• Nenhum resultado encontrado

[GUIA ESSENCIAL] COMO COMPOR UM MELHOR PREÇO FINAL DA MERCADORIA IMPORTADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "[GUIA ESSENCIAL] COMO COMPOR UM MELHOR PREÇO FINAL DA MERCADORIA IMPORTADA"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

[GUIA ESSENCIAL]

COMO COMPOR UM MELHOR PREÇO

FINAL DA MERCADORIA IMPORTADA

(2)

O momento de definir o preço final das mercadorias é extremamente importante para aumentar o fluxo de vendas do seu negócio!

Neste guia iremos explicar os métodos utilizados pelos grandes players do mercado para ter uma melhor composição no momento da precificação da mercadoria importada e como a Sistemática Alagoana de Importação é uma excelente aliada na hora de reduzir consideravelmente os custos de suas operações.

(3)

SUMÁRIO

04 - IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS: ASPECTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO

06 - MÉTODOS DE FORMAÇÃO DE PREÇO

09 - PESQUISA DE PREÇO

11 - FÓRMULA BASEADA NO LUCRO 13 - SISTEMÁTICA DE ALAGOAS

20 - CONCLUSÃO

(4)

Existem diversas variáveis que influenciam diretamente no sucesso da empresa e a determinação do preço final dos produtos ou serviços é uma delas.

O preço de venda é o valor cobrado por determinado produto ou serviço, e este valor deverá ser suficiente para cobrir todos os custos empresariais na hora da produção, além das despesas de venda e, obviamente, gerar lucros.

Antes de estudarmos o procedimento de precificação dos produtos, é fundamental destacar a importância em saber definir bem o valor a ser cobrado pelo produto ou serviço, já que esta preocupação é indispensável para o crescimento do negócio.

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS: ASPECTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO

(5)

Para ser uma empresa realmente competitiva, não é indicado se restringir a uma única estratégia de busca de novos clientes.

Em vista disso, o empresário deverá ficar constantemente atento para evitar difi-culdades decorrentes de uma má administração.

Por isso, ao entender o seu negócio e adotar uma estratégia de precificação efici-ente você irá satisfazer o consumidor; ajustar o público-alvo; conceder descontos; pagar melhor as obrigações; enfrentar a concorrência etc.

Explicaremos melhor os tipos de métodos utilizados na formação de preço final

logo abaixo, bem como, exemplificaremos como o empresário importador poderá melhorar o preço final do seu produto ou serviço se utilizando de uma sistemática simples de importação.

(6)

O Markup é entendido como um índice aplicado ao custo de um determinado produto ou serviço, com o intuito de formação do preço final de venda.

Consiste na soma, ao custo unitário, de uma margem de lucro. Para tanto, deverão ser inclusos os impostos e os demais percentuais incidentes sobre o preço a ser vendido a mercadoria.

Por isso, é fundamental que o preço final seja suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos, além de gerar um lucro para a empresa na venda do produto.

O Markup é entendido como um índice aplicado ao custo de um determinado produto ou serviço, com o intuito de formação do preço final de venda.

MÉTODOS DE FORMAÇÃO DE PREÇO

(7)

Consiste na soma, ao custo unitário, de uma margem de lucro.

Para tanto, deverão ser inclusos os impostos e os demais percentuais incidentes sobre o preço a ser vendido a mercadoria.

Por isso, é fundamental que o preço final seja suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos, além de gerar um lucro para a empresa na venda do produto.

Segue imagem para facilitar o

entendimento de como funcionaria um markup:

(8)

Essa técnica consiste em determinar o quanto irá “sobrar” dentro do custo de venda, após serem descontados todos os custos e despesas variáveis.

Sua importância está na possibilidade da empresa estabelecer o valor que deseja obter em cada item vendido.

Por esse motivo, é um método indispensável para a tomada de decisão. Tendo em vista que é fundamental compreender o montante específico de lucro, porém, mais que isso, é essencial em determinar quanto o empreendimento ganha em cada processo finalizado.

