• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2020"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2020

Súmula: Dispõe sobre normas para análise dos pedidos de autorização para participação em cursos/eventos e dos pedidos de Progressão por Titulação e/ou Qualificação, feitos por servidores efetivos do CISCOPAR, e dá outras providências. A Presidente do CISCOPAR – Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná, Sra. Cleci Maria Rambo Loffi, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO o disposto no artigo 74, do Regimento Interno do CISCOPAR;

CONSIDERANDO a imperatividade de disciplinar procedimentos de protocolo e instrução de

processos referentes à progressão dos servidores do CISCOPAR; e

CONSIDERANDO, ainda, a necessidade de disciplinar critérios de apresentação de certificados,

diplomas e demais documentos comprobatórios de formação educacional e demais requisitos necessários para fins de enquadramento na Progressão por Titulação e/ou Qualificação dos servidores públicos do CISCOPAR,

RESOLVE

Art. 1º Estabelecer normas para análise dos pedidos de autorização prévia para participação em

cursos/eventos, presenciais ou on-line, para fins de Progressão por Qualificação, e para análise dos pedidos de Progressão por Titulação e/ou Qualificação, feitos por servidores efetivos do CISCOPAR, nos termos do Regimento Interno do Consórcio.

Capítulo I

Das Disposições Gerais

Art. 2º A presente Instrução Normativa possui a finalidade de disciplinar procedimentos relativos

ao protocolo e instrução de processo referente à análise das solicitações de autorização prévia para participação de servidores do CISCOPAR em cursos de aperfeiçoamento, qualificação e capacitação profissional, bem como a instrução processual relativa à apresentação de certificados, diplomas e demais documentos comprobatórios de formação de nível escolar e de cursos de aperfeiçoamento, qualificação e capacitação profissional, nos processos referentes ao enquadramento na progressão dos servidores públicos efetivos do CISCOPAR, e dá outras disposições.

Art. 3º Todos os pedidos de autorização prévia para participação em cursos/eventos ou de

concessão de progressão serão obrigatoriamente analisados por uma Comissão designada por meio de portaria exclusivamente para este fim, a qual se reunirá sempre que houver pedidos dessa natureza a serem analisados, devendo concluir a análise e emitir o parecer em até 30 (trinta) dias, a contar da data do protocolo, seguindo a ordem cronológica da data de recebimento.

§ 1º Se, após o início da análise do processo, for constatada a necessidade de regularização processual que dependa do servidor solicitante, os autos serão colocados em espera para aguardar a resolução da pendência, suspendendo-se a contagem do prazo. Após a resolução, o prazo de análise do processo pela Comissão voltará a transcorrer, de forma prioritária, seguindo a ordem da data de recebimento.

(2)

2 § 2º Na hipótese de a Comissão responsável pela análise observar alguma divergência, inconsistência ou dúvida relacionadas ao processo, deverá solicitar documentos/informações complementares e/ou, se for o caso, consultar servidores da área técnica relacionada ao assunto, para orientação de como proceder no caso concreto.

Art. 4º As solicitações para participação em cursos de aperfeiçoamento, qualificação e capacitação

profissional e os pedidos de progressão por Titulação e/ou Qualificação dar-se-ão mediante formalização de processo, devidamente instruído pelo interessado, de acordo com a documentação exigida no Regimento Interno do CISCOPAR, que deverá conter, também, os seguintes documentos:

I – Para os pedidos de autorização prévia de participação em cursos/eventos: a) requerimento fundamentado e individual, conforme Anexo I; e

b) documentos referentes ao curso/evento o qual se pretende participar, contendo o máximo de informações possíveis, contendo, no mínimo, o nome do curso, a descrição geral do curso, a carga horária, os dias de realização e as demais informações que julgar necessárias;

II – Para os pedidos de Progressão por Titulação ou Qualificação: a) requerimento fundamentado e individual, conforme Anexo II; e

b) cópia autenticada dos diplomas ou dos certificados dos cursos que fundamentam o pedido, bem como de outros documentos necessários para a validação e comprovação, conforme disposto no Capítulo IV, desta Instrução Normativa.

