• Nenhum resultado encontrado

Legislacao Especifica PC Aula 00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Legislacao Especifica PC Aula 00"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

AULA 00: Apresentação; Cronograma; Lei nº

AULA 00: Apresentação; Cronograma; Lei nº

9.264/1996

(desmembramento

e

a

9.264/1996

(desmembramento

e

a

reorganização da Carreira Policial Civil do

reorganização da Carreira Policial Civil do

Distrito Federal).

Distrito Federal).

SUMÁRIO PÁGINA SUMÁRIO PÁGINA 1. 1. Apresentação Apresentação 11 2. 2. Cronograma Cronograma 33 3. Lei nº 9.264/1996 (desmembramento e a 3. Lei nº 9.264/1996 (desmembramento e a reorganização da Carreira Policial Civil do

reorganização da Carreira Policial Civil do DistritoDistrito Federal)

Federal)

4 4 4.

4. Resumo Resumo do do Concurseiro Concurseiro 1111 5.

5. Questões Questões comentadas comentadas 1414 6.

6. Questões Questões sem sem comentários comentários 1717 1.

1. APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO

Olá, amigo concurseiro! O edital para o concurso da Polícia Olá, amigo concurseiro! O edital para o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal finalmente saiu

Civil do Distrito Federal finalmente saiu

Meu nome é Paulo Guimarães, e estarei junto com você no Meu nome é Paulo Guimarães, e estarei junto com você no estudo da Legislação Específica, de acordo com o edital publicado em estudo da Legislação Específica, de acordo com o edital publicado em 21/6/2013. Teremos questões comentadas e trataremos desses temas de 21/6/2013. Teremos questões comentadas e trataremos desses temas de forma exaustiva.

forma exaustiva.

A banca organizadora do nosso concurso será o Centro de A banca organizadora do nosso concurso será o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília. Darei Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília. Darei ênfase no Cespe/UnB quando procurar questões de concursos anteriores ênfase no Cespe/UnB quando procurar questões de concursos anteriores para resolver, mas por serem assuntos muito específicos, provavelmente para resolver, mas por serem assuntos muito específicos, provavelmente terei que criar minhas próprias questões.

terei que criar minhas próprias questões.

Antes de colocarmos a “mão na massa”, permitam

Antes de colocarmos a “mão na massa”, permitam-me uma-me uma

pequena apresentação. Nasci em Recife e sou graduado em Direito pela pequena apresentação. Nasci em Recife e sou graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Minha vida de concurseiro começou Universidade Federal de Pernambuco. Minha vida de concurseiro começou ainda antes da vida acadêmica, quando concorri e fui aprovado para uma ainda antes da vida acadêmica, quando concorri e fui aprovado para uma vaga no Colégio Militar do Recife, aos 10 anos de idade.

(2)

Em 2003, aos 17 anos, fui aprovado no concurso do Banco do Em 2003, aos 17 anos, fui aprovado no concurso do Banco do Brasil, e cruzei os dedos para não ser convocado antes de fazer Brasil, e cruzei os dedos para não ser convocado antes de fazer aniversário. Tomei posse em 2004 e trabalhei como escriturário, caixa aniversário. Tomei posse em 2004 e trabalhei como escriturário, caixa executivo e assistente em diversas áreas do BB, incluindo atendimento a executivo e assistente em diversas áreas do BB, incluindo atendimento a governo e comércio exterior. Fui também aprovado no concurso da Caixa governo e comércio exterior. Fui também aprovado no concurso da Caixa Econômica Federal em 2004, mas não cheguei a tomar posse.

Econômica Federal em 2004, mas não cheguei a tomar posse.

Mais tarde, deixei o Banco do Brasil para tomar posse no Mais tarde, deixei o Banco do Brasil para tomar posse no cargo de técnico do Banco Central, e lá trabalhei no Departamento de cargo de técnico do Banco Central, e lá trabalhei no Departamento de Liquidações Extrajudiciais e na Secretaria da Diretoria e do Conselho Liquidações Extrajudiciais e na Secretaria da Diretoria e do Conselho Monetário Nacional.

Monetário Nacional.

Em 2012, tive o privilégio de ser aprovado no concurso para o Em 2012, tive o privilégio de ser aprovado no concurso para o cargo de Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, cargo de Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, em 2° lugar na área de Prevenção da Corrupção e Ouvidoria. Atualmente, em 2° lugar na área de Prevenção da Corrupção e Ouvidoria. Atualmente, desempenho minhas funções na Ouvidoria-Geral da União, que é um dos desempenho minhas funções na Ouvidoria-Geral da União, que é um dos órgãos componentes da CGU.

órgãos componentes da CGU.

Minha experiência prévia como professor em cursos Minha experiência prévia como professor em cursos preparatórios engloba as áreas de Direito Constitucional, Direito Penal e preparatórios engloba as áreas de Direito Constitucional, Direito Penal e legislação específica.

legislação específica.

Quanto ao nosso concurso, você já deve conhecer um pouco Quanto ao nosso concurso, você já deve conhecer um pouco da Polícia Civil do Distrito Federal e sua política de gestão de pessoas. A da Polícia Civil do Distrito Federal e sua política de gestão de pessoas. A remuneração do seu cargo é muito interessante, e certamente você remuneração do seu cargo é muito interessante, e certamente você trabalhará com pessoas apaixonadas pela profissão e pela atividade trabalhará com pessoas apaixonadas pela profissão e pela atividade policial.

policial.

Sua opção por se preparar com o Estratégia Concursos é, sem Sua opção por se preparar com o Estratégia Concursos é, sem dúvida, a melhor escolha em termos de qualidade do material dúvida, a melhor escolha em termos de qualidade do material apresentado e de comprometimento dos professores.

apresentado e de comprometimento dos professores.

