• Nenhum resultado encontrado

I câmara Criminal leva em conta a. IIhabeas-corpus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I câmara Criminal leva em conta a. IIhabeas-corpus"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

JORNAL do COMER

\amEVEvm*

«Mienr

bMetatiM*

lEammmRMR

âr

jpr——-—~^^^^~:\

+ iJlRÊ^ "mm* ¦ 'mw*

j_m

mi

¦'**"*

I

I VI

1

I

mmmmmmmmmmW^^^BLi

j_ B^fl »^J ^a B^^BCA êmMammm^i a ^^^^^a^^ ^w^^^te »>. êmimmw m ^aaM^Mti ^^ ^b*^ ¦m«MH|RsRn«iiMm««ipaidNW ¦ nnMniinn

Bomba no BlgBEA

era si brincadeira

de primeira de abril

Não passou de um

trote,

"uma

brincadeira

de mau gosto",como

defi-niu o tenente Otávio

Jú-nior, especialista em

arte-fatos explosivos, o

anún-cio

de

que

havia

uma

bomba na agência do Big

BEA,no Boulevard,ontem

à tarde.O Esquadrão

Anti-Bomba da Companhia de

Operações

Especiais

da

Polícia

Militar

foi

acio-nado

e

não

encontrou

nada no local. Um

telefo-nema anônimo, recebido

pela

gerente-geral

da

agência, Conceição

Mar-tins,por volta das 12h30,

dava conta de que havia

sido

instalada

uma

bomba e que ela

explodi-ria em minutos.

Imediata-mente a gerente evacuou

a

agência, retirando

85

funcionários e

aproxima-damente 30 clientes.

N|H|

¦ROMAHS

tuÊHteMimàm

em& i& WMaw7

iTTmmmmJLJJÊill

m** l J ' i__f^jOH ^mlmf' El iuh Ip^f^v .^R

Justiça

determina a

liberação de

Marco Lopes

I câmara Criminal leva em conta a

II

habeas-corpus

"impetrado

pelo

advogado

Elias

Brasil libertou

on-tenl UU prisão especial o

vereador

Marco

Lopes

(PL), acusado de ter

prado,em fcvereiro.a

estu-dante de iniciais H.S.ES.,

21 anos,filha do deputado

estadual

Roberto

Rui

Guerra. Segundo o

advo-gado do vereador, foi a

Cã-mara Criminal da Capital,

reunida ontem e composta

por dois desembargadores

C um procurador.que

deci-diu pela libertação do

acu-sado, após avaliar que o

acusado não tinha

antece-dentes, ou

seja, nenhum

processo

na Justiça por

crime de estupro. E bôm

lembrar que Marco Lopes

é acusado de mais dois

es-tupros, ocorridos em 96 e

97. Enquanto isso.a

Comi»-são

Processante caminha

para concluir os trabalhos

na Câmara.

rt»« ¦

^^^k» mW IHsM H ** ' '' ' *R&lm\ Mm\

'£-§*'"£%

fà*

¦* w* »*.

í.

* ^LmàmAm

Anistia

condena

presídio

em Manaus

Superlotação, falta

de

assistência

mfdico-hospi-talar

e

de

acompanha-mento judicial são

algu-mas

irregularidades

ob-servadas pela Anistia

In-ternacional,

que

come

çou

uma

inspeção

em

lodo o Brasil e ontem ev

teve na Penitenciaria

Esta-dual Desembargador

Rai-mundo Vidal Pessoa, em

Manaus. Julia Rt>chester,

membro da organização,

ficará em Manaus até

sa-bado e vem sendo

acom-punhada na inspeções ao

presídio

pelo

Conselho

de

Defesa

dos

Direitos

Humanos (CDDH) e

Insti-tuto

dos

Direitos

Civis

(IDQ

p*MB

/ME

Enargla

AVISO DE INTERRUPÇÃO PROGRAMADA NR 044/96

A MANAUS ENERGIA, visando melhoria na quanto* de seus serviços comunica aos ma consumidores que em virtude de trabalhos impre» i .'•«« ao sistema elétrico ds m* tnbueào devera executar serviços de SUBSTITUIÇÃO l)E POSTES E LANÇAMENTO OE REDE DE ALTA TENSÃO NA EST DO MANOA EST DA CIDADE NOVA E RUA SANTO ANTÔNIO que ocasionara interrupção de energia elétrica dia 04/04/96 das 0900 às 1W0 horas nos seguintes trechos AV NOEL NUTELS ENTRE ENTRADA DA CIDADE E EN-TRADA DO MANOA. CONJ MUNDO NOVO E PARTE DA COLÔNIA SANTO ANTONO, atingindo entre outros os seguintes consumidores especiais AUTO POSTO BBA E NOWA SHOPPING Caso os serviços sejam concluídos antes do prazo o refcgamentoserá antao-pado A Manaus Energia agradece a compreensão INFORMAÇÕES E PLANTÃO FONE 196 Manaus. 02 de abril de 1996

BCOMMKK

¦matam

DAS COMUNICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO AMAZONAS

AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS 011/96

A ECT - Diretoria Regional do Amazonaa. por mato da aua Conteste Permanente da Licitação, comunica qua ratftari no dia MflMM te 1S00 ( quinze horaa). horário da Manaua-AM. raunilo da tWtofto tmm-rente • Tomada da Preços 011/M, cu|o ob|tee é a uuiHiatoef. ptf» penodo da 12 (doza) maaaa. da amproaaa aapactoNMM mm prestação doe aarvlçoa da Vigilância És unidadaa da ECTflMMM tm Boa Vista/RR A licitação aará do tipo menor preço. Para maloree ( " mações as Hrmas interesaadas deveréo dirtgir-ae ao eoguiirte andaraaaK- -- ¦ CPL;

«one:«»-*1d1 Rua Marechal Deodoro 117. Centro. 1* andar, aala da

ramal 276. Manaua-AM

LUtZ CARLOS ALVES PEREIRA Presidente da Comleaèü

(2)

2 WlHÜt.2»l»fi»1ÍM

JORNAL li CORMERCIO

Opinião ,

.'BASTIDORES

Feitiço centra e feiticeiro

O prefeito Carlinho da Carbrás levou ontem uma comitiva de jorna-listas manauaras a Parintins. O objetivo era mostrar suas realizações e presenciar uma mani-festação que seus ami-gos estavam organizar.-do e que prometia reu-nir cerca de 50 mil pes-soas - um exagero, con-venhamos, até porque isso significaria mais da metade da população daquele município. O

Movimento Fora

Carbrás não perdeu tempo e ocupou as rádios da cidade para denunciar a manobra. Disse que os jornalistas haviam sido pagos pelo prefeito para mostrar uma realidade que não era a da cidade. Foi pre-ciso até que o prefeito providenciasse seguran-ça e um alojamento no hotel de sua proprieda-de para que os

jornalis-tas não fossem agredi-dos por manifestantes que se opunham ao

tea-tro armado por

Carlinho. Erraram ambos os lados:o prefei-to, porque realmente queria mostrar uma situação que não é a real - uma insatisfação muito grande da socie-dade parintinense com sua administração; e a oposição porque não se informou direito e colo-cou em risco a integrida-de física dos profissio-nais da imprensa. O JC enviou uma equipe a Parintins na comitiva organizada pela assesso-ria do prefeito, mas em

nenhum momento

houve qualquer oferta financeira para lazer uma imagem positiva da admi-nistração municipal.Sinal de que os ânimos na ilha Tupinambarana estão mais tensos do que se imagina.

