• Nenhum resultado encontrado

Otimize o Fornecimento de Aplicação Pelos Seus Data Centers Distribuídos Globalmente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Otimize o Fornecimento de Aplicação Pelos Seus Data Centers Distribuídos Globalmente"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O que contém: 1 2 4 5 6 6 7 8 8 Principais Benefícios Aplicações Disponíveis Globalmente Gerenciamento Simples Aplicações Seguras Integração de Rede Arquitetura Plataformas do BIG-IP GTM Serviços Profissionais e Suporte Mais Informações

Otimize o Fornecimento de Aplicação Pelos

Seus Data Centers Distribuídos Globalmente

Implantar múltiplos data centers é um grande avanço para proteger sua empresa contra interrupções locais e melhorar o desempenho das aplicações. Porém, para concretizar completamente esses objetivos, sua organização precisa de um modo eficiente de monitorar a infraestrutura e a saúde das aplicações e controlar essa infraestrutura distribuída segundo as necessidades da empresa.

O BIG-IP® Global Traffic Manager™ (GTM) fornece um modo mais inteligente de responder às consultas ao DNS do que o simples balanceamento de carga entre vários data centers. O BIG-IP GTM distribui as requisições de aplicações dos usuários finais segundo as políticas da empresa, as condições dos data centers, as condições da rede e o desempenho da aplicação. Isso permite um controle holístico do tráfego global que garante uma alta disponibilidade e o máximo desempenho para as aplicações em execução entre múltiplos data centers dispersos. O resultado é um melhor desempenho da aplicação, menos paralisações e gerenciamento mais simples.

Principais benefícios

Garante a disponibilidade da aplicação entre múltiplos data centers

Controla o fornecimento global da aplicação

Ao assegurar que os usuários estejam conectados ao melhor site, o BIG-IP GTM ajuda a criar um forte plano de recuperação de desastre e continuidade dos negócios.

Direciona os usuários segundo as exigências da empresa, da aplicação e da rede dando flexibilidade e controle

Garante a disponibilidade da aplicação entre múltiplos data centers

Controla o fornecimento global da aplicação

Melhora o desempenho da aplicação

Gerencia com simplicidade e eficiência a sua complexa rede distribuída

Envia os usuários ao site com o melhor desempenho da aplicação segundo as condições da aplicação e da rede.

Várias ferramentas de gerenciamento, incluindo uma elegante GUI e uma poderosa interface de linha de comando, permitem visibilidade completa a partir de um

Melhora o desempenho da aplicação

Gerencia com simplicidade e eficiência a sua complexa rede distribuída

(2)

Avançado balanceamento de carga global

Para atender às necessidades de qualquer empresa ou aplicação globalmente implementada, o BIG-IP GTM inclui as mais avançadas tecnologias de distribuição de tráfego do setor. Round Robin Disponibilidade global Persistência de LDNS Disponibilidade de aplicação Geografia

Capacidade de servidor virtual Menos conexões

Pacotes por segundo Tempo de ida e volta Saltos

Coeficiente de conclusão de pacotes

QoS definido pelo usuário Coeficiente dinâmico LDNS

Coeficiente Kilobytes por segundo

Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Aplicações Disponíveis Globalmente

As organizações contam com as aplicações para se manterem competitivas, portanto, garantir a disponibilidade delas é fundamental. O BIG-IP GTM oferece um sofisticado monitoramento da saúde que suporta uma grande variedade de tipos de aplicações, para que sua empresa seja capaz de se adaptar rapidamente e se mantenha competitiva.

A experiência dos usuários fica comprometida quando as empresas com data centers distribuídos são incapazes de distribuir o tráfego global mediante o roteamento do usuário para o melhor e mais próximo data center segundo políticas corporativas específicas. Mudanças na rede e nas condições dos usuários podem sobrecarregar um data center durante os picos de tráfego. O BIG-IP GTM proporciona serviços completos de gerenciamento de aplicação que suportam seus requisitos cada vez maiores.

