• Nenhum resultado encontrado

10 TRABALHO A morte de Cérbero, o guardião de Hades.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10 TRABALHO A morte de Cérbero, o guardião de Hades."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

OS TRABALHOS DE HÉRCULES Iva Marques da Fonseca

10° TRABALHO – A morte de Cérbero, o guardião de Hades.

A) Mito

B) Simbologia do Mito

C) Arquétipo astrológico – CAPRICÓRNIO – 23/12 – 20/01

D) O Trabalho do Discípulo – A elevação da personalidade – Impessoalidade E) Tarefa a ser feita – Desenvolvimento do senso de integridade pessoal F) Pensamento semente - Mergulhado em Luz celestial estou, porém volto as minhas costas para essa Luz.

A) Mito

Leitura das páginas 165 a 167 do livro “Os Trabalhos de Hércules. B) Simbolismo do Mito

Nos trabalhos anteriores, Hércules passou pelo seu inferno pessoal, simbolizado pelos diferentes pântanos. Agora, ele ingressa no inferno coletivo. Tendo aprendido a lidar com o próprio subconsciente, tem condições, agora, de servir em âmbito maior; ampliar sua capacidade de prestar serviço é uma verdadeira realização do ponto de vista da alma. Ele vai aprender, não por “ouvir dizer”, mas através da experiência.

A partir deste décimo Trabalho, Hércules está todo voltado para o altruísmo. Nele, Hércules enfrenta o Inferno para libertar a humanidade de si mesmo. Passa pelo rio escuro, para perceber que não poderá estar totalmente livre enquanto houver uma última alma prisioneira. (Bodhissatva).

No 3° Trabalho (Os pomos de ouro), Prometeu também estava presente, simbolizando o próprio Eu Superior de Hércules acorrentado à matéria. Neste 10° Trabalho, o herói encontra-o novamente, porém, em outra etapa da sua história evolutiva; aqui, a situação de Prometeu representa a situação de toda a humanidade que só pode ser libertada por Hércules depois que ele próprio tenha deixado de ser prisioneiro. À medida que nos libertarmos das cadeias que nos prendem é que nos tornamos aptos a ajudar o próximo e, passamos, assim, a sermos cada vez mais úteis ao Plano Evolutivo.

Mas como libertar Prometeu acorrentado?

Sobre uma rocha, com suas mãos e pés presos por fortes correntes, que o prendem a anéis de ferro, Promete prostrado, geme de dor. Um abutre feroz bica o fígado da vítima de onde jorra uma corrente de sangue. Para que ninguém pudesse salva-lo, guardando o caminho, está Cérbero, um cão enorme com três grandes cabeças, cada uma com serpentes enroladas em seus pescoços. As três cabeças simbolizam: a sensação, o desejo e as boas intenções.

A cabeça central, o desejo, é logo atacada por Hércules, por ela ser a principal e a que motiva e orienta as outras duas. Sem o desejo, as boas intenções que

(2)

nem sempre correspondem à verdadeira necessidade, tanto a própria como à dos outros, se desfazem.

As sensações, cuja origem está no desejo e deixam sempre a mente ocupada num nível ilusório, ao serem destruídas, deixam a mente livre.

As serpentes, que estão sempre enroscadas e emaranhadas, simbolizam as ilusões que impedem a vida espiritual do ser humano. São, tanto, as serpentes do materialismo, do consumismo e do apego aos objetos, às pessoas e às situações, como as serpentes de natureza psíquica, como o medo. O medo é um dos maiores desafios que a humanidade tem enfrentado ao longo de toda a sua evolução. Ele está sempre presente em todos os níveis e situações. Agarrando a garganta central de Cérbero, Hércules reteve-a em seu abraço, enquanto o monstro debatia-se até findar suas forças. Livre do cão. Hércules vai ao encontro de Prometeu. Rapidamente parte as cadeias e liberta o sofredor

C) Arquétipo Astrológico – CAPRICÓRNIO – 23 /12 – 20/01

O signo de Capricórnio é o 10° signo do Zodíaco; é um signo Cardinal, pertencente ao elemento Terra; ele representa a 10ª Casa.

O planeta Saturno é o regente ortodoxo e também o regente esotérico de Capricórnio.

O signo de Capricórnio ocupa o ponto mais elevado do Zodíaco, representando o auge do desenvolvimento humano, os objetivos espirituais mais elevados que o ser humano pode atingir. Astrologicamente, ele marca um novo quadrante e espiritualmente, um novo estado de consciência.

No signo de Sagitário, o Homem obteve, através de seus próprios esforços, uma consciência do EU capaz de pensamentos independentes e que, a partir das múltiplas possibilidades, começa a formar a sua própria visão do mundo. Em Capricórnio, signo de Terra Cardinal que expressa Vontade, as verdades teóricas estabelecidas em Sagitário são postas à prova na prática, na realidade da vida.

A auto-realização e a individualização dependem de uma Vontade que funcione perfeitamente, pois ela combina os vários elementos da natureza humana numa unidade funcional e provocando, assim, a integração ou a reformulação da personalidade.

