• Nenhum resultado encontrado

Norma do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Norma do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Norma do

Programa de Mestrado em

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Grande área: Multidisciplinar

Área: Ciências Ambientais

Itajubá – Minas Gerais Setembro de 2015

(2)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto sensu

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Pró-Reitor

Mirian de Lourdes Noronha Motta Melo

Pró-Reitora Adjunta

Gilbert Silva

Diretor de Pesquisa e Inovação

Colegiado do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Coordenador

Marcelo de Paula Corrêa

Membros

Ana Lúcia Fonseca Fabrina Bolzan Martins

Luiz Felipe Silva Rogério Melloni Michelle Reboita (suplente) Domênica de Podestá (discente)

(3)

NORMA DO PROGRAMA DE MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E

RECURSOS HÍDRICOS

O Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH) é regido pela Norma dos Cursos de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá (NCMA-Unifei), com as seguintes disposições específicas:

DOS OBJETIVOS

Art. 1°- O MEMARH tem por objetivos formar pessoal qualificado, técnica e cientificamente, para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e técnico-profissionais; aprofundar o conhecimento acadêmico e profissional e desenvolver a capacidade de pesquisa na Grande Área Multidisciplinar, Área de Ciências Ambientais, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Art. 2°- O MEMARH concentra suas atividades de pesquisa na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entendida como campo específico do conhecimento que constitui seu objeto de estudo e pelas respectivas linhas de pesquisa, como diretrizes de investigação:

1) Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

2) Clima e Sustentabilidade.

Parágrafo único - As áreas de concentração e as linhas de pesquisa são apoiadas por atividades acadêmicas consideradas necessárias para a formação do Mestre.

DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

Art. 3°- A coordenação do MEMARH será exercida pelo Colegiado do Programa, constituído pelo Coordenador, 4 (quatro) representantes do corpo docente e 1 (um) representante discente.

§ 1°. O Colegiado do Programa deve ser formado pelos docentes do curso pertencentes ao quadro efetivo ativo da Unifei e eleitos em Assembleia do Programa.

(4)

§ 2°. Os membros do Colegiado do Programa terão mandato de 2 (dois) anos, permitida a recondução.

Art. 4° - A eleição do Coordenador e dos membros do Colegiado será realizada, em pleitos separados, até 30 (trinta) dias antes do término dos mandatos a vencer.

§ 1°. O Coordenador será eleito por maioria simples, em pleito realizado pelos membros do corpo docente do MEMARH e pelo representante discente.

§ 2°. Os representantes docentes do Colegiado serão os 4 (quatro) docentes mais votados em pleito realizado pelos membros do corpo docente do MEMARH e pelo representante discente.

§ 3°. Os suplentes do Colegiado de Programa serão os 2 (dois) docentes mais votados na ordem subsequente.

Art. 5°- As reuniões do Colegiado são realizadas com a presença da maioria simples dos membros, incluindo o representante discente. As decisões são tomadas por maioria simples de votos dos presentes. Em caso de empate, o Coordenador tem voto de qualidade.

DOS DOCENTES E DA ORIENTAÇÃO

Art. 6° - O corpo docente do MEMARH é constituído por docentes permanentes e, a critério do Colegiado do Programa, com aprovação em Assembleia, também por docentes colaboradores e visitantes.

§ 1º - A classificação dos docentes como Permanentes, Colaboradores ou Visitantes, assim com suas proporções na composição do corpo docente, são definidas de acordo com a Portaria n° 174, de 30 de dezembro de 20141 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as suas atualizações;

§ 2º - Todos os docentes, permanentes ou colaboradores devem ser portadores do título de Doutor e ter credenciamento aprovado pelo Colegiado do Programa;

§ 3º - Para obter credenciamento o docente deverá atuar em área compatível das do programa, conforme especificadas no Artigo 2º, e comprovar produção intelectual relevante;

1

Portaria revogada. Em vigor a portaria nº 81, de 03 de junho de 2016 (publicada no D.O.U nº 106, 06 de junho de 2016 - página 14).

(5)

§ 4º - Para obter renovação do credenciamento o docente deverá comprovar produção intelectual relevante no período de 3 anos antecedentes à data de candidatura;

Art. 7° - O pedido de ingresso como docente do MEMARH poderá ser realizado a qualquer tempo, no qual será previamente avaliado pelo Colegiado de Programa:

a) Publicação ou aceite, nos últimos três anos, de pelo menos 2 (dois) artigos científicos que se enquadrem na faixa Qualis A1 a B2 da Área Ciências Ambientais da Capes. b) Ter orientado, ou estar orientando, pelo menos, 2 (dois) alunos de iniciação científica

e/ou de mestrado e/ou doutorado no período considerado anteriormente.