VonHsctrdante

Mais uma

Surge uma voz entre os empresários do transporte coletivo a defender o Decreto 2.521, de FHC, que regula-menta o transporte coletivo no Brasil. O presidente da Eucatur, Assis Gurgacz, diz que as mudanças foram bené-ficas e chegaram em boa hora."A Ação ilegal de empre-sas clandestinas que expio-ram passageiros sem o mini-mo de segurança passou a ser combatida com mais rigor e é uma garantia para as empre-sas que investem em seguran-ça, conforto e bem-estar do passageiro",disse ele.Colegas do empresário no eixo Sul-Sudeste não gostaram nada das medidas.

Preocupação

O vereador tucano Sérgio Cardoso quer que o ministro Pedro Malan pare de explicar as causas do desemprego e parta para ações mais objeti-vas que visem recuperar parte dos postos de trabalho perdi-dos nos últimos anos. "Não adianta ficar atribuindo as nossas mazelas internas à crise asiática, pois o desaque-cimento do consumo interno começou bem antes daquela crise, impulsionada principal-mente pela aviltante taxa de juros que se pratica no Brasil há muito tempo",diz ele.

IPTU

O prefeito Alfredo Nascimento decidiu prorro-gar o prazo para o pagamento da cota única da primeira par-cela do Imposto Predial e Territorial Urbano, que ven-ceu no último dia 31.0 con-tribuinte ainda poderá pagar com desconto de 15% até a próxima quarta-feira, dia 8. A explicação oficial é a de que as filas nos bancos credencia-dos para receber o tributo ultrapassaram todas as expec-ativas, além do que muitos trabalhadores só recebem o salário no dia 5.

Outro político acaba de ade-rir à campanha da primeira-dama do município, Léo Nascimento, em favor dos deficientes físicos A vereadora Rosaline Pinheiro (PFL) acom-panhou d. Léo nas visitas que fez doando cadeiras de roda ontem. E tem um motivo espe-ciai para isso: seu filho mais velho teve problemas com a paralisia infantil e só começou a andar aos seis anos de idade.

Dia da Mentira

Enquanto por todo país pipocavam os movimentos liderados por funcionários públicos e partidos de esquer-da contra o governo federal, usando como símbolo o Io de Abril, Dia da Mentira, alguns amazonenses mal intencio-nandos preferiram comemo-rar a data congestionando o telefone 190,da Polícia Militar, com trotes.Foram mais de 200 no dia de ontem.

Mudando o estilo

O novo ministro da Saúde, senador José Serra, prova que não está para brincadeiras e está adotando o estilo "mar-cando de perto" para tentar mudar a imagem da saúde pública no país. Ele foi ao Rio de Janeiro ontem acompanhar de perto o trabalho da Vigilância Sanitária no comba-te à dengue. Nada como um político com sensibilidade no cargo desses.

Criticas

Mais duas pessoas conheci-das na sociedade foram aco-metidos pela virose que der-rubou o prefeito Alfredo Nascimento. O jornalista José Maria Castelo Branco, da assessoria do governador Amazonino Mendcs.e o presi-dente da Urbam, Waldilson Cruz, também acabaram na cama.A suspeita que começa a surgir na cidade é que na verdade eles contraíram, den-gue. Alfredo ainda não reto-mou as atividades normais, mas já está despachando

Alguns aliados do ex-prefei-to Eduardo Braga estão preo-cupados com a falta de organi-zação em algumas viagens ao interior do estadoAcham que ele perde tempo ao visitar municípios onde não existe uma preparação prévia de seus aliados, mas comemoram os resultados das visitas aos municípios onde houve, diga-mos, uma comissão predeces-sora trabalhando.

Vltérta

Não adiantou a propaganda maciça da chapa da situação. Venceu uma das chapas de oposição.a mais fbrte.coman-dada pelo médico Wellington, na eleição para a diretoria da Unimed no estado. Foi uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos, com direito à contratação de agên-cia de publicidade e tudo mais. Gastou-se bem nesta investida, mas pesou mais a insatisfação da maioria dos cooperados com o que eles vinham recebendo a título de remuneração. Faltou credibiH-dade à situação.

.EDITORIAL

Uma pesquisa do Ibope mostra que a situação do presidente Fernando Henrique Cardoso não é tão confortável como se pensa-va na disputa eleitoral deste ano. Ao contrário do que disse o Jornal Nacional, da Rede Globo, ele não vence-ria a eleição no primeiro

FIC11 primeiro tirno

turno, se ela ocorresse hoje, a não ser que todos os 17% de indecisos decidissem votar nele.

Senão vejamos: FHC tem 39%, Lula 22%, Ciro Gomes 6% e Enéas Carneiro, o foi-clórico candidato do Prona, 5%. Ora, somados os três outros candidatos citados.dá

33%, menos que a votação de FHC. Mas para quem está no poder, tem a seu favor a máquina administrativa, a maioria dos governadores e o Plano Real.é muito pouco. E vale ressaltar que ele preci-saria de 45% dos votos, segundo a Lei Eleitoral, para vencer no primeiro turno.

O problema reside mesmo é em encontrar um candidato que possa der-rotá-lo num eventual segundo turno. Está mais do que provado que este não será Lula e muito menos Ciro Gomes. Talvez Itamar, com um pouco de sorte, conseguisse.

OOMQ £ (SUE O COMfcDi

9t^a^^m8^8^m ^^^ *'^^^_#_r* .^^ t*~" '"

IRUI BARBOSA DA COSTA

As grandes ausências na recepção ao governador

Com a liminar concedida pelo Supremo Tribunal FederaiSTF, o governador Amazonino Mendes venceu mais uma batalha em favor do Amazonas e manda um recado aos inimigos contumazes da Zona Franca de Manaus, sejam do Sudeste ou daqui À unanimidade dos votos.o colegiado da suprema corte do país acatou as bem funda-mentadas razões do governador e dt seu competente secretário de fazenda Samuel Hanan e concedeu a carta de alforria que assegura a intocabilidade: não entro numa briga para perder.seja contra tuba-rôes ou contra piabas

Esse foi mais um duelo vencido. Os cartéis do Sudeste usaram mecanismos sórdidos Homens de governo.como o famigerado Serra e dezenas de seus aliados.de lá e daqui, lançaram mão de todos os meios políticos,partidários,econõ micos e governamentais para ata-bar com a ZFM e prejudicar nosso povo.tentando desse modo,como se lhes fosse possível, atingir o governador Amazonino Mendes A rixa é pessoal e intransferível. São mecanismos perversos que jun-tam toda espécie de ave imunda, abjeta, leprosa, numa confraria repugnante.

A junção do Serra com 0 empre-sário do Sudeste.e com a bancada política que lhes dá sustentação em Bras_ia,corn o objetivo de pro teger seus interesses econômicos contra o concorrente do Norte ,até que poderia se justificar. O que nossa mente não consegue alcan-çar é o fato desses invejosos terem conseguido o apoio dos membros da bancada política do Amazonas para alcançarem seus objetivos condenáveis.

Deputado daqui foram inocen-tes úteis que, quais camicases, se expuseram à execração popular tornar a perfídia dos nossos inimi-gos. Deranvse as mãos, esquece-ram suas lideranças, fizeesquece-ram de tudo para manchar o Amazonas diante do paísA grande meta des-ses anu-amazônidas é despedaçar a Zona Franca, promover o desem-prego.criar clima popular de revol-ta contra tudo e todos a fim de per-mittr a criação de um discurso alar-mista que se coadune com suas loucuras. Estão descontentes com tudo o que temos de bom e de bonito.Nosso modelo econômico, o empresariado local, os indus-triais.o comércio e o governo do estado os incomodadam. Não é possível este estado febril de traba-lho e prosperidade.se pudessem já teriam levado para a Bahia ou para São Paulo. É triste a gente saber que políticos da terra deram as mãos ao Covas e ao Serra para impedir que essa gigante coreana viesse para cá.

