• Nenhum resultado encontrado

Não é Necessário devolver na escola.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não é Necessário devolver na escola."

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1

Disciplina: Matemática Professor: Aldo Machado Neto Turmas: 301,302,305,306

Estudante:

GEOMETRIA ANALÍTICA ( Ponto Médio e Baricentro)

Olá queridos!

MUITA ATENÇÃO NAS ORIENTAÇÕES!!!

Nas últimas semanas fizemos atividade avaliativa sobre PLANO CARTESIANO E DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS.

Vamos dar sequência ao conteúdo de GEOMETRIA ANALÍTICA.

Agora veremos o PONTO MÉDIO DE UM SEGMENTO E BARICENTRO DE UM TRIÂNGULO. Para melhor compreensão e assimilação sigam os passos:

* Se possível assistir ao vídeo explicativo no link https://www.youtube.com/watch?v=gHSkOeW1sRc * Ler conteúdo (páginas 43 e 44 do livro);

* Copiar e responder os exercícios 17 e 24 da pág 46;

* Fazer resumo do conteúdo no caderno, pode ser do livro ou do vídeo;

(2)
(3)
(4)

Atividades não presenciais Página 4

EEB. PROF. JOSE ARANTES ATIVIDADES NÃO

PRESENCIAIS

DISCIPLINA: ARTE

Data de entrega: 24/07/2020 Devolução: 31/07/2020 Professora: Anabel Simas Souza de Abreu

ALUNO (A): Turmas: 3º ano – 301 – 302 – 303 – 304- 305 -306

O movimento renascentista surgiu na Itália é um movimento que representa uma pintura clara, serena, o personagem principal aparece no centro e geralmente se encaixa em forma piramidal.

Barroco, movimento que surgiu na Itália e se expandiu pela Europa mas não de forma homogenia, oposto do Renascimento é um movimento que apresenta forte contraste de luz e sombra, o personagem principal está geralmente mais iluminado e pode estar em qualquer plano da obra, os personagens parecem estar distraídos, uns não aparecem em um todo, estão amputado pela escuridão, há mais dramaticidade e além de predominar os temas religiosos.

Rococó, surgiu na França, movimento que representa a aristocracia francesa, paisagem de fundo, muito requinte, cenas bucólicas.

Identifique as imagens como arte do RENASCIMENTO – BARROCO - ROCOCCÓ

1 2 3 4 5 6 7 8 9

(5)

Atividades não presenciais Página 5 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

(6)

Atividades não presenciais Página 6

2- ESCREVA AS RESPOSTAS NA CRUZADINHA ABAIXO:

1- Movimento artístico que surgiu em Florença na Itália entre o período de 1300 a 1600? 2- O movimento renascentista buscava valorização na cultura?

3- O movimento buscava a valorização do homem por ele mesmo se contrapondo ao teocentrismo da Idade Média chamado na Idade Modena de?

4- O equilíbrio na pintura era representado pela?

5- Leonardo da Vinci na pintura do retrato da Monalisa representa uma técnica buscando um volume mais realista na representação da figura humana que chamamos de?

6- Como era chamado os patrocinadores das artes na época do renascimento? 7- Movimento artístico que surgiu na Itália se contrapondo ao Renascimento?

8- Esse movimento do século XVII apresenta em sua pintura um contraste muito forte de?

9- O personagem do barroco busca uma representação mais dramática, com mais encenação dos personagens, ou seja uma cena mais?

10- Artista do barroco que pintou a obra “A dúvida de São Tomé?

1 3 2 9 8 4 10 6 7 5

Recuperação da avaliação de Niemeyer

Criar uma maquete de um prédio público para a cidade de Camboriú baseado na arquitetura de Oscar Niemeyer com material que você tenha em casa.

1 - maquete de um prédio público (prefeitura, hospital, fórum, escola, ginásio de esporte) 2 – predomínio de linhas curvas, vidro e do branco

3 – leveza, limpeza e criatividade.

(7)

Atividades não presenciais Página 7 Disciplina: Educação Física Professor: Débora da Silva Ribeiro Turmas: 105 -201- 202 - 203- 204 -205 - 301 - 302- 303 – 304

(Marque com X) Estudante:

Orientação da atividade.

Modalidades esportivas, diferença entre esporte de aventura na natureza e esporte de aventura radical. Seguindo nossas atividades anteriores sobre esporte de aventura, partimos para esporte de aventura radical. Fazer uma leitura da atividade e conhecer o esporte. Podendo fazer um resumo se preferir. Obs: atividade não precisa ser entregue

ESPORTE RADICAIS

Esportes de execução com alto risco físico.

Esportes Radicais são práticas de desporto com alto grau de risco físico, atividade de perigo que eleva a adrenalina do corpo devido às condições extremas de velocidade, altura e outros fatores. Para a realização dessas tarefas é fundamental aparelhos certificados para a segurança dos praticantes, além de bom condicionamento corporal, mental e alimentação saudável.

Os esportes radicais diminuem os riscos de doenças, aumentam a flexibilidade, atenua os músculos, além de propiciar sentimentos de adrenalina, bem-estar, motivação, liberdade, importantes para o ser humano, sobretudo, a interação e sociabilidade com as modalidades exercidas em grupo.

