• Nenhum resultado encontrado

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

JANINI BARBOSA DE SOUZA

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS

PLANEJADOS

LAGES (SC) 2018

(2)

2 JANINI BARBOSA DE SOUZA

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS

PLANEJADOS

Projeto de Estagio submetido à Universidade do Planalto Catarinense para obtenção dos créditos de disciplina de Estagio do curso de Engenharia de Produção.

Orientação: Prof. Msc. Adriano Silva

LAGES (SC) 2018

(3)

3 JANINI BARBOSA DE SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Este Relatório de Estágio foi julgado adequado para obtenção dos créditos da Disciplina de Estágio Supervisionado do 10º semestre, área de concentração de Engenharia de Produção e aprovada em sua forma final pela coordenação do Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Planalto Catarinense como parte do título de Bacharel em Engenharia de Produção.

Prof.º Msc. Adriano Silva Orientador

Prof. Msc. Carlos Eduardo de Liz Professor da disciplina de Estágio

LAGES (SC) 2018

(4)

4 RESUMO

O programa 5’s teve origem japonesa, nas décadas de 50 e 60 após a Segunda Guerra Mundial, seu objetivo é aumentar a competitividade das organizações através da visão de melhoria contínua utilizando, em sua essência, os recursos disponíveis, principalmente o humano. O programa propõe a mudança cultural através de 5 sensos: de utilização, de organização, de limpeza, de saúde e higiene e de autodisciplina. Neste estudo, buscou-se a implementação do programa em uma pequena empresa do setor moveleiro, Portanto, serão apresentados os resultados obtidos e, ao final, sugestões para que a empresa siga com o programa 5S mantendo à cultura organizacional da empresa.

Palavras-chave: Programa 5’s; Melhoria Contínua; Cultura Organizacional

ABSTRACT

The 5's program was Japanese in the 50s and 60s after World War II, its goal is to increase the competitiveness of organizations through the vision of continuous improvement using, in essence, the resources available, especially the human. The program proposes cultural change through 5 senses: use, organization, cleanliness, health and hygiene and self-discipline. In this study, we sought to implement the program in a small company in the furniture industry. Therefore, we will present the results obtained and, at the end, suggestions for the company to continue with the 5S program, maintaining the organizational culture of the company.

(5)

5 LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: Área de produção:...18

FIGURA 2: Área de produção:...18

FIGURA 3: Área de produção:...19

(6)

6

Sumário

1. INTRODUÇÃO ... 8

1.1 Caracterização do espaço e seu ambiente ... 8

2. ELABORAÇÃO DO PROJETO ... 9 2.1 Tema ... 9 2.2 Problemática ... 9 2.3 Justificativa...9 2.3.1 Oportunidade do projeto...9 2.3.2 Viabilidade do projeto...10 2.3.3 Importância do projeto...10 2.4 Objetivos...10 2.4.1 Objetvos Gerais...10 2.4.2 Objetivos Específicos...10 3. REVISÃO DA LITERATURA...11

3.1 Gestão da Qualidade Total...11,12 3.2 Ferramentas 5’s...13 3.2.1 Seiri...14 3.2.2 Seiton...14 3.2.3 Seiso...15 3.2.4 Seiketsu...15,16 3.2.5 Shitsuke...16

(7)

7

4. METODOLOGIA...16

4.1 Delineamento da Pesquisa...17

4.2 Definição da Área...17

4.3 Plano de Coleta de Dados...17

4.4 Plano de Análise de Dados...17

5. DESENVOLVIMENTO...18,19 5.1 A implementação ...20 6. RESULTADOS ESPERADOS...21 7. SUGESTÕES...22 8. CONCLUSÃO...23 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 24

(8)

8 1. INTRODUÇÃO

O 5S é uma das ferramentas de melhoria contínua que podem ser consideradas como um diferencial competitivo para as empresas que buscam, agilidade e segurança nos processos e qualidade de vida no trabalho. Para a aplicação dessa ferramenta um dos fatores mais importantes é a mudança de comportamento e a forma de agir dos envolvidos, que podem ser mudados através da conscientização dos mesmos.