Todas as possibilidades em potencial, todas as metas a serem atingidas e, até também, os estados indesejáveis, são estimulados pela força da Vontade, vitalizadora e conscientemente dirigida, até que uma forma perfeita e lapidada surja, correspondendo ao verdadeiro Ser interior. Isto quer dizer que em Capricórnio há um desafio em usar, de maneira construtiva, todas as coisas disponíveis dentro dos limites que cercam o ser humano.

Em Capricórnio devemos aprender a conviver com as estruturas, reconhecendo nosso lugar na sociedade e desempenhando nossa parte na

(3)

manutenção da sua estabilidade. Quando compreendermos e aceitarmos o fato de que somos parte de uma estrutura maior, tornamo-nos mais conscientes de nossa obrigação de contribuir para ela. A força da Vontade torna-se poderosa em Capricórnio e ela poderá ser acionada ou ativada para alvos bons ou ruins, dependendo do estágio de desenvolvimento, da ética e da visão daqueles que atravessam esse signo.

Em Capricórnio, o ser humano está com os pés no chão e, ao mesmo tempo, ele se move livremente para escalar ou as alturas da ambição humana ou as da aspiração espiritual. Sempre estará caminhando para o topo da montanha e jamais encontrará sossego no vale. Sempre estará sendo impelido para as alturas, para as metas mais elevadas das aspirações humanas.

Capricórnio é o símbolo da personalidade firmemente estabelecida em si mesma, da individualidade plenamente consciente. Mas quando existe a cristalização das metas, ela chega com um certo grau de dureza que se evidencia como egoísmo, como procura materialista; no plano espiritual, se evidencia como experiência de solidão de uma unidade individual isolada. E é nessa forma rígida que Capricórnio deve testar as forças, caso deseje penetrar na essência de todas as coisas.

Capricórnio é sempre o sinal do fim de um processo, sendo o cume da montanha o símbolo deste fato.

Saturno é o regente de Capricórnio; ele tem como característica mostrar e manter a realidade. Colocando limites, criando uma estrutura e definindo regras para que seja definida uma situação ou uma organização.

Saturno, assim, representa obediência, disciplina, perseverança que são atributos de uma Vontade bem dirigida. Sua posição no mapa indica restrições, mas também crescimento; mostra o obstáculo que precisa ser ultrapassado, o karma a ser transformado e onde devem ser assumidas responsabilidades. O signo onde está Saturno mostra de que maneira a pessoa deverá amadurecer e, onde e como cumprir o seu dharma.

O signo oposto ao de Capricórnio é o signo de Câncer. Câncer representa o portal para o nascimento físico e Capricórnio o portal para a iniciação ou o nascimento espiritual .

Capricórnio – Câncer é o eixo da Individualidade.

D) Trabalho do Discípulo – A elevação da Personalidade – Impessoalidade Capricórnio é o portão para o reino espiritual, pelo qual o estudante atravessa quando não mais se identificar com o lado forma da existência e passar a se identificar com a Alma. Isto significa ser um Iniciado.

Iniciado é a pessoa que não mais coloca sua consciência, nem em sua mente, nem nos desejos e nem no corpo físico. O iniciado pode usar tudo isto, e o faz para ajudar a humanidade, mas sua consciência não está nunca focalizada neles. É a consciência da alma que finalmente funciona em Capricórnio.

(4)

Todos os trabalhos de Hércules, até aqui, estiveram relacionados com sua própria libertação. Hércules passou pelo Zodíaco várias vezes, aprendeu todas as lições dos signos onde se expande e se transfigura; onde está perfeitamente livre para não mais se ocupar de si mesmo, mas ocupar-se, a um nível universal, nos trabalhos a serem realizados.

O sinete do iniciado é o silêncio. Capricórnio é o signo triste, o signo do sofrimento intenso e da solidão, pois são estas as características do iniciado. O trabalho a ser iniciado é a conquista de ser impessoal; é a conquista de vencer a tentação de ser somente pessoa e de desenvolver o amor pessoal àqueles de quem está próximo (família, amigos) - o amor ligado ao sentimentalismo. Ele pode amar toda a humanidade porque já conhece o significado do amor pessoal. Pode amar todos porque se tornou capaz de ver as pessoas como elas realmente são; ele, apesar de vê-las com clareza, ama-as da mesma maneira.

A impessoalidade não é se fechar por achar que as pessoas não merecem ser amadas, pelo contrário. E esta é a condição a ser alcançada em Capricórnio, onde o discípulo precisa trabalhar entre os seres humanos, e estar todo o tempo interessado em seus semelhantes. O que temos que desenvolver em Capricórnio não vem nem pelo endurecimento do coração nem por um grande desapego, mas vem pelo reconhecimento que o sofrimento existe e ele pode ser aliviado. Hércules desceu ao inferno para vencer Cérbero e assim salvar Prometeu de suas cadeias.

A medida que o estudante liberta-se de suas cadeias é que ele se torna apto a ajudar o próximo tornando-se, assim, um servidor cada vez mais útil no Plano Evolutivo.