Embora tenha muitos benefícios, é necessário atentar para os cuidados com os quais devem ser realizados esses esportes. Por serem atividades que demandam mais preparo em relação às atividades normais, é importante que o atleta se informe sobre as técnicas da modalidade que vai praticar, dicas de condicionamento para um melhor preparo físico, de forma que evite lesões e, consequentemente, previna acidentes. Os esportes radicais vêm tendo cada vez mais notoriedade, conquistando praticantes no mundo todo, e isso se deve às divulgações dos meios de comunicação, sobretudo da internet.

Divisões dos Esportes Radicais

Uma das principais características dos esportes radicais é o fato de serem realizados, em sua maioria, na natureza. Eles podem ser executados com fins competitivos ou não. Os esportes radicais são divididos em duas categorias:

• esportes radicais de aventura: nessa modalidade os locais para realização dos esportes colocam a condição humana em demasiado risco, pois ocorrem de preferência na natureza (água, ar, neve e gelo). É necessário muito preparo, força e resistência. Exemplos: surf, alpinismo, paraquedismo, montanhismo, etc. • esportes radicais de ação: a principal característica dessa categoria é a busca pelo movimento perfeito, com risco calculado. Podem ser realizados em ambientes artificiais ou controlados. Exemplo: skate, bike, kite

surf, etc.

Esportes Radicais no Brasil

O Brasil é um excelente cenário para a prática de esportes radicais devido a sua vasta diversidade natural. Ao ar livre tudo parece mais desafiador e estimulante. Alguns locais já são famosos pelas práticas desportivas com esse cunho, como as cidades de Piracicaba e Boituva, em São Paulo, que sedia o balonismo, uma das categorias mais antigas do mundo. Confira abaixo as principais modalidades de esportes radicais no país:

(8)

Atividades não presenciais Página 8

• O balonismo é uma das práticas de esportes radicais mais remotas do mundo, tendo o Brasil como o melhor local para essa modalidade. Segundo os historiadores, Padre Bartolomeu foi o primeiro brasileiro a voar em um balão de ar quente. O esporte é certificado, regulamentado e muitos campeonatos são concorridos pelo mundo.

• Ainda em Boituva, São Paulo, é a cidade que tem a maior área livre da América Latina, considerada a capital do paraquedismo. É uma das categorias de esporte radical mais praticada e procurada no mundo todo. • Em Jericoacara, no Ceará, o destaque é para o kitesurf e windsurf, que são esportes realizados no ar. A cidade é bastante recomendada para essas modalidades.

• No Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito, é conhecida pela prática do mergulho e do rafting.

• A cidade de Brotas, em São Paulo, tem notoriedade nas categorias do rafting, arvorismo, rapel e escaladas. Outro local que também é referência destas modalidades é na fronteira entre Brasil e Argentina, em Foz do Iguaçu, no Rio Iguaçu.

• Em Blumenau, Santa Catarina, a atividade de mountain bike é a marca registrada.

• Ondas grandes com alto risco físico são encontradas em pelo menos três cidades brasileiras. No litoral norte do Rio grande do Sul, na Ilha dos Lobos, o cenário é incrível para a prática do surf. Lá as ondas chegam a cinco metros. Outro local também indicado é a praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina, além de Cacimba do Padre, na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

• A Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, é um belo local para o voo livre.

• O motocross é destaque em Marília, interior de São Paulo. Considerado um esporte novo na categoria radical, já possui destaque brasileiro nas competições internacionais.

Outras modalidades de Esportes Radicais

• acquaride é uma modalidade tem como particularidade a descida de corredeiras sobre uma câmara de ar com formato ovalado. Nele, utiliza-se as mãos para as manobras. São fundamentais equipamentos de segurança como luvas e capacete.

• asa-delta, diferente de outros esportes realizados no ar, em que o objetivo é a adrenalina de estar "voando", quando o assunto é asa-delta o objetivo é o de planar. É fundamental o piloto estar ciente das técnicas para garantir sua segurança, além da execução da atividade. O esporte é praticado em todo o mundo, contudo, a cidade do Rio de Janeiro é estimada como a melhor região para aprender a modalidade. • bmx ou bicicross, como também é conhecido, tem influências do ciclismo. Essa modalidade cresceu de forma rápida no Brasil, especialmente entre o público jovem. Praticado com bicicletas especiais, é executado em pistas de terra com rampas e muitos obstáculos.

• free style motocross, mx ou motox é considerado um esporte altamente perigoso por conta das manobras de alto risco. Executados fora da estrada, de preferência em locais fechados que tenham terrenos desnivelados. É fundamental que o piloto domine as técnicas para a boa execução, além de não acarretar em acidente, comprometendo a própria vida. É um tipo de desporto de alto custo.

• parapente ou paraglider, em inglês, é um dos tipos de esportes radicais que parece um paraquedas por dispor de estrutura flexível. É uma categoria de voo livre, praticada com a finalidade de laser ou de competição. O piloto tem um voo dinâmico, pode voar por longos períodos.

