO: As publicações são adquiridas mediante indicação dos formulários de solicitação de compra, feita pelos professores. O aluno pode indicar ao professor da respectiva área, obras de seu interesse para pesquisa ou ainda sugerir à Biblioteca através da caixa de sugestão ou e-mail: biblioteca@fapgoias.com.br. As sugestões de compra farão parte do Banco de dados de DESIDERATO e serão adquiridas seguindo a data da sugestão.

REFERÊNCIA (BALCÃO DE EMPRÉSTIMO)

Serviço que fornece informações gerais ao usuário relativos à utilização da Biblioteca e auxilia a consulta ao acervo e a pesquisas. A Referência possui um acervo de normas técnicas da ABNT e folhetos para a consulta na Biblioteca, mediante a retenção de documento.

CANAL DE COMUNICAÇÃO

A Biblioteca oferece ao usuário uma caixa de sugestões, localizada na porta principal, onde pode ser avaliado os serviços prestados, a infra-estrutura e o acervo, além de fazer sugestões, críticas e reclamações. A Biblioteca responderá a todos que deixarem seus telefones ou e-mails. Pode-se também fazer contato com a Biblioteca através do e-mail: biblioteca@fapgoias.com.br ou telefone (64) 3405-2113, ramal 206

LINKS INTERESSANTES

PERIÓDICOS VIRTUAIS Informática

Information week - Brasil (http://www.informationweek.com.br ) CRN - Computer Reseller News – Brasil (http://www.crn.com.br/ )

(25)

IT Web (http://www.itweb.com.br/ ) Ciência da Informação

Educação

Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL (http://www.revel.inf.br) Revista Aprender (http://aprenderonline.pro.br/moodle/ )

Portal Brasileiro de Filosofia (http://portal.filosofia.pro.br ) Turismo

Revista virtual de Turismo sobre Minas Gerais (http://www.idasbrasil.com.br/) Revista Turismo (http://revistaturismo.com.br)

Viagem e Turismo (http://viajeaqui.abril.com.br/vt/) Bases De Dados

Prossiga – MC&T (http://prossiga.ibict.br/) Bases de dados bibliográficas

Eventos

Imagens e Multimídia Bibliotecas

Biblioteca Virtual de Estudos Culturais (http://www.prossiga.br/estudosculturais/pacc/ ) Biblioteca Virtual de Ensino à Distância (http://www.prossiga.br/edistancia/) Biblioteca Virtual de Educação (http://bve.cibec.inep.gov.br/)

Biblioteca Virtual de Ciências Sociais (http://www.prossiga.br/ifcs-ufrj/csociais/) Biblioteca Virtual de Literatura

(26)

ENDEREÇO DA FACULDADE DE PIRACANJUBA FACULDADE DE PIRACANJUBA – FAP

BIBLIOFAP

Av. Amyn Daher s/n. esquina com Rodovia GO 217-Setor norte CEP: 75640-000

Fone: (64) 3405-2113, ramal 206 E-mail: biblioteca@fapgoias.com.bR

(27)

Referências

Documentos relacionados

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

Para GOLDRATT (1990), os direcionadores de custos e o custeio baseado em atividades são esforços infrutíferos, pois conseguem apenas ratear algumas despesas a nível

Anderson (2003) reduz a importância da interação aluno-aluno se o planejamento do curso é baseado em abordagens pedagógicas cognitivistas ou behavioristas, ao

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Quando mudei para o Brasil, uma das grandes diferenças que percebi é que a taxa equivalente ao overdraft, o cheque especial, era dez vezes mais no Brasil do que na

injusticias. ¡Loco estaría si tal hiciera! Ahí tienes, Sócrates, la naturaleza de la justicia y las circunstancias con motivo de las cuales cuenta la gente que apareció en el