O relatório tem como finalidade mostrar como a ferramenta pode ajudar em uma fábrica de móveis planejados mesmo sendo ela de pequeno porte, e as melhorias que podem ser obtidas, aplicando o 5S de forma correta.

1.1. Caracterização do espaço e seu ambiente

HJ Móveis Planejados é uma empresa de pequeno porte que iniciou suas atividades em agosto de 2017, iniciada por seu proprietário que já havia trabalhado em uma fábrica de móveis planejados e com a vontade de ter seu próprio negócio. Atualmente conta com três funcionários e está situada na cidade de Otacílio Costa. Fabrica móveis sob medida, com qualidade, garantindo a satisfação de seus clientes atendendo também diversas cidades da região. A área utilizada atualmente para produção de móveis é de aproximadamente 200m², mas já com planos de ampliação de espaço para o futuro.

(9)

9 2. ELABORAÇÃO DO PROJETO

2.1 Tema

Aplicação da ferramenta 5S em uma fábrica de móveis planejados.

2.2 Problemática

O pouco espaço dentro da fábrica com diversas máquinas e ferramentas á serem utilizadas acarreta na desorganização do ambiente e até mesmo na falta de segurança dos funcionários. Através da cultura 5s e com as sugestões de melhoria foi possível obter um ambiente mais saudável e agradável para se trabalhar.

2.3 Justificativa

Com o atual cenário da crise, juntamente com a necessidade de se manter competitivo no mercado tendo como objetivo uma melhor produtividade em seus procedimentos, o 5s é uma ferramenta com custo de implantação baixo ou até mesmo nulo e com grande grau de eficácia.

2.3.1 Oportunidade do projeto

Houve a oportunidade de melhorar a organização da fábrica, com a implantação da ferramenta 5s propondo sugestões de melhoria e oportunidades, focando na organização do ambiente e segurança, beneficiando-os funcionários e a própria empresa.

(10)

10 2.3.2 Viabilidade do projeto

Com o intuito de analisar o ambiente de trabalho, e posteriormente propor melhorias no local, o estudo tornou-se viável pelas oportunidades citadas anteriormente.

2.3.3 Importância do projeto

A aplicação do 5s tem como objetivo melhorias e mudanças no ambiente de trabalho. Tornando o ambiente mais confortável para o funcionário, e de grande importância também para a empresa.

2.4 OBJETIVOS

2.4.1 Objetivos Gerais

Tornar o local de trabalho em um ambiente organizado, confortável e seguro para se trabalhar através da ferramenta 5s.

2.4.2 Objetivos específicos

- Conscientizar os funcionários sobre a ferramenta 5s; - Acompanhar as fases da implementação;

- Criar padrões;

(11)

11 3.REVISÃO DA LITERATURA

3.1 Gestão da qualidade total

O movimento da qualidade foi implementado primeiramente no Japão, em 1980 pelos americanos após a Segunda Guerra Mundial, seus conceitos foram baseados nos

pesquisadores e consultores americanos Juran, Feigenbaum e Deming chamado de pai da qualidade considerando Daft (2005), suas teorias foram adaptadas para atingir as potências industriais. Assim os japoneses utilizaram as abordagens do controle da qualidade fazendo com que seus colaboradores da linha de frente das fábricas se envolvessem com o processo. Para Paladini (1994), o conceito de gestão da qualidade é o conjunto de ações sistemáticas destinadas a estabelecer e atingir as metas da qualidade, ou seja, é o envolvimento de todos os setores em busca do bem comum. Ainda para o autor qualidade é adequação ao uso enseja uma nova organização dos esforços dentro da empresa.

Existem quatro elementos que são importantes para a gestão da qualidade como destaca Daft (2005):

• Envolvimento com os colaboradores.

