• Nenhum resultado encontrado

COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS PESQUISADORES DO IAPAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS PESQUISADORES DO IAPAR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Eixo Temático: Compartilhamento da Informação e do Conhecimento

COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS PESQUISADORES DO

IAPAR

Lauriane D’ Elaqua dos Santos1

Linete Bartalo2

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de analisar o comportamento informacional dos pesquisadores do IAPAR em suas ultimas produções científicas. A coleta de dados contará com verificação do currículo Lattes, acesso ao último artigo publicado em revista e entrevista seguindo um roteiro semi-estruturado, com a finalidadede alcançar os objetivos propostos. Os participantes serão selecionados para a entrevista de acordo com os critérios propostos visando encontrar resultados do comportamento informacional a partir de questões levantadas com relação às citações utilizadas em suas ultimas publicações. A análise dos dados um quadro foi elaborada com todas as resposta da entrevista e categorizado com base na literatura existente.

Palavras-chave: Comportamento informacional. Necessidade informacional. Busca

informacional. Uso informacional.

1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

O surgimento da internet e de outras tecnologias ampliou a divulgação e a busca de informação aumentou as necessidades por informação, pois possibilitou mais fontes para consultas e oportunidade do indivíduo satisfazer sua necessidade inicial. Podemos entender a necessidade de informação como um processo cognitivo, que pode ocorrer em diferentes níveis de consciência e de diversas formas.

A velocidade com que a informação é disseminada, faz com que os pesquisadores estejam sempre aprimorando seus conhecimentos, mantendo-se sempre atualizados sobre pesquisas em desenvolvimento, a internet proporcionou a conexão para busca e acesso a essas informações. O estudo do comportamento informacional, tem por finalidade investigar como uma pessoa percebe a necessidade de informação, utilizando ferramentas disponíveis para realizar sua busca e solucionar sua problemática. São “as atividades de busca, uso e

1 Graduanda do Curso de Biblioteconomia – UEL. Email: lauriane0123@gmail.com 2 Professora do Departamento de Ciência da Informação – UEL. Email: linete@uel.br.

(2)

transferência de informação, nas quais uma pessoa se engaja quando identifica as próprias necessidades de informação” (WILSON, 1999, p.249).

O objetivo geral deste trabalho foca-se numa análise aprofundada do comportamento informacional dos pesquisadores do IAPAR, no que se refere à forma como selecionaram e utilizaram as informações para a produção de seus últimos artigos científicos, utilizando da análise de conteúdo para elaboração do quadro para análise dos dados, após a verificação do currículo lattes dos pesquisadores foi selecionado oito deles para a entrevista. Como objetivos específicos foram identificadas as necessidades informacionais que deram origem à busca específica da informação durante o desenvolvimento da produção analisada; a forma de busca que utilizou para encontrar essa informação; investigando o uso da informação e satisfação de suas necessidades informacionais, o seu uso e a satisfação da necessidade informacional.

Em pesquisa anterior, Freitas (2011) analisou o comportamento informacional desta comunidade e descobriu que a maioria dos pesquisadores reconhece que tem algum tipo de necessidade informacional, logo que começa a elaborar um projeto; as fontes de informação como teses, dissertações, obras de referências, atas de congressos ainda são utilizadas por esta comunidade; a estratégia que mais utilizam é buscar a informação por palavra-chave e a finalidade do uso da informação obtida, é entender melhor o andamento da pesquisa. Assim, esta pesquisa se aprofundará na análise do comportamento informacional, utilizando metodologia qualitativa para coletar os dados e análise de conteúdo no tratamento dos dados.

O IAPAR é uma instituição de pesquisa e por isso precisa que seus

pesquisadores desenvolvam seus projetos com qualidade. Assim com base na pesquisa de Freitas (2011) este trabalho analisou a forma com

que os pesquisadores desenvolveram para a busca e uso da informação para a realização de citações em seus últimos trabalhos. As contribuições deste estudo são no sentido de que o conhecimento do comportamento informacional desta comunidade, a forma com que esse profissional lida com a informação no seu cotidiano, está contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de maneira que os resultados sejam de qualidade.

(3)

2 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

O estudo de usuário entende por aqueles que usam a informação. São estudos orientados para conhecer as necessidades informacionais e para avaliar o atendimento que as bibliotecas e centros de informações ofereciam. Os primeiros estudos de usuários de acordo com Baptista e Cunha (2007, p.171), se preocupavam “em identificar notadamente a frequência de uso de determinado material e outros comportamentos de forma puramente quantitativa e não detalhavam os diversos tipos de comportamentos informacionais”.

Os primeiros estudos da necessidade informacional estavam direcionados aos centros de informações, depois orientado para os cientistas e tecnólogos, centrados para as especificidades que cada um apresentava. Em seguida os estudos foram mais direcionados para a necessidade do usuário, com uma abordagem mais orientada para o lado emocional, que se dá no processo de busca. Na década de 2000 foi substituído o termo ‘estudo de usuário’ para ‘comportamento informacional’ com a abordagem centrada no indivíduo. Segundo Martinez-Silveira e Oddone (2007, p.121) o comportamento informacional “[...] é todo comportamento humano relacionado às fontes e canais de informação, incluindo a busca ativa e passiva de informação e o uso da informação”.

O comportamento informacional é a conduta das pessoas diante da necessidade de informação, aquilo que tem vontade de saber, seja uma simples curiosidade até um problema; a busca e o uso dessa informação também integram o comportamento informacional. Bartalo, DI Chiara e Contani (2011, p.2) denomina comportamento informacional “como o conjunto de ações realizadas por um indivíduo perante uma determinada situação, incluindo sentimentos, emoções e motivações que o influenciam a adotar determinada conduta”.

Wilson (2000, p.49, tradução nossa) define comportamento informacional como

[...] a totalidade do comportamento humano em relação às fontes e canais de informação, incluindo a informação ativa e passiva, busca e uso da informação. Assim, inclui a comunicação face a face com os outros, bem como a recepção passiva de informações como, por exemplo, assistir comerciais na TV, sem prestar atenção as informações dadas.

O comportamento informacional dos pesquisadores, evidencia as necessidades informacionais, a forma como busca e usa a informação selecionada para dar

(4)

desenvolvimento aos seus projetos. Os pesquisadores como usuário da informação apresentam necessidade informacional maior, pois sempre tem que estar em contato com as novidades do que está sendo pesquisado, para dar desenvolvimento em seus projetos procurando informações relevantes e de credibilidade, envolvendo as etapas de como buscam e usam a informação.

2.1 Necessidade Informacional

A necessidade de informação inicia quando o indivíduo julga pertinente buscar soluções para o seu problema, muitas vezes surgem quando percebe que não tem conhecimento suficiente para resolvê-los. Para Martínez-Silveira e Oddone (2007, p.120), “as necessidades informacionais geralmente se originam de situações relacionadas às atividades profissionais de cada indivíduo”.

Depois que se tem real consciência da necessidade de informação, a pessoa pode decidir se aceita ou desconsidera o problema para assim dar continuidade no processo de busca, tudo isso levando em conta como julga a importância e seu conhecimento sobre o tema a ser pesquisado; compreende que a necessidade de informação com o tempo pode ser modificada, dependendo do conhecimento adquirido (CHOO, 2011).

Sendo assim, toda e qualquer forma de reconhecimento de uma necessidade de informação, seja ela pessoal, social, para o trabalho, para atividade acadêmica ou para pesquisa, tem que ser suprida buscando informações que tragam complementação de conhecimento.

2.2 Busca e Uso Informacional

A busca informacional é a tentativa de encontrar informação e solucionar sua problemática. O individuo busca a informação quando tem um problema que deseja ser resolvido, ou seja, a informação para complementar seu conhecimento, tirar uma dúvida. A forma como cada um realiza a busca por determinada informação, mesmo que ela seja sobre o mesmo assunto, sempre será de maneira um pouco diferente, uma vez que os seres humanos são únicos.

