• Nenhum resultado encontrado

Fitoterápicos Como Fonte de Iodo. Fontes Naturais de Iodo Utilizadas no Tratamento de Disfunções da Tireoide e que Auxiliam na Perda de Peso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fitoterápicos Como Fonte de Iodo. Fontes Naturais de Iodo Utilizadas no Tratamento de Disfunções da Tireoide e que Auxiliam na Perda de Peso"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fitoterápicos Como Fonte de Iodo

Fontes Naturais de Iodo Utilizadas no Tratamento de

Disfunções da Tireoide e que Auxiliam na Perda de Peso

(2)

Iodo

Fontes de Obtenção, Importância e Consequências da Deficiência

Importância

O iodo é um elemento químico, sendo um micromineral nutriente para o organismo, presente no mar e no solo na forma de íons. São encontrados apenas traços deste componente no organismo humano, pois sua única função é participar da síntese de hormônios tireoidianos. É obtido primariamente através da alimentação, mas pode estar presente também em alguns medicamentos (Lee, 2010). Sabe-se que no mundo inteiro o solo presente em amplas áreas geográficas apresenta deficiência de iodo e aproximadamente 29% da população mundial vive nessas áreas. Por isso, se faz necessária a adição do iodo à fontes

de água e também a produtos alimentícios. Atualmente, a suplementação deste composto se dá frequentemente através de sua incorporação no sal de cozinha, pois este é um processo de baixo custo e é um produto de consumo uniforme entre as diferentes camadas sociais. Recomenda-se um consumo diário de iodo, o qual varia entre 110 a 290 mcg/dia, dependendo da idade e da condição do indivíduo (Lee, 2011).

Consequências da Deficiência de Iodo

Quando presente no organismo, o iodo se concentra na glândula tireoide, alcançando-a através da circulação. Os átomos de iodo são incorporados nas moléculas dos hormônios T3 e T4, essenciais para o desenvolvimento neuronal e sexual, crescimento, regulação da taxa metabólica, aquecimento corporal e energia. A deficiência deste elemento pode prejudicar a síntese destes hormônios e também pode afetar a dimensão da glândula tireoide, levando ao bócio e outras desordens, como o cretinismo, diminuição da taxa de fertilidade, aumento da mortalidade infantil e retardo mental (Lee, 2011).

Bócio

O aumento da dimensão da glândula tireoide, conhecido como bócio, ocorre como um processo adaptativo à deficiência de iodo no organismo. O bócio pode se tornar nodular, levando ao surgimento de nódulos autônomos com secreção de hormônios independente dos níveis de TSH, e este processo pode levar à ocorrência do hipertireoidismo (Lee, 2011).

Hipotireoidismo

Quando a deficiência de iodo é mais severa há um decaimento na produção dos hormônios tireoidianos, e em consequência, pode haver o desenvolvimento do hipotireoidismo, o que leva ao aparecimento de sintomas como decréscimo da atividade cerebral e da frequência dos batimentos cardíacos, sonolência e maior deposição de líquidos no corpo. No entanto, o cretinismo, ou hipotireoidismo congênito, pode levar ao retardo do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso central, resultando em retardo mental permanente (Lee, 2011).

Referências

(3)

Fitoterápicos como Fonte de Iodo

Principais Algas Ricas em Iodo Utilizadas na sua Deficiência

Benefícios das Algas

As algas são tradicionalmente consumidas na Ásia como “vegetais marinhos”. Do ponto de vista nutricional, apresentam baixo teor calórico, com uma grande concentração de minerais, como Mg, Ca, P, K e I, vitaminas, proteínas, polissacarídeos e teor lipídico reduzido. Também apresentam quantidades elevadas de aminoácidos essenciais e de ácidos graxos insaturados. Constituem uma fonte natural de elementos importantes para o organismo humano, podendo exercer efeitos sobre diversos processos, entre eles o metabolismo lipídico (Jiménez-Escrig e Cambrodón, 1999).

Laminaria sp.

A Laminaria, também conhecida como Kelp, é uma alga marrom que cresce nos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico. É rica em alginatos e também em minerais, como iodo, silício, cálcio e potássio. Por conter iodo orgânico em sua composição, é amplamente utilizada como coadjuvante no tratamento de algumas endocrinopatias, sendo capaz de estimular o metabolismo basal. Por isso, pode ser utilizada no manejo do hipoteireoidismo decorrente da deficiência de iodo. Devido à presença da fucoidan, apresenta atividade anticoagulante, antiviral e hipolipemiante, e por isso pode ser utilizada também no tratamento da obesidade (Ruiz, 2012).