• Participação de todos no controle da qualidade.

• Foco no cliente, ou seja, busca da satisfação das necessidades. • Superar as expectativas.

Ainda para o autor a gestão da qualidade deve considerar o benchmarketing que é a descoberta de novidades no mercado, as melhorias contínuas que são as pequenas mudanças em todas as áreas da empresa buscando eficiência, qualidade e satisfação dos clientes.

A filosofia da gestão da qualidade foca no trabalho em equipe, satisfação dos clientes e diminuição dos custos. Sendo assim a gestão da qualidade é importante para o crescimento e desenvolvimento das empresas. Para isso é necessário passar por adaptações,

(12)

12 aprimoramentos em busca da qualidade contínua para agregar valor aos produtos e/ou /serviços.

Defende Juran (1995), que para uma empresa possuir a qualidade no ambiente de trabalho é necessária satisfação dos clientes. Para o autor qualidade significa desempenho do produto, ou seja, quais as características que possui e porque seus consumidores/clientes estão adquirindo.

Já para Paladini (1994), a qualidade é mais que estratégias ou técnicas estatísticas, que refletem nas políticas de funcionamento das empresas e assim os seus benefícios acabam sendo duradouros e permanentes priorizando o consumidor/cliente.

Para conquistar e manter os clientes é necessário adotar estratégia para a melhoria dos procedimentos. Para Kalkmann (2002) é necessário sair da rotina e alterar hábitos antigos, estabelecer novos paradigmas e utilizar sempre a qualidade em todas as tarefas que forem executadas.

Para Juran (1995, p.11), “qualidade tem vários significados”, ou seja, cada profissional pode interpretar e agir de formar diferente passando por adaptações e aprimorando para adequar-se a realidade de cada empresa.

As empresas devem estar sempre voltadas para inovação, em busca da melhoria contínua. Com isso será necessária a participação de todos os colaboradores para que consiga atingir o objetivo final que é o crescimento perante o mercado logístico com qualidade produtos e serviços e na qualidade de vida dos colaboradores.

(13)

13 3.2 Ferramenta 5s

O 5s teve origem nos Estados Unidos, mas desenvolveu-se na década de 60 no Japão, os pais ensinavam os seus filhos desde os princípios educacionais que iriam seguir até a fase adulta, como afirma Ribeiro (1994).

Este programa da qualidade está sendo usado no Brasil desde 1990 em empresas que buscam especialmente a qualificação de recursos humanos. Geralmente não é concluído o 5s nas empresas quando mal implantado, isso acontece porque acreditam que este programa irá resolver todos os problemas, e acabam esquecendo-se de investir no desenvolvimento das pessoas ressalta Abrantes (2007) que enfatiza também que quando o programa da qualidade é bem implementado poderá trazer diversos benefícios.

Aparentemente o 5s é um programa fácil de compreender, mas na prática se apresenta complexidade. Para Silva (2001), o objetivo básico deste programa da qualidade é a melhoria do ambiente de trabalho nos sentidos físicos como na organização geral do espaço físico e mental auxiliando as pessoas a mudar o jeito de pensar para melhorar comportamentos.

Ainda o autor que muitas vezes o 5s é confundido como um programa somente de organização e limpeza como ressaltado por alguns autores ou consultores em cursos, mas este programa é muito amplo sendo necessário trabalho em equipe para atingir os objetivos.

Os cinco sensos possuem o objetivo de melhorar as condições de trabalho, criar um ambiente da qualidade, transformar os seus potenciais em realização para a concretização das atividades, incluindo também saúde física e mental dos envolvidos.

