• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CNCP/BRASIL GESTÃO 2006/2012 NOVOS MOMENTOS PARA O CNCP E PARA OS CERIMONIALISTAS DO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES CNCP/BRASIL GESTÃO 2006/2012 NOVOS MOMENTOS PARA O CNCP E PARA OS CERIMONIALISTAS DO BRASIL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

GESTÃO

2006/2012

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CNCP/BRASIL

GESTÃO 2006/2012

NOVOS MOMENTOS PARA O CNCP E PARA OS CERIMONIALISTAS DO BRASIL

O trilhar de novos caminhos para o desenvolvimento do Cerimonial Brasileiro, sob a alta direção do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo - CNCP/Brasil é irreversível. Ao início do primeiro mandato a Presidência formulou e apresentou à Diretoria e ao Colegiado um projeto de realizações, criando um plano de ação com objetivos e estratégias de realização.

Em um primeiro momento foram contempladas a profissionalização da gestão e o estabelecimento de mecanismos de estrutura e organização visando à eficácia e produtividade para o lançamento de grandes ações, tendo como meta principal introduzir o CNCP/Brasil em uma nova era de realizações. Desempenho, Inovação, Criatividade, Racionalidade e Capacidade Empreendedora são elementos conseguidos pelo CNCP/Brasil que apontam para ótimas perspectivas no quadro dos novos tempos. A primeira ação desta administração foi à reestruturação e regularização administrativo-financeira resultando primeiramente na possibilidade de emissão de Nota Fiscal pela Entidade facilitando sua função de prestadora de serviços, especialmente na produção de projetos, cursos, congressos e recebimento de empenhos, o que também viabiliza uma maior participação de funcionários públicos em todas as atividades. Hoje o CNCP/Brasil possui todas as certidões negativas, que se encontram disponíveis no Site, podendo firmar compromissos de grande envergadura e projeção. A atual gestão não possui quaisquer pendências financeiras e envidou esforços e regularizou quase todas as pendências financeiras não solucionadas por gestões anteriores, inclusive no plano internacional. Foi desenvolvida e implantada uma tecnologia de informatização que hoje possibilita a efetivação de inscrições on-line via web site de novas filiações e dos diversos eventos, e a votação on-line das eleições para escolha da nova diretoria com participação mais ampla dos filiados de todos os municípios, além disso, facilita o gerenciamento administrativo-financeiro por meio de relatórios sobre pagamentos, filiações, congressos, cursos, projetos, atividades, etc.

O Site sofreu duas reformulações e ainda está adequando-se para tornar-se ágil, aberto, com alimentação constante e abriu possibilidades de participação por todos os filiados e interessados em cerimonial, protocolo, etiqueta e eventos institucionais. Tem recebido alterações resultantes de proposições dos seus filiados e sem dúvida constituirá na maior fonte de comunicação do cerimonial no Brasil e no exterior.

Foi formalizada uma parceria com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), permitindo diversos apoios como a atuação da Editora UNESP, que já editou, lançou e vem comercializando 3 (três) obras.

Pela primeira vez foi organizado e produzido um livro com a participação de inúmeros filiados denominado "Cerimonial por Cerimonialistas", lançado por ocasião da realização do IX Congreso Internacional de Protocolo e XV Congresso Nacional do Cerimonial Público.

Outrossim, foi editado o novo livro do Prof. Nelson Speers, "Protocolo & Cerimonial, Minha Visão". Projetando e seguindo esse caminho o CNCP/Brasil promoveu grandes esforços na intenção de aumentar a massa crítica do Cerimonial Brasileiro (produção bibliográfica) fato que solucionou o grande problema do escritor cerimonialista que é a editoração de uma obra.

Foi firmada parceria com a Editora UNESP inclusive para o recebimento de novas obras para editoração sem nenhum custo para o autor, incumbindo-se a Universidade da edição, distribuição e comercialização.