Parágrafo único - Caso tais condicionantes sejam atendidas, a indicação do docente será encaminhada para apreciação e deliberação da Assembleia do MEMARH.

Art. 8° - O credenciamento de docentes permanentes terá validade pelo período de 3 (três) anos e sua renovação será avaliada de acordo com os seguintes critérios no período de vigência:

a) Publicação ou aceite de publicação de, pelo menos, 2 (dois) artigos científicos que se enquadrem na faixa Qualis A1 a B2 da Área de Avaliação Ciências Ambientais da Capes;

b) Ter orientado pelo menos 1 (um) aluno no MEMARH;

c) Ter ministrado pelo menos uma disciplina por ano sob sua responsabilidade; d) Não ter se afastado oficialmente da Instituição por prazo superior a 2 (dois) anos.

Art. 9° - Aos docentes colaboradores – pesquisadores ou docentes da Unifei ou de outras Instituições – competem lecionar até duas disciplinas por ano e estar orientando, no máximo, 2 (dois) alunos.

Parágrafo único - O credenciamento de docentes colaboradores terá validade por prazo definido pelo Colegiado do Programa, em resolução específica que estabelece os critérios de credenciamento e recredenciamento de docentes, respeitado o limite máximo de 3 (três) anos.

Art. 10° - O Professor que, porventura, for descredenciado, terá direito a recurso, a ser apreciado pelo Colegiado do MEMARH.

Art. 11 - A orientação dos estudantes do Mestrado é realizada por docentes participantes do programa de Pós-Graduação, nos termos da NCMA-Unifei; sendo os temas de orientação vinculados à área de atuação do orientador.

§ 1º - É permitida a substituição de um Orientador ou inclusão de um Coorientador, desde que aprovada pelo Colegiado, em um prazo máximo de até 12 (doze) meses da primeira matrícula do aluno no curso, por meio de solicitação fundamentada do orientador e do aluno. Cabe ao aluno encaminhar junto a essa solicitação o nome do novo orientador, bem como o cronograma e plano de trabalho, para avaliação pelo

(6)

Colegiado.

§ 2º - Caso haja a necessidade de elaboração de um novo Projeto de Dissertação, não haverá prorrogação do prazo estabelecido para a conclusão do curso pelo aluno.

DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA

Art. 12 - O Processo Seletivo ao Ingresso no MEMARH é definido por meio de Edital, elaborado pelo Colegiado, aprovado pela Assembleia do Programa e submetido à aprovação da Câmara de Pós-Graduação, em que consta:

a) número de vagas ofertadas;

b) procedimentos e o período de inscrição; c) data da realização do Exame de Seleção; d) etapas e os critérios de seleção;

e) exigências para ingresso ao curso; f) semestre de ingresso.

Art. 13 - A aplicação do Processo Seletivo é de competência do Colegiado do MEMARH. Art. 14 - Estudantes estrangeiros, sem residência permanente no Brasil, podem ingressar diretamente no programa, sem necessidade de submissão ao processo seletivo, caso seja beneficiário de bolsa de estudos financiada por agências de fomento brasileiras ou estrangeiras.

DA MATRÍCULA E DO PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO CURSO

Art. 15 - São considerados alunos do MEMARH os candidatos aprovados no Processo Seletivo ou estudantes estrangeiros em estrito acordo com o Art. 14 deste Regulamento.

Parágrafo único - O aluno é matriculado na modalidade regular ou de atualização em ciência e tecnologia de acordo com os critérios apresentados no Edital do Processo Seletivo e com a norma própria da Unifei para essas modalidades.

Art. 16 - O aluno é responsável pela sua matrícula inicial no Programa junto à Diretoria de Registro Acadêmico e pelas matrículas subsequentes nas disciplinas, atividades e módulos escolares necessários para formação acadêmica.

Parágrafo único - A homologação das matrículas em disciplinas, atividades e módulos escolares é realizada pelo Orientador.

Art. 17 - De acordo com as normas estabelecidas pelas NCMA-Unifei, o prazo para conclusão do curso de mestrado é de até 2 (dois) anos, contados a partir da matrícula inicial e excluídos os períodos de trancamento de matrícula.

