• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 002/2013, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS ESTÁGIO EXTRACURRICULAR SUPERVISIONADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 002/2013, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS ESTÁGIO EXTRACURRICULAR SUPERVISIONADO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL 002/2013, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS ESTÁGIO EXTRACURRICULAR SUPERVISIONADO

CENTRO DE ESTUDOS PROFESSOR SEVERINO SOMBRA DIREÇÃO DE ENSINO DO HUSF

E D I T A L

O Centro de Estudos Professor Severino Sombra (CESS) comunica aos alunos dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Severino Sombra que estarão abertas as inscrições para estágio extracurricular supervisionado e não remunerado, na Secretaria do Centro de Estudos do HUSF, no período de 01 a 18 de outubro de 2013. O número total de vagas por especialidade/público-alvo está definido no Anexo deste Edital.

I – DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÕES:

De 01 a 18/10/2013, de 09h00 às 11h00 e de 14h00 às 16h00, exceto sábados, domingos e feriados, no Centro de Estudos Professor Severino Sombra, no HUSF, Rua Vicente Celestino, 201 - Madruga - Vassouras – RJ; CEP: 27.700-000. Tel: 24-2471-8200 ou 2471-8133;

II – DA INSCRIÇÃO:

2.1 - As inscrições são gratuitas, devendo, o(a) aluno(a) apresentar:

α) Declação de matrícula nos Cursos de Graduação do Centro de Ciências da Saúde da USS no semestre letivo 2013.2;

β) Formulário próprio de inscrição devidamente preenchido – fornecido pelo CESS; χ) Fotocópia da Carteira de Identidade;

δ) 01 (uma) foto 3x4.

2.2 - Não poderão participar da seleção os (as) seguintes alunos (as) que, no ato da inscrição:

a) Já possuam vínculo ativo de estágio extracurricular no Centro de Estudos Severino Sombra (CESS);

b) Apresentarem alguma pendência financeira junto à Tesouraria ou documental junto à Secretaria Acadêmica de Graduação;

(2)

c) Tenham infringido o art. 218 do Regimento Geral da USS, sendo certo de que no ato da inscrição deverá ser apresentado Declaração da Secretaria Acadêmica de Graduação, que comprove a condição de não infração à referida norma regimental.

2.3 - Os (as) alunos (as) do Curso de Graduação de Medicina matriculados entre 9º período e 11º período só poderão pleitear as vagas de estágio no período noturno de segunda a sexta e as vagas noturnas e diurnas nos finais de semana. Assim, não será permitido a esses alunos pleitear vagas de plantões diurnos durante a semana.

2.4 - À exceção do descrito no item 2.3 acima, aos (as) alunos (as) do 12º período será permitido escolher vaga de plantão diurno de estágio extracurricular somente no seu “dia livre”, restando aplicável todas as regras estabelecidas acima.

2.5 - Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá ler atentamente o presente Edital, para conhecer as exigências e regras da Seleção. A inscrição implicará a completa ciência e expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

III – DA DATA E LOCAL DO EXAME DE SELEÇÃO

3.1 A seleção dos estagiários (as) será feita por avaliação, com conteúdos previamente estabelecidos e divulgados pelos respectivos Chefes de Clinicas e/ou Chefes de setores que constam do Anexo deste Edital e terá como propósito, detectar aptidão e habilidade para exercer com desembaraço as funções de estagiário.

3.2 Resta estabelecido ainda que as provas terão caráter classificatório e eliminatório, com pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

3.3 A preparação, o sigilo, aplicação e correção da prova de seleção serão de exclusiva responsabilidade dos Chefes de Clínica e Chefe de setores.

3.4 As provas serão realizadas no período de 04 a 08 de novembro de 2013. Até o dia 01 de novembro de 2013 será divulgado no quadro de aviso do CESS, o local e o horário de cada prova de acordo com a especialidade.

3.5 Os (as) candidatos serão considerados (as) aprovados (as) se obtiverem na avaliação, média igual ou superior a 7.0 (sete) e classificados em ordem decrescente para o preenchimento de vagas.

IV - DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO:

4.1 Realizadas todas as fases da seleção, a direção do CESS divulgará no quadro de aviso do CESS, o resultado final em ordem decrescente de pontuação.

4.2 O resultado será lavrado em Ata e de responsabilidade dos Chefes de Clinicas e ou Chefes de setores e encaminhado ao CESS para divulgação no prazo máximo de 48h (quarenta e oito) horas após a realização das provas, excluindo-se o dia de aplicação e

(3)

incluindo a data de término. Assim, o resultado final será divulgado no dia 11 de novmbro de 2013.

4.3 O (a) candidato (a) que pretender solicitar recurso de prova, terá o prazo de máximo de 24h (vinte e quatro horas) após a divulgação do resultado para fazer seu protocolo junto à direção do CESS, que definirá e julgará o mérito do pedido, ouvindo os setores responsáveis pela avaliação e a Assessoria Jurídica da Instituição.

