• Nenhum resultado encontrado

Código de Distribuição e Suitability

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Código de Distribuição e Suitability"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Código de Distribuição e

Suitability

(2)

CÓDIGO DE DISTRIBUIÇÃO e SUITABILITY

PATAGÔNIA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA.

CNPJ/ ME 39.526.263/0001-74 NIRE: 35232237301

(3)

O presente Código de Conduta da Sociedade (o “Código de Distribuição e Suitabitlity” ou “Código”), tecido em novembro de 2020, revisado e aprovado pela totalidade dos sócios da

Patagônia Capital Gestora de Recursos LTDA. em abril de 2021, com seu contrato social

devidamente arquivado na Junta Comercial do Estado de São Paulo (“JUCESP”) sob o NIRE

35232237301, inscrita no CNPJ/ME sob o nº 39.526.263/0001-74, com sede na Cidade de

Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, na Avenida Braz Olaia Acosta, 727, 4º andar, sala 408 D, Jardim Califórnia, CEP 14.026-040 (a “Sociedade” ou “Patagônia”), dispõe acerca das políticas estabelecidas pela Sociedade, tendo como objetivo instituir as regras e controles internos alinhados às melhores práticas de mercado.

Este Código se aplica a todos os sócios, diretores, empregados, estagiários e prestadores de serviços (“Colaborador” ou, em conjunto, “Colaboradores”) da Sociedade, em plena conformidade com a Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 558, de 26 de março de 2015, conforme alterada (a “ICVM 558”), estruturadas por pertinência temática, conforme divisão abaixo especificada:

Capítulo 01 (fl. 3): Objetivo

Capítulo 02 (fls. 3-4): Abrangência

Capítulo 03 (fls. 4-7): Metodologia de coleta de informações

Capítulo 04 (fls. 7-9): Classificação do perfil do investidor

Capítulo 05 (fl. 9): Classificação de produtos

Capítulo 06 (fl. 10): Atualização do perfil do cliente

Capítulo 07 (fl. 10): Comunicação com o cliente

Capítulo 08 (fl. 11): Procedimento de controle e monitoramento de operações

Capítulo 09 (fls. 11-12): Análise de casos suspeitos e comunicação ao COAF

Capítulo 10 (fls. 12-13): Processo de distribuição

(4)

CAPÍTULO 01 OBJETIVO

A presente Política tem por objetivo formalizar os processos inerentes ao cadastro e conhecimento do cliente, verificação da adequação dos investimentos pretendidos ao seu perfil (“Perfil Suitability”), bem como questões relacionadas aos processos operacionais ligados à atividade de distribuição, inclusive aquelas ligadas à identificação e reporte de operações suspeitas e/ou com indícios de lavagem de dinheiro, em cumprimento à legislação vigente e normas expedidas pela CVM e ANBIMA.

CAPÍTULO 02 ABRANGÊNCIA

As diretrizes estabelecidas neste documento devem ser observadas por todos os colaboradores dedicados à Área Comercial da Sociedade, sendo a responsabilidade pela coordenação e execução deste processo atribuída ao Diretor responsável pelas atividades de Distribuição e Suitability.

Os colaboradores atestam a ciência e adesão acerca dos procedimentos definidos pela presente Política mediante assinatura de termo próprio, sendo submetidos anualmente ao Programa de Treinamento adotado pela Sociedade, a fim de que sejam orientados sobre as rotinas a serem observadas no desempenho dos processos descritos nesta Política.

Para os fins da presente Política são entendidos como clientes da Sociedade:

1. Investidores cujas carteiras sejam administradas pela Sociedade, nos termos de Contrato de Carteira Administrada firmado pelas partes;

2. Investidores contratantes do serviço de consultoria de valores mobiliários prestado pela Sociedade;

3. Cotistas dos fundos de investimento geridos e distribuídos pela Sociedade mediante contato pessoal ou com o uso de qualquer meio de comunicação, seja sob forma oral ou escrita, por meio físico, correio eletrônico (e-mail) ou pela rede mundial de computadores (internet);

4. Próprios fundos de investimento geridos pela Sociedade.

A presente Política é adotada em relação ao cliente titular da aplicação não havendo qualquer tipo de análise de adequação ao perfil de investimentos do co-titular.

A obrigatoriedade de verificar a adequação do perfil do cliente ao produto/operação não se aplica quando:

(5)

1. O cliente for investidor qualificado, nos termos da Instrução CVM nº 539/13, com exceção das pessoas naturais mencionadas no inciso IV do art. 9º-A e nos incisos II e III do art. 9º-B, da referida Instrução;

2. O cliente for pessoa jurídica de direito público;

3. O cliente tiver sua carteira de valores mobiliários administrada discricionariamente por administrador de carteira de valores mobiliários autorizado pela CVM.