Seu único verdadeiro inimigo na preparação para o concurso Seu único verdadeiro inimigo na preparação para o concurso será a banca organizadora, e neste caso estamos falando do temido será a banca organizadora, e neste caso estamos falando do temido Cespe/UnB. Isso é um desafio, pois a banca costuma fazer provas difíceis, Cespe/UnB. Isso é um desafio, pois a banca costuma fazer provas difíceis, e as questões serão no estilo certo ou errado, com cada erro anulando um e as questões serão no estilo certo ou errado, com cada erro anulando um acerto.

(3)

De qualquer forma, se pecarmos, será pelo excesso. Pretendo De qualquer forma, se pecarmos, será pelo excesso. Pretendo exaurir a análise teórica dos temas e resolver diversas questões sobre o exaurir a análise teórica dos temas e resolver diversas questões sobre o assunto da sua prova.

assunto da sua prova.

Acredito que nossa matéria seja uma daquelas que Acredito que nossa matéria seja uma daquelas que constituirão o verdadeiro diferencial dos aprovados. Muitos candidatos constituirão o verdadeiro diferencial dos aprovados. Muitos candidatos deixam o estudo de legislação para a última hora, mas isso não vai deixam o estudo de legislação para a última hora, mas isso não vai acontecer com você!

acontecer com você! 

Garanto que todos os meus esforços serão concentrados na Garanto que todos os meus esforços serão concentrados na tarefa de obter a

tarefa de obter a SUASUA aprovação. Esse comprometimento, tanto da aprovação. Esse comprometimento, tanto da minhaminha parte quanto da sua, resultará, sem dúvida, numa preparação parte quanto da sua, resultará, sem dúvida, numa preparação consistente, que vai permitir que você esteja pronto no dia da prova, e consistente, que vai permitir que você esteja pronto no dia da prova, e tenha motivos para comemorar quando o

tenha motivos para comemorar quando o resultado for publicado.resultado for publicado.

Muitas vezes, tomar posse em cargos como esses parece um Muitas vezes, tomar posse em cargos como esses parece um sonho distante, mas, acredite em mim, se você se esforçar ao máximo, sonho distante, mas, acredite em mim, se você se esforçar ao máximo, será apenas uma questão de tempo. E digo mais, quando você for será apenas uma questão de tempo. E digo mais, quando você for aprovado, ficará surpreso em como foi mais rápido do que você aprovado, ficará surpreso em como foi mais rápido do que você imaginava.

imaginava. 2.

2. CRONOGRAMACRONOGRAMA

Nosso cronograma nos permitirá cobrir todo o conteúdo de Nosso cronograma nos permitirá cobrir todo o conteúdo de Legislação Específica, enfatizando sempre os aspectos mais importantes e Legislação Específica, enfatizando sempre os aspectos mais importantes e pontuando as possibilidades de cobrança por

pontuando as possibilidades de cobrança por parte da banca.parte da banca.

Aula 00

Aula 00 Apresentação; Apresentação; Cronograma; Cronograma; Lei Lei nº nº 9.264/19969.264/1996 (desmembramento e a reorganização da Carreira Policial Civil (desmembramento e a reorganização da Carreira Policial Civil do Distrito Federal). do Distrito Federal). Aula 01 Aula 01 10/7/2013 10/7/2013

Decreto-Lei nº 59.310/1966 (regime jurídico dos Funcionários Decreto-Lei nº 59.310/1966 (regime jurídico dos Funcionários Policiais Civis do Departamento Federal de Segurança Pública Policiais Civis do Departamento Federal de Segurança Pública e da Polícia do Distrito Federal)

(4)

Aula 02 Aula 02 19/7/2013 19/7/2013

Decreto-Lei nº 59.310/1966 (regime jurídico dos Funcionários Decreto-Lei nº 59.310/1966 (regime jurídico dos Funcionários Policiais Civis do Departamento Federal de Segurança Pública Policiais Civis do Departamento Federal de Segurança Pública e da Polícia do Distrito Federal)

e da Polícia do Distrito Federal) –– Parte IIParte II

Aula 03 Aula 03 30/7/2013 30/7/2013

Decreto-Lei nº 59.310/1966 (regime jurídico dos Funcionários Decreto-Lei nº 59.310/1966 (regime jurídico dos Funcionários Policiais Civis do Departamento Federal de Segurança Pública Policiais Civis do Departamento Federal de Segurança Pública e da Polícia do Distrito Federal)

e da Polícia do Distrito Federal) –– Parte IIIParte III

Aula 04 Aula 04 6/8/2013 6/8/2013

Lei nº 4.878/1965 (regime jurídico peculiar dos Lei nº 4.878/1965 (regime jurídico peculiar dos

funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal) funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal) ––

Parte I Parte I Aula 05 Aula 05 13/8/2013 13/8/2013

Lei nº 4.878/1965 (regime jurídico peculiar dos Lei nº 4.878/1965 (regime jurídico peculiar dos

funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal) funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal) ––

Parte II Parte II

Encerrada a apresentação, vamos à matéria. Lembro a você Encerrada a apresentação, vamos à matéria. Lembro a você que esta aula demonstrativa serve para mostrar como o curso funcionará, que esta aula demonstrativa serve para mostrar como o curso funcionará, mas isso não quer dizer que

mas isso não quer dizer que a matéria explorada nas páginas a seguir nãoa matéria explorada nas páginas a seguir não seja importante ou não faça parte do programa.

seja importante ou não faça parte do programa.

