• Nenhum resultado encontrado

Missão Up Unidos pelo planeta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Missão Up Unidos pelo planeta"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Missão

Up|Unidos

(2)

ÍNDICE

ENQUADRAMENTO

3

CONTEXTO

3

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS

4

DESCRIÇÃO

4

ESTRUTURA DO PROJETO

6

RESULTADOS ATINGIDOS

8

CONCLUSÕES

8

REFERÊNCIAS

8

AUTOR(ES)

8

(3)

ENQUADRAMENTO

Compromissos Galp:

Na Galp temos o compromisso de envolver a comunidade e

demais partes interessadas, promovendo a criação de

valor partilhado.

Adicionalmente, procuramos contribuir para a satisfação

das necessidades energéticas futuras e minimizar a

intensidade carbónica da atividade.

Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Assegurar o acesso à energia acessível, fiável, sustentável e moderna para todos.

Implementar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os impactes associados.

CONTEXTO

A nossa estratégia

Conscientes do papel que comunidades mais informadas têm e poderão ter no que respeita ao desenvolvimento sustentável do país, procuramos acrescentar valor apostando nos mais novos para serem consumidores, atores e profissionais mais informados e influentes.

No cerne desta estratégia e sendo nós um operador integrado de energia tem como foco estratégico agir hoje a pensar no amanhã, acreditamos que faz todo o sentido criar um projeto

educativo, dirigido a crianças, sobre a eficiência e o consumo de energia.

Assim, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar para uma mudança de comportamentos relacionados o consumo mais eficiente de energia temos atuado na área da educação a nível nacional. Atualmente, desenvolvemos nas escolas dois projetos educativos: a Missão UP e a Missão POWER UP.

(4)

Importância do tema, na perspetiva

da organização e dos seus Stakeholders

Na Galp estamos comprometidos com um futuro energético mais sustentável, e incorporamos esta missão na nossa estratégia. Temos a convicção que a educação sobre a energia e a eficiência energética assume um papel de relevo na atuação da empresa e prova disso são os projetos educativos que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. A mudança de comportamentos é objetivo transversal a todos os projetos educativos que dinamizamos, centrados no consumo responsável e eficiente de energia.

Por outro lado, as atuais diretrizes da Comissão Europeia determinam que a mobilidade sustentável é um tema de extrema importância e que os cidadãos devem estar informados. O projeto assenta nesse pressuposto, e torna-se primordial explicar às crianças os temas relacionados com o consumo eficiente da energia.

À semelhança do Missão POWER UP, o projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta é também um projeto educativo sobre eficiência no consumo de energia, focando-se especialmente nas áreas de Fontes de Energia, Eficiência Energética, Mobilidade Sustentável e Pegada Energética.

A Missão UP | Unidos pelo Planeta existe desde 2010 e atua nos 3 pilares da sustentabilidade: económica, social e ambiental. O pilar económico está patente nos vários parceiros públicos e privados que o projeto possui, assim como na oportunidade que dispomos de dar a conhecer os nossos produtos e serviços que promovem a eficiência energética.

No pilar social, o projeto ensina e motiva as crianças a adotarem comportamentos responsáveis no planeta Terra, e existe um envolvimento com professores e encarregados de educação, de forma a fazer chegar a toda a comunidade a necessidade de preservar a energia do planeta.

Por último, o pilar ambiental procura alterar hábitos e comportamentos relacionados com a utilização de energias, protegendo assim a sustentabilidade do planeta.

OBJETIVOS

A Missão UP | Unidos pelo Planeta pretende promover a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e alteração de comportamentos futuros para um planeta globalmente mais sustentável. Para este efeito disponibiliza

O projeto lança às escolas o desafio de criarem Brigadas de alunos que, com a ajuda dos professores, devem organizar-se em equipas ou "Brigadas" e, com base num Guião de Atividades diponibilizado pela Missão UP às escolas aderetes, devem implementar ações específicas junto dos seus colegas, amigos e pais para promover uma utilização sustentável da energia. Os objetivos classificam-se em: pedagógicos, de comunicação e de eficiência no consumo de energia.

