• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 1 4 Introdução 6 Como configurar um periférico sem fios Apple para aceder à Internet através do utilitário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capítulo 1 4 Introdução 6 Como configurar um periférico sem fios Apple para aceder à Internet através do utilitário"

Copied!
76
0
0

Texto

(1)
(2)

1

Conteúdo

Capítulo 1 4 Introdução

6 Como configurar um periférico sem fios Apple para aceder à Internet através do util-itário AirPort

7 Como alargar o alcance da sua rede AirPort

7 Como partilhar um disco rígido USB ligado a uma estação-base AirPort Extreme ou Time Capsule

8 Como imprimir com um periférico sem fios Apple

8 Como partilhar a ligação à Internet do seu computador

Capítulo 2 11 Segurança AirPort

11 Segurança de redes AirPort em casa

12 Segurança de redes AirPort em empresas e escolas 13 Acesso protegido wi-fi (WPA) e WPA2

Capítulo 3 16 Modelos de redes AirPort 17 Como utilizar o Utilitário AirPort 19 Como configurar a rede AirPort Extreme 26 Como configurar e partilhar o acesso à Internet

44 Como especificar opções avançadas

46 Como alargar o raio de alcance de uma rede 802.11n

48 Como manter a sua rede em segurança

53 Como direccionar tráfego da rede para um computador específico da sua rede (mapea-mento de portas)

54 Como efectuar o registo

55 Como utilizar “Voltar ao meu Mac” na sua rede sem fios

56 Como configurar o IPv6

57 Como partilhar e proteger discos rígidos USB na sua rede 58 Como utilizar um Time Capsule na sua rede

58 Como ligar uma impressora USB a um periférico sem fios Apple 59 Como adicionar um cliente sem fios à sua rede 802.11n

(3)

Capítulo 4 62 Nos bastidores

62 Rede básica

66 Itens que podem provocar interferência na AirPort

(4)

1

1

Introdução

A AirPort é a forma mais fácil de fornecer acesso à Internet

e rede sem fios em qualquer local em casa, sala de aulas ou

escritório.

A AirPort baseia-se na mais recente definição preliminar 802.11n do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e fornece uma rede sem fios rápida e fiável em casa, sala de aulas ou pequeno escritório. Pode usufruir de velocidades de transferên-cia de dados até cinco vezes mais rápidas do que as taxas de dados fornecidas pela norma 802.11g e mais de o dobro do alcance da rede.

A nova estação-base AirPort Extreme e o novo Time Capsule baseiam-se na tecnologia de banda dupla simultânea, o que permite o seu funcionamento nas frequências de 2,4 gigahertz (GHz) e 5 GHz ao mesmo tempo. São completamente compatíveis com normas anteriores, o que significa que os computadores Mac e PC que utilizem placas sem fios baseadas nas normas 802.11a, 802.11b, 802.11g ou na definição preliminar IEEE 802.11n podem estabelecer ligação a uma rede sem fios AirPort. Também funcionam perfeitamente com a AirPort Express para transmissão em sequência sem fios de música e muito mais. A estação-base AirPort Extreme e o Time Capsule têm três portas Ethernet Gigabit adicionais de 10/100/1000Base-T, tornando desnecessária a instalação de outro router na sua rede.

Para configurar uma estação-base AirPort Extreme, um AirPort Express ou um Time Capsule, utilize o Utilitário AirPort, uma aplicação de configuração e gestão fácil de uti-lizar. O Utilitário AirPort é de utilização simples e todos os controlos de software estão acessíveis na mesma aplicação. Permite uma melhor gestão de vários periféricos sem fios Apple, com funcionalidades de monitorização e registo de cliente.

(5)

Se estiver a utilizar a versão 5.4 ou posterior do Utilitário AirPort, pode configurar uma rede de acesso limitado, nas duas bandas de 2.4 GHz e 5 GHz, de forma a permitir o acesso de convidados à Internet através da sua rede AirPort, preservando simultanea-mente a segurança da sua rede privada. Pode optar por configurar contas de convidado de duração limitada, que concedem acesso temporário à sua rede, deixando de ser necessário divulgar a sua palavra-passe da rede às visitas, em casa ou no escritório. Pode até mesmo configurar contas com restrições de tempo nos controlos parentais. O Utilitá-rio AirPort suporta IPv6 e Bonjour para que possa “publicitar” serviços de rede, como impressão e partilha de um disco rígido através da porta WAN (Wide Area Network).

Nota: Quando as funcionalidades abordadas neste documento se referirem à estação-base AirPort Extreme, AirPort Express e Time Capsule, os periféricos são designados colectivamente por periféricos sem fios Apple.

Com uma estação-base AirPort Extreme ou um Time Capsule, pode ligar um disco rígido USB para que todos os utilizadores da rede possam fazer cópias de segurança, armazenar e partilhar ficheiros. Cada Time Capsule inclui um disco interno AirPort, não sendo necessário ligar um externo. Se pretender, pode ligar discos USB adicionais à porta USB do seu Time Capsule. Pode também ligar uma impressora USB à porta USB de qualquer periférico sem fios Apple, para que todos os utilizadores da rede possam aceder à impressora ou ao concentrador.

Todos os periféricos sem fios Apple fornecem uma forte segurança sem fios. Incluem um firewall integrado e suportam tecnologias de encriptação em conformidade com as nor-mas da indústria. No entanto, o utilitário de configuração simples e os poderosos contro-los de acesso facilitam a ligação dos utilizadores autorizados à rede AirPort que criarem. Pode utilizar um periférico sem fios Apple para fornecer acesso sem fios à Internet e para partilhar uma única ligação de Internet entre vários computadores das seguintes formas:

 Configurar o periférico para funcionar como um router e fornecer endereços IP aos computadores da rede através do Protocolo de Configuração Dinâmica de Anfitrião (DHCP) e Tradução de Endereços de Rede (NAT). Quando o periférico sem fios estiver ligado à Internet através de um modem DSL ou por cabo, o periférico recebe con-teúdo de páginas web e de e-mail através dessa ligação, e envia depois o concon-teúdo para computadores com ligação sem fios activada através da rede sem fios ou Ether-net, se existirem computadores ligados às portas Ethernet.

 Configurar o periférico sem fios Apple para funcionar como uma ponte numa rede existente que já tenha acesso à Internet e configurar um router para fornecer endere-ços IP. O periférico transmite os endereendere-ços IP e a ligação à Internet a computadores com AirPort ou ligação sem fios activada, ou a computadores ligados ao periférico sem fios por Ethernet.

(6)

Este documento contém informação acerca dos mais recentes produtos — estação-base AirPort Extreme, AirPort Express e Time Capsule — e ainda informação detalhada sobre como desenhar redes 802.11n com o Utilitário AirPort, para computadores com o Mac OS X v10.5 ou posterior, ou com o Windows Vista ou Windows XP com o Service Pack 2. Se estiver a utilizar versões anteriores do Mac OS X ou a configurar versões anteriores de periféricos AirPort, encontrará mais informações em

www.apple.com/pt/support/airport.

Pode configurar um periférico sem fios Apple e ligar-se à Internet sem fios em apenas alguns minutos. Como os periféricos sem fios Apple são produtos de rede flexíveis e abrangentes, pode também criar uma rede AirPort que permita fazer muito mais. Se pretender criar uma rede AirPort que forneça acesso à Internet para computadores não AirPort via Ethernet ou aproveitar algumas das funcionalidades mais avançadas do seu periférico sem fios, utilize este documento para criar e implementar a sua rede. Pode obter mais informações gerais acerca de redes sem fios e uma visão geral da tecnolo-gia AirPort em documentos AirPort anteriores em

www.apple.com/pt/support/manuals/airport.

Nota: As imagens do Utilitário AirPort neste documento são do Mac OS X v10.5. Se esti-ver a utilizar um computador com Windows, as imagens deste documento podem ser ligeiramente diferentes das apresentadas no seu ecrã.

Como configurar um periférico sem fios Apple para aceder à

Internet através do utilitário AirPort

Tal como o seu computador, os periféricos sem fios Apple têm de ser configurados com o hardware e as informações de rede IP adequados para estabelecerem ligação à Internet. Instale o Utilitário AirPort, incluído no CD fornecido com o seu periférico sem fios e uti-lize-o para fornecer informações de configuração de Internet e outras definições de rede. O Utilitário AirPort combina a simplicidade de utilização do Assistente de Configuração da AirPort e a abrangência do Utilitário de Administração AirPort. Está instalado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computador Macintosh com Mac OS X e em Iniciar > Todos os programas > AirPort em computadores com Windows. O Utilitário AirPort acom-panha-o a par e passo no processo de configuração e apresenta-lhe uma série de per-guntas para determinar como configurar a ligação do periférico à Internet e outras interfaces. Introduza as definições que recebeu do seu ISP ou administrador da rede para a rede Ethernet, PPP via Ethernet (PPPoE) ou rede local (LAN), atribua um nome e uma palavra-passe à sua rede AirPort, configure um periférico como uma ponte sem fios para alargar o alcance da sua rede AirPort existente e especifique outras opções.