§ 1º A autenticação da cópia do certificado ou diploma e dos demais documentos fica dispensada caso a autenticidade dos documentos seja atestada por servidor efetivo do Departamento de Recursos Humanos do CISCOPAR, responsável pelo recebimento da documentação, mediante a apresentação do documento original e da respectiva cópia, sendo imprescindível a anotação da data de seu recebimento, a devida identificação do servidor atestador, com a inscrição de seu nome e cargo, e o registro da informação “confere com o original”.

§ 2º Os certificados dos cursos realizados à distância (EAD) não precisam ser autenticados, sendo necessário somente anexar os comprovantes de validação emitidos pelo site da instituição de ensino. § 3º Após a entrega dos documentos, o Setor de Recursos Humanos apresentará informações referentes à conclusão do período de experiência e à data da última progressão concedida, se houver, acompanhada da respectiva documentação, visando a confirmação de que os diplomas e/ou certificados não foram utilizados em progressões anteriores.

§ 4º Apresentadas as informações, o Setor de Recursos Humanos remeterá o processo à Comissão de Análise a que se refere esta Instrução Normativa, a qual analisará todos os pedidos emitindo Parecer Técnico, observando o disposto nesta Instrução Normativa, no Regimento Interno do CISCOPAR e nas demais legislações pertinentes e suas eventuais alterações, sob pena de responsabilização funcional.

§ 5º O processo será indeferido de plano pela Comissão, caso não esteja devidamente instrumentalizado com os documentos previstos no caput deste artigo.

Art. 5º As finalidades precípuas da capacitação do servidor, por meio da conclusão de cursos e de

níveis escolares, são as seguintes:

I - Prestação do serviço público com maior eficiência e competência, com o objetivo de se efetivar o interesse público; e

II - Formação educacional pessoal do servidor, contribuindo para o seu crescimento intelectual e melhoramento como cidadão.

Art. 6º Os cursos de que tratam os certificados e diplomas utilizados pelos servidores públicos do

(3)

3 somente à progressão nas carreiras.

§ 1º Os certificados e diplomas de que trata o caput deste artigo deverão ser originados de cursos que estejam relacionados com a área de atuação do cargo efetivo do servidor, ressalvadas as hipóteses previstas no art. 74, II, “a” e “b”, do Regimento Interno do CISCOPAR, ou outro que vier a substituí-lo.

§ 2º Considera-se relacionado com a área de atuação do servidor o curso que possua, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de seu conteúdo programático correlacionado com as atividades desempenhadas no cargo efetivo do servidor, considerando aquele no qual o empregado foi aprovado em concurso público.

Art. 7º O curso que, pela simples análise de sua nomenclatura e/ou conteúdo programático/histórico

escolar, a princípio, não respeitar os parágrafos primeiro e segundo do artigo 6º, desta Instrução, deverá estar acompanhado de declaração emitida pela chefia imediata e referendada pelo Setor de Recursos Humanos do CISCOPAR, reconhecendo ou não a correlação do curso com a área de atuação do servidor, inclusive detalhando sumariamente com quais atividades do servidor o curso se relaciona.

Art. 8º A progressão, seja por titulação ou qualificação, somente será concedida a servidores

ocupantes de cargos de provimento efetivo e será considerada válida para eventos que forem realizados após o término do estágio probatório de exercício efetivo no cargo, nos termos do parágrafo único, do art. 74, do Regimento Interno, e alterações posteriores.

§ 1º Para efeito do parágrafo único, do artigo 74, do Regimento Interno do CISCOPAR, entende-se por “eventos realizados” aqueles que forem concluídos após o término do estágio probatório. § 2º Serão aceitos, para fins de novas progressões, cursos realizados em períodos anteriores ao da concessão do último avanço, desde que eles não tenham sido utilizados em progressões anteriores. § 3º Serão aceitos, para fins de progressões, cursos realizados em períodos em que o servidor se encontrar afastado do exercício do emprego efetivo, ficando o protocolo do pedido de concessão condicionado ao retorno ao trabalho pelo servidor no referido cargo.

