• Nenhum resultado encontrado

Prof. Me. Maico Roris Severino Curso Engenharia de Produção Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Catalão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prof. Me. Maico Roris Severino Curso Engenharia de Produção Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Catalão"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)Prof. Me. Maico Roris Severino Curso Engenharia de Produção Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Catalão. 1.

(2) Roteiro da Apresentação  Definições  Cadeia de Suprimentos  Logística  Gestão da Cadeia de Suprimentos  Processos de Integração da Cadeia de Suprimentos  Gestão do Relacionamento com Clientes  Gestão do Relacionamento com Fornecedores  Gestão do Serviço aos Clientes  Gestão da Demanda  Atendimento aos Clientes  Gestão do Fluxo de Manufatura  Desenvolvimento de Produtos e Comercialização  Gestão do Retorno  Considerações Finais  Referências Bibliográficas 2.

(3) Definições Cadeia de Suprimentos. ?. Logística. Gestão da Cadeia de Suprimentos. 3.

(4) Cadeia de Suprimentos  Traduzido do inglês Supply Chain;  Estudos de Mentzer et. al. (2001)  Objetivo: consolidação de uma definição única. para o termo;  Constatação: hegemonia quanto as definições dos diversos autores. 4.

(5) Cadeia de Suprimentos  Conjunto de empresas independentes pela qual o produto passa, envolvendo desde fabricante, depósitos, produtores de componentes e/ou matérias-primas, montadoras, atacadistas, comerciantes até companhias de transporte;  Alinhamento de empresas que levam produtos e serviços. ao mercado (Lambert, Stock e Ellram, 1998);.  Rede de organizações que estão envolvidas, através de. ligações de montante a jusante, em diferentes processos e atividades que produzam valor na forma de produtos e serviços ao consumidor final.. 5.

(6) Cadeia de Suprimentos  Definição Utilizada:  Um agrupamento de 3 ou mais entidades. (organizações ou indivíduos) diretamente envolvidos de montante a jusante nos fluxos de produtos, serviços, finanças e/ou informação para atendimento ao cliente (Mentzer et al, 2001).. 6.

(7) Cadeia de Suprimentos CS Imediata. Primeiro Fornecedor. .... Operador Logístico Terceiro. Fornecedor. Organização. Agência Financeira. Consumidor. .... Consumidor Final. Empresa Pesquisa Mercado. 7.

(8) Cadeia de Suprimentos CS Estendida. Primeiro Fornecedor. .... Operador Logístico Terceiro. Fornecedor. Organização. Agência Financeira. Consumidor. .... Consumidor Final. Empresa Pesquisa Mercado. 8.

(9) Cadeia de Suprimentos Operador Logístico Terceiro. Primeiro Fornecedor. .... Fornecedor. Organização. Agência Financeira. Consumidor. .... Consumidor Final. Empresa Pesquisa Mercado. CS Definitiva 9.

(10) Gestão da Cadeia de Suprimentos  Traduzido. do inglês Supply Management;  Estudos de Mentzer et. al. (2001). Chain.  Objetivo: consolidação de uma definição única. para o termo;  Constatação: NÃO há hegemonia quanto as definições dos diversos autores  Constates confusão com o conceito de Logística ou Logística Integrada. 10.

(11) Logística  Segundo o Council of Logistics Management's (CLM):  O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias primas, estoques de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes (MABERT e VENKATARAMANAN, 1998);  Para o Council of Supply Chain Management. Professional’s (CSCMP)  Acrescentam na definição de logística o fluxo reverso e ainda o fluxo de serviços (BALLOU, 2007). 11.

(12) Gestão da Cadeia de Suprimentos  Segundo o Council of Supply Chain Management. Professional’s (CSCMP)  GCS consiste no planejamento e gerenciamento de todas as atividades que envolvem o fornecimento e vendas, transformação, e todas as atividades da gestão logística. Elas também incluem a coordenação e colaboração dos e entre os parceiros do canal, na qual podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviços terceiros, e consumidores. Em essência GCS integra a gestão de fornecimento e demanda entre e através das empresas (BALLOU, 2007). 12.

(13) Logística & GCS. 13.

(14) Gestão da Cadeia de Suprimentos  As definições de SCM podem ser classificadas em 3. categorias:  Filosofia de Gestão;  Implementação de uma Filosofia de Gestão;  Agrupamento de Processos de Gestão.. 14.

(15) SCM como uma Filosofia de Gestão  SCM tem uma abordagem de sistemas para visualizar a cadeia de. suprimentos como uma entidade única, ao invés de um conjunto de partes fragmentadas, cada um realizando sua função, para gerenciar o fluxo total de bens do inventário do fornecedor ao cliente final;.  Uma orientação estratégica no sentido de esforços. cooperativos para sincronizar e convergir operações intra e inter-empresas e a capacidade estratégica num único foco, o valor observado pelo cliente final;  Foco no cliente para criar único e individualizado valor ao. cliente, orientado para a satisfação do consumidor. 15.

