• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 60/2013. Processo: /-90. Edital:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 60/2013. Processo: /-90. Edital:"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

REITORIA: Rua Doutor Odilon Vasconcelos, 103 Jatiúca – Maceió - AL CEP: 57035-660 Telefone: (82) 3194-1187 E-mail: pregao@ifal.edu.br EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 60/2013 Processo: 23041.0100442013/-90 Edital: www.comprasnet.gov.br

Abertura da sessão: de de 2013, às 09:00 h (horário de Brasília)

O Instituto Federal de Alagoas torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontra aberto processo licitatório, na modalidade TIPO MENOR PREÇO POR ITEM, DESTINADO EXCLUSIVAMENTE À PARTICIPAÇÃO DE ME ou EPP, coordenado pela Pregoeira designada pela Portaria n.º 1.526/GR de 26 de setembro de 2012, objetivando a contratação de pessoa jurídica, cujo objeto está definido neste Edital, o qual obedecerá aos preceitos de Direito Público e, em especial, às disposições da Lei 10.520/2002, dos Decretos nºs 3.555/2000, 5.450/2005, 6.204/2007, da Lei Complementar nº 123/2006, aplicando-se, subsidiariamente, no que couber, a Lei 8.666/93, com suas alterações posteriores e demais exigências deste Edital.

1. DO OBJETO

1.1. A presente licitação tem como finalidade a aquisição de materiais de consumo a serem utilizados nos cursos de Cabeleireiro,Manicure e Pedicure e Maquiador, ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, no IFAL, Campus Arapiraca, conforme condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

(2)

1.2. Integram o presente Edital os seguintes anexos: 1.2.1. Termo de Referência – Anexo I.

2. DO OBJETIVO

2.1. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em fase de implantação, garante, por meio da transferência de recursos financeiros para as Instituições da Rede Federal de EPCT, parceiras ofertantes dos cursos do Programa, todo insumo necessário para participação do aluno no curso, incluindo materiais didáticos, uniformes, cadernos, canetas, bem como materiais escolares gerais ou específicos exigidos por particularidades do curso ofertado, como prevê a alínea “k”, do Inciso III, do Art. 5°, da Resolução do FNDE n.°04, de 16 de março de 2012 e publicada em 19 de março de 2012.

3. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

3.1. Conforme estabelece o Art. 48 da LC 123/2006, regulamentado pelo Art. 6º do Decreto 6.204/2007, somente poderão participar desta licitação microempresas e empresas de pequeno porte interessadas, que estiverem regularmente habilitadas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, detenham atividade pertinente e compatível com o objeto deste Pregão Eletrônico e detenham os requisitos mínimos de classificação das propostas exigidos neste Edital. 3.2. A licitante deverá estar inscrita no sistema eletrônico “Comprasnet”, no sítio www.comprasnet.gov.br (o qual é de acesso livre – SICAFWEB) e deverá providenciar o seu credenciamento dentro do serviço “Pregão Eletrônico”.

3.3. Não serão admitidas a esta licitação empresas sob forma de consórcio, empresas suspensas de contratar com este IFAL ou impedidas de licitar com a Administração Pública, bem como as que estiverem em regime de falência ou concordata.

3.4. A licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação, e que sua proposta está em conformidade com as exigências do instrumento convocatório, nos termos do art. 21, parágrafo 2º, do Decreto n.º 5.450/2005.

3.5. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital.

4. DO CREDENCIAMENTO

4.1. As empresas interessadas em participar do certame deverão providenciar, previamente, o credenciamento perante a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, provedor do Sistema Eletrônico utilizado nesta licitação, no site www.comprasnet.gov.br.

(3)

4.2. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico.

4.3. O credenciamento da licitante dependerá de registro atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF.

4.4. O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao IFAL, qualquer responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

4.5. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal da licitante e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico.

5. DOS IMPEDIMENTOS

5.1. Não poderão concorrer, direta ou indiretamente, nesta licitação, empresas em estado de falência, em concurso de credores, dissolução ou liquidação, empresas que tenham sido declaradas inidôneas por qualquer órgão da Administração Pública, direta ou indireta, Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal, bem como as que estejam cumprindo pena de suspensão do direito de contratar ou licitar com a Administração Pública Federal e servidor de qualquer órgão ou entidade vinculada ao órgão promotor da licitação, bem como a empresa da qual tal servidor seja sócio, dirigente ou responsável técnico.

5.2. A(s) licitante(s) deverá(ão) manifestar em campo próprio do sistema eletrônico o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas neste Edital.

6. DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS

6.1. A participação no pregão eletrônico dar-se-á por meio da digitação da senha privativa da licitante e subsequente encaminhamento da proposta de preços, na forma definida no Termo de Referência, Anexo I, a partir da divulgação do Edital até a data e hora (horário de Brasília) da abertura da sessão, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

6.1.1. Somente será admitida proposta para o quantitativo total de cada ITEM.

6.1.2. A Proposta de Preços, contendo as especificações e as marcas dos objetos ofertados, deverá ser formulada e enviada por meio do sistema eletrônico, vedada a identificação da licitante.

6.1.2.1 - Para os itens 04, 05, 13, 14, 24, 25, 26, 46, 47, 48 e do 27 ao 45, a licitante deverá constar em sua proposta que os referidos itens tem aprovação da vigilância Sanitária.