§ 4º Não será aceita, para fins de progressões, a titulação apresentada para enquadramento inicial na carreira, bem como a titulação que corresponda ao mesmo nível escolar exigido para a ocupação do cargo ou emprego público.

Art. 9º O interstício para a progressão observará o disposto no artigo 74, do Regimento Interno, e

alterações posteriores, e será computado em períodos corridos.

Art. 10 O efeito financeiro e funcional da progressão ocorrerá da seguinte forma:

I - Na data do protocolo, nos casos em que o servidor apresentar todos os requisitos de titulação/qualificação, devendo o protocolo do pedido de progressão ser feito após a data de interstício; ou

II - Na data da juntada de novos documentos em processo que já se encontra em tramitação.

Parágrafo único. A juntada de documentos solicitados pela Comissão ou pela Autoridade Superior, para esclarecer dúvidas quanto a um diploma/certificado já constante nos autos, não importará em mudança de efeito financeiro e funcional.

Capítulo II

Da Progressão por Titulação Seção I

(4)

4

Dos Níveis Escolares

Art. 11 A comprovação de formação em níveis de escolaridade se dará por meio da apresentação da

cópia autenticada, ou submetida ao ateste de autenticidade, do certificado ou diploma que comprove a conclusão do ensino fundamental, ensino médio, graduação e pós-graduação.

Parágrafo único. Somente serão aceitos para progressão os títulos de Instituições de Ensino Superior e/ou demais mantenedoras que possuam delegação e competência de reconhecimento emitido pelo Ministério da Educação (MEC), devidamente regulamentado em portaria ministerial e publicado em Diário Oficial da União.

Subseção I Da Graduação

Art. 12 Consideram-se graduação os cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico.

I - A licenciatura compreende o curso de nível superior que habilita o graduado a lecionar no ensino fundamental e médio;

II - O bacharelado compreende o curso de nível superior que habilita o graduado a exercer uma profissão de nível superior;

III - O tecnológico compreende o curso de nível superior que habilita o graduado a exercer uma profissão de nível superior, conferindo-lhe o diploma de Tecnólogo.

Parágrafo único. Os casos omissos serão analisados conforme legislação do MEC vigente à época da emissão do diploma/certificado.

Subseção II Da Pós-Graduação

Art. 13 Consideram-se pós-graduação, na modalidade lato sensu, a Especialização e o MBA

(Master Business Administration) e, na modalidade stricto sensu, o Mestrado, o Doutorado e o Pós-Doutorado.

Parágrafo único. A Especialização e o MBA (Master Business Administration) são cursos que visam o aprimoramento do graduado em um ramo de sua carreira, propiciando novas competências, incluídos os cursos de residência médica, conforme a Resolução nº 01/2007, do Conselho Nacional de Educação, e o Decreto nº 80.281/77, respectivamente, ou outros que vierem a substitui-los.

Subseção III

Dos Cursos Técnicos de Nível Médio

Art. 14 Os certificados/diplomas de ensino médio profissionalizante conferem ao seu portador os

direitos atinentes aos que possuem o ensino médio, bem como habilitam ao exercício de determinada profissão, conforme o previsto na Resolução nº 04/1999, do Conselho Nacional de Educação, ou outra que vier a substitui-la.

Capítulo III

Da Progressão por Qualificação Seção I

Dos Cursos de Capacitação, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional

(5)

5 determinadas funções, assim como também objetivam preparar para o mundo do trabalho, oferecendo a oportunidade de uma melhor adaptação às novas exigências.

Art. 16 Os cursos de qualificação são aqueles cursos de nível básico, compatíveis com a

qualificação profissional identificada, desenvolvendo competências para o cargo/função a que se destina.

