• Nenhum resultado encontrado

EVAPOTRANSPIRAÇÃO DO ARROZ VERMELHO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVAPOTRANSPIRAÇÃO DO ARROZ VERMELHO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Mestrando em Engenharia Agrícola, UFCG/CTRN, Campina grande, PB. CEP. 58429-015. Fone (81)9183-0355. E-mail: mendoncamf@gmail.com.

2

Bióloga, Departamento de Biologia, UFCG. Campina Grande, PB. 3

Prof. Doutor, Departamento de Engenharia Agrícola, UFCG. Campina Grande, PB. 4

Bolsista de Iniciação Científica, Departamento de Engenharia Agrícola, UFCG. Campina Grande, PB.

EVAPOTRANSPIRAÇÃO DO ARROZ VERMELHO

SUBMETIDO À ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL

M. F. Mendonça1; P. H. P. Ribeiro1; A. G. Leite2; W. P. Araújo1; J. Dantas Neto3; P. G. Leite4

RESUMO: O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Departamento de Solos e

Engenharia Rural da Universidade Federal da Paraíba.O arroz é uma cultura da família das gramíneas, cultivada em todos os continentes, tendo como virtude a sua grande aceitação como alimento. Objetivou-seavaliar o efeito da adubação orgânica e mineral na evapotranspiração do arroz vermelho. A unidade experimental foi representada por baldes de polietileno com capacidade para oito litros contendo 7,0 kg de substrato (solo + matéria orgânica).O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso constituído de seis doses de matéria orgânica (0, 20, 40, 60, 80 e 100%)e um tratamento de adubação mineral (80-180-80 Kg/ha de N, P2O5 e K2O) com três repetições. Os resultados foram submetidos a análise de variância e análise de regressão polinominal, sendo processadas através do Software Statistical Analisys System (SAS). A evapotranspiração do arroz vermelho apresentou crescimento significativo com o incremento das doses de matéria orgânica, apenas no primeiro estágio (ETc1) não houve efeito significativo. Os tratamentos com matéria orgânica apresentaram maior evapotranspiração que o tratamento com adubação mineral.

PALAVRAS CHAVE: Oryza sativa; compostagem; esterco bovino.

REDRICEEVAPOTRANSPIRATIONUNDERTHEMINER

ALANDORGANICFERTILIZATION

SUMMARY: The experimentwas conducted in Department of Soils and Agricultural

Engineering green-house, Federal University of Paraíba. Rice is a crop from the grass family, cultivated in all continents, with the view to its wide acceptance as food. The objective was to evaluate the effect of organic and mineral fertilization on red rice evapotranspiration. The experimental unit was represented by polyethylene buckets with a capacity of eight liters, containing7,0 kg of substrate (soil +organic matter).The experimental design was randomized blocks consisting of six levels of organic matter (0,20, 40,60, 80and 100%) and treatment of mineral fertilizer (80-180-80kg/ha of N, P2O5 and K2O) with three replications. The results were

(2)

submitted to variance analysis and polynomial regression analysis, being processed through the software Statistical Analysis System (SAS).The evapotranspiration of the red rice showed significant growth with increasing levels of organic matter, only the first stage (ETc1) there was no significant effect. The treatments with organic matter showed that the higher evapotranspiration with mineral fertilization treatments.

KEYWORDS: Oryza sativa, compost, manure.

INTRODUÇÃO

O arroz (Oriza sativa L) é uma cultura da família das gramíneascultivada em todos os continentes, sendo originária da Ásia, mais precisamente do Sudeste asiático, compreendendo a China, Indochina, Índia e Industão(LIMA, 1982).

O arroz- vermelho foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI, e ficou conhecido como arroz - da- terra e arroz veneza. Atualmente seu cultivo no Brasil está restrito a pequenas áreas do semi-árido nordestino (PEREIRA, 2004). O cultivo do arroz vermelho é praticado com sementes “crioulas” ou variedades locais, as quais são selecionadas e mantidas pelas comunidades tradicionais, num processo que favorece a ampliação e manutenção da variabilidade genética, útil aos programas de melhoramento, como confirmado por FONSECA, et. al. (2004).

