• Nenhum resultado encontrado

Plano de Atividades para o ano 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Atividades para o ano 2013"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Plano de Atividades para o ano 2013

A finalidade da planificação de atividades consiste na ocupação do utente e no seu envolvimento nas atividades, para que este possa sentir prazer na sua realização, entusiasmando-se pela participação e consciencializando-se que pode dar o seu contributo no desenvolvimento das atividades propostas, desfazendo o hiato pré-concebido de que os idosos são inúteis e inativos.

A realização de atividades com e para os utentes visa proporcionar uma vida mais ativa e mais criativa, assim como a melhoria das relações interpessoais e da comunicação com os outros, para uma melhor participação na vida da comunidade desenvolvendo a autonomia pessoal. Como defende Constança Paul, a realização de atividades é “vital na estimulação dos mais velhos para o uso das capacidades e competências cognitivas no caminho da autonomia e da velhice com sucesso".

Para que se possa desenvolver com sucesso todas as atividades propostas, tem-se por base uma avaliação psicológica inicial, aquando o ingresso do utente na instituição. Todo a plano de intervenção é delineado, adaptado e ajustado ás individualidades de cada utente, tendo em conta todas as suas limitações, necessidades e gostos.

Sendo assim algumas das atividades e ações expressivas propostas no plano de 2012 mantêm-se, uma vez que têm dado bons resultados e que os utentes se mostram interessados em continuar. Visto isto, o Programa de Intervenção para 2013 visa os seguintes domínios:

Expressão Artística

-Plástica (Pintura, desenho, escultura, modelagem e colagens); - Corporal e Física (Natação, ginástica geriátrica, chi- kung e dança);

(2)

- Dramática (Representação e técnicas psicodramáticas – ex: teatro espontâneo). - Leitura e escrita (Dinâmicas de leitura e escrita criativa);

Expressão Lúdica

- Dinâmicas de grupo; - Jogos tradicionais; - Jogos de mesa.

- Comemoração das datas Festivas

Estimulação Sensorial

- Estimulação dos sentidos, (Tato, visão, paladar, olfato e audição).

O Plano de intervenção em cima citado tem por finalidade, a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos utentes, tendo como objetivos específicos:

- Desenvolver as capacidades ao nível do equilíbrio sócio emocional, das relações interpessoais e inserção no meio sociocultural;

- Promover a inovação e as novas descobertas;

- Valorizar a formação ao longo da vida, e a identidade pessoal;

- Proporcionar uma vida mais harmoniosa atrativa e dinâmica, valorizando as capacidades, competências, saberes e cultura do idoso aumentando a sua auto-estima e auto-confiança.

(3)

Atividades da Vida Diária

As atividades da vida diária permitem ao utente desempenhar tarefas habituais como a jardinagem, algumas tarefas agrícolas, cuidar de plantas, cuidar dos animais da instituição (Papagaios e Canários), pequenas tarefas domésticas (como por exemplo fazer a cama, dobrar toalhas, arrumar a sua roupa no roupeiro), ver televisão (as noticias, os jogos de entretenimento, novelas), cuidar da sua imagem e higiene pessoal, fomentando desta forma a sua autonomia.

Atividades Físicas ou Motoras

Ginástica geriátrica

As aulas de ginástica geriátrica têm como objetivos específicos assegurar as condições de bem-estar dos utentes, promover a sua saúde, tentar combater o sedentarismo e o stress, prevenir estados depressivos, aumentar a auto-estima e desenvolver as capacidades físicas e intelectuais através de tarefas simples de movimentação articular e

muscular possibilitando-lhe uma maior qualidade de vida.

Esta atividade será desenvolvida através de exercícios de aquecimentos, jogos tradicionais e desportivos.

 Material que poderá ser utilizado: Bolas, Cordas, Halteres, elásticos, Arcos, Passadeira e bicicleta eléctrica entre outros.

 Recursos Humanos: Assistente Social / Fisioterapeuta / Enfermeiras

 Destinatários: Todos os utentes do Lar e Centro de Dia que queiram participar.

 Dias/Duração: 2 vezes por semana, durante 60 minutos cada sessão (a ajustar de acordo com as necessidades/limitações dos utentes)

(4)

Chi- Kung

O Chi Kung tem como objetivo cuidar do ser humano no seu todo de forma a “cultivar” a sua energia, adaptando-se à condição física de cada pessoa desde a infância, até a velhice.