Quando terminar de introduzir as definições, o Utilitário AirPort transfere as definições para o seu periférico sem fios. Depois estabelece a ligação à Internet e partilha essa ligação com os computadores que acederem à sua rede AirPort.

(7)

Pode também criar uma rede AirPort que utilize as funcionalidades de rede mais avan-çadas de periféricos sem fios Apple. Para especificar opções AirPort mais avanavan-çadas, uti-lize o Utilitário AirPort para configurar manualmente o seu periférico sem fios ou para efectuar ajustes rápidos no periférico que já configurou. Algumas das funcionalidades avançadas da rede AirPort só podem ser configuradas utilizando as funcionalidades de configuração manual no Utilitário AirPort.

Configure manualmente o seu periférico sem fios Apple através do Utilitário AirPort quando:

 Pretender fornecer acesso à Internet a computadores que estabelecem ligação ao periférico sem fios através de Ethernet.

 Já tiver configurado o seu periférico, mas necessitar de alterar uma definição, como as informações da sua conta.

 Necessitar de configurar definições avançadas, como a frequência do canal, opções de segurança avançadas, redes fechadas, tempo de empréstimo DHCP, controlo de acesso, privacidade WAN, controlos de alimentação, mapeamento de portas ou outras opções.

Para obter instruções acerca da utilização do Utilitário AirPort para configurar manual-mente o seu periférico e rede sem fios, consulte “Como utilizar o Utilitário AirPort” na página 17.

Como alargar o alcance da sua rede AirPort

Pode alargar o alcance da sua rede utilizando o Utilitário AirPort para configurar liga-ções sem fios entre vários periféricos da sua rede, ou para ligar um periférico utilizando Ethernet para criar uma rede de roaming. Para obter mais informações acerca do alar-gamento do alcance da sua rede, consulte “Como ligar periféricos sem fios adicionais à sua rede AirPort” na página 44.

Como partilhar um disco rígido USB ligado a uma

estação-base AirPort Extreme ou Time Capsule

Se estiver a utilizar uma estação-base AirPort Extreme ou um Time Capsule, pode ligar-lhes um disco rígido USB e os computadores ligados à rede — com ou sem fios, Mac ou Windows — podem partilhar ficheiros através desse disco rígido. Cada Time Capsule inclui um disco interno AirPort, não sendo necessário ligar um externo. Se pretender, pode ligar discos USB adicionais à porta USB do seu Time Capsule. Consulte “Como parti-lhar e proteger discos rígidos USB na sua rede” na página 57.

(8)

Como imprimir com um periférico sem fios Apple

Se tiver uma impressora USB compatível ligada ao seu periférico sem fios Apple, os computadores da rede AirPort podem utilizar o Bonjour (tecnologia de rede de confi-guração zero da Apple) para imprimirem na impressora. Para obter instruções acerca da impressão numa impressora USB a partir de um computador, consulte “Como ligar uma impressora USB a um periférico sem fios Apple” na página 58.

Como partilhar a ligação à Internet do seu computador

Se o seu computador estiver ligado à Internet, pode partilhar a sua ligação à Internet com outros computadores com Mac OS X, versão 10.2 ou posterior, ou com Windows XP, Service Pack 2. Por vezes, designa-se este procedimento por utilização do seu com-putador como estação-base de software.

Pode partilhar a sua ligação à Internet, desde que o seu computador esteja ligado à Internet. Se o seu computador entrar no modo de pausa, se for reiniciado ou se perder a sua ligação à Internet, o utilizador terá de reiniciar a partilha de Internet.

Para iniciar a partilha de Internet num computador com Mac OS X v10.5 ou posterior:

1 Abra as Preferências do Sistema e clique em Partilha.

2 Seleccione a porta que pretende utilizar para partilhar a sua ligação à Internet no menu instantâneo “Partilhar a ligação utilizando”.

3 Seleccione a porta que pretende utilizar para partilhar a sua ligação à Internet na lista “Para computadores que utilizem”. Pode optar por partilhar a sua ligação à Internet com computadores com AirPort activada ou com computadores com Ethernet integrada, por exemplo.

(9)

4 Seleccione “Partilha de Internet” na lista Serviços.

5 Se pretender partilhar a sua ligação à Internet com computadores que utilizem a AirPort, clique em “Opções AirPort” para atribuir um nome e uma palavra-passe à sua rede.

Para iniciar a partilha de Internet num computador com Windows:

1 No menu Iniciar, abra o Painel de Controlo e clique em “Rede e Internet”.

2 Clique em “Centro de rede e partilha”.

3 Clique em “Gerir ligações de rede” na lista Tarefas.

4 Clique com o botão direito do rato na ligação de rede que pretende partilhar e, em seguida, seleccione Propriedades.

(10)

5 Clique em Partilhar e, em seguida, seleccione “Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação à Internet deste computador”.

Nota: Se a sua ligação à Internet e rede local utilizarem a mesma porta (Ethernet inte-grada, por exemplo), contacte o seu ISP antes de activar a partilha de Internet. Em alguns casos (se utilizar um modem por cabo, por exemplo), pode afectar não intencionalmente as definições da rede de outros clientes do ISP e este pode cancelar o seu serviço para evitar que perturbe a rede.

Os capítulos seguintes explicam as opções de segurança AirPort, a criação e configura-ção da rede AirPort, e outras opções avançadas.

(11)

2

2

Segurança AirPort

Este capítulo apresenta uma visão geral das funcionalidades

de segurança disponíveis na AirPort.

A Apple concebeu os seus periféricos sem fios para fornecerem vários níveis de segu-rança, para que possa aceder tranquilamente à Internet, gerir transacções financeiras online ou enviar e receber e-mail. A estação-base AirPort Extreme e o Time Capsule também incluem uma ranhura para inserção de um bloqueio anti-roubo.

Para obter informações e instruções acerca da configuração destas funcionalidades de segurança, consulte “Como configurar a rede AirPort Extreme” na página 19.

Segurança de redes AirPort em casa

A Apple fornece-lhe formas de proteger a sua rede sem fios AirPort, bem como os dados transmitidos na mesma.

Firewall NAT

Pode isolar a sua rede sem fios com protecção de firewall. Os periféricos sem fios Apple têm um firewall de Tradução de Endereços de Rede (NAT) integrado que cria uma bar-reira entre a sua rede e a Internet, protegendo os dados de ataques de IP com base na Internet. O firewall é activado automaticamente quando configurar o periférico para partilhar uma única ligação de Internet. Em computadores com um modem DSL ou por cabo, a AirPort pode ser mais seguro do que uma ligação com fios.

Rede fechada

Criar uma rede fechada mantém o nome e a própria existência da rede em sigilo. Os potenciais utilizadores da sua rede têm de saber o nome e a palavra-passe da rede para acederem à mesma. Utilize o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computador Macintosh com Mac OS X ou em Iniciar > Todos os pro-gramas > AirPort num computador com Windows para criar uma rede fechada.

(12)

Protecção e encriptação de palavra-passe

A AirPort utiliza protecção e encriptação de palavra-passe para fornecer um nível de segurança comparável com o das redes com fios tradicionais. Pode ser solicitada aos utilizadores a introdução de uma palavra-passe para acederem à rede AirPort. Quando transmite dados e palavras-passe, o periférico sem fios utiliza encriptação até 128 bits através de Acesso Protegido Wi-Fi (WPA), WPA2 ou Privacidade Equivalente a Rede Com Fios (WEP) para codificar os dados e ajudar a mantê-los em segurança. Se estiver a con-figurar um periférico AirPort baseado na norma 802.11n, pode também utilizar WEP (Rede Segurança Transitória) se computadores compatíveis com WEP e WPA/WPA2 ace-derem à sua rede.

Nota: A segurança WPA está apenas disponível para periféricos sem fios AirPort Extreme, para clientes AirPort e AirPort Extreme com Mac OS X 10.3 ou posterior e AirPort 3.3 ou posterior, e para clientes que não sejam da marca Apple com adaptadores sem fios 802.11 que suportem WPA. A segurança WPA2 requer firmware versão 5.6 ou posterior para uma estação-base AirPort Extreme, firmware versão 6.2 ou posterior para um AirPort Express, firmware versão 7.3 ou posterior para um Time Capsule e um computador Macintosh com uma placa sem fios AirPort Extreme com AirPort 4.2 ou posterior. Se o seu computador utilizar o Windows XP ou Windows Vista, consulte a documentação fornecida com o seu computador para verificar se o mesmo suporta WPA2.