Pelo fato da escassez ou inexistência de resultados de pesquisa com a cultura do arroz-vermelho frente às características de fertilidade do solo, uso da adubação orgânica, mineral e uso da irrigação há necessidade de se desenvolver trabalhos de pesquisa com a referida cultura para observar seu comportamento mediante as características de fertilidade do solo e aplicação da adubação orgânica e mineralno que se refere à evapotranspiração.Diante do exposto o presente trabalho objetivou avaliar o efeito da adubação orgânica e mineral sobre a evapotranpiração da cultura, em condições controladas.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado na casadevegetação do Departamento de Solos e Engenharia Rural (DSER), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) - Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no município de Areia - PB.

Como substratos, foram utilizados materiais de um Latossolo, representativo da região do Brejo paraibano, apresentando como características: textura franca-argilo-arenosa, com acidez elevada, e de baixo teor de matéria orgânica.O ensaio constou de sete tratamentos compostos de matéria orgânica e um tratamento com adubação mineral. Os tratamentos com matéria orgânica 50% foram de esterco bovino e 50% de compostagem. Como fonte de N, P2O5 e K2O foram utilizados a uréia, superfosfato triplo e cloreto de potássio, respectivamente.

O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso com sete tratamentos, sendo seis com matéria orgânica (0, 20, 40, 60,80 e 100% de matéria orgânica) e um tratamento com adubação mineral (80-180-80Kg ha-1 de N- P2O5- K2O), com três repetições. A unidade experimental foi representada por baldes de polietileno com capacidade para oito litros contendo sete quilogramas de substrato(solo + matéria orgânica). Na base de cada vaso foi conectado uma mangueira plástica para permitir a drenagem do excesso de água aplicada na irrigação. Antes da implantação do ensaio com a cultura do arroz-vermelho foram retiradas amostras dos materiais dos vasos de cada tratamento e submetidas à análise química e de fertilidade. Antes da

(3)

semeadura o material do solo do vaso de cada tratamento foi elevado a umidade para condição de capacidade de campo. Procedeu-se o semeio das sementes do arroz-vermelho colocando-se nesta operação sete sementes por vaso, tendo a emergência ocorrida quatro dias após. Procedeu-se o desbaste 15 dias após a emergência deixando-Procedeu-se nesta operação 2 plântulas por vaso. Foi procedido o acompanhamento fenológico da cultura pelo processo da diagnose foliar. As irrigações foram processadas quase que diariamente procurando manter a umidade do solo em cerca de 70% da capacidade de campo. Em cada irrigação, o solo de cada vaso foi elevado a capacidade de campo, sendo o excesso drenado recolocando em cada vaso na irrigação seguinte. Para a análise dos resultados foram avaliados semanalmente a evapotranspiração da cultura (ETc). Os resultados foram submetidos a análise de variância com o nível de significância testado através do teste F, e a comparação entre as médias pelos testes de Tukey e Dunnett a 5% de probabilidade. Os resultados do adubo orgânico foram submetidos a analise de regressão polinominal, testando-se a significância dos efeitos ortogonais escolhendo-se o modelo de maior grau,( PIMENTEL GOMES,1990). As análises foram processadas através do Software Statistical Analisys System (SAS).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados da evapotranspiração da cultura (ETc), determinados da emergência aos 24 dias (ETc1), dos 25 aos 39 dias (ETc2), dos 40 aos 53 dias (ETc3), dos 54 aos 71 dias (ETc 4) e dos 72 aos 88 dias (ETc5) do ciclo da cultura do arroz vermelho e evapotranspiração total (ETc total), submetidos à análise de variância (Tabela 1) sofreram efeito significativo (p ≤ 0,01) dos tratamentos em todas as épocas avaliadas, exceto para a 1ª época (ETc1). O desdobramento do efeito dos níveis de matéria orgânica, através da análise de regressão polinomial revelou que houve efeito (p ≤ 0,01) linear para todas as épocas analisadas e efeito do 2º grau para a 2ª (ETc2) e 5ª (ETc5). A comparação entre as médias pelos testes de Tukey e de Dunnett revelou que houve e efeito (p ≤ 0,05) para todas as épocas avaliadas entre os resultados com os tratamentos com matéria orgânica e a adubação NPK.