Para Kalkmann (2002), esta metodologia foi criada para desenvolver bons hábitos nas pessoas como os de: higiene, bem-estar, trabalho em grupo, evitar desperdícios e respeito o próximo. Portanto para que este processo seja bem sucedido é necessário educação, treinamentos, disciplina e trabalho em grupo. Ribeiro (1994) afirma que o resultado do programa depende da disciplina para mudança de hábitos. O autor ainda argumenta que existem determinados benefícios com a implantação do sistema como: eliminação do desperdício, otimização do espaço, racionalização do tempo, redução do estresse, padronização, melhoria da qualidade, redução de acidentes, autodisciplina, base para a qualidade total entre outros benefícios.

(14)

14 3.2.1 Seiri (Senso de utilização)

O Seiri (senso de utilização) tem como objetivo otimizar a alocação e utilização de móveis, equipamentos e materiais de trabalho em geral. É aconselhável que nos locais de trabalho estejam alocados apenas o necessário e com layout adequado para utilização eficaz (RODRIGUES, 2006).

De acordo com Rodrigues (2006), as metas a serem atingidas com este senso são: otimização da utilização de materiais, infra-estrutura, equipamentos e espaço.

Os benefícios do primeiro senso, de acordo com Domingues (p. 31, 2011) “é rapidez e facilidade para encontrar e guardar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos; economia de tempo; diminuição dos riscos de acidentes; redução de custos; motivação dos colaboradores”

Seiri também se pode entender como separar tudo aquilo que é desnecessário no local de trabalho, dando um destino para aquilo que deixou de ser útil e agrupar os objetos que são necessários por ordem de grande importância, inclusive eliminando as tarefas desnecessárias (GANDRA et al, 2006).

3.2.2 Seiton (Senso de organização)

Com a eliminação dos itens desnecessários, há o segundo senso (Seiton), o da organização, que para Santos (2011) consiste em ordenar os materiais em seu lugar para facilitar o manuseio dos mesmos, já que se encontrarão em seu devido lugar; assim, é evitada a perda de tempo na procura dos materiais.

Tem como objetivo identificar e arrumar tudo aquilo que foi considerado útil no senso anterior, levando em conta seu fácil acesso. Ordenar racionalmente móveis, equipamentos,

(15)

15 materiais de uso e documentos, para facilitar o acesso e à utilização dos diversos recursos

(RODRIGUES, 2006).

3.2.3 Seiso (Senso de limpeza)

Segundo Rodrigues (2006) seiso tem como objetivo deixar sempre limpo, ou em condições favoráveis para uso, os recursos físicos, móveis e equipamentos utilizados e sua meta principal é a definição de calendário de limpeza e manutenção de equipamentos, ferramentas e estruturas Para Domingues (2011), com o ambiente de trabalho devidamente organizado e somente com os materiais necessários, o foco torna-se a limpeza, ou seja, eliminar a sujeira, que é o terceiro senso (Seiso).

Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar. Sempre limpar os equipamentos após o seu uso, aprender a não sujar e eliminar as causas da sujeira, definir responsáveis pelas áreas, manter os equipamentos, ferramentas etc., sempre na melhor condição de uso possível (JÚNIOR et al, 2009)

Júnior et al (2009) cita também que nesse senso, se consolida uma melhoria no aspecto do ambiente, como também facilita a atuação e o trabalho das pessoas que neles estão inseridos. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar, mas o ato de não sujar. Isso significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a evitar que isto ocorra. É preciso dizer não a todo tipo de poluição, seja esta sonora, visual ou ambiental (SANTOS NETO, 2006).

3.2.4 Seiketsu (Senso de saúde)

O Seiketsu, quarto senso ou senso de saúde e higiene ou senso de asseio, consiste em ações rígidas e repetitivas, com o objetivo de manter a arrumação, ordenação e limpeza, e além de manter a manutenção de boas condições sanitárias, sem que haja nenhum tipo de poluição

(16)

16 (Campos, 2014).

Para Trainotti (2008) esse senso está ligado à manutenção de hábitos comportamentais e procedimentos operacionais que visam à manutenção das práticas dos 3S´s anteriores.

De acordo com Gandra et al (2006), este senso refere-se à execução dos 3 sensos anteriores de forma sistematizada, ou seja, manter o descarte, a organização e implantar o padrão de limpeza de forma contínua, com a preocupação e atenção com a própria saúde física, mental e emocional. Resulta da padronização das atividades anteriores de forma sistematizada com manutenção e monitoração dos estágios já alcançados para que não retrocedam. Para tal gerenciamento dá-se ênfase na manutenção da padronização adotada.

É preciso que haja um sólido compromisso de toda a equipe para a mudança de hábito, a fim de manter as boas condições. Isso implica em educação das pessoas (GANDRA et al, 2006). Os benefícios da conservação segundo GANDRA et al (2006) são: Melhoria contínua do ambiente de trabalho, racionalização do tempo, incentivo à criatividade das pessoas envolvidas, melhoria da produtividade e base para a qualidade total.

3.2.5 Shitsuke (Senso de auto-disciplina)

Por fim, o quinto e último senso, o Shitsuke, o senso da auto-disciplina, serve para que “desenvolva o compromisso e o orgulho em manter os padrões” (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 456).

Ou ainda, consiste no “hábito para o cumprimento de regras e procedimentos especificados pelo cliente” (CAMPOS, 2004, p. 197).

O senso de disciplina, conforme JÚNIOR et al (2009) visa fazer das atitudes hábitos diários que transformam o 5S num modo de vida. Usar a criatividade, melhorar a comunicação entre as pessoas, compartilhar visão e valores, treinar com paciência e persistência.

Ter senso de disciplina é desenvolver o ato de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atividades, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é resultado do exercício da força mental, moral e física (SANTOS NETO, 2006).

(17)

4. METODOLOGIA

O método a ser utilizada foi é o estudo de caso. O local de análise foi uma empresa que fabrica móveis sob medida e a pesquisa mostra como é o dia de trabalho em uma pequena empresa moveleira, e a ainda descritiva. Pois irá propor um plano de melhoria para este tipo de empresa.

Segundo Gil (2008),

O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado, tarefa praticamente impossível mediante outros tipos de delineamentos considerados.

4.1 Delineamento da Pesquisa

Este relatório tem como objetivo a melhoria do ambiente de trabalho na empresa, baseado na aplicação da ferramenta 5s, buscando a organização e também reduzindo alguns riscos no ambiente.4.2 Definição da Área

A área escolhida para a aplicação do 5S foi a área de produção e montagem dos móveis.

4.3 Plano de coleta de dados

A coleta de dados foi feita através do acompanhamento de cada processo, procurando obter as informações necessárias para a aplicação correta do 5s.

4.4 Plano de análise de dados

Após o acompanhamento dos processos, os mesmos serão analisados e posteriormente será aplicado a ferramenta de acordo com o que precisa ser mudado para as melhorias.

(18)

18 5. DESENVOLVIMENTO

Durante o acompanhamento das operações foi possível notar com clareza a desorganização com as ferramentas, equipamentos, materiais, etc, como mostram as figuras á seguir:

Figura 01: Área de Produção

Fonte: Autor, 2018 Figura 2: Área de Produção

(19)

19 Figura 3: Área de produção

Fonte: Autor, 2018

Figura 4: Área de Produção

(20)

20 5.1. A implementação

Após o acompanhamento das operações foi feita uma reunião com os funcionários para serem apresentadas as ideias e objetivos. Então foi escolhido um dia para a implantação de todas as etapas da cultura.

A seguir serão mostrados os resultados das aplicações de cada senso:

• Seiri (Senso de Utilização): Foi separado todo o material que não era utilizado e que estava ocupando espaço e que também estava causando a impressão de um ambiente poluído.

• Seiton (Senso de Organização): O local foi organizado, identificando ferramentas, produtos e equipamentos, colocando-as em locais adequados e com fácil acesso, principalmente as que tem uso mais frequente.

• Seiso (senso de Limpeza): Foram retirados do local pedaços de mdf que não seriam utilizados, também foi feita a limpeza de todo o pó com vassoura e coletor.