Segurança de redes AirPort em empresas e escolas

As empresas e escolas necessitam de restringir as comunicações de rede a utilizadores autorizados e de manter os dados em segurança e sigilo. Para satisfazer esta necessi-dade, os periféricos sem fios e o software da Apple fornecem um abrangente conjunto de mecanismos de segurança. Utilize o Utilitário AirPort para configurar estas funciona-lidades de segurança avançadas.

Controlo de potência de transmissão

Dado que as ondas de rádio viajam em todas as direcções, podem ir além dos confins de um edifício específico. A definição “Potência de transmissão” no Utilitário AirPort permite-lhe ajustar o alcance da transmissão da rede do seu periférico. Apenas os utili-zadores nas proximidades da rede terão acesso à mesma.

Controlo de acesso do endereço MAC

Cada AirPort e placa sem fios têm um endereço exclusivo de Controlo de Acesso a Suportes de Dados (MAC). Para as placas AirPort e AirPort Extreme, o endereço MAC é por vezes designado por ID AirPort. O suporte de controlo de acesso do endereço MAC permite aos administradores configurar uma lista de endereços MAC e restringir o acesso à rede apenas aos utilizadores cujos endereços MAC estejam na lista de con-trolo de acesso.

(13)

Suporte RADIUS

O Serviço de Autenticação Remota para Utilizadores de Acesso Telefónico (RADIUS) torna fácil proteger uma rede de grande dimensão. RADIUS é um protocolo de con-trolo de acesso que permite a um administrador do sistema criar uma lista central de nomes de utilizador e palavras-passe de computadores com acesso à rede. Colocar esta lista num servidor centralizado permite que muitos periféricos sem fios acedam à lista, o que facilita a sua actualização. Se o endereço MAC do computador de um utilizador (exclusivo para cada placa sem fios 802.11) não estiver na sua lista de endereços MAC aprovados, o utilizador não consegue aceder à sua rede.

Acesso protegido wi-fi (WPA) e WPA2

Tem havido uma preocupação crescente acerca das vulnerabilidades do WEP. Em res-posta, a Wi-Fi Alliance, em conjunto com o IEEE, desenvolveu normas de segurança interoperáveis melhoradas, denominadas Acesso Protegido Wi-Fi (WPA) e WPA2. WPA e WPA2 utilizam definições que associam mecanismos de segurança interoperá-veis baseados em normas, e que aumentam de forma significativa o nível de protecção de dados e o controlo de acesso a redes LAN sem fios. WPA e WPA2 fornecem aos utili-zadores de redes LAN sem fios uma garantia de alto nível de que os seus dados perma-necem protegidos e que apenas os utilizadores autorizados da rede podem aceder à mesma. Uma rede sem fios que utilize WPA ou WPA2 requer que todos os computado-res com acesso à rede sem fios tenham suporte WPA ou WPA2. WPA fornece um ele-vado nível de protecção de dados e, quando utilizado no modo empresarial, requer autenticação do utilizador.

As principais tecnologias baseadas em normas que constituem o WPA incluem o Proto-colo de Integridade de Chave Temporária (TKIP), 802.1X, Verificação da Integridade das Mensagens (MIC) e Protocolo de Autenticação Extensível (EAP).

TKIP fornece encriptação de dados avançada para as vulnerabilidades de encriptação WEP, incluindo a frequência com que são utilizadas as chaves para encriptar a ligação sem fios. 802.1X e EAP fornecem a capacidade de autenticar um utilizador na rede sem fios. 802.1X é um método de controlo de acesso à rede baseado em portas para redes com e sem fios. O IEEE adoptou 802.1X como uma norma em Agosto de 2001.

A Verificação da Integridade das Mensagens (MIC) foi concebida para evitar que um atacante capture pacotes de dados, os altere e os reenvie. A MIC fornece uma abran-gente função matemática na qual o receptor e o transmissor computam e depois comparam a MIC. Se não corresponderem, é considerado que os dados foram indevida-mente alterados e o pacote é largado. Se ocorrerem múltiplas falhas de MIC, a rede pode dar início a contramedidas.

(14)

O protocolo EAP, conhecido por TLS (Transport Layer Security), apresenta as informa-ções de um utilizador na forma de certificados digitais. Os certificados digitais de um utilizador podem incluir nomes de utilizador e palavras-passe, cartões smart, ID segu-ros ou outras credenciais de identidade, consoante as preferências do administrador TI. WPA utiliza uma vasta gama de implementações EAP baseadas em normas, incluindo EAP-Transport Layer Security (EAP-TLS), EAP-Tunnel Transport Layer Security (EAP-TTLS) e Protocolo de Autenticação Extensível Protegido (PEAP). A AirPort Extreme também suporta o Protocolo de Autenticação Extensível Leve (LEAP), um protocolo de segu-rança utilizado por pontos de acesso Cisco para atribuir de forma dinâmica uma chave WEP diferente a cada utilizador. A AirPort Extreme é compatível com o protocolo de segurança LEAP da Cisco, permitindo o acesso de utilizadores AirPort a redes sem fios hospedadas em Cisco que utilizem LEAP.

Para além de TKIP, WPA2 suporta o protocolo de encriptação AES-CCMP. Baseado na norma de criptografia avançada AES de elevada segurança utilizada nos EUA, combi-nado com técnicas criptográficas sofisticadas, AES-CCMP foi especialmente concebido para redes sem fios. Migrar de WEP para WPA2 requer novo firmware para a estação-base AirPort Extreme (versão 5.6 ou posterior) e para a AirPort Express (versão 6.2 ou posterior). Os periféricos que utilizem o modo WPA2 não são compatíveis com WEP. WPA e WPA2 têm dois modos:

 Modo pessoal, que se baseia nas capacidades de TKIP ou AES-CCMP sem requerer um servidor de autenticação.

 Modo empresarial, que utiliza um servidor separado, como um servidor RADIUS, para autenticação de utilizadores.

WPA e WPA2 pessoal

 Para redes domésticas ou de pequeno escritório/escritório doméstico (SOHO), WPA e WPA2 funcionam no modo pessoal, tendo em consideração que uma casa ou um escritório normais não têm um servidor de autenticação. Em vez da autenticação com um servidor RADIUS, os utilizadores introduzem manualmente uma palavra-passe para aceder à rede sem fios. Quando um utilizador introduz correctamente a palavra-passe, o periférico sem fios inicia o processo de encriptação utilizando TKIP ou AES-CCMP. O TKIP ou o AES-CCMP utilizam a palavra-passe original e geram mate-maticamente chaves de encriptação a partir da palavra-passe da rede. A chave de encriptação é alterada e alternada periodicamente para que a mesma chave de encriptação nunca seja utilizada duas vezes. Para além de introduzir a palavra-passe da rede, o utilizador não tem de fazer nada para que WPA ou WPA2 pessoal funcio-nem em casa.

(15)

WPA e WPA2 empresarial

WPA é um subconjunto da norma preliminar IEEE 802.11i e trata efectivamente dos requi-sitos de segurança da rede local sem fios (WLAN) para empresas. WPA2 é uma implemen-tação completa da norma ratificada IEEE 802.11i. Numa empresa com recursos TI, WPA deve ser utilizado em conjunto com um servidor de autenticação, como o RADIUS, para fornecer controlo de acesso e gestão centralizados. Com esta implementação, a necessi-dade de soluções de suplementos, como redes privadas virtuais (VPN), pode ser elimi-nada, pelo menos em relação à segurança de ligações sem fios numa rede.

Para obter mais informações acerca da configuração de uma rede protegida com WPA ou WPA2, consulte “Como utilizar o acesso protegido Wi-Fi (WPA)” na página 48.

(16)

3

3

Modelos de redes AirPort

Este capítulo fornece informações gerais e instruções acerca

dos tipos de redes AirPort Extreme que pode configurar, e

algumas das opções avançadas da AirPort Extreme.

Utilize este capítulo para criar e configurar a sua rede AirPort Extreme.

Configurar o seu periférico sem fios Apple para implementar um modelo de rede requer três passos:

Passo 1: Configuração da rede AirPort Extreme

Os computadores comunicam com o periférico sem fios através da rede sem fios AirPort. Quando configurar a rede AirPort criada pelo periférico sem fios, pode atribuir um nome à rede sem fios e também uma palavra-passe que será necessária para aceder à rede sem fios, e especificar outras opções.