Através da comparação entre as médias pelo teste de Tukey à 5% de probabilidade (Tabela 1) é possível afirmar que os resultados médios da evapotranspiração da cultura (ETc) provenientes dos tratamentos com matéria orgânica superaram de forma significativa (p ≤ 0,05) os resultados do tratamento com a adubação NPK (T7), exceto para o 1º período avaliado (ETc1), onde não houve diferença entre a matéria orgânica e a adubação mineral.

Porém a comparação entre as médias pelo teste de Dunnett a 5% de probabilidade (Tabela 2) permite afirmar que não houve efeito (p > 0,05) para o 1º período avaliado, mas no 2º período dos 24 aos 39 dias (Etc2), o tratamento NPK (T7) foi superado de forma significativa (p ≤ 0,05), em 0,31 l, pelo T6. No 3º período avaliado (ETc3) a ETc do T7 superou a ETc do T1 em 0,86 l, mas a ETc do T7 foi superado em 1,96 l pelo T5 e em 1,91 pelo T6. Idêntico comportamento ocorreu com o 4º período de avaliação, onde a ETc do tratamento T7 superou de forma significativa (p ≤ 0,05) em 1,93 l o T1, mas foi superado em 4,70 l pelo T5 e em 4,73 l pelo T6. Para o 5º período (dos 72 aos 88 dias do ciclo da cultura) a ETc do T7 foi superado em 4,16 l e em 4,73 l pelo T5 e T6, respectivamente. Para evapotranspiração total da cultura o tratamento com a adubação NPK (T7) foi suplantado de forma significativa (p ≤ 0,05) em 11,03 l e 11,27 l pelos tratamentos T5 e T6, respectivamente.

(4)

Tabela 1: Quadrados médios da análise de variância e médias referentes a evapotranspiração do arroz vermelho submetido a adubação orgânica e mineral.

Fontes de variação GL

Quadrado Médio

ETc1 ETc2 ETc3 ETc4 ETc5 ETc6

Repetição 2 0,007ns 0,0008ns 0,148ns 0,43ns 0,78ns 2,72ns Tratamentos 6 0,006ns 0,052* 3,61** 19,6** 12,9** 108** Resíduo 12 0,002 0,009 0,08 0,43 0,63 2,8 Efeito linear 1 0,036** 0,204** 18,7** 101,3** 54,4** 557** Efeito quadrático 1 0,002ns 0,079* 0,16ns 1,54ns 3,4* 10ns Doses de MO (%) Médias 0 1,17 1,23 1,45 2,54 1,87 7,92 20 1,18 1,25 1,89 3,78 2,63 10,60 40 1,19 1,27 2,56 4,47 3,27 12,82 60 1,23 1,26 2,46 4,98 3,51 13,39 80 1,25 1,35 2,27 9,17 6,8 21,61 100 1,30 1,61 2,22 9,24 7,37 23,19

Matéria orgânica 1,22a 1,32a 2,14a 5,69a 4,24a 14,92a

NPK 1,21a 1,30a 2,31b 4,47b 2,63b 11,92b

CV (%) 3,87 7,17 10,57 12,04 19,26 11,45

ns

e * : não significativo, significativo a 5 % de probabilidade, respectivamente, pelo teste Dunnett.; NPK: 80-180-80 kg ha -1 de N-P2O5-K2O.

Tabela 2: Resultados da comparação de médias pelo teste de Dunnetda evapotranspiração do arroz vermelho submetido à adubação orgânica e mineral.

ns

e *: não significativo, significativo a 5 % de probabilidade, respectivamente, pelo teste Dunnett. NPK: 80-180-80 kg ha-1. A Figura 1 refere-se aos resultados da análise de regressão polinominal, onde se observa que em todas as épocas avaliadas a evapotranspiração da cultura cresceu significativamente ( p≤ 0,01) com os níveis de matéria orgânica aplicadas ao solo. De acordo com os modelos estimados a ETc2 e ETc3, cresceria teoricamente a taxa de 0,0013 l (Y1), 0,0031 l (Y2) e 0,03 (Y3), respectivamente ( Figura 3A). Para ETc4, ETc5 e ETcTotal, as taxas de crescimento seriam 0,0578 l (Y4); 0,072 l (Y5) e 0,157 l (Y6), respectivamente, para cada unidade de matéria orgânica aplicada ao solo.

