• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DOM BOSCO (SAJUG)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DOM BOSCO (SAJUG)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DOM BOSCO (SAJUG)

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. O SAJUG - Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Faculdade Dom Bosco é responsável pela organização, coordenação e direção da atividade de assistência jurídica forense e extraforense à população socioeconomicamente hipossuficiente da zona Norte da cidade de Porto Alegre, em harmonia com as exigências normativas e éticas da Ordem dos Advogados do Brasil.

Art. 2º. O SAJUG tem dois propósitos principais: I - ser uma escola de aprendizagem da prática jurídica para os acadêmicos de Direito da Faculdade Dom Bosco; II - ser um instrumento democrático facilitador do acesso à justiça pela população mais desfavorecida, realizando o atendimento jurídico de forma personalizada e comprometida com a pessoa do cliente.

Art. 3º. Para a consecução de seus propósitos, o SAJUG realizará consultas jurídicas, ajuizamentos de demandas, mediações, palestras à comunidade, cursos de aperfeiçoamento e grupos de estudos, sempre de forma a propiciar aos acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, e de outros cursos, a aplicação dos conhecimentos auferidos em sala de aula e a visão interdisciplinar do Direito.

Parágrafo único. O acesso à justiça não compreende o ajuizamento de demandas temerárias ou de ações judiciais de notável improcedência diante de matéria consolidada em súmulas ou jurisprudência nos Tribunais.

Art. 4º. A defesa dos direitos humanos, da família e dos interesses das crianças e dos adolescentes serão foco principal das ações do SAJUG e poderá se dar através da educação popular, do trabalho em parceria com organizações populares e da defesa, judicial e extrajudicial, de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.

Art. 7º. Constituem órgãos permanentes do SAJUG a Assembléia Geral e a Supervisão do SAJUG.

(2)

CAPÍTULO II

MEMBROS E FUNÇÕES SEÇÃO I

DOS ESTAGIÁRIOS

Art. 8º. Estarão capacitados a assumirem as funções de Estagiários do SAJU os acadêmicos: I - regularmente matriculados, preferencialmente, nos dois últimos anos do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre; II – que tenham cursado, pelo menos, a disciplina de Estágio I ou de Processo Civil I; III – que tenham se notabilizado e apresentem conhecimentos suficientes para prestar serviços jurídicos compatíveis com a função de estagiário; IV – que, preferencialmente, possuam o registro na Ordem dos Advogados do Brasil como estagiário.

Art. 9º. A escolha do Estagiário será feita pelos coordenadores do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, sendo sua seleção feita perante o Professor Supervisor do SAJUG, conforme critérios estabelecidos em edital ou comunicação convocatória eletrônica.

Art. 10. Constituem prerrogativas exclusivas dos Estagiários:

I - participar assídua e pontualmente das atividades do SAJUG;

II - o desenvolvimento de redação de peças jurídicas, observado o preciso cabimento legal e a orientação do(s) Advogado(s) Orientador(es) e/ou Professor(es) Orientador(es);

III - o atendimento da população, sempre sob a orientação do(s) Advogado(s) Orientador(es) e/ou Professor(es) Orientador(es);

IV - o acompanhamento processual das demandas oferecidas pelo SAJUG; V - a elaboração de petições, procurações, homologações de acordos e outras peças, sempre sob a orientação do(s) Advogado(s) Orientador(es) e/ou Professor(es) Orientador(es);

VI - a observância quanto ao andamento e aos prazos processuais;

VII - a participação dos cursos e atividades que visem ao aprimoramento de sua formação profissional e, conseqüentemente, à qualificação do serviço prestado no SAJUG;

VIII - a pesquisa bibliográfica e teórica quanto aos tópicos envolvidos na consecução dos trabalhos do SAJUG;

IX - o respeito e observação às instruções dadas pelo(s) Advogado(s) Orientador(es) e/ou Professor(es) Orientador(es).

SEÇÃO II

DO(S) ADVOGADO(S)

Art. 11. O SAJUG procurará, sempre, manter pelo menos um Advogado Orientador para nortear os trabalhos desenvolvidos pelo SAJU.

Art. 12. São da competência do(s) Advogado(s) Orientador(es) as seguintes funções:

(3)

II - a representação em audiências e sessões de julgamentos, quando convocados e/ou intimados;

III - a participação assídua e pontual no respectivo dia de atuação no SAJUG; IV – a percepção dos valores sucumbenciais arbitrados judicialmente.