• street luge, apesar de ser uma modalidade mais conhecida na Califórnia, parte dos praticantes com nível avançado são brasileiros. Nesse esporte o atleta fica a maior parte do tempo deitado na prancha de vidro a medida que desce uma ladeira. Teutônia, município da serra gaúcha, já conta com campeonatos internacionais, além de ter uma das ladeiras mais rápidas do mundo.

(9)

Atividades não presenciais Página 9

Disciplina: Sociologia. Professor: Edemilson Conradi. Turmas: 301 e 302. Estudante:

Educação, Escola e Transformação Social.

Estudar capítulo 10 de nosso livro de sala de aula. das páginas 291 até página 304.

Estudar o capítulo 10 de nosso livro de sala de aula. Das páginas 291 até páginas 304. Não precisa entregar nada. Somente estudar. Não precisa responder nada.

(10)

Atividades não presenciais Página 10 DISCIPLINA SOCIOLOGIA PROFESSOR EDEMILSON CONRADI TURMAS: 301 E 302. ALUNO:

Copiar e Resolver no caderno as atividades de nosso livro de sala de aula, sob as páginas 296, 299, 300 e 304. Sobre a página 296 " Pausa Para Refletir", São 3 questões copiar e responder. NA Página 299 "Debate", Anote sua reflexão sobre o que se pede. Na página 300 "Debate", anote sua reflexão sobre o texto. Na página 304 "Pausa Para Refletir", anote sua reflexão sobre o que entendeu deste texto.

(11)

Atividades não presenciais Página 11 EEB Prof. José

Arantes

Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia

Livro didático pág 352 - 353 Professor: Felipe B. Arboith Instruções: Não é necessário devolver Turmas: 301 – 302 – 303 – 304

TEORIA POLÍTICA DE PLATÃO

O filósofo grego Platão (428-347 a.C.), em seu livro A República, explica que o indivíduo possui três almas: a concupiscente, a irascível e a racional. Pela educação, o indivíduo deveria alcançar um equilíbrio entre esses três princípios, mas um equilíbrio hierárquico, pois, para o filósofo, a alma racional deve preponderar.

Depois, fazendo uma analogia entre o indivíduo e a cidade (polis), Platão também a dividiu em três grupos sociais:

Produtores: responsáveis pela produção econômica, como os artesãos e agricultores, criadores de animais, etc. Esse grupo corresponderia a alma concupiscente;

Guardiões: responsáveis pela defesa da cidade, como os soldados. Esse grupo corresponderia a alma irascível;

Governantes: responsáveis pelo governo da cidade. Esse grupo corresponderia a alma racional. A justiça na cidade dependeria do equilíbrio entre esses três grupos sociais, ou seja, cada qual comprindo sua função, uma vez que se trata de aspectos necessários à vida da cidade.

E, da mesma forma que a alma racional prepondera no indivíduo, a esfera preponderante na cidade deve ser, para Platão, dos governantes. Mas quem seria o governante?

O filósofo propõe um modelo educativo que possibilitaria a todos os indivíduos igual acesso à educação, independentemente do grupo social a que pertence por nascimento. Em sua formação, as crianças iriam passando por processos de seleção, ao longo dos quais seriam destinadas a um dos três grupos sociais que formam a cidade. Os mais aptos continuariam seus estudos até o ponto mais alto desse processo - a Filosofia -, a fim de se tornarem sábios e, assim, habilitados a administrar a cidade.

Dizemos, portanto, que a concepção política de Platão é aristocrática, pois supõe que a grande massa de pessoas é incapaz de dirigir a cidade; apenas uma pequena parcela de sábios está apta a exercer o poder político. Aristocracia é a forma de governo em que o poder é exercido pelos “melhores”, os quais, na proposta de Platão, constituiriam uma elite que se distinguiria pelo saber. Trata-se, portanto, de uma “aristocracia do espírito”, isto é, não está baseada no poder econômico.

Isso significa também que Platão não propunha a democracia como a forma ideal de governo. A justificativa para essa posição está em sua alegoria da caverna. Para ele, o filósofo é aquele que, saindo do mundo das trevas e da ilusão, busca o conhecimento e a verdade no mundo das ideias. Depois deve voltar para dirigir as pessoas que não alcançaram esse ponto. Ele se constituiria, assim, no que ficou popularizado como rei-filósofo, pois aquele que, pela contemplação das idéias, conheceu a essência do bem e da justiça deve governar a cidade.

TEORIA POLÍTICA DE ARISTÓTELES

O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) afirmava que o ser humano é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes.

Assim, constituída por um impulso natural do ser humano, a sociedade deve ser organizada conforme essa mesma natureza humana. O que deve guiar, então, a organização de uma sociedade? A busca de determinado bem, correspondente aos anseios dos indivíduos que a organização.

Para Aristóteles, a organização social adequada a natureza humana é a pólis: “a cidade encontra-se entre as realidades que existem naturalmente, e o homem é por natureza um animal político”.

A Pólis grega, portanto, é vista pelo filósofo como um fenômeno natural. Por isso, o ser humano em seu sentido pleno é um animal político, isto é, envolvido na vida da polis. Assim, Aristóteles toma um fenômeno social característico da Grécia como modelo natural de todo o gênero humano.