Usando amplos indicadores de estado do site e da rede, o BIG-IP GTM direciona os usuários para o melhor site global disponível. Por exemplo, o modo de balanceamento de carga por QoS inclui um coeficiente de distância baseado no número de saltos entre o cliente e o DNS local. Os administradores podem usar esse coeficiente para enviar o usuário ao data center com o menor número de saltos, garantindo um acesso mais rápido. O modo de balanceamento por coeficiente dinâmico soluciona o problema do “vencedor leva tudo”, tão comum nos outros sistemas gerenciadores de tráfego global. O coeficiente dinâmico envia parte do tráfego ao site de melhor desempenho, ao de segundo melhor desempenho e assim por diante – em proporção à saúde e ao desempenho da rede e aos recursos do servidor.

As conexões dos usuários persistem entre aplicações e data centers e são direcionadas automaticamente ao data center mais apropriado segundo o estado da aplicação. O BIG-IP GTM sincroniza a informação de persistência entre todos os dispositivos, garantindo que os usuários sejam direcionados de volta ao mesmo site, independentemente do ponto de entrada. Por fim, ele distribui a informação de persistência desejada aos servidores DNS locais, reduzindo a necessidade de sincronizar com frequência as bases de dados de back-end. A integridade da sessão é sempre mantida, não havendo mais interrupções ou dados perdidos ou corrompidos. O resultado é um desempenho melhor da aplicação e um uso mais eficiente da infraestrutura.

É fundamental determinar o local do usuário para garantir que ele esteja conectado ao melhor data center e que seja servido o conteúdo correto. O BIG-IP GTM inclui uma base de dados de geolocalização por IP criada pela Quova, líder no setor, para identificar com exatidão onde o usuário está. Para cada IP é possível identificar o continente, país e estado para permitir políticas granulares de tráfego e melhorar o desempenho da aplicação.

O BIG-IP GTM permite que as empresas que estão implementando aplicações Intranet personalizem os mapeamentos da topologia. Ao definir regiões próprias, torna-se possível configurar a topologia segundo as políticas de distribuição de tráfego mais adequadas à sua infraestrutura.

O BIG-IP GTM verifica a saúde de toda a infraestrutura, eliminando os pontos únicos de falha e desviando o tráfego dos sites de baixa performance. Coletando dados de desempenho e

disponibilidade de cada data center, comunicações com ISP, servidores, caches e, até mesmo, conteúdo de usuário, o BIG-IP GTM garante alta disponibilidade e capacidade adequada antes de direcionar o

Balanceamento global de carga

Balanceamento de carga por coeficiente dinâmico

Persistência em WAN

Balanceamento geográfico de carga

Mapeamento personalizado da topologia

(3)

BIG-IP LTM

BIG-IP LTM

BIG-IP LTM

1

4

Monitoramento da saúde da aplicação

Planejamento da recuperação de desastres / continuidade dos negócios

Hoje em dia, as aplicações sofisticadas exigem uma monitoração inteligente para determinar a disponibilidade. Ao invés de depender de uma simples verificação da saúde, o BIG-IP GTM agrega múltiplos monitores para verificar o estado da aplicação em vários níveis. Isso resulta em alta disponibilidade, melhora a confiabilidade e elimina os falsos positivos, tudo contribuindo para reduzir o trabalho de gerenciamento. O BIG-IP GTM vem predefinido de fábrica com suporte para o monitoramento da saúde de 18 aplicações diferentes, incluindo SAP, Oracle, LDAP, mySQL, entre outras. O BIG-IP GTM monitora essas aplicações para determinar com precisão a saúde delas, reduzir as paralisações de manutenção e melhorar a experiência do usuário. Também permite agrupar objetos relacionados e, caso uma aplicação falhe, suas aplicações dependentes serão indicadas como fora de serviço. Isso permite alinhar e monitorar os objetos das aplicações de acordo com a lógica e a lucratividade dos negócios, criar políticas expansíveis de distribuição de tráfego e melhorar o gerenciamento das dependências das aplicações.

Além de executar verificações completas de disponibilidade de sites, é possível definir as condições segundo as quais todo o tráfego será redirecionado para um data center de backup, substituindo todo o site, ou apenas redirecionar o tráfego das aplicações afetadas.