Passo 2: Configuração e partilha do acesso à Internet

Quando os computadores acederem à Internet através da rede AirPort Extreme, o perifé-rico sem fios liga-se à Internet e transmite informação aos computadores através da rede AirPort Extreme. O utilizador fornece as definições adequadas ao seu ISP ao periférico sem fios e configura como o periférico partilha essa ligação com outros computadores. Passo 3: Definição de opções avançadas

Estas definições são opcionais para a maioria dos utilizadores. Incluem a utilização do periférico sem fios Apple como uma ponte entre a sua rede AirPort Extreme e uma rede Ethernet, configuração de opções de segurança avançadas, expansão da rede AirPort a outros periféricos sem fios e optimização de outras definições.

Para obter instruções específicas acerca de todos estes passos, consulte as secções mais adiante neste capítulo.

Pode efectuar a maior parte das tarefas de configuração utilizando o Utilitário AirPort e seguindo as instruções no ecrã para introduzir a informação do seu ISP e rede. Para especificar opções avançadas, terá de utilizar o Utilitário AirPort para configurar manu-almente o seu periférico sem fios Apple e rede AirPort.

(17)

Como utilizar o Utilitário AirPort

Para configurar o seu computador ou periférico sem fios Apple para utilizar a

AirPort Extreme para rede sem fios básica e acesso à Internet, utilize o Utilitário AirPort e responda a uma série de perguntas acerca das suas definições de Internet e como gostaria de configurar a sua rede.

1 Abra o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computa-dor Mac ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort num computacomputa-dor com Windows.

2 Seleccione o seu periférico na lista à esquerda se existir mais de um periférico na sua rede. Clique em Continuar e siga as instruções no ecrã para introduzir as definições do seu ISP ou administrador da rede para o tipo de rede que pretende configurar. Con-sulte os diagramas de redes mais adiante neste capítulo em relação aos tipos de redes que pode configurar utilizando o Utilitário AirPort.

Para configurar uma rede mais complexa ou para efectuar ajustes numa rede já confi-gurada, utilize as funcionalidades de configuração manual no Utilitário AirPort. Como configurar as preferências da AirPort

Utilize as preferências da AirPort para configurar o seu periférico sem fios para o alertar quando existirem actualizações disponíveis para o seu periférico. Também pode confi-gurar o periférico para o notificar se forem detectados problemas e para fornecer ins-truções acerca de como solucionar os problemas.

Para especificar as preferências da AirPort:

1 Abra o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computa-dor Mac e em Iniciar > Todos os programas > AirPort num computacomputa-dor com Windows.

2 Efectue uma das seguintes acções:

(18)

 Num computador Windows, seleccione Ficheiro > Preferências Nas seguintes caixas de verificação:

 Seleccione “Verificar actualizações ao abrir o Utilitário AirPort” para verificar automati-camente se existem actualizações de software e firmware no website da Apple sem-pre que abrir o Utilitário AirPort.

 Seleccione “Verificar actualizações” e seleccione um intervalo de tempo no menu instantâneo, como semanal, para verificar se existem actualizações de software e fir-mware em segundo plano. O Utilitário AirPort é aberto se existirem actualizações disponíveis.

 Seleccione “Verificar a existência de problemas nos periféricos sem fios Apple” para investigar problemas que podem fazer a luz de estado do periférico piscar na cor âmbar. Com a caixa de verificação seleccionada, o Utilitário AirPort é aberto se for detectado um problema e fornece instruções para ajudar a resolver o problema. Esta opção monitoriza todos os periféricos sem fios na rede.

 Seleccione “Verificar apenas os periféricos sem fios Apple configurados por mim” para monitorizar apenas os periféricos que tenha configurado utilizando este computador. Monitorizar periféricos em relação a problemas requer um periférico sem fios AirPort que suporte firmware versão 7.0 ou posterior.

Para configurar manualmente o seu periférico sem fios:

1 Abra o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computa-dor Mac ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort num computacomputa-dor com Windows.

2 Seleccione o seu periférico na lista.

3 Seleccione Estação-base > Configuração manual e introduza a palavra-passe, se neces-sário. A palavra-passe predefinida do periférico é pública.

Se não encontrar o seu periférico sem fios na lista:

1 Abra o menu do estado da AirPort na barra de menus num computador Mac e certifi-que-se de que acedeu à rede AirPort criada pelo seu periférico sem fios. Num computa-dor com Windows, coloque o cursor sobre o ícone da rede sem fios no tabuleiro de estado para se certificar de que o computador está ligado à rede correcta.

O nome de rede predefinido para um periférico sem fios Apple é rede AirPort XXXXXX, em que XXXXXX é substituído pelos últimos seis dígitos do ID AirPort (ou endereço MAC). O ID AirPort está impresso na base de periféricos sem fios Apple.

2 Certifique-se de que as definições da rede e TCP/IP do seu computador estão correcta-mente configuradas.

Num computador com Mac OS X, seleccione AirPort no menu instantâneo Mostrar no painel Rede das Preferências do Sistema. Em seguida, seleccione “Usar DHCP” no menu instantâneo “Configurar IPv4” no painel TCP/IP.

(19)

Num computador com Windows, clique com o botão direito do rato no ícone da liga-ção sem fios que apresenta a rede AirPort e seleccione Estado. Clique em Proprieda-des, seleccione “TCP/IP (Protocolo Internet)” e clique em Propriedades. Certifique-se de que “Obter automaticamente um endereço IP” está seleccionado.

Se não for possível abrir as definições do periférico sem fios:

1 Certifique-se de que as definições da rede e TCP/IP estão correctamente configuradas. Num computador com Mac OS X, seleccione AirPort na lista de serviços de ligação à rede no painel Rede das Preferências do Sistema. Clique em Avançadas e seleccione “Usar DHCP” no menu instantâneo “Configurar IPv4” no painel TCP/IP.

Num computador com Windows, clique com o botão direito do rato no ícone da liga-ção sem fios que apresenta a rede AirPort e seleccione Estado. Clique em Proprieda-des, seleccione “TCP/IP (Protocolo Internet)” e clique em Propriedades. Certifique-se de que “Obter automaticamente um endereço IP” está seleccionado.

2 Certifique-se de que introduziu correctamente a palavra-passe do periférico sem fios. A palavra-passe predefinida é pública. Se não se lembrar da palavra-passe do perifé-rico, pode repor a palavra-passe para pública reiniciando o periférico.

Para repor temporariamente a palavra-passe do periférico para pública, mantenha pre-mido o botão de reinicialização durante um segundo. Para repor as predefinições do periférico, mantenha premido o botão de reinicialização durante cinco segundos. Se estiver numa rede Ethernet que tenha outros periféricos ou se estiver a utilizar Ethernet para ligação ao periférico:

O Utilitário AirPort pesquisa a rede Ethernet para criar a lista de periféricos. Assim, quando abrir o Utilitário AirPort, pode ver periféricos que não é possível configurar.

Como configurar a rede AirPort Extreme

O primeiro passo da configuração do seu periférico sem fios Apple é configurar o peri-férico e a rede que o mesmo irá criar. Pode configurar a maioria das funcionalidades utilizando o Utilitário AirPort e seguindo as instruções no ecrã para introduzir a infor-mação do seu ISP ou administrador da rede.

Para configurar uma rede manualmente ou para especificar opções avançadas, abra a configuração do seu periférico sem fios no Utilitário AirPort e configure manualmente o periférico e a rede.

1 Seleccione a rede do periférico sem fios que pretende configurar no menu de estado da AirPort num computador com Mac OS X ou no ícone da ligação sem fios no tabu-leiro de estado num computador com Windows.

2 Abra o Utilitário AirPort e seleccione o periférico sem fios na lista. Se não encontrar o periférico que pretende configurar, clique em “Voltar a pesquisar” para pesquisar perifé-ricos sem fios disponíveis e, em seguida, seleccione o pretendido na lista.

(20)

3 Seleccione Estação-base > Configuração manual e introduza a palavra-passe, se neces-sário. A palavra-passe predefinida do periférico é pública.

Pode também fazer duplo clique no nome do periférico sem fios para abrir a configura-ção deste numa janela separada. Quando abrir a janela da configuraconfigura-ção manual, o pai-nel Sumário é apresentado. O paipai-nel Sumário fornece informação e o estado do periférico e rede sem fios.

(21)

Se o periférico sem fios indicar um problema, o ícone de estado fica amarelo. Clique no ícone da Estação-base para ver o problema e sugestões de resolução.

Definições do periférico sem fios

Clique no botão AirPort e depois clique em Estação-base ou Time Capsule, consoante o periférico que estiver a configurar, para introduzir a informação acerca do periférico sem fios.

Atribua um nome ao periférico

Atribua um nome facilmente identificável ao periférico. Isso facilita a localização dos administradores de um periférico específico numa rede Ethernet com vários periféricos.