Aristóteles também entende que a cidade tem precedência sobre cada um dos indivíduos, pois, isoladamente, o indivíduo não é autossuficiente, e a falta de um indivíduo não destrói a cidade. Assim, afirmou: “o todo deve necessariamente ter precedência sobre as partes”.

É por isso que, para o filósofo, a política é uma continuidade da ética, ou melhor, a ética é entendida como uma parte da política. A ética dirige-se ao bem individual, enquanto a política volta-se para o bem comum, constituindo-se também em meio necessário ao bem-estar pessoal.

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)

Atividades não presenciais Página 17

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: LUCIMAR CARDOSO FURTADO TURMA: 301,302,303,304 ESTUDANTE: ____________________________________________________________ MATUTINO

11ª SEMANA (06/07- ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL- ATIVIDADES SOBRE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL REFERENTE AOS CONTEÚDOS EXPLICADOS E POSTADO NOS DIAS 13/06 E 29/06.

INSTRUÇÕES:

1. Leia com muita atenção as atividades e reveja os conteúdos postados no dia 23/06 e 29/06 sobre coesão e coerência textual.

2. Responda todas as questões no caderno de Língua Portuguesa.

3. Quem tem impressora imprima as duas folhas e cole-as no caderno DEPOIS de responder tudo. Quem não tem impressora deixe duas folhas em branco no caderno para imprimir e colar quando a pandemia permitir, pois agora estamos passando por momentos de muita contaminação.

4. NÃO É PARA DEVOLVER NADA NA ESCOLA E NÃO É PARA MANDAR FOTO DO CADERNO. DAREI VISTO QUANDO RETORNARMOS.

1-Leia a charge a seguir observando a intertextualidade com outros textos.

Obs. Intertextualidade é quando um texto conversa com outro texto. Eu escrevo um texto (uma história, uma notícia, uma música, uma propaganda etc.) me baseando em outro texto existente.

a. A charge estabelece uma relação interdiscursiva com séries de tv que mostram investigações criminais. Que elementos revelam essa relação?

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

b. Também há interdiscursividade (o discurso de um texto conversa com o discurso de outro texto já existente) com o conto de fadas Branca de Neve. Como é identificado isso?

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

2- Nos 150 anos de “Alice”, lançamentos vão de HQ a livro de empreendedorismo

“Alice não achou muito fora do normal ouvir o coelho dizer para si mesmo ‘Oh puxa! Oh puxa! Eu devo estrar muito atrasado!’(quando ela pensou nisso depois, ocorreu-lhe que deveria ter achado estranho ,mas na hora tudo parecia tudo muito natural); mas, quando o Coelho tirou um relógio do bolso do colete ,e olhou para ele, apressando-se a seguir, Alice pôs-se em pé e lhe passou a ideia pela mente como um relâmpago, que ela nunca vira antes um coelho com um bolso no colete e menos ainda com um relógio para tirar dele. Ardendo de curiosidade,

Ela correu pelo campo atrás dele, a tempo de vê-lo saltar para dentro de uma grande toca de coelho embaixo da cerca.

(18)

Atividades não presenciais Página 18

A viagem de Alice ao mundo surreal que a garota encontra dentro da toca, com personagens como o próprio Coelho, o gato Cheshire e o Chapeleiro Maluco, tornou-se um dos maiores clássicos da literatura mundial: “Alice no país das Maravilhas[...]

A coesão do texto é garantida, em grande parte, pelo uso de pronomes que retomam palavras já usadas no texto, evitando sua repetição. Copie os referentes destes pronomes:

si: _________________ lhe: _________________ ele: _________________ ela : _______________ lo: _________________

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

3. Abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados 9 para resolver essa questão veja o quadro das conjunções coordenativas postado no dia 23/06 prestando atenção para o sentido que cada conjunção coordenativa tem. Retire o ponto final no meio dos períodos substituindo por e, nem, mas, porém, ou... Olhe o quadro...

a) O solo do nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

b) Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

c) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

PRODUÇÃO TEXTUAL

4. Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize expressões que, mesmo não-oficiais, possam servir como substitutas. Substitua o que está em amarelo por termos que tenham o mesmo valor semântico, isto é, troque por outras palavras que signifiquem “golfinho” destacando-as também com lápis de cor amarelo.

"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo." Revista Ciência Hoje.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa. Reescreva este parágrafo substituindo a palavra golfinho/golfinhos por outras que se refiram a estes termos)

(19)

Atividades não presenciais Página 19

Disciplina: Inglês Professora: Sônia Ariza Turmas : 301-304-305-306-307-308

Aluno(a):

Obs.: Bastante atenção aos auxiliares e verbos da primeira oração, para fazer a tag. A – Complete usando tags:

a) Sue was born in Rome, _______________?

b) It’s a beautiful day, ___________________?

c) They aren’t on holiday, ________________?

d) You are smoker, ____________________?

e) We are tired, _______________________?

f) You can’t play the piano, ______________?

g) The film wasn’t very good, _____________?

h) You haven’t got a car, ________________?

i) Those weren’t your parents, ____________?

j) Paul was ill last week, ________________?

k) The children are hungry, ______________?

l) They could run fast, _________________?

m) The boys run every day in the park, __________________?

n) Your parents traveled yesterday, ______________________?

