• Nenhum resultado encontrado

VII TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ DE PORTO NACIONAL TOCANTINS 14 - MAIO REGULAMENTO OFICIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VII TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ DE PORTO NACIONAL TOCANTINS 14 - MAIO REGULAMENTO OFICIAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

VII TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ DE PORTO NACIONAL – TOCANTINS 14 - MAIO - 2016

REGULAMENTO OFICIAL Art. 1 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 – Nome oficial: VII TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ DE PORTO NACIONAL - TOCANTINS. 1.2 – O TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ DE PORTO NACIONAL - TO é um evento promovido pela ÂNCORA GARAGEM NÁUTICA e NELSON NAKAMURA.

Art. 2: DOS OBJETIVOS

2.1 - O presente torneio compreende na pesca exclusiva ao tucunaré, estando ele vinculado aos valores decorrentes dos princípios da proteção e preservação do meio ambiente e à modalidade de pesca esportiva – pesque e solte, de forma que as ações contrárias a estes princípios e valores serão consideradas infração ao regulamento do Torneio, passíveis de desclassificação.

2.2 - Divulgar o potencial turístico do Lago da Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães (Usina Lajeado), no Município de Porto Nacional – To.

2.3 - Desenvolver o Turismo da Pesca Esportiva com a seriedade, responsabilidade e qualidade, utilizando as técnicas existentes no segmento.

2.4 - Desenvolver a consciência ecológica por meio da divulgação das leis que normatizam a pesca esportiva, visando o combate ao uso de materiais poluentes e atitudes predatórias através de atividades lúdicas de proteção ambiental, como por exemplo, o recolhimento do lixo acumulado às margens do lago e todo o lixo produzido durante o evento.

2.5 - Despertar e sensibilizar as autoridades no âmbito Federal, Estadual e Municipal, quanto à criação de leis específicas concernentes ao segmento da Pesca Esportiva .

2.6 - Promover o turismo, o lazer e a confraternização entre os amantes da pesca esportiva. Art. 3: DA SUPERVISÃO

3.1 – A supervisão legal do VIl TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ DE PORTO NACIONAL – TO ficará a cargo dos órgãos e entidades competentes, tais como: Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Cipra, Ibama, dentre outras, as quais são oficialmente convocadas a participar do evento.

Art. 4: Do Local

O local da prova será no Lago da Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães (Usina Lajeado), partindo do Píer da Âncora Garagem Náutica - Porto Nacional-TO

Art. 5: DA PROGRAMAÇÃO

--- Abertura das Inscrições: 16 de abril de 2016. A partir das 08:00min, na Âncora Náutica.

--- Carreata de Divulgação do Evento: 13 de maio de 2016 (sexta-feira): 14h00min: Concentração à frente da Ancora Garagem Náutica

16h00min: Início da Carreata

(2)

--- Torneio: 14 de maio de 2016:

a) 06:00hrs às 07h00hrs – café da manhã

b) 06h30min às 08:00hrs- Fiscalização das embarcações c) 08h00hrs - Largada Oficial

d) 17h00min – Final do Torneio com tolerância de 15 minutos. e) 19:00hrs – Início da premiação, sorteio e show.

5.1 – Da Largada

A largada será no Píer da Âncora Garagem Náutica com queima de fogos. Por motivos de segurança, as embarcações com motores acima de 30HP se alinharão na linha de frente para largada. Os motores abaixo de 25HP sairão logo após.

Parágrafo único – Se, por motivo de força maior, houver necessidade de se antecipar ou postergar (prorrogar) a largada do Torneio, o Árbitro poderá fazê-lo a qualquer momento, justificando os motivos da decisão tomada, se assim for o caso.

Art. 6 - DA COMPETIÇÃO

6.1 - O Torneio compreende exclusivamente a pesca ao TUCUNARÉ, com tamanho mínimo de 35 cm. 6.2 - O método de pesca utilizado será do tipo PEGA E SOLTA.

6.3 - Para efeito de medição será considerada a extensão da extremidade cefálica à caudal.

6.4 - O capitão da equipe, ao chegar no local de medição, informará o número e o nome da equipe registrado quando da inscrição, sob pena de perda da pontuação constante da ficha de medição cujo nome ou número de inscrição informado pela equipe esteja incorreto.