Tem por base três princípios: o movimento, a respiração e por último a concentração. Centra-se em movimentos suaves, respiração adequada e concentração. Melhora o equilíbrio, promove a estabilidade postural, a função cardiovascular e ventilatória, ajuda na reabilitação de pacientes com enfarte agudo do miocárdio e artrite reumatóide e intervém também na redução da dor e do stress. É no seu todo, benéfico no controlo mental e flexibilidade, melhorando a força muscular e reduzindo o risco de quedas no idoso.

 Recursos Humanos: Professor com formação na área.

 Destinatários: Todos os utentes do Lar e Centro de Dia que queiram participar.

 Dias/Duração: 1 vez por semana, durante 60 minutos cada sessão (a ajustar de acordo com as necessidades/limitações dos utentes)

Dança

A dança é uma forma de animação que pode e deve ser desenvolvida com os mais velhos, uma vez que a dança está associada a memórias e experiências importantes da vida.

Esta atividade será desenvolvida através de organização de festas, de bailes e de tardes de dança onde os utentes poderão praticar danças de salão, danças tradicionais, danças de roda, danças contemporâneas, expressando-se livremente.

 Material: CD's, Leitor de CD.

 Recursos Humanos: Assistente Social e Psicólogo

 Destinatários: Todos os utentes que queiram participar.

 Dias/Duração: Dias de festas de aniversário, festas populares, com a duração que os utentes desejarem.

(5)

Musicoterapia

De acordo com a definição da Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT): "a Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para que ele(s) recupere as suas funções, desenvolva(m) o seu potencial e adquira(m) melhor qualidade de vida. A musicoterapia procura desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do individuo para que este alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.”

A utilização da musicoterapia na instituição tem como objetivos:

 Promover a comunicação, a expressão e o relacionamento entre utente  Ajuda a mobilizar e organizar processos psíquicos de um ou mais indivíduos

 Permite que o utente recupere algumas das suas funções e desenvolva o seu potencial adquirindo uma melhor qualidade de vida.

 Material: Leitor de Cd's, Cd's e instrumentos de percursão.

 Recursos Humanos: Psicólogo e Assistente Social.

 Destinatários: Todos os utentes do Lar e Centro de Dia que queiram participar.

(6)

Actividades Cognitivas ou Mentais

Treino da Leitura e Escrita

Esta actividade consiste em treino da leitura e escrita de diversos exercícios de português, estudo do meio e matemática, com o objectivo de manter as capacidades dos utentes letrados.

Tem como objetivos, prevenir o envelhecimento cognitivo e intelectual, relacionar acontecimentos que os idosos experienciam; desenvolver a atenção, a memória e o raciocínio; desenvolver o sentido da própria identidade, e, quando oportuno o convívio intergeracional.

Dentro desta ação iremos também elaborar o Jornal da Instituição, baseado nas dinâmicas da instituição.

 Material: Papel, material de escrita, quadro, livros de leitura.

 Recursos Humanos: Assistente Social / Psicólogos.

 Destinatários: Todos os utentes do Lar e Centro de Dia que queiram participar.

 Dias/Duração: 1 vez por semana, durante 60 minutos, em grupo.

Jogos de Estimulação Cognitiva

Os objetivos dos jogos de estimulação cognitiva visam, aumentar a atividade cerebral, retardar os efeitos da perda de memória e da acuidade visual e velocidade perceptiva de reação, prevenindo assim o surgimento de doenças degenerativas, potencializando

sempre a orientação do utente para a realidade.

Esta atividade será desenvolvida através dos Ateliers de Memória que compreendem o desenvolvimento de: Operações Aritméticas Simples; Jogo das Diferenças; Jogo do Labirinto; Jogo de Memória; Sudoko; Sopa de Letras; Puzzles; Damas. Além disto também se aplica a terapia de orientação para a realidade (TOR), diariamente, assim como atividades de Reminiscência.

(7)

 Material: Papel, Material de Escrita, Livros de Atividades, Puzzle, Damas, entre outros.

 Recursos Humanos: Assistente Social / Psicólogos.

 Destinatários: Todos os utentes do Lar e Centro de Dia, que queiram participar.

 Dias/Duração: 2 vezes por semana, durante 60 minutos cada sessão.