Alteração da palavra-passe do periférico

A palavra-passe do periférico protege a sua configuração para que apenas o adminis-trador a possa modificar. A palavra-passe predefinida é pública. Recomenda-se alterar a palavra-passe do periférico para impedir alterações não autorizadas da mesma. Se a palavra-passe pública não for alterada, não será pedida uma palavra-passe ao utili-zador quando a seleccionar na lista e clicar em Configurar.

Outras informações

 Permitir a configuração através da porta WAN. Isto permite-lhe administrar remota-mente o periférico sem fios.

 Publicitar o periférico sem fios na Internet utilizando o Bonjour. Se tiver uma conta com um serviço DNS dinâmico, pode estabelecer ligação ao mesmo através da Internet.

(22)

 Especificar automaticamente a hora do periférico. Se tiver acesso a um servidor de Pro-tocolo de Tempo de Rede, na sua rede ou na Internet, seleccione-o no menu instantâ-neo. Isto garante que o seu periférico sem fios está especificado para a hora correcta.

Especificar “Opções do periférico”

Clique em “Opções da estação-base” e especifique o seguinte:

 Introduza um nome de contacto e uma localização para o periférico sem fios. O nome e a localização estão incluídos em alguns registos gerados pelo periférico. Os campos de contacto e localização podem ser úteis se tiver mais de um periférico sem fios na sua rede.

 Especifique o comportamento da luz de estado para “Sempre activa” ou “Intermi-tente em actividade”. Se seleccionar “Intermi“Intermi-tente em actividade”, a luz de estado do periférico pisca quando existir tráfego de rede.

 Se o seu periférico sem fios suportar essa opção, seleccione “Verificar actualizações de firmware” e seleccione um incremento, como Diariamente, no menu instantâneo.

Definições da rede sem fios

Clique em “Sem fios” e introduza o nome da rede, modo de rádio e outras informações da rede sem fios.

Como especificar o modo sem fios

A AirPort Extreme suporta dois modos sem fios:

 Criar uma rede sem fios. Seleccione esta opção se estiver a criar uma nova rede AirPort Extreme.

 Alargar uma rede sem fios. Seleccione esta opção se pretender ligar outro periférico sem fios Apple à rede que estiver a configurar.

(23)

Como atribuir um nome à rede AirPort Extreme

Atribua um nome à sua rede AirPort. Este nome aparece no menu de estado da AirPort em computadores com AirPort activada no raio de alcance da sua rede AirPort.

Como seleccionar o modo de rádio

Seleccione 802.11a/n - 802.11b/g no menu instantâneo “Modo de rádio” em caso de acesso à rede de computadores com placas sem fios 802.11a, 802.11n, 802.11g ou 802.11b. Cada computador cliente irá ligar-se à rede e transmitir tráfego de rede à maior veloci-dade possível.

Seleccione 802.11n - 802.11b/g caso acedam à rede apenas computadores com placas sem fios compatíveis com 802.11n, 802.11g ou 802.11b.

Nota: Se não pretender utilizar um modo de rádio 802.11n, mantenha premida a tecla

Opção e seleccione um modo de rádio que não inclua 802.11n.

Como alterar o canal

O “canal” é a frequência de rádio através da qual o seu periférico sem fios comunica. Se utilizar apenas um periférico (em casa, por exemplo), provavelmente não será necessá-rio alterar a frequência do canal. Se configurar vánecessá-rios periféricos sem fios numa escola ou num escritório, utilize diferentes frequências de canal para periféricos que estejam num raio de alcance de 45 m entre si.

Os periféricos sem fios adjacentes devem ter pelo menos 4 canais entre as suas fre-quências de canal. Portanto, se o periférico A estiver configurado no canal 1, o perifé-rico B deverá ser configurado no canal 6 ou 11. Para maior eficácia, utilize os canais 1, 6 ou 11 quando o seu periférico funcionar na banda de 2.4 GHz.

Seleccione Manualmente no menu instantâneo “Selecção de canais de rádio” e clique em Edição para especificar os canais manualmente.

Os computadores com AirPort activada sintonizam-se automaticamente na frequência do canal utilizado pelo periférico sem fios quando acederem à rede AirPort. Se alterar a fre-quência do canal, os computadores cliente AirPort não necessitam de efectuar alterações.

Como proteger a sua rede com palavra-passe

Para proteger a sua rede com palavra-passe, pode seleccionar entre diversas opções de segurança sem fios. No painel AirPort do Utilitário AirPort, clique em “Sem fios” e selec-cione uma das seguintes opções no menu instantâneo “Segurança da rede sem fios”: Â Nenhuma: Seleccionar esta opção desactiva toda a protecção de palavra-passe da

rede. Qualquer computador com um adaptador ou uma placa sem fios pode aceder à rede, excepto se a rede estiver configurada para utilizar controlo de acesso. Consulte “Como configurar o controlo de acesso” na página 50.

(24)

 WEP: Se o seu periférico suportar esta opção, seleccione-a e introduza uma palavra-passe para proteger a sua rede com uma palavra-palavra-passe de Privacidade Equivalente a Rede Com Fios (WEP). O seu periférico sem fios Apple suporta encriptação de 40 e de 128 bits. Para utilizar WEP de 40 bits, não utilize um modo de rádio 802.11n.

 WPA/WPA2 pessoal: Seleccione esta opção para proteger a sua rede com Acesso Protegido Wi-Fi (WPA). Pode utilizar uma palavra-passe entre 8 e 63 caracteres ASCII ou uma Chave Pré-partilhada (PSK) de exactamente 64 caracteres hexadecimais. Os computadores que suportem WPA e os que suportem WPA2 podem aceder à rede. Seleccione “WPA2 pessoal” se pretender que apenas computadores que suportem WPA2 acedam à sua rede.

 WPA/WPA2 empresarial: Seleccione esta opção se estiver a configurar uma rede que inclua um servidor de autenticação, como um servidor RADIUS, com contas de utili-zador individuais. Introduza o endereço IP e o número da porta para o servidor pri-mário e secundário (opcional), e introduza um “segredo partilhado”, que é a palavra-passe do servidor. Seleccione “WPA2 empresarial” se pretender que apenas computa-dores que suportem WPA2 acedam à rede.

 WEP (Rede Segurança Transitória): Se o seu periférico suportar esta opção, pode utilizá-la para permitir que computadores que utilizem WPA ou WPA2 acedam à rede. Computadores ou periféricos que utilizem WEP também podem aceder à rede. WEP (Rede Segurança Transitória) suporta encriptação de 128 bits. Para utilizar esta opção, o periférico sem fios utiliza um modo de rádio 802.11n. No seu teclado, mantenha premida a tecla Opção enquanto clica no menu instantâneo “Segurança da rede sem fios” para utilizar WEP (Rede Segurança Transitória).

Para obter mais informações e instruções acerca da configuração de WPA ou WPA2 na sua rede, consulte “Como utilizar o acesso protegido Wi-Fi (WPA)” na página 48.

(25)

Como configurar opções de ligações sem fios

Clique em “Opções de ligações sem fios” para especificar opções adicionais para a sua rede.

Como configurar opções de ligações sem fios adicionais

Utilize o painel “Opções de ligações sem fios” para especificar o seguinte:

 Nome da rede de 5 GHz: Introduza um nome para o segmento de 5 GHz da rede de banda dupla se pretender que este tenha um nome diferente da rede em 2.4 GHz.  País: No menu instantâneo País, seleccione o país de localização da sua rede.  Taxa de multidifusão: Seleccione uma taxa de multidifusão no menu instantâneo.

Se especificar a taxa de multidifusão para alta, apenas os clientes da rede que este-jam no raio de alcance e que consigam obter a velocidade que especificar irão rece-ber transmissões.

 Potência de transmissão: Seleccione uma definição no menu instantâneo “Potência de transmissão” para especificar o alcance da rede (quanto mais baixa a percenta-gem, mais curto o alcance da rede).

 Limite para chave de grupo WPA: Introduza um número no campo de texto e selec-cione um incremento no menu instantâneo para alterar a frequência de rotação da chave.

 Utilizar canais alargados: Se configurar a sua rede para utilizar a frequência de fun-cionamento de 5 GHz, pode utilizar canais alargados para fornecer um maior débito de rede.

(26)

 Criar uma rede fechada: Seleccionar uma rede fechada oculta o nome da rede, sendo necessário que os utilizadores introduzam o nome e a palavra-passe exactos da rede para acederem à rede AirPort Extreme.

 Utilizar sistema anti-interferências: A robustez a interferências pode resolver pro-blemas de interferências causados por outros periféricos ou redes.

Para especificar mais opções de segurança avançadas, consulte “Como manter a sua rede em segurança” na página 48.

Como configurar uma rede de acesso limitado:

Clique em “Rede de acesso limitado” e introduza o nome da rede e outras opções da rede de acesso limitado. Quando configura uma rede de acesso limitado, uma parte da sua ligação à Internet fica reservada aos “convidados” — clientes sem fios que podem aceder à rede de acesso limitado e ligar-se à Internet sem terem acesso à sua rede privada.