6.5 – Haverá área delimitada para o trabalho dos fiscais quanto à medição dos espécimes pescados, à vista do público;

6.6 - A pesca deverá ser exercida com as embarcações numa distância mínima de 50m umas das outras.

6.7 - O torneio consiste em pesca embarcada, utilizando lanchas, barcos e/ou Jet ski.

6.8 - Haverá disponibilidade de 04 (quatro) pontos de medição os quais serão assim dispostos:

-- barranco à direita em baixo da ponte (saída para Fátima – BR153) ao sul – ponto de apoio. -- na Ilha do pé de manga ao sul – ponto de apoio.

-- no píer da ÂNCORA GARAGEM NÁUTICA ao centro; -- na torre da rede Celtins ao norte – ponto de apoio.

Parágrafo primeiro – As medições nos pontos de apoio serão encerrradas as 16:00hrs, impreterivelmente, permanecendo inalterado o regime de medições junto ao pier da Âncora Garagem Náutica até as 17:00hrs conforme estabelecido no art. 5º, item “d”.

6.9- Para efeito de classificação, cada equipe poderá apresentar até 06 (seis) peixes a serem medidos e registrados em súmula pelo fiscal.

(3)

6.9.1 – A equipe vencedora será aquela que obtiver a maior metragem de peixes pescados (a soma dos peixes registrados em súmula), conforme os itens 6.1 e 6.9.

6.9.2 - O peixe deverá estar vivo, isento de furos de arpão, marcas de rede ou de qualquer outro sinal que identifique uma forma de pescar diferente da permitida (art. 6), sob pena de desclassificação da equipe. Parágrafo segundo: Caso algum peixe apresentado não tenha condições de soltura, “peixe boiar” o mesmo não será registrado.

6.9.3 - Caso um peixe seja fisgado por 02 (dois) pescadores, prevalecerá o pescador cujo anzol esteja fisgado na boca do peixe.

6.9.4 - Se ocorrer do peixe ser fisgado pela boca por (02) dois pescadores de equipes distintas, ao mesmo tempo, será considerado 50% da medida para cada equipe.

6.9.5 – Será disponibilizado aos competidores, no dia do torneio, antes da largada, o número do celular dos fiscais que estejam atuando junto aos pontos de medição acima mencionados, para fins de esclarecimento de dúvidas.

Art. 7 – DOS EQUIPAMENTOS DE USO PERMITIDO 7.1 – Os competidores poderão ter:

a) Linha de diâmetro livre;

b) Carretilhas, molinetes ou fly de qualquer tipo, tamanho ou peso;

c) Somente ISCAS ARTIFICIAIS de qualquer tipo, marca ou modelo (Entende-se por isca artificial todo artefato não alimentar (in natura), usado como atrativo de pesca);

d) Vara de qualquer tipo ou tamanho, não havendo limite de varas montadas na embarcação; e) Puçá para recolhimento do peixe ou fish Grip;

f) Uso de aerador;

g) Viveiro com boa circulação de água; h) Trena;

i) Alicate de bico e pega-peixe com balança. j) máquina fotográfica ou filmadora.

h) GPS (sistema de posicionamento global) e SONAR (aparelho de detecção por meio de som); Parágrafo único: É expressamente proibida a modalidade de currico.

Art. 8 - DOS COMPETIDORES

8.1 – Constitui obrigação dos competidores, sob pena de desclassificação:

a) Que as equipes sejam formadas por no máximo 03 (três) participantes, sendo admitidas equipes femininas, masculinas ou mistas, que disputarão a prova sem a presença de fiscal na embarcação;

b) Somente as equipes formadas exclusivamente por mulheres, poderão dispor de um piloteiro para pilotar sua embarcação;

c) Cumprir e fazer cumprir o regulamento;

d) Fiscalizar a medição e anotação dos espécimes;

e) Somente o capitão poderá assinar a Ficha de Anotação da medição;

f) Informar a organização sobre qualquer irregularidade que venha a observar durante o desenvolvimento da prova (torneio), ficando preclusa qualquer impugnação a supostas irregularidades observadas durante a execução do torneio, com a entrega da premiação;

g) Os participantes deverão obrigatoriamente permanecer uniformizados durante toda a execução da prova, usando o Kit do Torneio fornecido no ato da inscrição, o qual compreende: camiseta, chapéu,

(4)

crachá de identificação da equipe (fornecido somente ao capitão), sendo desde já autorizada a veiculação das marcas dos patrocinadores nestes uniformes;

h) É obrigatório ao competidor possuir sua licença de pesca amadora;

i) No dia da prova, cada equipe deverá ter sua embarcação identificada com a numeração fornecida pela Comissão Organizadora.

