• Nenhum resultado encontrado

Centro Educacional Colúmbia 2000

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Educacional Colúmbia 2000"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional Colúmbia 2000

Apostila de dependência

1 -A ssinale a alternativa que apresenta, corretamente, os fatores que explicam o envelhecimento da população brasileira.

a) Aumento da taxa de fecundidade e declínio do crescimento vegetativo. b) Aumento da taxa de natalidade e redução da mortalidade infantil. c) Decréscimo da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida. d) Crescimento vegetativo acelerado e densidade demográfica elevada.

e) Combinação entre aumento da fecundidade e declínio da mortalidade infantil.

2 - Assinale a alternativa INCORRETA com relação à imigração estrangeira para o Brasil. a) Foi direcionada principalmente para São Paulo e os Estados do Sul.

b) Seu apogeu coincide com a expansão da cafeicultura.

c) Os maiores contingentes foram o português, o italiano e o espanhol. d) Foi estimulada para suprir a ausência da mão-de-obra escrava.

e) Foi baseada na doação de pequenas propriedades na zona cafeicultora.

3 – Explique a principal função do Censo realizado pelo IBGE de tempos em tempos no Brasil?

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 4- Os gráficos abaixo representam a composição da população brasileira, por sexo e idade, nos anos de 1990 e 2013, bem como sua projeção para 2050. Observe que, para cada ano, está destacado o percentual da população

economicamente ativa (PEA).

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, atenda ao que se pede.

a) Na atualidade, o Brasil encontra‐se no período denominado “janela demográfica”. Caracterize esse período. Tri. 1º/2018

Discente:

Ens.Médio.

Disciplina:

Geografia

Turma:

2º ano

Docente:

(2)

b) Analise a pirâmide etária de 2050 e cite duas medidas que poderão ser tomadas pelo governo brasileiro para garantir o bem‐estar da população nesse contexto demográfico. Explique.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 5 - Pense no seguinte: a população da Terra levou milhares de anos, desde a aurora da humanidade até o início do século XIX, para atingir um bilhão de pessoas. Então, de forma estarrecedora, precisou apenas de uns cem anos para duplicar e chegar a dois bilhões, na década de 1920. Depois disso, em menos de cinquenta anos, a população tornou a duplicar para quatro bilhões, na década de 1970. Como a senhora pode imaginar, muito em breve chegaremos aos oito bilhões. Pense nas implicações. (...)

Espécies animais estão entrando em extinção num ritmo aceleradíssimo. A demanda por recursos naturais cada vez mais escassos é astronômica. É cada vez mais difícil encontrar água potável.

BROWN, Dan. Inferno. São Paulo: Arqueiro, 2013.

A fala do personagem no trecho citado ilustra o ponto de vista defendido por uma teoria demográfica.

Nomeie essa teoria e explicite o ponto de vista que ela defende. Nomeie, também, a teoria demográfica que defende o ponto de vista contrário.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 6 - A estrutura etária da população brasileira vem passando por mudanças que estão relacionadas às transformações socioeconômicas ocorridas no País, nas últimas décadas. Observe o Gráfico a seguir.

Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 16 ago. 2011. [Adaptado]

A partir das informações do gráfico, relativas à população brasileira, identifique e explique as tendências do comportamento de duas faixas etárias: crianças e idosos.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

(3)

7- Considerando um período evolutivo de 1950 ao ano 2000, assinale a alternativa correta sobre o ritmo de crescimento da população brasileira e a pirâmide etária.

a) As taxas de natalidade e de mortalidade declinaram, nesse período.

b) As taxas de mortalidade declinaram, mas as taxas de fecundidade cresceram, principalmente, na região Sul. d) As taxas de natalidade, de mortalidade e de fecundidade cresceram.

d) Apesar das taxas de natalidade haverem declinado, a base da pirâmide etária tendeu a se ampliar, nesse período. e) A pirâmide etária brasileira ainda apresenta as faixas de população entre zero e nove anos como as mais amplas, isto é, com maior representação percentual de população, uma vez que as taxas de natalidade são crescentes.