Figura 1: resultados médios da evapotranspiração (ETc) determinada da emergência aos 24 dias (ETc1), dos 25 aos 39 dias (Y2) e dos 40 aos 52 dias (Y3) (A) e dos 53 aos 71 dias (y4) e dos 72 aos 88 dias (Y4) e no final do ciclo da cultura do arroz-vermelho, ETc total (Y6) (B) em função dos níveis de matéria orgânica.

y1 = 1,15 + 0,0013x R2 = 0,933** y2 = 1,17 + 0,0031x R2 = 0,661** y3 = 1,31 + 0,03x R2 = 0,890** 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 0 50 100 Matéria Orgânica - % E T c L A y4 = 1,36 + 0,0575x R2 = 0,889** y5 = 2,11 + 0,072x R2 = 0,893** y6 = 7,06 + 0,157x R2 = 0,921** 0 5 10 15 20 25 0 50 100 Matéria Orgânica - % E T c L B

Tratamentos Teste de Dunnet

ETc1 ETc2 ETc3 ETc4 ETc5 ETc6

0 – NPK 0,04ns 0,06 ns 0,86** 1,93** 0,73 ns 4,00 ns 20 - NPK 0,03 ns 0,04 ns 0,42 ns 0,68 ns 0,00 ns 1,32 ns 40 - NPK 0,02 ns 0,02 ns 0,24ns 0,002 ns 0,63 ns 0,90 ns 60 - NPK 0,01 ns 0,03 ns 0,14 ns 0,50 ns 0,88 ns 1,47 ns 80 - NPK 0,03 ns 0,05 ns 1,96** 4,70** 4,16** 11,02** 100 - NPK 0,09 ns 0,03** 1,91** 4,73** 4,73** 11,27**

(5)

CONCLUSÕES

A evapotranspiração do arroz vermelho apresentou crescimento significativo com o incremento das doses de matéria orgânica, apenas no primeiro estágio (ETc1) não houve efeito significativo.

Os tratamentos com matéria orgânica apresentaram maior evapotranspiração que o tratamento com adubação mineral.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PIMENTEL GOMES, F. Curso de Estatísitca Experimental.Piracicaba. Nobel, 1990. 468p. LIMA, G,A; Cultura do arroz, Ed.2º ; Fortaleza 1982; pag 15-17

FONSECA, J.R.; VIEIRA, E.H.N.; PEREIRA, J.A.; CUTRIM, V.dos A. Descritores FREITAS, J.C. de. Relatório da Secretaria da fazenda. São Luís: Tip.Teixeira, 1919. 164 p.

PEREIRA, J.A.; CASTRO, E. da M.de; NASCIMENTO, H.T.S.do; RIBEIRO, V. Q. Caracterização agronômica de populações locais e interespecíficas de arroz vermelho.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTODE PLANTAS, 1., 2001, Goiânia. Anais...Goiânia: EMBRAPA-CNPAF, 2001 a. 1 CD-ROM.

Referências

Documentos relacionados

6 e 9 observa-se que as duas curvas estão bem próximas até a metade do dia (12 horas), mas a partir desse horário as observações mostram o aumento de temperatura em Botucatu que não

OS PRIMEIROS RESULTADOS PRÁTICOS DO ADP NA UNIVERSIDADE Pôde-se observar pelas considerações anteriores, que o sistema de Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional –

O objetivo é analisar o comportamento do mercado de trabalho formal da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no mês de agosto de 2009, mês cujo saldo de

O argumento estava pri- mordialmente baseado na difi culdade de mensuração de um preço excessivo, a partir de algumas constatações práticas: (i) embora existam condenações

No entendimento de que o conceito de educação corporativa é meio para o desenvolvimento da gestão do conhecimento organizacional e que esse se tangibiliza por

O objetivo deste trabalho 6 apresentar uma nova classe de funções penalidade exatas, aplicadas a Problemas de programação ~atemática, em especial a Problemas de Programação

revelou que: (i) cada verbo determina uma escolha particular, a preposição em é quase categoricamente selecionada pelo verbo de movimento chegar e a preposição para evidencia uma

The aim of this study was to understand the mechanical changes that the round and uterosacral ligaments of the pelvic floor undergo through the aging process, and to propose a