Além disso, é bastante flexível, já que o empresário poderá, se desejar, diminuir a margem, mesmo que temporariamente, com intuito de aumentar a competitividade. Ou ainda, aumentar a margem visando lucrar mais.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

(9)

Esse método corresponde ao levantamento dos preços praticados pelos concorrentes em venda direta.

Por isso, é uma ótima ferramenta para deixar a empresa com destaque no mercado, bem como determinar o preço específico de cada produto.

Cabe destacar a importância da escolha dos concorrentes, já que alguns podem cobrar preços altíssimos, o que não representaria uma ameaça direta ao empreendimento.

Logo em seguida, deverão ser analisadas as médias que o produto ou serviço é cobrado no mercado. Organizando todos os dados, a empresa poderá identificar quais empreendimentos são seus concorrentes diretos, e assim, poderá planejar uma estratégia eficiente.

PESQUISA DE PREÇO

(10)

Vale lembrar, que não é sempre vantajoso escolher o preço mais barato para

precificar, tendo em vista que poderá prejudicar a saúde financeira do estabelecimento.

Por isso, deverá esta ferramenta ser utilizada como suporte na hora de determinar o preço final da mercadoria ou serviço prestado.

Afinal, o mercado é bastante dinâmico e sua dinamicidade deverá ser estudada afundo, para a empresa ser capaz de se manter em destaque entre os concorrentes.

(11)

Por fim, outra maneira de se alcançar o preço final das vendas é se embasando no lucro almejado, utilizando os custos da operação no momento deste cálculo.

Portanto, neste caso, será acrescido um valor ao custo do produto e assim será encontrado um montante mínimo para o número final.

É uma abordagem diferenciada às citadas anteriormente.

Contudo, consegue-se chegar ao mesmo resultado obtido pela utilização do método Markup, já que, neste caso, também, não será possível estabelecer uma margem de lucro muito grande sem comprometer os resultados almejados pela empresa.

FÓRMULA BASEADA NO LUCRO

(12)

Por fim, é extremamente importante o momento de formação de preço, já que será fundamental para a existência da empresa.

Entretanto, apesar da necessidade de se calcular todas as fórmulas matemáticas corretas, é preciso, ao empresário ter visão de negócio.

A alta da inflação do mercado, à concorrência, os impostos, frete internacional e despesas aduaneiras, exigem ao empreendedor importador, um tato para a busca de novos métodos de auferir lucro.

Por isso, levando em consideração a alta carga tributária, conseguir reduzir gastos tributários no momento da operação é imprescindível para diminuição do preço final do produto.

(13)

Como dito anteriormente, é fundamental que o empresário opte por novas possibilidades que viabilizem o aumento na lucratividade de sua empresa.

Uma das formas de se fazer isso, é optar por um ente da Federação que ofereça uma melhor sistemática na operação de importação.

Sabe-se que os custos são altíssimos e envolvem encargos tributários e burocráticos que não são nem de perto convidativos.

Contudo, é possível diminuir o valor do imposto, neste caso o ICMS, em até 90% do seu valor inicial.

SISTEMÁTICA DE ALAGOAS

(14)

Isso significa uma redução de até 20% dos custos TOTAIS da operação de importação.

Mas como isso é possível?

No Estado de Alagoas, diferentemente dos demais entes da Federação, não é cobrado o ICMS no momento da entrada da mercadoria, já que o seu recolhimento ficará diferido para a saída da mesma.

Além disso, este pagamento poderá ser feito com créditos judiciais. Isso significa que o empresário irá economizar bastante na hora da compensação do débito tributário, pois a compra destes créditos se dará por negócio jurídico privado. Ou seja, economia da operação é evidente!

Mas como esta redução influencia na determinação do preço final do produto?

(15)

Como já estudado, existem diversas maneiras de se precificar a mercadoria, e nesta análise, alguns fatores são levados em consideração, como: a concorrência, o consumidor e os custos.

Por isso, quando o falamos, por exemplo, do método Markup, serão somados os custos, impostos, despesas e lucros, para que assim, seja possível obter um preço final justo para as mercadorias.