O BIG-IP GTM garante que os usuários estejam sempre conectados ao melhor site (veja a ilustração). (1) O usuário consulta o DNS local

para resolver um domínio e o DNS local consulta o BIG-IP GTM. (2) O BIG-IP GTM usa os dados

coletados de cada site e identifica o melhor servidor.

(3) O BIG-IP GTM responde ao DNS local com o endereço IP. (4) O usuário se conecta ao site.

Usuário em Seattle

Site 2 – Nova York

Roteador

Roteador

Roteador BIG-IP

Global Traffic Manager

BIG-IP Global Traffic Manager

BIG-IP Global Traffic Manager Servidores corporativos

Servidores corporativos

Servidores corporativos

Site 1 –

(4)

Gerenciamento Simples

Gerenciar uma rede distribuída entre múltiplos sites, a partir de um único ponto, é um enorme desafio. O BIG-IP GTM fornece as ferramentas para uma visão global da infraestrutura e os meios necessários para gerenciar a rede e criar políticas que garantam a maior disponibilidade das aplicações críticas para sua empresa.

O BIG-IP GTM fornece um modo simples para sua organização gerenciar a infraestrutura global a partir de um local centralizado:

Gerenciamento eficiente de listas e objetos para uma completa visibilidade dos recursos globais Nomenclatura exclusiva de objetos globais, o que reduz a administração e cria a infraestrutura de acordo com as políticas corporativas

Ordenação e pesquisa para agilizar o acesso a objetos globais

Instalação e criação de objetos de maneira eficiente para reduzir o tempo de configuração Gerenciamento aprimorado das aplicações distribuídas como parte de um único grupo coletivo Ajuda sensível ao contexto para informação sobre objetos, comandos e exemplos de configuração

O TMSH, uma interface de linha de comando baseada em árvore do BIG-IP GTM, tem pesquisa integrada, ajuda sensível ao contexto e transações em lote. Ao apresentar uma shell simples de navegar e que permite escrever scripts complexos de comando, o TMSH reduz significativamente o tempo gasto com gerenciamento.

O Autosync automatiza a configuração e assegura a sincronização dos múltiplos dispositivos BIG-IP GTM. Com o Autosync, é possível fazer mudanças na configuração de qualquer BIG-IP GTM na rede, eliminando as dificuldades de gerenciamento hierárquico comuns ao DNS.

O AutoDiscovery permite que o BIG-IP GTM colete as configurações de qualquer número de sistemas BIG-IP distribuídos, eliminando a necessidade de repetir as configurações entre os dispositivos.

O BIG-IP GTM permite a criação de grupos lógicos de equipamentos de rede para garantir o uso eficiente do monitoramento e da coleta de dados. Isto resulta em uma solução altamente otimizada, capaz de suportar os sites mais ocupados da Internet por meio do compartilhamento inteligente das informações com os membros no grupo lógico.

As organizações têm lutado para alinhar suas aplicações e infraestruturas às suas políticas e objetivos corporativos. O BIG-IP GTM permite definir dependências entre os serviços das aplicações e gerenciá-las como um grupo. Com o gerenciamento de aplicações distribuídas, é possível construir políticas

Interface de usuário pela web

Poderosa interface de linha de comando

Sincronização e configuração automatizadas

Acesso à configuração

Data Center e grupos de sincronização

Gerenciamento das aplicações distribuídas Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

(5)

iRules

ZoneRunner

Enterprise Manager da F5

Dispositivo fortificado

Lida com ataques ao DNS

Com o iRules™ da F5, baseado em eventos, pode-se personalizar a distribuição dinâmica do tráfego global. O BIG-IP GTM examina minuciosamente o conteúdo das mensagens DNS para distribuir o tráfego das aplicações ao data center, pool ou servidor virtual desejados. Essa capacidade reduz a latência, aumenta a proteção contra ataques e melhora o desempenho da aplicação. Como o iRules é baseado na linguagem de scripts TCL, simples de se usar, os custos administrativos são simbólicos.

