• Nenhum resultado encontrado

SELO ACADÊMICO. Falsificação, uma realidade. Autenticação, uma necessidade!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELO ACADÊMICO. Falsificação, uma realidade. Autenticação, uma necessidade!"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

• Atualmente, para se conseguir uma vaga de trabalho - quer seja em função pública ou empresa privada - o mercado de trabalho exige a comprovação de conclusão de curso em nível superior. Poucos são os empregos que não exigem tal formação!

• Acreditamos que essa disputa por melhores e poucas oportunidades de emprego esteja sendo a causa do crescente número de fraudes em documentos emitidos pelas Instituições de Ensino, em especial em diplomas e certificados.

• Utilizando-se de ferramentas de alta tecnologia - com o objetivo de gerar segurança às Instituições de Ensino de modo geral (Ensino Regular; Técnico-Profissionalizantes; Graduação em Nível Superior; Pós-Graduação; Especialização; entre outras) - a SUPRECARD desenvolveu um SELO DE SEGURANÇA, denominado SELO ACADÊMICO (Patente Requerida), com uma série de elementos de proteção.

O SELO ACADÊMICO e seu SOFTWARE DE GERENCIAMENTO, possibilitam o efetivo controle e a autenticação de qualquer documento (certidões, diplomas, certificados, histórico escolar, entre outros), vinculando o aluno e a Instituição de Ensino ao documento por ela emitido, bem como disponibilizando – VIA INTERNET – uma área para

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Falsifica

(2)

A SUPRECARD está há mais de 14 anos no mercado de identificação pessoal, brindes corporativos e produtos personalizados.

• Aliando tradição, competência, tecnologia e inovação, apresenta soluções inteligentes e proporciona a todos os seus clientes conforto, economia e segurança.

• Nossa meta principal é encontrar soluções práticas e eficientes, que facilitem o dia-a-dia e superem todas as expectativas de nossos clientes, desenvolvendo e oferecendo novos produtos. • A SUPRECARD utiliza sempre os melhores materiais na

confecção de seus produtos e nosso BureauBureau oferece várias

soluções, utilizando as mais avançadas tecnologias de segurança.

SOLU

SOLU

Ç

Ç

ÕES DE SEGURAN

ÕES DE SEGURAN

Ç

Ç

A E IDENTIFICA

A E IDENTIFICA

Ç

Ç

ÃO

ÃO

Hist

(3)

A Deals Solutions, há mais de 15 anos mercado, é pioneira no desenvolvimento de softwares e soluções em tecnologia para o gerenciamento operacional de atividades, automatizando e atuando nos mais diversos segmentos.

• Objetivando solucionar com eficiência os problemas operacionais cotidianos dos seus clientes, desenvolveu softwares que hoje são a base operacional de alguns deles.

• Motivada pela inovação e utilizando-se dos mais avançados produtos da área de segurança e dos mais modernos recursos de informática, aliou-se à SUPRECARD para criar um Sistema que une tecnologia de última geração e conhecimentos profundos na

Autenticação, Emissão e Gestão de Documentos.

SOLU

SOLU

Ç

Ç

ÕES EM SOFTWARES DE SEGURAN

ÕES EM SOFTWARES DE SEGURAN

Ç

Ç

A

A

Hist

(4)

• Tendo em vista o alto índice de falsificações em documentos acadêmicos, o que evidencia a audácia de indivíduos que comercializam diplomas fabricados clandestinamente e a irresponsabilidade daqueles que deles fazem uso, dizendo-se habilitados aos exercícios das funções - que sequer sabem os princípios básicos - e, em profundo respeito a todos os docentes e discentes que compõem o corpo acadêmico das Instituições de Ensino de nosso país, criamos um produto inovador, denominado SELO ACADÊMICO(patente requerida). • O objetivo deste produto é garantir às Instituições de Ensino

maior segurança e rigoroso controle na emissão de seus documentos.

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Autenticando Documentos

Autenticando Documentos

APRESENTA

(5)

O SELO ACADÊMICO é composto por tarja holográfica, campos destinados à identificação (órgão emissor e dados do aluno); faca de segurança; número de lote; linhas aleatórias; vinheta e cores laranja, sépia, marrom e UV, que impossibilitam a reprodução através de xerocópias ou copiadoras afins.

PATENTE REQUERIDA

Ressalta-se que o objetivo desta patente é resguardar a PROTEÇÃO a que se destina o Selo, ou seja, impedir que ele seja fabricado indiscriminadamente por pessoas não autorizadas, desabilitadas e/ou mal intencionadas, o que tornaria este advento ineficaz.

O reconhecimento dos documentos através da utilização do SELO ACADÊMICO, garantirá aos órgãos emitentes tranqüilidade e comprovação, capacitando-os a denunciarem irregularidades e a reconhecerem efetivamente seus portadores.