Analise o material com carinho, faça seus esquemas de Analise o material com carinho, faça seus esquemas de memorização e prepare-se para a revisão final. Se você seguir esta memorização e prepare-se para a revisão final. Se você seguir esta fórmula, o curso será o suficiente para que você atinja um excelente fórmula, o curso será o suficiente para que você atinja um excelente resultado. Espero que você e goste e opte por se preparar conosco.

resultado. Espero que você e goste e opte por se preparar conosco. Agora vamos o que interessa. Mãos à obra!

Agora vamos o que interessa. Mãos à obra! 3.

3. LEI LEI Nº Nº 9.264/1996 9.264/1996 (DESMEMBRAMENTO (DESMEMBRAMENTO E E AA REORGANIZAÇÃO DA CARREIRA POLICIAL CIVIL DO DISTRITO REORGANIZAÇÃO DA CARREIRA POLICIAL CIVIL DO DISTRITO FEDERAL)

FEDERAL)

Estudaremos na aula de hoje a lei que trata da organização Estudaremos na aula de hoje a lei que trata da organização das carreiras componentes da Polícia Civil do Distrito Federal. Essa das carreiras componentes da Polícia Civil do Distrito Federal. Essa organização é muito semelhante àquela vista na Polícia Federal.

(5)

O conhecimento sobre as carreiras é muito importante para O conhecimento sobre as carreiras é muito importante para você, não só para passar no concurso, mas para conhecer o cargo que você, não só para passar no concurso, mas para conhecer o cargo que você ocupará e breve.

você ocupará e breve. 

Nossa sistemática será a seguinte: analisaremos os Nossa sistemática será a seguinte: analisaremos os dispositivos mais importantes da lei, um por um, e farei os comentários dispositivos mais importantes da lei, um por um, e farei os comentários pertinentes, chamando atenção para os aspectos mais importantes que pertinentes, chamando atenção para os aspectos mais importantes que poderão aparecer na sua prova.

poderão aparecer na sua prova. Art. 1°

Art. 1° AA CarreiraCarreira Policial Civil do Distrito Federal, criada peloPolicial Civil do Distrito Federal, criada pelo Decreto-lei n° 2.266, de 12 de marco de 1985,

Decreto-lei n° 2.266, de 12 de marco de 1985, fica desmembrada emfica desmembrada em Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal

Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal ee Carreira deCarreira de Polícia Civil do Distrito Federal

Polícia Civil do Distrito Federal.. Art. 2°

Art. 2° A Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal éA Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal é constituída do cargo de Delegado de Polícia.

constituída do cargo de Delegado de Polícia. Art. 3°

Art. 3° A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal ficaA Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal fica reorganizada nos cargos de Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente reorganizada nos cargos de Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Penitenciário.

Penitenciário.

Pela leitura do art. 1º você pode claramente perceber que a Pela leitura do art. 1º você pode claramente perceber que a Lei nº 9.264/1996 dividiu a antiga Carreira Policial Civil do DF em duas: Lei nº 9.264/1996 dividiu a antiga Carreira Policial Civil do DF em duas: Carreira de Delegado de Polícia do DF, e

Carreira de Delegado de Polícia do DF, e Carreira de Polícia Civil do DF.Carreira de Polícia Civil do DF.

 “

 “Mas professor, o que é uma carreira?Mas professor, o que é uma carreira?” ” . É muito importante. É muito importante

que você compreenda bem esse conceito, e por isso vou explicar com que você compreenda bem esse conceito, e por isso vou explicar com detalhes.

detalhes.

CARREIRA

CARREIRA conjunto deconjunto de classes de cargosclasses de cargos de mesma profissão,de mesma profissão, natureza do trabalho ou atividade, escalonadas segundo a natureza do trabalho ou atividade, escalonadas segundo a responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuições;

responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuições; CLASSE

CLASSE divisão básica da carreiradivisão básica da carreira integrada por cargos deintegrada por cargos de idêntica denominação, atribuições, grau de complexidade, nível de idêntica denominação, atribuições, grau de complexidade, nível de

(6)

responsabilidade, requisitos de capacitação e experiência para o responsabilidade, requisitos de capacitação e experiência para o desempenho das atribuições;

desempenho das atribuições; Uma

Uma carreiracarreira pode ser composta por um só cargo ou porpode ser composta por um só cargo ou por mais de um. No caso das novas carreiras da PCDF, portanto, temos a mais de um. No caso das novas carreiras da PCDF, portanto, temos a Carreira de Delegado de Polícia

Carreira de Delegado de Polícia, que é composta apenas pelo cargo de, que é composta apenas pelo cargo de Delegado, e a

Delegado, e a Carreira Policial CivilCarreira Policial Civil, composta pelos cargos de Perito, composta pelos cargos de Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Penitenciário.

Papiloscopista Policial e Agente Penitenciário.

Apenas para ficar mais claro, e também para deixar você um Apenas para ficar mais claro, e também para deixar você um pouco mais animado, reproduzi abaixo a tabela de remuneração das pouco mais animado, reproduzi abaixo a tabela de remuneração das Carreiras que compõem a Carreira Policial Civil do DF. Perceba que a Carreiras que compõem a Carreira Policial Civil do DF. Perceba que a Carreira é escalonada em

Carreira é escalonada em quatro classesquatro classes diferentes.diferentes.

 “

 “Mas professor, como um policial passa de uma classe paraMas professor, como um policial passa de uma classe para

outra?

outra?” ” . Veja bem, caro aluno, a própria lei estabelece que deve haver. Veja bem, caro aluno, a própria lei estabelece que deve haver

um regulamento do Poder Executivo dispondo acerca dos requisitos e um regulamento do Poder Executivo dispondo acerca dos requisitos e condições para de progressão nos cargos.

condições para de progressão nos cargos.

