• Nenhum resultado encontrado

Junte-se ao clube ISO 14001!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Junte-se ao clube ISO 14001!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano 10

Edição nº 94

QUALY DROPS ECS

agosto de 2014

ECS Assessoria e Consultoria Técnica S/C Ltda

Fones: (11) 2783-0136 / 2614-3262

ecsconsultoria@ecscon.com.br

www.ecscon.com.br

A norma ISO 14001 é hoje uma referência generalizada para milhares de organizações em todo o mundo que querem comunicar ao público e às partes interessadas que são ambientalmente responsáveis. Dois professores universitários americanos explicam como a norma ajuda na redução do impacto ambiental e no crescimento do negócio, e porquê mais de um quarto de milhão de organizações em todo o mundo estão se juntando ao clube ISO 14001!

Com mais de 250 000 certificações em cerca de 160 países desde o seu lançamento em 1996, não é nenhuma surpresa que a ISO 14001 seja o sistema de gestão ambiental (SGA) mais amplamente adotado no mundo. Então, como ainda continuam os debates sobre o porquê as empresas buscam a certificação ISO 14001, ou se ela afeta a saída de poluição e outras atividades ambientais, decidiu-se realizar uma avaliação rigorosa sobre a norma. A pesquisa, realizada em 159 países em 15 anos, revelou algumas conclusões interessantes.

As certificações ISO 14001 estão associadas com a redução da poluição em alguns casos, mas não em outros. Além disso, por mais estranho que possa parecer, os países com maior número de certificações ISO 14001 têm níveis mais baixos de poluição do ar em comparação com a poluição da água. Além disso, a ISO 14001 é associada com a redução da poluição do ar apenas em países onde as políticas ambientais do governo são mais fracas. Resultados confusos, com certeza, assim como podemos explicar esses achados?

Somente para membros

Este trabalho conceitua sistemas de certificação, como o ISO 14001, como clubes. Pense em um clube de golfe. Os clubes de golfe oferecem serviços que são restritos para os clientes que pagam a taxa de adesão. Em um

determinado momento, vários clientes podem usufruir as instalações do clube e desfrutar de uma partida de golfe ou um mergulho na piscina. Os sistemas de certificação trabalham em um princípio similar. Sua chave "serviço" é permitir que os membros sinalizem mais credibilidade às suas práticas de gestão ambiental. Somente membros do clube podem implantar esta marca. Para a ISO 14001, o custo de adesão ao clube é o estabelecimento de um SGA forte e verificável.

Pode-se perguntar por que uma empresa teria de participar de um clube de certificação para proclamar as suas credenciais ambientais. Afinal, ele poderia facilmente fazer tais afirmações por conta própria. As razões são duas. Primeira, o conjunto de membros do clube envia um sinal mais forte quando o nome da marca do clube é bem conhecido: A ISO 14001 tem alto reconhecimento pelo nome dado por sua associação com a organização ISO. É importante ressaltar que quanto mais empresas se juntarem a esses clubes, a marca se torna ainda mais conhecida, o que torna o sinal clube ainda mais forte. Em segundo lugar, porque as "regras" para estes clubes são feitas por um outro conjunto de atores, os patrocinadores. Sendo assim, as reivindicações ambientais das empresas tornam-se mais credíveis do que quando fazem declarações unilaterais sobre o seu compromisso ambiental. E, na verdade, uma empresa pode criar fortes regras ambientais para si um dia e, retirá-las no outro. Claro, a ISO 14001 tem o benefício de ser patrocinada por uma organização muito credível, ao passo que "outros clubes" têm patrocinadores menos credíveis.

(2)

As empresas (ou as suas instalações) que participam do clube ISO 14001 são esperadas para adotarem práticas de gestão ambiental que excedam as exigências legais de seus países e, assim, acabarem por produzir mais bens públicos ambientais. Em troca, as partes interessadas externas, que não podem observar plenamente e avaliar as políticas ambientais das empresas, podem interpretar a certificação ISO 14001 como evidência de compromissos superiores de manejo ambiental e tratar os membros do clube ISO 14001 como mais favoráveis. Assim, a meta para os clubes de certificação como a ISO 14001 é possibilitar uma troca virtuosa de gestão ambiental por parte das empresas, buscando a apreciação das partes interessadas.