Fucus vesiculosus

Fucus vesiculosus é uma alga castanha extremamente abundante nas costas do atlântico, pacífico e mar

do Norte. Por sua riqueza em elementos que absorve de seu meio natural, e que são transferidos para o organismo humano, é utilizada como um complemento na dieta. Possui diversos componentes, entre eles iodo, bromo, fucoidina, ácido algínico, óleo essencial, lipídeos, ácidos graxos livres, mucilagens e sais minerais. Por ser uma fonte natural de iodo, é amplamente utilizada como estimulante da tireoide, regularizando a produção hormonal e também acelerando o metabolismo da glicose e de ácidos graxos, sendo também utilizada como auxiliar no tratamento da obesidade (Maenat).

Referências

Maenat, Brasil.

Jiménez-Escrig A, Goñi Cambrodón I.Nutritional evaluation and physiological effects of edible seaweeds. Arch Latinoam Nutr. 1999 Jun;49(2):114-20.

Ruiz, K. Nutracêuticos na Prática – Terapias Baseadas em Evidências. Innedita: Campinas, 2012.

Laminaria Fucus vesiculosus

Fontes Naturais de Iodo

Manejo do hipotireoidismo

(4)

Cápsulas Fitoterápicas para o

tratamento da Deficiência de Iodo

1. Cápsulas Fitoterápicas para Suplementação de Iodo

ThinOgen™...250mg InSea2™...250mg Administrar 2 cápsulas ao dia 30 minutos antes das duas principais

refeições.

ThinOgen™ é um extrato concentrado de Laminaria, alga rica em polissacarídeos, ácidos graxos, tocoferóis e esteróis, mas principalmente em iodo. Por isso é utilizada na suplementação deste elemento fundamental para o funcionamento da tireoide. Por estimular o funcionamento desta glândula, possui efeito sobre o metabolismo do organismo, tornando-o mais rápido.

Também apresenta efeito pontencial e ideal para a redução da gordura visceral e para a propriedade de gerenciamento de peso, sendo útil no tratamento da obesidade (Beijing Gingko Group).

InSea2™ é um ativo derivado de Fucus vesiculosus e Ascophyllum nodosum , algas marrons que são fontes naturais de iodo amplamente utilizadas como estimulantes da tireoide. Também oferece um mecanismo de ação duplo, atuando sobre as duas principais etapas de absorção de carboidratos, pois é capaz de inibir a alfa-glicosidade e a alfa-amilase. Uma vez inibidas, essas enzimas não degradam uma grande quantidade de carboidratos, e em consequência, estes não são absorvidos. InSea2™ é uma alternativa segura para auxílio da perda de peso corporal (Innovactiv).

Por que Prescrever as Cápsulas Fitoterápicas para Suplementação de

Iodo?

 Eficazes no tratamento da deficiência de iodo

 Eficazes no auxílio da perda de peso corporal

 Além do iodo, possuem outros componentes benéficos para a saúde

 Úteis no tratamento do hipotireoidismo e no tratamento coadjuvante da obesidade

Referências

Innovactiv, França.

(5)

Tratamentos Complementares

Para o Hipotireoidismo

Ativos que Podem ser Associados à Suplementação de Iodo

1. Cápsulas de Iodo e Selênio

Chelmax® Iodo 1%...150 a 200 mcg eXselen™...100mg Administrar 1 cápsula ao dia junto a uma

das refeições.

Chelmax® Iodo contém iodo quelado e 15 a 20 mg deste ativo correspondem a 150 a 200 mcg de iodo elementar. eXselen™ é uma forma orgânica de selênio elementar. Cada 100mg de eXselen™ proporcionam 200mcg de selênio. A suplementação de selênio é importante para a prevenção do hipotireoidismo e também para a redução da atividade inflamatória na tireóide (Negro et al., 2007).

2. Cápsulas de Iodo, Zinco e Ácido Alfa-lipoico – Hipotireoidismo

Subclínico

Chelmax® Iodo 1%... 10mg Zinco...13,2mg Ácido Alfa-lipóico...300mg

Administrar 2 cápsulas ao dia.

O zinco é essencial para o metabolismo adequado dos hormônios tireoidianos e sua deficiência pode promover um decréscimo destes hormônios e da taxa metabólica. A suplementação de zinco promove um efeito favorável particularmente nos níveis de T3 (Maxwel e Volpe, 2007).