6.1.3. Até a abertura da Sessão, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada.

(4)

6.2. A proposta de preços deverá ser especificada e elaborada em campo próprio do Sistema, não contendo alternativas e encaminhada exclusivamente por meio de sistema eletrônico, incluindo no valor ofertado todos os impostos, taxas, fretes, embalagens, seguros e demais encargos necessários. 6.2.1. O campo reservado para “Descrição Detalhada do Objeto Ofertado” deverá ser obrigatoriamente preenchido pela(s) licitante(s), esclarecendo que aquelas informações que conflitarem com o Edital ensejará a desclassificação da empresa no ITEM.

6.3. A licitante se responsabilizará por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas, assim como os lances inseridos durante a sessão pública.

6.4. Incumbirá à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante todas as fases da sessão pública do pregão eletrônico, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de qualquer mensagem emitida pela Pregoeira, pelo sistema ou de sua desconexão.

6.5. Os preços propostos deverão conter até duas casas decimais, não sendo admitidos valores simbólicos, irrisórios ou iguais a zero, ensejando a desclassificação no ITEM.

6.6. O CNPJ da proponente, empresa cadastrada no SICAF e habilitada na licitação, deverá ser o mesmo para efeito de emissão das notas fiscais e posterior pagamento.

6.7. Serão irrelevantes quaisquer ofertas que não se enquadrem nas especificações exigidas, ou Anexos não solicitados, considerando-se que pelo preço proposto, a empresa obrigar-se-á a fornecer os materiais descritos neste Edital.

6.8. A desclassificação das propostas será sempre fundamentada e registrada no sistema, com possibilidade de acompanhamento on line pelos licitantes.

6.9. No caso de divergência entre a especificação contida neste Edital e no sistema SIASG, PREVALECERÁ a descrita neste Edital.

7. DA ABERTURA DAS PROPOSTAS E DA SESSÃO PÚBLICA

7.1. Será iniciada a sessão pública do Pregão com a divulgação das propostas de preços recebidas, passando a Pregoeira a avaliar a aceitabilidade das mesmas, verificando a compatibilidade do preço cotado e a conformidade da descrição do(s) material(s) ofertado(s) com as exigências do Edital, sob pena de desclassificação no ITEM.

8. DA FORMULAÇÃO DE LANCES

8.1. Classificadas as propostas, a Pregoeira dará início à fase de lances, quando então as licitantes poderão encaminhá-los, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

(5)

8.2. As licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observado o horário fixado para a abertura da sessão e as regras estabelecidas neste Edital.

8.3. Os lances serão ofertados pelo valor unitário de cada ITEM.

8.4. A licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ela ofertado e registrado pelo sistema.

8.5. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

8.6. No transcurso da Sessão Pública, as licitantes serão informadas em tempo real do valor dos menores lances registrados, vedada a identificação do seu detentor.

8.7. Não serão admitidos cancelamentos, retificações de preços ou alterações nas condições estabelecidas, uma vez encerrada a fase de lances. Os erros ou equívocos e omissões havidos nas cotações de preços, serão de inteira responsabilidade do proponente, não lhe cabendo, no caso de erro para mais e consequente desclassificação, qualquer recurso, nem tampouco, em caso de erro para menos, eximir-se do fornecimento do objeto da presente licitação, ficando o mesmo sujeito às penalidades previstas nesse Edital.

8.8. A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão da Pregoeira, mediante aviso de fechamento iminente dos lances, emitido pelo sistema eletrônico às licitantes, após o que decorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado também pelo sistema eletrônico, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

8.9. No caso de desconexão da Pregoeira no decorrer da etapa de lances, se o Sistema Eletrônico permanecer acessível às licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos praticados.

8.10. Quando a desconexão da Pregoeira persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a Sessão do pregão na forma eletrônica será suspensa e reiniciada somente após a comunicação expressa aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

8.11. Não poderá haver desistência da proposta e/ou dos lances ofertados, salvo se por motivo justo, decorrente de fato superveniente e aceito pela Pregoeira, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes do item 16 deste Edital.

8.12. O não-encaminhamento de lance pelo sistema eletrônico, até o encerramento dessa etapa no sistema, implicará a manutenção do último preço apresentado, para efeito de ordenação das propostas.

9. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

9.1. A Pregoeira efetuará o julgamento da proposta de menor preço integral por ITEM, após o encerramento da etapa de lances, podendo encaminhar pelo sistema eletrônico contrapropostas, diretamente à licitante que tenha apresentado o lance de menor valor, para que seja obtido preço

(6)

melhor, bem como decidir sobre a sua aceitação. A negociação poderá ser realizada por meio do sistema eletrônico (chat do sítio Comprasnet), podendo ser acompanhada pelas demais licitantes.

9.2. Somente serão aceitas propostas cujos preços sejam compatíveis com os praticados no mercado. 9.3. Na hipótese da proposta ou do lance de menor preço não ser aceito ou se o licitante vencedor desatender às exigências habilitatórias, a Pregoeira examinará a proposta ou lance subsequente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à sua habilitação na ordem de classificação, segundo o critério do menor preço por unitário por ITEM e assim sucessivamente até a apuração de uma proposta ou lance que atenda ao Edital.

9.4. Ocorrendo a hipótese anterior, a Pregoeira poderá ainda negociar com o licitante, no sentido de se obter melhor proposta.

9.5. Sendo aceitável a proposta, a Pregoeira efetuará consulta on-line ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, para comprovar a regularidade do licitante.

9.6. Ocorrendo empate nas condições estabelecidas no artigo 44 da Lei Complementar 123/2006 e seus incisos, será assegurado, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte (caput do art. 44 da Lei Complementar 123/2006). 9.7. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço (§ 2º do artigo 44 da Lei Complementar 123/2006).

9.8. Para efeito do disposto na condição anterior, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

9.8.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado; (inciso I, artigo 45 da Lei Complementar 123/2006).

9.8.2. Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do subitem anterior, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese da condição do item 8.8, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

9.8.3. No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido na condição do item 9.7, será realizado sorteio eletrônico entre elas para que se identifique àquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta. 9.8.4. A microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

9.8.5. Na hipótese da não-contratação nos termos previstos nesta seção, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

(7)

9.8.6. O disposto nos itens acima somente se aplicará quando a melhor oferta não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

9.9. A falta de resposta aos questionamentos da Pregoeira, num prazo superior a 15 (QUINZE) minutos, durante a sessão pública, será entendida como desistência total da proposta, ensejando na sua desclassificação e sujeitando a licitante às penalidades previstas em Lei.

10. DOS CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO 10.1. REGULARIDADE FISCAL:

10.1.1. Constituem condições de habilitação, o cadastramento atualizado da empresa licitante no SICAF onde serão verificados os seguintes documentos:

a) Certidão Negativa de Débitos (CND) para com a Previdência Social, emitida pela Receita Federal ou pelo INSS;

b) Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pela Receita Federal;

c) Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), emitido pela Caixa Econômica Federal; d) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) , emitida pela Justiça do Trabalho; e e) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual do domicílio ou sede da LICITANTE. 10.2. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

10.2.1. Para comprovação de Qualificação Técnica, a empresa licitante vencedora da fase de lances, deverá apresentar, através de convocação da Pregoeira pelo sistema, por meio do link “Enviar Anexo”, Atestado de Capacidade Técnica, emitido por Pessoa Jurídica de Direito Público ou Privado, atestando o fornecimento de materiais e/ou de que já executou serviços semelhantes.

10.3. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA:

10.3.1. Para fins de verificação da Qualificação Econômico-Financeira, a empresa vencedora da fase de lances deverá encaminhar, através de convocação da Pregoeira pelo sistema, por meio do link “Enviar Anexo”, Certidão Negativa de Pedido de Falência ou Concordata, expedida pelo Cartório Distribuidor da Sede da Pessoa Jurídica, indicando sua validade ou, no caso de a mesma não apresentar data de vencimento, considerar-se-á como válida a certidão que tiver sido expedida até 90 (noventa) dias antes de seu encaminhamento.

10.4. O próprio Sistema Comprasnet registrará as seguintes Declarações no momento de inclusão da proposta de preços, não sendo necessário encaminhá-las:

a) Inexistência de fatos impeditivos para sua habilitação neste certame, garantindo ainda estar ciente da obrigatoriedade de informar acerca de ocorrências posteriores;

(8)

b) Cumprimento pleno às disposições normativas relativas ao trabalho do menor, contida na Lei nº 9.854, de 27/10/1999 e na Constituição Federal de 1988;

c) Atendimento a todas as condições exigidas neste Edital; e d) Elaboração Independente de Proposta.

10.4.1. De acordo com mensagem do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI e do Departamento de Logística e Serviços Gerais – DLSG, divulgada no site www.comprasnet.gov.br, as “Declarações” contidas no item 10.4, alíneas “a”, “b”, “c” e “d”, serão verificadas on-line e poderão ser impressas pela Pregoeira, após o julgamento da proposta de preços.

10.5. A empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país deverá apresentar também o decreto de autorização ou o ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

10.6. Os documentos exigidos para habilitação jurídico/fiscal que não estejam contemplados ou atualizados no SICAF, inclusive quando houver necessidade de envio de anexos, deverão ser apresentados, por meio do link “Enviar Anexo”, através de convocação, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, após solicitação da Pregoeira no sistema eletrônico.

10.6.1. O Atestado e a Certidão de Falência e Concordata devem ser autenticados e essas autenticações devem estar bem legíveis, no momento em que forem escaneados/digitalizados. 10.6.2. A função de enviar anexo do fornecedor desaparecerá quando a Pregoeira clicar no botão “Encerrar Convocação”.

10.7. Serão inabilitadas as empresas que não atenderem às exigências do item 10.

10.8. No julgamento da habilitação e das propostas, a Pregoeira poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

10.9. Quando ME ou EPP, deverá apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição. Nesse caso, será assegurado o prazo de 02 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização e apresentação da documentação.

10.10. Consoante preconiza o § 1º do Artigo 30 do Decreto 5.450/2005, os atos e documentos dos arquivos e registros digitais serão válidos para todos os efeitos legais, inclusive para comprovação e prestação de contas. Portanto, NÃO DEVERÃO ser encaminhados documentos ORIGINAIS, nem por correio, nem por encomenda de empresa aérea, ou por qualquer outra forma.

(9)

11.1. Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o presente instrumento convocatório através do correio eletrônico pregao@ifal.edu.br.

11.2. A solicitação de esclarecimento de dúvidas a respeito de condições do Edital deverá ser efetuada pelas empresas interessadas em participar do certame, até o 3º (terceiro) dia útil que anteceder a data fixada para a abertura da sessão pública, através do correio eletrônico pregao@ifal.edu.br ou pelo fone (82) 3194-1157.

11.3. Os pedidos de impugnações e esclarecimentos, bem como as respectivas respostas, serão divulgados no site www.comprasnet.gov.br, no link: acesso livre/pregões/agendados. O fornecedor, além do acesso livre, poderá visualizar também no menu principal, no link: “visualizar impugnações/esclarecimentos/avisos”.

12. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

12.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentar contra-razões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente.

12.2. A falta de manifestação imediata e motivada da licitante quanto à intenção de recorrer, importará na decadência desse direito, ficando a Pregoeira autorizada a adjudicar o objeto à licitante vencedora.

12.3. O acolhimento de recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

12.4. Decididos os recursos, a Autoridade Competente fará a adjudicação do objeto da licitação à licitante vencedora.

13. DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO

13.1. A adjudicação será viabilizada pela Pregoeira sempre que não houver recursos, caso contrário, pelo Reitor, a quem caberá também a homologação do certame.

14. DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

14.1. As despesas decorrentes da aquisição dos objetos desta licitação serão dos créditos recebidos por descentralização através da Nota de crédito nº700035, UG emitente 153173 – Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação, e executada pelo PRONATEC – IFAL na Rubrica 309030.

(10)

15. DAS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO E DA EXECUÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO

15.1. O objeto a ser adquirido deverá ser conforme Termo de Referência – ANEXO I deste Edital. 15.2. A empresa deverá, obrigatoriamente, entregar a totalidade do material solicitado, não sendo admitido o parcelamento, sob pena das sanções elencadas no item 16 deste Edital.

15.3. O material entregue deverá ser de primeira qualidade, obedecer às normas técnicas vigentes e exigências do Código de Defesa do Consumidor. Deverá ainda, conter especificações das características peculiares de cada item e, quando for o caso, possuir em suas embalagens unitárias, especificações de peso, medida, quantidade, cor, orientações de empilhamento, período de garantia e demais informações que se fizerem necessárias para o perfeito manuseio e transporte dos mesmos.

16. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

16.1. Nos termos do Art. 87 da Lei 8.666/93 a contratante poderá, garantida a prévia defesa, aplicar à Contratada as seguintes penalidades:

16.1.1. ADVERTÊNCIA – Feita através de notificação por meio de ofício, mediante contra-recibo do representante legal da contratada, ficando estabelecido o prazo de 05 (cinco) dias úteis para cumprimento das obrigações descumpridas, sempre que forem observadas irregularidades de pequena monta, para as quais tenha concorrido, e desde que, ao caso, não se apliquem às demais penalidades; 16.1.2. MULTA MORATÓRIA – Conforme abaixo especificado:

a) De 0,5% sobre o valor global da contratação, por dia de atraso injustificado no início da prestação dos serviços, limitada sua aplicação até o máximo de dez dias, independentemente das demais sanções cabíveis. Após o 10° dia de atraso, os serviços poderão, a critério da Administração, não mais serem aceitos, configurando-se a inexecução total do contrato, com as consequências previstas em lei e neste instrumento;

b) Como percentual de acordo com o grau de infração disposto na tabela abaixo, incidente sobre o valor mensal do contrato vigente, na data da ocorrência do fato:

GRAU PERCENTUAL 1 0,5% 2 1,0% 3 2,0% 4 3,0% 5 4,0%

(11)

INFRAÇÕES GRAU Deixar de fornecer a relação nominal dos empregados em serviço, por vez de

ocorrência.

1 Deixar de observar as determinações do Contratante quanto à permanência e

cir-culação de seus empregados nos prédios, por vez de ocorrência.

1 Deixar de reparar ou substituir, no prazo estabelecido, material danificado, por

material e por dia.

3 Deixar de atender solicitação formal realizada pelo Contratante, por solicitação. 1 Deixar de cumprir as demais exigências do Edital/contrato não previstas nesta

tabela de multas, por item por ocorrência.

4 Deixar de fornecer o material conforme item 7.6 do termo de referência –

ANE-XO I do Edital.

5 Deixar de comunicar, por escrito, ao Contratado, imediatamente após o fato,

qualquer anormalidade ocorrida quanto a entrega dos materiais.

5 Atraso na documentação exigida no contrato, por ocorrência. 3

16.1.3. Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Admi-nistração Pública, pelo prazo não superior a 05 (cinco) anos.

16.1.4. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, concedida quando a Contratada ressarcir à Administra-ção, pelos prejuízos resultantes e depois de decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

16.2. Caso haja recusa na entrega dos materiais ou os mesmos forem realizados fora do avençado, poderá CONTRATANTE, após oficiar para que se regularize a situação no prazo de 05 (cinco) dias úteis, providenciar para que o mesmo seja efetivado por terceiro, a expensas da CONTRATADA. 16.3. Não havendo mais interesse da contratante na execução do objeto, total ou parcialmente, em razão do descumprimento, por parte da CONTRATADA de qualquer das condições avençadas, po-derá ser aplicada a multa compensatória de 20% (vinte por cento) sobre o valor global para doze me-ses da contratação, nos termos do inciso II, do Artigo 87, da Lei 8.666-93.

16.4. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF e, no caso de suspensão de lici-tar, o licitante deverá ser descredenciado por igual período, sem prejuízo das multas previstas no Edi-tal e das demais cominações legais.

16.5. O disposto nos itens anteriores não prejudicará a aplicação de outras penalidades a que esteja sujeita a CONTRATADA, nos termos dos Artigos 87 e 88 da Lei 8.666/93, e nas disposições da Lei 10.520/02.

16.6. As penalidades previstas poderão ser relevadas ou atenuadas pela autoridade competente me-diante aplicação do Princípio da Proporcionalidade, em razão de circunstâncias fundamentadas em fatos reais e comprovados.

(12)

16.7. Caso o valor da multa não seja recolhido nos termos estabelecidos pela contratante, no prazo de até 5 dias úteis a contar da data da intimação para o pagamento, a importância será descontada da garantia prestada ou dos pagamentos mensais a que fizer jus a contratada ou ajuizada a dívida, conso-ante o § 3º do art. 86 e § 1º do art. 87 da Lei n.º 8.666/93, acrescida de juros moratórios de 1,0% ao mês.

16.8. O licitante que ensejar o retardamento da execução do certame, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou come-ter fraude fiscal, garantido o direito prévio da citação e da ampla defesa, ficará impedido de licitar e contratar com a Administração, pelo prazo de até cinco anos, enquanto perdurarem os motivos deter-minantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que apli-cou a penalidade.

17. DO REAJUSTE DE PREÇOS

17.1. Os valores pactuados poderão ser reajustados após o curso de 12 meses, contados da data do orçamento a que a proposta se referir, devendo os demais reajustes serem efetuados quando se completarem períodos múltiplos de um ano, contados sempre desse marco inicial, sendo utilizado para tanto o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) apurado e divulgado pelo IBGE. Fica estabelecido que na hipótese de modificação do índice será adotado como substituto aquele definido pelo Governo Federal.

18. DO PAGAMENTO

18.1. O pagamento será feito pelo IFAL, em moeda corrente nacional, mediante Ordem Bancária, e ocorrerá até o quinto dia útil após o mês subsequente à data do recebimento, verificando-se antes do pagamento a comprovação de regularidade do cadastramento e habilitação da contratada por meio de consulta on-line ao SICAF. Telefone para dúvidas sobre pagamento: (82) 3194-1181.

18.2. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento por culpa da CONTRATANTE, desde que a CONTRATADA não tenha concorrido de alguma forma para tanto, fica convencionado que o índice de compensação financeira, devido pelo CONTRATANTE será calculado mediante aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP Onde:

EM = encargos moratórios

N = número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento; VP = valor da prestação a ser paga

(13)

I = TX I = 6/100 I = 0,00016438 365 365

TX = Percentual da Taxa anual = 6%.

19. DO PRAZO PARA ENTREGA DA NOTA DE EMPENHO

19.1. O compromisso da entrega do objeto, de acordo com a necessidade e a critério do IFAL, será formalizado com a entrega da Nota de Empenho pelo IFAL à CONTRATADA.

19.1.2. A CONTRATADA deverá efetuar a entrega do objeto do presente Contrato na Reitoria do IFAL, Rua Odilon Vasconcelos, nº 103, bairro da Jatiúca, cep 57.035-700, na cidade de Maceió/AL, EM ATÉ 15 DIAS APÓS RECEBIMENTO DO EMPENHO.

20. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1. O IFAL poderá revogar ou anular esta licitação, no todo ou em parte, nos termos do art. 49 da Lei n.º 8.666/93.

20.2. É facultado à Pregoeira, auxiliada pela Equipe de Apoio, proceder, em qualquer fase da licitação, diligências destinadas a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originalmente da proposta. 20.3. A apresentação da proposta de preços implica na aceitação plena e total das condições deste Pregão, sujeitando-se a licitante às sanções cabíveis.

20.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Administração, que decidirá com base na legislação em vigor.

20.5. A contratação será formalizada por meio de emissão de Nota de Empenho, sendo regulada por todas as condições constantes do instrumento convocatório.

21. DO FORO

21.1. É competente o foro do Juízo Federal da Seção Judiciária de Alagoas para dirimir quaisquer litígios da presente ação.

Maceió, 16 de agosto de 2013.

APROVO:

_________________________________________ Ordenador de Despesas

(14)
(15)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS REITORIA: Rua Doutor Odilon Vasconcelos, 103

Jatiúca – Maceió - AL CEP: 57035-660 Telefone: (82) 3194-1157 E-mail: pregao@ifal.edu.br ANEXO I 1. OBJETIVO:

O presente Termo de Referência tem como finalidade aquisição de materiais de consumo para atender as necessidades dos Cursos de CABELEIREIRO, MANICURE E PEDICURE e MAQUIADOR, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, no município de Arapiraca, para o exercício 2013.

2. JUSTIFICATIVA:

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em fase de implantação, garante, por meio da transferência de recursos financeiros para as Instituições da Rede Federal de EPCT, parceiras ofertantes dos cursos do Programa, todo insumo necessário para participação do aluno no curso, incluindo materiais didáticos, uniformes, cadernos, canetas, bem como materiais escolares gerais ou específicos exigidos por particularidades do curso ofertado, como prevê a alínea “k”, do Inciso III, do Art. 5°, da Resolução do FNDE n.°04, de 16 de março de 2012 e publicada em 19 de março de 2012.

Como forma de proporcionar um melhor aproveitamento das atividades pedagógicas, imprimindo uma abordagem prática que aproxime o ambiente de ensino às situações vivenciadas no dia a dia do mercado, faz-se necessário a aquisição deste material, que ajudará no aproveitamento pleno das atividades de ensino, tornando-se importante para a formação do corpo discente dos cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Maquiador. 3. NATUREZA DO SERVIÇO:

(16)

Os materiais a serem adquiridos são de natureza não continuada, pois apresenta caráter eventual e esporádico, destinados para apoio didático dos alunos matriculados nos cursos do PRONATEC/IFAL, Câmpus São Miguel dos Campos, e Arapiraca, Cursos Fic. No caso específico do Termo de Referência o curso será de CABELEIREIRO, MANICURE E PEDICURE e MAQUIADOR,

4. ESPECIFCAÇÃO DO MATERIAL DE CONSUMO

Os insumos a serem adquiridos, materiais de consumo, apresentam especificação conforme necessidade especifica dos cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Maquiador, que encontram-se nas metas físicas abaixo.