Os objetivos pedagógicos centram-se no fornecimento de ferramentas para que as crianças interiorizem os conceitos básicos relacionados com a eficiência do consumo de energia; e na relação da eficiência do consumo de energia com as práticas do dia-a-dia, de forma a mostrar como pequenas mudanças podem levar a grandes benefícios e poupanças de energia. Em relação aos objetivos de comunicação, estes focam-se: na divulgação de boas práticas sobre o consumo de energia; no transporte do tema para uma comunidade mais alargada, utilizando como veículo de comunicação um público especialmente interessado e motivado; e no enquadramento da eficiência no consumo de energia no âmbito da sustentabilidade, explicando o fenómeno de alterações climáticas, e mostrando, assim, os impactes positivos das mudanças de comportamento.

Por fim, os objetivos de eficiência no consumo de energia são: fazer do público mais militante o motor de mobilização e motivação para verdadeiras mudanças de comportamento no

DESCRIÇÃO

(5)

PÚBLICO-ALVO

Este projeto foi desenvolvido a pensar nas crianças do 1.º Ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 10

anos, mas os seus conteúdos são também dirigidos aos professores, comunidade, pais e encarregados de educação.

ENQUADRAMENTO CURRICULAR

O Currículo Nacional do Ensino Básico (ME-DEB, 2001) tem definido quatro temas estruturantes para as Ciências Físicas e Naturais: Terra no Espaço, Terra em Transformação,

Sustentabilidade na Terra e Viver Melhor na Terra.

A Missão UP incide no terceiro tema – Sustentabilidade na Terra - e pretende que os alunos tomem consciência da importância de atuar responsavelmente no planeta Terra, mantendo o equilíbrio sustentável e contribuindo para uma gestão regrada dos recursos existentes. Este objetivo é alcançado através de

ações desenvolvidas no projeto, estas ações pretendem demonstrar que a intervenção humana na Terra afeta os indivíduos, a sociedade e o ambiente.

Neste âmbito, é dado especial destaque aos temas da pegada energética e da mobilidade sustentável, é explicado o efeito da utilização que cada um de nós faz da energia no seu dia-a-dia, a forma como nos podemos deslocar causando um menor impacto no meio ambiente e como garantimos um mundo ambientalmente mais saudável para as gerações futuras.

RECONHECIMENTOS

2010/2011, o Melhor Projeto Nacional sobre eficiência energética pelos ‘Energy Globe Awards’.

2010/2011, a Melhor Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE).

2011/2012, a Melhor Campanha de Responsabilidade Social pelos Prémios de Comunicação do jornal especializado Meios & Publicidade.

2012/2013, prémio da APCE de Mérito pela Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social

(6)

ESTRUTURA DO PROJETO

Este projeto foi desenvolvido a pensar nas crianças do

1.º Ciclo de escolaridade, com idades compreendidas

entre os 6 e os 10 anos, mas os seus conteúdos são

também dirigidos aos professores, comunidade, pais e

encarregados de educação.

ENTIDADES ENVOLVIDAS E “IMPACTADAS”

Todas as escolas nacionais de natureza pública ou privada que lecionem o 1º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente, todas as crianças que frequentam esse ensino, são envolvidas nas atividades da Missão Up.

Pretende-se com que estas crianças sejam militantes relativamente ao tema da eficiência energética e que se sintam incluídos na mobilização para um consumo mais eficiente de energia, na escola e fora dela.

Desta forma, além dos alunos e dos professores, todos os outros elementos da Comunidade escolar são impactados pelo

Projeto, alargando-se este envolvimento a pais e encarregados de educação.

Procura-se ainda que agentes de comércio local, instituições de poder local, associações locais de pais ou moradores, instituições como Bombeiros, Polícia ou Serviços de Saúde, por exemplo, tenham contacto com o projeto e sejam parte integrante na mobilização para um consumo mais eficiente de energia nas suas diversas áreas de atividade.