Hoje, quem vai ao Amazonas Shopping aos sábados a noite, ou aos domingos, vê centenas de coreanos cirotbndo.comprando e

olhando admirados as lojas iguais às do Seul.Breve teremos milhares desses asiáticos se casando com manauara numa prova inconteste que não são a Samsung mas outras fabricas vindas daqueles continen-tes vieram para ficar no Amazonas. Durante o primeiro ciclo os japo-nenses vieram plantar juta e termi-naram ficando por aqui. Casaram-se com as caboclas dê Parintins e deram origem a centenas de nis-seis espalhados por todo estado.

Se os amazonenses tiverem amor à terra onde vivem jamais cometerão o erro de voltar nos traíras que lutam contra a Zona Franca de Manaus. Eles significam a perfídia.a politiquice.a ciumeira, 0 ódio mesclado do estreito espíri-to das seitas masoquistas.

A chegada do dr. Amazonino Mendes motivou uma grande e calorosa recepção no aeroporto Eduardo Gomes. Grandes figuras foram recepcioná-lo. Lá estavam o dr. samuel Hanan, o senador Bernardo Cabral, o magnata Francisco Garcia.o prefeito Alfredo e Ornar Aziz, Miquéias Fernandes, Nonato Lopes, Átila e Berlarmino Lins, Lupércio Ramos, Bambolê, Roberto Amazonas, Ronaldo Tiradentes, Pedro Albuquerque, José Nasser, Cristovam Marques, José Tadros, Belmiro Vianez, sindi calistas, políticos e populares, den-tre eles as representações de modestas senhoras do bairro Cidade de Deus.como Rosa Maia e Enindes Maximino. Vi naquele grupo a dona Maria José, modesta doméstica que tem dois filhos no Distrito Industrial Todos estavam jubilosos com a vitória do governa-dor.

Dei uma olhada por todo lado mas não vi ali o Mauro Costa.nem o Artur Neto, Luis Fernando Nicolau, Gilberto Mestrinho, Eronildo Bezerra, nem a doutora Alzira,aquela que se elegeu com o apoio do recepcionado.

Fiquei surpreso ao ver o maluco do Filizola e o traíra Maria Muniz, aquele que as câmaras flagraram oferecendo calorosa recepção ao Serafim Corrêa no Iranduba. Vi o Pires, mas não vi seu ex-aliado.o Arturzinho Que pena! Acho que o Eduardo Braga deveria estar lá para.depois de despejada toda vai dade e ambição política, dizer, publicamente, como disse antes, diante de milhares de pessoas no anfiteatro da Ponta Negra: "Este é o meu líder-meu verdadeiro amigo.o homem a quem devo meu passa-, do, meu presente e meu futuro político e que fez a maior adminis-tação da história do Amazonas. Eis o Homem!".

Não tem nada a ver! Não seria nada demais ver o Artur, Nicolau, Eron, Alzira, Mauro, Sabá, Roberto Ruy, e outros do mesmo grupo oposicionista se apresentar no Eduardo Gomes para parabenizar n unvr-mador e num Besto de

humildade pedir-lhe desculpas pelas sacanagens^nentiras e emba-raço9,e por tudo que fizeram, não só de,mas,prindpsdmente à Zona Franca e ao seu povo. seria momento propício para pôr as coi sas nos devidos lugarcs.confessan-do publicamente sua autoria das matérias que depuseram contra a Zona Franca e contra o Amazonas e que foram prato cheio para as revistas e jornais do Sudeste e da Belacap.

Temos a certeza que,em virtude da grandeza que lhe possui a alma, o governador ficaria suipreso.não mais que surpreso.e saberia enten-der que errar é humano.como foi o caso reincidente do Muniz. Cá pra nós, esses comunas e outros inocentes úteis, travestidos de democratas.estão abusando de sua humanidade.

Mas,a vitória da Zona Franca é a vitória de todos nós. Do Terceiro Ciclo, do Terminal Graneleiro de Itacoatiara, das BR-174 e 319, da Orquestra Filarmônica do Amazonas,do Hemoam.dos serra-dos de Humaitá e Apuí, da Vila Olímpica, da Ponta Negra, dos via-dutos.dos salários pagos em dia.da rodovia doTurismo.do balizamen-to do Madeira, das passagens de nível, do Teatro Amazonas, das dezenas de feiras cobertas, da Seduc, enfim, de toda revolução que os inimigos da Zona Franca tei iram em não ver Porque não lhes convém. Ciumeira, só ciumeira e medo de perder o que as pesqui sas já afirmam.pontos preciosos na preferência popularAfinal.o povo sabe

quem trabalha, quem tem inteligência.quem ama esta terra e quem a odeia.

Depois de fazer o que fez aos camclôs,aos feirantes,à Prefeitura, ao Porto de Manaus^o FHC.quan -do diz que quer ver preso aqueles

¦EXPEDIENTE

JORNAL li COMERCIO

Fundado por J. Rocha doa Santoa, am 1804 Guilherme AluUo d* Oliveira Silva

Diretor Presidente Hiel Levy Meie Vasconcelos

Editor Executivo Adalberto Santos

Diretor Comercial

Propriedade de Empresa Jornal do Comércio Lida. Fundado em 02 de Janeiro de 1904

C.G.C. 04.561/791/0001-80

Sede própria à Avenida Santa Cruz Machado n° 170-A, Bairro Japiim Telefone Geral: (092) 237-3993 - Endereço Telegràfico: JOCQMÉRCIO Telefax: (092) 613-1051 - Manaus - Amazonas - Brasil.

SINEJA

que "compravam"votos que basta-ram fazer passar a emenda da ree-leição do presidente.de seu parti do,o que lhe valeu uma bronca do Serjão, o deputado Artur vem à televisão e diz que o STF deu a lim-inar porque o fulano e o sicrano, todos da oposição, também briga-ram pela defesa da ZFM e que o mérito é do vereador Sérgio Cardoso Brincadeira!

O governador Amazonino Mendes tem inteligência e audá-cia. Seus maiores inimigos já se reuniram para pelejar contra ele. Perderam todas. Rara governador, senador, prefeito. Usaram TV, rádios e jornais para chamá-lo de tudo.menos de honestoApelaram para a macumba,terrorismo,misti-cismo e canalhismo sem consegui rem derrotá-lo. deram-lhe castelos na Europa e praias no litoral de São Paulo. Mas o povo conseguiu entender que tudo não passava de fafacias.basófias.enganação.politi-quice,ciumeira,que o povo sepui tou nas urnas e na história.

É uma pena que o Eduardo Braga não tenha sabido esperar a sua hora. Foi na corda de gente menos inteligente que ele. O governador Amazonino Mendes já provou que sabe honrar sua pala-vra, mas o ex-prefeito preferiu ouvir o canto dos surubins. Infelizmente vai provar o sabor amargo da derrota e comporá o grupo daqueles que sc deixaram envolver pela ganância do poder, que é passageiro.Fará coro ao lado dos traíras e dos maus filhos da terra que vislumbram no quanto pior,o seu mdhor! Nio enquanto o Amazonas tiver um governo com o quilate do dr. Amazonino Mcndesjhomem de costas largas e ã prova de catolé. jom_mMoo FIEJ MUNOIAL 0E JORNAIS

ANJ

nTAOOOOJUaUONM AtOOClAÇAO VJBf otjomuus tmtoamtOÊ mwnwu

Os artigos assinados sao de responsabilidade dos autores e nfto refletem necessariamenrte a opinião do Jornal do Commercio.

(3)

^—

Política

JORNAL li COMMERCIO

Cúdigo do

consumidor

í debatido

EDI GlICOntrO Euler pede a Serra que

Cláusulas polemicas serão objeto de estudo uu Tropical

PfimhatQ IIIIV2K PllflPinÍ2l^

j*s cláusulas mais polêmicas no te nesse aspecto. UUI IHUeU IU! UU Ul IUUI

-iwwmmmj. TW^mmEAmm

pwttHiw^* m%mmmm)mEEm^f

^Ç-iJMwm

mmmf^ki

\

¦JAÁA

mmJmT'

)

'^11

HI

ÍWm.

/

sB Código do Consumidor começaram a ser discutidas na manhã de ontem no Tropical Hotel dc Manaus pelos representantes de todos os Procons do país. A questão da devolução com ressarcimento para o consu-midor, por exemplo.de açor-do com a secretaria-executiva do Procon no Amazonas. Rosely Fernandes, também vai ser discutida no 1 Encontro Amazônico de Defesa do Consumidor, que será encerrado amanhã, com palestras sobre a educação para o consumo, o consumo sustentável, o turismo na região amazônica e o próprio Código.

Entretanto, segundo Rosely, que deixa o cargo amanhã, dia 3, para disputar pelo PL uma vaga na Assembléia Legislativa nas eleições de outubro, os fornecedores de um modo geral não precisam ficar apreensivos nem fazer alarde, porque a cláusula em questão é bem clara e não tem interpretações dúbias.

"Nós

estamos resgatando a questão do equilíbrio dentro do Código de Defesa do Consumidor, que tanto ele prega, porque o consumidor sempre é a mais fraca na rela-ção de consumo", disse ela, assegurando que o elencado de 14 cláusulas que chegaram para complementar o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, so vai beneficiar o cidadão consumidor, por-que enfoca, particarmente , os termos contratuais abusi-vos.

Rosely Fernandes deixou claro que esse encontro que está sendo realizado em Manaus constitui-se em uma oportunidade ímpar para se discutir e colocar em questão as novidades e inovações que foram implementadas visan-do a defesa visan-do consumivisan-dor.

"Esse

encontro é sem dúvida nenhuma muito importante para todos nós, porque possi-bilitará, também a discussão efetiva do consumo sustenta-vel dentro da maior floresta do planeta, que é a nossa. Quem vai ganhar com isso é a população", observa

Segundo Rosely Fenandes,

Procon,trabalhando em defe-sa dos direitos dos cidadãos consumidores,assuntos finan-ceiros envolvendos bancos, administradoras de consór-cios e tudo o que envolve financiamento lideram o ran-king das reclamações no órgão.

Ela acredita que a transforma-ção do Procon em secretaria executiva só vai ampliar mais os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com muita dig-nidade , para fazer valer os direitos do cidadãos consumi-dor.

Na abertura do 1 Encontro Amazônico de Defesa do Consumidor o secretário de justiça do Amazonas, Félix Valois, representante do governador Amazonino Mendes na solenidade, disse que o evento incrementa a consciência do consumidor e é preciso fazer cumprir o Código.

Valois disse, ainda, que a educação do consumidor é importante, porque através dela ele ganha conhecimento e passa.gradativamente.a ter conhecimento dos seus ver-dadeiros direitos

Acredito que esse encontro em Manaus servirá para aumentar a consciência do consumidor amazonense" argumentou, destacando que os Procons de todo o país têm um excelente" trabalho na defesa dos direitos dos tra-balhadores.

De acordo com o secretário, a partir dessa conscientização geral se aumenta, também a noção de cidadania, porque na medida em que se divul-gani esses direitos que o con-sumidor tem, ele aumenta também essa consciência dos trabalhadores.

Durante a sua palestra sobre o "sistema nacional de defesa do consumidor" o represen-tante do Ministério da Justiça, professor Nelson Lins D' Albuquerque Jr, lembrou a Política Nacional das Relações de Consumo tem fundamento nas disposições constitucionais, que determi-namser dever do Estado pro-mover a Defesa do Consumidor e fundar-se a Ordem Econômica

exatamen-USE

INSTITUTO DE

ESTUDOS

EMPRESARIAIS

PROMOVE CURSOS DE:

LICITAÇÕES EM PROJETOS INTERNACIONAIS 31.03 a 03/04/98 - 28 h/aulas

ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL 06 a 08704/98 • 24 h/aulas AUDITORIA GOVERNAMENTAL

14 a 17/04/98-32 h/aulas

LICITAÇÕES BENS E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA 22 a 24/04/98 - 24 h/aulas

ORÇAMENTO PÚBLICO P/O PODER JUDICIÁRIO 05 a 08/08/98 - 32 h/aulas

O nosso Código foi o resul-tado do disposto no artigo 48 das Disposições Transitórias, sendo um instrumento de ordem pública e de interesse social e não um diploma para, simplemente, regular mecanismos do direto priva-do", observou, lembrando que o mesmo artigo prevê o atendimento das necessida-des dos consumidores no mercado, o respeito da digni-dade,da saúde e da segurança dos destinatários dos bens e serviços, bem como a prote-ção dos interesses econômni-cos, a melhoria da qualidade de vida e a transparência e harmonia das relações de consumo.

Segundo ele, a recente mudança provocada com a vigência do novo decreto de de março de , na ges-tão do ministro Nelson Jobim,foi a grande conquista e a afirmação do Sistema,por-que coroou os esforços do DPDC/SDE, no sentido de consolidar uma ação integra-da de todos os órgãos de defesa do consumidor e per-mitir a descentralização de decisões, dando maior poder e autonomia aos integrantes do Sistema Nacional dc Defesa do Consumidor, per-mitindo maior agilidade e efi-ciência na atuação dos Procons,na garantia dos direi-tos do consumidor e na busca do equilíbrio das relações de consumo.

O Sistema Nacional,enten-dico como a combinação das ações das partes para o atingi-mento de um resultado, tem como objetivo a implementa-ção efetiva da Política Nacio-nal das Relações de Consumo, explicou, lembran-do que a educação e informa ção dos fornecedores e con-sumidores sobre seus direitos e deveres é indispensável para se ter um mercado de consumo saudável.

O deputado federal Euler Ribeiro enviou carta ao minis-tro José Serra cobrando uma postura do Ministério da Saúde, quanto as doenças transmissíveis que estão rea-parecendo na região e tam-bém com relação as novas moléstias, como a dengue. O parlamentar fez convite para que o ministro venha ao Amazonas olhar de perto a situação.

"Corra

ministro, visite a área,tome providências,senão o senhor será responsabiliza do num futuro próximo pela

hecatombe dos povos da fio-resta por pura omissão", aler-tou o deputado.

Segundo Euler as doenças transmissíveis no Brasil agra-vam as questões sociais, preci-sam ser vistas e tratadas como prioridade. Entre as doenças que estão recrudescendo (retornando) ele citou a moléstia de chagas, a esquis-tossomose. a tuberculose, a hanseníase e sobretudo a malária

"Esta

última está dizimando as populações das áreas urba nas e rurais da

Amazônia.prin-cipalmente no sul do estado na região da Transsamazônica (Apuí e Humaitá). além das áreas de fronteiras, o Alto Solimões e o Rio Negro",indi-cou.

Lembra o parlamentar, que é médico e ex-secretário de saúde, que a incidência e a prevalência da malária é tão intensa que merece um trata-mento de choque. Ele denun-ciou ainda que a Fundação Nacional de Saúde está total-mente desaparelhada de recursos humanos, máquinas, equipamentos e insumos.

Deputado diz que DDD

coloca Maraã oo mapa

"Maraã

agora falara com o mundo", declarou o deputa do Belarmino Lins (PFL), ao inaugurar com o prefeito Betinho Fonseca, o sistema de Discagem Direta a Distância (DDD). da Telamazon. na última quinta-feira.

Dando explicação ao empreendimento de Maraã.o deputado "Belão" afirma que o gerente de operações da Telamazon neste município, Nonato Freire, garante que o novo sistema vai tirar a loca lidade do isolamento em que se encontrava A solenidade de inauguração também con-tou com a presença do depu tado federal Átila Lins.

