• Nenhum resultado encontrado

PALAVRAS-CHAVE: Assentamentos Rurais. Desenvolvimento territorial. Territórios. Políticas Públicas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALAVRAS-CHAVE: Assentamentos Rurais. Desenvolvimento territorial. Territórios. Políticas Públicas."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 A IMPORTANCIA DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) PARA OS ASSENTAMENTOS RURAIS DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO SUDOESTE PAULISTA:UMA ANÁLISE A PARTIR DE DADOS SECUNDARIOS

RAFAELA RAGGIO BRUNA CAROLINA DE MEIRA VIVIAN MARIA VIEIRA MARQUES

RESUMO:O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma política pública que busca colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza e ao mesmo tempo fortalecer a agricultura familiar, disponibilizando para o agricultor um destino garantido para sua produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a participação de assentados em projeto de reforma agrária do território do Sudoeste Paulista – SP no PAA entre os anos de 2010 a 2013. Para desenvolvimento do trabalho foram analisados dados secundários sobre os municípios que compõem o Território da Cidadania do Sudoeste Paulista disponibilizados no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados disponíveis continham informações sobre os números de convênios firmados, os municípios proponentes, os agricultores fornecedores, valores dos convênios e entidades beneficiadas. A partir das análises percebeu-se que entre os anos de 2010 e 2012 houve um aumento gradativo na adesão ao programa, porém no ano de 2013 houve uma queda brusca no número de assentados participantes do mesmo. Outro dado significativo demonstra que a maior parte dos agricultores pertencentes a projetos de reforma agrária participaram do PAA no período analisado. Deste modo, conclui-se que a política provavelmente teve impacto significativo nos assentamentos rurais do Território, porém é necessário maior detalhamento e análise de dados para melhor compreensão dos resultados obtidos.

PALAVRAS-CHAVE: Assentamentos Rurais. Desenvolvimento territorial. Territórios. Políticas Públicas.

(2)

2 1. Introdução

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696, de 02 de julho de 2003, regulamentado pelo Decreto nº. 5.8731, de 15 de agosto de 2006. O PAA é uma política pública que faz parte do programa“Fome Zero”, que atua a partir de quatro eixos; acesso aos alimentos; fortalecimento da agricultura familiar; geração de emprego e renda; e articulação, mobilização e controle social. O fortalecimento da agricultura familiar é o eixo composto pelo PAA. A política integra as necessidades de acesso aos alimentos à venda dos produtos da agricultura do produtor rural. O Programa adquire os alimentos dos agricultores familiares (com dispensa de licitação) e repassa para organizações sociais como, escolas creches, abrigos hospitais público e outros, e dos programas sociais da localidade como banco de alimentos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias, que atendem pessoas com dificuldade de acesso ao alimento ou em situação de risco alimentar.

O objetivo é “garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar”(Brasil, s/d.a).Como alude Schmitt (2005), trata-se de um Programa que integra a política de segurança alimentar e nutricional e a política agrícola. (O programa de

aquisição de alimentos (PAA) em perspectiva: Apontamentos e questões para debate, pag. 02).

O PAA trabalha com cinco modalidades, neste projeto analisa-se apenas duas delas a modalidade Doação e a modalidade Estoque no quadro abaixo será especificado ambas as modalidades (Quadro 1).

(3)

3 Quadro 1: Modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A questão agrária tem sido considerada fortemente relacionada com políticas públicasque são quase sempre responsáveis, direta ou indiretamente, pela qualidade de vida dapopulação rural. (NETO, 2012). Segundo TEIXEIRA (2002) “Políticas públicas são diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado”. As intervenções políticas são elaboradastendo como referência a construção de um tipo de "ruralidade" que se afirma positivamente e não se submete à tendência histórica e dominante de igualar desenvolvimentoà urbanização (VEIGA, 2003).

Perante esses conceitos podemos percebera importância que a política pública tem nos territórios da cidadania que são formados por municípios com características sociais compatíveis como, baixo índice de desenvolvimento humano, insegurança alimentar, combate

(4)

4 à fome e à pobreza. Neste artigo tratamos do Território do Sudoeste Paulista - SP que de acordo com o Site do Portal da Cidadania abrange uma área de 10.063,60 Km² e é composto por 15 municípios; Itapeva, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Taquarivaí, Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Nova Campina, Riversul, Coronel Macedo, Buri, Itararé, Taquarituba, Ribeirão Grande e Itaporanga.A população total do território é de 312.073 habitantes, dos quais 67.415 vivem na área rural, o que corresponde a 21,60% do total. Possui 6.605 agricultores familiares, 415 famílias assentadas, 1 comunidade quilombola e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,73 (BRASIL,2014).

Sendo assim, a importância da política pública dentro da agricultura familiar mostra a relevância deste trabalho que teve como objetivo avaliar através de dados secundários os níveis de participação dos assentamentos rurais do Território da cidadania do Sudoeste Paulista na política pública do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) nos anos de 2010 a 2013, avaliar quais munícipios participaram mais ou participaram menos e até os que não participaram, e se a política teve grande abrangência.

2. Metodologia

O desenvolvimento deste trabalho foi divido em três etapas:Para desenvolvimento deste trabalhona primeira etapa foram analisados dados secundários sobre os municípios que compõem o Território da Cidadania do Sudoeste Paulista disponibilizados no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)dos anos de 2010 a 2013. Os dados disponíveis continham informações sobre os números de convênios firmados, os municípios proponentes, os agricultores fornecedores, valores dos convênios e entidades beneficiadas, na segunda etapaos dados coletadosforam tabelados, utilizando filtros para a busca de dados relevantes de acordo com oque buscamos, que é, quais municípios participam do programa, se participam com um grande número de assentados, durante quais anos, se ele distribui alimentos apenas no próprio município do assentamento ou em outro município do território do sudoeste paulista, e o terceiro passo foi à criação de tabelas comestes dados coletados, para poder visualizar com maior eficácia estes quesitos.

(5)

5 3. Resultados e discussão

Nem todos os municípios do Território do Sudoeste Paulista participam do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), tanto na modalidade doação quanto a modalidade estoque, a tabela a baixo mostra os municípios que participaram do programa dos anos de 2010 a 2013, ressaltando que durante os anos ocorre que um mesmo assentado pôde participar mais de uma vez do programa, significando que os números não mostram o número de assentados de forma individual e sim o número de assentados que participaram do programa. Através de análise vemos que o município de Itaberá tem uma participação bem maior em ambas as modalidades perante os demais municípios

Tabela 1: Municípios que participaram do PAA dos anos de 2010 a 2013, número de assentados de cada município, nas modalidades DOAÇÃO e ESTOQUE

Fonte: Base de dados CONAB.

Na tabela 2 veremos que em ambas as modalidades, doação simultânea e estoque, notou-se um dadopeculiar no ano de 2013, ocorreu um queda brusca no número de assentados participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Observa-se que na modalidade doação dos anos de 2010 a 2012 o número de assentados o programa teve um número crescente na participação dos assentados, já na modalidade estoque do ano de 2010 para 2011 uma queda no número dos assentados, mas que se recuperou em 2012. Ao fim da tabela temos o total de assentados que participaram do programa do ano de 2010 a 2013, sabendo que, ocorre a repetição de assentados neste total, pois os mesmos puderam participar do programa durante todos os anos avaliados(Tabela 2).

(6)

6 Tabela 2: Participação dos assentados do ano de 2010 a 2013 nas modalidades

DOAÇÃO e ESTOQUE

Fonte: Base de dados CONAB.

Outra análise foi avaliar quais municípios estavam participando do programa o seu ano de participação e qual os números de assentados desses municípios, nas modalidades DOAÇÃO e ESTOQUE.

Na modalidade doação observamos que o município de Itaberá participou de todos os anos (2010 a 2013) de maneira bem significativa,com maior número de assentados durante todos os anos perante os outros municípios.

Tabela 3: Município que participou do programa, ano de participação e número de assentados, modalidade DOAÇÃO.

(7)

7 Na modalidade estoque novamente participação do município de Itaberá foi mais significativa perante os outros municípios, porém nesta modalidade em 2013 não ocorreu a participação de nenhum assentado.

Tabela 4: Município que participou do programa, ano de participação e número de assentados, modalidade ESTOQUE.

Fonte: Base de dados CONAB.

Alguns municípios participantes do programa além de entregar em seus próprio município entregam em outros municípios do território.

A tabela 5 mostra onde os municípios da modalidade doação entregam seus produtos no Território do Sudoeste Paulista. Um dado peculiar é que, como vimos nas tabelas acima (3 e 4), o município de Itaberá possui um número de assentados participantes maior que Itapeva e Itararé, e apesar disto ela entrega para menos municípios que ambas.

(8)

8 Tabela 5: Município onde foi entregue os produtos produzidos por cada cidade,

modalidade DOAÇÃO

Fonte: Base de dados CONAB.

Na tabela 6 vemos que o município de Itapeva também entrega em mais municípios do que o município de Itaberá da mesma maneira que modalidade a doação, e entrega também para mais municípios que todos os outros.

Tabela 6: Município onde foi entregue os produtos produzidos por cada cidade, modalidade ESTOQUE

(9)

9 4. Conclusão

Após análises teóricas observa-se a importância das políticas públicas para o setor rural e a necessidade das mesmas para apoio aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária que fazem parte do Território da Cidadaniado Sudoeste Paulista-SP, devido às dificuldades enfrentadas pelos municípios, como baixo IDH e combate à fome e a pobreza, dificuldades estas que precisam de apoio de governo para se desenvolverem de maneira digna. Com basena observação dos dadosdo site da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab),vemos a importância deste trabalho que conclui que a política teve significativo impacto nos assentamentos rurais do Território do Sudoeste Paulista em alguns municípios e em outros não se teve nem a participação, porém é necessário ir a campo paramelhor compreensão dos resultados dos dados até então obtidos.

5. Referências

CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Transparência Pública do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Modalidade Doação, 2010 a 2013. Disponível em: <http://www.conab.gov.br> Acesso em: 08 mai. 2014.

CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Transparência Pública do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Modalidade Estoque, 2010 a 2013. Disponível em: <http://www.conab.gov.br> Acesso em: 08 mai. 2014.

NETO, A. de. O. C. Políticas públicas nos assentamentos do município de Esplanada-Ba: Uma Avaliação Preliminar. ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA “TERRITÓRIOS EM DISPUTA: os desafios da Geografia Agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro” XXI, 2012, Uberlândia-MG. Editora: UFU, 2012. Pg: 10.

OPPA e ActionAid Brasil. O programa de aquisição de alimentos (PAA) em perspectiva: apontamentos e questões para o debate¹. Disponível em: <http://oppa.net.br/acervo/publi-cacoes/Pesquisa_AABR-OPPA_Texto_PAA_versao_livro.pdf>. Acesso em 19 abr. 2014. Portal da Cidadania. Territórios da Cidadania: Sudoeste Paulista – SP. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/sudoestepaulistasp/one-community?page_num=0>. Acesso em: 15 abr. 2014.

TEIXEIRA, E. C. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. AATR, Bahia, 2002. Seção Políticas Públicas. Disponível em: <http://www.escoladebicicleta.com.br/politicaspublicas.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2014. VEIGA, J.E. Desenvolvimento territorial no Brasil. Do entulho varguista ao zoneamento ecológico econômico. Trabalho apresentado no XXIX Encontro da Anpec. Disponível em:<www.anpec.org.br/encontro2001/artigos/200105079.pdf>. Acesso em 28 mar. 2014.

(10)

Referências

Documentos relacionados

8 — O núcleo de Instalações e Serviços Gerais é dirigido por um coordenador equiparado, para todos os efeitos legais, a cargo de direção intermédia de 4.º grau.. 9 —

As sugestões e contribuições propostas por esta pesquisa estão elencadas a seguir: i Criação de um formulário padrão para ser utilizado pelos Departamentos Didáticos em todos

Cerca de 50 empregados da Embrapa Clima Temperado participaram na terça, 11/11, de uma palestra sobre Qualificação da Infra-estrutura dos Laboratórios da

O produto Prós HP (doxazosina+finasterida) está indicado no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) e dos sintomas relacionados à doença, como sintomas

O presente trabalho foi elaborado com a finalidade de aval i ar o uso de diferentes fontes protéicas sobre o crescimento e sobrevivência de larvas do jundiá Rhamdia quelen nos

Diante da importância da agricultura familiar e das políticas públicas de assistência via agentes de Ater este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução nos sistemas

c) Colaborar no estudo, definição e desenvolvimento dos padrões de prontidão das unidades navais na área da fiscalização marítima. 2 - O Chefe do GSM é

A suposição acima resulta da invariância da energia de deformação específica para movimentos de corpo rígido e será provada mais adiante... Significando que o segundo