É importante também que você saiba quais são as atribuições É importante também que você saiba quais são as atribuições de cada um desses cargos, caro aluno. O quadro-resumo abaixo traz as de cada um desses cargos, caro aluno. O quadro-resumo abaixo traz as carreiras divididas em seus respectivos cargos e as

(7)

CAR

CARREI

REIRAS Q

RAS QUE COM

UE COMPÕE

PÕE

M A POL

M A POL

CIA C

CIA CIVI

IVI

L DO DF

L DO DF

CARREIRA

CARREIRA CARGO CARGO ATRIBUIÇÕESATRIBUIÇÕES Carreira de Carreira de Delegado de Delegado de Polícia do DF Polícia do DF Delegado de Delegado de Polícia Polícia

Atividades de nível superior, supervisão, planejamento, Atividades de nível superior, supervisão, planejamento, coordenação e controle relacionados à atividadede policial. coordenação e controle relacionados à atividadede policial.

Carreira de Carreira de Polícia Civil Polícia Civil do DF do DF Agente de Agente de Polícia Polícia

Atividades de nível superior envolvendo a execução da Atividades de nível superior envolvendo a execução da segurança de autoridades, de bens, de serviços, ou áreas de segurança de autoridades, de bens, de serviços, ou áreas de interesse da segurança pública e outras atividades especiais interesse da segurança pública e outras atividades especiais de natureza sigilosa. São também atribuições do agente de de natureza sigilosa. São também atribuições do agente de polícia as atuações envolvendo a execução de operações polícia as atuações envolvendo a execução de operações policiais com vistas à apuração de atos e fatos que policiais com vistas à apuração de atos e fatos que caracterizem infrações penais.

caracterizem infrações penais.

Escrivão de Escrivão de

Polícia Polícia

Atividades de nível superior envolvendo supervisão e Atividades de nível superior envolvendo supervisão e fiscalização do cumprimento das formalidades necessárias fiscalização do cumprimento das formalidades necessárias aos inquéritos policiais e demais serviços cartorários.

aos inquéritos policiais e demais serviços cartorários.

Papiloscopista Papiloscopista

Atividades

Atividades de de nível nível superior superior envolvendo envolvendo planejamento,planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução de trabalhos coordenação, supervisão, controle e execução de trabalhos periciais papiloscópicos relativos ao levantamento, coleta, periciais papiloscópicos relativos ao levantamento, coleta, análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e vestígios papilares; trabalhos periciais de prosopografia, vestígios papilares; trabalhos periciais de prosopografia, envelhecimento, rejuvenescimento, representação e envelhecimento, rejuvenescimento, representação e reconstituição facial humana, no âmbito de sua reconstituição facial humana, no âmbito de sua competência, bem como a realização de estudos

competência, bem como a realização de estudos e pesquisase pesquisas técnico-científicas, visando a identificação civil e criminal. técnico-científicas, visando a identificação civil e criminal.

Perito Perito

Médico-Legista Legista

Atividades de nível superior, envolvendo necropsia, exame Atividades de nível superior, envolvendo necropsia, exame clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações.

utilizados na prática de infrações.

Perito Criminal Perito Criminal

Atividades de nível superior, envolvendo realização de Atividades de nível superior, envolvendo realização de perícia criminal em locais de crimes ou desastres, objetos, perícia criminal em locais de crimes ou desastres, objetos, veículos, documentos, moedas, mercadorias, produtos veículos, documentos, moedas, mercadorias, produtos químicos, tóxicos, exames balísticos, instrumentos utilizados químicos, tóxicos, exames balísticos, instrumentos utilizados na prática de infrações, exames de DNA, bem como a na prática de infrações, exames de DNA, bem como a realização de todas as investigações necessárias à realização de todas as investigações necessárias à complementação dessas perícias, para fins jurídicos-legais. complementação dessas perícias, para fins jurídicos-legais.

(8)

Agente Agente Penitenciário Penitenciário

Atividades

Atividades de de nível nível superior superior envolvendo envolvendo atendimento,atendimento, vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de presos recolhidos nas guarda, assistência e orientação de presos recolhidos nas unidades da PCDF. Executar escoltas judiciais; escoltas de unidades da PCDF. Executar escoltas judiciais; escoltas de presos em ambientes hospitalares e escolta de viaturas no presos em ambientes hospitalares e escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da PCDF. Atuar transporte de presos sob a responsabilidade da PCDF. Atuar na recaptura de foragidos da Justiça e no recambiamento de na recaptura de foragidos da Justiça e no recambiamento de presos de outros estados da federação.

presos de outros estados da federação.

Art. 4°

Art. 4° As atuais classes dos cargos de que trata esta Lei ficamAs atuais classes dos cargos de que trata esta Lei ficam transformadas nas seguintes: segunda classe, primeira classe e classe transformadas nas seguintes: segunda classe, primeira classe e classe especial, na forma dos Anexos I e II.

especial, na forma dos Anexos I e II. Art. 5°

Art. 5° O ingresso nos cargos das carreiras de que trata esta LeiO ingresso nos cargos das carreiras de que trata esta Lei dar-se-á sempre na 3

dar-se-á sempre na 3aa (terceira) classe, mediante(terceira) classe, mediante concurso públicoconcurso público,, exigido

exigido curso superior completocurso superior completo, observados os requisitos previstos na, observados os requisitos previstos na legislação pertinente.

legislação pertinente.

