• Nenhum resultado encontrado

Racas de Galinhas Cursos Cpt

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Racas de Galinhas Cursos Cpt"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

A GALINHA DOMÉSTICA

e suas principais raças de valor comercial

As galinhas domésticas como as conhecemos hoje possuem o nome científico Gallus gallus domesticus. Sua suposta domesticação iniciou-se na Ásia, há vários séculos, região originária doGallus gallus, seu ancestral. Entretanto, os asiáticos tinham o costume de usá-las somente em rinhas de galo, sendo dada pouca atenção à produção de carne ou ovos.

Após as viagens marítimas pelo Oceano Pacífico, as famosas galinhas domesticadas se disseminaram pelo mundo, adaptadas às mais diversas necessidades humanas. Atualmente, quando falamos em raças de gali-nha doméstica para fins comerciais, falamos de galigali-nhas criadas com finalidade meramente produtiva. Den-tre elas, as raças puras comerciais e as raças híbridas comerciais. Todas totalizando mais de 300 espécies distribuídas por todo o globo terrestre.

Com o desenvolvimento da avicultura em torno do mundo, os avicultores passaram a dividi-las em aves de postura, aves de corte e aves de dupla aptidão (postura e corte). No entanto, tais aptidões foram se desen-volvendo século após século, resultantes da combinação de alguns fatores ambientais, como o isolamento geográfico; ou ainda provocados pelo homem, como os cruzamentos para a seleção de características de-sejadas para a comercialização.

Devido a tais fatores, atualmente podemos encontrar as galinhas da classe americana (New Hampshire, Rho-de Island Red, Plymouth Rock e Wyandotte), as galinhas da classe inglesa (Cornish, Orpington, Australorp, Sussex, Dorking e Redcap), as galinhas da classe mediterrânea(Leghorn, Ancona, Minorca e Andaluza Azul) e as galinhas da classe asiática (Brahma, Cochin, Langshan e Sedosa do Japão).

A distinção entre uma raça e outra segue alguns padrões, como tamanho, cor da plumagem, tipo de crista, cor da pele, cor dos ovos, entre outros. Enfim, cabe ao avicultor optar pela raça que melhor se adapte a seu aviário e a seu propósito comercial.

(3)

AS PRINCIPAIS RAÇAS DE GALINHAS

LINHAGENS AMERICANAS

As aves pertencentes a este grupo desenvolveram-se na América do Norte e têm como

característi-cas principais a pele amarela, brincos vermelhos, ovos vermelhos, tamanho médio e pernas

despro-vidas de penas. Como principais representantes desse grupo estão as raças New Hamp shire, Rhode

Island Red, Plymouth Rock e Wyadotte.

NEW HAMPSHIRE

A raça de galinha New Hampshire é uma raça originária dos Estados Unidos (New Hampshire), com dupla aptidão (produ-tora de ovos e carne). Os galos podem chegar aos 3,6 kg e as galinhas, aos 2,9 kg. Estas são excelentes produtoras de ovos, produzindo em torno de 220 ovos  já na primeira postura. A cor caracte-rística da casca dos ovos da Hampshire é marrom. Alguns avicultores também utilizam essa raça para a produção de frangos de corte. Tal aptidão surgiu após os cruzamentos da New Hampshire com algumas raças de corte. Como principais características morfológicas, essa raça apresenta a plumagem vermelho-clara e a crista serrilhada.

RHODE ISLAND RED

A raça de galinha Rhode Island Red, tam-bém conhecida como Rode, é originária dos Estados Unidos. Possui dupla apti-dão (produtora de ovos e de carne). Os galos podem chegar aos 4,0 kg e as gali-nhas, aos 3,0 kg. Estas são boas produto-ras de ovos (casca marrom), produzindo em média 200 ovos por ano (de 6 a 7 por semana). Alguns avicultores promovem o cruzamento entre indivíduos Rhode Island Red e Plymouth Rock , gerando híbridos comerciais de postura, com a finalidade de aumentar a produção de ovos. Além disso, é a Rode é excelente produtora de carne tenra e saborosa. Como principais características morfo-lógicas, a Island Red apresenta a crista serrilhada e a plumagem vermelha, com algumas penas negras na cauda, no pes-coço e nas asas.

(4)

PLYMOUTH ROCK

Conhecida popularmente como Carijó, essa raça de galinha é originária dos Es-tados Unidos. Possui dupla aptidão, sen-do excelente produtora de ovos (em tor-no de 180 ovos já na primeira postura) e carne (tenra e saborosa). Os galos da raça Plymouth Rock podem chegar aos 4,3 kg, já as galinhas podem alcançar os 3,4 kg. Como principais características morfológicas, os frangos e galinhas des-sa raça possuem a pele na cor amarela, crista serrada, plumagem na coloração branco-acinzentada. Seus ovos apresen-tam a casca marrom.