O ZoneRunner™ é uma ferramenta integrada que simplifica o gerenciamento do arquivo de zona do DNS e reduz o risco de uma configuração errada. Ele oferece um ambiente seguro para gerenciar sua infraestrutura de DNS, validando e verificando erros nos arquivos de zona. Feito com a última versão do BIND, o ZoneRunner fornece:

Preenchimento automático das informações sobre protocolos usados comumente Validação e verificação de erros nos registros dos arquivos de zona

Reversão para a última transação

Linha de comando para gerenciamento de zona Importação das zonas de um servidor ou arquivo externo Pesquisa reversa automática

Facilidade para criar, editar e pesquisar todos os registros

O Enterprise Manager™ ajuda a reduzir significativamente os custos e a complexidade de gerenciamento de vários dispositivos F5. Ele apresenta uma visão completa da infraestrutura de fornecimento de aplicação em um único painel assim como as ferramentas necessárias para reduzir o tempo de implementação, eliminar as tarefas redundantes e expandir sua infraestrutura com eficiência para atingir as necessidades da empresa.

Os ataques de negação de serviço ao DNS, o envenenamento do cache e o sequestro de DNS ameaçam a disponibilidade e a segurança das suas aplicações. O BIG-IP GTM protege contra ataques ao DNS e permite criar políticas capazes de acrescentar uma camada de proteção aos seus dados e aplicações.

O BIG-IP GTM foi planejado para resistir aos ataques comuns ao bloquear os ataques do tipo teardrop, proteger a si e aos servidores contra ataques ICMP e não executar qualquer serviço vulnerável, como, por exemplo, SMTP, FTP, Telnet, entre outros.

O incomparável desempenho de DNS do BIG-IP GTM é capaz de resistir a altos níveis de ataques ao DNS, protegendo as organizações enquanto mantém, ainda, uma disponibilidade maximizada e contínua das aplicações e dos serviços.

Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Aplicações Seguras

(6)

Balanceamento de carga do DNS

Controle da segurança

Filtragem de pacote

DNSSEC (opcional)

Suporte a aplicações de gerenciamento de SNMP

Integração com terceiros

Suporte a IPv6

O BIG-IP GTM pode ser usado como front-end em um pool de servidores de DNS estático. Se a consulta ao DNS for para um nome controlado pelo BIG-IP GTM, ele responderá à consulta. Caso contrário, o BIG-IP GTM balanceará a carga da consulta para um pool de servidores DNS, fornecendo, para o DNS estático, um altíssimo desempenho para as consultas.

O BIG-IP GTM fortalece a segurança do site e impede os ataques antes que eles possam começar. O iRules ajuda a criar políticas capazes de bloquear as consultas ao DNS provenientes de sites perigosos ou fontes conhecidas de ataques antes que possam causar danos.

O BIG-IP GTM filtra os pacotes para limitar ou negar acesso aos sites segundo o monitoramento da fonte, do destino ou da porta do tráfego

Com o opcional DNSSEC do BIG-IP GTM, as suas respostas de DNS podem ser assinadas digitalmente. Isso permite que o resolvedor determine a autenticidade da resposta, prevenindo o sequestro de DNS e o envenenamento do cache. As respostas assinadas de DNS podem ser usadas em conjunto com o sistema de DNS dinâmico do BIG-IP GTM para que todos os benefícios do balanceamento global da carga dos servidores sejam aproveitados enquanto a infraestrutura também é protegida. Ou pode-se usar o BIG-IP GTM na frente dos tradicionais servidores de DNS para simplificar a implementação e balancear a carga de DNSSEC no interior da infraestrutura existente.

O BIG-IP GTM foi planejado para se adequar à sua rede atual e aos seus planos futuros.

O BIG-IP GTM integra suas MIBs e um agente SNMP ao DNS. Isso permite que aplicativos de gerenciamento de SNMP leiam dados estatísticos sobre o desempenho atual do BIG-IP GTM. Os pacotes de gerenciamento de SNMP têm uma visão exata do que o BIG-IP GTM está fazendo, enquanto mantêm-se atentos às informações do DNS padrão.