Vimos que cada carreira é dividia em quatro classes, não é Vimos que cada carreira é dividia em quatro classes, não é mesmo? Você também já sabe que o ingresso em cada um dos cargos é mesmo? Você também já sabe que o ingresso em cada um dos cargos é realizado por meio de

realizado por meio de concurso públicoconcurso público. Hoje para o ingresso em. Hoje para o ingresso em qualquer dos cargos, nas duas carreiras, exige-se que o candidato tenha qualquer dos cargos, nas duas carreiras, exige-se que o candidato tenha nível superior

nível superior.. §

§ 11oo Será exigido para o ingresso naSerá exigido para o ingresso na Carreira de Delegado deCarreira de Delegado de Polícia

Polícia do Distrito Federal o diploma dedo Distrito Federal o diploma de Bacharel em DireitoBacharel em Direito.. §

§ 22oo Será exigido para o ingresso naSerá exigido para o ingresso na Carreira de Perito CriminalCarreira de Perito Criminal da Polícia Civil

da Polícia Civil do Distrito Federal o diploma dedo Distrito Federal o diploma de Física, Química,Física, Química,

Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação,

Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação,

Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica,

Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica,

Mineralogia e Engenharia

Mineralogia e Engenharia..

§

§ 33oo Será exigido para o ingresso naSerá exigido para o ingresso na Carreira de Perito Médico-Carreira de Perito Médico-Legista

(9)

A

A Carreira de Delegado de PolíciaCarreira de Delegado de Polícia, bem como os, bem como os cargoscargos de Perito Criminal e de Perito Médico-Legista

de Perito Criminal e de Perito Médico-Legista, exigem formações, exigem formações específicas dos candidatos.

específicas dos candidatos.

O Delegado precisa ser

O Delegado precisa ser formado em Direitoformado em Direito. Atenção! Ele. Atenção! Ele não precisa ser advogado, apenas bacharel em Direito, ok?

não precisa ser advogado, apenas bacharel em Direito, ok?

Perceba que os §§ 2º e 3º não foram bem escritos do ponto Perceba que os §§ 2º e 3º não foram bem escritos do ponto de vista técnico, pois falam dos cargos de Perito Criminal e Perito de vista técnico, pois falam dos cargos de Perito Criminal e Perito Médico-Legista como se cada cargo correspondesse a uma carreira diferente. Legista como se cada cargo correspondesse a uma carreira diferente. Você já sabe que os dois cargos, junto com outros, compõem a

Você já sabe que os dois cargos, junto com outros, compõem a CarreiraCarreira de Polícia Civil

de Polícia Civil do DF.do DF.

Os concursos para Perito Criminal em geral trazem editais Os concursos para Perito Criminal em geral trazem editais bastante detalhados, com vagas distribuídas entre as formações bastante detalhados, com vagas distribuídas entre as formações mencionadas pelo §2º, de acordo com as necessidades da Polícia Civil no mencionadas pelo §2º, de acordo com as necessidades da Polícia Civil no momento.

momento.

F

FO

OR

RM

MAÇ

O S

O SU

UPE

PER

RI

IOR 

OR 

––

CAR

CARGOS

GOS DA

DA

POL

POL

CIA

CIA CIV

CIVIL

IL DO

DO

DF

DF

DELEGADO DE POLÍCIA

DELEGADO DE POLÍCIA Diploma de bacharel em Direito;Diploma de bacharel em Direito; PERITO MÉDICO-LEGISTA

PERITO MÉDICO-LEGISTA Diploma de Medicina;Diploma de Medicina; PERITO CRIMINAL

PERITO CRIMINAL Diploma de Física, Química, CiênciasDiploma de Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Geologia, da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Mineralogia e Engenharia; Mineralogia e Engenharia; PAPILOSCOPISTA PAPILOSCOPISTA AGENTE DE POLÍCIA AGENTE DE POLÍCIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA AGENTE PENITENCIÁRIO AGENTE PENITENCIÁRIO

Curso superior completo. Curso superior completo.

(10)

Art. 12

Art. 12. As carreiras de que trata esta Lei são consideradas. As carreiras de que trata esta Lei são consideradas típicastípicas de Estado

de Estado..

Este é o último dispositivo importante da nossa aula. Este é o último dispositivo importante da nossa aula. As

As Carreiras Típicas de EstadoCarreiras Típicas de Estado são aquelas que exercemsão aquelas que exercem atribuições relacionadas à expressão do Poder Estatal, não possuindo, atribuições relacionadas à expressão do Poder Estatal, não possuindo, portanto, correspondência no setor privado. Integram o núcleo portanto, correspondência no setor privado. Integram o núcleo estratégico do Estado, requerendo, por isso, maior capacitação e estratégico do Estado, requerendo, por isso, maior capacitação e responsabilidade. Estão previstas no artigo 247 da Constituição Federal e responsabilidade. Estão previstas no artigo 247 da Constituição Federal e no artigo 4º, inciso III, da Lei nº 11.079, de

no artigo 4º, inciso III, da Lei nº 11.079, de 2004.2004.

As carreiras consideradas típicas de Estado são as As carreiras consideradas típicas de Estado são as relacionadas às atividades de Fiscalização Agropecuária, Tributária e de relacionadas às atividades de Fiscalização Agropecuária, Tributária e de Relação de Trabalho, Arrecadação, Finanças e Controle, Gestão Pública, Relação de Trabalho, Arrecadação, Finanças e Controle, Gestão Pública, Segurança Pública, Diplomacia, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Segurança Pública, Diplomacia, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Regulação, Política Monetária, Planejamento e Orçamento Federal, Regulação, Política Monetária, Planejamento e Orçamento Federal, Magistratura e o Ministério Público.

(11)

4.

4. RESUMO DO CONCURSEIRORESUMO DO CONCURSEIRO CARREIRA

CARREIRA  conjunto deconjunto de classes de cargosclasses de cargos de mesma profissão,de mesma profissão,

natureza do trabalho ou atividade, escalonadas segundo a natureza do trabalho ou atividade, escalonadas segundo a responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuições;

responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuições; CLASSE

CLASSE  divisão básica da carreiradivisão básica da carreira integrada por cargos deintegrada por cargos de

idêntica denominação, atribuições, grau de complexidade, nível de idêntica denominação, atribuições, grau de complexidade, nível de responsabilidade, requisitos de capacitação e experiência para o responsabilidade, requisitos de capacitação e experiência para o desempenho das atribuições;

desempenho das atribuições;

CA

CA

RR

RREI

EIRA

RAS Q

S QUE

UE

CO

CO

MP

MP

EM

EM

A P

A POL

OL

CI

CIA C

A CIV

IVIL

IL

DO

DO

DF

DF

CARREIRA

CARREIRA CARGO CARGO ATRIBUIÇÕESATRIBUIÇÕES Carreira de Carreira de Delegado de Delegado de Polícia do DF Polícia do DF Delegado de Delegado de Polícia Polícia

Atividades de nível superior, supervisão, planejamento, Atividades de nível superior, supervisão, planejamento, coordenação e controle relacionados à atividadede policial. coordenação e controle relacionados à atividadede policial.

Carreira de Carreira de Polícia Civil Polícia Civil do DF do DF Agente de Agente de Polícia Polícia

Atividades de nível superior envolvendo a execução da Atividades de nível superior envolvendo a execução da segurança de autoridades, de bens, de serviços, ou áreas de segurança de autoridades, de bens, de serviços, ou áreas de interesse da segurança pública e outras atividades especiais interesse da segurança pública e outras atividades especiais de natureza sigilosa. São também atribuições do agente de de natureza sigilosa. São também atribuições do agente de polícia as atuações envolvendo a execução de operações polícia as atuações envolvendo a execução de operações policiais com vistas à apuração de atos e fatos que policiais com vistas à apuração de atos e fatos que caracterizem infrações penais.

caracterizem infrações penais.

Escrivão de Escrivão de

Polícia Polícia

Atividades de nível superior envolvendo supervisão e Atividades de nível superior envolvendo supervisão e fiscalização do cumprimento das formalidades necessárias fiscalização do cumprimento das formalidades necessárias aos inquéritos policiais e demais serviços cartorários.

aos inquéritos policiais e demais serviços cartorários.

Papiloscopista Papiloscopista

Atividades

Atividades de de nível nível superior superior envolvendo envolvendo planejamento,planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução de trabalhos coordenação, supervisão, controle e execução de trabalhos periciais papiloscópicos relativos ao levantamento, coleta, periciais papiloscópicos relativos ao levantamento, coleta, análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e vestígios papilares; trabalhos periciais de prosopografia, vestígios papilares; trabalhos periciais de prosopografia, envelhecimento, rejuvenescimento, representação e envelhecimento, rejuvenescimento, representação e reconstituição facial humana, no âmbito de sua reconstituição facial humana, no âmbito de sua competência, bem como a realização de estudos

(12)

Perito Perito

Médico-Legista Legista

Atividades de nível superior, envolvendo necropsia, exame Atividades de nível superior, envolvendo necropsia, exame clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações.

utilizados na prática de infrações.

Perito Criminal Perito Criminal

Atividades de nível superior, envolvendo realização de Atividades de nível superior, envolvendo realização de perícia criminal em locais de crimes ou desastres, objetos, perícia criminal em locais de crimes ou desastres, objetos, veículos, documentos, moedas, mercadorias, produtos veículos, documentos, moedas, mercadorias, produtos químicos, tóxicos, exames balísticos, instrumentos utilizados químicos, tóxicos, exames balísticos, instrumentos utilizados na prática de infrações, exames de DNA, bem como a na prática de infrações, exames de DNA, bem como a realização de todas as investigações necessárias à realização de todas as investigações necessárias à complementação dessas perícias, para fins jurídicos-legais. complementação dessas perícias, para fins jurídicos-legais.

Agente Agente Penitenciário Penitenciário

Atividades

Atividades de de nível nível superior superior envolvendo envolvendo atendimento,atendimento, vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de presos recolhidos nas guarda, assistência e orientação de presos recolhidos nas unidades da PCDF. Executar escoltas judiciais; escoltas de unidades da PCDF. Executar escoltas judiciais; escoltas de presos em ambientes hospitalares e escolta de viaturas no presos em ambientes hospitalares e escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da PCDF. Atuar transporte de presos sob a responsabilidade da PCDF. Atuar na recaptura de foragidos da Justiça e no recambiamento de na recaptura de foragidos da Justiça e no recambiamento de presos de outros estados da federação.

presos de outros estados da federação.

FORMAÇÃO SUPERIOR 

FORMAÇÃO SUPERIOR 

––

CAR

CARGOS

GOS DA

DA

POL

POL

CIA

CIA CIV

CIVIL

IL DO

DO

DF

DF

DELEGADO DE POLÍCIA

DELEGADO DE POLÍCIA Diploma de bacharel em Direito;Diploma de bacharel em Direito; PERITO MÉDICO-LEGISTA

PERITO MÉDICO-LEGISTA Diploma de Medicina;Diploma de Medicina; PERITO CRIMINAL

PERITO CRIMINAL Diploma de Física, Química, CiênciasDiploma de Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Geologia, da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Mineralogia e Engenharia; Mineralogia e Engenharia; PAPILOSCOPISTA PAPILOSCOPISTA AGENTE DE POLÍCIA AGENTE DE POLÍCIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA AGENTE PENITENCIÁRIO AGENTE PENITENCIÁRIO

Qualquer curso superior. Qualquer curso superior.

(13)

Caro amigo, encerro aqui nossa exposição teórica nesta aula Caro amigo, encerro aqui nossa exposição teórica nesta aula demonstrativa. Espero que você tenha gostado e que opte por se demonstrativa. Espero que você tenha gostado e que opte por se preparar com o Estratégia. A seguir estão questões a respeito dos preparar com o Estratégia. A seguir estão questões a respeito dos assuntos que estudamos hoje. Ao final, incluí a lista das questões sem os assuntos que estudamos hoje. Ao final, incluí a lista das questões sem os comentários e o gabarito. Se ficar alguma dúvida, utilize o nosso fórum. comentários e o gabarito. Se ficar alguma dúvida, utilize o nosso fórum. Estou sempre disponível também no email.

Estou sempre disponível também no email. Grande abraço! Grande abraço! Paulo Guimarães Paulo Guimarães pauloguimaraes@estrategiaconcursos.com.br pauloguimaraes@estrategiaconcursos.com.br www.facebook.com/pauloguimaraesfilho www.facebook.com/pauloguimaraesfilho

(14)

5.

5. QUESTÕES COMENTADASQUESTÕES COMENTADAS 1. (inédita).

1. (inédita). A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é compostaA Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é composta pelos cargos de Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito pelos cargos de Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Penitenciário.

Agente Penitenciário. COMENTÁRIOS:

COMENTÁRIOS: Vimos na aula de hoje que a Polícia Civil do DF contaVimos na aula de hoje que a Polícia Civil do DF conta com duas carreiras: a Carreira de Delegado de Polícia Civil do DF, com duas carreiras: a Carreira de Delegado de Polícia Civil do DF, composta apenas pelo cargo de Delegado de Polícia; e a Carreira de composta apenas pelo cargo de Delegado de Polícia; e a Carreira de Polícia Civil do DF, composta pelos demais cargos.

Polícia Civil do DF, composta pelos demais cargos. GABARITO: E

GABARITO: E

2. (inédita).

2. (inédita). O cargo de Perito Criminal faz parte da Carreira de PolíciaO cargo de Perito Criminal faz parte da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal, com atribuições relacionadas a atividades de Civil do Distrito Federal, com atribuições relacionadas a atividades de nível superior envolvendo a realização de perícia criminal em locais de nível superior envolvendo a realização de perícia criminal em locais de crimes ou desastres, incluindo necropsia, exame clínico, de laboratório, crimes ou desastres, incluindo necropsia, exame clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações.

radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações. COMENTÁRIOS:

COMENTÁRIOS: O Perito Criminal é o responsável pela realização deO Perito Criminal é o responsável pela realização de perícia em locais de crimes ou desastres, mas a necropsia, o exame perícia em locais de crimes ou desastres, mas a necropsia, o exame clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos utilizados na prática clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações são atribuições dos ocupantes do cargo de Perito de infrações são atribuições dos ocupantes do cargo de Perito Médico-Legista.

Legista.

GABARITO: E GABARITO: E

3. (inédita).

3. (inédita). Os cargos componentes da Carreira de Delegado de PolíciaOs cargos componentes da Carreira de Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal Civil do Distrito Federal e da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal

(15)

são compostos pelas seguintes classes: terceira classe, segunda classe, são compostos pelas seguintes classes: terceira classe, segunda classe, primeira classe e classe especial.

primeira classe e classe especial. COMENTÁRIOS:

COMENTÁRIOS: As divisões das classes de todos os cargos seguem aAs divisões das classes de todos os cargos seguem a mesma lógica: o ingresso na carreira se dá na terceira classe, e há ainda mesma lógica: o ingresso na carreira se dá na terceira classe, e há ainda a segunda, primeira e uma classe especial, que representa o

a segunda, primeira e uma classe especial, que representa o  “topo”  “topo” dada

carreira. carreira.

GABARITO: C GABARITO: C

4.

4. (inédita).(inédita). O ingresso nas carreiras que compõem a Polícia Civil doO ingresso nas carreiras que compõem a Polícia Civil do Distrito Federal deve ocorrer por meio de concurso público, exigindo-se Distrito Federal deve ocorrer por meio de concurso público, exigindo-se curso superior completo para qualquer dos cargos.

curso superior completo para qualquer dos cargos. COMENTÁRIOS:

COMENTÁRIOS: Por muito tempo havia cargos de nível médio e de nívelPor muito tempo havia cargos de nível médio e de nível superior na Polícia Civil do DF, mas hoje todos os cargos são de nível superior na Polícia Civil do DF, mas hoje todos os cargos são de nível superior.

superior.

GABARITO: E GABARITO: E

5. (inédita).

5. (inédita). Na estrutura das carreiras que compõem a Polícia Civil doNa estrutura das carreiras que compõem a Polícia Civil do Distrito Federal está prevista a exigência de bacharelado em Direito e Distrito Federal está prevista a exigência de bacharelado em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil para que o candidato possa inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil para que o candidato possa tomar posse no cargo de Delegado de Polícia.

tomar posse no cargo de Delegado de Polícia. COMENTÁRIOS:

COMENTÁRIOS: Atenção! O Delegado precisa ser bacharel em Direito,Atenção! O Delegado precisa ser bacharel em Direito, mas não precisa ser inscrito na OAB! Alguns cargos exigem a inscrição, mas não precisa ser inscrito na OAB! Alguns cargos exigem a inscrição, mas o de Delegado não é um deles.

(16)

6. (inédita).