Atividades Culturais e Religiosas

Estas atividades têm como objetivos, promover o contato com o exterior, contrariar o desenraizamento social dos idosos; incrementar a participação activa dos idosos; assim como promover o convívio. Estas atividades compreendem o visionamento de filmes, ida ao teatro, museus, exposições, feiras, parques naturais e visitas com fins religiosos a locais sagrados.

 Material: DVD's, Leitor de DVD, Meio de transporte

 Recursos Humanos: Assistente Social / Psicólogos.

 Destinatários: Todos os utentes que queiram participar.

Informática/Internet

A utilização de meios informáticos permite em particular, aos idosos terem a possibilidade de contactar com o mundo exterior, outras realidades e culturas diferentes.

 Material: Computador, Acesso à Internet e Projetor

 Recursos Humanos: Assistente Social

 Destinatários: Todos os utentes do Lar/Centro de Dia que queiram participar.

(8)

Atividades de Expressão Plástica

As atividades de expressão plástica tais como, o desenho, escultura, modelagem, pintura, tapeçarias, bordados, costura, colagens, entre outras. Permitem estimular a imaginação e a criatividade, desenvolvendo também a motricidade fina e a coordenação psico-motora. Ao realizarem estas atividades evitam o isolamento, desenvolvem o sentido crítico, exprimem as suas preferências e ao mesmo tempo promove o desenvolvimento e enriquecimento da sinergia grupal, potenciando a coesão, partilha, interajuda, confiança, sensibilidade, relações interpessoais, iniciativa, e autocontrolo.

 Material: Lã, Algodão, tecidos, Agulhas, Papel, Material de escrita, Pincéis, Tinta, Madeiras, Massas, entre outros de caratér geral.

 Recursos Humanos: Assistente Social

 Destinatários: Todos os utentes do Lar e Centro de Dia que queiram participar.  Dias/Duração: 2 vezes por semana, durante 60 minutos cada sessão (a ajustar de

acordo com as necessidades/limitações dos utentes).

Atividade de Culinária

A culinária tem como objetivos principais, estimular a atividade em grupo, promover a leitura e a memória dos utentes.

 Material: Receita, Ingredientes e Utensílios de cozinha necessários á sua confeção.

 Recursos Humanos: Assistente Social e Técnico auxiliar.

 Destinatários: Todos os utentes do Lar/Centro de Dia que queiram participar.

(9)

Comemoração de Datas Festivas

Tem por finalidade, proporcionar interação, alegria, dinamismo entre utentes/ amigos/ familiares e toda a comunidade em geral, é crucial envolver os utentes na organização e comemoração nas datas festivas. É uma forma de integração social e valorização pessoal de forma a que não se sentiam excluídos ou desvalorizados.

O programa de atividades abaixo mencionado poderá ser sujeito a alterações consoante as necessidades do Centro.

As atividades serão desenvolvidas com a Assistente Social e Psicólogos do centro. Contamos também com a colaboração dos estagiários de Psicologia da Ordem dos Psicólogos, Instituto Superior da Maia, Universidade Lusíada e Escola Superior de Educação do Porto, mediante protocolos estabelecidos.

(10)

Comemoração de Dias Festivos

Dia Objetivos Acção

Comemoração dos Aniversários dos utentes - Preservar a identidade dos idosos;

- Potencializar as capacidades, ao nível do equilíbrio sócio emocional, das relações interpessoais .

- Realização de um lanche, no qual se cantará os “Parabéns a Você…”, apagar-se-ão as velas e partir-se-á o bolo de aniversário - Momento de convívio e partilha de vivências passadas.

1 de Janeiro

Ano Novo/ Dia Internacional da Paz

- Orientar o utente no tempo;

- Promover um momento descontração, reflexão e partilha.

- Dinâmica de Grupo: “Desejos para 2014” seguido da elaboração do “Painel dos Desejos”.

-Lançamento de balões com mensagens de Paz.

6 de Janeiro Dia de Reis

- Fomentar o sentimento de pertença a um grupo. - Promover o convívio entre todos.

- Cantar os Reis na comunidade e finalizar com o lanche e o típico “Bolo Rei”.

14 de Fevereiro Dia dos Namorados

- Relembrar hábitos, costumes, vivências e experiências passadas; - Desenvolver e estimular a criatividade e a destreza manual. - Dar a conhecer os trabalhos realizados pelos idosos.

- Realização de trabalhos manuais alusivos ao dia e exposição dos trabalhos elaborados.