(3)

GESTÃO

2006/2012

A Presidência assumiu na Espanha o desafio de disputar a realização do IX Congreso Internacional de Protocolo, sem possuir na oportunidade qualquer patrocínio ou recursos financeiros para tal. Defendendo a importância da realização do Congresso no Brasil conseguiu trazer o evento e realizá-lo em conjunto com o XV Congresso Nacional do Cerimonial Público, na cidade de Campos de Jordão, com grande sucesso, tendo a participação de 20 (vinte) países e mais de 600 congressistas inscritos. O reconhecimento do sucesso alcançado também está publicado nas páginas da Revista Internacional de Protocolo editada pela Escuela Internacional de Protocolo.

A Presidência tem se esmerado na tarefa de conquistar novos parceiros patrocinadores tendo alcançado como resultado constantes superávits financeiros durante todo o decurso do seu mandato, fato inédito ao longo dos 17 anos de CNCP/Brasil.

Foi desenvolvida uma campanha nacional para o reconhecimento legal do dia do Cerimonialista tendo alcançado sucesso absoluto na medida em que todas as Unidades da Federação e inúmeros Municípios, por suas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais diligenciaram em promover a edição de Lei criando, com votação unânime dos Senhores Deputados e Vereadores, o Dia do Cerimonialista, fato que se estendeu ao Congresso Nacional.

O dia 29 de outubro passou, portanto, a ser reconhecido por leis municipais, estaduais e federal como o "Dia do Cerimonialista".

A atual administração encontrou arquivados com indeferimento no Congresso Nacional, 3 (três) Projetos de Lei sobre a Regulamentação da Profissão de Cerimonialista. Não se rendeu aos arquivamentos ocorridos no passado, e apresentou um novo projeto que já teve a aprovação na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados e caminha para aprovação final do Congresso Nacional, fato que concederá ao cerimonialista o status de Profissão Regulamentada.

Estimulou a criação de novas Representações Estaduais e regularizou as existentes com novas eleições, contando com a elaboração de um plano de atuação das Diretorias Estaduais tendo já definido a destinação de 10% (dez por cento) da arrecadação de anuidades dos filiados de cada Estado, em favor da Representação Estadual, mediante a apresentação de projetos administrativos. Procedeu à designação de novos Coordenadores Regionais, apoiou e estimulou as Representações Estaduais em suas atividades, inclusive para a realização de novos encontros, jornadas e palestras. Desenvolveu Convênios para ação conjunta e cooperação técnica com a UNESP, UNINOVE, ABEOC e CBC&VB, fato que aponta por si só para novos rumos.

Durante dois anos trabalhou para reformular o Estatuto Social do CNCP/Brasil, adequando os seus objetivos sociais à Legislação vigente e às necessidades dos novos momentos, podendo agora, a partir de tais alterações, o CNCP/Brasil qualificar-se como "Organização da Sociedade Civil de Interesse Público", na forma prescrita pela Lei 9.790 de 23 de março de 1999. Possibilitou ainda, com a reformulação estatutária, a total reestruturação dos cargos e funções, preparando o CNCP/Brasil para ações de grande porte.

Os cuidados administrativos e financeiros estão demonstrados na lisura praticada com a determinação da publicação de todos os atos da Administração no Site.

Foi organizado e realizado o Curso de Pós-Graduação em Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos Institucionais, na modalidade à distância, em ação conjunta do CNCP/Brasil com a UNINOVE, o que viabiliza a participação dos interessados de todas as regiões do país. Este é sem dúvida um grande feito, pois foram abertas as portas da pós-graduação em cerimonial o que possibilita a melhor qualificação do cerimonialista no Brasil.

(4)

GESTÃO

2006/2012

Num país com mais de 5.000 mil municípios, nos quais de uma forma ou de outra o cerimonial e o cerimonialista se fazem presentes é calculado um universo de cerca de 300 mil operadores do cerimonial em atividade. Ante esse expressivo número de cerimonialistas atuantes, o número de filiados do CNCP/Brasil existente é ínfimo e não representa a grandeza desse campo do saber, atividade e área de ação, fato que exige novas perspectivas, novos rumos, novas estruturas, novas organizações, novos empreendimentos, sobretudo, para obter o reconhecimento de toda sociedade. Os Cerimonialistas do Brasil já não aceitam "pensar pequeno", buscam uma nova visão orgânico-funcional do CNCP/Brasil com a promoção da abertura de uma participação mais ampla dos filiados no processo administrativo, sem inibir a participação das mais distantes regiões, garantindo assim uma ampliação das iniciativas que engrandecem a Instituição. Existem grandes valores do cerimonial pelo Brasil ainda não reconhecidos até o momento, que devem ser prestigiados.