6. (inédita). O candidato ao cargo de Perito Médico-Legista da CarreiraO candidato ao cargo de Perito Médico-Legista da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal precisa ser graduado em Medicina. de Polícia Civil do Distrito Federal precisa ser graduado em Medicina. Todavia, para ocupar o cargo de Perito Criminal basta ter concluído Todavia, para ocupar o cargo de Perito Criminal basta ter concluído qualquer curso superior.

qualquer curso superior. COMENTÁRIOS:

COMENTÁRIOS: O cargo de Perito Criminal é de nível superior, assimO cargo de Perito Criminal é de nível superior, assim como todos os componentes das carreiras da Polícia Civil do DF, mas como todos os componentes das carreiras da Polícia Civil do DF, mas neste caso há restrição de formação: apenas podem ser Peritos Criminais neste caso há restrição de formação: apenas podem ser Peritos Criminais os graduados em Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, os graduados em Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Ciência da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Mineralogia e Engenharia.

Bioquímica, Mineralogia e Engenharia. GABARITO: E

GABARITO: E

7. (inédita).

7. (inédita). As carreiras componentes da Polícia Civil do Distrito FederalAs carreiras componentes da Polícia Civil do Distrito Federal exercem atividades de grande relevância, e por isso todas são exercem atividades de grande relevância, e por isso todas são consideradas típicas de Estado.

consideradas típicas de Estado. COMENTÁRIOS:

COMENTÁRIOS: Todas as carreiras policiais são consideradas típicas deTodas as carreiras policiais são consideradas típicas de Estado. Essas carreiras são aquelas que exercem atribuições relacionadas Estado. Essas carreiras são aquelas que exercem atribuições relacionadas à expressão do Poder Estatal, não possuindo correspondência no setor à expressão do Poder Estatal, não possuindo correspondência no setor privado. Integram o núcleo estratégico do Estado, requerendo, por isso, privado. Integram o núcleo estratégico do Estado, requerendo, por isso, maior capacitação e responsabilidade.

maior capacitação e responsabilidade. GABARITO: C

(17)

6. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS 6. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS 1. (inédita).

1. (inédita). A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é compostaA Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é composta pelos cargos de Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito pelos cargos de Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Penitenciário.

Agente Penitenciário. 2. (inédita).

2. (inédita). O cargo de Perito Criminal faz parte da Carreira de PolíciaO cargo de Perito Criminal faz parte da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal, com atribuições relacionadas a atividades de Civil do Distrito Federal, com atribuições relacionadas a atividades de nível superior envolvendo a realização de perícia criminal em locais de nível superior envolvendo a realização de perícia criminal em locais de crimes ou desastres, incluindo necropsia, exame clínico, de laboratório, crimes ou desastres, incluindo necropsia, exame clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações.

radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações. 3. (inédita).

3. (inédita). Os cargos componentes da Carreira de Delegado de PolíciaOs cargos componentes da Carreira de Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal Civil do Distrito Federal e da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal são compostos pelas seguintes classes: terceira classe, segunda classe, são compostos pelas seguintes classes: terceira classe, segunda classe, primeira classe e classe especial.

primeira classe e classe especial. 4.

4. (inédita).(inédita). O ingresso nas carreiras que compõem a Polícia Civil doO ingresso nas carreiras que compõem a Polícia Civil do Distrito Federal deve ocorrer por meio de concurso público, exigindo-se Distrito Federal deve ocorrer por meio de concurso público, exigindo-se curso superior completo para qualquer dos cargos.

curso superior completo para qualquer dos cargos. 5. (inédita).

5. (inédita). Na estrutura das carreiras que compõem a Polícia Civil doNa estrutura das carreiras que compõem a Polícia Civil do Distrito Federal está prevista a exigência de bacharelado em Direito e Distrito Federal está prevista a exigência de bacharelado em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil para que o candidato possa inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil para que o candidato possa tomar posse no cargo de Delegado de Polícia.

tomar posse no cargo de Delegado de Polícia. 6. (inédita).

6. (inédita). O candidato ao cargo de Perito Médico-Legista da CarreiraO candidato ao cargo de Perito Médico-Legista da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal precisa ser graduado em Medicina. de Polícia Civil do Distrito Federal precisa ser graduado em Medicina. Todavia, para ocupar o cargo de Perito Criminal basta ter concluído Todavia, para ocupar o cargo de Perito Criminal basta ter concluído qualquer curso superior.

(18)

7. (inédita).

7. (inédita). As carreiras componentes da Polícia Civil do Distrito FederalAs carreiras componentes da Polícia Civil do Distrito Federal exercem atividades de grande relevância, e por isso todas são exercem atividades de grande relevância, e por isso todas são consideradas típicas de Estado.

consideradas típicas de Estado.

GABARITO GABARITO 1. 1. EE 2. 2. EE 3. 3. CC 4. 4. EE 5. 5. EE 6. 6. EE 7. 7. CC

Referências

Documentos relacionados

Campo disponível apenas para registro de CDCA. Campo de preenchimento obrigatório, quando houver. Conta 40 do Agente de Pagamento, que é responsável pelo pagamento dos eventos

colocado, colocou em votação a proposta apresentada pela Profa.. como apresentada, no sentido de se postergar para ser realizado estudo que 92. fundamente uma proposta de cobrança.

Relatório de desempenho dos aprovados e classificados - por cargo e lotação - vagas para PcD Cargo: PERITO CRIMINAL GERAL.. Nome do

Dessa forma, este artigo tem como objetivo realizar mapeamento de áreas de risco de incêndios florestais no parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP),

As imagens de André Liohn fazem referência explícita aos horrores da guerra, contudo, contata-se que a composição fotográfica sofre interferências do próprio fotógrafo,

XI – descumprimento, no caso de greve dos servidores públicos, da determinação legal de manter em atividade percentual mínimo de servidores, com o propósito de assegurar

13.8 legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Capítulo VI – Do meio ambiente, Lei nº 6.938/1981 (Política Nacional de Meio Ambiente), Lei nº

13.8 legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Capítulo VI – Do meio ambiente, Lei nº 6.938/1981 (Política Nacional de Meio Ambiente), Lei nº