(20)

Atividades não presenciais Página 20

Disciplina: Inglês Professora: Sônia Ariza Turmas 301-304-305-306-307-308

Aluno(a):

QUESTION TAGS

Question tags são pequenas perguntas que vêm no final das frases com o intuito de questionar/confirmar algo. São regras gerais:

* Os question tags devem vir sempre após vírgulas;

* Para defini-los é necessário antes de tudo perceber em que tempo verbal se encontra a oração principal, para assim saber qual auxiliar deverá ser usado no question tag.

* Se a oração principal estiver na afirmativa, o question tag deverá vir na forma negativa. Mas se a oração principal estiver na negativa o question tag deverá vir na forma afirmativa.

Exemplo:

They play the guitar, don't they? (Eles tocam violão, não tocam?)

Na frase o verbo da frase anterior à tag question está na forma afirmativa “play” e por isso, o verbo da tag question “don’t they “está na forma negativa.

Sally isn’t Doug’s sister, is she? (Sally não é irmã de Doug, é?)

Repare que o verbo da frase anterior à tag question está na forma negativa (isn’t) e por isso, o verbo da tag question "is she?" está na forma afirmativa (is).

Estrutura gramatical

Como vimos, as tag questions são sempre formadas por duas orações. A primeira frase é composta pela seguinte estrutura:

Sujeito + Auxiliar + Verbo principal + Complemento

Já a segunda frase, chamada de question tag, segue outro formato. Acompanhe: Auxiliar da oração principal + Sujeito da oração principal

Os auxiliares que formam uma question tag são to do, to be, to have, will e os verbos modais, como could, would e should, por exemplo. Mais alguns exemplos:

1. You can speak German and Italian, can’t you?

2. It’s nine o’clock. He should be back by now, shouldn't he? 3. Raquel didn’t send you an invitation, did she?

4. You wouldn’t do that to me, would you?

5. Fernanda couldn’t draw like this a year ago, could she?

ATENÇÃO: É importante prestar atenção ao verbo da frase inicial, isso indicará como será a question tag. Quando a frase inicial estiver na forma negativa, é só utilizar o mesmo auxiliar para fazer a question tag, mas de forma afirmativa como no exemplo 3 e 4 acima.

Quando não houver auxiliar na frase inicial sendo ela afirmativa, analise o verbo e seu tempo (presente ou passado), para construir a question tag na forma negativa utilizando o auxiliar correto (don’t – doesn’t – didn’t).

(21)

Atividades não presenciais Página 21

EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Geografia

Entrega: Devolução: Professor: Robison Alves

Aluno: Turma: 301-302-303-304

OBS:

ORIENTAÇÕES

Caros alunos, com o auxílio do texto e do mapa conceitual sobre a GUERRA FRIA das duas ultimas semanas copie as perguntas em seu caderno e responda.

1)O que foi a Guerra Fria? Em que ano ela iniciou e terminou?

2)Por que esse conflito recebeu esse nome?

3)Houve ataques diretos entre as duas principais potências? Quais os tipos de conflitos ocorreram durante a Guerra Fria?

4)Cite alguns marcos da Guerra Fria.

5)Cite as consequências da Guerra Fria apresentadas no texto da aula anterior.

(22)

Atividades não presenciais Página 22

EEB Prof. José Arantes

Atividades Não Presenciais

Disciplina: Geografia

Entrega: Devolução: Professor: Robison Alves

Aluno: Turma: 301-302-303-304

OBS:

Orientações

Caros alunos, nesse conteúdo quero apenas que vocês leiam façam suas próprias anotações sobre o assunto pode ser um breve fichamento. Nas próximas semanas estaremos fazendo uma atividade avaliativa. Qualquer duvida estou a disposição.

GUERRA FRIA

Disputa ideológica entre União Soviética e Estados Unidos

A Guerra Fria é a denominação utilizada para se referir ao momento histórico compreendido entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1991) e a extinção da União Soviética (1991). Esse período foi marcado por disputas ideológicas entre os Estados Unidos e a União Soviética, que polarizaram as relações internacionais.

O conflito foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina; e o socialismo totalitário, defendido pela União Soviética (URSS), que suprimiu a propriedade privada.

A Guerra Fria recebeu esse nome porque as disputas se deram apenas nas esferas ideológica, política, militar, tecnológica, econômica e social entre as duas potências e suas zonas de influência. Durante mais de 40 anos não houve embate direto entre as duas nações.

Durante os primeiros anos da Guerra Fria houve uma corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares. Com as duas potências com uma grande quantidade de armamento nuclear, um conflito armado direto significaria o fim dos dois países.

Devido à impossibilidade de resolver o conflito pela via tradicional, com o enfrentamento militar, as duas nações passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo.