Uma das tarefas mais importantes ao momento é a massificação do processo de filiação, estabelecendo critérios, mas, também, oferecendo oportunidades a todos com benefícios profissionais. O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP/Brasil abre suas portas oferecendo condições para a formação profissional, reestruturando-se em suas funções e finalidades, ampliando o quadro organizacional, cargos e funções, com objetivo de dinamizar a Entidade e possibilitar a multiplicação dos grupos de dirigentes, exercendo a descentralização e a democracia administrativa.

Este é o momento senhoras e senhores Cerimonialistas de eliminar entraves e criar mecanismos para um maior e definitivo desenvolvimento do CNCP/Brasil. Novas estratégias de gestão vêm sendo implementadas para permitir que um maior número de filiados sejam gestores diretos ou indiretos no rol das ações a serem desenvolvidas e não serem apenas meros expectadores. A inclusão e o acesso serão formas de dinamizar a participação de todos, fortalecendo e democratizando as ações. De grande relevância serão as novas atividades do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP/Brasil na criação e organização de Cursos de Pós-Graduação e de Graduação em Cerimonial e Protocolo que sustentarão o Projeto de Lei que reconhece a profissão de Cerimonialista.

Foi criada a loja virtual no site onde já estão sendo comercializados os livros relacionados à área de cerimonial e eventos.

Igualmente, está sendo desenvolvido o projeto de montagem da Biblioteca virtual, como mais uma forma de apoio ao filiado.

O tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão” deixa de ser utopia no cerimonial para se tornar realidade com a efetivação do projeto que liga o CNCP/Brasil à Universidade e oferece condições de formação profissional plena. Esta é uma das grandes ações que promoverá a produção e o aprofundamento do conhecimento científico, filosófico e técnico.

(5)

VEJA ABAIXO ALGUMAS ATIVIDADES COM A PARTICIPAÇÃO, REALIZAÇÃO E/OU APOIO DESTA GESTÃO, POR SUA DIRETORIA, COORDENADORIAS E REPRESENTAÇÕES ESTADUAIS:

• XII JORNADAS NACIONALES DE CERIMONIAL. BUENOS AIRES/ARGENTINA. MAIO 2007 • SOLENIDADE DE POSSE DA REPRESENTAÇÃO DO AMAPÁ - 14 DE JUNHO DE 2007.

• I ENCONTRO DE CERIMONIAL E PROTOCOLO NO MEIO DO MUNDO - ENCEPROMN - 13, 14 E 15 DE JUNHO DE 2007 – AMAPÁ/AP.

• III CONGRESO PARAGUAYO DE CERIMONIAL Y PROTOCOLO Y ENCUENTRO

INTERNACIONAL DE CERIMONIALISTAS – CIUDAD DEL ESTE/PARAGUAI – JULHO 2007. • XI ENCONTRO NACIONAL DO JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO - 29, 30 E 31 DE AGOSTO DE 2007 – RECIFE/PE.

• III JORNADA PAULISTA DE CERIMONIAL - 17 DE SETEMBRO DE 2007 - PRAIA GRANDE/SP. • XIV CONGRESSO NACIONAL DE CERIMONIAL PÚBLICO - CONCEP - 1, 2 E 3 DE OUTUBRO DE 2007 – BELÉM/PA.

• PARTICIPAÇÃO NAS IIas JORNADAS INTERNACIONAIS DE PROTOCOLO ORGANIZADAS PELA APEP - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESTUDOS DE PROTOCOLO, 19 DE NOVEMBRO DE 2007 EM LISBOA/PORTUGAL.

• PARTICIPAÇÃO NO VIII INTERNATIONAL CONGRESS OF PROTOCOL ORGANIZED BY THE INTERNATIONAL CEREMONIAL AND PROTOCOL ORGANISATION AND ITALIAN SOCIETY FOR INTERNATIONAL ORGANISATION HELD FROM THE 21 TO THE 23 NOVEMBER, 2007,

ROME/ITALY.