O BIG-IP GTM se comunica e se integra a um amplo conjunto de dispositivos de rede. Isso inclui suporte para vários tipos de dispositivos remotos, assim como agentes SNMP: UCD, snmpd, Solstice Enterprise e agente SNMP NT/4.0. O BIG-IP GTM também se comunica com servidores cache, roteadores e balanceadores de carga de terceiros para diagnosticar com precisão a saúde dos seus terminais de rede e fornecer soluções heterogêneas para o gerenciamento de tráfego global.

(7)

Série 3900 Série 3600

Série 1600

Arquitetura

Plataformas do BIG-IP GTM

A avançada arquitetura do BIG-IP fornece total flexibilidade para controlar o fornecimento da aplicação sem criar gargalos de tráfego.

O centro do BIG-IP GTM é a arquitetura TMOS® da F5, que oferece um sistema unificado para distribuição otimizada de aplicações, dando total visão, flexibilidade e controle para todos os serviços. O TMOS permite que o BIG-IP GTM se integre a outros produtos F5 e se adapte de forma inteligente às diversas e crescentes exigências das aplicações e das redes.

O BIG-IP GTM tem um desempenho de DNS capaz de lidar com os sites mais ocupados. Com ele as empresas fornecem a melhor qualidade de serviço aos seus usuários e eliminam a degradação do desempenho das aplicações.

O BIG-IP Global Traffic Manager está disponível como appliance individual na plataforma BIG-IP 1600, 3600 e 3900. Também está disponível como módulo para o BIG-IP® Local Traffic Manager™ em qualquer plataforma BIG-IP. Para obter especificações detalhadas, consulte as especificações técnicas de hardware dos sistemas BIG-IP.

TMOS

(8)

Serviços Profissionais e Suporte

Mais Informações

consulting@f5.com

GTM F5.com

BIG-IP System Hardware Datasheet (Especificações técnicas de hardware dos sistemas BIG-IP)

Disaster Recovery: Not Just Planning for the Worst

(Recuperação de desastres: não apenas planejando para o pior)

American Imaging Management DNSstuff.com (DNSstuff.com gerenciamento da imagem americana)

A F5 se dedica para ajudá-lo a obter o máximo de seus produtos F5. Para descobrir como os serviços de suporte da F5 podem ajudá-lo a melhorar seu ROI, reduzir o tempo e as despesas administrativas e otimizar o desempenho e a confiabilidade da sua infraestrutura de TI, entre

em contato com .

Para conhecer mais sobre o BIG-IP , use a função de busca do para encontrar os seguintes recursos.

Especificações Técnicas

Artigo

Estudos de Caso

F5 Networks, Inc. 401 Elliott Avenue West, Seattle, WA 98119 888-882-4447 www.f5.com F5 Networks, Inc.

Referências

Documentos relacionados

Após grande sucesso das últimas edições, realizadas no Rio de Janeiro (2018), Campo Grande (2017) Aracaju (2016), Florianópolis (2015), Belo Horizonte (2014) e Porto Alegre (2013),

O gênero inclui também espécies tolerantes a solos salino-alcalinos, a seca e a inundações periódicas, além de apresentar considerável variação intraespecífica,

BIB 0304 – Botânica para a Farmácia 2020 Metodologia da Taxonomia

Oferta Educativa 3º ciclo do Ensino Básico Curso Científico - Humanísticos Centro Novas Oportunidades CEF Pastelaria / Panificação Cursos EFA Cursos

Tipologia: Saída de Campo Estado: Avaliada/Concluída Data Início: 21-11-2013 Data Término: 21-11-2013 Proponentes: Matemática 550 - Informática Dinamizadores:

A obra de arte mais bonita pode não só perder toda a sua beleza devido à má iluminação como também corre o risco de se deteriorar se a luz não for a correta.. O mesmo sucede com

From the results shown in Table 2, it can be observed that the level of digestible threonine did not affect (P>0.05) feed conversion in the poultry (FC and FCDZ), in

Piso: porcelanato em cor clara (predominantemente branco) em ótimo estado de conservação, sem apresentar riscos, furos e/ou buracos no mesmo.. Paredes: pintura em PVA em