Fazendo um relato minti cioso do trabalho feito pelo prefeito Betinho Fonseca,em Maraã, Belarmino Lins apon tou outras realizações como as obras do hospital que

estão em estado avançado de acabamento e que serào con-cluídas em breve espaço de tempo, oferecendo melhores condições de atendimento aos munícipes Para "Belão" esse surto de desenvolvi-mento que Maraã vem apre-sentando está ligado direta-mente ao "Terceiro Ciclo", programa carro-chefe de desenvolvimento do Estado implantado pelo governador Amazonino Mendes

Dentro de mais algumas semanas, ainda como fruto desses investimentos, a Companhia Energética do Amazonas (CEAM), vai inau-gurar um novo gerador de energia elétrica, acabando de vez com os "black-out" e propiciando o progresso da ainda incipiente industria dc Maraã e de seu comércio.

l.ins manterá contato com o governador Amazonino

Mendes para que a situação da energia elétrica em Japurá seja normalizada. Dentro do cronograma de obras do governo serão inau-guradas novas escolas nos dois municípios, ampliando o leque de opções para os estudantes da área.

Essas visitas deverão ser realizadas em todos os muni-cipios das calhas do Japurá, Solimões e Purus, sempre com a finalidade de conhe-cer de perto os problemas dessas localidades situadas ao longo dos rios e, dentro do possível, encontrar as soluções para cada caso.

Belarmino Lins para man-ter contatos com suas bases eleitorais, realiza viagem todo final de semana na calha do Jurua para verificar in loco. as necessidades da região

SEMP TOSHIBA

LOCAL: BRASÍLIA - DF

Informações: (061) 327-2077 - 328-3243 - 327-2770

SEMP TOSHIBA AMAZONAS S/A CGC 04.400.552/0001 -48

ÇQNVQCAÇÃQ

Ficam convocados os senhores acionistas da Semp Toshiba Amazonas S/A, para se reunirem em Assembléia Geral Extraordinária, no dia 30 de abril de 1998, is 17:00 horas, em sua sede social à Rua Içá, n° 500, Manaus-AM, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1) Proposta do Conselho de Administração para aumento do Capital Autorizado;

2) Proposta do Conselho de Administração para aumento do Capital Subscrito e Integralizado, com aproveitamento de reservas;

3) Outros assuntos de interesse social

9 Manaus, 28 de março de 1998

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

SEMP TOSHIBA

SEMP TOSHIBA AMAZONAS S/A CGC 04 400 552/0001-48

Convocação

Ficam convocados os senhores acionistas da Semp Toshiba Amazonas S/A , para se reunirem em Assembléia Geral Ordinária, no dia 30 de abril de 1996, és 8:00 hem, em sua sede social á Rua Içá, rf 500, Manaus-AM, afim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

a) Exame, discussão e votação do Relatório da Administração, Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado referente ao exercício findo em 31 de dezem-bro de 1997;

b) Outros assuntos de interesse social.

Outrossim. colocamos a disposição dos Senhores Acionistas os documentos a que se refere o art. 133 da Lei 6404/76

Manaus. 28 de março de 1998 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

(4)

,2ÍtafcfftJt1lll

JORNAL dl COMERCIO

Prefeitira prorroga

prazo de papeoto

da cota única do IPTU

Imm renmer ¦ trlkoto att Oia oito, terí descarto de 15% e aiMfla concorrera aos preniK

O prefeito Alfredo Nascimento decidiu ontem prorrogar o prazo para paga-mento da cota única e da pri-meira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O prazo que vencia terça-feira,dia 31,foi estendido até a próxima quarta-feira, dia oito de abril. Quem recolher o tributo até o dia oito, continua tendo o desconto de 15% e concorrendo aos prêmios da campanha "IPTU"- Pague para ver Manaus melhor".

Segundo o secretário de Economia e Finanças, Aluizio Braga, a iniciativa foi tomada porque as filas nos bancos e locais de pagamento foram

muito grandes no último dia de pagamento e porque muitas pessoas ainda vão receber seus salários até o dia cinco. "O movimento foi muito intenso ontem nos postos de pagamen-to.Para beneficiar a população, ampliamos o prazo para que todos possam pagar seu tribu-to.de forma parcelada ou em cota única, com mais calma e ainda concorrer aos prêmios", afirmou.

A notícia foi recebida com alívio por alguns contribuintes. A comerciante Maria José Lopes,42 anos, não conseguiu pagar na agência do Big-Bea e foi ontem na Prefeitura tentar quitar o imposto.

"Não

conse-gui entrar no banco porque estava muito lotado Ainda bem que foi prorrogado porque já estava pedindo outra via para pagar o meu IPTU",contou.

Quem pagar até o dia 8, em cota única, poderá concorrer a dois Corsas zero quilômetro, quatro geladeiras, três televiso-res e três videocassetes. O pri-meiro sorteio acontece no dia 28 de abril."Além dos prêmios que estamos oferecendo para incentivar os contribuintes a pagar o IPm.graças a um con-vento com a Caixa Econômica Federal, ampliamos também o número de locais para paga-mento, que pode ser feito nas 55 casas lotéricas da capital",

ressaltou Aluizio Braga.

As pessoas que optarem pagar o IPTU em cota única o dia 30 de abril, terão direito a um desconto de 10% e ao sor-teio.no dia 29 de maio, de um carro, três geladeiras, quatro televisores e três videos. Concorrerão a esses prêmios também quem tiver pago a cota única até o dia 8 de abril. E mesmo quem preferir efetuar O pagamento total do exercício até o dia 30 de junho ou parce-lar o imposto em sete vezes até o dia 30 de setembro, também terá direito a concorrer a um carro, três televisores e quatro vídeos, num sorteio que acon-tecerá no dia 29 de outubro.

Jap 1 mmm aniversário en

grande esto

Uma equipe de 30 profis-sionais do Centro de Saúde do Japiim l.foi o grande des-taque da festa dos 28 anos do conjunto 31 de Março 0apiim),em um evento pro-movido pela direção do cen-tro social urbano da área. Com atendimentos que iam desde consultas médicas até aplicação de vacinas, a equi-pe atendeu convite da direto-ra do CSU, Etelvina Farias, para participar da comento-ração.

"Eles

sempre nos apoiam nos nossos eventos e a festa pelo aniversário fica mais completa à medida que pro-piciamos lazer e entreteni-mento aos moradores e pro-piciando um sério atendi-mento de saúde", coatendi-mentou Etelvina.

O CSU montou uma miniexposição de produtos feitos por seus grupos de adolescentes, mães e da ter-ceira idade. Na mesma área, podiam ser encontrados

tra-balhos de marcenaria, vime, indústria caseira e muitos ovos de Páscoa. O centro tra-balha em parceria com a Fundação de Apoio Comunitário Municipal (Ftindacom)A presidente do órgão, Marise Mendes, parti-cipou da festa e aprovou a qualidade dos produtos.

importante dar oportu-nidade às pessoas de produ-zir e, principalmente, escoar sua produção. Com festas e exposições como essa,

con-seguimos atingir nossos obje-tivos", comentou.

Atualmente, o CSU do Japiim 1 trabalha com mais de 400 pessoas,entre adoles-centcs, adultos e pessoas da terceira idade. Em breve, o centro oferecerá aulas de inglês, datilografia e informa-tica aos moradores/Estamos sempre ampliando nossas ati-vidades,com<> forma de aten-der aos interesses do nosso público", explicou Marise Mendes.