8 - “O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.

Disponível em http://bolivianosnobrasil.blogspot.com.br/2012/05/bolivianos-sao-comunidade-estrangeira.html. Acesso: 08 jul 2013.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro. b) corresponde a um processo de migração pendular.

c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro. d) configura um processo de migração sazonal.

9 - "Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas". Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra Memória e Sociedade, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise.

a) do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais.

b) da imigração europeia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria".

c) da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.

d) do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro.

e) da crise na produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização.

10 –De acordo com os fluxos migratórios no Brasil, analise os mapas e explique a motivação desses fluxos.

.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

(4)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 11 - Nos três primeiros meses de 2013, entraram no território brasileiro cerca de três mil pessoas vindas do Haiti. O

aumento substancial no fluxo de entrada de haitianos no país se deu principalmente pelo pequeno município de Brasileia, no Estado do Acre. A cidade, com cerca de 20 mil habitantes, faz fronteira com a Bolívia e o Peru, e, de janeiro ao final de março, viu chegar um número estimado de 2 mil imigrantes haitianos.

(http://brazilianpost.co.uk. Adaptado.)

Aponte dois motivos que expliquem o aumento recente da migração de haitianos para o Brasil. Explique a diferença entre esse fluxo migratório de haitianos para o Brasil e a maioria dos fluxos migratórios instalados no mundo na segunda metade do século XX.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 12 - Leia com atenção.

Pau de Arara Luiz Gonzaga

Quando eu vim do sertão, seu môço, do meu Bodocó A malota era um saco e o cadeado era um nó Só trazia a coragem e a cara Viajando num paudearara Eu penei, mas aqui cheguei (bis) Trouxe um triângulo, no matolão Trouxe um gonguê, no matolão

Trouxe um zabumba dentro do matolão Xóte, maracatu e baião

Tudo isso eu trouxe no meu matola

A letra da música pode ser relacionada a qual fenômeno social? a) Aglomeração.

b) Conurbação. c) Êxodo Rural.

d) Hipertrofia do Terciário. e) Transumância.

13 - Observe a figura a seguir.

(5)

Disponível em: <http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/10/o-naufragio-dos-imigrantes-na-europa.html>. Acesso em: 27 out. 2013.

Com base em seus conhecimentos relativos à temática apresentada na figura, é correto afirmar que:

a) a crise econômica e a instabilidade política na Europa têm promovido a emigração forçada de europeus para outros continentes.

b) apesar de os recentes naufrágios ocorridos próximo à Itália evidenciarem a grave situação em que vivem milhões de africanos, as medidas apontadas pela União Europeia são relativas ao aumento da fiscalização nas fronteiras.

c) há necessidade de erguer muros e aumentar a fiscalização em todas as fronteiras, a fim de evitar as levas de migrantes africanos, que aumentam a violência nas cidades europeias.

d) os imigrantes africanos, em geral, ocupam postos de trabalho bem remunerados, tirando empregos dos europeus e reforçando o sentimento xenofóbico.

e) após superarem os desastres resultantes de séculos de colonização europeia, os países da África continuam a receber ajuda econômica das grandes potências, não sendo justificável a imigração clandestina.

14 - Passava das 22 horas de 17 de setembro quando Condé Karouno, de 18 anos, recebeu o sinal. Depois de três

meses de espera e duas tentativas frustradas, uma massa humana de centenas de imigrantes, como ele, correu montanha abaixo, saltou as valas escavadas na areia e se jogou sobre as grades que demarcam a fronteira entre Nador, no Marrocos, e Melilla, enclave da Espanha no Norte da África.

(O Estado de S.Paulo, 03.11.2013.)