WYANDOTTE

A raça de galinha Wyandotte é originá-ria dos Estados Unidos da América. Seu nome veio de uma tribo indígena ame-ricana chamada Wyandotte. Destinada à produção de carne e ovos de casca mar-rom, essa raça também é usada como ave ornamental, devido a sua bela plu-magem nas variedades prata laceada, azulada, branca, amarela, preta e mil flo-res. Os galos da raça podem chegar aos 3,9 kg e as galinhas, aos 3,0 kg. Quanto à postura anual, esta pode chegar a 220 ovos no primeiro ciclo. Como principais características morfológicas, os frangos e galinhas dessa raça possuem a pele amarelada e a crista tipo ervilha.

(5)

LINHAGENS INGLESAS

As linhagens inglesas são originárias da Inglaterra. Possuem a pele branca (com exceção da

Cor-nish), brincos vermelhos, ovos vermelhos (com exceção da Red Cap e da Dorking), tamanho médio

ou grande e suas pernas não possuem plumas. Pertencem a esse grupo as raças Cornish,

Orping-ton, Australorp, Sussex, Dorking e Red Cap.

CORNISH

A Cornish é uma raça de galinha originá-ria da Inglaterra destinada ao corte. Para aprimorar a produção de carne, alguns avicultores estão promovendo o cruza-mento de galos Cornish com galinhas das raças Plymouth Rock, New Hampshi-re e linhagens híbridas. Em sua primeira postura, essa galinha bota em média 80 ovos (casca marrom). Entretanto, estes são pequenos e impróprios para a co-mercialização. Os galos podem alcançar os 4,0 kg e as galinhas, os 3,1 kg. Como principais características fisiológicas, essa raça de galinha possui a crista tipo ervilha, a pele amarelada e a plumagem nas variedades branca laceada de ver-melho, preta e amarela.

ORPINGTON

A raça de galinha Orpington foi desen-volvida na Inglaterra em 1880. É uma ave com dupla aptidão (produtora de ovos e carne). Em média, as galinhas dessa raça produzem 160 ovos por ano. Estes possuem a casca marrom. Quanto à produção de carne, a Orpington tem um rápido desenvolvimento. Os galos podem alcançar facilmente os 4,5 kg e as galinhas, os 3,6 kg. Como principais características fisiológicas, essa raça de galinha possui a crista serrilhada, a pele branca e a plumagem nas variedades branca, preta, amarela e azul.

(6)

AUSTRALORP

A raça de galinha Australorp foi desen-volvida na Austrália por meio do seu cruzamento com a Orpington inglesa. Daí o seu nome Australorp. Essa raça possui dupla aptidão (produtora de ovos e carne). Os galos podem atingir os 3,8 kg e as galinhas, os 2,951 Kg. Quanto à produção de ovos, a Australorp é uma excelente produtora, pois produz cerca de 200 ovos já na primeira postura anu-al. Sua casca possui a cor marrom. Como principais características fisiológicas, a Australorp possui a crista serrilhada, as pernas negras e a plumagem negra, com reflexos de verde e roxo.

SUSSEX

A raça de galinha Sussex é originária da Inglaterra, destinada tanto ao corte como à postura (dupla aptidão). Já no primeiro ciclo de postura, as galinhas dessa raça produzem em torno de 180 ovos de casca marrom. Os galos podem chegar aos 4,0 kg e as galinhas, aos 3,1 kg, sendo excelentes produtores de carne. A Sussex Light é a mais popular quando se fala em produção de car-ne, pois esta é tenra e saborosa. Como principais características fisiológicas, a Sussex possui a crista serrilhada, a pele branca e a plumagem nas variedades branca, preta, amarela e azul.

(7)

DORKING

A raça de galinha Dorking é originá-ria da Inglaterra, destinada principal-mente ao abate, devido à sua carne saborosíssima. Entretanto, produz uma razoável quantidade de ovos brancos. Os galos podem chegar aos 4,5 kg e as galinhas, aos 3,5 kg. Como principais características fisiológi-cas, a raça de galinha Dorking pode apresentar a crista serrilhada, lisa e tombada, ou ainda dupla. Possui o bico negro e amarelo e a plumagem nas variedades branca, cinza, prata e vermelha.