Parágrafo Único – Aos competidores fica livre o horário de almoço, entretanto, será permitido somente o desembarque para almoço na Ilha - Praia Porto Real, sendo permitido ainda, aos competidores, atracar junto ao píer da Âncora Garagem Náutica para fins de pegar marmitas fornecidas por familiares ou afins. Neste caso, fica expressamente vedado o desembarque dos competidores.

8.2 – Fica vedada à equipe e aos seus competidores:

a) Abandonar o local da prova ou barco antes do horário mínimo de permanência no lago, sem a autorização prévia da organização (sob pena de desclassificação);

b) Abordar ou deixar-se abordar por outras embarcações que não sejam da organização do torneio; c) Jogar lixo nas águas do lago ou em suas margens;

d) Quanto ao piloto, ingerir bebidas alcoólicas, conforme disposto nas leis e atos normativos expedidos pela Marinha do Brasil, sendo desta a atribuição fiscalizatória;

e) Usar redes, tarrafas, arpões, espinhéis, ISCAS VIVAS ou qualquer material predatório de qualquer natureza;

f) Alterar a medida dos peixes apresentados;

g) Desacatar ou agredir os competidores, autoridades e demais participantes do evento; h) Transgredir quaisquer das regras contidas neste regulamento;

i) É expressamente proibida a presença de pessoas não pertencentes à equipe no barco, sob pena de desclassificação;

Parágrafo único - Quando houver a desclassificação de alguma equipe, a organização anunciará o ocorrido e os peixes serão devolvidos à água imediatamente.

Art. 9 - DAS INSCRIÇÕES

9.1 - A inscrição por equipe será no valor de R$ 210,00 (duzentos e dez reais). Só serão válidas as inscrições feitas diretamente com a Âncora Garagem Náutica ou pontos autorizados. O pagamento poderá ser feito na sede da empresa ou mediante transferência bancária para a conta corrente nº 25.885-7, agência nº 1117-7, Banco do Brasil S/A, neste caso, sendo validada a inscrição mediante a comprovação da transferência.

9.2 – A inscrição inclui um kit por pessoa contendo:

a) 01 camiseta manga longa, 01 chapéu, 01 Crachá (para o capitão), 01 porta latinhas e 01 adesivo de identificação para a embarcação;

b) Direito de acampamento no local do evento; c) Café da Manhã no dia do torneio;

d) Participação no torneio;

e) Participação nos sorteios realizados pela comissão organizadora do evento. Parágrafo único: Das disposições complementares:

a) Qualquer competidor menor de idade deverá estar acompanhado por seu responsável legal;

b) Em caso de impossibilidade de participação de qualquer dos inscritos, poderá ser ele substituído mediante informação à Comissão Organizadora dos dados pessoais do substituto;

(5)

--- Nomes; --- CPF;

--- Telefone do Capitão; --- Email;

--- A cidade que representam. 10 – DA CLASSIFICAÇÃO:

10.1 - A classificação será feita pela somatória da medida linear dos exemplares apresentados e válidos para pontuação.

10.2 - Em caso de empate, para desempate será considerado o maior peixe pescado entre os registrados em súmula.

a) Persistindo o empate, ganhará a equipe que registrou, em súmula, o segundo maior peixe.

b) Em caso de continuar o empate, será levado em consideração o que primeiro registrou o terceiro maior peixe, em súmula.

10.3 – Serão divulgadas pela Comissão Organizadora do Torneio, mediante uso de sistema de som do próprio Torneio, as equipes vencedoras do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) lugar, bem como a equipe que capturou o maior tucunaré.

Art. 11 - DA PREMIAÇÃO 11.2 – Do Grande Prêmio:

Será sorteado como primeiro prêmio um conjunto composto por motor Yamaha 25 hp; um Barco Netuno 5.5mts Fluvial Náutica e uma carretinha berço da marca Odne. Como segundo prêmio será sorteado um motor Yamaha 15hp, e em terceiro e último, será sorteado um motor elétrico Phanton 54 lbs. 11.3 - Serão sorteados também vários brindes entre os competidores.