CURSO CABELEIREIRO

ITEM DESCRIÇÃO QUANTIDADE UNIDADE

01 Escova Grande (cabo em alumínio, com cerdas

naturais de javali, escova térmica metálica, material plástico, bastante encorpadas, corpo revestido em metal, para cabelos crespos, Tamanho: diâmetro 55mmaproximadamente, Material do Cabo: cabo em madeira revestido de borracha com pinos massageadores.

20 Unid.

02 Escova Média (cabo em alumínio, com cerdas naturais de javali, escova térmica metálica, material plástico, Material do cabo: cabo em madeira, revestido de borracha com pinos massageadores.

20

Unid.

03 Escova Pequena (cabo em alumínio, com cerdas naturais de javali, escova térmica metálica, material plástico, Material do cabo: cabo em madeira, revestido de borracha com pinos massageadores.

20

Unid.

04 Defrizante (água deionizada, essência, proteína de trigo, queratina, vinylpyrrolidone, álcool cetoestearílico,

metilcloroisotiazolina, metosulfato de berril trimônio, óleo mineral, clorotocetil trimetil amônia e glicerina.) Frasco Grande.

5

(17)

05 Reparador de Pontas (30 ml, ciclomethicone, dimethicone, methoxycinnamate octyl, parfum, com filtro solar, siliconado)

6

Unid.

06 Pomada ou cera para cabelos, 10

07 Capa em plástico para pintura de cabelo, sem manga, descartável

6 Unid.

08 Avental, algodão, Unissex, branco , frente inteira, com regulador, bolso na frente, único.

30 Unid.

09 Tigelas plásticas sem divisão, 20

10 Pincel para pinturas sem pente 10 Unid.

11 Touca térmica 10

12 Touca descartável para reflexo, com selo do INMETRO.

300 Unid.

13 Talco – 100g – antisséptico 5 Unid.

14 Pó descolorante – 300g – uso profissional, com amônia e queratina.

10

15 Agulha crochê, aço niquelado, 1 30 Unid.

16 Luvas – caixa com 100 unidades, tamanho "M"

30 Caixa

17 Máscara descartável simples confeccionada em TNT, 100% de polipropileno do tipo agulhado com 40gr - tamanho único cor branca caixa com 50 unidades

20

Caixa

18 Pente Fino com Cabo Grande (nylon, material sintético, não perecível, textura: fina)

20 Unid.

19 Pente de cabelo, plástico, com cabo e dentes, grande, próximos, alisar fios e combater eletricidade.

10 Unid.

20 Pente Fino para Corte sem Cabo (resina plástica com pigmentos, não perecível,

(18)

(carbono) resina plástica resistente à altas temperaturas, Características Adicionais: auxilia na redução estática do cabelo, pode ser usado no esterilizador até 160 graus )

Unid.

21 Escova cabelo, madeira, náilon, vazadas, parte frontal vazada, 6,50 cm, cabelos compridos, furos no cabo e cerdas com superfície lisa.

20

Unid.

22 Piranha (06 unid. Polipropileno (plástico) e mola em aço)

10 pact Unid.

23 Toalha de rosto tamanho 41 cm x 66 cm - 100% algodão – cor branca

20 Unid.

24 Água oxigenada 20 volumes; cremosa; frasco com 500ml

20 Unid.

25 Água oxigenada 30 volumes; cremosa; frasco com 500ml

20 Unid.

26 Água oxigenada 40 volumes; cremosa; frasco com 500ml

20 Unid.

27 Tintura para cabelo 10.1 – Louro Claro Acinzentado

5 Unid.

28 Tintura para cabelo 12.11 – Cinza Intenso 5 Unid.

29 Tintura para cabelo 366 – Acaju Púrpura 5 Unid.

30 Tintura para cabelo 4.0 - castanho médio natural profundo

5 Unid.

31 Tintura para cabelo 466 - Vermelho Intenso 5 Unid.

32 Tintura para cabelo 5.0 - castanho claro natural profundo

5 Unid.

33 Tintura para cabelo 566 – Vinho 5 Unid.

34 Tintura para cabelo 6.0 – louro escuro natural profundo

5 Unid.

35 Tintura para cabelo 6.3 – louro escuro dourado

5 Unid.

36 Tintura para cabelo 666 – Rubi 5 Unid.

(19)

natural profundo

38 Tintura para cabelo 7.1 – louro médio cinza 5 Unid. 39 Tintura para cabelo 7.3 – louro médio

dourado

5 Unid.

40 Tintura para cabelo 77 - Chocolate Claro 5 Unid.

41 Tintura para cabelo 8.0 – louro claro 5 Unid.

42 Tintura para cabelo 8.1 – Louro Cinza Claro 5 Unid. 43 Tintura para cabelo 8.3 – louro claro

dourado

5 Unid.

44 Tintura para cabelo 9.1 – Louro Claríssimo Cinza

5 Unid.

45 Tintura para cabelo 9.3 – louro muito claro dourado

5 Unid.

46 Shampoo (5l, embalagem de plástico, sem sal, para cabelos normais, tutano de boi (tutannol), fortificante + jamborandi)

10

Unid.

47 Creme de massagem – 1kg – creme de hidratação intensiva para cabelos ressecados, com complexo de queratina e silicone.

10 Unid.

48 Condicionador (1l, embalagem de plástico, fortificante + recarga de queratina, reestruturação)

10 Unid.

49 Potes de descolorante, 6

50 Establizador para cabelo 10

51 Creme alisante médio 3

52 Creme alisante fraco 10

53 Tesoura para Corte de Cabelo (lâmina em aço inox, cabo de polipropileno)

20 Unid.

CURSO MANICURE E PEDICURE

ITEM DESCRIÇÃO QUANTIDADE UNIDADE

(20)

tratamento superficial forjado e niquelado, tipo 4 1/8, tamanho 10, aplicação unhas das mãos.

55 Alicate de manicure, material aço carbono, tratamento superficial forjado e niquelado, tipo 4 1/8, tamanho 10, aplicação cutículas.

30 Unid.

56 Álcool etílico, tipo hidratado, teor alcoólico 70_(70”),

apresentação líquido. 10 Unid.

57 Acetona; solvente para remover esmaltes; embalagem plástica de 200ml

30 Unid.

58 Toalha de rosto tamanho 41 cm x 66 cm - 100% algodão – cor branca

30 Unid.

59 Creme hidratante, composição lipossomado de aloé vera, ceramidas, outros componentes vitaminas A, C, E, características adicionais antialérgico, sem odor.

10 Unid.

60 Esmalte para unhas; na cor amor,

embalagem com 8ml. 5 Unid.

61 Esmalte para unhas; na cor base; embalagem com 8ml.

5 Unid.

62 Esmalte para unhas; na cor beterraba; embalagem com 8ml.

5 Unid.

63 Esmalte para unhas; na cor branca; embalagem com 8ml.

5 Unid.

64 Esmalte para unhas; na cor branco neve; embalagem com 8ml.

5 Unid.

65 Esmalte para unhas; na cor café; embalagem com 8 ml.

5 Unid.

66 Esmalte para unhas; na cor cintilante amor; embalagem com 8ml.

5 Unid.

67 Esmalte para unhas; na cor cintilante

beterraba; embalagem com 8ml. 5 Unid.

68 Esmalte para unhas; na cor cintilante branco neve; embalagem com 8ml.

5 Unid.

69 Esmalte para unhas; na cor cintilante café; embalagem com 8ml.

5 Unid.

70 Esmalte para unhas; na cor cintilante lilás; embalagem com 8ml.

5 Unid.

71 Esmalte para unhas; na cor cintilante

vermelho; embalagem com 8ml. 5 Unid.

(21)

embalagem com 8ml.

73 Esmalte para unhas; na cor azul;

embalagem com 8ml. 5 Unid.

74 Esmalte para unhas; na cor verde; embalagem com 8ml.

5 Unid.

75 Esmalte para unhas; na cor lilás; embalagem com 8ml.

5 Unid.

76 Esmalte para unhas; na cor marrom;

embalagem com 8ml. 5 Unid.

77 Esmalte para unhas; na cor preto; embalagem com 8ml.

5 Unid.

78 Esmalte para unhas; na cor rendada; embalagem com 8ml.

5 Unid.

79 Esmalte para unhas; na cor vinho; embalagem com 8ml.

5 Unid.

80 Esmalte para unhas; na cor violeta;

embalagem com 8ml. 5 Unid.

81 Esmalte para unhas; na cor vermelho; embalagem com 8ml.

5 Unid.

82 Óleo secante, embalagem com 8 ml 10 Unid.

83 Sabonete líquido, aspecto físico líquido cremoso perolado, cor branca, acidez neutro, aplicação comercial.

10 Unid.

84 Óleo de banana, diluente de esmalte, com

100ml 10

Unid.

85 Esfoliante 10 Unid.

86 Creme de massagem 5 Unid.

87 Kit manicure (Par de luvas com hidratante, palito de laranjeira, mini lixa de unha)

40 Pacote

88 Kit pedicure (Par de luvas com hidratante, palito de

laranjeira, mini lixa de unha) 40 Pacote

89 Luva borracha, material látex natural, tamanho médio, cor branca, características adicionais aveludada internamente e antiderrapante, uso doméstico.

30 Caixa

90 Saco impermeável, náylon, 35 l, azul marinho, costuras

seladas fita térmica. 40 Caixa

91 Papel alumínio, material alumínio, comprimento 100,

(22)

92 Papel filme, material PVC – Cloreto de Polivinila, comprimento 300, largura 29, apresentação rolo, aplicação doméstica.

5 Unid.

CURSO MAQUIADOR

ITEM DESCRIÇÃO QUANTIDADE UNIDADE

93 Base clara 4 Unid.

94 Base média 4 Unid.

95 Base escura 4 Unid.

96 Pó compacto claro 2 Unid.

97 Pó compacto médio 4 Unid.

98 Pó compacto escuro 4 Unid.

99 Pó translúcido 4 Unid.

100 Corretivo claro 2 Unid.

101 Corretivo médio 2 Unid.

102 Corretivo escuro 2 Unid.

103 Paletas de sombra (cores diversas)

5 Unid.

104 Blush rosa claro 4 Unid.

105 Blush rosa escuro 4 Unid.

106 Blush terracota 4 Unid.

107 Gel de limpeza facial 6 Unid.

108 Esfoliante facial 6 Unid.

109 Loção tônica facial 6 Unid.

110 Prime para maquiagem 5 Unid.

111 Removedor de maquiagem 10 Unid.

112 Pacotes de algodão 20 Pacote

113 Lápis de olho preto 12 Unid.

114 Lápis para olho marrom 8 Unid.

115 Lápis para sobrancelha cor universal

6 Unid.

116 Batom ( cores variadas) 15 Unid.

117 Brilho labial 10 Unid.

118 Lápis para delinear lábios 10 Unid.

(23)

120 Pinceis para sombra 10 Unid.

121 Pinceis para pó 10 Unid.

122 Pinceis para blush 10 Unid.

123 Pinceis para pó 10 Unid.

124 Pinceis para base 8 Unid.

125 Rímel preto 6 Unid.

126 Rímel incolor 5 Unid.

5. DO VALOR ESTIMADO:

O valor estimado será de acordo com pesquisa de preços efetuada pelo departamento de compras do IFAL.

6. CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS:

6.1. Os licitantes deverão apresentar propostas de materiais a serem fornecidos por item, definindo claramente o preço unitário de cada item;

6.2. Será considerado vencedor o licitante que apresentar propostas de acordo com as especificações deste termo de referência e ofertar o menor preço pelo valor unitário dos itens; 7. DAS OBRIGAÇÕES DA(S) EMPRESA(S) VENCEDORA(S):

7.1. Fornecer o objeto do presente Contrato em total conformidade com as exigências estabelecidas pelos órgãos competentes;

7.2. Fornecer um produto que seja reconhecidamente de primeira qualidade e de boa aceitação no mercado;

7.3. Fornecer quando for o caso, os produtos devidamente acondicionados, de forma a protegê-los da ação da luz, poeira e umidade, obedecendo aos critérios adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas;

7.4. Responder por todos os ônus com encargos sociais, previdenciários e trabalhistas decorrentes do fornecimento do objeto do presente Contrato;

7.5. Manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas;

7.6. A CONTRATADA deverá efetuar a entrega do objeto do presente Contrato na Reitoria do IFAL, Rua Odilon Vasconcelos, nº 103, bairro da Jatiúca, cep 57.035-700, na cidade de Maceió/AL, EM ATÉ 15 DIAS APÓS RECEBIMENTO DO EMPENHO.

7.6.2. O descumprimento do prazo estabelecido no item 7.6 será considerado para fins de aplicação de penalidades/sanções administrativas, transgressão grave.

7.7 - O fornecedor estará obrigado a reparar ou substituir os materiais de consumo defeituosos, às suas expensas, comprometendo-se a substituí-los no prazo de 07 dias a contar da notificação, caso não atendam o padrão de qualidade exigido ou apresentem defeito de fabricação, responsabilizando-se por todos os custos decorrentes, asresponsabilizando-segurando assistência técnica de boa qualidade durante o período de garantia oferecido em sua proposta;

7.8 - Cumprir rigorosamente todas as especificações contidas no Edital e na Proposta apresentada. 7.9 - Para os itens 04, 05, 13, 14, 24, 25, 26, 46, 47, 48 e do 27 ao 45, a licitante deverá constar em sua proposta que os referidos itens tem aprovação da vigilância Sanitária.

(24)

8. DAS OBRIGAÇÕES DO PRONATEC - IFAL

8.1 Rejeitar, no todo ou em parte, os serviços que a empresa vencedora entregar fora das especificações deste Projeto Básico.

8.2 Estando o(s) serviço(s) em perfeitas condições de uso, o IFAL efetuará o pagamento no prazo a dos aceitação do(s) serviço(s) pelo setor solicitante, com a nota fiscal devidamente atestada, mediante depósito em conta bancária.

9. DA MARGEM DE PREFERÊNCIA: Os objetos solicitados neste Termo de Referência não fazem parte do Rol de Decretos de Margem de Preferência.

10. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Serão obedecidas as sanções previstas em edital do qual este Anexo faz parte integrante , independente de transcrição e legislação em vigor.

- 11. FONTE DOS RECURSOS E ELEMENTO DA DESPESA

- As despesas decorrentes da aquisição dos objetos desta licitação serão oriundos dos créditos recebidos por descentralização do FNDE para o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, natureza de despesa 339030.

Responsáveis por este Termo de Referência:

Rosângela Cerqueira da Luz Coordenadora Geral do Pronatec/IFAL

Maurício Caldas de Vasconcelos

Coordenador Adjunto do Pronatec/IFAL/Reitoria

Aprovo

Sérgio Teixeira Costa Reitor

Referências

Documentos relacionados

Em termos conceituais, alterei a tradução do termo Erscheinung - que na primeira edição do tomo I verti por fenômeno, e assim segui um certo senso comum

Para que o estudo seja possível, houve um levantamento bibliográfico sobre o cenário do sistema produtivo da saúde no Brasil, tendo em vista a proteção

Isto posto, pelos fundamentos apresentados pela e analisados pela pregoeira e, sem nada mais evocar, CONHEÇO da impugnação interposta referente ao Edital de Pregão Eletrônico nº

Como cada algoritmo classificador possui sua característica própria, sendo seu desempenho dependente das características extraídas dos textos, e dos dados utilizados para

A sequência correta é a letra B, ou seja, os levantamentos de primeira ordem são feitos para a rede nacional de controle primário, levantamentos de áreas metropolitanas e

Eletromecânico; Tensão 380V; Medição de corrente direta máxima: 120 A; Classe II; Frequência 60 HZ; Kd 7,2 WH/R; Ligação Quatro fios(três fases e um neutro), três fases,

ITEM 03 – 36 meses on-site (local): Manutenção e solução de problemas: em caso de apresentação de defeitos nos equipamentos, a empresa vencedora será chamada

c) Que os produtos deverão ser entregues no endereço descrito na Autorização de Fornecimento, diretamente nas Unidades requisitantes das Entidades Promotoras, com frete por