Art. 17 Os cursos de aperfeiçoamento são aqueles que objetivam revitalizar, aprimorar e aprofundar

os conhecimentos adquiridos.

Art. 18 Os cursos de níveis escolares, mencionados no Capítulo II, Seção I, desta Instrução

Normativa, não poderão ser utilizados com a finalidade de suprimento de horas de curso de aperfeiçoamento, qualificação e capacitação profissional.

Seção II

Dos Cursos Aceitos Para Todas as Carreiras

Art. 19 Os cursos nas áreas abaixo relacionadas poderão ser utilizados para fins de Progressão por

Qualificação para todos os servidores que o Regimento Interno permitir: I - Administração Pública;

II - Excelência no atendimento público; III - Relacionamento Interpessoal; IV - Finanças Públicas;

V - Língua Portuguesa/Interpretação de Texto/Redação Oficial; VI - Gestão Pública;

VII - Ética no serviço público.

Art. 20 Nos casos em que os cursos supracitados não estejam diretamente relacionados com a área

de atuação do servidor, eles não poderão exceder o percentual de 20% (vinte por cento) da carga horária total exigida no Regimento Interno para a progressão, sendo que o restante deverá, necessariamente, estar relacionado com a área de atuação do servidor.

Capítulo IV

Da Comprovação dos Cursos

Art. 21 Os certificados dos cursos de que trata o Capítulo III - Da Progressão por Qualificação,

desta Instrução Normativa, devem possuir, pelo menos, os seguintes requisitos: I - Nome do estabelecimento, órgão ou entidade responsável pela promoção do curso; II - Nome completo do servidor;

III - Nome do curso;

IV - Data de início e término (período de realização); V - Carga horária do curso;

VI - Data de expedição (igual ou posterior da conclusão do curso); VII - Código de validação nos casos de cursos EAD - Ensino à Distância.

Art. 22 Os certificados dos cursos de que trata o Capítulo II – Da Progressão por Titulação, desta Instrução Normativa, devem ser acompanhados do respectivo histórico escolar, e possuir, pelo menos, os seguintes requisitos:

(6)

6 II - Nome completo do servidor;

III - Nome do curso;

IV - Data de início e término (período de realização); V - Carga horária do curso;

VI - Data e local de expedição (data posterior da conclusão do curso).

Parágrafo único. Nos casos de certificados de pós graduação lato sensu, além dos requisitos acima, devem ainda mencionar a área de conhecimento, e constar obrigatoriamente, em seu inteiro teor ou no histórico escolar:

I - Relação das disciplinas e carga horária;

II - Indicação do ato legal de credenciamento da instituição.

Art. 23 A carga horária do curso, consubstanciada na quantidade de horas/aula inscritas em 01 (um)

certificado, não poderá ser fracionada, devendo ser utilizada apenas uma vez e para uma única progressão.

Art. 24 Os certificados dos cursos de que trata o Capítulo III - Da Progressão por Qualificação,

desta Instrução Normativa, caso sejam realizados à distância (EAD), somente serão aceitos para fins de progressão, se a carga horária diária média não ultrapassar 6 (seis) horas diárias.

Art. 25 Os cursos realizados à distância (EAD) devem obrigatoriamente conter o código validador

no certificado, devendo posteriormente ser conferidos pela Comissão de Análise no site da instituição de ensino responsável pelo curso ministrado.

Art. 26 Na impossibilidade de apresentação do certificado/diploma original, por pendência de

expedição, registro ou convalidação, poderá ser suprida a ausência com a apresentação de atestado ou declaração, acompanhado do histórico escolar/conteúdo programático, expedidos pela entidade de ensino responsável pelo curso, devendo constar no atestado ou declaração, no que forem cabíveis, os requisitos mínimos previstos no art. 22 desta Instrução Normativa.

§ 1º O atestado/declaração mencionado no caput terá validade de 06 (seis) meses a contar da data da conclusão do curso e deverá conter a informação de que o Diploma/Certificado já se encontra em fase de registro/expedição. O prazo supracitado deverá ser acompanhado pelo Departamento de Recursos Humanos, podendo ser prorrogado, mediante solicitação justificada pelo servidor.