4.4 Será também de responsabilidade dos chefes de Clinicas e /ou setores a distribuição dos aprovados (as) de acordo com a classificação para o preenchimento das vagas.

Em caso de empate, serão obedecidos aos seguintes critérios de desempate na ordem abaixo:

a) O (a) candidato (a) que pertencer à Liga Acadêmica referente à vaga que está concorrendo;

b) O (a) candidato (a) que tiver o maior coeficiente de rendimento global; c) O (a) candidato (a) que tiver a maior idade.

V - DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

5.1 Após o resultado final, os candidatos aprovados serão convocados através de correspondência eletrônica (e-mail) ou contacto telefônico, para comparecer ao CESS, no horário de 08h às 17h, a fim de assinar o Termo de Compromisso de Estágio.

5.1.1 A convocação será exclusivamente realizada pelo CESS, não sendo válidas para os fins de efetivo vínculo de estágio, quaisquer outras comunicações realizadas por outros setores do HUSF.

5.2 A atividade de estágio só poderá ser iniciada após a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio junto ao CESS.

5.3 O não pronunciamento e/ou o não comparecimento ao CESS dos convocados (as), no prazo máximo de 03 (três) dias úteis após o resultado final, será considerado como desistência da vaga, situação na qual o convocado será excluído do processo e será dado início à convocação do candidato subsequente.

5.4 Os (as) candidatos (as) aprovados (as) no concurso deverão participar do Estágio no período 06 (seis) meses (FEV./MAR./ABR./MAI./JUN. E JUL. 2014) a contar da data da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por mais 06 meses, apenas 50% das vagas definidas pelo chefe de clínica.

5.5 Os alunos poderão atuar como estagiários em apenas uma clínica. VI - DAS CONDIÇÕES DO ESTÁGIO

(4)

6.1.1 A carga horária semanal exigida será de 12h (doze horas), distribuídas de acordo com as normas previstas na Lei no. 11. 788/2008, que regulamenta os estágios dos estudantes, e de forma a atender às demandas das clínicas e rotinas constantes no Anexo do presente Edital.

6.2 – DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO:

6.2.1 As atividades do Estágio serão realizadas de acordo com as metas de cada setor onde o estudante encontra-se lotado e serão definidas por cada Chefe de Clínica e ou Chefe de Setor.

6.2.2 Até o 5º. (quinto) dia útil de cada mês, o estagiário deverá entregar no CESS o registro de frequência do mês anterior, devidamente preenchido e assinado pelo preceptor responsável e/ou chefe de clínica.

6.2.3 – A presença será controlada através do registro de sua assinatura no CFEEC (Controle de Frequência de Estágio Extracurricular). Os estagiários serão devidamente identificados através de crachá com nome e foto, fornecido pela Instituição.

6.2.4 O não comparecimento sem justificativa prévia ao plantão do estágio acarretará em desligamento automático do estágio conforme norma estabelecida por cada chefe de clínica e ou chefe de setor.

VII - DO CRONOGRAMA DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 7.1 – ATIVIDADES E DATAS

7.1.1 – INSCRIÇÕES: de 01/10/2013 a 18/10/2013

7.1.2 – REALIZAÇÃO DAS PROVAS: 04/11/2013 e 08/11/2013 7.1.3 – RESULTADO FINAL: 11/11/2013

7.1.6 – ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTAGIO: 13/11/2013 a 21/11/2013

7.1.7 – INICIO DO ESTÁGIO – 01/02/2014 7.1.8 – TÉRMINO DO ESTÁGIO – 01/08/2014

7.2 Os casos omissos e/ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Direção de Ensino do CESS em conjunto com a Assessoria Jurídica da FUSVE.

(5)

Profa. Sandra Maria B. W. Vilagra Diretora de Ensino do HUSF

ANEXO: Quadro de Vagas

SERVIÇO – Ginecologia e Obstetrícia do HUSF

Nº.de Vagas – 09

Público Alvo – Acadêmicos do Curso de Medicina a partir do 9º período

Conteúdo Programático Para Prova: assistência Pré-natal, Hipertensão Arterial na Gravidez, Tumores Malignos e Benignos da Mama, Patologia do Corpo e Colo Uterino, DST/AIDS em ginecologia e na gravidez, Hemorragias do 1º trimestre (aborto, prenhez ectópica e doença trofoblástica gestacional), Hemorragias do 3º trimestre (descolamento prematuro da placenta e placenta prévia), Climatério, Síndrome dos Ovários Policísticos – SOC, Planejamento Familiar, Assistência Clínica ao Parto de Partograma, Diabetes na Gestação, Pré e Pós Maturidade do Concepto, Puerpério Fisiológico, Patológico e Amamentação, Parto Operatório.