(16) SCM como agrupamento de atividades para Implementar uma Filosofia de Gestão 1. 2.. 3. 4. 5.. 6. 7.. Comportamento Integrado; Informações Mutuamente Partilhadas; Riscos e Recompensas Mutuamente Partilhadas; Cooperação; O mesmo objetivo e mesmo foco no serviço ao cliente; Integração de processos; Parceria para construir e manter relacionamento de longo prazo. 16.

(17) SCM vs SCO  Supply Chain Orientation (SCO):  É o reconhecimento pela organizações das implicações estratégica e sistêmica das atividades táticas envolvendo a gestão de vários fluxos na SC.  A coordenação de uma cadeia de suprimentos a partir de uma. perspectiva global do sistema, com cada uma das atividades táticas de distribuição dos fluxos visto dentro de um contexto estratégico mais amplo..  A implementação efetiva desta orientação, através de várias. empresas da cadeia de suprimentos, é mais apropriadamente chamado SCM.  Para. as empresas implementar SCM implementar SCO.. devem antes. 17.

(18) SCM vs SCO SCO -Visão Sistêmica -Visão Estratégica. Empresa Isolada Antecedentes Direcionamentos: -Confiança; -Compromisso; -Interdependência; -Compatibilidade Organizacional; -Visão; -Processos-chaves; -Liderança; -Apoio da alta administração.. SCM -Três ou mais empresas com um SCO; -Informações Partilhadas; -Riscos e Recompensas Partilhadas; -Cooperação -Similar objetivo e foco no serviço ao cliente; -Integração de processos-chaves; -Relacionamento de longo prazo; -Coordenação interfuncional.. Conseqüências. -Baixo Custo; -Melhoria na satisfação e no valor do cliente; -Vantagem competitiva.. 18.

(19) Definindo SCM  Coordenação sistêmica e estratégica das funções de. negócios tradicionais e táticas por meio de funções de negócios dentro de uma empresa particular através de negociações na cadeia de suprimentos, com o objetivo de melhorar a performance a longo prazo de uma empresa individual, bem como de uma cadeia completa (Mentzer et al, 2001).. 19.

(20) Um modelo de SCM Fluxos da Cadeia de Suprimentos. Cadeia de Suprimentos O Ambiente Global Coordenação Inter-Organizacional (Deslocamento Funcional , Investidores Terceiros, Gestão de Relacionamento, Estrutura da Cadeia de Suprimentos). Coordenação Inter-funcional. Produtos. Marketing Serviços. Vendas Pesquisa e Desenvolvimento. (Comportamento de. Previsão Produção. Confiança,. Compras. Comprometimento, Risco, Dependência) Fornecedor de Fornecedores. Fornecedor. Informação. Satisfação do Cliente, Valor, Rentabilidade, Vantagem Competitiva. Recursos Financeiros. Logística Sistema de Informação Finanças Serviço ao Consumidor Empresa Foco. Consumidor. Consumidor de Consumidores. Demanda Previsão 20.

(21) Compreensão de SCM como Processo de Negócios  Integração dos processos-chave de negócio do. ponto de consumo até o ponto de origem, fornecendo produtos, serviços e informações que agregam valor para os consumidores e outros stakeholders (Lambert, 2004).. 21.

(22) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão  Para implementar com sucesso SCM, todas as empresas,. dentro de uma cadeia de abastecimento deve superar os seus próprios “silos” funcionais e adotar uma abordagem de processo (Lambert, Stock e Ellram, 1998).  Todas as funções dentro de uma cadeia de suprimentos são. reorganizadas como processos-chave.  A diferença fundamental entre as funções tradicionais e da. abordagem de processo é que o foco de cada processo está na satisfação das necessidades do cliente e que a empresa está organizada em torno desses processos. 22.

(23) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. Estrutura da rede de uma cadeia de suprimentos 23.

(24) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 24.

(25) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 25.

(26) Processo de Gestão da Relação com Fornecedores  Fornece a estrutura de como os relacionamentos com. clientes serão desenvolvidos e mantidos.  Permite identificar os consumidores chave que serão direcionados como parte da missão de negócio da empresa.  Equipes focadas trabalham com os clientes chave para melhorar processos, reduzir a variabilidade da demanda e atividades que não agregam valor.  Acordos de níveis de serviço e produto (PSAs) são desenvolvidos para atender às necessidades dos clientes.. 26.

(27) 27.

(28) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 28.

(29) Processo de Gestão da Relação com Fornecedores  Fornece a estrutura de como os relacionamentos com. fornecedores serão desenvolvidos e mantidos.  Relações de parceria são desenvolvidas com um número menor de fornecedores baseadas no valor que fornecem para a organização e um relacionamento tradicional é mantido com os demais fornecedores.  Acordos de níveis de serviço e produto (PSAs) são negociados com fornecedores chave definindo os termos do relacionamento.  Para os fornecedores menos críticos, um acordo padrão é estabelecido e não negociado. 29.