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Autenticando Documentos

Autenticando Documentos

CARACTER

(6)

Todo este aparato de segurança busca satisfazer as necessidades dos órgãos emissores no quesito “PROTEÇÃO DE DOCUMENTOS” e impedir a reprodução de documentos através de meios gráficos e/ ou reprográficos (fotocópias, scanners e copiadoras ), bem como qualquer outro meio clandestino de falsificações.

Veja porque o SELO ACADÊMICO oferece segurança:

HOLOGRAFIA : Imagem gerada a laser que apresenta um efeito bi ou tridimensional e de movimento, conforme o ângulo de observação e da incidência da luz. Esse tipo de imagem não permite reprodução por meios gráficos ou reprográficos. É uma película plástica metalizada, contendo imagens holográficas em dimensões 2D/3D padrão, em que dois ou mais planos bidimensionais são sobrepostos, criando o efeito de tridimensionalidade (paralaxe). O Holograma incorpora elementos específicos para dificultar falsificações, como dispositivos de difração óptica variável e são aplicados através do processo de hotstamping, aplicação que ocasiona a fundição da película com a superfície em que foi aplicada, dificultando sua remoção sem destrui-la.

VINHETA: Faixa decorativa com linhas e imagens personalizadas, que dificultam sua reprodução por meios gráficos e por escaneamento, complementando os demais itens de segurança.

FACA DE SEGURANÇA: Aparato que utiliza cortes pequenos e cruzados, dispostos no interior do selo. Observação: O selo se rasgará se alguém tentar removê-lo do documento, evidenciando, dessa maneira, a tentativa da violação.

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Autenticando Documentos

Autenticando Documentos

CARACTER

(7)

IMPRESSÃO DE FUNDO COM TINTA INVISÍVEL UV : Tinta de segurança com propriedades especiais para uso em impressos e documentos de segurança, cuja visualização somente é possível à luz ultravioleta.

NUMERAÇÃO COM DÍGITO VERIFICADOR: Numeração seqüencial de seis dígitos, acrescido de um dígito verificador randômico, que pode ou não ser associado a um código de barras, contribuindo para se rastrear o processo e auxiliar na autenticidade do selo.

GUILHOCHE: Ornamento geométrico composto de linhas cruzadas ou entrelaçadas simetricamente sob fundo reticulado para dificultar sua reprodução.

MICRO-LETRAS NEGATIVAS OU POSITIVAS COM FALHA TÉCNICA: Micro-letras são caracteres gráficos em corpo diminuto, na faixa dos décimos de milímetros, cuja visualização não é possível sem o auxilio de aparelhos ópticos de aumento. Normalmente, têm a aparência de linhas, quando vistas a olho nu.

A Falha Técnica corresponde a um erro proposital em texto, letras ou desenhos aplicados no documento, com o objetivo de facilitar sua identificação por número restrito de pessoas. Pode ser Negativa (caracteres vazados) ou Positiva (caracteres preenchidos).

Em resumo, podemos observar que o SELO ACADÊMICO possui: • Identificação imediata da originalidade e autenticidade; • Sistema de Lacre;

• Garantia na idoneidade das informações prestadas pelo órgão emissor; • Rastreamento;

• Campos destinados à identificação do órgão emissor, do aluno e do curso.

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Autenticando Documentos

Autenticando Documentos

CARACTER

(8)

• Para ratificar a integridade e validade dos documentos autenticados, desenvolvemos o SOFTWARE SELO ACADÊMICO que completa a eficiência do produto. O Software possibilita a qualquer interessado consultar o documento, via internet, através do Site/Home Page da Instituição de Ensino que o emitiu.

Com o SOFTWARE SELO ACADÊMICO é praticamente impossível um documento ser considerado válido caso a Instituição que o emitiu não compactue com essa informação.

• Desenvolvido em ambiente 100% WEB, combina recursos tecnológicos de última geração, garantindo a segurança das informações por ele armazenadas.

• A acessibilidade é garantida de forma muito simples e segura, pois - através de qualquer dispositivo que se conecte à Internet - é possível consultar a validade de qualquer documento emitido por uma Instituição de Ensino.

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Validando Documentos

Validando Documentos

APRESENTA

(9)

O SOFTWARE SELO ACADÊMICO opera em ambiente 100%WEB, conferindo a ele características de segurança e acessibilidade muito superiores, quando comparado a qualquer outro aplicativo de controle, desenvolvido em linguagens de programação tradicionais com armazenamento local. Veja abaixo algumas das características que o tornam uma ferramenta indispensável no controle e autenticação dos documentos emitidos pela Instituição de Ensino:

ARMAZENAMENTO DE DADOS REMOTO: O Banco de Dados não é instalado fisicamente em nenhum computador dentro da Instituição de Ensino, impedindo assim o acesso às informações por funcionários ou mesmo alunos não autorizados, pois o armazenamento é feito em um

Data Center Profissional, que conta com todos os recursos de segurança

disponíveis atualmente no mercado em tempo integral (vinte e quatro horas por dia, durante os sete dias da semana).