• Seiketsu (Senso de saúde): Conservar a limpeza dos ambientes, criando padronização.

• Shitsuke (Senso de auto-disciplina): Foi feita uma reunião para conscientização dos funcionários para que tentem seguir a cultura 5’S diariamente.

(21)

21 6. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que com a implantação do programa 5S, a empresa possa atingir um ganho na produtividade que se motiva pela melhora ao acesso dos materiais, diminuição de riscos de acidentes pela desorganização do ambiente, aumento da qualidade de vida dos colaboradores, ganhos na qualidade devido à limpeza e organização do ambiente de trabalho.

(22)

22 7. SUGESTÕES

Após ter sido feita a implementação do 5’s, notou-se a falta de balções e armários. Sugere-se que Sugere-sejam feitos armários para cada funcionario, principamente para que cada um possa guardar seus epis de forma que eles não fiquem espalhados no local nem expostos ao pó. Outra sugestão é que a empresa mantenha a prática da cultura 5’s diariamente, e que sejam feitas reuniões mensais para verificar o andamento, possíveis melhorias, situações que devem ser corrigidas, enfim, tudo o que for necessário para garantir o cumprimento do 5S.

(23)

23 8. CONCLUSÃO

O programa 5’s é uma ferramenta de custo relativamente baixa para ser implantada, tendo um grande poder de transformação e é capaz de alcançar um grande resultado em bem pouco tempo.

Após a realização do trabalho pode-se notar uma grande mudança no ambiente de trabalho e vantagens para a empresa tanto como para os funcionários. Pode-se perceber também, que um ambiente desorganizado além de trazer riscos aos funcionários, também acarreta no atraso da produção. Com a implementação do 5’s foi notado maior desempenho nos processos, pois com tudo mais organizado facilita o acesso aos objetos necessários. A implementação da ferramenta teve grande aceitação dos funcionários e graças a disciplina de todos foi possível alcançar os objetivos do trabalho. A realização do estágio trouxe também grande aprendizado e experiência profissional.

(24)

24 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerencia da Qualidade Total: Estratégia para aumentar a competitividade da empresa brasileira. Ed. Belo Horizonte, 1990

DEMING, William Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques – Saraiva, 1990.

HIRANO, Hiroyuki. 5S na prática. Tradução; prefácio à edição brasileira Ciro Yoshinaga. São Paulo: IMAM, 1994.

DOMINGUES, M. A. A importância do programa 5s para a implantação de um sistema da qualidade, 2011, 39 f. Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação (Pós- Graduação em Gestão de Negócios) - Departamento de Contabilidade do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Curitiba, 2011.

GANDRA, Marco A. et al. Programa 5S na Fábrica. Um suporte para implantação do Sistema de Gestão Integrada. Belo Horizonte, 2006.

GIL, ANTONIO CARLOS. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.VIVAN, Antônio M.; FRIES, Delsi.; ZANOTELLI, Cladir T. Implantação de um Processo de Qualidade a partir da metodologia do programa 5S. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, nº 7, 2º Trim./1998.

JÚNIOR, Luan. et al. Análise crítica e aplicação de melhorias a partir dos conceitos da organização, sistema e métodos. Revista Interdisciplinar da Graduação. 3 ed. São Paulo, 2009.

(25)

Referências

Documentos relacionados

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

CAIXA, além do benefício previsto no parágrafo segundo da cláusula 26, o empregado que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança fará jus

O SMED como técnica para reduzir o tempo na troca de ferramenta ganhando produtividade e o 5S para auxiliar na organização, limpeza e padronização do local

O  processo  de  benchmarking  (ref.  1)  busca  identificar  o  melhor  resultado  alcançado  em  determinada  atividade,  por  empresa  do  mesmo  segmento  ou 

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

26- Para garantir a organização no ambiente de trabalho, é importante saber o local exato onde as coisas estão.