(30)

(31) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 31.

(32) Processo de Gestão do Serviço aos Clientes  Atendimento ao cliente.  Fornece informações em tempo real ao consumidor sobre. datas de entregas, disponibilidade do produto etc, com o auxílio da Manufatura e Logística.  Ponto chave de contato para a gestão dos acordos de nível de serviço e produto (PSAs).  Gerentes de serviço ao cliente monitoram os PSAs e fazem uma intervenção proativa, buscando resolver problemas antes de afetar o cliente.. 32.

(33)

(34) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 34.

(35) Processo de Gestão da Demanda  Além da previsão de demanda, este processo inclui a. sincronização da oferta com a demanda, aumentando flexibilidade e reduzindo variabilidade com objetivo de reduzir incertezas.  Coordena os requerimentos de Marketing e os planos de Produção.. 35.

(36) 36.

(37) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 37.

(38) Processo de Atendimento aos Pedidos  Atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do. prazo acordado, buscando o menor custo.  O processo precisa ser implementado com integração de outras áreas e coordenado com fornecedores e clientes chave.. 38.

(39)

(40) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 40.

(41) Processo de Gestão do Fluxo de Manufatura  Relaciona-se. com todas as atividades para obter, implementar e gerenciar a flexibilidade da manufatura na cadeia de suprimentos e mover produtos ao longo e fora da planta.  Flexibilidade para produzir uma grande variedade no tempo e ao menor custo possível.. 41.

(42) 42.

(43) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 43.

(44) Processo de Desenvolvimento do Produto e Comercialização  Coordenação do fluxo de novos produtos na cadeia e. fornece suporte a outros membros para agilizar a produção, logística, marketing e outras atividades necessárias para a comercialização do produto.  Coordenação integrada com os times:  CRM: identificar as necessidades dos clientes;  SRM: selecionar materiais e fornecedores;  Gestão do fluxo de manufatura: desenvolver tecnologia de. produção e implementar o melhor fluxo de produção.. 44.

(45) 45.

(46) SCM como Agrupamento de Processos de Gestão. 46.

(47) Processo de Gestão do Retorno  Envolve identificar formas de reduzir o retorno dos. produtos.  Pode representar uma vantagem competitiva para a empresa, pois o excesso de retorno de produtos gera custos.. 47.

(48)

(49) Considerações Finais  Busca de redução da confusão quanto ao conceito de     . Gestão da Cadeia de Suprimentos; Necessidade de ampliação da gestão para além das relações entre pares; Compreensão das atividades da GCS como processo de negócio; Apresentação de uma estrutura para implementação da GCS; Apresentação de indicadores de desempenho das atividades da GCS; Necessidade de aprofundamento de estudos quanto a aplicabilidade destes processos. 49.

(50) Referências Bibliográficas  BALLOU, R. H.; The evolution and future of logistics and supply chain       . management. IN: European Business Review, v.16, n.4, 2007. CROXTON, K. L.; GARCÍA-DASTUGUE, S. J.; LAMBERT, D. M.; ROGERS, D. L.; The supply chain management processes. IN: The International Journal of Logistic Management, v. 12, n.2, 2001. LAMBERT, D. M.; Supply chain management: process, partnerships, performance. 3 edição. Flórida: SCMI, 2008. LAMBERT, D. M.; The eight essential supply chain management processes. IN: Supply Chain Management Review, v.8, n.6, 2004. LAMBERT, D. M.; STOCK, J. R.; ELLRAM, L. M.; Fundamentals of logistics management. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 1998. LAMBERT, D. M.; TERRANCE, L. P.; Supply chain metrics. IN: The International Journal of Logistics Management, v.12, n.1, 2001. MABERT, V. A.; VENKATARAMANAN, M. A.; Special research focus on supply chain linkages: challenges for design and management in the 21st century. IN: Decision Sciences, v.29, n.3, 1998. MENTZER, J. T.; DeWITT, W.; KEEBLER, J. S; MIN, S.; NIX, N. W.; SMITH, C. D.; ZACHARIA, Z. G.; Defining supply chain management. IN: Journal of Business Logistics, 2001. 50.

(51) Prof. Me. Maico Roris Severino Curso de Engenharia de Produção Universidade Federal de Goiás – UFG Campus Catalão maico@pq.cnpq.br 51.

(52)

Referências

Documentos relacionados

De acordo com Vilhena, Novaes e Rocha (2008 apud ROCHA, VILHENA e NOVAES, 2009) esses momentos merecem atenção especial, pois os obesos podem tornar–se comedores

Luciana Guimarães Leal Sad faz referência ao Parecer PGE n.º 10.597, de 1999, por meio do qual se concluiu que "as caixas escolares não estão submetidas ao regime legal

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the