• SOLENIDADE DE POSSE DO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR, • O MINISTRO TENENTE BRIGADEIRO DO AR FLÁVIO DE OLIVEIRA LENCASTRE, REALIZADA NA SEDE DO STM, 29 DE FEVEREIRO DE 2008 – BRASÍLIA/DF.

• CERIMÔNIA DE POSSE DOS EXCELENTÍSSIMOS SENHORES DESEMBARGADORES JIRAIR ARAM MEGUERIAN E ANTÔNIO EZEQUIEL DA SILVA, PARA OS CARGOS DE PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO, BEM COMO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR OLINDO HERCULANO DE MENEZES, PARA O CARGO DE CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO REALIZADA NO DIA 22 DE ABRIL DE 2008.

• VI CURSO DE GESTÃO DO CERIMONIAL - 22 A 25 DE ABRIL DE 2008 – SALVADOR/BA. • CURSO DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO - UNESP - 14, 15 E 16 DE MAIO DE 2008 - ÁGUAS DE LINDÓIA/SP.

• I ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL E PROTOCOLO DO PODER LEGISLATIVO (ENCELEGIS) - 28 A 30 DE MAIO DE 2008 – FORTALEZA/CE.

• 2º ENCONTRO DE CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA DO ESTADO DO TOCANTINS - 5 DE JUNHO DE 2008.

• 2º FÓRUM BRASILEIRO DE MESTRES DE CERIMÔNIA - 16 A 18 DE JUNHO DE 2008 – BRASILIA/DF.

• LANÇAMENTO OFICIAL DO IX CONGRESO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO E DO XV CONGRESSO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO ORGANIZADOS PELA OICP

-ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL DE CEREMONIAL Y PROTOCOLO E PELO CNCP, 16 DE JUNHO DE 2008 – BRASÍLIA/DF.

• 1ª JORNADA DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PARA OS CEFETS - 16 A 18 DE JULHO DE 2008 – MACEIÓ/AL.

• 2º SIMPÓSIO DE CERIMONIAL PÚBLICO DE SANTA CATARINA - 25 DE AGOSTO DE 2008 – FLORIANÓPOLIS/SC.

• PALESTRA "ETIQUETA E CERIMONIAL" MINISTRADA DIA 28 DE AGOSTO DE 2008 - SÃO PAULO/SP.

• SOLENIDADE DE POSSE À REPRESENTAÇÃO DA BAHIA - 18 DE SETEMBRO DE 2008 – SALVADOR/BA.

• CURSO DE CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA - 24 A 26 DE SETEMBRO DE 2008 – NATAL/RN.

• II JORNADA CAPIXABA DE CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA PROFISSIONAL, REALIZADA NA FINDES - 08, 09 E 10 DE OUTUBRO DE 2008 – VITÓRIA/ES.

• SOLENIDADE DE POSSE À DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, OUTUBRO DE 2008 – VITÓRIA/ES.

• SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CERIMONIALISTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, 29 DE OUTUBRO DE 2008 - SÃO PAULO/SP.

• COMEMORAÇÃO DO DIA DO CERIMONIALISTA EM CAMPO GRANDE, APROVAÇÃO DA LEI QUE CRIA O DIA DO CERIMONIALISTA (1º ESTADO DA FEDERAÇÃO) - 29 DE OUTUBRO DE 2008 - CAMPO GRANDE/MS.

+

+

(6)

+

+

• IX CONGRESO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO E XV CONGRESSO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO - CONCEP - 3, 4 E 5 DE NOVEMBRO 2008 - CAMPOS DO JORDÃO/ SP. • CURSO DE CERIMONIAL PARA MUNICÍPIOS - 14 A 16 DE MAIO DE 2009 – BRASÍLIA/ DF. • III FÓRUM BRASILEIRO DE MESTRES DE CERIMÔNIA - 20 A 22 DE MAIO DE 2009 –VITÓRIA/ES.

• LANÇAMENTO DO XVI CONGRESSO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO - 19 DE JUNHO DE 2009 – SALVADOR/BA.