DISPONIBILIDADE DE INFORMAÇÕES GARANTIDA (24h/dia - 99,9%): O armazenamento, baseado em servidores “Web” de última geração, disponibiliza os dados e operações com os mais completos recursos humanos e materiais, oferecendo um ambiente redundante, impedindo assim a indisponibilidade do serviço em decorrência de falhas de hardware e/ou software. O sistema oferece, também, alimentação de energia contínua; backup automático de dados; mão-de-obra especializada para administração e manutenção dos recursos físicos e lógicos da operação.

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Validando Documentos

Validando Documentos

CARACTER

(10)

DISTRIBUIÇÃO DE SELOS CONTROLADA : Os selos são distribuídos em lotes controlados, impossibilitando seu extravio e utilização indevida por terceiros. Uma vez que um lote de selos é vinculado à Instituição de Ensino, somente ela poderá validá-los e utilizá-validá-los para registrar seus documentos.

CONTROLE TOTAL NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS: Um SELO ACADÊMICO só poderá ser emitido através de seu Software de Gerenciamento (SOFTWARE SELO ACADÊMICO). Assim, todas as informações referentes ao documento emitido pela Instituição de Ensino ficarão armazenadas em seu sistema de arquivo , possibilitando o controle da operação realizada, através da consulta e impressão de relatório, no qual estarão disponíveis os seguintes itens: 1- Tipo do documento emitido (dia, hora e local de emissão); 2- Valor cobrado; 3- Dados do aluno (nome, registro acadêmico e curso); 4- Funcionário responsável pela emissão do documento; 5- Validação do selo e sua numeração.

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Validando Documentos

Validando Documentos

CARACTER

(11)

AMPLA SEGURANÇA CONTRA FRAUDES E FACILITADORES: O nível de segurança alcançado através desta inovação, torna o SELO ACADÊMICO um item de segurança indispensável, pois cada Selo Acadêmico emitido é vinculado a uma chave de validação (Validation key) alfanumérica não seqüencial, que se torna visível (via código de barras) somente na hora da impressão do selo. Caso o código de barras não seja lido/impresso no momento da validação do selo, este será cancelado (observação: Um Selo Acadêmico cancelado não poderá ser reaproveitado!). Outro fator importante, é que um novo selo não poderá ser impresso , caso o selo de numeração anterior não tenha sido “validado” ou “cancelado” , impedindo o desvio de selos ou sua inutilização sem o efetivo controle. Toda operação realizada será registrada automaticamente pelo Sistema.

TECNOLOGIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO, “MURALHAS” CONTRA A FALSIFICAÇÃO: Os falsificadores enfrentarão sérios problemas para tentar falsificar qualquer documento protegido pelo SELO ACADÊMICO/SOFTWARE SELO ACADÊMICO, pois eles terão que :

• 1º Falsificar os recursos gráficos e tecnológicos empregados no Selo Acadêmico (vide slides anteriores);

• 2º Invadir um sistema WEB totalmente seguro (que utiliza os mesmos recursos dos principais sites de bancos brasileiros);

• 3º Descobrir um selo que ainda não foi utilizado e sua chave de validação (uma vez que os lotes são distribuídos aleatoriamente entre as Instituições de Ensino) e, ainda, terão que alterar os dados cadastrais do documento e disponibilizá-los para consulta;

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Validando Documentos

Validando Documentos

CARACTER

(12)

SELO ACADÊMICO

SELO ACADÊMICO

Validando Documentos

Validando Documentos

CARACTER

CARACTERÍ

Í

STICAS OPERACIONAIS

STICAS OPERACIONAIS

1- Emissão de Documentos:

Atestados, Certificados, Diplomas, entre outros

documentos.

2- Selo Acadêmico

Autentica o Documento, vinculando ALUNO + INST.ENSINO + DOCUMENTO

3- Selo Acadêmico

Validação do Documento Registra no Software e disponibiliza

as informações para consultas via Internet (site da Instituição)

4- Diferenciação no Mercado

Aluno e Instituição de Ensino com mais credibilidade no

mercado de trabalho.

5- FIM DAS FALSIFICAÇÕES

Acesso fácil para confirmar a autenticidade da capacitação do

profissional, através do site da Instituição de Ensino

6- SITE DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Disponibiliza consultas para confirmar a validade de qualquer

documento emitido, de forma extremamente simples e segura,

a qualquer interessado

7- DATA CENTER (Dados Seguros)

Todas as informações ficam em um moderno e seguro ambiente de armazenamento de dados

(13)

Referências

Documentos relacionados

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

Os Campos de Férias/ATL da JFSS (adiante designada CF/ATL JFSS) dirige-se á satisfação de necessidades de lazer, à ocupação de crianças cujas férias letivas

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

Promover medidas judiciais e administrativas visando responsabilizar os causadores de poluição ou degradação ambiental e aplicar as penalidades administrativas previstas em

Esse tipo de teste relaciona-se com este trabalho pelo fato de que o servidor OJS será instalado e configurado pelo autor deste trabalho, ou seja, informações como sistema