REDCAP

A Redcap é uma raça de galinha originá-ria da Inglaterra (Derbyshire), com dupla aptidão (produtora de carne e ovos). Ge-ralmente, por ano, a Redcap produz cer-ca de 200 ovos com cer-cascer-ca brancer-ca. Como têm um desenvolvimento ponderal bem rápido, também são excelentes para o corte. Os galos podem chegar aos 4,5 kg e as galinhas, aos 3,5 kg. Como prin-cipais características fisiológicas, essa raça pode apresentar a crista tipo ervilha e a plumagem marrom-avermelhada, com as penas da cauda negras e pernas cinza-azuladas.

(8)

LINHAGENS MEDITERRÂNEAS

Têm sua origem nos países mediterrâneos, sendo suas características principais: a pele amarela,

brincos brancos, ovos brancos, porte pequeno e são desprovidas de penas nas pernas. A raça mais

conhecida desse grupo é a Leghorn, mas existem outras, de grande relevância comercial, como a

Ancona, a Minorca e a Andaluza Azul.

LEGHORN

A Leghorn é uma raça mediterrânea, ex-celente produtora de ovos brancos. Em seu ciclo de postura, as galinhas da raça produzem cerca de 200 ovos. Os galos da raça não pesam munto, alcançando apenas os 2,7 kg, e as galinhas chegam somente aos 2,0 kg. Daí não serem des-tinados ao abate. Como principais carac-terísticas fisiológicas, a Leghorn pode apresentar a crista serrilhada ou lisa do-brada para a esquerda. Sua pele é ama-relada e sua plumagem pode apresentar as variedades marrom clara e marrom escura, branca, amarela, preta, prata, vermelha, preta com rabo vermelho, azulada e dourada.

ANCONA

A galinha Ancona é uma raça de origem mediterrânea, destinada à postura (ovos com casca branca ou creme). Em média, produz cerca de 180 ovos no primeiro ci-clo de postura. Não é destinada ao corte, pois é uma raça de desenvolvimento pon-deral lento. Pode apresentar o tamanho grande ou em miniatura. Como princi-pais características fisiológicas, essa raça mediterrânea possui a crista serrilhada e a plumagem nas variedades vermelha, marrom e branca.

(9)

MINORCA

A galinha Minorca é uma raça de origem mediterrânea destinada à postura (ovos com casca branca). Em média, produz em torno de 170 ovos por ano. Os galos da espécie chegam aos 4,0 kg e as gali-nhas, aos 3,4 kg. Não é uma raça desti-nada ao corte, já que pertence às raças leves. Isso justifica a sua aptidão so-mente para a postura. Como principais características fisiológicas, essa raça me-diterrânea possui a crista serrilhada e a plumagem nas variedades preta, branca e amarela, ou preta e branca.

ANDALUZA AZUL

A galinha Andaluza Azul é uma raça de origem mediterrânea, destinada à pos-tura (ovos com casca branca). Em média, produz cerca de 160 ovos no primeiro ciclo de postura. Não é destinada ao cor-te, pois é uma raça de desenvolvimento ponderal lento. Como principais carac-terísticas fisiológicas, essa raça medi-terrânea possui a crista simples e a plu-magem nas variedades branca, preta, cinza, cinza pontilhada, perdiz, azulada e prata.

(10)

LINHAGENS ASIÁTICAS

Têm sua origem na Ásia, sendo as suas principais características: pele amarela (exceção da

Lan-gshan), brincos vermelhos, ovos vermelhos, porte grande e suas pernas são cobertas por penas. As

raças que representam esse grupo são a Brahma, a Cochin, a Langshan e Sedosa do Japão.

BRAHMA

A raça de galinha Brahma é originária da China, destinada ao corte e à pos-tura. Para muitos, ela também é criada como ave ornamental, devido a seu pa-drão complexo de cores na plumagem. Os galos da espécie podem alcançar fa-cilmente os 5,4 e as galinhas, os 4,3 kg. Quanto à produção de ovos a Brahma pode produzir em torno de 140 ovos de casca marrom, já em sua primeira postu-ra anual. Como principais capostu-racterísticas fisiológicas, essa raça mediterrânea pos-sui a crista tipo ervilha, a pele amarela e a plumagem nas variedades dourada, prata, pérola, preta, azul e branca.

COCHIN

A Cochin, também conhecida como Co-chinchina ou Xangai, é originária da Chi-na, destinada à postura (ovos de casca marrom). Embora seja excelente produ-tora de ovos (120 por ciclo), a Cochin é uma ave ornamental, deviso à sua bela plumagem. É também uma ótima choca-deira, sendo utilizada para chocar ovos, inclusive de outras aves ornamentais. Os galos da raça chegam aos 4,9 kg e as galinhas, aos 3,8 kg. Como principais características fisiológicas, essa raça de galinha possui a crista serrilhada, a pele amarela e a plumagem nas variedades dourada, prata, amarela, azul, preta, branca, mosqueada e barrada.