Fazendo jus às reivindicações

Dada a ampla adoção da ISO 14001, é muito natural perguntar se ela faz jus à sua pretensão de melhorar as práticas ambientais dos seus membros. Depois de vários anos estudando esta questão, a resposta se tornou "em algum momento", e os esforços têm sido focados em identificar as condições em que os melhores resultados acontecem.

Dois fatores merecem uma atenção especial: o rigor das normas ambientais do governo e da visibilidade (física) de poluentes que as empresas emitem. Regulamentos governamentais mais rigorosos levam as empresas a

melhorarem suas práticas ambientais. Isso tem duas implicações. Em primeiro lugar, os regulamentos governamentais mais fortes aumentam os custos de uma empresa para a realização de melhorias ambientais adicionais (além das exigências legais) em resposta às suas obrigações da ISO 14001. Em segundo lugar, os benefícios de reputação que a empresa recebe para se diferenciar de empresas que não são ISO 14001 será menor porque o nível médio de práticas de manejo ambiental é maior em toda a linha. Nesta situação, conseguindo a ISO 14001 é provável que exijam menos investimentos adicionais em gestão ambiental além do que as empresas já estão fazendo como parte de suas obrigações regulamentares. Talvez contra-intuitivamente, os efeitos de redução da poluição da ISO 14001 são, portanto, susceptíveis de serem mais pronunciados quando as empresas com certificação ISO funcionarem em países com leis ambientais fracas.

As partes interessadas esperam que as empresas realizem uma série de ações de responsabilidade social

corporativa, tais como gestão ambiental, práticas trabalhistas e assim por diante. Dado os seus recursos limitados, as empresas não podem fazer tudo e precisam priorizar suas ações, investindo nessas questões de responsabilidade social, onde podem obter mais reconhecimento por seus esforços. No contexto da ISO 14001 e do meio ambiente, isto significa priorizar quais poluentes devem receber mais foco.

As partes interessadas tendem a acompanhar mais de perto os poluentes visíveis. Isso significa que as empresas ISO 14001 têm mais um motivo para centrar a sua atenção na redução de poluentes visíveis do que as menos visíveis. A visibilidade física maior de poluição do ar em relação à poluição da água dá às empresas o incentivo para investir mais na redução de contaminantes do ar do que contaminantes da água. A pesquisa mostra que o efeito da adoção da ISO 14001 em nível nacional para reduções de poluição é mais acentuado no ar do que na água. É

importante ressaltar que este efeito foi observado só em países com regulamentos governamentais menos rigorosas.

Efeitos diretos e colaterais

Decidiu-se realizar essa investigação a nível de países para examinar como as contagens de ISO 14001 influenciam nas emissões de poluição em todo o país. Uma das vantagens de um estudo a nível nacional é que se pode avaliar os efeitos diretos tanto da ISO 14001 em empresas certificadas e seus efeitos sobre as empresas não certificadas.

A pesquisa sugere que a repercussão de SGA´s entre membros e não-membros ISO 14001 ocorre através de dois mecanismos. Primeiro, as empresas com certificação ISO podem incentivar seus fornecedores para estabelecerem o

(3)

seu próprio SGA. Por exemplo, as corporações multinacionais costumam perguntar aos seus subsidiários no exterior para promoverem a cultura do SGA em sua cadeia de suprimentos. Em segundo lugar, as empresas não certificadas localizadas nas proximidades das empresas certificadas ISO 14001 podem tentar imitar práticas de SGA dos seus vizinhos, mesmo que não possam buscar a certificação de terceiros, talvez por razões de custo. Isto é

particularmente verdade para as pequenas e médias empresas que não são capazes de absorver os custos fixos associados a um SGA certificado formal. A questão é que qualquer tentativa de calcular o efeito da ISO 14001 sobre a redução da poluição deve levar em conta os esforços de ambas as empresas com e sem certificação ISO 14001. Uma análise a nível nacional permite essa contagem de efeitos possíveis da ISO 14001.