Edital de Convocação

Assembléia Geral Extraordinária

0 Presidente do Sidicato dos Estivadores de Manaus, no uso das atribuições que lhe são coferidas pêlos estatus, coforme artigo 28, letra

"a ", resolve covocar Assembléia Geral Extraordinária a ser real-izada na Sede Social deste Sindicato, dia 06 de abril de 1998, sito à Rua Visconde de Mauá, 265 - Centro, às 07:30 horas em primeira convocação, com a pre-sença da maioria absoluta em dia com as suas obri-gações estatutárias, ou uma hora após com qualquer número de presentes, a fim de discutir e deliberar sobre a seguinte.

Ordem do dia:

a) Leitura, discusão e aprovação da Alta da Assembléia anterior;

b) Leitura, discussão e aprovação dos Balancetes dos meses de Sentembro, Outubro, Novembro e Dezembro 1997;

c) Disciplina e Trabalho (Redimencionamento dos Termos).

Manaus, 01 de abril de 1998.

COMANDO NAVAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO AO QUADRO

TÉCNI-CO DO TÉCNI-CORPO AUXILIAR DA MARINHA E NO TÉCNI-CORPO DE PRAÇAS DA MARINHA

O Comando Naval da Amazônia Ocidental torna público que,

estarão abertas, no período de 01 a 15 de abril de 1998, as

ins-crições para o Processo Seletivo de Admissão ao Quadro

Técnico (T) do Corpo Auxiliar da Marinha a Corpo da Praças da Marinha. As normas detalhadas regulando o Processo Seletivo, constam dos folhetos "Instruções para o Concurso de

Admissão ao Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha e

Corpo de Praças da Marinha", que se encontram à disposição

dos interessados no Setor de Alistamento Militar do Comando Naval da Amazônia Ocidental, localizado na Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, sito à Rua Marquês de Santa Cruz, 264 -Cantro.

PAULO ROBERTO EIRAS FERNANDES Capitào-de-Corveta (T)

Encarregado do Serviço de Recrutamento Distrital

KHUJO LO auzotts

cimono do <« oncio no bsbistbd eira ¦AJUDS - ur.-::: • 13

ana mnoauuí HRimouu iu si ita comimo kacS»

Oficial oo Bo«istrc CiTil fla Haacl-rsi.to, oaasBurtos » Sbltoa por no-1 meação legal ato

;ato Sabar #>* pretendam Caaar-aeiFHBJr ÍÀSJt LOJAS. I HDBffilAWHA DA COSIA OlITXIHA.Sla natural da P«ro$»aolde dia OI da X975?fllho da fclgoÇ Ha natural da Lattei* Colorti^Tilh» da / TaMo fcrln a Clara largarita I«jan.*la,?>raaU.eir«fJ »t. do AaaaaanW? filha da Manoel da Olivalra Goaaa a Olinüna da Coata OlfcratnuJOlO^ CAHIflS »3 SA1TOS TIABU I MM8TA CORHSl OA SrürA.TlJNraa.íl-rwel-ado na t. do 8.'do Janeiro naacido dia 01-O7-M USlfriUe da Joio da Souza Tlasna o fcrlena doa Santoa Cunha Tiam».H.aí?braa. acltl naacida 17*-06-19W.fillia da Baatar Corraa da SllSra a Alaarinda da 8U.Ta.fle Aljam tirar eonhaolmirte da axiatlr -a«u» üpadlmento aponham na fona da lal

14 «a aarço da 1998

j^SULvaOodli MiranloliiMi<«f Silva Godlnho ««cado

Ofivial do Haglitro CiTil

Cidade

ímsmt

__ :rvajaa ama^aaiiaa.

mn eed

6584800-Fmx:GS8-

..,

AV. CENTRAL, 70 • LftWJMMAürfjj

^4^3^B^Hí

S8 «erm para

oras k aaa, tm

fflurafn e BGfcM

O Sesc abriu inscrições para cur-sos de arte e cultura, nas áreas dc música, dança,iniciação ao estilismo e fi3tografia.no Centro de Atividade da rua Henrique Martins,427-Centro. Na área de música a novidade é o curso Teoria Musical e Harmonização com o músico profis-sional Paulo Marinho, que durante três meses e lOdias.ensinaráosfun-(lamentos básicos de acoides.acom- panhamento,partitura,servindotam-bém de base para prestação de con-cursos para pertencera Ordem do Músicos do Amazonas ou profissio nalização dos interessados.

Marinho é músico do grupo Ases do Pagode há três anos Já tocou tam bém na Banca Impakto, e atuou na assessoria e musicalização dos CDs do tocador de toada Casa Grande, além de ser produtor musical de clips e jingles como do atual prefeito Alfredo Nascimento na última elei-ção.

Entre os trabalhos mais recentes arranjou a música Sol da Barca.músi-ca revelação no Festival Universitário do ano passado.

Para o curso que desenvolveiá no SESC,Marinho vai utilizar um meto-do pióprioem apostílas,colocadas à venda ao público pelos fone 625-3583.

Outro curso de música do SESC é com o tedadista Jair Rirá, que ÉugTv parte de um quadro permanente <k* cursos desenvolvidos pela institui-ção.

Quanto a dança,os cursos ofereci-dos são o de dança de salão (bolero, salsa,swing,samba de gafieira e du- ' cha),com a bailarina Caria Patrícia e dança do ventre, com a professora Brigitte.

Rua os interessados em fotografia o fotógrafo Waldir Lima ensinará téc-nicas básicas para quem busca conhecer lundamentos no uso de equipamcntos,filtn)s e filmes.

No SESC continuam abertas inseri-ções também para o curso de inicia-ção ao estilismo com a professora Taniuska Souza.

Maiores informações com a coor-denadora de cursos de arte,Mirthe^ Reis, fone 622-2699 ramal 269, no^" horário da tarde.

RA___

'¦-¦'-¦

m-' ^ A

BL

A

NiáfMdemisIcaaMvMadeitcwMTMrlaMMSlcilaRanMalziçit cm • música praflsslanal Paula Marinha |

Correcio Aviso Tomada dc Preço N' 001/98- CML/PMCV Tendo cm vista a incorreção na Tomada dc Preço n* 001/98, fazemos a devida correçio no icu objeto.

A onde se lê servido de construfio de uma Usina Pasteurlzadora de Leite.

Passa-se a ler aquislflo de uma Usina Beneficiadora de Leite e derivados capacidade 6.000 Lltros/dli.

Careiro da Várzea, itífe março de 1998. A COMBSÀO

i oriciü. .ssum uai a uia uxaoi DITU. Ul tBUCIJU3

• ««o i iu« rrat.

SAllA* quanto, o W....U «dlt.l v,r— ¦¦í:'j» mmALUi rvuiii* M snvi.braai

cunha»!

l^m.âiuo".», Olfo d. 'iu«lao r.rr.ir. At S,l», . Ida v,.ir. j. 3H«a.UMU-3.rr»i> OuaAaa • Afr. *l C»»«Ii« iuadaal

MC1UO CiÍALCdlITI Búl üíTO?,br«ai«lr MaiauDd* Ftndoo do... ^antoi <

"l.brnlWlra.ncl-.a.ra,

• lMtr»,MAn

_z_Ü_mE_r_AH_RJ!

'

"

'

'

..,MIMW,nitl U lrl.1. Mtm «« •.KKnto.lüUlUI «Uílti CllflLbfi^lJ ra. Klt.ir., Mor*tu-i.,M.Mn«iw,ftia. d. Luii <u Sil» Otaraa • Urit aa diária NMlá. 0b^..l UJCI1W flML II 0U«UILtrHll.i„|l,lMn«(à|. • ir..iro, fllh. u ^ll.«. Vi4.1 i. OUniri • «vi. te>wpüaa Soóom «a «IxAr»1 «Ml» Bi n SCZimu U C03tí,»r..ll.»r.,«1lt.tr., eaiwltara tAaalaa,BNa«MBaa.fW lba d. ,'m Inarr. d. Co.U « *«rt. daa 'Jracaa d. Co.l.i

í«Tt»4« >M»ãl rAU nuB.braal .iro,.lWl«,-M»-».,.,.,(lli. l. SataTw r«-r.lr. Fala-a Bscnlila «Inta rala.^MnOT ktMIA CATUCIRI

m.mmmmm_a». m aJ.Í'«SíS8.ctóStíã s^lMI lUlMJ MOL MiBJB

31LVA PAJSA .«ltalra, Ia 1 ar,aluananM,filha d. Francia». FaaaarlijK. fal»t • %• io lar.aauafiuiM.rilb, A. H3 «lauálaa tS unwoa bos»» u

e«io,loiui,.! Nftrl» Parnjuido» do C«ÉR»L

imhii

,r *•«— KS? aií.1* Kk^anntífimm

-UUIIM,.ollair., vanAa4unl*Baaaamaa,rillia Ia AdaAl da Sllya kiantaa a Aal.lA. ' fira. Ananlaal UUtMBO

JOS» UVWSS BA na, pnfaaaor.saraanM.nlk* d. J*aa ÜbaMr da Trladad.

i MU CUTlLKJ aalvaln, aatudant. i Ma taaalhi

uranfo CaatlAB* • Oaralaa I

BA TUaaUB braallalra.aoltalre «dlli. Imw d. frímtmt: .fllka da Franolaaa Aaa Mm'

Esm-*»*S5A&g52&

^WAWH^^.f

a*tfc .h^G^RAA*.

ClWOA i.nd. A. ArwAa d. Hl«l ^ llmnwmmai mmmm

<iuinia».»u«,r.,,««uá?r,--T.M1J. d.

Ai^a-A. a«». . aa*. d. i«Maa iSlJBÍa^l^^^1>~T^"''i-iir

.»«...,r»lka U J...11. «cr.lt. ^,pa. a lUrllu IStUlT^WL.t.ULmtlriSnt H UL 1A,fcl latra, lnli.trlarla.Ma.ai«a.»,fllb. da 1+i 'lalra «a Sjl»a • ItalaáM HrÁL 'ito* Tirraa d. Saua. • Sanadlta da Mira V».. MAIA H AIWA FBUIU,*>1 t«lr. do lartwu-a~aa.filia tm fbiUlana íbrralra da «.Ara a «alia ftvralra da 1,1» i uoaaa ia sn,u, ^1 t.i»,, ^> J», u.M..».>nika u ««Mia. o«^. «, I,», . ^ ria da 0«ki ii 311v. Iraújat 1 ^ "^ aatuiiaoi una bb W»XA,a.i>.iro,Ma. *mu*si.mm aaaanaa.fllka da «anoal da V». • Blla. lilaa Upaa. Inu CaiSTU» BMPIB. D0D. >AB0_ aoltaira, .«ludarla, M.W.W, fllba d» ¦•«) tw^dat Baarado.

Sa alauvaa aaukar «a al«ui lapadlawito .«tr, o. mu„m *4« W «a amolava oa forma da Ul .

K..u. (ti) 1» Aa aary» da \<n* 04 «•ygfTHriB

-1"*^^ Tvxw*

'fa '

(5)

Polícia

JORNAL li COIMERCIO

mmaatmaW

Anistia litermciinal

cnnstata irregularidade

ia Vidal Pessaa

Presas tioea ai irapas ¦» ea» <¦!¦<¦ crti m amria tor ¦ sai eapi^ jiriaBii pir lei

aa^^^^l lllalllu HI

l^^^l

Eliezer Leão Gonzales

Tâm\

MMMMM ******* EEMMMMRM MMMwB^^^^^M

Itcctta Faiaral

fOClIltO OMOBO

¦ oi^ranMB vivavam

Superlotação, falto dc assisten-cia médico-hospitalar e dc acom-panhamento judicial, são algu-mas das irregularidades observa-das pela Anistia Internacional, Mae começou uma inspeção em Wüo o Brasil c ontem esteve na Penitenciária Estadual Desembargadoir Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus. Júlia Rochester, membro da Anistia, ficará em Manaus até sábado e vem sendo acompanhada na ins-y peções ao presídio, pelo Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Instituto dos Direitos Civis (IDC) e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas (OABAm).

O objetivo da inspeção.segun-do a representante da Anistia Internacional, é fazer um raio-X da situação do sistema peniten-ciaria e carcerário em todo o pais. Júlia Rochester constatou na Vidal Pessoa, por exemplo, que até quatro mulheres divi-! dem a mesma cela, quando cada À uma deveriam estar em cela

"1

*?>arada'

*

Njjul '

A inspeção vai dar origem a um relatório e deverá ser con-clúída no próximo ano, para em

seguida a ONG exigir dos gover-nos melhorias no sistema e res-peito aos direitos da pessoa humana. A inspeção é feito em todo o Brasil, segundo Júlia, as cadeias de São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande já foram visitodas.Uma outra representan-te da Anistia Inrepresentan-ternacional está visitando os presídios no Nordeste do país e o trabalho termina em Fortaleza, onde as duas se encontrarão.

O padre Humberto Guidotti, do CDDH, Nestor Nascimento, presidente do IDC, Fátima Monteiro, diretor do IDC e Alberto Simonetti,da OAB-Am acompanham a inspe-ção da Anistia Internacional no presídio.

Superlotação existe O diretor da penitenciária, Antônio Chicre confirmou a superlotação e disse que o exce-dente é de aproximadamente 300 presos. A penitenciária tem capacidade para manter apenas 150 detentos e até o final da tarde de ontem o número era de 525. "O

espaço é pequeno e o nosso maior probtema,mas estamos tra-balhando para transferirmos pelo menos 220 detentos presos de Justiça para a Colônia Agrícola

fn&MmmmmEMEERRmmaMMMMMmmRRMRÊÊM*mMMm Anísio Jobim.até julho",disse.

Chicre afirmou que o secreta-rio de Justiça e Cidadania, Félix Valois determinou que fosse dadas todas as condições para que a representante da Anistia Internacional realizasse o seu tra-balho, mostrando todos os seto-res do pseto-resídio que foi construí-do em 1820.

Sem ameaça de rebeliões e fuga em massa há três meses, a penitenciária Vidal Pessoa vive dias tranqüilos.mas em anos pas-sado ocorreram pelo menos duas rebeliões que foram

contro-ladas sem maiores incidentes. O diretor disse que os presos agora recebem visitas externas três vezes por semana.telefonam um vez por dia.em orelhões ins-talados no próprio presídio.além de receberem vistas de quatro congregações religiosas (Católica, Assembléia de Deus, Prebisteriana e Universal do Reino de Deus). Os presos da vidal Pessoa também contam segundo Antônio Chicre, com dois turnos de aula. Existe uma panificadora, além de outras ati-vidades.

Acidente entre três

Garros deixa na

ferido na TefÉ

Vereador acusado de

estupro está livre

Um acidente envolvendo o Fusca JWX-7013, dirigido por Mariene Silva,o MomzaJWj 1708, dirigido por Nilson Moraes da Cunha,e o Gol JWN-2953, por Flávio Santos, resultou no ferimento de condutora do FuscaA tríplice colisão ocorreu por volta das 1 lh30 de ontem, na rua Santa CruzAmadiadonas proxi-midadesdoCO.

Segundo testemunhas existem pelo menos duas versões para o aci-dente.Uma é de que o Gol trafegava

em aha velocidade e chocouse pri-meiro com o Fusca que fez um con-torno em local proibido.o que oca-sinou a colisão também com o Monza que trafegava no sentido contrario.

O acidente provocou congesbo-namento naquela rua que só contor-nado com a chegada da ftrícia ao local. Os peritos devem anunciar o laudo em 24 horas.Quem lbr consi-derado culpado peide sete pontos no prontuário.