SEÇÃO III

DO(S) PROFESSOR(ES) DO ESTÁGIO

Art. 13. O(s) Professor(es) do Estágio é(serão) professor(es) integrante(s) do quadro docente do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

Art. 14. O Professor Supervisor do SAJUG também atuará como Professor. Art. 15. É competência do(s) Professor(es) do Estágio:

I - servir de intermediário entre o Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e o restante do SAJUG;

II – orientar os grupos temáticos formados consoante a área respectiva do direito, atuando diretamente na direção dos processos judiciais e extrajudiciais pertinentes, juntamente do (s) advogado (s) cadastrado;

III - garantir o caráter estudantil e a autonomia do SAJUG; IV - abrir processo disciplinar quando entender necessário. SEÇÃO IV

DOS GRUPOS TEMÁTICOS

Art. 16. Serão criados dentro da estrutura do SAJUG grupos temáticos, por área jurídica, em consonância com a demanda de casos atendidos pelo NPJ, para melhor exercício do atendimento de clientes e processos judiciais e extrajudiciais.

Art. 17. Os grupos temáticos poderão ser criados por iniciativa do Professor Supervisor do SAJUG ou pelo Coordenador do NPJ.

Art.18. Cada grupo temático será dirigido por um Professor Orientador, oriundo do quadro de docentes da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, escolhido por decisão conjunta do Professor Supervisor do SAJUG e do Coordenador do NPJ, para o exercício das seguintes funções:

I – orientar o grupo temático, dentro da sua área de atuação na Faculdade, nos processos judiciais e extrajudiciais do SAJUG;

II – supervisionar a elaboração das peças processuais para posterior visto do Professor Supervisor do SAJUG;

III – realizar reuniões periódicas do grupo para atualização e estudo da área jurídica na qual exercitam sua prática;

IV – auxiliar os estagiários no atendimento de clientes em data e horários específicos.

(4)

CAPÍTULO III

DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS SEÇÃO I

DA ASSEMBLÉIA GERAL

Art. 19. A Assembléia Geral constituir-se-á pela reunião aberta de todos os professores orientadores e advogados orientadores, além de um acadêmico representante dos Estagiários, o Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e o Professor Supervisor do SAJUG.

Art. 20. Para fins deliberativos, a cada membro corresponderá um voto, independentemente do cargo ocupado.

Art. 21. A Assembléia Geral poderá ser convocada pelo(s) Advogado(s) Orientador(es), pelo(s) Professor(es) de Estágio, pelo Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, pelo Professor Supervisor do SAJUG ou pela solicitação unânime de todos os Estagiários, com no mínimo uma semana de antecedência, a fim de discutir e decidir a respeito das seguintes questões:

I - realização de emendas ao presente Regulamento, desde que com a anuência de 2/3 (dois terços) de seus membros;

II - promover processo disciplinar, decidindo-o; III - zelar pelo cumprimento deste Regulamento;

IV - auxiliar o coordenador naquilo que achar necessário e importante para o SAJUG.

SEÇÃO II

DO PROFESSOR SUPERVISOR DO SAJUG

Art. 22. O Professor Supervisor do SAJUG é escolhido conforme estabelecido no Regulamento do Núcleo de Prática Jurídica.

Art. 23. Respeitados os limites estabelecidos no Regulamento do Núcleo de Prática Jurídica, é da competência do Professor Supervisor do SAJUG:

I - representar a entidade perante terceiros ou frente a outros órgãos do Curso de Direito;

II - celebrar convênios, em nome do SAJUG, respeitando a normas regimentais da Instituição;

III - manter o bom funcionamento do SAJUG, expedindo as instruções para tanto, de ofício ou a pedido de outros órgãos da entidade;

IV - manter conversações com outras entidades no sentido de auferir subsídios para a assistência levada a termo no SAJUG;

V - comunicar ao Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica os projetos e todas as informações pertinentes ao desenrolar das atividades propostas no mesmo e conflitos e impedimentos que eventualmente ocorram;

(5)

CAPÍTULO IV

DO ESCRITÓRIO-MODELO

Art.24. O SAJUG será estruturado consoante um escritório-modelo, de modo a oferecer, a estagiários-voluntários e alunos inscritos em alguma disciplina de estágio Supervisionado a possibilidade de exercerem a sua prática jurídica.

Parágrafo primeiro. A completa instauração do escritório-modelo, bem como o exercício da prática jurídica dos alunos, dependerá da demanda de processos ou casos concretos que chegam ao SAJUG.