§ 2º A não apresentação do certificado/diploma original, no prazo previsto no parágrafo primeiro, deste artigo, ensejará a anulação da progressão concedida, devendo os valores pagos ao servidor a esse título serem ressarcidos ao CISCOPAR, o que poderá ser feito mediante desconto em folha de pagamento, limitado ao percentual de 20% (vinte por cento) da remuneração, até o ressarcimento integral do respectivo valor.

Art. 27 No caso de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação realizado fora do País, o

mesmo deverá ser convalidado por universidade brasileira, nos termos da legislação educacional vigente.

Art. 28 Em qualquer caso, as pendências relacionadas com a apresentação do original do certificado

ou diploma, ou com os mesmos ainda não convalidados, não poderá ser motivada por ato voluntário do servidor, devendo o mesmo comprovar que cumpriu todas as obrigações pertinentes ao saneamento da expedição e registro.

Art. 29 Todas as titulações apresentadas deverão seguir as exigências estabelecidas pelo MEC -

(7)

7 cadastradas no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC1, ou outro que vier a substituí-lo.

Parágrafo único. Os casos omissos serão analisados conforme legislação do MEC vigente à época da emissão do diploma/certificado.

Capítulo V Das Disposições Finais

Art. 30 As disposições contidas nesta Instrução Normativa possuem natureza supletiva ao

Regimento Interno do CISCOPAR.

Art. 31 O preenchimento das obrigações dispostas nesta Instrução, bem como a declaração ou

atestado emitidos por órgãos, entidades ou estabelecimentos de ensino, não excluem a possibilidade de o CISCOPAR averiguar a regularidade e autenticidade das ocorrências e dos documentos. § 1º Em caso de indício de irregularidade ou de dúvida fundamentada, o servidor solicitante poderá ser notificado a apresentar o documento original para conferência ou documentos complementares. § 2º Caso sejam constatadas irregularidades em relação à autenticidade material ou ideológica dos documentos apresentados, o servidor estará sujeito às penalidades disciplinares previstas no Regimento Interno do CISCOPAR, após o devido processo legal, nos termos do disposto na Resolução nº 10, de 13 de junho de 2014, do CISCOPAR, ou outra que vier a substituí-la, sem prejuízo de notificação ao órgão competente quanto aos indícios de ordem criminal e cível praticados pelo requerente.

Art. 32 Em face da decisão, proferida pela Secretaria Executiva, que indeferir o pedido de

autorização prévia para participação em cursos/eventos ou o pedido de concessão de progressão, caberá Recurso Administrativo, no prazo de 10 (dez) dias corridos, devidamente fundamento com as razões pelas quais a decisão merece reforma, a ser protocolado pelo servidor solicitante junto à Secretaria Executiva, que, mantendo a decisão, encaminhará o Recurso à Presidência do CISCOPAR, para análise e deliberação.

Art. 33 Esta Instrução Normativa possui aplicabilidade aos protocolos feitos após a data de sua

publicação.

Art. 34 Revogam-se as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, DÊ-SE CIÊNCIA E CUMPRA-SE.

Toledo – PR, 31 de agosto de 2020.

CLECI MARIA RAMBO LOFFI

Presidente do CISCOPAR 1https://sistec.mec.gov.br/VALIDADENACIONAL CLECI MARIA RAMBO LOFFI:88633535904

Assinado de forma digital por CLECI MARIA RAMBO LOFFI:88633535904 Dados: 2020.09.01 10:32:32 -03'00'

(8)

8

ANEXO I

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS PARA FINS DE PROGRESSÃO POR QUALIFICAÇÃO

Solicito expressa autorização prévia para realizar curso de Capacitação, Qualificação e/ou Aperfeiçoamento Profissional, inteiramente custeado por mim e sem qualquer ônus financeiro ao CISCOPAR, a ser realizado fora do horário de trabalho, para posterior utilização do certificado para fins de solicitação de Progressão por Qualificação.