Mm*^

^PH

'^^^É^B

jÉsjje,.*!»- * ¦'* ~~ ^dKsa jp?*-"** ''£***íji*v7l!B

BManmiiMMwMiM mkMmmm lama CrnNactaft

Um habeascorpus impetrado pelo advogado Hias BrasilJibertou ontem da prisão especial o vereador Marco Lopes (PL), acusado de ter estuprado, em fevereiro, a estudante de iniciais H.S.ES ,21 anosílha do deputado esta-dual Roberto Rui Guerra Segundo o advogado do vereador, loi a Câmara Criminal da Capital reunida ontem, composta por dois desembargadores e um procurador, quem decidiu pda libertação do acusado

A Câmara decidiu por conceder habeaveorpus impetrado em fevor do acusado Marco Lopes, segundo Elias Brasil.após avaliar que o vereador não tinha antecedentes, ou seja, nenhum processo na Justiça por crime de estu-pro.É bom lembrar que Marco Lopes é acusado de mais dois estupros, ocorri-dosem96e97.

Fontes da Câmara Municipal de Manaus informaram que o vereador foi colocado em liberdade por volta das 9h. Ele saiu do quartel do tomando Geral da Polícia Militar, onde estava preso em prisão especial direto para casa. A reportagem do JMMl EM i tentou entrar em contato por telefone com o vereador mas não conseguiu

O juiz Henrique Veiga Limada VVfcra Criminal nào foi infinmado da liberta çào do vereador, segundo informações de uma funcionária da Vara triminal

Iiiiiéi Mmia Um atataêt Ea MMRM US*. MSÈ tel MRRR Marco h)pes c filho ik> deputado estadual e ex-srerctario de Segurança Publica Nonato lopes O u-rcador loi acusado de ter arrastado a esnuianti H.SES.que conheceu numa handa no har Coração Blue, para um ramal da estraila do Tarumã O estupro fis regi> trado na Delegacia especializada Et (rimes (ontra a Mulher (DKXM). onde a delegada Sx-om> Menczo.ai época titular ela cspeculizkla peitai a prisão preventiva ek> acusado

Dia da mentira prega peça no Esquadrão anti-otóa da PMAM

Não passou de um trote,"uma brincadeira de mau gosto", como «definiu o tenente Otávio Júnior, especialista em artafatos explosivos, o anúncio de que havia uma bomba na agência do Big Bea.no Boulevard, ontem à tarde. O Esquadrão AntMBomba da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar foi acionado e não encon-trou nada no local.

Um telefonema anônimo, recebido pela gerente geral da

agência, Conceição Martins, por volto das 12h30,dava conta de que havia sido instalada uma bomba e que a mesma explodi-ria em minutos Imediatamente a gerente evacuou a agência, reti-rando 85 funcionários e aproxi-madamente 30 clientes, com a desculpa de que havia uma pane na rede de computadores

Numa atitude corajosa e experiente, logo em seguida Conceição ligou para a Polícia Militar que acionou o

Esquadrão Anti-Bomba O tenen te chegou ao local com sua equipe, formada por outros cinco auxiliares e evacuou a área num raio de 100 metros Todo o prédio foi revistado e nenhum artefato foi localizado

"Acredito

que isso tudo é brin-cadeira de quem nào tem nada para fazer e também nào mede conseqüências da irresponsabili-dade pois se noutro ponto da cidade existisse realmente uma bomba, nós não omlenamos

atender''.desabafou o especialis-ta em bombas Otávio Júnior Ontem foi 1" ek- abril, dia da mentira

O atendimento na agência foi suspenso e somente hoje 0 banco vai atender normalmen-te os seus cliennormalmen-tes A gerennormalmen-te Conceição Martins disse que ja teve outras experiências do tipo e. por isso não se apavo rou c investou uma mentira para retirar clientes e funciona nos sem pânico.

NftiaÉ teus

prnil sritíflmbOn

KKjdlRil

Previsão de uma seita falha e frustra seus adeptos. Segundo o líder da seita de Taiwan, Hon-ming Chen.às lOh de anteontem, horário em que Deus deveria apare-cer na Terra, mas ele nào veio e o líder disse: todo mundo "virou Deus".

Solidariedade

do Incra

Após dois meses de incên-dio em Roraima, o Palácio do Planalto sugeriu que os ministros ajudem aquele estado, dentro das suas pos-sibilidades em suas áreas de atuação. O Incra saiu na frente e pretende abrir uma linha de crédito para os colonos atingidos pelo fogo.

Edifícios de

universidades

não ttia

hali-te-se

As maiores Universidades do Rio Grande do Sul, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a PUC (Pontifícia Universidade Católica), não têm habite-se, segundo informou o secretário de Obras e Viaçào de Porto Alegre (RS).Estilac Xavier.

Tribunal do Jiri

condena

traficante a 211

anns de prisão

0 Tribunal do Júri con-denou a 209 anos de pri são o traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, na madrugada de anteon-tem. Culpado da acusa-çào de comandar quadri-lha no RJ.

Novo Tribunal

Especial

Na Argentina, foi inaugu-lado anteontem um Tribunal Especial para jul-gar casos referentes a reclamações de consumi-dores.Tem como objetivo agilizar os processos de forma gratuita e com a adesão das empresas. Um dos aspectos curió-sos do Sistema Nacional de Tribunais de Arbitragem de Consumo é justamente a adesão voluntária das empresas Isso demonstra que as companhias transmitem,, confiabilidade na qualida-de qualida-de seus produtos.

leiapertoclo

Everardo Maciel, da Receito Fedtral,anunciahoje,nasededa AEB.a regulamentação da adia-na virtual.Com o novo sistema, as empresas podetào importar seus produtos e depoi» realizar a tramitação burocrática.

Exército ap

anjo da parla ca

A intervenção do Exército em Paraopebas (PA) kn acoidada com o governo federal e o gowr-no do KitiO Exército está gowr-no local para acalmar o conflito entre fazendeiros e senMerra. "Somos

uma força de paz",disre o general Edson Rodu, coman-dante da 2.V Brigada de Infantaria daSdvadc.MarahaíPA)

Jaiz aaaia tespejar

faarilias sea-terra

O juiz César Miozzo. de NaviraKMS). determinou anteontem o despejo das fami-lias dos trabalhadores rurais sem-terra que invadiram a fazenda Jequitibá no domingo.

«mm

Mu da rua"

() Tribunal de Justiça de São Paulo deu anteontem prazo de 72 horas para 400 famílias do movimento sem-terra desoeu-parem a bzen^-Sjqft Clara, no pontal do paranapanema (extreme) oeste de São Paulo).

ptrtttMçii

oos aem

A CoBmmvtía Siderú*k» Madona! está rcvoàictaam*» com sua artnÉnÉWqjQtt moderna ecuuipHJWOtbqpfr aprtvjtóaçãoéumwbOBOA CSNgMiiouopiânioFftoa* de caraervaçio de encq0h4 grande inwrtwV m ám de lecuraos bananos foi o pn> grama dc participação am kiaaseiesutekK.

MwMriyli

O Pmgnaaa de Panjrtpaçfcl de Lucros e Resufcate Ooi a grande conquista na ifea de reconos

ComÈfcrado o mal ço ran relações

que dirá os primefcm tcamY todos a pan* de

do «tá

Ea>C —CmmmmWégÊÊRÈ

Eliezer [Ro Gonzales é afogado o pótgraduado om administração de empresas peia Fundação GetútoVarças-SAE

Referências

Documentos relacionados

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Durante este estágio, tive também a oportunidade de frequentar o serviço de urgência,. onde me foi possível observar a abordagem do doente pediátrico, as patologias

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Disto decorre que cada entidade sindical minimamente representativa deverá, num futuro próximo, escolher, em primeiro lugar, um dado mix de serviços,sejam de de natureza