Parágrafo segundo. Os estagiários seguirão a seguinte rotina no escritório-modelo instaurado no SAJUG:

1 – O aluno-estagiário deve cumprir as normas e orientações relacionadas ao Núcleo de Prática Jurídica, das quais, ao receber a presente grade de atividades, declarará ter pleno conhecimento e concordância.

2 – Deverá atender e pugnar pelos direitos do cliente, sempre na companhia dos advogados e/ou professores orientadores, em dia e horário previamente agendados. 3 – Preencher e manter atualizada a ficha de atendimento e acompanhamento das causas que estão sob os seus cuidados, desde o atendimento inicial até final tramitação do processo ou conclusão do estágio na respectiva área do Direito.

4 – Por ocasião do atendimento, o estagiário deverá solicitar toda a documentação necessária ao ajuizamento do pedido ou requerimento, em cópias reprográficas autenticadas, sendo vedado o recebimento de documentos originais.

5 – Após o atendimento, feito o diagnóstico pelo grupo, o caso deve ser submetido à aprovação dos professores orientadores, que irão acompanhar o desenvolvimento das peças processuais necessárias.

6 – Na hipótese do atendimento ser feito pelos advogados, o estagiário atenderá as orientações deles, sem deixar de se orientar com os professores.

7 – O estagiário cuidará para que cada cliente tenha uma pasta de documentos nos arquivos do Escritório Modelo.

8 – Deverá observar que o ajuizamento das causas confiadas a cada grupo deverá ocorrer dentro do prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados do recebimento da documentação necessária à propositura da ação.

9 – Levar à aprovação do professor orientador, todas as petições que elaborar, mantendo cópia para o seu portfólio e para a pasta do cliente.

10 – Manusear pastas de clientes somente com autorização do professor orientador ou do advogado da causa.

(6)

11 – Utilizar as instalações do Escritório Modelo exclusivamente para o cumprimento do estágio supervisionado e no interesse do cliente.

12 – Manter a ordem e o silêncio, tratando os clientes, coordenador, professores, advogados, pessoal administrativo e colegas acadêmicos, com respeito e urbanidade.

13 – Obedecer rigorosamente à escala de plantões elaborada pela coordenação. 14 – Trabalhar em grupo e discutir as situações fáticas dos clientes, elaborando conjuntamente as peças processuais, observando que o estagiário ausente não poderá instruir o seu portfólio com petição da qual não tenha contribuído em sua elaboração.

15 – Atender e cumprir as normas deste caderno de atividades, desenvolvendo todas as atividades propostas, observando o calendário para entrega dos portfólios, sob pena de não ser avaliado no bimestre.

16 – Não receber qualquer gratificação ou pagamento por serviços prestados no Escritório Modelo.

17 – Observar as orientações dos monitores e acompanhar os advogados nas audiências designadas em seus respectivos plantões, segundo escala proposta pelos professores orientadores.

Art.23. Serão exercidas, igualmente, no escritório-modelo, as atividades de mediação e conciliação jurídica, consoante a natureza e exigências do caso concreto.

Parágrafo único. As atividades de mediação e conciliação serão exercidas sob a orientação do Professor Supervisor do SAJUG, pelo Professor Orientador do grupo temático e/ou pelo Professor responsável pela disciplina de estágio supervisionado.

CAPÍTULO IV

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 21. Este Regulamento entrará em vigor na data de sua promulgação. Porto Alegre, 05 de outubro de 2011.

_________________________ ___________________

JOSÉ NOSVITZ PEREIRA DE SOUZA ROBERTA DREHMER DE MIRANDA Coordenador do Curso de Direito e do NPJ Professora Supervisora do SAJUG

Referências

Documentos relacionados

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Em síntese, são solos constituídos por material mineral com 350 g/kg ou mais de argila, com horizonte subsuperficial imediatamente abaixo do horizonte A, com pouca

- Solo deve ser considerado do ponto de vista multifuncional- solo é vida e afeta a vida de todos os segmentos sócias sob diversos aspectos- a sociedade é que vai

profundidade da raiz pivotante e a tolerância ao déficit hídrico. Raiz

Médias seguidas de mesma letra, maiúscula na coluna e minúscula na linha, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. CV a :

Potencialidades e desafios na utilização de coberturas vegetais em condições edafoclimáticas na Amazônia Taxas de liberações diárias de fósforo de resíduos vegetais nos

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como