SERVIÇO – Emergência HUSF

Nº.de Vagas – 09

Público Alvo – Acadêmicos do Curso de Medicina a partir do 5º período

Conteúdo Programático Para Prova: Emergência e Urgências Hipertensivas, Distúrbios Hidroeletrolitico, Arritmias Cardíacas, Síndrome Coronariana Aguda e ACLS.

SERVIÇO – Clínica Cirúrgica / Cirurgia Geral HUSF

Nº.de Vagas – 09

Público Alvo – Acadêmicos do Curso de Medicina a partir do 5º período, membros da Liga de Cirurgia Geral e Técnica Cirúrgica.

Conteúdo Programático Para Prova: Emergência: Avaliação inicial do politraumatizado, Trauma abdominal, Trauma torácico, Abdome agudo. Rotina: Pré e pós-operatório, Complicações Cirúrgicas, Cicatrização, Infecção e Cirurgia, Hérnia Inguinal.

SERVIÇO – Unidade de Terapia Intensiva do HUSF

Nº.de Vagas – 09

(6)

Conteúdo Programático Para Prova: Problemas Éticos na UTI, Introdução à sirs, Sepse, Sepse Severa, Falência Orgânica Múltipla, Choque Circulatório, Emergência Hipertensivas, Insuficiência Respiratória Aguda, Princípios Para o Suporte Ventilatório, Infecção Respiratória na UTI, Complicações Agudas do Diabetes, Dor Torácica Aguda, Hipertensão Intra-abdominal, Sínd. Compartimental e Abdominal, Disfunção da Coagulação na Sepse.

SERVIÇO – Radiodiagnóstico

Nº.de Vagas – 06

Público Alvo – Acadêmicos do Curso de Tecnólogo em Radiologia a partir do 3º. Período

Conteúdo Programático Para Prova: Incidências radiológicas básicas e Complementares, Exames contrastados, Física das radiações, radioisótopo.

SERVIÇO – Pediatria

Nº.de Vagas – 09

Público Alvo – Acadêmicos do Curso de Medicina a partir do 8º período

Conteúdo Programático Para Prova: Infecção de Vias Aéreas Superiores (IVAS), Pneumonia, Bronquiolite, Meningite, Laringite, Reanimação Neonatal, Convulsão e Diarreias.

SERVIÇO – Enfermagem

Nº.de Vagas – 25

05 alunos de Graduação em Enfermagem20 alunos do curso Técnico em Enfermagem

Publico Alvo - Acadêmicos do Curso Técnico em Enfermagem e acadêmicos do Curso de Graduação de Enfermagem a partir do 7º. Período

Conteúdo Programático Para Prova: Conhecimentos Específicos: Legislação e Portarias. Legislação do Exercício da Enfermagem. Técnicas básicas de enfermagem: sinais vitais, higiene, conforto, preparo e desinfecção do leito, transporte, enteroclismas, tratamento de feridas e curativos, oxigenoterapia e nebulização, hidratação, coleta de material para exames laboratoriais, ataduras, aplicações quentes e frias, cuidados com a pele, sondagens e drenos, procedimentos pós-morte, prontuário e anotação de enfermagem. Central de material esterilizado: objetivos, métodos e procedimentos específicos de preparo, desinfecção e esterilização de materiais. Enfermagem obstétrica e ginecológica. Enfermagem neonatal e pediátrica. Enfermagem em saúde pública: Programas de atenção à saúde da mulher, criança, adolescente, prevenção, controle e tratamento de doenças crônico-degenerativas, infectocontagiosas, doenças sexualmente transmissíveis, Prevenção e Promoção a Saúde. Educação para o autocuidado. Enfermagem geral

(7)

– introdução à enfermagem; assistência de enfermagem a pacientes adultos com problemas clínicos, cirúrgicos; assistência de enfermagem em saúde mental, assistência de enfermagem à criança; assistência de enfermagem à mulher, assistência de enfermagem ao idoso. Procedimentos técnicos de enfermagem – enfermagem na administração de medicamentos; técnicas básicas de enfermagem. Assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. Biossegurança nas Ações de Saúde. Classificação de artigos e superfícies hospitalares aplicando conceitos e princípios de assepsia, anti-sepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização. Preparação e acompanhamento de exames diagnóstico. Atuação nos programas do Ministério da Saúde.

SERVIÇO – UDT

Nº.de Vagas – 09

Público Alvo – Membros da Liga de Cardiologia Prof. Paulo Dias da Costa – UDT.

Conteúdo Programático Para Prova: Avaliação da Dor Torácica / Apostila da UDT/ Síndrome Coronariana Aguda.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

LISTA DE FIGURAS Figura 01 – Mapa hidrográfico da bacia do Rio Preto20 Figura 02 – Unaí: município da RIDE29 Figura 03 – Eficiência no uso da água para irrigação36 Figura 04

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a