Seleccione “Permitir que os clientes da rede de acesso limitado comuniquem uns com os outros” para que os computadores-cliente possam partilhar ficheiros e serviços uns com os outros enquanto ligados à rede de acesso limitado. Certifique-se de que a parti-lha de serviços está configurada nos computadores-cliente.

Como configurar e partilhar o acesso à Internet

O passo seguinte é configurar a ligação à Internet do seu periférico sem fios e partilhar o acesso à Internet com computadores cliente. As secções seguintes contêm instru-ções de procedimento, consoante o modo de ligação do seu periférico à Internet.

(27)

Se estiver a utilizar um modem DSL ou por cabo

Na maioria dos casos, pode implementar este modelo de rede utilizando o Utilitário AirPort e seguindo as instruções no ecrã para configurar o seu periférico e rede sem fios. Terá de utilizar o Utilitário AirPort para configurar manualmente o seu periférico apenas se pretender configurar ou ajustar definições avançadas opcionais.

Aspecto geral

Como funciona

 O periférico sem fios Apple (neste exemplo, um Time Capsule) estabelece ligação à Internet através da ligação WAN (<) de Internet ao modem DSL ou por cabo.  Os computadores com AirPort ou os computadores ligados à porta LAN Ethernet

(G) do periférico sem fios estabelecem ligação à Internet através do periférico. Â O periférico está configurado para utilizar um único endereço IP público para

estabe-lecer ligação à Internet e utiliza DHCP e NAT para partilhar a ligação à Internet com computadores da rede através de endereços IP privados.

 Os computadores AirPort e Ethernet comunicam entre si através do periférico sem fios.

Importante: Ligue apenas computadores Ethernet, que não tenham ligação à Internet,

à porta LAN do periférico (G). Dado que o periférico pode fornecer serviços de rede, deve configurá-lo cuidadosamente para evitar interferências com outros serviços da sua rede Ethernet.

Modem de cabo ou DSL

à Internet à porta Ethernet

Time Capsule

Porta WAN Ethernet

<

(28)

O que é necessário para uma ligação por modem DSL ou por cabo

Como proceder

Se estiver a utilizar o Utilitário AirPort para configurar o periférico sem fios Apple para acesso à Internet:

1 Abra o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computa-dor Mac ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort num computacomputa-dor com Windows.

2 Siga as instruções no ecrã e introduza as definições que recebeu do seu fornecedor de acesso à Internet para estabelecer ligação à Internet e depois configure o periférico para partilhar a ligação à Internet com computadores da rede.

Se estiver a utilizar o Utilitário AirPort para configurar manualmente o seu periférico sem fios:

1 Certifique-se de que o seu modem DSL ou por cabo está ligado à porta WAN Ethernet (<) do seu periférico sem fios Apple.

2 Abra o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num compu-tador Mac ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort num compucompu-tador com Win-dows. Seleccione o seu periférico sem fios e seleccione Estação-base > Configuração manual ou faça duplo clique no ícone do periférico na lista, para abrir a configuração numa janela separada.

3 Clique no botão Internet. Clique em “Ligação à Internet” e seleccione Ethernet ou PPPoE no menu instantâneo “Ligar utilizando”, consoante o requerido pelo seu fornece-dor de acesso à Internet. Se o seu fornecefornece-dor de acesso à Internet lhe tiver fornecido software de ligação PPPoE, como EnterNet ou MacPoET, seleccione PPPoE.

Nota: Se a sua ligação à Internet for através de um router que utilize PPPoE e o seu

periférico sem fios Apple estiver ligado ao router via Ethernet, não é necessário utilizar PPPoE no seu periférico sem fios. Seleccione Ethernet no menu instantâneo “Ligar utili-zando” no painel Internet e desmarque a caixa de verificação “Distribuir endereços IP” no painel Rede. Contacte o seu fornecedor de acesso à Internet em caso de dúvida.

Componentes Verificar Comentários

Conta de Internet de um forne-cedor de acesso à Internet por modem DSL ou por cabo

O seu fornecedor de acesso à Internet utiliza um IP estático ou configuração DHCP?

Pode obter esta informação junto do seu fornecedor de acesso à Internet ou no painel de preferências Rede no compu-tador que utiliza para aceder à Internet através desse fornece-dor de acesso à Internet. Periférico sem fios Apple (uma

estação-base AirPort Extreme, um AirPort Express ou um Time Capsule)

Coloque o periférico perto do seu modem DSL ou por cabo.

(29)

4 Seleccione Manualmente ou “Usar DHCP” no menu instantâneo “Configurar IPv4” se tiver seleccionado Ethernet no menu instantâneo “Ligar utilizando”, consoante a forma como o seu fornecedor de acesso à Internet fornece endereços IP.

 Se o seu fornecedor lhe atribuiu um endereço IP e outros números com a sua subs-crição, utilize essa informação para configurar manualmente o endereço IP do perifé-rico sem fios. Se não tiver a certeza, contacte o seu fornecedor de acesso à Internet. Introduza a informação do endereço IP nos campos abaixo do menu instantâneo Configurar IPv4.

 Se tiver seleccionado PPPoE, o seu ISP fornece o seu endereço IP automaticamente utilizando DHCP.

Se o seu fornecedor de acesso à Internet lhe solicitar o endereço MAC do seu perifé-rico sem fios, utilize o endereço da porta WAN Ethernet (<), que está impresso na eti-queta na base do periférico.

Se já tiver utilizado o Utilitário AirPort para configurar o seu periférico sem fios, os cam-pos por baixo do menu instantâneo “Configurar IPv4” podem já conter a informação adequada para o seu fornecedor de acesso à Internet.

Pode alterar a velocidade WAN Ethernet se tiver os requisitos específicos da rede a que estiver ligado. Na maioria dos casos, as definições configuradas automaticamente estão correctas. O seu fornecedor de acesso à Internet pode informá-lo se for necessário ajus-tar estas definições.

Contacte o seu fornece-dor de acesso à Internet para obter a informação que deve introduzir nestes campos.

Utilize este menu instan-tâneo se necessitar de ajustar a velocidade da porta WAN Ethernet.

(30)

A alteração da velocidade WAN Ethernet pode afectar a forma como o periférico sem fios interage com a Internet. Excepto se o seu fornecedor de acesso à Internet lhe tiver dado definições específicas, utilize as definições automáticas. A introdução de defini-ções erradas pode afectar o desempenho da rede.

Se configurar TCP/IP utilizando DHCP, seleccione “Usar DHCP” no menu instantâneo “Configurar IPv4”. A sua informação IP é fornecida automaticamente pelo seu ISP utili-zando DHCP.

5 Se tiver seleccionado PPPoE no menu instantâneo “Ligar utilizando”, introduza as defini-ções PPPoE fornecidas pelo seu fornecedor de acesso à Internet. Deixe o campo “Nome do serviço“ vazio, excepto se o seu fornecedor de acesso à Internet requerer um nome do serviço.

O seu fornecedor de acesso à Internet pode requerer que introduza informação nestes campos.

(31)

Nota: Com a AirPort, não é necessário utilizar uma aplicação de ligação PPPoE de

outros fabricantes. Pode estabelecer ligação à Internet utilizando a AirPort.

Se a sua ligação à Internet for através de um router que utilize PPPoE para estabelecer ligação à Internet e o seu periférico sem fios Apple estiver ligado ao router via Ether-net, não é necessário utilizar PPPoE no seu periférico. Seleccione Ethernet no menu instantâneo “Ligar utilizando” no painel Internet e desmarque a caixa de verificação “Distribuir endereços IP” no painel Rede. Como o seu router distribui os endereços IP, o seu periférico sem fios não necessita de o fazer. Ter mais de um periférico a fornecer endereços IP numa rede pode causar problemas.

Contacte o seu fornece-dor de acesso à Internet para obter a informação que deve introduzir nes-tes campos.

(32)

6 Clique em PPPoE para especificar opções PPPoE para a sua ligação.

 Seleccione “Sempre activa”, Automática ou Manual, consoante o controlo pretendido quando o seu periférico sem fios estiver ligado à Internet.

Se seleccionar “Sempre activa”, o seu periférico permanece ligado ao modem e à Inter-net enquanto o modem estiver ligado. Se seleccionar Automática, o periférico sem fios estabelece ligação ao modem e este estabelece ligação à Internet quando utilizar uma aplicação que requeira uma ligação à Internet, como uma aplicação de e-mail, mensa-gem instantânea ou web. Se seleccionar Manual, terá de ligar o modem à Internet quando utilizar uma aplicação que requeira uma ligação à Internet.