Ora, se no momento da averiguação do preço os impostos têm papel fundamental na determinação do mesmo, é correto afirmar que se houver uma redução significativa dos encargos tributários o empresário terá a opção de diminuir o preço final do produto e, consequentemente, aumentar sua lucratividade e competividade.

(16)

Melhor explicando:

Quando o empresário desconhece a sistemática de Alagoas ele terá que se prepa-rar para determinados encargos na operação de importação.

Afinal, na maioria dos Estados e Distrito Federal, há uma cobrança do ICMS no

momento da entrada da mercadoria. Além disso, em muitos deles não é permitido o pagamento com crédito judicial.

Por isso, haverá, necessariamente, um desembolso significativo do valor do caixa da empresa para o pagamento dos tributos.

Este valor desembolsado entrará no momento do cálculo do preço final das mer-cadorias, o que acarretará no aumento das mesmas.

(17)

Pela sistemática proposta no Estado de Alagoas, não haverá nenhum desembolso do fluxo do caixa, tendo em vista que a quitação do imposto poderá ser feita integralmente com os créditos judiciais.

Segue imagem exemplificativa e comparativa para melhor entendimento quanto a vantagem da sistemática alagoana:

(18)
(19)

O empresário, no caso ilustrado, terá um lucro de R$ 1.081.638,77 e este valor poderá servir como base de cálculo para redução do preço final das mercadorias, bem como para investimentos internos, ficando a critério do empreendedor.

(20)

É fundamental que o empresário tome o cuidado no momento de precificação do seu produto.

Afinal, é de suma importância para a sustentabilidade de sua empresa manter-se em destaque no mercado.

Para tanto, estratégias que visem redução de custos de maneira segura e legal deverão ser adotas. Pois, como já dito em outro momento, para se obter um cálculo de preço final eficaz serão considerados todos os fatores que influenciam diretamente na dinâmica da empresa.

Ou seja, será analisado: o consumidor, o custo e a concorrência.

CONCLUSÃO

(21)

Dessa forma, fica claro que a sistemática oferecida por Alagoas consegue reduzir os custos tributários e, consequentemente, possibilitar ao empresário uma redução do preço final da sua mercadoria sem abrir mão dos lucros.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a sistemática de Alagoas, é só clicar em: “como a sistemática pode melhorar o faturamento da sua empresa”.

Ou, você pode clicar no botão do WhatsApp (logo mais abaixo). A equipe tributária da Brasil Negócios está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o assunto.

Entre contato conosco e saiba agora como conseguir uma economia de até 20% do valor total de sua operação de importação.

Conte com a gente!

(22)

82 3025.2408 +55 82 99330.8488 contato@bnegocios.com.br brasil-negócios brasilnegocios.al brasilnegocios.al bnegocios_al brasilnegocios.com.br

22

Referências

Documentos relacionados

A retenção do cliente é uma das principais preocupações das empresas pois garante uma rendibilidade e um desenvolvimento sustentado. Para isso, é necessário as

O preço praticado pela empresa é, na maior parte dos produtos, inferior ao preço proposto para cobrir seus custos e despesas fixos e variáveis e proporcionar margem de lucro

Designar os servidores abaixo citados para comporem a comissão de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório do servidor EVANDRO CARLOS GUINAMI, lotado no Câmpus

A inclusão de programadores horários (timers) será utilizada para o gerenciamento do horário em que as cargas elétricas serão acionadas. As resistências elétricas

Foi possível verificar correlação entre a capacidade funcional mensurada pelo TC6 e o domínio aspectos sociais e entre as variáveis espirométricas VEF1/CVF% e FEF 25-75% com

Os acionistas de ações a Fundir que não aceitem a fusão poderão solicitar o resgate das respetivas ações, sem qualquer encargo, até ao prazo limite de sexta-feira, 20 de março

O preço de compra total calculado é a base para todos os demais cálculos do preço de venda final do produto.. Custo de Compra Estimado

De qualquer forma, no contexto dos modelos mistos con- forme empregados neste trabalho, não há um teste formal que permita a comparação do modelo com apenas um QTL pleiotrópico contra