(7)

Art. 18 - O Art 8° da NCMA-Unifei estabelece que o prazo do curso de mestrado é de 2 (anos), contados a partir da data de matrícula inicial, excluídos os períodos de trancamento de matrícula.

§ 1º - As solicitações devem ser encaminhadas por meio de memorando ao Coordenador do Programa, acompanhado do formulário de “solicitação de prorrogação de prazo de integralização”.

§ 2º - O primeiro pedido deve ser encaminhado até o 23º (vigésimo terceiro) mês, contado a partir da primeira matrícula no curso e tem prazo de vigência de 6 (seis) meses (Art. 9° da NCMA-Unifei).

§ 3º - O segundo pedido deve ser encaminhado até o 28º (vigésimo oitavo) mês, contado a partir da primeira matrícula no curso, e será apreciado pela Assembleia do Programa. Em caso de decisão favorável da Assembleia, o pedido será encaminhado para decisão da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Caso aprovado pela nas duas instâncias, o prazo de vigência para o segundo pedido é de 6 (seis) meses (Art. 9° da NCMA-Unifei).

§ 4º - O descumprimento dos prazos para encaminhamento dos pedidos de prorrogação é considerado abandono de curso, implicando no desligamento do docente.

Art. 19 - O prazo mínimo de integralização do MEMARH é de 12 (doze) meses.

DA ESTRUTURA CURRICULAR, REGIME DE CRÉDITOS E EXAMES DE QUALIFICAÇÃO E PROFICIÊNCIA

Art. 20 - A estrutura curricular do MEMARH consta das disciplinas e módulos oferecidos pelos docentes e compatíveis às suas linhas de pesquisa.

Parágrafo Único – O quadro de disciplinas e módulos oferecidos pelo MEMARH, assim como cargas horárias, número de créditos, ementa e conteúdos das mesmas, estão disponíveis no Portal Acadêmico da Unifei e na página internet do Programa.

Art. 21 - A critério do Colegiado, no caso de transferência entre Programas de Pós-Graduação, os créditos obtidos em diferentes cursos de Mestrado poderão ser aproveitados.

Art. 22 - Para a conclusão do Mestrado, o aluno deverá cumprir um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas e módulos e 6 (seis) créditos referentes à dissertação.

(8)

Parágrafo único - Será permitido ao aluno o aproveitamento de até 12 (doze) créditos de disciplinas externas à Unifei, mediante validação do Orientador e do Colegiado.

Art. 23 - O aluno deve se submeter ao Exame de Qualificação relacionado ao seu projeto de Dissertação, em um prazo preferencial de 12 meses, não superior a 18 meses, após a primeira matrícula no programa.

§ 1° - A não realização do Exame de Qualificação no prazo acima indicado implicará no desligamento do curso.

§ 2° - O Exame de Qualificação consiste da arguição de uma monografia, cujas normas estão disponíveis no portal acadêmico, submetida pelo aluno e avaliada por uma banca examinadora composta pelo Orientador e dois docentes ou pesquisadores com título de Doutor.

§ 3° - O aluno será considerado aprovado no Exame de Qualificação se a média das notas atribuídas for maior ou igual a 7,0 (sete).

§ 4º - O aluno que for reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo uma única vez.

Art. 24 – O Exame TOEFL, regulamente oferecido no Programa Inglês sem Fronteira (IsF) pela Unifei, é adotado como o Exame de Proficiência em Língua Inglesa do MEMARH.

§ 1° - Para ser considerado aprovado no Exame de Proficiência em Língua Inglesa, o aluno deve obter nota superior a 410 pontos no Exame TOEFL;

§ 2° - O registro da nota no Histórico Escolar do aluno será equivalente ao desempenho no Exame TOEFL, por meio de regra de três, usando como parâmetros as notas 7,0 equivalente a 410 pontos TOEFL, e 10,0, equivalente a 670 pontos TOEFL.

§ 3° - O aluno pode solicitar aproveitamento e equivalência de créditos caso apresente certificados oficiais de proficiência em língua inglesa (IELTS - International English

Language Test, CPE - Cambridge Proficiency in English e Tese Prime Tests: TEAP,

WAP ou PEICE). A pontuação necessária para aprovação corresponde ao nível B1, segundo o CEFR (Common European Framework of Reference):

− IELTS (International English Language Test) – Pontuação: 4,0 − CPE (Cambridge Proficiency in English) – Pontuação: 140 − Tese Prime Tests: TEAP, WAP ou PEICE – Pontuação: 50.