Se seleccionar Automática ou Manual no menu instantâneo Ligação, terá de seleccio-nar um incremento, como “10 minutos”, no menu instantâneo “Desligar por inactivi-dade”. Se não utilizar uma aplicação de Internet após o incremento de tempo ter decorrido, a ligação à Internet será terminada.

Nota: Se o seu periférico sem fios estiver ligado ao modem utilizando uma porta

LAN Ethernet e o modem estiver ligado à Internet utilizando PPPoE, poderá não ser possível utilizar a definição manual.

 Introduza os endereços do servidor do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e um nome de domínio específico ao qual irá aceder o periférico sem fios quando estabe-lecer ligação à Internet.

7 Clique no botão Rede e configure como o periférico irá partilhar o acesso à Internet com computadores AirPort e Ethernet.

(33)

Se seleccionar Ethernet no menu instantâneo “Ligar utilizando”, seleccione como o seu periférico irá partilhar a ligação à Internet no menu instantâneo “Partilha da ligação”.

 Para partilhar uma única ligação à Internet com computadores AirPort e com compu-tadores ligados ao periférico com Ethernet utilizando DHCP e NAT, seleccione “Parti-lhar um endereço IP público” no menu instantâneo “Partilha da ligação”. Utilizar DHCP e NAT permite que o periférico sem fios atribua de forma dinâmica e automática endereços IP a computadores cliente, o que simplifica a configuração TCP/IP de cada computador. Consulte “Como especificar opções DHCP e NAT” na página 34. Por predefinição, o periférico sem fios permite que outros periféricos, como computa-dores que utilizem Ethernet e AirPort, comuniquem entre si utilizando protocolos não IP como o AppleTalk. Se pretender ligar uma impressora Ethernet AppleTalk a um peri-férico sem fios Apple ou utilizar AppleTalk entre computadores com e sem fios, certifi-que-se de que os periféricos estão ligados à porta LAN Ethernet (G) do periférico.  Para distribuir um intervalo de endereços IP utilizando apenas DHCP, seleccione

“Distribuir intervalo de endereços IP”. Consulte “Como configurar apenas opções de DHCP” na página 36.

 Se não pretender que o seu periférico sem fios partilhe o próprio endereço IP, selec-cione “Desligado (modo de ponte)”. Se configurar o seu periférico no modo de ponte, os computadores AirPort terão acesso a todos os serviços da rede Ethernet e o peri-férico não fornecerá serviços de partilha de Internet. Consulte “Se estiver a utilizar uma rede Ethernet existente” na página 40 para obter mais informações acerca da configuração do seu periférico sem fios como uma ponte.

(34)

Utilizar o periférico sem fios como uma ponte pode ser uma forma de resolver incompatibilidades entre as funcionalidades de partilha de Internet do periférico e o método de ligação do seu ISP.

Como especificar opções DHCP e NAT

Se tiver seleccionado “Partilhar um endereço IP público” no menu instantâneo “Partilha da ligação”, pode especificar opções DHCP e NAT. Clique em DHCP.

 Seleccione um intervalo de endereços IP no menu instantâneo “Intervalo DHCP”. Seleccione 10.0, 192.168 ou 172.16 e depois introduza um endereço inicial e final nos campos “Endereço inicial de DHCP” e “Endereço final de DHCP”, consoante os endere-ços que pretende que o periférico sem fios forneça.

 Introduza um número no campo “Empréstimo DHCP” e depois seleccione minutos, horas ou dias, no menu instantâneo.

 Digite uma mensagem de boas-vindas no campo “Mensagem DHCP”. Esta mensa-gem será apresentada quando um computador aceder à sua rede.

 Se a sua rede estiver configurada para utilizar um servidor de Protocolo Simples de Acesso a Directórios (LDAP) na sua rede, pode introduzir o endereço do servidor no campo Servidor LDAP e os computadores da sua rede terão acesso ao mesmo.  Para fornecer endereços IP específicos a computadores específicos na sua rede sem

fios, clique no botão Adicionar (+) abaixo da lista Reservas DHCP e siga as instruções no ecrã para atribuir um nome à reserva e reservar o endereço por endereço MAC ou ID de cliente DHCP. Se seleccionar endereço MAC, clique em Continuar e introduza o endereço MAC e o endereço IP específico.

(35)

Em seguida, pode especificar as opções NAT para a rede. Clique em NAT.

 Pode configurar um anfitrião predefinido na sua rede. Um anfitrião predefinido (tam-bém conhecido por DMZ) é um computador da sua rede que está exposto à Internet e recebe todo o tráfego de entrada. Um anfitrião predefinido pode ser útil se utilizar um computador na sua rede AirPort para jogar jogos em rede ou se pretender enca-minhar todo o tráfego da Internet através de um único computador.

 Pode configurar o Protocolo de Mapeamento de Portas NAT (NAT-PMP). O NAT-PMP é um documento de trabalho do IETF (Internet Engineering Task Force), uma alterna-tiva ao protocolo mais comum UPnP (Universal Plug and Play) implementado em muitos routers de tradução de endereços de rede (NAT). O NAT-PMP permite que um computador numa rede privada (por detrás de um router NAT) configure automati-camente o router para permitir que terceiros externos à rede privada contactem com este computador.

Este protocolo inclui um método para obter o endereço IP público de um gateway NAT, permitindo a um cliente tornar público este endereço IP e o número de porta aos parceiros que pretendam comunicar com o mesmo. Este protocolo está imple-mentado nos actuais produtos da Apple, incluindo o Mac OS X 10.4 Tiger e posterior, os produtos de rede AirPort Extreme e AirPort Express e Time Capsule, e também o Bonjour para Windows.

(36)

Pode também configurar o mapeamento de portas. Para garantir que os pedidos são correctamente encaminhados para o seu servidor web, AppleShare ou FTP, ou para um computador específico da sua rede, terá de estabelecer um endereço IP permanente para o servidor ou computador e fornecer informação de “mapeamento de portas de entrada” ao periférico sem fios Apple. Consulte “Como direccionar tráfego da rede para um computador específico da sua rede (mapeamento de portas)” na página 53.

Como configurar apenas opções de DHCP

Se tiver seleccionado “Distribuir intervalo de endereços IP” no menu instantâneo “Parti-lha da ligação”, o seu periférico sem fios está configurado para utilizar DHCP para distri-buir um intervalo de endereços IP através de DHCP. Se tiver seleccionado esta opção, não será possível utilizar NAT. Clique em DHCP e introduza os endereços inicial e final que pretende distribuir aos computadores que acederem à sua rede sem fios. Pode especificar opções de DHCP adicionais, como Empréstimo DHCP, Mensagem DHCP e outras opções seguindo as instruções descritas anteriormente.

Como configurar computadores cliente

Para configurar TCP/IP em computadores cliente com Mac OS X v10.5:

1 Abra as Preferências do Sistema no computador cliente e clique em Rede.

2 Efectue uma das seguintes acções:

a Se o computador cliente estiver a utilizar a AirPort, seleccione AirPort na lista de serviços de ligação à rede e clique em Avançadas.

(37)

Em seguida, seleccione DHCP no menu instantâneo “Configurar IPv4”.

bSe tiver activado um servidor DHCP quando configurou a rede do periférico sem fios e o computador cliente estiver a utilizar Ethernet, seleccione Ethernet na lista de serviços de ligação à rede e depois seleccione “Usar DHCP” no menu instantâneo Configurar.

(38)

c Se tiver seleccionado “Distribuir intervalo de endereços IP” quando configurou a rede do periférico sem fios, pode fornecer acesso à Internet a computadores cliente que utilizem Ethernet, configurando os endereços IP cliente manualmente. Seleccione Ethernet na lista de serviços de ligação à rede e depois seleccione Manualmente no menu instantâneo Configurar.

Quando configurar manualmente clientes Ethernet para um periférico sem fios que forneça NAT sobre Ethernet, pode utilizar os endereços IP no intervalo 10.0.1.2 a 10.0.1.200.

No campo “Máscara de sub-rede”, introduza 255.255.255.0. No campo Router, intro-duza 10.0.1.1.

Introduza o mesmo endereço do servidor de nomes e a informação de pesquisa de domínio que introduziu na configuração do periférico sem fios.

Para configurar TCP/IP em computadores cliente com Windows:

Certifique-se de que instalou o adaptador sem fios no seu computador e o software necessário para configurar o adaptador.

Para configurar TCP/IP em computadores cliente:

1 No menu Iniciar, abra o Painel de Controlo e clique em “Rede e Internet”.

2 Clique em “Centro de rede e partilha”.

3 Clique em “Gerir ligações de rede” na lista Tarefas.

4 Clique com o botão direito do rato na ligação sem fios que pretende partilhar e, em seguida, seleccione Propriedades.

Introduza os endereços IP e do router no intervalo forne-cido pelo seu periférico. Introduza os endereços DNS e de “Pesquisar domínio”, se necessário.

(39)

5 Clique em “Protocolo de Internet versão 4 (TCP/IPv4)” e depois clique em Propriedades. Â Se tiver seleccionado “Partilhar um endereço IP público” no painel Rede do Utilitário

AirPort, seleccione “Obter um endereço IP automaticamente”.

 Se tiver seleccionado “Distribuir intervalo de endereços IP” quando configurou a rede do periférico sem fios, pode fornecer acesso à Internet a computadores cliente, configu-rando os endereços IP cliente manualmente. Seleccione “Utilizar o seguinte endereço IP”.

Quando configurar clientes manualmente para um periférico sem fios que forneça o serviço NAT, utilize endereços IP no intervalo de 10.0.1.2 a 10.0.1.200, 172.16.1.2 a 172.16.1.200 ou 192.168.1.2 a 192.168.1.200.

No campo “Máscara de sub-rede”, introduza 255.255.255.0. No campo “Gateway predefi-nido”, introduza 10.0.1.1, 172.16.1.1 ou 192.168.1.1, consoante o esquema de endereça-mento que utilizou. Introduza o mesmo endereço do servidor de nomes e a informação de pesquisa de domínio que introduziu na configuração do periférico sem fios.

(40)

Se estiver a utilizar uma rede Ethernet existente

Pode utilizar o Utilitário AirPort para configurar facilmente o periférico sem fios Apple para acesso à Internet através de uma rede Ethernet existente que já tenha um router, comutador ou outro periférico de rede que forneça endereços IP. Utilize as funcionali-dades de configuração manual do Utilitário AirPort se necessitar de ajustar as defini-ções avançadas opcionais.

Aspecto geral

Como funciona

 O periférico sem fios Apple (neste exemplo, um Time Capsule) utiliza a sua rede Ethernet para comunicar com a Internet através da porta WAN Ethernet (<).  Os clientes AirPort e Ethernet acedem à Internet e à rede Ethernet através do

perifé-rico sem fios Apple.

O que é necessário para uma ligação Ethernet

Router

à Internet à porta Ethernet

Time Capsule

Porta WAN Ethernet

<

2,4 ou 5 GHz

Componentes Comentários

Periférico sem fios Apple (uma estação-base AirPort Extreme, um AirPort Express ou um Time Capsule)

Configure o periférico no modo de ponte.

Router Ethernet, comutador ou outro periférico de rede

O router, comutador ou outro periférico de rede está configu-rado para fornecer endereços IP a computadores e periféricos na rede Ethernet.

(41)

Como proceder

Se estiver a utilizar o Utilitário AirPort para configurar um periférico sem fios Apple numa rede Ethernet existente:

1 Abra o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computa-dor Mac ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort num computacomputa-dor com Windows.

2 Clique em Continuar e siga as instruções no ecrã para estabelecer ligação à sua rede local (LAN).

Se estiver a utilizar o Utilitário AirPort para configurar manualmente o seu periférico sem fios:

1 Abra o Utilitário AirPort, localizado na pasta Utilitários na pasta Aplicações num computa-dor Mac ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort num computacomputa-dor com Windows.

2 Seleccione o seu periférico e seleccione Estação-base > Configuração manual ou faça duplo clique no ícone do seu periférico para abrir a configuração numa janela separada.

3 Clique em Internet e seleccione Ethernet no menu instantâneo “Ligar utilizando”.

4 Seleccione “Manualmente” ou “Usar DHCP” no menu instantâneo “Configurar IPv4”, con-soante a forma como os endereços IP são fornecidos na sua rede Ethernet. Contacte o seu fornecedor de acesso à Internet ou administrador da rede em caso de dúvida. Se os seus endereços forem fornecidos manualmente, seleccione Manualmente no menu instantâneo “Configurar IPv4”. Introduza a informação do seu endereço IP nos campos abaixo do menu instantâneo “Configurar IPv4”.

Contacte o seu adminis-trador da rede para obter a informação que deve introduzir nestes campos.

(42)

Se já tiver utilizado o Utilitário AirPort para configurar o seu periférico sem fios Apple, os campos abaixo do menu instantâneo “Configurar IPv4” podem já conter a informa-ção adequada.

Se o seu endereço IP for fornecido por DHCP, seleccione “Usar DHCP” no menu instan-tâneo “Configurar IPv4”.

5 Seleccione “Desligado (modo de ponte)” no menu instantâneo “Partilha da ligação”. O seu periférico sem fios serve de “ponte” entre a ligação à Internet das redes Ethernet e os computadores ligados ao periférico sem fios ou por Ethernet.

Consulte “Como configurar computadores cliente” na página 36 para obter informa-ções acerca de como configurar computadores cliente para ligação à rede Ethernet.

(43)

Como ligar periféricos adicionais à sua rede AirPort Extreme

Ligue uma impressora USB à porta USB do seu periférico sem fios Apple (neste exem-plo, um Time Capsule), para que todos os utilizadores da rede possam imprimir na mesma. Ligue um concentrador USB à porta USB de uma estação-base AirPort Extreme ou de um Time Capsule e depois ligue um disco rígido e uma impressora, para que todos os utilizadores da rede possam aceder aos mesmos.

Se ligar um Time Capsule, pode utilizar o Time Machine no Mac OS X Leopard (versão 10.5.2 ou posterior) para fazer cópias de segurança de todos os computadores Mac OS X Leopard da rede.

Aspecto geral

Como proceder

Siga as instruções das secções anteriores para configurar a sua rede AirPort Extreme consoante estabelecer ligação à Internet ou configurar a sua rede sem fios. Ligue um disco rígido, impressora ou concentrador USB à porta USB da sua estação-base AirPort Extreme ou Time Capsule.

Nota: Se estiver a utilizar um AirPort Express na sua rede, pode ligar uma impressora

USB à porta USB para que todos os utilizadores da rede possam imprimir na mesma. A AirPort Express não suporta a ligação de um disco rígido USB.

Modem de cabo ou DSL

Impressora USB

Time Capsule

à Internet Porta WAN Ethernet AirPort Extreme

<

2,4 ou 5 GHz

2,4 ou 5 GHz

(44)

Como utilizar o Apple TV na sua rede AirPort Extreme para reproduzir conteúdo do iTunes

Quando ligar o Apple TV à sua rede AirPort Extreme sem fios ou utilizando Ethernet e depois ligar o Apple TV à sua TV de ecrã panorâmico, pode usufruir do seu conteúdo favorito do iTunes, incluindo filmes, programas de TV e música, entre outros. (Consulte a documentação fornecida com o seu Apple TV para obter instruções de configuração.)

Como especificar opções avançadas

Como ligar periféricos sem fios adicionais à sua rede AirPort

Pode ligar periféricos sem fios Apple adicionais para alargar o alcance da sua rede sem fios. Pode ligar, por exemplo, uma estação-base AirPort Extreme ou um Time Capsule através de Ethernet. Uma rede com periféricos ligados através de Ethernet é também denominada rede de roaming. Pode também ligar periféricos sem fios Apple em modo sem fios, para alargar a rede.

Modem de cabo ou DSL

à Internet à Porta Ethernet

Porta WAN Ethernet

<

Time Capsule

Apple TV

2,4 GHz 2,4 ou 5 GHz

Referências

Documentos relacionados

Neste ponto da pesquisa, nosso objetivo é avaliar aspectos referentes à usabilidade do SCALA, com base nas heurísticas de Nielsen (2005), de modo que o

É válido ressaltar também que, mesmo percebendo-se evolução da ação da água no modelo através da termografia, não há nenhum indício de tal comportamento quando a análise

A termografia por infravermelho é a técnica mais utilizada para converter a radiação térmica emitida pela superfície de um objeto em imagens visuais detalhadas do perfil

a) Revisão bibliográfica sobre analise do nível de definição ou desempenho dos projetos, com ênfase no PDRI. b) Definição de critérios para escolha da empresa objeto

Sulfato de atazanavir é indicado em combinação com outros agentes antirretrovirais para o tratamento da infecção por HIV-1 1. Esta indicação está baseada em análises

A iniciativa poderia parecer paradoxal se não fosse observada a forma como até então a emissora era utilizada, isto é, fora da proposta de contemplar a informação como um bem

Durante o tráfego, se você achar que a energia diminuiu para 5% no painel LCD (vide fig. Se a bicicleta não for utilizada por muito tempo, ela deverá ser carregada a cada 3 meses.

R.: A norma regulamentadora NR-23 – Proteção contra incêndios determina que todas as empresas devem ter: proteção contra incêndios; saídas em número suficiente e dispostas