A União Soviética e os Estados Unidos se envolveram em vários conflitos regionais. Cada um deles apoiava um dos lados da guerra, financiando os lados opostos no confronto e disputando influência político-ideológica. Assim, as duas grandes potências mostravam o seu poder de fogo e reforçavam as alianças regionais.

Durante esse período foram muitos conflitos regionais, disputas locais e as guerras civis e interestatais. No entanto, a Guerra Fria também foi marcada por conflitos maiores, tais como a Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1962-1975), Guerra do Afeganistão (1979–1989) e a crise dos mísseis em Cuba (1962).

Contexto da Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa. O poder das duas nações era infinitamente superior ao dos demais países do mundo, de modo que rapidamente foi criado um sistema mundial polarizado, centrado nas duas grandes potências mundiais.

A União Soviética defendia a doutrina socialista, argumentando em defesa do proletariado e solução dos problemas sociais. Já os Estados Unidos, representava a economia capitalista, pregando que o sistema era a representação da democracia e da liberdade.

Os aliados de cada um do vencedores divergiam quanto à solução para manter a segurança no pós-guerra. A busca dos ocidentais era pela criação de uma rede de segurança que, com governos democráticos, solucionassem suas diferenças de forma pacífica por meio de organizações internacionais.

Já os aliados do Oriente, devido à experiência da Rússia com invasões frequentes e a destruição sofrida na guerra, com a morte de cerca de 27 milhões de pessoas, buscavam garantir a segurança com o controle dos assuntos internos de países vizinhos.

Dessa forma, o mundo se polarizou em dois blocos, cada um deles liderados por uma das grandes potências. A Europa Ocidental, a América Central e América do Sul sob influência cultural, ideológica e econômica dos Estados Unidos, aderiram ao capitalismo. A Ásia Central, parte do Leste Asiático e Leste europeu, sob influência da União Soviética, aderiram ao socialismo.

Marcos da Guerra Fria

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo na política, na ideologia e nos sistemas militares se acentuou. De um lado, a União Soviética tentava implantar o sistema capitalista em outros países com o objetivo de expandir a igualdade social, baseado na economia planificada e no partido único.

Em contrapartida, os Estados Unidos buscava a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, no sistema democrático e na propriedade privada. Dessa forma, cada potência desenvolveu suas táticas na disputa. Entre as estratégias adotadas pelas potências, estão:

• Lançamento do Plano Marshal, pelo então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, que oferecia empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países devastados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente;

• Criação do Comecon pela União Soviética para contestar o Plano Marshal, visando impedir seus aliados socialistas de se interessarem pelo favorecimento proposto pelo então inimigo político;

• Bloqueio, pela União Soviética, de todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim, em represália à adesão da Alemanha ao Plano Marshall; • Divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, com a criação do Muro de Berlim;

• Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma estratégia dos Estados Unidos para manter alianças militares para que pudessem se proteger em casos de ataque;

(23)

Atividades não presenciais Página 23

Fizeram parte do acordo da Otan, países aliados dos Estados Unidos, tais como: Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. Em relação ao Pacto de Varsóvia, fizeram parte, além da União Soviética, países como Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

Fora desse processo estavam os chamados países não alinhados. Eles se mantiveram de fora do conflito durante a Guerra Fria, não aderindo aos blocos pró-União Soviética nem pró- Estados Unidos, formando assim um "terceiro bloco" de países neutros: o Movimento Não Alinhado.

Consequência da Guerra Fria

A Guerra Fria trouxe algumas consequências para todo o mundo. Durante o período, alguns episódios mudaram o estilo de vida dos cidadãos, tais como:

• Aumento da produção de armamento nuclear; • Desenvolvimento de redes de espionagem; • Desenvolvimento da corrida espacial; • Formação de alianças militares;

• Divisão da Alemanha em Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista), através do Muro de Berlim.

Fim da Guerra Fria

A crise do socialismo na década de 1980, causada pela falta de democracia, pelo atraso econômico e pela crise nas repúblicas soviéticas, começou a dar sinais do fim da Guerra Fria. Com reformas econômicas, os acordos com os EUA e as mudanças políticas, o sistema foi cada vez se enfraquecendo.

Com a aceleração do fim do socialismo na União Soviética e nos países aliados, promovida pelo então presidente Gorbachev, chegou ao fim um período de embates políticos, ideológicos e militares de mais de 40 anos. Com a vitória do capitalismo, aos poucos, o sistema foi sendo implantado nos países socialistas.

(24)

Atividades não presenciais Página 24

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES Disciplina: HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin. Turmas: 301,302,303,304,307,308 Estudante: (cole esse texto no seu caderno) TEMA: A Era Vargas no Brasil..

O governo de Getúlio Vargas

A ascensão de Getúlio Vargas em 1930 ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”. Irritados com a hegemonia paulista nas decisões políticas, os mineiros se uniram aos gaúchos e paraibanos e formaram a Aliança Libertadora, para bater de frente com o Governo de Washington Luís, que apoiou o candidato paulista Júlio Prestes para substituí-lo. Vargas foi derrotado nas eleições, porém com a morte do seu candidato a vice João Pessoa por questões locais, juntou um grupo de militares que saíram do Sul, passaram por São Paulo e na capital do país promoveram a derrubada do presidente e a instauração de um novo comando político no país, liderado por Getúlio Vargas. Como presidente, Vargas criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, para satisfazer a elite industrial que crescia exponencialmente, e o Ministério da Educação e Saúde, além de diminuir a autonomia dos governadores de estados para elevar seu poder intervencionista. Mas o grande trunfo de Vargas em seu primeiro mandato foi a atenção dada aos trabalhadores. O presidente sabia que greves e revoltas trabalhistas poderiam dar margem para que o ideal do comunismo, fortemente disseminado após a Revolução de 1917 na União Soviética, criasse vigor. O Partido Comunista Brasileiro (PCB), nesta época, foi colocado na ilegalidade. Para atender os trabalhadores, Getúlio Vargas criou a Lei da Sindicalização, que permitiu avanços na legislação trabalhista. Ele criou o registro CLT, Carteira de Trabalho, a carga horária de trabalho, o direito às férias remuneradas, descanso no domingo, licença-maternidade e proibição do emprego a menores de 14 anos.

Em 1931, Getúlio Vargas derrubou a Constituição vigente, desencadeando em revoltas no estado de São Paulo. Eles alegavam que Vargas estava centralizando o poder e diminuindo a autonomia dos estados. Os paulistas planejaram uma rebelião armada para defender os direitos constitucionais mas, nessa investida, quatro jovens soldados são assassinados em 23 de maio de 1932. No dia 9 de julho, a sociedade paulista se uniu de forma isolada para lutar na Revolta Constitucionalista, apesar das fracassadas tentativas de buscar apoio de outros estados. Enfraquecidos diante do cerco armado pelo governo de Getúlio, os paulistas se entregaram em outubro do mesmo ano. Apesar de derrotar os paulistas, Getúlio Vargas atendeu às reivindicações e criou uma nova Constituição em 16 de julho de 1934, permitindo o voto secreto, o voto feminino e exigindo a formação básica do cidadão com o ensino primário. O documento também alegava que o próximo presidente seria eleito pelos votos da Assembleia Constituinte. Getúlio Vargas ganhou e deu continuidade ao mandato, denominado de Governo Constitucionalista até o decreto do Estado Novo, em 1937. As instituições tradicionais de direita, como o Exército, o empresariado e os cafeicultores, apoiaram o fortalecimento do Poder Executivo, com medo de que mais revoltas fossem incitadas e, consequentemente, seus empregados revogassem mais direitos trabalhistas. Com apoio das classes dominantes do país, Getúlio Vargas quebrou novamente a Constituição e declarou “estado de sítio”, através do Plano Cohen arquitetado pelos integralistas de direita. Para conter a ameaça comunista, o presidente instaurou a ditadura do Estado Novo em 1937, centralizando o Poder Executivo nas mãos da presidência. Mandou fechar as Assembleias Legislativas, a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional e ampliou seu poder político como chefe do Executivo. Também fechou todos os partidos e organizações civis.

Para se promover junto à população, criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para controlar rádios e jornais. Através dos veículos de comunicação, principalmente o rádio que era o grande instrumento de massa na época, Getúlio Vargas propagou discursos favoráveis à honra do trabalho e ao sentimento nacionalista. Getúlio Vargas sustentou sua propaganda populista com a ideia de uma nação soberana (assim como faziam os totalitaristas Mussolini e Hitler) enquanto controlava a máquina do Estado de forma autoritária, criando o Departamento Administrativo de Serviço Público para fiscalizar os governos estaduais.

Seu governo era tão centralizado, que ele chegou a fechar todos os sindicatos e tratou a organização trabalhista como patrimônio do Estado. Em 1943, editou a Consolidação das Leis de Trabalho, que atendeu a ala operária e lhe deu a alcunha de ‘pai dos pobres’. Após a derrota dos nazistas e fascistas na Segunda Guerra Mundial, os ideais democráticos suplantaram o ar nacionalista imposto pela ditadura do Estado Novo, principalmente com o envolvimento dos Estados Unidos na guerra. No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto do poder pelos militares, pois não havia mais sustentação ideológica que desse prosseguimento ao ideal estadista. O mundo passava por uma importante transição, e o Estado Novo já estava mais do que esgotado politicamente. O Brasil assim, de 1945 a 1950, foi governado por Eurico Gaspar Dutra. Em 1951, Getúlio Vargas retornou a presidência da República, dessa vez por meio do voto popular. Vargas se candidatou pelo PTB e recebeu apoio do Partido Social Progressista (PSP), vencendo o pleito de 1950 com 48,7% dos votos. O segundo mandato presidencial de Getúlio Vargas foi marcado por importantes iniciativas nas áreas social e econômica. Sem dúvida, um dos maiores legados do varguismo foi a implementação de um projeto desenvolvimentista baseado na forte presença do Estado em áreas consideradas cruciais para o desenvolvimento do país. Atuando como regulador ou empreendedor de certas atividades econômicas, a intervenção estatal tinha por objetivo estimular a industrialização e modernização do país, atrasada alguns

(25)

Atividades não presenciais Página 25

séculos em função do modelo exploratório implantado no século XVI.

Este tipo de política desenvolvimentista começou a ser posta em prática na década de 1930, e praticamente todos os governos que vieram depois adotaram algum tipo de planejamento econômico conferindo ao Estado papel preponderante e central. Foi com esse objetivo que, em seu segundo mandato, Vargas elaborou uma política desenvolvimentista baseada no fortalecimento da indústria de base: siderurgia, petroquímica, energia e transportes, obtendo excelentes resultados e

grandes conquistas pelo país.

No primeiro ano de seu governo, Vargas estabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo, a partir de uma campanha de cunho nacionalista que recebeu forte apoio popular. A campanha foi denominada de "O petróleo é nosso", e conseguiu galvanizar o apoio do povo ao governo federal. A partir dela, criou-se a empresa estatal Petrobrás, que monopolizou as atividades de exploração e refino do todas as reservas de petróleo encontrado em território brasileiro, proibindo a atuação de empresas petroleiras internacionais no país. A oposição ao governo varguista foi crescendo paulatinamente à medida que o país era agitado por manifestações de protesto e greves trabalhistas. Críticas e pressões oposicionistas minaram rapidamente a estabilidade governamental. Na área da política institucional, os principais grupos oposicionistas ao governo de Getúlio Vargas faziam parte da União Democrática Nacional (UDN), que o acusavam constantemente de planejar um golpe em conluio com líderes sindicais objetivando criar um regime socialista no país, baseado nos governos da União Soviética e do país latino-americano de Fidel Castro em Cuba, que com o apoio de Che Guevara, Raul Castro e Camilo Cienfuegos haviam

liderado a revolução em 1959.

Na área da imprensa, o antigetulismo ganhou força com a atuação do jornalista Carlos Lacerda, que em seus pronunciamentos e artigos denunciava recorrentes casos de corrupção e desmandos administrativos do governo. O presidente se defendia das críticas argumentando que grupos subalternos ligados a interesses internacionais e nacionais se uniram na tentativa de impedir que o governo avançasse na área de proteção ao trabalho, limitações de remessa de lucros das empresas multinacionais para o estrangeiro e fortalecimento das empresas públicas, sobretudo ligadas a área de energia. Em 1954, a crise política desestabilizou o governo Vargas. No início do ano, o então ministro do Trabalho, João Goulart, concedeu um aumento salarial de 100 por cento aos que recebiam salário mínimo. As pressões de grupos oposicionistas contrárias à medida foram tão violentas que o governo recuou, e o ministro João Goulart foi obrigado a renunciar ao cargo. O episódio desencadeador da crise final do governo Vargas ocorreu com o atentado fracassado contra a vida do jornalista Carlos Lacerda. Esse episódio ficou conhecido como "o crime da rua Toneleros". Carlos Lacerda apenas se feriu,

mas Rubens Vaz que conduzia o carro morreu.

Nunca foi esclarecido quem foi o mentor do atentado, mas sabe-se que pessoas ligadas a Getúlio estavam envolvidas. As investigações apontaram, porém, que o responsável pela tentativa de assassinato foi Gregório Fortunato, principal guarda-costas do presidente Getúlio Vargas. Depois do episódio da rua Toneleros, os grupos oposicionistas exigiram o afastamento de Vargas da presidência da República. Setores das Forças Armadas e da sociedade civil se uniram aos grupos de oposição e exigiam que Vargas renunciasse. No dia 24 de agosto, um ultimato dos generais, assinado pelo ministro da Guerra, Zenóbio da Costa, foi entregue. O presidente se encontrava no Palácio do Catete, quando redigiu uma carta-testamento (que será trabalhada na próxima semana) e suicidou-se com um tiro no peito. Com a morte de Vargas, assumiu o governo o vice-presidente Café Filho, que ficou encarregado de completar o mandato até o fim de 1955. O suicídio de Vargas, porém, acabou sendo muito explorado, tanto por políticos que o apoiavam como grupos da oposição, nas disputas eleitorais legislativas e presidencial seguintes. Isso tudo contribuiu ainda mais para marcar a trajetória política e populista de um dos mais emblemáticos ex-presidentes da história republicana brasileira.

Referências

Documentos relacionados

(A) Os Estados Unidos e a União Soviética terminaram a Segunda Guerra Mundial como inimigos, desenvolvendo-se assim as raízes da Guerra Fria, em termos políticos, ideológicos

Do conflito bélico da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) emergiram como potências hegemônicas no

Van harte gefeliciteerd met jullie verloving en veel geluk voor jullie gezamenlijke toekomst?. Glückwünsche an ein frisch

Dispõe sobre a realização e o registro de atividades escolares não presenciais pelas unidades escolares vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, durante o período

Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde

As normas ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade e ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental são normas certificáveis da ISO que ao longo dos anos veem

A prova constará de uma primeira parte avaliando o conhecimento geral em Botânica, contendo questões em Ecologia Vegetal, Sistemática de Plantas Vasculares, Biologia

Lapiseira triangular com grip, avanço automático e ponta retrátil Caixa: 12 unidades. Caixa master: