• Nenhum resultado encontrado

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE COLOMBO ESTADO DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE COLOMBO ESTADO DO PARANÁ"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

41

656-8080

– fax

656-3634 Rua XV de Novembro, 105 CEP 83.414-000 Colombo / PR.

www.colombo.pr.gov.br

EXC EL EN TÍSSIMO SEN HOR DOU TOR JUIZ DE DI REITO DA 1ª VA RA DE FA ZE ND A P ÚB L ICA DA COMAR C A DE COLOMBO – E STA DO DO PAR A NÁ

Autos n.º 82 11-66. 2 013.8.1 6.002 8 Ação d e Obrig açã o d e Fazer

O MUNICÍ PIO DE COLOMBO, pess oa juríd ic a de dir eito púb l ico in terno, por seu Prefe ito Mun ic ipa l, i nscrit o no C NPJ sob n º 76.1 05.63 4/ 0001-7 0, com s ede na R ua XV de Nov e mbro, 105, Co lombo, Estad o d o Para ná, repr esent a do p or seu Prefe ito Munic ip al, através de se us Pro curadore s Jud ic ia is, ao fina l ass ina do, vem com o dev ido re spe ito e a cato a prese nça de Voss a Ex ce lênc ia, tendo em conta o d espac ho exarad o n estes aut os apr esent ar as n ecessár ia s INFORMA ÇÕES, a n te os fatos narra do s por A DRIA NE G ONÇA LV ES GODOI & OUTRAS, j á qua lif ica das, co nfo rme faz a segu ir:

DOS FA TOS

Em prime iro lug ar, as pres entes infor mações não afetam o pra z o de co ntestaç ão desta mu ni ci pa li dad e, e is que aprese ntada s por or dem deste juízo n a sequê nci a 10 d est es autos. A peça de d efesa s erá oportun amente a pr esenta da q uan do d a citaç ão d o Municíp io.

Diz em as autoras n estes a utos, as sist i das p or procurad or da A sso ciaç ão do s Profes so res do Mun icíp io de Col ombo – APMC S in di cato, qu e o Municíp io d e Co lombo n ão estar ia c umprin do o dis posto no arti go § 4º, do arti go 2º, da Lei 11. 738, que esta bel ece qu e a j orna da de traba lh o do s pr ofessor es d eve s er c omposta, no mín imo,

(2)

41

3656-8080

– fax

3656-3634 Rua XV de Novembro, 105 CEP 83.414-000 Colombo / PR.

www.colombo.pr.gov.br

de 1/3 de ati vi dad es extraclas se, a cha mada hora-at iv ida de (ativi dade s sem interaç ão com o s alu nos).

Contrap õem-se à re dação do arti go 6º d o P lan o de Car gos, C arreir a e Remun eraçã o dos Profis si ona is d o Mag istér io, Le i Munic ip al 122 1/201 1, que prevê qu e as ati vi dad es extra clas se n ão sej am infer ior a 20% da jorn ada inte gra l.

A grosso mod o, em forçosa conta mate mática, a le gis la ção mun ic i pal prevê, p ara um a jorn ada de profe ssor de 2 0 horas s emana is, 4 horas de ativ id ade extracl asse, ao pas so qu e a s autoras ten ci onam q ue essa ativ id ade p a sse a ser de 6 horas .

Em sede lim inar requereram q ue o juízo determin e q ue o Municíp io de C ol o mbo faça, ime di atamente, as adeq uaçõ es n a j or nada de trab al ho dos prof essore s do Magistér io Munic ip al de C ol ombo, co nforme pr evi sto no arti go 2º, § 4º, da Le i Federa l 11.7 38/20 08 , de mo do que os mesmos p ossam cum prir 1/ 3 d a jorn ada d e traba lho em ativ idad es sem i nteração c om os a lu nos.

Requ erem, no mér ito, a proce dênc ia do ped ido in ic ia l, com a conf ir mação da tute la pr etend ida.

A tute la ante ci pad a não f oi apr eci ada p e lo j uízo que, c orretamente, determi nou, por caute la, a int imação desta munic ip al id ade para que, n o pra zo d e 72 h oras, pre ste i nformações sobre o p ed ido.

Ass im, por conta do que foi narra do ac im a, vem esta mun ici pa li dad e prestar as n ecess árias informaç ões r equest adas por este j uízo.

(3)

41

3656-8080

– fax

3656-3634 Rua XV de Novembro, 105 CEP 83.414-000 Colombo / PR.

www.colombo.pr.gov.br

DA S INFORMA ÇÕE S

Exce lên ci a, o pe d ido l im inar mer ec e ser

ind eferi do.

Em um primeiro mo mento, é de se ress altar qu e as autora s que in gr essaram com a pres ente aç ão repre sent am parce la mínima dos prof esso res da rede púb l ica munic ip al d e ens in o.

Atua lmente, o Mu nic ípio d e C ol ombo co n ta com cerca de 1.2 00 (um mil e duze ntos) pr ofiss io na is de ens in o na rede púb li ca, entre pr ofe ssores e educ adore s infa ntis. Destes, c erca de 650 (seisc entos e c inq üenta) prof iss ion ais estão afi li ado s ao sedi zent e sin dic ato A PMC. A l iás, a re laç ão de profiss io na is da e d ucaçã o em anexo, tod os af il ia do s à APMC, d á conta desse n úmero.

O que se tem, en tão, Exce lê nci a, é que a parce la que se i ns urge em re laçã o à hora ati vi dad e pr a ticad a p el o Municíp io de C ol ombo é mínima. Repr e senta men os de 5% do tota l de servi dores mun ic ip ai s em educaç ão.

Val e d izer, não há a mínima repercus sã o, para não di zer ins urgên ci a, entre os profi ssi o nai s d a e duca ção e m relaç ão à hora ati vi dad e do P l ano de Carre ira do s Professor es.

A co ncl usã o, porta n to, é a de que a maior ia esmagad ora tem co mo objet ivo cumpr ir seu múnus prof iss ion al sem desresp eit ar seu s c ole gas de trab al ho e al uno s. D iz-se i sso, No bre Jul gador, por que a c ada prof iss ion al d a educa ção fora d a sa la de a ul a, outro d eve ser re pos to. E q uanto mai s te mpo fora da s al a d e aul a, mai or será a dema nda p or outros prof iss ion ais substit utos.

(4)

41

3656-8080

– fax

3656-3634 Rua XV de Novembro, 105 CEP 83.414-000 Colombo / PR.

www.colombo.pr.gov.br

Isso i ncorrer ia ao Municí pi o de C ol ombo a real iza ção de c onc urso pú bl ic o par a preenc hime nto d e vagas de professore s su bstit utos ou de mat éri as esp ecífic as, faz endo in char ain da ma is os ín dic es de fo lha de p aga mento. Atua lmente o Municí pi o de Co lombo est á ga stando 54% de s ua rece ita com folha d e pagame nto, já u ltrapa ssan do o li mite que é de 53%.

É de se aventar, a ind a, que se some nte 50 professore s i ngres s aram com a aç ão, t odo o r estante, ma i s de 1.1 00, está de acord o co m o plano de h or a ativ ida de que v em sendo desen vo lv ido pe la m uni ci pa li dad e. Va le diz er, não há como entend er a urgênc ia d a situ açã o se apen as uma mínima parce la d os i nteressa dos se ins urg iu.

Ass im, Exc el ênc ia, em um pr imeir o mo mento a tutela de urgên ci a merece n ão s er co nced ida, e is q ue a parce la de professore s que s e i nsurge em re laçã o à Lei Mun ic ipa l nã o represe nta, nem de l ong e, a vont ade do s profess ores da rede p úb li ca.