• 1º OFICINA PEDAGÓGICA - 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2009 - SÃO PAULO/SP. • EDIÇÃO DOS LIVROS DO CNCP/BRASIL PELA EDITORA UNESP (CERIMONIAL POR CERIMONIALISTAS/ORGANIZADOR: JOSÉ AFONSO CARRIJO ANDRADE; PROTOCOLO E CERIMONIAL - MINHA VISÃO/AUTOR: NELSON SPEERS E CERIMONIAL FATOS, FOTOS E SUCESSO NO MUNICÍPIO/AUTORA: ELIANE UBILLÚS) - 2008/2009 - SÃO PAULO/SP. • SESSÃO SOLENE ALUSIVA AO DIA DO CERIMONIALISTA COM HOMENAGENS - 26 DE OUTUBRO DE 2009, CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA/GO.

• SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CERIMONIALISTA - 29 DE OUTUBRO DE 2009 - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP.

• PALESTRA "OS 3 B'S DO CERIMONIAL: BOM SENSO, BOA ORGANIZAÇÃO E BOA VONTADE -18 DE MARÇO DE 2009 - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP.

• PALESTRAS "ETIQUETA E PROTOCOLO EMPRESARIAL A ARTE DE RECEBER", E "VINHO -UMA AGRADÁVEL DESCOBERTA" - 28 DE ABRIL DE 2009 - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

• PALESTRA “CONVITES O PRIMEIRO PASSO PARA UM GRANDE EVENTO” - 30 DE JULHO DE 2009, SECOVI - SÃO PAULO/SP.

• CURSO CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO E SOCIAL - 14 A 20 DE SETEMBRO DE 2009, UNIVERSIDADE POTIGUAR – NATAL/RN.

• 2º SIMPÓSIO DE CERIMONIAL PÚBLICO DA REGIÃO SUL E 3º DA REPRESENTAÇÃO DE SANTA CATARINA, 17 DE NOVEMBRO DE 2009, NO AUDITÓRIO ANTONIETA DE BARROS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – FLORIANÓPOLIS/SC.

• XVI CONGRESSO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO, 1 A 03 DE NOVEMBRO DE 2009 – SALVADOR/BA.

• LANÇAMENTO DO INFORMATIVO ON-LINE - 13 DE NOVEMBRO DE 2009.

• PARTICIPAÇÃO NO X CONGRESO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO - 19 A 21 DE NOVEMBRO DE 2009 – BILBAO/ESPANHA.

• PALESTRAS "CERIMONIAL DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" E "CERIMONIAL -DO TRIVIAL AO FORMAL" - 23 DE MARÇO DE 2010 - ESPAÇO CULTURAL FINEP - RIO DE JANEIRO/RJ.

• 1º ENCONTRO ESTADUAL DE CERIMONIALISTAS – 25 DE MARÇO DE 2010 - RIO DE JANEIRO /RJ.

• HOMENAGEM AOS 90 ANOS DO PROFESSOR NELSON SPEERS - 29 DE MARÇO DE 2010, AUDITÓRIO PROF. FRANCISCO ROMEU LANDI, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP E LANÇAMENTO DO CURSO DE CERIMONIAL BÁSICO À DISTÂNCIA - SÃO PAULO/SP. • CURSO: PLANOS, PROJETOS E PROGRAMAS EM CERIMONIAL E EVENTOS - 19 A 21 DE ABRIL DE 2010 - HOTEL DEBRET - RIO DE JANEIRO/RJ.

• PALESTRA SÍMBOLOS DE NOSSO ESTADO E MUNICÍPIO: "SÃO PAULO E SÃO PAULO: SUAS PEDRAS DE ARMAS E SUAS BANDEIRAS” - 05 DE MAIO DE 2010 - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP.

• X CURSO COMPLEMENTARIO DE PROTOCOLO Y COMUNICACION E II FORO HISPANO -LUSO - IBEROAMERICANO DE PROTOCOLO - 19 E 20 DE MAIO DE 2010 –

PONTEVEDRA/ESPANHA.

• I ENCONTRO NORDESTINO DE CERIMONIALISTAS - 20 E 21 DE MAIO DE 2010 - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – NATAL/RN.

• CICLO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE PRECEDÊNCIA - JUNHO/JULHO DE 2010 – CURITIBA/PR.

• REALIZAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CERIMONIAL, PROTOCOLO, ETIQUETA E EVENTOS INSTITUCIONAIS À DISTÂNCIA (SEMIPRESENCIAL) CNCP/BRASIL E UNINOVE -2010/2011.

• PALESTRA "CERIMONIAL E ETC" - 10 DE AGOSTO DE 2010 - BELO HORIZONTE/MG.

• 1º ENCONTRO DE CERIMONIALISTAS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL - 26 E 27 DE AGOSTO DE 2010 - RIO DE JANEIRO/RJ.

• EXPOSIÇÃO DOS LIVROS DO CNCP/BRASIL NA 21ª BIENAL DO LIVRO, NO STAND DA EDITORA UNESP – 12 A 22 DE AGOSTO DE 2010 – SÃO PAULO/SP.

• NOVA DENOMINAÇÃO E NOVA LOGOMARCA: COMITÊ NACIONAL DE CERIMONIAL E PROTOCOLO-CNCP/BRASIL – 03 DE SETEMBRO DE 2010.

(7)

+

• COMEMORAÇÃO DO DIA DO CERIMONIALISTA NA ALESP – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO – 26 DE OUTUBRO DE 2010 – SÃO PAULO/SP.

• COMEMORAÇÃO DO DIA DO CERIMONIALISTA NA ALERN - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE – 29 DE OUTUBRO DE 2010 – NATAL/RN.

• XVII CONGRESSO NACIONAL DE CERIMONIAL E PROTOCOLO – CONCEP – 3,4 E 5 DE NOVEMBRO DE 2010 – GRAMADO/RS.

• PARTICIPAÇÃO NO XI CONGRESO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO – 18,19 E 20 DE NOVEMBRO DE 2010 – BUDAPEST/HUNGRIA.

• PRÊMIO 'ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR' – SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR – 06 DE DEZEMBRO DE 2010 – BRASÍLIA/DF.

• AUDIÊNCIA COM A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – 20 DE DEZEMBRO DE 2010 – SALVADOR/BA.

• 1º ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DE EVENTOS – 08 DE JANEIRO DE 2011 – SALVADOR/BA.

• PALESTRAS REALIZADAS NA CÂMARA DE SÃO PAULO: “IMAGEM PESSOAL - COMO SER VERDADEIRAMENTE ELEGANTE NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS”– 06 DE DEZEMBRO DE 2010 – SÃO PAULO/SP; “CERIMONIAL DA PREFEITURA DE SÃO PAULO”– 28 DE MARÇO DE 2011 – SÃO PAULO/SP E ''CERIMONIAL COMO CONTEXTO ORGANIZACIONAL''- 3 DE AGOSTO DE 2011 – SÃO PAULO/SP.

• CONDECORAÇÃO DA ORDEM DO MÉRITO MILITAR JUDICIÁRIO DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR NA CATEGORIA BANDEIRAS E ESTANDARTES - 1º DE ABRIL DE 2011 – BRASÍLIA/DF. • 55º CONGRESSO ESTADUAL DOS MUNICÍPIOS – 24 DE ABRIL DE 2011 – SÃO VICENTE/SP. • II ENCONTRO NORDESTINO DE CERIMONIALISTAS – 27 E 28 DE ABRIL DE 2011 –

SALVADOR/BA.

• 1ª JORNADA FLUMINENSE DE CERIMONIAL PÚBLICO SOCIAL E EMPRESARIAL – 19 DE MAIO DE 2011-RESENDE/RJ.

• V ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO – 28, 29, 30 DE MAIO E 1 E 2 DE JUNHO DE 2011 – CURITIBA/PR.

• FÓRUM DE ENTIDADES DO SETOR DE EVENTOS –-SÃO PAULO/SP.

• ENCONTRO NACIONAL DO PODER JUDICIÁRIO ELEITORAL – 3 DE AGOSTO DE 2011 – BRASÍLIA/DF.

• 2º ENCONTRO DE CERIMONIALISTAS DA REGIÃO SUDESTE – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2011 – BELO HORIZONTE/MG.

• PARTICIPAÇÃO NO XII CONGRESO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO E V CONGRESO PARAGUAYO DE CERIMONIAL Y PROTOCOLO – 26, 27 Y 28 DE SETIEMBRO DE 2011 ASUNCIÓN/PARAGUAY.