- Lenda de S. Valentim.

- Realização de um almoço temático com velas, promovendo assim o amor entre todos.

12 de Fevereiro Carnaval

- Relembrar hábitos e costumes oriundos do meio sociocultural em que os idosos estão inseridos;

- Contrariar o desenraizamento social dos idosos; - Incentivar a participação activa dos idosos; - Promover o convívio

- Decoração da instituição;

- Construção de mascaras, onde o idoso dá asas á sua imaginação; - Baile de máscaras na instituição;

- Desfile alegórico pelas ruas de Pedrouços

(desfile promovido pela Junta de Freguesia de Pedrouços)

8 de Março

Dia Internacional da Mulher

- Valorizar a Mulher no seu todo. - Debate sobre: “ Mulher antes e após 25 de Abril “

19 de Março Dia do Pai

- Promover o convívio entre pais e filhos. - Valorizar o papel do utente no seio familiar

- Comemorar o dia do pai, com lembranças e cartões elaborados pelos próprios.

(11)

21 de Março

Dia da Árvore/ Dia da Primavera

- Sensibilizar os idosos para as questões relacionadas com o ambiente;

- Promover a participação dos idosos

Promover um convívio intergeracional com o tema: “Vamos construir um Jardim”

22 de Março Dia da Água

-Sensibilizar os utentes para a importância da água no organismo. - Relembrar aos utentes os benefícios da ingestão de água e a falta de água que implicações terá a longo prazo.

31de Março Páscoa

- Relembrar hábitos e costumes oriundos do meio sociocultural em que os idosos estão inseridos;

- Realizar atividades criativas e recreativas; - Promover o convívio e o bem-estar

- Realização de trabalhos manuais alusivos á época e exposição dos mesmos.

Visita Pascal.

23 de Abril Dia do Livro

- Desenvolver o gosto pela leitura - Estimular as capacidades dos utentes

- Dinâmica de leitura

25 de Abril

Dia da Liberdade

- Reviver os tempos antes e pós 25 de Abril. - Estimulação Cognitiva; - Confeção de cravos de papel;

- Audição de clássicos de Abril ao longo do dia.

29 de Abril Dia da Dança

- Desenvolver e estimular as capacidades físicas, pelo movimento e pela expressão corporal.

- Realização de uma coreografia e demonstração à família/ amigos.

1 de Maio

Dia do Trabalhador

- Lembrar a profissão de cada um; - Orientar o utente no tempo

-Dinâmica de grupo acerca das profissões.

5 de Maio Dia da Mãe

- Promover o convívio com a família - Valorizar o papel do utente na família

(12)

18 de Maio

Dia Mundial dos Museus

- Permitir novas descobertas;

- Favorecer o conhecimento de novos espaços

Ida ao Museu ( a verificar disponibilidade posteriormente)

27 de Maio

Dia Internacional do Vizinho

- Educar o utente para o respeito pelo próximo; Dinâmica de grupo

1 de Junho

Dia Internacional da Criança

- Promover o convívio intergeracional - Criar um momento de partilha

Realização de um teatro infantil Vinda de um grupo escolar à instituição

5 de Junho Dia do Ambiente

- Realizar atividades criativas e recreativas; - Incrementar a participação activa dos idosos.

Ida á Quinta de Sto. Inácio

10 de Junho

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

- Orientar os utentes no tempo - Fomentar o espírito crítico

- Visionamento das cerimónias nacionais; - Declamação de poemas de Luís de Camões.

24 de Junho S. João

- Contrariar o desenraizamento social dos idosos; - Realizar atividades criativas e recreativas; - Incrementar a participação activa dos idosos;

- Desenvolver as capacidades ao nível do equilíbrio sócio emocional, das relações interpessoais e inserção no meio sociocultural.

- Sardinhada convívio

- Construção de arcos, balões e mangericos para a decoração da instituição.

- Concurso de quadras populares

20 de Julho Dia do Amigo

- Fortalecer as relações de amizade;

- Desenvolver as capacidades emocionais do utente.

- Realização de um painel com o tema da “Amizade”, baseado nas opiniões dos utentes.

26 de Julho

Dia Mundial dos Avós

- Promover a aproximação familiar; - Valorizar o papel dos avós nas famílias.

- Convívio com as famílias.

(13)

Dia da Fotografia - Desenvolver as competências: auto-estima,

autoconfiança e autonomia.