Nesses casos, o aluno é considerado Aprovado no Exame de Proficiência do MEMARH com nota 7,0.

(9)

DA TITULAÇÃO

Art. 25 - É conferido o título de Mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos ao aluno que: a) Completar o número de créditos previsto pelo presente Regulamento;

b) For aprovado no Exame de Proficiência em língua inglesa; c) For aprovado no Exame de Qualificação;

d) Defender a Dissertação, de acordo com as NCMA-Unifei, e obter sua aprovação. e) Efetuar, em até 60 (sessenta) dias da defesa, o depósito do volume final da

dissertação com as devidas correções, acompanhado da anuência do orientador em formulário próprio;

f) Submeter, em até 180 (cento e oitenta) dias da defesa, pelo menos um artigo científico de conteúdo extraído da dissertação ou resultante de suas atividades durante o curso. O artigo deve ter a aprovação de seu Orientador e o certificado de submissão a uma revista científica com corpo editorial e conceito mínimo Qualis B2 no Comitê das Ciências Ambientais da Capes.

DAS BOLSAS DE ESTUDOS

Art. 26 - A Comissão de Bolsas do MEMARH, formada por docentes do Programa e designada pela Assembleia do mesmo, é a responsável pela distribuição, acompanhamento e remanejamento das bolsas.

Art. 27 - A concessão e manutenção de bolsas estão condicionadas à disponibilidade de cotas do Programa e seguem as determinações das agências de fomento e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unifei.

Art. 28 - Todos os alunos regulares matriculados têm direito a participar do processo de seleção para bolsas.

Art. 29 - O bolsista deve:

a) Estar regularmente matriculado no programa;

b) Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa, em conformidade com a NCMA-Unifei e o Regulamento do MEMARH;

c) Caso possua vínculo empregatício prévio, estar liberado das atividades profissionais e atestar o não recebimento de vencimentos;

d) Não acumular bolsas de diferentes ou da mesma agência de fomento.

Art. 30 - As bolsas são concedidas por 12 meses, prorrogáveis por, no máximo, igual período.

§ 1° - A qualquer tempo, a Comissão de Bolsas do MEMARH pode cancelar as bolsas de alunos que tenham concluído ou interrompido o curso, que tenham desistido ou

(10)

sido desligados, que tenham sido reprovados em alguma componente curricular, ou por solicitação do Orientador.

§ 2° - A suspensão temporária de bolsas seguirá a resolução vigente da CAPES.

§ 3° - Os períodos de afastamento superiores a 30 dias, quando não justificados ao Colegiado do Programa, serão considerados abandono do curso.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 31 - Todos os resultados e/ou tecnologias desenvolvidas pelo aluno, como parte das exigências do programa, são de propriedade da Unifei; exceto naqueles casos em que os dados experimentais tenham sido gerados e/ou obtidos de outra instituição, cabendo, nesses casos, a busca de parceria entre as partes envolvidas, com vistas aos direitos de propriedade dos resultados.

Art. 32 - O aluno será desligado do MEMARH nos seguintes casos:

a) Se for reprovado em 2 (duas) ou mais disciplinas, módulos ou atividades; b) Se exceder o prazo máximo estabelecido nos Arts. 17 e 18 deste Regulamento;

c) Por decisão da Assembleia do Programa, a partir de solicitação do Orientador, caso apresente desempenho insatisfatório nas atividades de pesquisas.

Art. 33 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Colegiado, dentro de suas competências, ou pela Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Itajubá, em grau de recurso.

Art. 34 - Este Regulamento poderá ser alterado por sugestão e aprovação da maioria simples da Assembleia do MEMARH, desde que homologado pela Coordenadoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Pós-Graduação da Universidade Federal de Itajubá.

Art. 35 - Este Regulamento entra em vigor na data de sua homologação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da Universidade Federal de Itajubá.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Os sensores são desligados e após alguns instantes ligados novamente para aferição, onde é passado um gás de concentração intermediária de CO 2 (292 ppm) e

The strict partition problem is relaxed into a bi-objective set covering problem with k-cliques which allows over-covered and uncovered nodes.. The information extracted

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

4.12 Upper panel: The symbols represent the absolute derivative of the quantity 6∆ν dr 0213 computed at maximum slope for the models with different masses and input physics