11.4 – Receberá um troféu o participante que pegar o maior tucunaré da competição.

11.5 – Será indispensável a presença de pelo menos 01 (um) integrante de cada equipe participante do presente torneio, durante os sorteios por equipe, a fim de validar o referido sorteio. No caso de sorteio individual, deverá estar presente a pessoa sorteada. Desse modo, a ausência de representante da equipe ou pessoa sorteada invalidará o sorteio, prosseguindo-se a novo sorteio.

Art. 12 - DA ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO

12.1 - O “SÉTIMO TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ DE PORTO NACIONAL” terá a supervisão da Comissão Organizadora, que designará as demais autoridades envolvidas no evento, e orientará a competição e os competidores.

12.2 - À Comissão Organizadora:

a) Compete esclarecer qualquer dúvida sobre este regulamento, tendo plenos poderes para tomar qualquer decisão em favor do torneio, sendo suas decisões de caráter irrevogável.

12.3 - A direção das provas estará a cargo das seguintes autoridades:

a) Árbitros: O torneio terá a supervisão de dois árbitros, com função e autoridade para fazer cumprir este regulamento, aplicar as penalidades cabíveis, coordenar os serviços de medição e pesagem, bem como decidir sobre todas as questões que lhe forem submetidas pelos fiscais do torneio, sendo suas decisões inapeláveis;

b) Fiscais do Torneio: Identificar e Fiscalizar os barcos antes da largada. O fiscal efetuará a medição somente dos peixes que estiverem vivos. Após a medição, o pescador devolverá o peixe à água. O fiscal

(6)

fará as anotações na Ficha de Anotação dos Pescados (súmula) e ambos (fiscal e capitão) a assinarão concordando com as anotações realizadas.

12.4 – A Comissão Organizadora, e as autoridades por ela nomeadas, poderão abordar qualquer embarcação a qualquer momento, se necessário.

12.5 - Haverá a presença de fiscais volantes em todo o percurso liberado para a competição. Art. 13 - DA LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA

13.1 - Todas as equipes deverão ter seus barcos em condições de navegabilidade, conforme normas e instruções da Marinha Brasileira.

13.2 – Todos os pilotos que participarem das provas deverão ter autorização para navegar. 13.3 – Todas as embarcações deverão ter sacolas para lixo.

13.4 – Todos os barcos serão vistoriados antes da largada e devem permitir vistoria caso sejam abordados pela fiscalização durante a prova.

13.5 – É obrigatório o uso de coletes salva-vidas.

13.6 – Todo participante deverá aferir seu relógio com o do Árbitro, antes da largada.

13.7 – O Torneio terá o apoio da Marinha Brasileira, Polícia Militar, Naturatins, Cipra e do Corpo de Bombeiros, os quais estarão presentes durante todo o evento.

Art. 14 – DA FISCALIZAÇÃO DO TORNEIO

14.1 - A fiscalização do presente Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional-TO competirá, precipuamente, ao Árbitro e à equipe organizacional do mesmo e, também, de forma subsidiária, a todos os participantes em regime de fiscalização mútua, ou seja, uma equipe fiscalizando a outra.

14.2 – Caso seja detectada a prática de fraudes por parte dos participantes da competição, a equipe envolvida será imediatamente desclassificada, sem direito à devolução de quaisquer valores pagos para participar do evento, sendo cabível ainda à organização a tomada de providências cíveis e criminais pertinentes ao caso.

Art. 15 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS COMPLEMENTARES

15.1 – Recomenda-se aos inscritos no presente Torneio evitar pescar pelo menos 03 (três) dias antes do Evento nos locais destinados à prova, atitude esta que contribuirá para uma melhor ação dos tucunarés no dia do evento.

15.2 - Os participantes concordam em autorizar o uso de suas imagens e som de voz em qualquer tipo de mídia e peças promocionais relacionadas ao VII TORNEIO DE PESCA AO TUCUNARÉ – PORTO NACIONAL.

15.3 - Por razões imperiosas, a cargo da Comissão Organizadora, a programação ou o regulamento poderão ser alterados através de aditivos, que serão comunicados aos participantes mediante afixação das alterações realizadas, na sede da empresa Âncora Garagem Náutica.

15.4 - A imprensa poderá circular em todo local da prova para o exercício de seu trabalho.