Para Bartalo (2009), o comportamento de busca da informação, se inicia e se desenvolve com base no momento em que o indivíduo sente a necessidade de

(5)

informação. Portanto, a busca informacional é o processo do qual se tem que ter em mente aquilo que deseja procurar, com a problemática formulada.

O comportamento de busca de informação para Wilson (2000, p.49, tradução nossa) é

[...]conseqüência de uma necessidade de satisfazer algum objetivo. No decurso da busca, o indivíduo pode interagir com os sistemas de informação manuais (tal como um jornal ou uma biblioteca), ou com os sistemas computacionais (como a World Wide Web).

O processo de busca de informação pelos pesquisadores, depende de suas experiências anteriores, pois geralmente adquirem conhecimentos específicos da melhor forma como conseguiu localizar informações utilizando isso em seu favor, diminuindo o tempo que levaria para encontrar o que precisa. Assim os pesquisadores recorrem a fontes confiáveis, pois necessitam de informação relevante e que dará crédito a seu artigo, ao realizar uma citação, por exemplo, tem sua especificidade já que é relacionado com o tema da pesquisa e precisa ser confiável.

O uso da informação acontece quando o indivíduo obtêm a informação desejada e verifica se sua necessidade, seu problema será suprido, seu conhecimento ampliado e a forma como agir se precisa tomar uma decisão de forma correta. O comportamento do uso de informação é definido por Wilson (2000, p.55, tradução nossa) como

O comportamento do uso informacional consiste na física e atos mentais envolvidos na incorporação da informação encontrada em conhecimento existente no indivíduo. Pode envolver, por conseguinte, os atos físicos, tais como a marcação de seções em um texto para notar a sua importância ou significância, bem como atos mentais que envolvem, por exemplo, a comparação de novas informações com o conhecimento existente.

Ao recuperar as informações, o usuário seleciona as que julga mais pertinentes à sua pesquisa, decidindo se realmente a usará ao comparar e estabelecer a relação com a problemática inicial, que tem para ser suprida e a satisfação de suas necessidades informacionais.

2.3 Fontes de Informação

Os pesquisadores fazem da comunicação científica um meio para divulgação de seus trabalhos, para reconhecimento na área em que atuam, utilizam tanto dos canais formais como os informais para o compartilhamento dos seus resultados e se

(6)

informarem sobre as pesquisas em desenvolvimento de seus colegas. Através dos canais informais utilizam da troca de informação de contato pessoal, eventos científicos, colégios invisíveis, emails, etc. Nos canais formais utilizam informação recuperável, livros, periódicos, relatórios, obras de referências, etc.

O resultado das pesquisas desenvolvidas é divulgado através de sua publicação para ser reconhecida e tornar parte da literatura científica. A confiabilidade é uma característica importante para diferenciar a ciência do conhecimento popular. Para obter essa confiabilidade é relevante que os resultados das pesquisas sejam divulgados e que passe por julgamento de seus pares e sua aprovação. A publicação formal das pesquisas ocorre geralmente em artigo científico, ao ser publicado a informação é compartilhada e recuperada, cooperando para baseamento de possíveis outros trabalhos e citações (MUELLER, 2003).

As fontes de informação são locais onde são procuradas e recuperadas as informações, auxiliando o usuário em sua busca informacional. Cada fonte possui características específicas e em diversos suportes. Quadros (2012) conceitua que as fontes de informação são materiais que auxiliam o usuário a encontrar o que precisa e satisfazer sua necessidade informacional.

As fontes de informação especializadas apresentam características próprias, com assuntos relacionados a determinadas áreas. Para Azevedo (2012, p.151) “as fontes de informação científica são as que disponibilizam informações da ciência, dos seus vários ramo e áreas de conhecimento”.

Na área de ciências agrárias, há várias fontes de informação de qualidade e de fácil acesso e recuperação que estudantes e pesquisadores utilizam para fazer levantamento bibliográfico e realizar suas pesquisas. As fontes de informação que atualmente trazem atualizações com mais rapidez, são as bases de dados, sites específicos na área, periódicos online, eventos, entre outros.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A análise documental foi utilizada para a verificação dos últimos artigos

publicados pelos pesquisadores, levantando questões relacionadas com as citações dos mesmos, e entrevista com abordagem qualitativa, pois como ressalta Flick (2004) estimula o entrevistado a expressar sua opinião sobre o assunto.

(7)

A técnica do incidente crítico, foi utilizada para estimular os participantes a relembrar os procedimentos utilizados no uso das citações feitas em seu último artigo publicado, fazendo com que se lembrem da percepção da necessidade de buscar pela informação, quais foram os recursos, as fontes que utilizou e como fez para selecionar a informação e citá-la. Segundo Flanagan (1973, p.99) a técnica do incidente crítico

[...] consiste em um conjunto de procedimentos para a coleta de observações diretas do comportamento humano, de modo a facilitar sua utilização potencial na solução de problemas práticos e no desenvolvimento de amplos princípios psicológicos, delineando também procedimentos para a coleta de incidentes observados que apresentem significação especial e para o encontro de critérios sistematicamente definidos.

Como participantes da pesquisa, foram selecionados 8 pesquisadores do IAPAR; o instituto consta ao todo com 125 pesquisadores, foram selecionados somente os que faziam parte da sede de Londrina num total de 78, a partir dessa seleção, foram sorteados oitos pesquisadores do IAPAR que estavam em atividade, descartando os que estavam de licença, afastados ou aposentados. Posteriormente foi examinado os currículos Lattes, visando levantar a produção bibliográfica e localização de seu ultimo artigo publicado em periódico no ano de 2013.

Para a coleta de dados a entrevista foi aplicada utilizado um roteiro semi-estruturado, com 10 questões elaboradas de acordo com a literatura estudada, com a finalidade de alcançar os objetivos propostos para a pesquisa, três das perguntas identificou as necessidades informacionais com as quais estes participantes se depararam; duas perguntas verificou a forma como buscou a informação; três perguntas investigou o uso que fez da informação selecionada; e duas questões verificou a satisfação da necessidade de informação.

O convite para a participação dos pesquisadores selecionados foi realizado por contato de email e telefone, disponibilizados no site do IAPAR, que possui uma lista com o nome e o email de todos os servidores. No email conteve uma explicação sobre a pesquisa desenvolvida e o convite para a participação da entrevista. Depois de efetuadas as entrevistas com os pesquisadores selecionados, foi gravado e transcrito na íntegra. Para a análise dos dados realizou uma verificação detalhada de cada resposta, elaborado categorias de acordo com os objetivos propostos.

(8)

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A análise dos dados será feito em etapas. Na primeira, as entrevistas serão transcritas. Na segunda, será produzido um quadro com a transcrição na íntegra das entrevistas, utilizando a técnica de análise de conteúdo que acordo com Bardin (2004, p.16) “é uma técnica de investigação que tem por finalidade a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto da comunicação”. O quadro será formulado com as transcrições de todas as respostas dos participantes, para cada questão serão interpretadas e categorizadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo, tendo como base o referencial teórico levantado, que permitirá a elaboração de um esquema de interpretação e perspectiva dos fenômenos estudados.

5 CONSIDERAÇÕES PARCIAIS

O estudo traz uma contribuição à temática comportamento informacional, pois analisa a consciência da necessidade, a busca e o uso da informação dos pesquisadores do IAPAR, para a realização de seus projetos e produção científica, possibilitando traçar um perfil dos participantes e assim conhecer suas dificuldades para localização de informações.

A necessidade de encontrar informações pertinentes e relevantes para a área pesquisada, deve ser constantemente aprimorada, pelo fato de que quanto mais relevante for o assunto do projeto desenvolvido pelos pesquisadores, maior é a importância de ser realizado com qualidade, o que vai diferencia dos demais são as informações utilizadas para a publicação dos resultados.