CAPÍTULO 03

METODOLOGIA DE COLTETA DE INFORMAÇÕES

O processo de coleta de informações visa a identificar o cliente, definir o seu objetivo de investimento, sua situação financeira e seu conhecimento em matéria de investimentos. Tal processo pode ser dividido nas seguintes etapas:

I. Formulário Cadastral: o Formulário Cadastral é composto, no mínimo, pelas

informações indicadas no Anexo I da Instrução CVM nº 301/99 ou norma que a substitua. Compete ao responsável pelo cliente a disponibilização do Formulário Cadastral antes da abertura da conta ou no início de seu relacionamento.

Devem ser utilizados os modelos de Formulário Cadastral nos padrões e em seu modelo mais atual, segregados em pessoas físicas e pessoas jurídicas, com seus respectivos termos de adesão.

O Formulário Cadastral será disponibilizado para preenchimento digitalmente, no caso de preenchimento manual, só serão aceitos documentos com letra legível e sem rasuras. Após a assinatura pelo cliente, deverá ser encaminhado, com as devidas declarações e em bom estado de conservação, ao responsável pelo cliente, acompanhado da documentação complementar pertinente. Ato seguinte, o responsável pelo cliente efetuará o upload dos documentos no sistema do administrador fiduciário, encaminhando-os em meio físico em seguida. Sem prejuízo do envio ao administrador, a Sociedade manterá cópia dos documentos em seus arquivos pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

Documentos e informações apresentados fora dessas condições ou incompletos devem ser rejeitados, sob o risco de comprometer a verdadeira identificação do cliente.

As contas de pessoas físicas e jurídicas, além de poderem ser controladas e movimentadas por seus titulares (pessoas físicas) ou por seus diretores (pessoas jurídicas), podem ser controladas e movimentadas por procuradores. Caso exista procurador, é necessário o envio de procuração com, no mínimo, as seguintes informações:

(i) Qualificação completa;

(ii) Descrição dos poderes do procurador;

(iii) Assinatura do cliente com firma reconhecida; e

(6)

A ausência do envio de procuração implicará na inexistência de procurador autorizado no cadastro do cliente.

No caso de investidor menor de idade, ou em outras hipóteses em que há a presença de responsável legal, deverá ser exigido o cadastramento do respectivo responsável legal. É importante identificar o tipo de relacionamento ou parentesco com o titular da conta do procurador ou responsável legal.

No processo de cadastramento deverão ser identificadas as pessoas consideradas politicamente expostas, conforme definição constante do art. 3-B da Instrução CVM nº 301/1999 ou outra norma que venha a substitui-la.

Para fins de supervisão dos dados de pessoas consideradas politicamente expostas é necessária a solicitação da Declaração do Imposto de Renda dos últimos 3 (três) anos, em sua versão completa e com o protocolo de envio para a Receita Federal.

As informações cadastrais dos clientes ativos devem ser atualizadas, no mínimo, a cada 24 (vinte e quatro) meses, sendo considerados clientes ativos aqueles que tenham efetuado movimentação ou que tenham apresentado saldo em sua conta no período de 24 (vinte e quatro) meses posteriores à data da última atualização cadastral. A realização de novas operações só será aceita mediante a atualização dos respectivos dados cadastrais, sejam clientes ativos ou inativos.

O cadastro de clientes pode ser efetuado e mantido em sistema eletrônico, o qual deverá: (i) possibilitar o acesso imediato aos dados cadastrais; e

(ii) utilizar tecnologia capaz de cumprir integralmente com o disposto na regulamentação em vigor, nesta Política e demais normas e políticas internas adotadas pela Sociedade.

O cadastro de clientes mantido pela Sociedade deve permitir a identificação da data e do conteúdo de todas as alterações e atualizações realizadas.

II. Verificações ligadas ao FATCA: o Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA) é uma lei dos

Estados Unidos da América objeto do Capítulo 4 do Internal Revenue Code e acordos internacionais firmados com outros países, dentre eles o Brasil, relativos ao reporte automático de informações sobre contas financeiras de clientes identificados como US Person.

Assim, os colaboradores da Sociedade devem praticar todos os atos necessários para possibilitar a aplicação do FATCA e a identificação de contas ou investimentos para fins do FATCA e da legislação correlata, caso conte com clientes considerados US Person para fins fiscais.

III. Processo de Know Your Client: este se inicia no primeiro contato com o cliente e deve ser

realizado sob a forma de uma due diligence sobre o cliente, com o objetivo de conhecer detalhes da sua vida pessoal e profissional, dando maior segurança às informações apresentadas pelo cliente na ficha cadastral.

(7)

Tal processo objetiva prevenir que o cliente utilize a estrutura da Sociedade para atividades ilegais, em especial os crimes de “lavagem” de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores provenientes de infração penal.

Portanto, caberá ao responsável pelo cliente, envidar os melhores esforços para obtenção das informações necessárias para análise dos seguintes aspectos:

(i) Identificação e idoneidade do cliente;

(ii) Meio pelo qual o cliente conheceu ou foi apresentado à Sociedade; (iii) Origem patrimonial do cliente;

(iv) Situações que possam configurar indícios da ocorrência dos crimes previstos na Lei nº 9.613/1998, ou a eles relacionadas;

Após o recebimento do Formulário Cadastral preenchido e assinado pelo cliente, bem como do devido preenchimento do Formulário de Know Your Client, o responsável pelo cliente fará a análise do perfil do investidor auxiliado pelas informações extraídas do Questionário de que trata o item IV abaixo e encaminhará a documentação pertinente à análise da equipe de PLD para que seja analisada sob a ótica da Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro.