(11)

LANGSHAN

A raça de galinha Langshan tem origem asiática, sendo destinada principalmen-te à postura (ovos de casca marrom ou creme). Os galos da raça chegam aos 4,0 kg e as galinhas, aos 3,0 kg, apresentan-do rápiapresentan-do desenvolvimento ponderal. Como principais características fisiológi-cas, essa raça de galinha possui a crista serrilhada, a pele amarela e a plumagem nas variedades preta, branca e azul. Para muitos, ela também é criada como ave ornamental, devido a sua bela pluma-gem e porte.

PRINCIPAIS RAÇAS DE GALINHA DE VALOR COMERCIAL

Manual desenvolvido pelo setor de redação do CPT - Centro de Produções Técnicas. Coordenação: Cláudio Alfenas.

Projeto gráfico e diagramação: José Francisco dos Santos Júnior. Redação e revisão: Andréa de Lélis e Silvana Teixeira.

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, ele-trônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br. Distribuição Gratuita.

SEDOSA DO JAPÃO

A Sedosa do Japão é uma raça de gali-nha nomeada dessa forma devido a sua plumagem macia atípica, com o aspecto de seda. Essas aves possuem característi-cas incomuns, tais como o corpo e ossos no tom azul-escuro, lóbulos das orelhas azuis, cinco dedos em cada pé (a maio-ria dos frangos só possuem quatro) e um tufo de penas na cabeça e nas pernas. Por serem extremamente exóticas, frequente-mente são expostas em mostras de aves. Possuem várias cores (vermelha, amarela, azul, preta, branca e perdiz). Seu tempera-mento é calmo e amigável, estando entre as mais dóceis galinhas. Em alguns países, são tratadas como animais de estimação.

(12)

• Para cada curso estudado, você faz uma avaliação e, mediante aprovação, recebe o

CERTIFICADO.

• Fazendo 360 horas de cursos na área, você recebe um

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA.

• CERTIFICAÇÃO pela Universidade Online de Viçosa -

UOV

, aliada mantenedora da

ABED

- Associação Brasileira de Educação a Distância.

 A PARTIR DE 360 HORAS DE CURSOS NA ÁREA: 10% DE DESCONTO E EM  ATÉ 10X SEM JUROS, NO CARTÃO

CURSO

COMO MONTAR E OPERAR

UM PEQUENO ABATEDOURO

DE FRANGOS

Prog. Curso: Como funciona um pe-queno abatedouro; Instalações, equipa-mentos e mão de obra; Manutenção das instalações e equipamentos; Higieniza-ção da indústria; Dimensionamento do abatedouro; Manejo pré-abate; Técnicas de abate; Processamento da carcaça; Tratamento de resíduos; Legislação; Gerenciamento; Mercado.

Professor: Luiz Fernando Teixeira Albi-no, Doutor e professor titular do Depar -tamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Um dos maiores es-pecialistas do país.

Livro: 244 págs. Filmes: 59 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5530

CURSO

GALINHAS POEDEIRAS

PRODUÇÃO E

COMERCIALIZAÇÃO DE OVOS Prog. Curso: O ovo; Instalações e equi-pamentos; Fase de produção - criação em gaiolas; Fase de produção - manejo; Fase de produção - alimentação; Muda forçada; Manejo dos ovos; Classicação e comercialização dos ovos; Estratégias de sucesso.

Professor:  Júlio Maria Ribeiro Pupa, Médico Veterinário, Mestre e Doutor em avicultura e suinocultura pela Uni-versidade Federal de Viçosa - UFV.

Livro: 248 págs. Filmes: 51 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5521

CURSO CRIAÇÃO DE

FRANGO E GALINHA CAIPIRA

 A criação de frango e galinha caipira é uma alternativa de produção de carnes e ovos destina-da a um mercado consumidor exigente, que busca produtos naturais e de melhor qualidestina-dade, disposto a pagar mais caro.

Prog. Curso: Instalações e equipamentos; Piquetes; Planejamento da produção; Raças mais indicadas; Sistemas de criação; Manejo da alimentação; Manejo geral; Manejo das poedeiras; Incubação dos ovos; Escalonamento da produção.

Professor: Luiz Fernando Teixeira Albino, Doutor e professor titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Um dos maiores especialistas do país.

Livro: 198 págs. Filmes: 73 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5050

(13)

CURSO PRODUÇÃO DE

FRANGOS DE CORTE

Prog. Curso: Sistemas de produção; Fatores de produção; Instalações; Cons-truções; Cama do aviário; Materiais e equipamentos; Mão de obra; Manejo;  Alimentação; Comercialização; Gerencia-mento dos pontos críticos na produção de frangos de corte.

Professor: Tadeu Cotta, Médico Veteri-nário, Doutor em siologia e biologia dos organismos e populações e Especialista em produção de aves.

Livro: 312 págs. Filmes: 58 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5432

CURSO CRIAÇÃO ORGÂNICA

DE FRANGOS DE CORTE

E AVES DE POSTURA

Prog. Curso: Avicultura orgânica; Regulamen-tação da produção orgânica no Brasil; As aves; Instalações; Equipamentos; A criação; Manejo alimentar; Manejo sanitário; Coleta de ovos e cuidados na postura; Desinfecção e doenças. Professor: Doutora Maria do Carmo Are-nales, Médica Veterinária, especialista em Homeopatia pelo Conselho Federal de Me-dicina Veterinária.

Livro: 454 págs. Filmes: 67 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5340

CURSO PRODUÇÃO DE

FRANGOS DE CORTE

EM ALTA DENSIDADE

Prog. Curso: Requerimentos ambientais; Instalações para alta densidade; Ven-tilação; Resfriamento por evaporação; Galpão climatizado; Galpão adaptado; Primeiros passos para abertura de uma empresa comercial e ponto de partida para comercialização; Instruções para o seu empreendimento.

Professora: Ilda Ferreira Tinôco, Doutora em Ciência Animal, especialista em Cons-truções Rurais e Ambiência.

Livro: 256 págs. Filmes: 61 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5109

CURSO

CRIAÇÃO DE MARRECOS

Prog. Curso: Produção de marrequinhos; Fase inicial; Fase de crescimento e engorda; Instala-ções; Alimentação; Densidade de criação; Re-produção; Abate; Comercialização.

Professores: Equipe Técnica da FUNPIVI -Fundação de Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí e o Professor Dálcio Ricardo de An-drade da UENF - Universidade Estadual Nor-te Fluminense.

Livro: 244 págs. Filmes: 50 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5090

CURSO

CODORNAS

INICIANDO A CRIAÇÃO

Este curso traz informações que irão au-xiliar o avicultor na fase inicial da criação de cordornas.

Prog. Curso: Iniciando a criação; Instala-ções e equipamentos; Manejo inicial. Professores: Joji Ariki e Vera Moraes, am-bos Doutores da UNESP - Jaboticabal/SP, especialistas em criação de codornas.

Livro: 220 págs. Filmes: 61 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5056

CURSO

CODORNAS

RECRIA E REPRODUÇÃO

Prog. Curso: Manejo da produção; Manejo reprodutivo; Manejo alimentar; Manejo pro-lático e sanitário; Comercialização e aspectos econômicos.

Professores: Joji Ariki e Vera Moraes, ambos Doutores da UNESP - Jaboticabal/SP, espe-cialistas em criação de codornas.

Livro: 236 págs. Filmes: 73 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5057

CURSO GALINHAS POEDEIRAS CRIA E RECRIA

O ovo, proteína de alto valor nutritivo e de baixo custo, é um alimento acessível a todas as classes sociais. A sua grande demanda faz a criação de galinhas poedeiras ser uma boa alternativa de negócio.

Prog. Curso: Características das galinhas poedeiras; Localização da granja; Sistemas de criação; Fase inicial da cria; Fase inicial da recria; Programas de luz; Alimentação; Manejo sanitário.

Professor: Júlio Maria Ribeiro Pupa, Médico Veterinário, Mestre e Doutor em avicultura e suinocultura pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Livro: 166 págs. Filmes: 51 min Carga Hor.: 40h Cód.: 5510

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Jorge Miguel Silva Valente, Professor Associado com Agregação, Doutorado em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. José abílio Oliveira

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Diagnóstico de infecção pelo Trypanosoma cruzi em gambás, naturalmente infectados, pela reação de imunofluorescência indireta.. Bréniere SF, Poch O, Selaes H, Tibayrenc M, Lemesre

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

A pesquisa mostra que a guerra civil no Zaire e conflitos em Ruanda e Uganda diminuíram ainda mais as chances de. sobrevivência desses animais, que em alguns anos poderão estar

a) No âmbito das suas relações externas, a União Europeia desenvolveu uma política em matéria de direitos do Homem e de liberdades fundamentais que abrange uma vasta gama de