15.5 - Os organizadores e autoridades da competição não se responsabilizarão por perdas, roubos, furtos e extravios ocorridos antes, durante ou após a realização do evento, do mesmo modo, não se responsabilizarão também por qualquer tipo de danos materiais, corporais ou à saúde que venham a ocorrer em face dos participantes, espectadores, acompanhantes e demais pessoas, antes, durante ou após o Evento.

15.6 – O participante do torneio que venha a praticar ato doloso ou culposo, conturbando o bom andamento durante a competição, e durante a apuração/sorteios, poderá ser convidado a se retirar do recinto, ficando impedido de participar do torneio do ano seguinte.

15.7 – Os valores das inscrições não serão devolvidos pela organização do torneio,

em hipótese

alguma.

15.8 – Fica expressamente proibida a pesca antes do início da prova, sendo vedado às equipes deixar os equipamentos lançados ou iscados na água. Caso o pescador não cumpra essa regra, será aplicada punição com perda de 10 cm por espécime. Se houver persistência a equipe será desclassificada.

15.9 - A realização da inscrição implica no pleno conhecimento e concordância dos participantes com todo o conteúdo deste regulamento.

(7)

Parágrafo primeiro – Em caso de omissão do presente regulamento, as situações e fatos ocorridos serão solucionados por uma Comissão de Análise e Julgamento composta pelo Árbitro Oficial do Torneio, bem como por 02 (dois) membros da Comissão Organizadora do mesmo, sendo estes o Presidente e Vice-Presidente, os quais terão poder de voto, na proporção de um voto por cabeça, e, em caso de necessidade, serão estes substituídos pelos demais componentes da Comissão Organizadora do presente Torneio, imediatamente inferiores aos respectivos substituídos, valendo tal regramento para o árbitro que necessita de substituição, sendo seu substituto automático o Presidente da Comissão Organizadora e assim sucessivamente.

Parágrafo segundo – O nome e a identificação do Árbitro e componentes da Comissão Organizadora serão afixados no placar da Âncora Garagem Náutica, 02 (dois) dias antes da realização do evento.

Art. 16 – DA EVOLUÇÃO DO TORNEIO

16.1 - Com vistas a registrar a evolução do Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional-TO, colacionamos abaixo o seguinte quadro evolutivo:

1º Torneio 2010 – 25 embarcações; 2º Torneio 2011 – 50 embarcações; 3º Torneio 2012 – 53 embarcações; 4º Torneio 2013 – 107 embarcações; 5º Torneio – 2014 – 122 embarcações; 6º Torneio - 2015 - 130 embarcações. Art. 17 – DO REGULAMENTO OFICIAL

17.1 – O regulamento oficial do 7º Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional-TO, só será disponibilizado no dia 16 de Abril do ano de 2016, onde acontecerá a abertura das inscrições e um café da manhã na Âncora Garagem Náutica.

Sejam todos bem vindos.

Tenham uma ótima pescaria e uma grande festa de confraternização.

Agradecemos a participação, pois sua presença sempre será um motivo de grande importância e satisfação para toda a organização.

Referências

Documentos relacionados

…ter ganhos de produtividade, aumentando o nível de intensidade tecnológica, tendo uma maior abertura às mudanças tecnológicas e apostando na investigação e

 Franquia extra de bagagem de acordo com o status de participação no programa Emirates Skywards Os participantes do nível premium do Emirates Skywards não poderão acessar o

a situação processual do adolescente seja agravada, para além de previsão legal; Acompanhar os adolescentes acautelados nas audiências, com a finalidade de

The present study has revealed the biological diversity of the endoparasitic communities of two forage fish species in the São Francisco river basin, which is an

Os resultados de porosidade total e umidade volumétrica obtidos por meio das análises laboratoriais também foram avaliados no intervalo de profundidade de 0,4 a 0,5 m, para que

Duração do regime ou da concessão do auxílio individual: De acordo com o estabelecido nas orientações comunitárias para os auxílios estatais no sector agrícola e florestal

Defendemos também como um ato de resistência cultural, pois em mais de três séculos de um sistema escravagista perverso, essa festa, mesmo agregando outros valores como

Conecte este acessório de marcação sobre o topo do disco que contém um cartucho de tinta (vide imagem abaixo).. Precauções: Tenha cuidado para colocar os discos