- Visionamento das fotos tiradas

21 de Setembro Dia da Paz

- Desenvolver as capacidades ao nível do equilíbrio sócio emocional, das relações interpessoais e inserção no meio sociocultural.

- Lançamento de balões com mensagens sobre a Paz

26 de Setembro

Dia Mundial do Coração

- Desenvolver o gosto por hábitos saudáveis - Estimular a participação dos utentes.

- Sessão de sensibilização sobre hábitos saudáveis.

1 de Outubro

Dia Mundial do Idoso/ Dia Mundial da Música

- Fomentar a expressão verbal de ideias, opiniões e sentimentos; - Favorecer a interacção grupal.

- Realização de um baile.

4 de Outubro

Dia Mundial do Animal

- Desenvolver as capacidades ao nível do equilíbrio sócio emocional, das relações interpessoais e inserção no meio sociocultural.

- Vinda de animais à instituição.

5 de Outubro

Implantação da República

- Orientar no tempo - Debater sobre a importância do acontecimento; - Cantar o Hino Nacional;

- Realização de um cartaz sobre a implantação de Republica Portuguesa e os principais símbolos.

16 de Outubro

Dia Mundial da Alimentação

- Promover a saúde e prevenir a doença nos idosos; - Desmistificar preconceitos;

- Realização de uma roda de alimentos, seguido de uma acção de sensibilização para hábitos saudáveis.

31 de Outubro Dia das Bruxas

- Criar um momento de descontração e diversão entre todos - Realização de pinturas acerca do tema; - Realização do Baile das Bruxas.

(14)

Dia Mundial da Ciência 1 de Dezembro

Restauração da Independência

- Orientar o utente no tempo

- Relembrar a importância da independência do País

- Dinâmica de Grupo.

10 de Dezembro

Dia Mundial dos Direitos Humanos

- Sensibilizar o utente pelo respeito pelo outro - Exposição de painéis e distribuição de material educativo sobre o tema.

21 de Dezembro

Festa de Natal na Instituição

- Momento de convívio e descontração entre utentes amigos e familiares.

- Apresentação de uma peça de teatro; - Cânticos Natalícios;

- Distribuição de lembranças e lanche de convívio.

24 de Dezembro Ceia de Natal

- Relembrar hábitos, costumes, vivências e experiências oriundos do meio sociocultural em que os idosos estão inseridos

Realização da Ceia de Natal Distribuição de lembranças

(15)

Plano Semanal

Segunda- feira Terça- feira Quarta- feira Quinta- feira Sexta- feira 10h00 Estimulação das AVD Estimulação das AVD Estimulação das AVD Estimulação das AVD Estimulação das AVD

11h00 Ginástica Geriátrica Chi- Kung Natação Musicoterapia/ Natação

14h00/ 16h00 Estimulação Sensorial

Expressão Plástica Atelier de Memória Expressão

dramática

Atelier de Culinária De forma a organizar melhorar as atividades, realizamos planos semanais, sujeitos a alterações consoante as necessidades dos

utentes, a época do ano e recursos existentes.

Assistente Social:

____________________________ (Dra. Vânia Almeida)

(16)
(17)

Plano de Atividades

2013

Referências

Documentos relacionados

Estarão capacitados a assumirem as funções de Estagiários do SAJU os acadêmicos: I - regularmente matriculados, preferencialmente, nos dois últimos anos do Curso de

Este artigo chama a atenção dos pesquisadores sobre tipologia textual, na área da Linguística Textual, sobre aspectos que são importantes para que estas pesquisas gerem conclusões

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

a) Nos ambientes onde haja perigo ou risco de acidente, o primeiro dia de trabalho do empregado será destinado, parcial ou integralmente, a treinamento com equipamentos

26 da Resolu ção 029/2009, é permitida a alocação de carga hor ária no campo "Complemento" no PTI, de no m áximo 5 (cinco) horas semanais, a título de elaboração

Em 2006 o DNIT editou novas instruções de serviços para projetos (DNIT, 2006), sendo revisada as instruções de serviço e especificações para projetos rodoviários, onde detalha

Evidenciou-se que além da hiperplasia fibroepitelial e displasia cística, outras alterações não neoplásicas também ocorreram na glândula mamária felina, como a hiperplasia

Notas explicativas da administração às demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2009 e de 2008 Em milhares de reais 8 2009 2008 Descrição Valor contábil Valor de mercado