Aquele que atender aos apelos rígidos do seu próprio eu, que se fechar e se endurecer numa teimosa auto-ilusão, estará ameaçado, cedo ou tarde, por um colapso. Perceberá finalmente que o sucesso conquistado no mundo não o ajudará a superar o sofrimento e a solidão. Ele só será feliz após perceber a transitoriedade do sucesso material e do poder e, após sofrer os golpes do destino, voltar-se decididamente para os valores espirituais.

Podemos ver que todo assunto de Capricórnio, que é a realização de si mesmo, tem a ver em alcançar sozinho, a transformação do indivíduo com suas motivações egoístas, naquele que serve desinteressadamente. Ele perceberá que a imensa solidão de uma consciência, que vive apenas para ela mesma, o isola de todas as coisas vivas e que ele só poderá evoluir, caso se empenhe pelos outros. Ele deverá abrir-se para o Amor Divino e Universal com determinação para o bem da Humanidade e rejeitar tudo o que se opuser às Leis do Amor e da Vida ou que cause mal aos outros. Assim, trabalhará em harmonia com as leis da Evolução e ele será um verdadeiro Servidor da Humanidade.

(5)

E) Tarefa a ser desenvolvida – Desenvolvimento do senso de integridade pessoal

No hemisfério norte, o signo zodiacal tem início no solstício do inverno. Inverno é o período onde os seres humanos precisam se proteger e se manter unidos para enfrentar as condições adversas da natureza e esperar, de maneira objetiva e organizada, o início da primavera, onde a vida recomeça. Nesta época de recolhimento, a tendência para a ação coletiva e para a socialização de sentimentos e de pensamentos atinge o seu máximo. Para que isto aconteça é preciso que haja a organização dos valores universais para que a civilização triunfe, para que haja a evolução humana.

O ser humano está incessantemente lutando rumo a formas de organização mais elevadas e mais inclusivas. Mas, na medida que ele luta para alcança-las, torna-se vítima das energias despertadas de suas profundezas ainda não diferenciadas e por longo tempo reprimidas. Assim a organização torna-se sobrecarregada de generalizações intelectuais e de regulamentos padronizados.

Ao longo dos séculos, cada civilização, cada cultura procurou e procura um novo sentido criativo, uma nova qualidade de humanidade para fazer frente ao caos fervilhante de partes da natureza humana e da sociedade que não podem e não sabem ser parte integrante de uma forma de vida que, coletivamente, constitui o estado universal. Para isto é preciso estabelecer um novo ritmo. Como diz Dane Rudhyar: o ser humano é essencialmente trino. Nele há uma vida psicomental que desenvolve formas maduras de caráter individual a partir de pequenas sementes de comportamento e de pensamento. Nele há, também, uma vida fisiológica instintiva e tradições ancestrais, às vezes, repudiadas, plenas de confusão; há, ainda, impulsos contraditórios, incertezas e temores inconscientes. Porém, este caos não ficará ordenado e harmônico pela mente consciente e por suas “formas de viver” individualizadas. O ser humano continua ansiando em suas profundezas por aquilo que nenhum modelo de organização social e nenhuma sociedade planejada pode oferecer: a compreensão clara, por parte de todo indivíduo e dentro de cada indivíduo, de sua identidade essencial. Essa compreensão é o que se pode chamar de senso de integridade pessoal, do qual decorre um senso de responsabilidade pessoal e de destino individual.

Onde quer que haja um sentimento e um conhecimento tão vitais dessa qualidade de “integridade pessoal”, é onde o espírito opera.

Esse ato do espírito não está associado às formações das instituições sóciopolíticas ou aos sentimentos e pensamentos de um indivíduo, mas sim a divina centelha que suscita, anima e sustem, em todo o indivíduo, o senso de integridade pessoal. A confiança em “instituições livres” não assegura uma espécie real de liberdade individual; é bom que os seres humanos estudem e assimilem esses sistemas, mas nunca devem tê-los como algo ideal. Os seres humanos somente serão livres se viverem em termos de responsabilidade pessoal e de integridade pessoal.

(6)

F) Pensamento-semente – Mergulhado em Luz celestial estou, porém volto as minhas costas para essa luz

Quando o servidor atinge em Capricórnio aquela consciência de que é preciso trabalhar entre os seres humanos e estar o tempo todo interessado em seus semelhantes, esquecendo-se de si mesmo, ele passa a ser um Servidor e estará mergulhado em Luz.

Porem, o seu sentido de impessoalidade, de integridade pessoal e de responsabilidade faz com que ele receba a luz, mas não mergulhe nela, porque é preciso que ele continue a servir; e o serviço sempre é necessário onde há sofrimento, ignorância e caos.

Há muito serviço a ser feito. É preciso que empreguemos nossa força de Vontade com alegria e entusiasmo, não apenas na criação de melhores condições de vida, de relacionamentos humanos corretos, mas, também, no cumprimento dos direitos humanos universais.

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem