• Nenhum resultado encontrado

FEED FORWARD #31 SETEMBRO Coaching, a arte secreta de convidar a Felicidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEED FORWARD #31 SETEMBRO Coaching, a arte secreta de convidar a Felicidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

#31

SETEMBRO

2014

W W W . M I N D C O A C H . P T

FEED

FORWARD

Coaching, a arte secreta de convidar a Felicidade

MAFALDA FERREIRA TERAPEUTA DE MEDICINAS NATURAIS MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E REIKI PRACTITIONER EM PNL INTERNATIONAL CERTIFIED COACH ICC MEMBER # 7535

Alexandra Lemos

Executive Coach International Coach Trainer da ICC para Portugal

(2)

COACHING, A ARTE

SECRETA DE CONVIDAR

A FELICIDADE

O que é um milagre? Pois é tudo o que não se consegue explicar. Tudo o que promova uma mudança forte e para o qual não se consiga arranjar uma explicação lógica e racional: diz-se que se tratou de um “milagre”. Para mim, milagre é o resultado de Acreditar, Confiar, Ter Fé e Entregar. Acreditar e Confiar em mim e no trabalho que desenvolvo.

Ter Fé… sempre!

Trabalhar com Entrega, com Alma, com Amor.

Nós somos o que escolhemos ser, mesmo com as aprendizagens que retiramos de cada experiência vivida e sentida.

E o que escolhemos ser, rapidamente se transforma num hábito em nós. Muitas vezes a nossa vida evolui para um caos e não conseguimos fazer nada para a alterar.

É importante encarar esse caos como uma forma de mudança. Nada é sempre igual. Estamos em rota de mudança, sempre. É um fluxo inexorá-vel constante de mudanças e de possibilidades para resignificar. E para haver mudança, frequentemente é necessário haver rebuliço, entropia, caos, para que consigamos perceber que está na hora de mudar, de virar a página. De outra forma, não evoluiríamos, permaneceríamos cristaliza-dos na mesma forma e isso não faria o menor sentido.

Pois, tudo isto é Coaching.

Ser Coach é acreditar em nós, trabalhar com Alma, com Amor e perceber que, apesar de sermos os precursores da mudança, cabe à pessoa com quem estamos a lidar, fazer essa mudança. É uma escolha que se faz. Como é que eu quero viver? Feliz e contagiando os outros com a minha felicidade, ou infeliz e infernizando a vida de quem me rodeia? PÁG 2 | 6 Artigo de Opinião: Mafalda Ferreira Terapeuta de Medicinas Naturais Medicina Tradicional Chinesa e Reiki Practitioner em PNL INTERNATIONAL CERTIFIED COACH ICC MEMBER # 7535

(3)

PÁG 3 | 6 Artigo de Opinião: Mafalda Ferreira Terapeuta de Medicinas Naturais Medicina Tradicional Chinesa e Reiki Practitioner em PNL INTERNATIONAL CERTIFIED COACH ICC MEMBER # 7535

COACHING, A

ARTE SECRETA

DE CONVIDAR A

FELICIDADE

Aproveito este espaço de partilha e descrevo uma experiência que tive recentemente, a qual me marcou profundamente, pela positiva.

Sou Coach certificada pela ICC – International Coaching Community via Mindcoach, sou também Terapeuta de Medicinas Naturais, traba-lho essencialmente com Medicina Tradicional Chinesa e com Reiki. Aqui há uns tempos pediram-me encarecidamente para atender um jovem com 11 anos, que não interagia com ninguém há já alguns anos. Fechado em si mesmo e entre as quatro paredes do seu quarto, recusava-se a falar fosse com quem fosse. Não comunicava com os pais, com os amigos, com os colegas, não jogava computador, nem jogos de consola, apenas via alguns desenhos animados, e sempre os mesmos. Já reprovara duas vezes na escola, o que veio a piorar a situação. A minha primeira reação foi dizer a quem me pediu para o atender, para levar o jovem a um psicólogo, ao que me responderam que já andava desde os 6 anos em psicólogos e médicos, sem nenhum resultado. Este jovem compareceu na consulta totalmente fechado, com os braços cruzados e uma tremenda “cara de mau”, manifestada na sua expressão facial e corporal.

Como trabalho com Reiki, adquiri alguma capacidade de “ler” a energia das pessoas e o que verifiquei quando vi aquela família, foi dor, sofri-mento, tristeza, desespero. Tudo muito cinzento, todos sem Luz abso-lutamente nenhuma.

Após ter ouvido o desespero daqueles pais em relação ao que se tinha tornado as suas vidas, pedi-lhes que fossem dar uma volta, tomar um café ou ver o mar.

Mal fiquei sozinha com a criança, pensei de imediato: “Meu Deus, e agora? O que é que eu faço? Por favor iluminem-me para que possa ajudar este miúdo.”

Comecei a conversar com ele, tentando entrar em rapport, mas apenas obtinha respostas do género: “Sim”, “Não”, “Talvez”, “Não sei”.

Olhava para ele, observava-o sempre de braços cruzados, fechado em si e fechado para mim. Toda a sua postura me dizia: “Afasta-te de mim, vai-te embora, não vais conseguir entrar, porque eu não quero e não vou deixar”.

(4)

PÁG 4 | 6

Fiz questão em lhe explicar que não sou médica, nem psicóloga, nem doutora de nada, pois percebi o quão farto ele estava de tudo isso. Já tinha passado quase meia hora de monólogo e eu sempre à espera de ter um momento de iluminação, um momento de “Aha” para a Coach e Terapeuta. Surgiam ideias na minha cabeça: “Agulhas? Não, é muito miúdo e nunca me irá deixar colocar agulhas”. “Reiki? Não está aberto para isso…”.

Até que me surgiu uma opção de intervenção: “Ok, vamos fazer aqui uma coisa gira”. Peguei num papel e numa caneta e comecei a fazer com ele a Roda da sua Vida. Embora não tivesse sido ele a pedir uma sessão de Coaching, decidi arriscar. Entrei em flow e literalmente, deixei fluir o que me vinha em termos de inspiração, entreguei-me a esta criança, sem a pressionar.

Depois, mostrei-lhe a vida que ele escolheu para si. Disse-lhe simples-mente: “Pois meu caro amigo, esta é a vida que TU escolheste para ti”. Perguntei-lhe o quão satisfeito estava com as escolhas que fez para a sua vida, ao que me respondeu que estava bem assim. Pelo menos já tinha descruzado os braços, pois pedi-lhe para ser ele a desenhar a sua roda. Perguntei-lhe se a queria alterar e respondeu-me de imediato que não. Disse muito prontamente, que estava bem assim.

Pensei: “Bem, isto não resultou. Não sei mais o que fazer… Paciência, fiz o que pude, mas a escolha é dele e tem esse direito de querer viver assim”. Falei-lhe das escolhas que fazemos e da possibilidade que temos de podermos sempre alterar a nossa vida, bastando para isso, querer. Nós só temos duas hipóteses na vida: Ou escolhemos ser felizes ou infeli-zes, sendo essa uma decisão que apenas ele poderia escolher.

Falei-lhe no desespero dos pais, que já tinham corrido todos os médi-cos e que já não sabiam mais o que fazer. Perguntei-lhe se já tinha pen-sado que o que hoje é, amanhã ou paspen-sado um pouco, já não é. Nada na vida é certo e num instante tudo muda e perdemos aqueles que mais amamos. Cada instante da vida é único e não volta a ser vivido. Pedi-lhe para tentar ver como seria a vida dele sem os pais, aos quais deu 2% de importância na sua vida no exercício da roda da vida que tinha feito. “E se ao teu pai, ou à tua mãe lhes tivesse acontecido

Artigo de Opinião: Mafalda Ferreira Terapeuta de Medicinas Naturais Medicina Tradicional Chinesa e Reiki Practitioner em PNL INTERNATIONAL CERTIFIED COACH ICC MEMBER # 7535

COACHING, A

ARTE SECRETA

DE CONVIDAR A

FELICIDADE

(5)

PÁG 5 | 6

alguma coisa e já não voltassem? E se nunca mais os visses? Se morres-sem? Como te sentirias? Como ficaria a tua vida?”

Pedi-lhe para pensar nisto, ficando ele sempre a olhar para a folha de papel. Passou rapidamente uma hora e chegaram os pais.

Queriam saber como tinha corrido, mas não adiantei nada, pois nem eu sabia como tinha corrido a consulta.

Dois dias depois recebo um telefonema da pessoa que lhes falou de mim a dizer que tinha acontecido um verdadeiro “milagre” com este jovem. No dia seguinte à consulta, acordou, deu um beijo à mãe e pediu-lhe para irem os três andar de bicicleta. Parece que andaram 3 horas de bicicleta! Foi a duas festas de aniversário e já não quis ficar fechado no seu quarto.

Pediu à mãe para me ligar a dizer que queria estar outra vez comigo. Quando entraram novamente os três no meu gabinete, percebi a questão do tal “milagre”. Eu não queria acreditar no que estava a ver. Todos muito luminosos e sorridentes… Felizes!

Voltei a pedir aos pais para irem dar uma volta e fiquei de novo a sós com o miúdo.

Não era a mesma pessoa, acreditem. Tinha à minha frente uma criança feliz. Pediu-me para lhe fazer uma massagem e com os olhos brilhan-tes contou-me que tinha comprado uma chinchila e que lhe tinha posto o nome de Mafalda. Rimos os dois e agradeci-lhe ter passado na minha vida.

Aprendi muito com esta criança, pois veio ensinar-me a acreditar, a confiar e a querer trabalhar ainda mais com esta ferramenta tão espe-cial, que é o Coaching.

Fiz a Certificação Internacional de Coaching com a Alexandra Lemos, Formadora Internacional da ICC, à qual estou grata pela mudança que aquela semana provocou em mim; estou grata à Mindcoach, à ICC, a esta criança, estou grata à Vida e ao Céu.

De facto é mesmo assim:

Artigo de Opinião: Mafalda Ferreira Terapeuta de Medicinas Naturais Medicina Tradicional Chinesa e Reiki Practitioner em PNL INTERNATIONAL CERTIFIED COACH ICC MEMBER # 7535

COACHING, A

ARTE SECRETA

DE CONVIDAR A

FELICIDADE

(6)

PÁG 6 | 6

Não existe fracasso, apenas aprendizagem.

Se a pessoa quer, muda, mesmo que não o verbalize. Todo o comportamento tem um propósito.

Nós criamos a nossa realidade.

A mudança cabe ao próprio, basta querer. Já temos todos os recursos que precisamos. E não há idade para isso.

Finalmente, em modo de conclusão, esta experiência veio mostrar-me que, de facto, como referi no titulo que dei a este artigo, o Coaching é a arte secreta de convidar a felicidade.

A felicidade implica uma mudança, basta para isso querer.

O Coaching permitiu-me também entrar no plano mental desta criança, com as perguntas certas, no momento adequado para ele.

“A qualidade de uma pergunta não é julgada pela sua complexidade, mas pela complexidade da reflexão que ela provoca”.*

Porto, 10 de Junho de 2014 Artigo de Opinião: Mafalda Ferreira Terapeuta de Medicinas Naturais Medicina Tradicional Chinesa e Reiki Practitioner em PNL INTERNATIONAL CERTIFIED COACH ICC MEMBER # 7535 * in O’Connor, Joseph and Lages, Andrea (2004), Coaching with NLP , HarperCollins.

COACHING, A

ARTE SECRETA

DE CONVIDAR A

FELICIDADE

Referências

Documentos relacionados

O algorítmo de construção dado por Palazzo e Valença (2002) é estabelecido da seguinte forma. Passo1) Deve-se aplicar a técnica de recobrimento espacial baseado em

Alguns danos provocaram perdas significativas de rigidez à tração, de até 25%, comparando-se valores obtidos em ensaios de tração confinada de geotêxteis danificados com

O objetivo deste estudo foi de verificar o comportamento morfoquantitativo dos neurônios mioentéricos do duodeno de ratos Wistar (Rattus norvegicus), com as idades de 21,

• As misturas proteicas mistas de farinha parcialmente desengordurada de castanha- do-brasil e isolado proteico de soja apresentaram boa estabilidade térmica até cerca de 200°C,

O CarPIF contou com uma grande participação de partes interessadas do Caribe e de organizações como: LACNIC, OECS, Registro Americano para Números na Internet, Sociedade da

Desvio de Tráfego Na Rua Militão Chaves (Sentido Av.Prudente de Morais) Reestruturação do entorno da Arena das Dunas Reestruturação do entorno da Arena das Dunas. Reestruturação

Liberdade Provisória é a situação jurídica daquele tido por infrator penal que, estando preso ou devendo ser levado à prisão, quer seja por ocasião do inquérito

Observando esse aspecto, as imagens selecionadas atentam para uma transformação, pois nos oferecem “...como que sub-repticiamente, a intimidade das personagens: não