De outro la do, d a aná li se da Le i Federa l 1173 8/200 8, vê-se q ue o le gi sl ador nã o determin ou um praz o estanq ue para a imp lanta ção do dis posto no art ig o 2º, §4º, por parte dos entes da federaçã o. O que fez a lei, em seu artig o 3º, foi estabe lecer uma data de v igê nc ia para o p iso sa lar ia l d a cat eg oria, não para a hor a ati vi dad e. Vej amos:

Art. 3o O valor de que trata o art. 2o de sta Lei passará a v i gorar a partir de 1o de j a neir o de 200 8, e sua inte gral iz açã o, como venc imento i n ici al das Carre iras d os profiss io na is da ed ucaçã o bás ica pú bl ic a, pel a Uni ão, Esta dos, D i strito Fed era l e Mun icíp ios será feit a de form a progres siv a e p roporc ion al, o bserv ado o segu inte:

(5)

41

3656-8080

– fax

3656-3634 Rua XV de Novembro, 105 CEP 83.414-000 Colombo / PR.

www.colombo.pr.gov.br

Ness e sent ido, é a s egu inte d eci são:

E M B AR G O S D E D E C L AR A Ç Ã O EM AG R A VO D E I N S T R U M E N T O E M R E C U R SO D E R EV I S T A . D I F E R EN Ç AS S A L AR I AI S. PI SO N AC I O N A L D O M AG I ST É R I O . L EI N º 1 1 . 7 3 8 / 2 0 0 8 . G R AT I F I C A Ç ÃO D E R EG Ê N C I A D E C L A S S E. O ju l g a m e n t o d a A D I n º 4 . 1 6 7 m o s t r a - s e i n ó c u o à p r e t e n s ã o d o r e c la m a d o e m a l t e r a r a d e c is ã o q u e n e g o u p r o v i m e n t o a o a g r a v o d e i n s t r u m e n t o , u m a v e z q u e o r e c u r s o d e r e v is t a , q u a n t o a o t e m a , v e i o a m p a r a d o s o m e n t e e m v io l a ç ã o d o a r t . 2 º , c a p u t , d a L e i n º 1 1 . 7 3 8 / 2 0 0 8 , a q u a l f o i a f a s t a d a p e l o f a t o d e s s e d i s p o s i t i v o n ã o r e g i s t r a r o p e r í o d o e m q u e p a s s a r á a v i g o r a r o p i s o s a l a r i a l n a c i o n a l p a r a o s p r o f i s s i o n a i s d o m a g i s t é r i o p ú b l i c o d a e d u c a ç ã o b á s i c a , n e m a d a t a a p a r t i r d a q u a l s e d a r á a i n t e g r a l i z a ç ã o d o v a l o r c o r r e s p o n d e n t e . N o t o c a n t e à g r a t if ic a ç ã o d e r e g ê n c i a d e c l a s s e , a s m a t é r i a s t i d a s p e l o e m b a r g a n t e c o m o o m is s a s f o r a m a m p a r a d a s s o m e n t e e m d iv e r g ê n c i a j u r is p r u d e n c i a l , a q u a l f o i a f a s t a d a p e lo f u n d a m e n t o d e q u e o s ju l g a d o s c o la c i o n a d o s s ã o i n s e r v í v e is ( a r e s t o s o r i u n d o s d o ST F ) o u i n e s p e c í f ic o s , n o s t e r m o s d a Sú m u l a 2 9 6 , I , d o T ST . A u s e n t e s , p o r t a n t o , o s v í c i o s i n s c r i t o s n o s a r t s . 8 9 7 - A d a C L T e 5 3 5 d o C PC . E m b a r g o s d e d e c l a r a ç ã o r e je i t a d o s . ( T ST - E D - AI R R : 2 1 7 5 0 8 2 0 1 1 5 1 2 0 0 0 6 2 1 7 5 -0 8 . 2 -0 1 1 . 5 . 1 2 . -0 -0 -0 6 , R e la t o r : D o r a M a r i a d a C o s t a , D a t a d e J u lg a m e n t o : 2 6 / 0 6 / 2 0 1 3 , 8 ª T u r m a )

É de se av entar, ain da, q ue a L ei d e Resp onsa bi l id ade F i scal pre ssup õe açã o p lan ej ada e trans parente, em que se prev inem r isco s e corrigem desv ios cap azes d e afetar o equ ilíbr io da s c onta s pú bl ica s, med ia nte o c umprime nto de metas entre receita s e des pes as.