Por serem importantes canais de comunicação com os públicos dos Projetos, concretamente com as escolas, também as Câmaras Municipais são envolvidas nos projetos.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

O projeto conta com a parceria da Direção Geral da Educação (DGE), da Agência para a Energia (ADENE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Comissão Nacional da

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

(7)

A PRINCIPAL FERRAMENTA UTILIZADA

O projeto tem um portal online (www.missaoup.com) com várias secções de informação dirigida a alunos, professores, pais e encarregados de educação.

O portal dispõe de uma interface animada para conseguir captar a atenção das crianças e a interatividade está presente em quase todos os separadores. No portal existem também vários jogos que ajudam as crianças a entender melhor o tema da energia.

Os professores também encontram neste portal, materiais de apoio, apresentações, notas e fichas de atividades que lhes permitem trabalhar os temas com os seus alunos.

Para os pais e encarregados de educação, o website

disponibiliza conteúdos que ajudam na discussão familiar dos

temas e na implementação de conselhos sobre eficiência energética em casa.

A Missão UP conta também com um canal no Youtube, onde é possível encontrar vídeos do projeto e vídeos feitos pelas várias escolas.

COMO PARTICIPAR?

Para participar neste projeto, as escolas têm de organizar Brigadas Positivas. Cada brigada é constituída por vários alunos e tem como objetivo a definição e implementação de uma Missão que contribuirá para a eficiência energética na escola e em casa.

As várias missões das brigadas são cumpridas tanto na escola como fora dela, para que as crianças tenham oportunidade de transportar as mensagens sobre eficiência energética para além da escola, chegando às famílias e a instituições variadas (entidades de poder local como Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais, Associações de Pais e moradores, Bombeiros e Polícias locais, entre outras), incentivando assim a participação generalizada dos alunos e a adoção de comportamentos sustentáveis na comunidade.

As escolas que participam no projeto recebem um Guião de Atividades com 10 temas e sugestões de atividades, específicas para cada tema, e que devem ser desenvolvidas pelas “brigadas” ao longo do ano letivo e com o acompanhamento e orientação dos professores.

As 300 primeiras escolas que comprovem a execução de pelo menos 3 das 10 ações enunciadas no Guião de Atividades, tratando 3 temas diferentes, têm o

direito a receber na sua escola uma Visita Formativa Missão UP. A visita feita pelos nossos colaboradores tem o objetivo de fornecer bases conceptuais sobre os principais temas do projeto, durante a visita são também lecionadas aulas de energia. As 10 primeiras escolas que reportam, de forma completa, o desenvolvimento de 10 atividades associadas a cada um dos 10 temas propostos no Guião de Atividades, são as grandes vencedoras do ano letivo, recebendo prémios para os alunos e professores envolvidos. Brigada dos Transporte s Brigada da Climatização Brigada da Iluminação Brigada do Consumo de Energia

(8)

RESULTADOS ATINGIDOS

Os indicadores demonstram grande interesse das escolas e alunos em participar no projeto +1.000.00 alunos

+100.000 professores

Fonte: Sair da Casca (Jul.2016)

*projeto só iniciou no ano lectivo 2014/15

CONCLUSÕES

Lições aprendidas

Este projeto veio demonstrar que o investimento na sensibilização e mobilização para uma mudança de comportamentos relacionados com o consumo mais eficiente de energia tem reflexos muito positivos, a nível de todas as entidades envolvidas e “impactadas”, nomeadamente: alunos, professores, pais e encarregados de educação, e outros elementos da comunidade.

Com uma boa comunicação dos objetivos do projeto e o envolvimento de todas as partes interessadas, é possível dar às crianças as ferramentas necessárias para interiorizarem os

conceitos básicos relacionados com a eficiência no consumo de energia, para que, também elas possam transmitir esses conhecimentos e induzir à adoção de novos comportamentos, junto de colegas, professores, pais, encarregados de educação e outros membros das comunidades envolventes.

Desta forma, estes projetos têm permitido levar o tema da eficiência no consumo de energia a uma comunidade alargada, utilizando como veículo um público especialmente motivado: as crianças.

Referências

Autor(es)

http://www.missaoup.com www.missaopowerup.com

Gabinete da Presidência e Comunicação da Galp

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Saúde da Família Saúde da Criança mazzas@ufpr.br 1 início