Pressões e outros poluentes

Em resumo, os efeitos de redução da poluição através da ISO 14001 variam de acordo com a visibilidade dos poluentes e do rigor das regulamentações governamentais. Duas implicações concretas emergem desta observação. Em primeiro lugar, a eficácia dos clubes de certificação deve ser entendida no contexto das pressões regulatórias que as empresas enfrentam. Na verdade, o maior pay-off da ISO 14001 em termos de redução da poluição pode ser visto em contextos de desenvolvimento, onde as regulamentações governamentais são negligentes. Nesses casos, os clubes de certificação parecem funcionar como substitutos de regulamentação governamental na proteção do meio ambiente. Em segundo lugar, a proteção ambiental tem custos de oportunidade. O esforço das empresas para reduzir a poluição vem à custa do seu esforço para fazer outra coisa. Tais trocas motivam as empresas a pensarem estrategicamente sobre como maximizar os seus pay-offs de compromissos de gestão. Afinal de contas, uma

motivação importante para unir os clubes de certificação é o benefício da reputação que será adquirida. Encontramos visibilidade física dos poluentes a ser um fator importante nesse sentido. Assim, os gestores e estudiosos devem avaliar como essas pressões externas formam sistematicamente escolhas das empresas em relação a gestão ambiental.

A ISO 14001 não é uma receita infalível para as empresas gerirem com sucesso os seus impactos ambientais. Considerações corporativas, governamentais e financeiras, todos têm um papel a desempenhar na equação. É, no entanto, um cartão de membro para o reconhecimento mais amplo de sustentabilidade da empresa. Então, por que você está demorando tanto para se juntar ao clube?

(4)

G

o

ta

s

d

a

Q

u

a

li

d

a

d

e

DIFERENCIAIS ECS (Terceirização do processo de Treinamento, Otimização dos Processos de Gestão e Automação Industrial)









A ECS tem o imenso prazer de informá-los que estamos estruturando, junto a renomados parceiros com experiências apropriadas, uma rede para dar suporte de consultoria e assessoria técnica em diversas áreas de negócios das organizações, especialmente dos nossos clientes e parceiros.

Já é parte de nossos processos atuar em consultoria e treinamentos voltados para os mais

variados Sistemas de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no

Trabalho, SASSMAQ, Responsabilidade Social, Tecnologia da Informação e muitos outros específicos, como qualidade para organizações educacionais, de alimentação, autopeças, etc).

A partir deste mês de abril demos mais um passo para auxiliar nossos clientes, firmando

parcerias especializadas nas áreas financeira, econômica, administrativa, marketing e

gestão de pessoas. Nossos novos parceiros são consultores especialistas, com carreira e

currículo invejáveis em suas áreas de atuação.

Devemos aproveitar o momento atual da economia para mostrar nosso dinamismo e criatividade buscando a superação de desafios, a fim de transformar esta crise em oportunidades de negócios, focando nosso crescimento e preparo, solidificando nossas bases estruturais de negócios, que seguramente garantirão nosso crescimento assim que o mercado se estabilizar.

Portanto, se sua empresa tem passado por momentos difíceis, dificuldades financeiras e instabilidade administrativa, consulte-nos para agendarmos uma visita avaliativa sem custo algum, onde apresentaremos uma proposta com um plano de trabalho elaborado justamente para levar sua organização rumo ao sucesso.









A ECS, além de desenvolver diversos Sistemas de Gestão, tem também uma novidade que

certamente agregará valores nas organizações. A Otimização dos Processos de Gestão é um

novo projeto que consiste em tornar os processos e o Sistema de Gestão implementado, mais enxuto e adequado à situação atual da organização. Desta forma, não somente a empresa evoluirá tecnologicamente, mas também fará com que a estrutura dos seus SGs continuem sendo eficazes e eficientes e não se tornem obsoletos e improdutivos.