O ácido alfa-lipoico apresenta atividade antioxidante e estudos demonstraram que a administração de 600mg ao dia pode melhorar a disfunção endotelial em pacientes com hipotireoidismo subclínico após 3 semanas de tratamento ( Gd X et alI., 2010).

Referências

Negro R, Greco G, Mangieri T, Pezzarossa A, Dazzi D, Hassan H. The influence of selenium supplementation on postpartum thyroi d status in pregnant women with thyroid peroxidase autoantibodies. J Clin Endocrinol Metab. 2007 Apr;92(4):1263-8. Epub 2007 Feb 6. Maxwell C, Volpe SL. Effect of zinc supplementation on thyroid hormone function. A case study of two college females. Ann Nutr Metab. 2007;51(2):188-94. Epub 2007 May 30.

Gd X, Jh P, Hl S, Ls Z. Alpha-lipoic acid improves endothelial dysfunction in patients with subclinical hypothyroidism. Exp Clin Endocrinol Diabetes. 2010 Oct;118(9):625-9. Epub 2010 Feb 16.

(6)

Tratamentos Complementares

Para a Obesidade

Outros Ativos que Auxiliam na Perda de Peso Corporal

Composto Função Dose Usual

Diária Fabuless™

Um estudo demonstrou que o consume diário deste ativo afeta o mecanismo de “freio ileal”, aumentando o tempo de trânsito gastrointestinal, ocasionando uma supressão do apetite com controle do peso corporal (Haenni et al., 2009).

6g

Picolinato de cromo

O picolinato de cromo auxilia na redução do desejo/compulsão por carboidratos, reduzindo assim a ingestão de alimentos, e em consequência gera uma diminuição do ganho de peso (Anton et

al., 2008).

1000mcg

Óleo de Cártamo

Um estudo demonstrou que o consumo do óleo de cártamo foi capaz de reduzir a massa adipocitária no tronco de pacientes, e também de aumentar a massa magra. Além disso, reduziu de maneira significativa os níveis da glicose em jejum, com aumento da adiponectina (Norris et al., 2009).

Alternativa: Licaps™

4g

Licaps™

São cápsulas que contêm cafeína, que promove aumento do gasto energético, aumento das concentrações de metabólitos relacionados ao metabolismo lipídico e da taxa de termogênese, em óleo de cártamo, o qual promove aumento da massa magra (Arciero et al., 2000; Hodgson et al., 2012).

2 cápsulas

Sinetrol® XPur

Extrato seco de frutas cítricas e guaraná com alto nível de polifenóis (>90%) que estimula a lipólise nos adipócitos ao aumentar os níveis de AMPc. É eficiente na redução da gordura corporal e do colesterol. Também é indicado para melhora do desempenho físico (Fytexia).

900mg

Referências

Haenni A, Sundberg B, Yazdanpandah N, Viberg A, Olsson J. Effect of fat emulsion (Fabuless) on orocecal transit time in healthy men. Scand J Gastroenterol. 2009;44(10):1186-90.

Anton SD, Morrison CD, Cefalu WT, Martin CK, Coulon S, Geiselman P, Han H, White CL, Williamson DA. Effects of chromium picolinate on food intake and satiety. Diabetes Technol Ther. 2008 Oct;10(5):405-12.

Norris LE, Collene AL, Asp ML, Hsu JC, Liu LF, Richardson JR, Li D, Bell D, Osei K, Jackson RD, Belury MA. Comparison of diet ary conjugated linoleic acid with safflower oil on body composition in obese postmenopausal women with type 2 diabetes mellitus. Am J Clin Nutr. 2009 Sep;90(3):468-76. Epub 2009 Jun 17.

Fytexia, França

Arciero PJ, Bougopoulos CL, Nindl BC, Benowitz NL. Influence of age on the thermic response to caffeine in women. Metabolism. 2000 Jan;49(1):101-7.

Hodgson AB, Randell RK, Boon N, Garczarek U, Mela DJ, Jeukendrup AE, Jacobs DM. Metabolic response to green tea extract durin g rest and moderate-intensity exercise. J Nutr Biochem. 2012 Sep 10. pii: S0955-2863(12)00183-0. doi: 10.1016/j.jnutbio.2012.06.017.

Referências

Documentos relacionados

2 REVISÂO BIBLIOGRÁFICA 2.1 CONSUMO DE ENERGIA E EMISSÃO DE POLUENTES PARA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Ao buscar determinar o consumo de energia e a emissão de gases do efeito estufa

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o