Sig n ific a d izer q ue a tomada de dec i são d e determin ado ato qu e impl iqu e incr ement o nas desp esas do ente púb l ico deve s er tomada pe lo g estor, se ndo qu e nem mesmo a o J udi ci ário é possíve l i nterv ir em assunto estritame nte admin istrat ivo.

(6)

41

3656-8080

– fax

3656-3634 Rua XV de Novembro, 105 CEP 83.414-000 Colombo / PR.

www.colombo.pr.gov.br

Adema is, n enhum a das autoras trouxe

argumentos con vi nc entes em re la ção a o per icu lum in mora e ao f umu bon i iur is, não ha ve ndo a mínima demo nstração de d ano irr eparáv el ou de d ifíci l r eparaç ão (os aut ores estão lab orand o s ob a ég ide da Le i Munic ip al h á vár ios anos, sem qu e ha ja o mínimo pre juízo para s i), ou de abu so de d ire ito de defes a (a Le i Federa l 1 173 8/200 5 não prev iu uma data i ni ci al ou l imite para qu e os e ntes fed erad os impl antem su as dis pos içõ es).

Enfim, Exce lê nc ia, atende ndo à deter minaç ão de Vos sa Ex ce lênc i a, o Municíp io de Co lombo e spera ter trazido a s necess ári as informa ções a re spe ito d os fatos e qu e farão com que o ped ido lim in ar sej a i ndefer ido, e is qu e a usentes o peri cu lum in mora e o fumus bon i iur is, ou sej a, nad a qu e nã o possa agu ardar at é a pro laçã o da sente nça, cas o pr ocede nte.

Informa, por fim, que a contestaç ão será aprese ntada no tempo oportu no.

DO PEDI DO

Em vista do ex posto, pel os fatos e fund a mentos acima exp end id os, b em como pe lo que s erá su pri do pe lo not áve l sa ber juríd ico de Voss a Exce lên ci a, é q ue confi a o ora p etic io nári o qu e a lim inar re quer ida s er á INDE FE RID A, pe lo s fatos acima expo stos.

Nestes T ermos, Pede Defer imento.

Co lombo, 15 de j ul h o de 20 13.

EST EV ÃO BU SA TO OAB/PR 29.24 3

Referências

Documentos relacionados

Como o nome implica, “serviços diretos” levam o passageiro direto de uma área residencial por um corredor principal. Serviços diretos são empregados em diversas cidades,

RPGE, Porto Alegre, v.. das condições especiais da ação. Em se tratando de ação civil por atos de improbidade administrativa, é preciso atentar para a plausibilidade mínima

Para Y 1 , as porcentagens de epiderme da face adaxial da região internervural e de bainha do feixe vascular (endoderme) da nervura central e da região internervural foram os

Portanto, a constatação de atividade acromegálica, dado importante para mostrar que há naquele momento hipersecreção de HGH, foi evidenciada em nossos pacientes no pré e

Na escola foram implantados 20 canteiros produtivos, um mine-viveiro para semeadura de hortaliças e um espiral de ervas, além da capacitação de quinze

O presente trabalho concorda que, no que diz respeito a obrigação de meios e resultado, torna-se muito mais viável para o profissional desempenhar o procedimento de

No sentido da valorização pessoal de todas as aprendizagens e expe- riências dos adultos, há já, neste período, uma referência muito clara ao paradigma de aprendizagem ao longo

É importante limpar periodicamente o orifício de descarga da água da descongelação, no centro do canal do compartimento do frigorífico, para evitar o transbordamento de água para