Sua organização encontra problemas em identificar as necessidades da empresa

relacionadas à qualificação dos seus funcionários? A ECS encontrou uma forma de resolver esta

situação. A Terceirização do Processo de Treinamento é uma nova estratégia adotada para

facilitar a administração deste setor de atividade dentro da organização e oferece as seguintes vantagens:

• Permite a concentração do foco na atividade fim da empresa;

• É uma contratação de resultados, em oposição à mera contratação de serviços;

• Otimiza custos internos;

• Disponibiliza equipe de profissionais qualificados e especializados;

• Garante a conformidade em auditorias;

• Reduz custos a médio e longo prazo.









A ECS Consultoria está estruturando, junto a qualificados parceiros/engenheiros com

experiências apropriadas, uma rede para dar suporte de consultoria e assessoria técnica na área

de automação industrial, desenvolvendo soluções na área de engenharia que envolve a

integração de sistemas mecânicos, eletrônicos e computacionais.

Nossa nova área de atuação inclui projetos eletromecânicos, soluções em automação industrial, softwares de controle, automação de processos, sistemas de medição e controle e outras soluções em engenharia mecatrônica. Os projetos que poderão ser desenvolvidos são divididos da seguinte maneira:

Projeto Mecânico, Sistemas eletrônicos, Desenvolvimento de Software de Controle, Sistemas Mecatrônicos, Integração de sistemas.

(5)

T

re

in

a

m

e

n

to

s

T

re

in

a

m

e

n

to

s

IN-COMPANY









Os treinamentos In Company são fechados para um determinado grupo de participantes de

uma organização, sendo assim, o curso pode ser personalizado de acordo com as necessidades da mesma.

Agende uma consulta para apresentarmos nossa proposta de trabalho, que com certeza lhes trará excelente retorno com elevado custo benefício.

E-LEARNING









Os cursos e-learning são realizados à distância. Adquirindo o treinamento em nossa loja virtual você receberá o link, login e senha para acesso, que poderá ser realizado em qualquer momento e de qualquer lugar. Desta forma, aprender ficou muito mais fácil e confortável.

Este e-mail tem o propósito de levar às pessoas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Caso não deseje mais receber nossos informativos, queira nos enviar um e-mail e a remoção ocorrerá em até 48 horas.

Treinamentos In Company

Entre em nosso site

e veja nossa

grade de Treinamentos completa!

www.ecscon.com.br

ATENÇÃO!!!

Fique atento, estamos em processo de

elaboração dos cursos e-learning. Acesse

nossa loja virtual e confira as novidades

Referências

Documentos relacionados

Após o extrato vegetal ser colocado sob o papel filtro na placa de petri, as placas foram infestadas com os insetos, e estas vedadas com papel filme de PVC

Contratação de empresa especializada em vigilância patrimonial para a prestação de serviços de vigilância desarmada, a serem executados no âmbito das

1. O Secretário do Comité Conjunto de Desenvolvimento elabora, com base nas propostas das Partes, uma ordem de trabalhos provisória para cada reunião. A ordem de trabalhos provisória

Art. 6º Deverá ser juntada aos autos Planilha Comparativa de Preços composta de, no mínimo, 03 valores válidos, obedecendo aos parâmetros estabelecidos no art. 4°, observadas as

As instalações prediais de água quente, definidas como conjuntos de tubulações, conexões, peças, aparelhos sanitários e acessórios existentes a partir do ramal predial. O

1) Identificar se há divergências e/ou similaridades entre as avaliações estéticas de diferentes grupos de usuários quanto à qualidade visual do centro de comércio. 2) Identificar

São propostas atividades para permitir melhor compreensão e interpretação da obra, indican- do, quando for o caso, a pesquisa de assuntos relacionados aos conteúdos das diversas

A purificação do ar através da tecnología dos filtros eletrostáticos é ideal para ambientes com gordura ou com partículas em suspensão e que dum modo geral colmatam fácilmente