IV. Questionário de Suitability: este questionário, conforme modelo anexo (Anexo I), tem por

objetivo verificar a adequação do produto/operação ao Perfil do Investidor, sendo composto por perguntas que visam possibilitar verificar se:

(i) o produto, serviço ou operação é adequado aos objetivos de investimento do cliente/cotista;

(ii) a situação financeira do cliente/cotista é compatível com o produto, serviço ou operação; e

(iii) o cliente/cotista possui conhecimento necessário para compreender os riscos relacionados ao produto, serviço ou operação.

O preenchimento do Questionário de Suitability deve ser realizado pelo cliente, sendo este o único responsável pelas informações prestadas. Após o preenchimento, o Questionário deve ser coletado pelo colaborador responsável pelo cliente antes do primeiro investimento, a fim de que seja definido um perfil para o cliente, conforme abaixo.

CAPÍTULO 04

CLASSIFICAÇÃO DO PERFIL DO INVESTIDOR

São atribuídas pontuações específicas às respostas disponibilizadas pelos clientes por meio do questionário Suitability, visando definir o Perfil do Investidor, de acordo com a seguinte classificação.

1) CONSERVADOR (Menos de 16 pontos) – O Perfil do Cliente classificado como “Conservador” possui a segurança como referência para as suas aplicações, assumindo os menores riscos possíveis. Em razão da sua baixa tolerância ao risco, mantém em sua

(8)

carteira percentual reduzido de produtos de renda variável, dando preferência aos produtos de renda fixa. Possui como objetivo a preservação de seu patrimônio. Realizam investimentos sólidos e que buscam retorno a longo prazo.

2) MODERADO (de 17 a 46 pontos) – Para o Perfil do Cliente classificado como “Moderado”, a segurança é importante, mas existe a procura de um equilíbrio entre segurança e rentabilidade, e estão dispostos a correr um certo risco em busca de um retorno um pouco mais elevado. Nesse sentido, o cliente com perfil “Moderado” aceita que parte de seu patrimônio seja alocado em produtos de renda variável, alternativos e cambiais, embora uma parcela significativa ainda esteja alocada em aplicações mais estáveis e líquidas. Além disso, pode estar sujeito a perdas patrimoniais em prazos menores que 12 meses.

3) AGRESSIVO (de 47 a 65 pontos) – O perfil do cliente classificado como “Agressivo” está associado a Clientes que possuem total conhecimento e amplo domínio do mercado de capitais. O Cliente com perfil Agressivo busca retornos muito expressivos a curto/médio prazo, suportando altos riscos. Tal modalidade de investidor pode realizar operações "alavancadas", ciente das chances de perda não só dos recursos investidos na operação, como porventura outros que tenham sido alocados em outros investimentos.

4) SOFISTICADO (Acima de 65 pontos) – O Perfil do Cliente classificado como “Sofisticado” está, igualmente, associado a Clientes que possuem total conhecimento e amplo domínio do mercado de capitais. Contudo, referido perfil de Cliente busca retornos ainda mais expressivos no curto prazo, suportando quaisquer riscos. Tal modalidade de investidor pode realizar operações "alavancadas", ciente das chances de perda não só dos recursos investidos na operação, como porventura outros que tenham sido alocados em outros investimentos.

Compara-se, então, o Perfil do Cliente com os investimentos por ele pretendidos. É vedado à Patagônia distribuir cotas dos Fundos quando:

(i) o perfil do Cliente não seja adequado aos Fundos distribuídos;

(ii) não sejam obtidas as informações que permitam a identificação do perfil do Cliente; ou

(iii) as informações relativas ao perfil do Cliente não estejam atualizadas, conforme definido nesta Política de Suitability.

Caso os investimentos pretendidos estejam em desacordo com o perfil definido, o Cliente deve ser alertado por representante da Equipe de Distribuição, que deverá propor uma alocação alternativa para o Cliente, que se enquadre dentro de seu perfil de risco. Caso, mesmo após o alerta, o Cliente decida ordenar o investimento em desacordo com o seu perfil de risco, o Cliente deverá assinar o Termo de Ciência de Desenquadramento do Investimento ao Perfil do Cliente, ratificando sua ciência, consciência e intenção de possuir ativos mais agressivos do que indicado como adequado para o seu perfil, nos termos do Anexo II à presente.

(9)

Da mesma forma, caso o Cliente se recuse a preencher o Questionário ou não forneça informações suficientes para traçar seu Perfil de Cliente, será classificado como “sem perfil” e alertado por representante da Equipe de Distribuição sobre tal situação. Caso, mesmo após o alerta, o Cliente decida ordenar o investimento, o Cliente deverá assinar o Termo de Recusa do Questionário de Suitability, antes do primeiro investimento e de cada aplicação, nos termos do Anexo III à presente.

As comunicações da Equipe de Distribuição com os Clientes, inclusive para divulgação do perfil do Cliente, solicitação da atualização de seu perfil ou, ainda, assinatura de novo Termo de Ciência de Desenquadramento do Investimento ao Perfil do Investidor ou do Termo de Recusa do Questionário de Suitability, serão realizadas por meio eletrônico, no e-mail fornecido pelo Cliente quando do preenchimento de seu cadastro junto à TAG.

O Questionário será validado por meio da assinatura do Cliente no documento físico, o qual poderá ser encaminhado pelo Cliente por meio físico ou eletrônico.

O Questionário será atualizado, no mínimo, a cada 24 (vinte e quatro) meses, com objetivo de manter atualizado o perfil do Cliente, utilizando-se, para tanto, os mesmos critérios de classificação do perfil do Cliente descritos nesta Política.

A fim de que seja verificado periodicamente o eventual desenquadramento, a Equipe de Distribuição analisará, no momento de atualização do Questionário nos termos do item 2.17 acima, eventuais inconsistências entre o perfil do Cliente versus os seus respectivos investimentos nos Fundos e, caso haja qualquer inconsistência, o Cliente deverá ser informado.

CAPÍTULO 05

CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS

Para a classificação dos produtos sob gestão da Sociedade ou das operações, títulos e valores mobiliários recomendados foram considerados os seguintes aspectos: (i) os riscos associados ao produto/operação e seus ativos subjacentes; (ii) o perfil dos prestadores de serviços associados ao produto/operação; (iii) a existência de garantias; (iv) os prazos de carência. Isto posto, segue abaixo a classificação dos produtos geridos pela Sociedade:

O investimento em produtos/operações complexas exige conhecimento mais aprofundado por parte do investidor, por apresentar riscos maiores e/ou diversos em comparação com produtos tradicionais, bem como dificuldade em se determinar seu valor, inclusive em razão de sua baixa liquidez.

Dessa forma, a Sociedade considera a necessidade de maior experiência e conhecimento do cliente, maior tolerância ao risco e às oscilações do mercado e dos instrumentos financeiros, bem como uma maior tolerância aos prazos de investimento.

(10)

Os fundos eventualmente distribuídos pela Sociedade caracterizados como “complexos” poderão apresentar as seguintes características:

I. Assimetria no comportamento de possíveis resultados da operação ou produto; II. Metodologia de precificação específica que dificulte a avaliação do preço pelo cliente; III. Índices de referência distintos dos benchmarks usuais do mercado ou que representam combinações de índices em diferentes proporções na cesta;

IV. “barreiras” à saída da aplicação;

V. Pagamentos e/ou eventos de descontinuidade;

VI. Proteção de capital e/ou garantias condicionadas, ou seja, que possam ser perdidas em função da ocorrência de determinados eventos;

VII. Eventos de conversibilidade entre ativos de diferentes naturezas; VIII. Cessão de crédito e/ou lastro específico;

IX. Cláusulas unilaterais de recompra por parte do emissor; X. Custos de saída; e

XI. Garantias diferenciadas ou subordinação.

O público-alvo a que se destina os fundos sob gestão deve considerar sempre a complexidade do produto e o perfil de risco do cliente. Neste caso, fica estabelecido, desde já, que produtos complexos devem ser oferecidos apenas para clientes de perfil “Sofisticado”.

Nesta mesma linha, os materiais de divulgação dos fundos sob gestão deverão ser claros quanto à informação sobre a estrutura destes em comparação com a de fundos tradicionais, alertando para os riscos envolvidos.

Além disso, quando aplicável, será dado destaque no site da Sociedade com relação à classificação de determinados fundos como “complexos”.

CAPÍTULO 06

ATUALIZAÇÃO DO PERFIL DO CLIENTE

A Sociedade deverá atualizar o perfil do cliente, composto pelas informações disponibilizadas por meio da Ficha Cadastral e do Questionário de Suitability, em prazos não superiores a 24 (vinte e quatro) meses. Para tanto, o responsável pelo cliente entrará em contato com este na forma indicada abaixo, envidando os melhores esforços para a obtenção de todas as informações pertinentes.

Sem prejuízo do compromisso de atualização das informações que compõem o perfil do cliente, os colaboradores devem sempre chamar a atenção do cliente quanto ao seu compromisso constante do Formulário Cadastral de sempre comunicar, de imediato, quaisquer alterações nos seus dados cadastrais.

CAPÍTULO 07

(11)

A comunicação entre a Sociedade e o cliente será realizada por e-mail, telefone ou em reuniões previamente agendadas, inclusive para fins de divulgação do seu perfil de risco após coleta das informações e eventual alerta sobre desenquadramento identificado entre o Perfil do Investidor e seus investimentos.

O Questionário será validado por meio da assinatura do cliente no documento físico, o qual poderá ser encaminhado pelo cliente por meio físico ou eletrônico à equipe da Sociedade.

CAPÍTULO 08

PROCEDIMENTO DE CONTROLE MONITORAMENTO DE OPERAÇÕES

Uma das atividades preventivas mais importantes no âmbito de controle é o monitoramento das operações realizadas pelos clientes/investidores. Sendo assim, compete aos colaboradores o acompanhamento e alinhamento das atividades realizadas com as informações disponibilizadas pelo cliente em seu processo de cadastro e suitability.

No contexto de prevenção aos crimes de "lavagem” de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores provenientes de infração penal é importante o monitoramento das operações realizadas no dia a dia, que podem ser monitoradas com base nos seguintes critérios:

(i) Operações que aparentam estar acima da capacidade financeira e patrimonial; (ii) Quantidade de operações realizadas em um curto período; e

(iii) Operações diferentes daquelas normalmente realizadas.

CAPÍTULO 09

ANÁLISE DE CASOS SUSPEITOS E COMUNICAÇÃO AO COAF

A análise de casos suspeitos de realização de crimes de "lavagem" de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores provenientes de infração penal deverá considerar todos os fatos e características das operações e do cliente, sendo reportada imediatamente ao Diretor responsável pelo PLD para que sejam tomadas as providências necessárias em linha com a Política da PLD adotada pela Sociedade.

A consulta ao Serasa, à internet, às listas restritivas e a outras fontes lícitas devem ser efetuadas para que sejam enviadas às autoridades competentes denúncias com informações mais consistentes e de melhor qualidade, o que auxiliará inclusive que as autoridades possam dar o prosseguimento adequado na apuração das eventuais suspeitas levantadas.

CAPÍTULO 10

(12)

É responsabilidade da Sociedade, em relação a seus clientes, (i) a prestação adequada de informações sobre os fundos, suprindo seus clientes com informações sobre as respectivas características e seus riscos; (ii) o fornecimento dos documentos dos fundos, inclusive termo de adesão e os documentos obrigatórios exigidos pela regulamentação em vigor; (iii) o controle e manutenção de registros internos referentes à compatibilidade entre as movimentações dos recursos dos clientes e sua capacidade financeira e atividades econômicas; e (iv) o atendimento aos requisitos da legislação e da regulamentação em relação à adequação dos fundos ao perfil dos clientes.

Neste sentido, a área de Distribuição, por meio do diretor responsável, deverá se manter atualizada quanto ao regulamento do fundo, seu formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais, quando aplicável, devidamente atualizados, os quais possuem todas as informações necessárias do fundo e os riscos aos quais eles poderão estar expostos, bem como de que tais documentos sejam disponibilizados para todos os clientes.

(i) Transmissão e Execução de Ordens: considera-se transmissão de ordens o ato mediante o qual o cliente solicita a aplicação em ou resgate de cotas de determinado fundo. A Sociedade poderá receber ordens emitidas por escrito por meio de correio eletrônico (e-mail) encaminhado pelo cliente e/ou seus representantes ou procuradores, desde que tanto o cliente, seus representantes ou procuradores quanto os respectivos e-mails de origem estejam prévia e devidamente autorizados e identificados na documentação cadastral do cliente.

As ordens de movimentações dos clientes serão executadas por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo administrador fiduciário. Todas as ordens devem ser registradas, identificando-se o horário do seu recebimento, o cliente que as tenha emitido e as condições para a sua execução. As ordens transmitidas pelos clientes e as condições em que foram executadas, independentemente de sua forma de transmissão, devem ser arquivadas através de sistema protegido contra adulterações, de modo a permitir eventual realização de auditoria.

O cliente será o único responsável pelo acompanhamento das operações realizadas por seus representantes ou procuradores, não podendo imputar à Sociedade qualquer responsabilidade por eventuais perdas que as operações ordenadas venham a lhe causar.

(ii) Recebimento/Recusa de Ordens: Somente serão recebidas pela Sociedade ordens a ela transmitidas por escrito, por meio de correio eletrônico (e-mail), nos termos do item “Transmissão de Ordens” acima.

A Sociedade, no entanto, poderá recusar-se a receber qualquer ordem, a seu exclusivo critério, sempre que verificar a prática de atos ilícitos, nos termos da Política de PLD adotada internamente. Ainda, não acatará ordens de clientes que se encontrarem, por qualquer motivo, impedidos de operar no mercado de valores mobiliários.

(iii) Lançamento de Ordens: ato pelo qual a Sociedade cumpre a ordem transmitida pelo cliente mediante a realização e registro no sistema informatizado do administrador fiduciário do fundo. A ordem de aplicação registrada somente é confirmada com a entrada dos recursos na conta do respectivo fundo no mesmo dia.

(13)

Em caso de ordens dadas simultaneamente por clientes que não sejam Pessoas Vinculadas e por Pessoas Vinculadas à Sociedade, conforme abaixo definido, as ordens de clientes que não sejam Pessoas Vinculadas àSociedade devem ter prioridade. Em caso de concorrência de ordens entre clientes que não sejam Pessoas Vinculadas, conforme abaixo definido, a prioridade para o seu lançamento deve ser determinada pelo critério cronológico.

Pessoas Vinculadas: (i) os colaboradores; (ii) o cônjuge ou companheiro dos colaboradores; (iii) os ascendentes e descendentes de primeiro grau dos colaboradores; e (iv) os clubes e fundos de investimento cuja maioria das cotas pertença a Pessoas Vinculadas, salvo se geridos discricionariamente por terceiros não classificados como Pessoas Vinculadas.

(iv) Cancelamento de Ordens: toda e qualquer ordem, enquanto não executada, poderá

ser cancelada por iniciativa do próprio cliente ou seus representantes ou procuradores, conforme o caso.

(v) Controles Internos: compete ao Diretor de Suitability encaminhar à Diretoria, até o último dia útil dos meses de janeiro e julho, relatório relativo ao semestre encerrado no mês imediatamente anterior à data de entrega contendo: (i) uma avaliação do cumprimento pelos colaboradores das regras, procedimentos e controles estabelecidos nesta Política; e (ii) as recomendações a respeito de eventuais deficiências, com o estabelecimento de cronogramas de saneamento. Sem prejuízo do relatório interno supramencionado, o Diretor de Suitability elaborará um laudo descritivo que será enviado anualmente à ANBIMA, até o último dia útil de março, contendo informações referentes ao ano civil anterior, o qual será revisado pelo Diretor de Compliance, apresentando avaliação qualitativa sobre os controles internos implantados para verificação do Perfil do Investidor. Tal avaliação conterá, no mínimo, as seguintes informações:

a. descrição dos controles e testes executados e dos resultados obtidos pela Sociedade em tais testes, para acompanhamento da metodologia de Suitability adotada;

b. indicação, com base na metodologia aplicada, da quantidade de: (a) clientes com saldo em investimentos e/ou posição ativa em 31 de dezembro; (b) clientes com perfil identificado, segmentando entre enquadrados e desenquadrados quanto aos seus investimentos/operações; (c) clientes sem perfil identificado; (d) clientes com perfil desatualizado; (e) clientes que tenham assinado o Termo de Ciência de Desenquadramento.

c. plano de ação para o tratamento das divergências identificadas;

d. ocorrência de alterações na metodologia de Suitability no período analisado. (vi) Manutenção de Documentos: todos os documentos e informações relevantes para fins

dos processos descritos nesta Política são arquivados, em meio eletrônico ou meio físico, nos servidores da Sociedade, pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

(14)

ANEXO I

QUESTIONÁRIO SUITABILITY DA PATAGÔNIA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS Investidor:

CPF/: Resultado:

Perfil do Investidor:

O objetivo deste questionário é auxiliar na definição da estratégia mais adequada às suas aplicações financeiras, através da classificação da exposição e tolerância ao risco frente às metas de investimento. O investidor deverá responder este questionário escolhendo as opções que mais se aproximam do seu perfil.

Aceito responder este questionário. Não aceito responder este questionário.

1) Qual a sua idade?

O a. menos de 25 anos a. 5 pontos O b. entre 25 e 35 anos b.4 pontos O c. entre 35 e 45 anos c. 3 pontos O d. entre 45 e 60 anos d. 2 pontos O e. mais de 60 anos e. 1 ponto

2) Qual a sua renda mensal?

O a. até R$ 1.000,00 a. 1 ponto O b. entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00 b. 2 pontos O c. entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 c. 3 pontos O d. entre R$ 3.000,00 e R$ 10.000,0 d. 4 pontos O e. mais que10.000,00 e. 5 pontos

3) Dentro da sua renda mensal, qual o percentual que consegue investir?

O a. 15% da renda ou menos a. 2 pontos O b. entre 15% e 30% da renda b. 3 pontos O c. entre 30% e 50% da renda c. 4 pontos O d. acima de 50% da renda d. 5 pontos O e. nenhuma parte da renda e. 1 ponto

(15)

4)

Assinale abaixo qual o seu objetivo/finalidade principal quando da escolha de suas aplicações/investimentos:

O geração de Renda a. 1 ponto

O preservação de Capital b. 2 pontos

O aumento de Capital c. 3 pontos

5) Caso possua sobra de recursos nos próximos anos, existe algum objetivo de consumo

específico (bens fixos-imóveis e veículos; etc.)?

O a. não possuo, pretendo investir o capital restante. a. 5 pontos O b. sim, mas será utilizado somente parte do capital a ser investido. b. 3 pontos O c. possuo objetivo claro e utilizarei todo meu capital a ser investido. c. 1 ponto

6) Por quanto tempo pode se comprometer a não utilizar a reserva de capital,

independentemente de aportes futuros?

O a. não é possível estimar a. 1 ponto

O b. até 2 anos b. 2 pontos O c. entre 2 e 5 anos c. 3 pontos

O d. entre 5 e 10 anos d. 4 pontos

O e. essa reserva não será utilizada, a não ser em casos de emergência. e. 5 pontos

7) Quantifique o seu conhecimento sobre mercado financeiro

O a. maior que 8: profissional. a. 5 pontos O b. entre 6 e 8: conhece, como investidor, razoavelmente

o mercado financeiro. b. 4 pontos

O c. entre 4 e 6: conhece pouco e necessita de conselhos financeiros. c. 2 pontos O d. abaixo de 4: leigo. d. 1 ponto

8) Imagine que, hipoteticamente, tenha realizado investimentos em fundos ou ativos de

risco suscetíveis a fortes oscilações ao longo do tempo. Como se comportará após um movimento de forte oscilação negativa (a partir de amanhã)?

O a. encara os investimentos como diversificação e aceita

que variações de curto prazo são naturais. Não faz nada. a. 5 pontos

O b. passa a acompanhar o mercado para entender o que

(16)

O c. passa a acompanhar o mercado para entender o que

passa no cenário, mas não garante qual será sua reação

se começar a perder dinheiro. c. 3 pontos

O d. passa a acompanhar o mercado para entender o que

passa no cenário, e provavelmente resgatará seus investimentos. d. 2 pontos

9) Qual é a frequência e o período que realizou operações no mercado de valores

mobiliários?

O a. nunca investi. Primeiro aporte. a. 1 ponto O b. menos de um ano. b. 2 pontos O c. entre 1 e 5 anos. c. 3 pontos

O d. entre 5 e 10 anos. d. 4 pontos O e. mais de 10 anos. e. 5 pontos

10)

Em caso de emergência médica, qual sua situação financeira para assumir as despesas?

O a. despreparado. a. 1 ponto O b. preparado parcialmente, próximo ao limite b. 2 pontos

O c. preparado parcialmente, necessitando de ajuda externa. c. 3 pontos O d. preparado para despesas normais. d. 4 pontos

O e. preparado para despesas acima do normal. e. 5 pontos

11)

Quantas pessoas dependem de você?

O a. nenhuma pessoa. a. 5 pontos O b. 1 pessoa b. 4 pontos O c. 2 pessoas c. 3 pontos O d. 3 pessoas ou mais d. 1 ponto

12)

Qual das respostas abaixo mais se assemelha à sua personalidade como investidor?

O a. não admito perder nada do capital investido. Procuro

um retorno seguro e sem oscilações. Segurança é mais

importante do que rentabilidade. a. 1 ponto

O b. não admito perder nada do capital investido, no entanto,

(17)

melhores que a renda fixa tradicional. Valorizo mais a segu-

rança do que a rentabilidade. b. 2 pontos

O c. posso correr riscos para conseguir uma rentabilidade

Acima da média, no entanto, prezo a preservação de 100% do capital investido. Divido minhas preferências entre segu- rança e rentabilidade, mas ainda prefiro segurança à renta-

bilidade. c. 3 pontos

O d. admito perdas de até 20% do capital investido, se a

proposta de investimento gerar possibilidade de altos retornos. A procura por rentabilidade é mais importante

do que a segurança. d. 4 pontos

O d. minha prioridade é maximizar a rentabilidade, com

a segurança em segundo plano. Posso correr grandes riscos para obter elevados retornos, admitindo perder

mais de 20% do meu principal investido. e. 5 pontos

13)

Formação acadêmica e experiência profissional: Você considera que sua formação acadêmica e/ou experiência profissional lhe traz conhecimento sobre o mercado financeiro?

O tenho formação acadêmica e experiência profissional a. 5 pontos O não tenho formação acadêmica e tenho experiência profissional b. 4 pontos O tenho formação acadêmica e não tenho experiência profissional c. 3 pontos O não tenho formação acadêmica e não tenho experiência profissional d. 1 ponto

14)

Situação financeira: qual é a atual composição dos seus investimentos por categoria?

__ % Renda Variável (ações e Fundo de Ações); a. 5 pontos __ % Fundos de Investimento Multimercado; b. 4 pontos __ % Renda Fixa (Fundos de Renda Fixa, DI, CDBs, Poupança); c. 3 pontos __ % Imóveis; d. 2 pontos __ % Outros. e. 1 ponto

15)

Qual é o valor do seu patrimônio.

O a. até R$ 1.000.000,00 a. 1 ponto O b. entre R$ 1.000.000,00 e R$ 10.000.000,00 b. 3 pontos O c. mais que10.000.000,00 c. 5 pontos

(18)

Verifique a seguir sua pontuação. Preenchimento manual

Somatório dos Pontos: Perfil do Investidor:

IDENTIFIQUE O SEU *PERFIL DE INVESTIMENTO.

INVESTIDOR CONSERVADOR – Menos de 16 pontos: É aquele investidor que tem a

segurança como ponto decisivo para seus investimentos e que não está familiarizado com a volatilidade do mercado de renda variável.

INVESTIDOR MODERADO - De 17 a 46 pontos: É aquele investidor que mantém parte de

seus investimentos em produtos mais seguros, porém também quer buscar um retorno adicional e acima da média de rentabilidade através de investimentos em produtos com mais risco e menor liquidez.

INVESTIDOR AGRESSIVO - De 47 a 73 pontos: É aquele investidor que busca a rentabilidade

que a Renda Variável pode oferecer através de uma postura mais agressiva em operações de alavancagem. Entende sobre o alto risco do mercado de derivativos e tem disposição para suportar as oscilações e eventuais perdas de patrimônio na busca de resultados melhores.

A Instrução CVM 539 estabelece que as pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição não podem recomendar produtos, realizar operações ou prestar serviços sem verificar sua adequação ao perfil do Investidor

Confirmação do seu Perfil de Investimento

Confirmo ter compreendido as informações e perguntas acima, bem como o processo de Adequação de Perfil (suitability) da Patagônia Capital Gestora de Recursos Ltda.

Estou ciente de que devo atualizar as informações prestadas acima para a Patagônia Capital

Gestora de Recursos Ltda, caso haja alterações e sempre que for solicitado. ___________________________________________________________

Local e Data

____________________________________________________________ Assinatura

(19)

ANEXO II

TERMO DE CIENCIA DE DESENQUADRAMENTO DO INVESTIMENTO DA PATAGÔNIA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA.

o

DADOS DOS TITULARES:

Nome: CPF:

Distribuidor: CNPJ:

Fundo: CNPJ:

Perfil do Investidor: Classificação do Fundo:

Com base no disposto no Código de Regulação e Melhores Práticas para Fundos de Investimento da ANBIMA e nos procedimentos de Suitability adotados pelo Distribuidor, declaro estar ciente de que o meu perfil suitability está em desconformidade com a classificação do Fundo de Investimento no qual pretendo investir.

Declaro, para todos os fins de direito, que estou ciente do desenquadramento ora apontado e que, ainda assim, desejo efetuar esse investimento, isentando a Patagônica Captial Gestora de Recursos Ltda., inscrita sob CNPJ 39.526.263/0001-74, de qualquer tipo de responsabilidade decorrente desse desenquadramento de perfis.

Local Data

(20)

ANEXO III TERMO DE RECUSA DA

PATAGÔNIA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA.

À

PATAGÔNICA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA.

Prezados Senhores,

A [●], com sede / residente na Cidade de [●], Estado de [●], na [●], inscrito no CNPJ/MF / CPF sob nº [●], neste ato representada na forma do seu [Contrato/Estatuto] Social, declara a Patagônica Capital Gestora de Recursos Ltda.(“Patagônica Capital”), que (i) apesar do disposto na Instrução CVM 539, o Código ANBIMA de melhores Práticas de Fundos de Investimento, do disposto na Deliberação ANBIMA no 65 e demais legislação pertinente; e, (ii) estar ciente da importância dos procedimentos de identificação de perfil de risco dos investidores (suitability):

1. (i) Não irá responder o questionário de suitability da Patagônica Capital, e que isenta a Patagônica Capital de todas e quais responsabilidades advindas do não

preenchimento do questionário;

2. (ii) Não quer ser monitorado em relação ao seu perfil de investidor pela Patagônica

Capital, responsabilizando- se integralmente pelas consequências desta renúncia; e

3. (iii) Está ciente que a Patagônica Capital irá considerar o seu perfil de risco como sendo “Conservador” para fins de recomendação de produtos, serviços e/ou operações. Por perfil de risco Conservador, entende- se o investidor que possui a segurança como referência para os seus investimentos, por isso prefere assumir os menores riscos possíveis. Possui baixa tolerância a risco, geralmente possui

necessidade de resgate em curto período de tempo.

[Local], [●] de [●] de 2021.

_____________________________________________ [Nome]

Referências

Documentos relacionados

As principais contribuições dessas novas propostas são: o emprego de mais um parâmetro (retardo introduzido aos pacotes de dados) para a determinação dos membros de backup a fim

Os seguintes comandos de instalação de arquivo flash poderão não estar mais incluídos em versões futuras do Oracle Solaris:.

Indicação de Cesta de Produtos: Certificado de Depósito Bancário; Letra de Câmbio; Letras do Tesouro Nacional; Notas do Tesouro Nacional; Fundo de Renda Fixa; Letras Financeiras

A comunicação entre a Sociedade e o cliente será realizada por e-mail, telefone ou em reuniões previamente agendadas, inclusive para fins de divulgação do seu perfil de risco

PRAZO DE ENTREGA EM DIAS: 15 (QUINZE) DIAS PARA ENTREGADO EQUIPAMENTO INSTALADO NO LOCAL, CONTADOS A PARTIR DO RECEBIMENTO DA NOTA DE EMPENHO; PRAZO DE GARANTIA: 01(UM)

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

fenação e armazenamento, assim como a eficiência energética do Cynodon dactylon (L.) Pers, em sistema intensivo de produção de leite, na região de Coronel Pacheco -