• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 1

Aluno(a): Nº

Ano: 2º Turma: Data: 07/03/2018 Nota:

Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: Formação da população brasileira/Crescimento

populacional/Teorias demográficas/Estrutura etária da população/Estrutura da população econômica e a PEA/Indicadores sociais/Movimentos migratórios e as imigrações.

1ª Questão: No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, também conhecidos como “mocambos”, “comunidades negras rurais”, “quilombos contemporâneos”, “comunidades quilombola” ou “terras de preto”, constituem um património territorial e cultural inestimável e em grande parte desconhecido pelo Estado, pelas autoridades e pelos órgãos oficiais. Muitas dessas comunidades mantêm ainda tradições que seus antepassados trouxeram da África, como a agricultura, a medicina, a religião, a mineração, as técnicas de arquitetura e construção, o artesanato, os dialetos, a culinária, a relação comunitária de uso da terra, dentre outras formas de expressão cultural e tecnológica.

(Adaptado de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, Territórios das comunidades remanescentes de antigos quilombos no Brasil. Primeira configuração espacial. 2.a ed., Brasília: Editora Mapas, 2000, p.10.) a) Tomando como referência o texto acima, discuta o significado do reconhecimento de territórios quilombolas como possibilidade de manutenção das tradições culturais africanas.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Que tradições trazidas pelos antepassados africanos foram mantidas nas comunidades remanescentes de quilombos? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2018

(2)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 2

2ª Questão: No Brasil dos anos 60, havia os profetas da catástrofe demográfica, que acreditavam que o país chegaria ao final do século XX com cerca de 205 milhões de habitantes. Mas o Censo de 2000 revelou que a população brasileira não chegou aos 170 milhões. Não se trata de uma população pequena (o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo), e as projeções da ONU indicam para 2050 uma população nacional de 247 milhões, mas com um ritmo de crescimento francamente declinante. (BRITO, F.; CARVALHO, J. A. M. "Somos um país de jovens?" In: Albuquerque, E. S. (org.). Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005. p. 183. Adaptado.) Com base no enunciado e em seus conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa incorreta. a) As mudanças demográficas são afetadas não apenas por fatores socioeconômicos, mas também culturais, como demonstra a inserção das mulheres no mercado de trabalho, que contribuiu para a queda da taxa de fecundidade.

b) As previsões sobre o crescimento demográfico brasileiro não se confirmaram devido à ampla aceitação encontrada pelos métodos contraceptivos artificiais no país, o mesmo não acontecendo na maioria dos países do mundo, onde as tradições religiosas fizeram com que as projeções dos anos 60 fossem confirmadas.

c) A entrada de imigrantes nunca foi tão importante quanto se costuma pensar para a determinação das taxas de crescimento demográfico do Brasil, pois o crescimento vegetativo sempre foi preponderante nesse sentido.

d) Até 1960, a migração campo-cidade contribuiu para o crescimento vegetativo da população, porque a natalidade era alta nas cidades e porque melhorou o acesso dos pobres aos serviços de saúde e de saneamento básico. A partir dessa época, a urbanização favoreceu a queda da natalidade, devido ao aumento da escolaridade e aos altos custos de moradia.

e) O fenômeno descrito no texto está ligado ao envelhecimento da população brasileira, já que a queda da mortalidade e da taxa de fecundidade são processos que constituem a chamada "transição demográfica".

3ª Questão:

(Banco Mundial, 2001.)

a) Em que nível de ensino está a grande diferença entre os países latino-americanos e os asiáticos? O que isso significa?

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ b) Brasil e China são semelhantes na extensão territorial, nas disparidades regionais e no recebimento de investimentos estrangeiros. Compare os resultados apresentados por estes países, nos três níveis de ensino, indicando dois aspectos que favorecem o maior desenvolvimento econômico chinês, na atualidade. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 3

4ª Questão: O Brasil passa por um momento de profundas mudanças na sua estrutura populacional.

Compreender a dinâmica da população é um caminho para elaboração de políticas públicas demográficas e econômicas para melhoria da população. Logo, a pirâmide em foco nos leva à reflexão de que:

I) o estreitamento na base revela a redução da quantidade de jovens (0 a 19 anos) no conjunto da população, devido às quedas nas taxas de natalidade. A queda acentuada dessa taxa deu-se a partir da década de 1960. As mudanças no foco econômico da produção, a concentração da população nas cidades, as mudanças no padrão cultural, da inserção da mulher no mercado de trabalho, dos diversos métodos anticonceptivos, o elevado custo para criação e educação de filhos têm-se tornado um fator econômico inibidor. ( )

II) o alargamento no topo mostra, por sua vez, o aumento da população idosa (60 anos ou mais), consequência de menor taxa de mortalidade e do aumento da expectativa de vida. O aumento da longevidade dos brasileiros acentuou as discussões na reforma da Previdência Social e um novo olhar sobre o mercado de consumo dessa população: academias de ginástica, atividades recreativas, cursos de língua e o setor de turismo. Também se percebe o predomínio da população adulta na faixa de 20 a 59 anos como força de trabalho produtiva do país.( )

III) os primeiros dados do Censo de 2010, divulgados pelo IBGE, confirmam a tendência de redução do ritmo de crescimento da população brasileira e que o país se encontra num estágio avançado da sua transição demográfica. ( )

Estão correto(os) a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

5ª Questão: Os gráficos abaixo representam a composição da população brasileira, por sexo e idade, nos anos de 1990 e 2013, bem como sua projeção para 2050. Observe que, para cada ano, está destacado o percentual da população economicamente ativa (PEA).

(4)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 4

www.ibge.gov.br

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, atenda ao que se pede.

a) Na atualidade, o Brasil encontra-se no período denominado “janela demográfica”. Caracterize esse período. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Analise a pirâmide etária de 2050 e cite duas medidas que poderão ser tomadas pelo governo brasileiro para garantir o bem-estar da população nesse contexto demográfico. Explique.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 6ª Questão: Observe o gráfico a seguir, que trata da proporção de migrantes na população total por regiões brasileiras.Com base no gráfico, julgue as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(5)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 5

I)A região Centro-Oeste apresenta o maior percentual de migrantes na formação de sua população, o que se deve principalmente à atração exercida pelo Distrito Federal e pela expansão da fronteira agrícola, que tornou a região fonte de forte atração populacional. ( )

II) O processo de integração do território nacional configurou o Nordeste como a região de perdas tanto demográficas como econômicas, que ainda tem como principal destino dos seus migrantes a região Sudeste.( ) III)A política de povoamento e de integração da Amazônia, implantada pelos militares nos anos de 1970, transformou essa região numa área de expansão do capital e da fronteira agrícola, que passou a ser um dos principais destinos dos migrantes nordestinos e sulistas, daí a importância numérica dos migrantes na composição de sua população. ( )

IV) O processo de desindustrialização ocorrido nas últimas décadas na região Sudeste fez com que essa região perdesse totalmente a liderança na atração de migrantes para as regiões Norte e Centro-Oeste, além de ser hoje uma região que não perde população devido a migração de retorno.( ) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – F. b) V – F – F – V.

c) F – V – V – V. d) F – V – V – F. e) V – F – F – F.

7ª Questão: A figura abaixo mostra a distribuição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, por unidade da federação, no ano de 2013. Observe-a e responda.

a) Quais são as duas unidades federativas com os melhores IDHs? Quais são as duas unidades federativas com os piores IDHs?

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ b) O que o IDH mede? Quais são os seus três principais componentes? _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________

(6)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 6

8ª Questão:

Censo Demográfico. Fecundidade e Mortalidade Infantil. IBGE

Observando o gráfico ao lado, relativo à taxa de fecundidade da mulher brasileira, considere as afirmações a seguir.

I) A diminuição dessas taxas deve-se à crescente participação das mulheres em trabalhos extradomiciliares.( )

II) A tendência apresentada pelo gráfico induz à necessidade de planejamentos na área de saúde e previdência social, para o atendimento à demanda maior de idosos no conjunto total da população brasileira.( )

III) A dinâmica populacional brasileira está tendendo à transição demográfica avançada, com moderado crescimento populacional.( ) Assinale

a) se apenas I estiver correta. b) se apenas II estiver correta.

c) se apenas I e II estiverem corretas.

d) se apenas II e III estiverem corretas. e) se I, II e III estiverem corretas.

9ª Questão:

Théry et al., Atlas do Trabalho Escravo no Brasil, 2009

Considere o “trabalho análogo à escravidão” no meio rural brasileiro.

a) Indique dois elementos que caracterizam essa condição de trabalho. Explique.

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ ____________________________________ b) Identifique as três Regiões Administrativas do país em que há maior área de concentração desse fenômeno e indique duas atividades significativas nas quais os trabalhadores, submetidos a essa condição, estão inseridos.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(7)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 7

10ª Questão:

Grandes Regiões – Taxa de Fecundidade Total – 2000-2010

Censos demográficos 2000/2010, IBGE Com base na tabela acima, a respeito da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A população brasileira, a despeito dos avanços sociais dos últimos anos, apresenta ainda um padrão de “explosão demográfica”, com elevado número de filhos por mulher. A taxa de fecundidade elevada se justifica pelos baixos índices de escolaridade, principalmente a feminina.

b) Desde o censo de 1991, nota-se uma tendência de queda da taxa de fecundidade no Brasil. Entretanto nas regiões, em que há maiores índices de pobreza e menores índices de escolaridade, isso não ocorreu.

c) O Brasil tem contrariado o padrão demográfico de países que vivenciaram o processo de urbanização, como os EUA, Canadá e os da Europa Ocidental. Esse fato pode ser confirmado pela taxa elevada de fecundidade em todo o país.

d) A queda das taxas de fecundidade tem se mostrado como uma tendência nacional. De um modo geral, a queda acompanha as transformações socioeconômicas das últimas décadas.

e) Os programas sociais de transferência de renda, como o “Bolsa família”, têm sido um forte estímulo para o aumento da taxa de natalidade, principalmente nas áreas em que há maiores índices de população rural, como nas regiões Norte e Nordeste.

11ª Questão:

I)Milhares de pessoas fazem fila para vaga de emprego no Vale do Anhangabaú (São Paulo), em novembro de 2015.

II)A velocidade de destruição de empregos formais registrada em 2015 (menos 1,64 milhão de vagas) se destaca das crises anteriores. Em 2016, o forte movimento de demissão nos empregos formais deve prosseguir. Para janeiro, projeta-se a destruição de 170 mil vagas. Embora seja esperada leve retomada sazonal de contratações após o Carnaval, em fevereiro e março, a projeção é de perda líquida de 2,2 milhões de vagas no ano. Enquanto em 2015 as demissões ocorreram na construção civil e na indústria de transformação, em 2016 serão os setores de comércio e serviços os mais atingidos (...).

Somados, são setores que empregam mais de 70% da força de trabalho.

Adaptado de BARREIRA, Tiago Cabral, Boletim Macro IBRE, FGV, fev. 2016, p. 9. A partir desse cenário de crise, analise as afirmações a seguir sobre as mudanças na dinâmica do mercado de trabalho.

I) A perda da capacidade de consumo das famílias brasileiras e o aumento da inadimplência são fatores que, somados, deverão ampliar o desemprego nos setores de comércio e serviços.

II) A forte e rápida queda dos empregos formais tende a ser acompanhada pela expansão do trabalho informal e por conta própria, como medidas emergenciais para enfrentar a crise do mercado de trabalho.

(8)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 8

III) A diminuição dos rendimentos médios da economia e a proteção do salário pela legislação trabalhista concorrem para a demissão de trabalhadores de maior remuneração, repostos por novos de menor salário.

Está correto o que se afirma em a) I, apenas.

b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. 12ª Questão: Analise a charge.

Sobre o processo de produção do espaço urbano e o acesso à moradia no Brasil, é correto afirmar que a) ao longo de nossa história não houve necessidade de políticas específicas para a habitação, visto que o processo natural de produção do espaço urbano brasileiro vem criando oportunidade de moradia para todos.

b) as políticas sociais de assistência à moradia promovidas pelo Estado vêm historicamente garantindo acesso à moradia à população brasileira de alta renda. c) a dinâmica de oferta de moradia, comandada pelo mercado imobiliário, vem proporcionando acesso à moradia para todas as classes sociais, inclusive aquelas de baixa renda.

d) o processo de urbanização, ao ser dado sob a lógica capitalista, produziu uma intensa especulação imobiliária, que vem restringindo o acesso à moradia para a população pobre.

e) os movimentos sociais que lutam por moradia nas cidades reivindicam um direito que não é previsto pela Constituição do país.

13ª Questão: Os dados dos gráficos a seguir foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito da população nas cinco grandes regiões brasileiras. O primeiro gráfico mostra a distribuição da população brasileira, em milhões de habitantes e, o segundo, mostra o percentual da população que reside em domicílios urbanos sem saneamento básico adequado.

(IBGE/PNAD, 2007 Disponível em: http://www.ibge.com.br. Considerando as informações dos gráficos, a região que concentra o menor número absoluto de pessoas residentes em áreas urbanas sem saneamento básico adequado é a Região

a) Norte. b) Nordeste. c) Sudeste.

(9)

1ª PP de Geografia / 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 9

14ª Questão:

População urbana segundo os níveis de renda

(Department of Economic andSocialAffairs.World urbanization prospects, 2015. Adaptado.)

Avaliando o gráfico ao lado e considerando os conhecimentos acerca do espaço urbano no mundo contemporâneo, é correto afirmar que

a) o nível de urbanização tende a se estabilizar com o aumento da renda.

b) o desenvolvimento econômico não constitui uma condição necessária para a urbanização.

c) os países com pequena população tendem a se localizar entre aqueles com baixa urbanização.

d) o aumento na taxa de urbanização de um país ocorre atrelada à mudança em seu nível de renda.

e) as taxas de urbanização entre países com mesma renda apresentam baixa variação.

15ª Questão: A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem. (SCARLATO, F.C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J.L.S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.)

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a)

a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.

b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.

c) permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais. d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.

Referências

Documentos relacionados

O modelo GL (GLobal solar radiation) de estimativa de radiação solar por satélite roda operacionalmente no CPTEC/INPE. Até 2009 foi realizada uma primeira tarefa

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”