I – Identificação do servidor participante:

Nome:

Cargo/função ocupada: Unidade de lotação:

II – Identificação do Curso

Nome do Curso:

Instituição que promove o curso: Local:

Data e Hora (se curso presencial):

Período em que será cursado (se curso à distância): Carga horária:

III – Dados da Instituição que Promove o Curso

Razão Social: CNPJ:

Endereço/Cidade/Estado:

E-mail: Telefone:

IV – Fundamentação da aplicabilidade dos aprendizados nos trabalhos do CISCOPAR: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Toledo/PR, ______ de _____ de ______. ______________________ Servidor participante

Parecer da Comissão de Análise (Portaria nº ___/____)

Favorável

Desfavorável (motivação em anexo).

Data e Assinatura Comissão:

Despacho da Secretaria Executiva: Participação autorizada.

Participação não autorizada (motivação em anexo).

(9)

9

ANEXO II

REQUERIMENTO DE PROGRESSÃO POR TITULAÇÃO/QUALIFICAÇÃO

À Secretaria Executiva do CISCOPAR

Eu, ________ ,

na função de ____ ,

lotado(a) no(a) ___ , venho, por meio do presente, solicitar a progressão por Titulação/Qualificação prevista no artigo 74, do Regimento Interno do CISCOPAR, ou outro que vier a substituí-lo, em razão da conclusão de curso(s), sendo:

- Certificado de conclusão de Nível Médio. - Diploma de conclusão de Nível Superior.

- Certificado de conclusão de Pós Graduação, na área de atuação. - Diploma de conclusão de Mestrado, na área de atuação.

- Diploma de conclusão de Doutorado, na área de atuação.

- Certificado(s) de conclusão de curso(s), na área de atuação, totalizando, no mínimo, 180

(cento e oitenta) horas. Observações:

1. As progressões pretendidas serão concedidas a partir da data de protocolo, quando a documentação apresentada estiver em conformidade com as normas legais, ou a partir da data de complementação, caso a documentação inicial não atenda as exigências legais.

2. O(s) certificado(s) de conclusão de curso de Capacitação, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional poderão ser um único certificado de, no mínimo, 180 horas, ou vários certificados de, no mínimo, 20 horas cada, conforme inciso III, do artigo 74, do Regimento Interno, ou outro que vier a substituí-lo.

3. As cópias apresentadas deverão ser autenticadas ou deverão ter a sua autenticidade atestada junto ao Departamento de Recursos Humanos, mediante a apresentação dos documentos originais.

Toledo/PR, ______ de _____ de ______. _________________________________

Servidor

Parecer da Comissão de Análise (Portaria nº ____/_____)

Favorável

Desfavorável (motivação em anexo).

Data e Assinatura Comissão:

Despacho Secretaria Executiva: Progressão Deferida.

Progressão Indeferida (motivação em anexo).

(10)

CHECK LIST DE DOCUMENTOS ENTREGUES Instrução Normativa n° 03/2020 Nome:______________________________________________________________________ Cargo:______________________________________________________________________ Lotação:______________________________________________________________________ Curso:____________________________________________________________________ ORDEM AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO - DOCUMENTOS RECEBIDOS (Artigo 4º, I

da IN nº 03/2020) SIM NÃO N/A

1. Requerimento fundamentado e individual conforme Anexo I da IN nº 03/2020, preenchido corretamente.

2. Contém documentos anexos referentes ao Curso/Evento. 3. Documento anexo contém o nome do Curso/Evento.

4. Documento anexo contém a descrição geral do Curso /Evento. 5. Documento anexo contém a carga horária do Curso/Evento. 6. Documento anexo contém os dias de realização do Curso/Evento.