A busca constante por informação é fato decorrente do cotidiano das pessoas no geral e para seus trabalhos, sendo que também os pesquisadores, neste caso específico, pois sempre surge uma dúvida, uma curiosidade ou algum vazio informacional que leva a essa busca para suprir sua necessidade. Muitas vezes ao se deparar com a necessidade de que ainda não tem conhecimento de determinado assunto, inicia uma busca para tentar satisfazer esse vazio informacional, para isso há vários recursos e fontes disponíveis onde o pesquisador pode realizar uma busca para satisfazer sua necessidade informacional.

(9)

REFERÊNCIAS

AZEVEDO. Alexander Willian. Metodologia de identificação de fontes de coleta de informação: uma proposta de modelo para cadeia produtiva de couro, calçados e artefatos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.2, n. esp., p.149-158, 2012. Disponível em: <file:///C:/Users/Lauriane/Downloads/Dialnet-MetodologiaDeIdentificacaoDeFontesDeColetaDeInform-4265723.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, Ltda, 2004.

BARTALO, Linete. Comportamento informacional dos professores pesquisadores do curso de medicina veterinária da UEL frente às competências informacionais.

In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, 10, 2009, João Pessoa.

Anais.... João Pessoa : Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da

UFPB, 2009.

BARTALO, Linete ; DI CHIARA, Ivone Guerreiro; CONTANI. Miguel Luiz.

Competência informacional e suas múltiplas relações. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia: Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social, 24., 2011, Maceió.

BAPTISTA; Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.2, p.168-184, 2007. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2014. CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2011.

FLANAGAN, John C. A técnica do incidente crítico. Arquivo Brasileiro de

Psicologia Aplicada, Rio de Janeiro, v.25, n.2, p.99-141, 1973. Disponível em: <

http://www.uff.br/ppgci/editais/incidente%20critico.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2014. FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004. FREITAS, Ana Gabriela Borges. O Comportamento Informacional dos

Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão

de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Linete Bartalo.

MARTÍNEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, v.36, n.1, p.118-127, maio/ago. 2007. Disponível em: <

(10)

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação

para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. Cap. 1. p.

21-34.

QUADROS, Carolina Machado. O comportamento informacional: um estudo com os alunos de pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS. Porto Alegre, 2012. 71f. Trabalho de conclusão (graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/69770 >. Acesso em: 23 jun. 2013.

WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science, Califórnia, v.3, n.2, 2000, p.49-56. Disponível em: <http://inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf>. Acesso em: 15 maio 2014.

WILSON, T. D. Models in information behaviour research. Journal of

Documentation, London, v. 55, n. 3, 1999, p. 249-270. Disponível em: <

http://www2.hawaii.edu/~donnab/lis610/TDWilson_Only_1999.pdf>. Acesso em: 1 jun. de 2014.

Referências

Documentos relacionados

A redação do inciso legal em exame permite a conclusão de que o direito, cuja ameaça ou lesão não pode ser subtraída da apreciação do Poder Judiciário, não é mais apenas

Portanto, escola e família devem estabelecer relações de colaboração, onde a família possa agir como facilitadora do trabalho realizado pela escola, de forma a

Resumo da análise de variância para as variáveis população de plantas, produtividade e produção por planta de plantas de milho oriundas de sementes de dois

2.4.1 Objetivo Geral Assim, o objetivo deste estudo é estabelecer um modelo de negócio para exportação de software pela Internet que seja exeqüível para pequenas e médias

A condição de integridade é fortemente dependente do modelo de gestão aplicado e de suas ações, por isso, o planejamento estratégico aparece como ferramenta

O objetivo deste trabalho é analisar a relação dos índices de rendimento apurados pelo Inep através da Prova Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o

Para Gerhardt e Silveira (2009), a pesquisa qualitativa preocupa-se principalmente com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se

Each branch is defined between the minimum, median and maximum values obtained from the staff pixel detection algorithm (cf. section 4.1.2) and the values inside the