Para combater o acesso ilegal ao continente europeu, a Espanha e outros países têm reforçado a repressão com a construção de barreiras em suas fronteiras. A partir da notícia, é correto afirmar que

a) a intolerância aos imigrantes africanos é um sinal da inabilidade diplomática europeia, diferente do que ocorre, por exemplo, nas fronteiras sul-americanas.

b) os imigrantes africanos fogem da fome, da miséria e das guerras civis, sujeitando-se ao risco da travessia e da permanência ilegais em território europeu.

c) os fluxos oriundos da África são motivados pela busca de formação escolar sólida, deficitária nas regiões de fronteira e incentivada pelos países europeus.

d) as barreiras possuem caráter simbólico e temporário, financiadas pelo governo marroquino até a melhora concreta em seus índices de desenvolvimento humano.

e) o governo espanhol vê nas barreiras uma frente de investimentos no atual período de crise, ao ampliar postos de trabalho nas áreas de fronteira.

15 - Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de

imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.

(6)

O texto aborda a situação atual dos imigrantes:

a) turcos na Alemanha.

b) mexicanos nos Estados Unidos. c) brasileiros em Portugal. d) argelinos na França. e) paquistaneses na Inglaterra. 16 – SPANGLISH

O diário “El País” de 02/10/2000 publicou uma entrevista com Ilan Stavans, escritor e filólogo mexicano, autor do primeiro dicionário de spanglish, uma língua com origens nos subúrbios hispânicos de Miami, Los Angeles e Nova Iorque. Com cerca de 6000 palavras, esta língua nasceu do choque do Espanhol com o Inglês e é, segundo aquele filólogo, “uma nova maneira de ser hispânico nos Estados Unidos”.

A entrevista termina com uma lista de algumas palavras a incluir no dicionário; por ex., culísimo =muito frio (do inglês cool).

Fonte: Lexicon, Vocabulário de Filosofia, (http://ocanto.esenviseu.net/lexs.htm).

Com base no texto,

a) explique qual é o fenômeno geográfico responsável por essa fusão de línguas, nos EUA. b) cite e explique uma conseqüência possível desse fenômeno geográfico.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

17 - As migrações internacionais vêm ganhando um certo destaque no cenário mundial, já há alguns anos, ou seja, desde a década de 80 do século passado. Contribuíram para esse importante fato, estudado pela Geografia Humana:

1) as desigualdades econômicas regionais. 2) os conflitos bélicos.

3) a destruição do bloco soviético. 4) a formação de blocos econômicos. 5) a nova onda de epidemias.

6) o fim das divergências étnicas.

Estão corretas apenas: a) 1, 2 e 5 b) 3, 4 e 6 c) 1, 5 e 6 d) 1, 2, 3 e 4 e) 2, 3, 4 e 5

Referências

Documentos relacionados

A partir das bases teóricas do estudo mencionado, supõe-se que o efeito negativo da dívida irá prevalecer sobre seu efeito benéfico no caso de empresas com muitos projetos de

A construção de identidades heteronormativas é desta forma, reconduzida para um questionamento em que seja possível dizer uma verdade sobre si mesmo: “Se você se reunisse

e) Ambas ocorreram na mesma região do Brasil, contra a dominação portuguesa na área da mineração, no entanto, somente a segunda teve influência das ideias iluministas

[r]

Os candidatos convocados deverão comparecer à perícia médica munidos de laudo médico que ateste o tipo e o grau ou nível de deficiência, com expressa

❑Sexo ❑Religião ❑Classe Social ❑Cor da pele Características “categorias não devem se sobrepor” Mutuamente excludentes ▲ NOMINAL Exemplo nível de mensuração..

Quando nasce uma criança doente ou quando uma criança é vítima de um acidente de viação, ninguém, sobretudo a família, quer acreditar que a sua integridade como um todo possa

Portanto, tendo em vista esse grande desafio que a tecnologia impõe às estratégias de preservação digital, e devido à complexidade e à especifi- cidade do documento