7. O curso possui, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de seu conteúdo programático correlacionado com as atividades desempenhadas no cargo efetivo do servidor, considerado aquele no qual o empregado foi aprovado em concurso público. (artigo 6º, §2º, IN nº 03/2020). 8. Caso o curso, pela simples análise de sua nomenclatura e/ou conteúdo programático/histórico

escolar, a princípio, não respeita o percentual de 60% de correlação:

Foi apresentada declaração emitida pela chefia imediata do servidor e referendada pelo Setor de Recursos Humanos do CISCOPAR, reconhecendo a correlação do curso com a área de atuação do servidor, inclusive detalhando sumariamente com quais atividades do servidor o curso se relaciona.

9. No caso de o curso não ser diretamente relacionado com a área de atuação do servidor: O curso é relacionado com alguma(s) das seguintes áreas: I - Administração Pública; II - Excelência no atendimento público; III - Relacionamento Interpessoal; IV - Finanças Públicas; V - Língua Portuguesa/Interpretação de Texto/Redação Oficial; VI - Gestão Pública; VII - Ética no serviço público.

ORDEM PEDIDO DE PROGRESSÃO - DOCUMENTOS RECEBIDOS (Artigo 4º, II da IN nº

03/2020) SIM NÃO N/A

10. Cópia da autorização prévia para participação de curso/evento assinada pela Secretaria Executiva para os casos de progressão por qualificação.

11. Requerimento fundamentado e individual conforme Anexo II da IN nº 03/2020 preenchido corretamente.

12. Cópia autenticada – ou submetida ao ateste de autenticidade por servidor efetivo do Setor de Recursos Humanos do CISCOPAR - dos Diplomas ou Certificados dos cursos, em conformidade com artigo 4º, II, “b” e § 1º, da IN nº 03/2020.

13. O servidor solicitante é ocupante de cargo de provimento efetivo no CISCOPAR. 14. O curso/evento foi concluído após o término do período de experiência.

15. Os diplomas/certificados não foram utilizados em progressões anteriores.

ORDEM PROGRESSÃO POR QUALIFICAÇÃO (Artigo 21 da IN nº 03/2020) SIM NÃO N/A 16. Certificado contém nome do estabelecimento, órgão ou entidade responsável pela promoção

do curso/evento.

17. Certificado contém nome completo do servidor. 18. Certificado contém nome do curso/evento.

(11)

20. Certificado contém carga horária do curso/evento.

21. Certificado contém data de expedição igual ou superior à data de conclusão do curso/evento. 22. Nos casos de cursos/eventos EAD – Ensino à Distância:

Certificado contém código de validação, que foi devidamente conferido pela Comissão de Análise no site da instituição de ensino responsável pelo curso ministrado.

23. Nos casos de cursos/eventos EAD – Ensino à Distância:

A carga horária diária média não ultrapassou 6 (seis) horas diárias.

24. Cada curso realizado possui carga horária igual ou superior a 20 (vinte) horas. 25. Os cursos realizados totalizam o mínimo de 180 (cento e oitenta) horas.

26. No caso de existir cursos não diretamente correlacionados com as atividades desempenhadas no cargo efetivo do servidor (considerado aquele no qual o empregado foi aprovado em concurso público), mas que sejam nas áreas de Administração Pública; Excelência no atendimento público; Relacionamento Interpessoal; Finanças Públicas; Língua Portuguesa/Interpretação de Texto/Redação Oficial; Gestão Pública; ou Ética no serviço público:

Tais cursos não excedem o percentual de 20% (vinte por cento) da carga horária total exigida para a progressão (180 horas).

27. Os certificados apresentados correspondem apenas a cursos de aperfeiçoamento, qualificação e capacitação profissional, não compreendendo os cursos de níveis escolares.

28. Houve o transcurso do período de 2 (dois) anos, contados da última progressão por qualificação (se houver).

ORDEM PROGRESSÃO POR TITULAÇÃO (Artigo 22 da IN nº 03/2020) SIM NÃO N/A 29. Foi apresentado histórico escolar do curso realizado.

30. Certificado ou Diploma contém nome do estabelecimento, órgão ou entidade responsável pela promoção do curso.

31. Certificado ou Diploma contém nome completo do servidor. 32. Certificado ou Diploma contém nome do curso.

33. Certificado ou Diploma contém data de início e término do curso (período de realização). 34. Certificado ou Diploma contém carga horária do curso.

35. Certificado ou Diploma contém data de expedição igual ou superior à data da conclusão do curso.

36. No caso de curso de Pós Graduação (Lato Sensu):

Certificado ou Diploma contém a área de conhecimento, bem como contém, em seu teor ou no histórico escolar, a relação das disciplinas e a carga horária.

37. No caso de curso de Pós Graduação (Lato Sensu):

Certificado ou Diploma contém indicação do ato legal de credenciamento da instituição. 38. Nos casos de cursos EAD – Ensino à Distância:

O Certificado ou Diploma contém código validador, que foi devidamente conferido pela Comissão de Análise no site da instituição de ensino responsável pelo curso ministrado.

39. No caso de cursos de especialização ou pós graduação, mestrado, ou doutorado:

O curso possui, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de seu conteúdo programático correlacionado com as atividades desempenhadas no cargo efetivo do servidor, considerado aquele no qual o empregado foi aprovado em concurso público (artigo 6º, §2º, IN nº 03/2020). 40. Caso o curso, pela simples análise de sua nomenclatura e/ou conteúdo programático/histórico

escolar, a princípio, não respeita o percentual de 60% de correlação:

Foi apresentada declaração emitida pela chefia imediata do servidor e referendada pelo Setor de Recursos Humanos do CISCOPAR, reconhecendo a correlação do curso com a área de atuação do servidor, inclusive detalhando sumariamente com quais atividades do servidor o curso se relaciona.

41. No caso de cursos de graduação, de especialização ou pós graduação, mestrado, ou doutorado realizados fora do País:

(12)

O curso/certificado foi convalidado por universidade brasileira, nos termos da legislação educacional vigente.

42. A titulação apresentada está cadastrada no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC, ou outro que vier a substituí-lo.

* https://sistec.mec.gov.br/VALIDADENACIONAL

43. A titulação não foi apresentada para enquadramento inicial na carreira.

44. A titulação não corresponde ao mesmo nível escolar exigido para a ocupação do cargo ou emprego público.

*Em caso de indício de irregularidade ou de dúvida fundamentada, o servidor solicitante poderá ser notificado, pela Comissão, a apresentar o documento original para conferência ou documentos complementares.

Observações (caso a Comissão entenda necessário preencher):

Conferido em: ______/_____/________.

Assinatura membro da Comissão: ________________________________________________________ Assinatura membro da Comissão: __________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

criminalmente ou respondendo a quaisquer procedimentos na área judicial resultantes da aplicação da legislação penal, anexando Certidão Negativa expedida “on-line” ou

Órgãos e anexos de fetos bovinos abortados ou fetos inteiros, provenientes de diversas fazendas de diferentes Estados Brasileiros foram encaminhados ao Centro de

Art. 9º O empréstimo do acervo poderá ser efetuado por pessoa habilitada para tal, em caráter individual ou entre Bibliotecas, obedecendo ao que dispõe este Regula- mento.

Apesar de uma possível aplicação deste sistema ser para a retenção dos parasitas em água de reuso para fins não potáveis, a amostra utilizada foi o esgoto doméstico

i) Utilice las herramientas eléctricas, accesorios y herramientas de corte y perforación de acuerdo a las instrucciones de seguridad de este manual. Siempre evalúe la tarea que

Existe uma progressão regular e natural nas etapas do desenvolvimento da aquisição da escrita, assim como um certo conhecimento implícito da estrutura fônica na

Durante o meu estágio, tive a oportunidade de assistir a diversas sessões de esclarecimento acerca de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) por parte

Não havendo oferta de disponibilidade para alguma disciplina selecionada pelo aluno (conforme RN02), o sistema reporta o fato e fornece a possibilidade de inserir o Aluno em uma