• CURSO DE CERIMONIAL DESPORTIVO – 3,4 E 5 DE OUTUBRO DE 2011 – SÃO PAULO/SP. • SESSÃO SOLENE ESPECIAL DO DIA DO CERIMONIALISTA – 26 DE OUTUBRO DE 2011-CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL/RN.

• CURSO DE CERIMONIAL NACIONAL E INTERNACIONAL – 2, 3,4 E 5 DE DEZEMBRO DE 2011 – AUDITÓRIO DA ESOLA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO AMAPÁ – EAP – MACAPÁ/AP.

• ELABORAÇÃO DE ABAIXO ASSINADO PARA A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CERIMONIALISTA REFERENTE AO PROJETO DE LEI N.5425/2009.

• PARTICIPAÇÃO DA IMPORTANTE MASSA PENSADORA E INTELECTUAL E, OS MAIORES NOMES DO CERIMONIAL BRASILEIRO NO PROJETO MESA REDONDA DO SITE.

• DIVULGAÇÃO DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS NO SITE E PARABENIZAÇÃO NO DIA POR EMAIL.

• CONFECÇÃO DE MATERIAIS PERSONALIZADOS.

• REUNIÕES DAS REPRESENTAÇÕES ESTADUAIS, DE DIRETORIA, DO COLEGIADO E DO PLENO.

(8)

GESTÃO

2006/2012

Estas e outras muitas ações foram realizadas nesta administração como a aquisição de sede própria que custou enorme esforço desta administração.

Com certeza os resultados alcançados contaram com o apoio e a participação de inúmeros filiados. Sabemos que cumprimos com o nosso dever de desenvolver o cerimonial no Brasil. Ao final do nosso mandato entregamos a administração do CNCP/Brasil com a certeza do dever cumprido e tendo promovido um grande avanço no processo de desenvolvimento do cerimonial no Brasil.

Nossa gestão representou trabalho, competência, seriedade, transparência e dignidade, cumprindo rigorosamente todas as legislações e contando com a colaboração estreita de muitos companheiros, não se curvando a interesses de pessoas ou grupos.

Somos cientes de que muito mais há por fazer e por certo isso requer uma administração sólida comprometida com os altos interesses dos cerimonialistas e do cerimonial, protocolo e etiqueta no Brasil, não de poucos, mas da grande totalidade dos profissionais do cerimonial que se entregam na labuta diária do seu trabalho exercido com proeficiência e dignidade.

Parabéns aos nossos Cerimonialistas!

José Afonso Carrijo Andrade Presidente do CNCP/Brasil Diretoria Presidente: Vice-presidente: Diretor Financeiro: Diretor Administrativo:

Diretora de Ensino Pesquisa e Extensão: Diretor de Eventos:

Diretor de Relações Institucionais: Diretor de Relações Internacionais:

Conselho Consultivo Presidente:

Titulares:

José Afonso Carrijo Andrade Eliane Gonçalves Ubillús

Flávio Benedicto Viana

Marcelo Coelho do Amaral Pinheiro

Mariângela Benine Ramos Silva Eduardo Salazar Lopes Pereira

Carlos Koji Takahashi Herminio Gonzales Rojas

Nelson Speers

Regina Célia de Almeida El Rafihi Rita de Cássia Miranda Nunes Mamede

Luiz Fernando Hilgenberg Manuel Guimarães Guedes Olenka Ramalho Luz de Códebo

(9)

GESTÃO

2006/2012

Conselho Fiscal Presidente: Titulares: Suplentes: Conselho de Ética Presidente: Titulares: Suplentes:

Silvia Pereira Bonassa Itapuan Bôtto Targino Ricardo Carlini

Rosângela Rodrigues de Moraes Luiz Fernando Ribeiro Soutelo

Zuleide Gonçalves Vieira

Silvio Lobo Filho Francklin Bezerra Santos

Ana Lukower

José Augusto Rodrigues Pestana Maria de Lourdes de Moraes Buzaglo

Regina Célia de Almeida El Rafihi

Regina Célia de Almeida El Rafihi

Conselho de Ex-Presidentes Presidente:

Titulares:

Assessores Especiais da Presidência

Assessores Especiais da Vice-Presidência

Consultores Especiais da Presidência Executivo Legislativo Judiciário Coordenadorias Regionais Norte: Nordeste: Centro-Oeste: Sul: Sudeste:

Brasília de Arruda Botelho Marcílio Lins Reinaux Hugo de Faria Almeida

Ana Lukower Fredolino Antônio David

Hugo de Faria Almeida Marcilio Lins Reinaux Marielza Álvares de Andrade Regina Célia de Almeida El Rafihi

Edvalda Silva Soares Bomfim Silvia Martinez

Djair de Souza Santos Itapuan Bôtto Targino José Augusto Rodrigues Pestana

Jovi Hallak Rocha

Maria de Lourdes de Moraes Buzaglo

Francklin Bezerra Santos Jardel Henrique Coutinho José de Padua Martins de Oliveira

Rosana Brasca Cajuella Terezinha Maria Campos

Andréa Balsini Ghisi Cristiane Gomes Carrijo Andrade

José Júlio dos Reis Maria Cláudia Alves Guimarães

Silvio Lobo Filho Florêncio Beserra Filho

José de Pádua Martins de Oliveira Urçula Maria Vieira Franco Fredolino Antônio David

(10)

GESTÃO

2006/2012

Representação do Distrito Federal Diretora:

Vice-Diretora: Secretária:

Representação de Santa Catarina Diretora:

Vice-Diretor: Secretária:

Representação de Minas Gerais Diretora: Vice-Diretor: Secretária: Representação de Roraima Diretora: Vice-Diretora: Secretária:

Representação do Espírito Santo Diretor: Vice-Diretora: Secretário: Representação do Tocantins Diretora: Vice-Diretora: Secretária:

Maria Waleska Câmara Hitzschky Barreto Lisete Rey Carneiro

Lúcia Beatriz Cunha e Cruz Arantes Rosana Brasca Cajuella

Fredolino Antônio David Ilka Maria Fretta Lacerda

Jovi Hallak Rocha Sérgio Affonso Neves Maria Magna Ferreira Hildete de Souza Albuquerque

Perpetua Marques Sabrina Bizarrias Pereira da Silva

Carlos Roberto Elisei

Fabíola Saquetto Di Tommaso Leonardo Alberto Lares Nilcione Messias dos Santos

Lila Aires de Azevedo Tacila Aires de Melo

Representação do Rio Grande do Norte Diretora:

Vice-Diretor: Secretário:

Representação do Mato Grosso Diretora:

Vice-Diretora: Secretária:

Representação do Rio de Janeiro Diretor: Vice-Diretora: Secretária: Representação de Rondônia Diretora: Vice-Diretora: Secretário:

Representação de São Paulo Diretora: Vice-Diretora: Secretária: Representação da Bahia Diretor: Vice-Diretor: Secretária:

Assessor Cerimonial Universitário:

Zuleide Gonçalves Vieira José de Pádua Martins de Oliveira

João Batista Costa Djalma Loubet

Severina da Silva Maira Lúcia Pies de Rezende Eduardo Emanuel de Carvalho Dantas

Luciana Vicarone Pinto Cristina Loures Gonçalves Cantini Regina Célia de Almeida El Rafihi

Julia Sonia Miranda Setembrino Alencar Maria Cláudia Alves Guimarães

Helena Maria Rogê Ferreira Cecília de Arruda Jarbas Santos de Oliveira

Alex Gomes Freitas Daniela Cedraz Aquino

João da Silva Gonçalves

Brasil

Sede Própria

Sep/Norte - Qd 509 - Cj D - Sala 416

Ed Isis - Asa Norte - Brasília/DF - 70748-900

Subsede

Av. Francisco Matarazzo - nº 364 - Bloco C, 1º andar, Reitoria - São Paulo/SP - 05001-000

Fone: (11) 3665-9869 Fax: (11) 3665-9766

secretaria-df@cncp.org.br / secretaria-sp@cncp.org.br www.cncp.org.br

Referências

Documentos relacionados

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Sob a forma de organização anterior do processo de trabalho, o produtor direto detinha o conhecimento necessário para a utilização da sua técnica específica, saber que era cercado

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens cársticas,