• Nenhum resultado encontrado

Progressão salarial e promoção de empregados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Progressão salarial e promoção de empregados"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Embrapa Clima Temperado

Ano 14, nº 622

09/06 a 13 /06/2008

O Comitê de Progressão Salarial e Promoção 2008, Ano Base 2007, da Embrapa Clima Temperado, divulga as etapas, a metodologia e o cronograma de desenvolvimento das atividades relacionadas à coordenação do processo de progressão salarial por mérito. O Comitê foi instituído na Unidade, no dia 6 de junho, em consonância com a Resolução Normativa nº 16, de 30 de maio de 2008, e é composto pelos seguintes empregados: Jair Costa Nachtigal (presidente); Francisco Tomé Leite da Silva, Giovani Thiesen, Paulo Renê Porepp (membros indicados pela Chefia); Luís Eduardo Corrêa Antunes, Denílson Anthonisen, Sérgio Luis Aquino (membros indicados pelos empregados), Marilda Pereira Porto, Roni Farias Kaster e Claiton Amaral Kuhn (suplentes).

A progressão salarial é concedida aos empregados da Embrapa, ocupantes de cargo de provimento efetivo nas modalidades de mérito, antiguidade e elevação da escolaridade. O processo de progressão salarial por antigüidade e por nível de escolaridade é coordenado e executado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), enquanto o processo de progressão salarial por mérito é coordenado pelo Cômite instituído na Unidade.

A avaliação do mérito baseia-se no Escore para Progressão Salarial por Mérito (EPP), que é originado a partir de dois índices: a Avaliação de Resultados (EAF), elaborada com base no Sistema de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação dos Resultados do Trabalho (Saad-RH), e a Avaliação de Competências Corporativas (ECom):

EPP = [(EAF x 80) + (ECom* x 20)] / 100

* O escore ECom varia de 1 a 4, sendo que o escore do EAF pode variar de 0 a 1, para corrigir essa diferença de escala numérica é feita uma conversão matemática do ECom

Na primeira reunião do Cômite de Progressão Salarial e Promoção 2008, realizada na terça, 10 de junho, foi definido em consonância com a RN nº 16, que o ECom será obtido da avaliação das chefias e dos clientes, equivalentes, respectivamente, a 60 e 40% do escore , conforme o seguinte cálculo:

ECom* = [(Aval. chefias x 3) + (Aval. clientes x 2)]/5

Progressão salarial e promoção de empregados

* Avaliação das chefias é a média aritmética do componente do G-6 (quatro chefias e supervisores ETB e ECC) e a avaliação dos clientes representa a média aritmética dos cinco avaliadores.

As avaliações, tanto das chefias quanto dos clientes, foram realizadas em março de 2008, com todos os empregados. Os resultados foram divulgados individualmente e por escrito na quarta, 11 de junho. Após a divulgação dos resultados de avaliação das competências, o empregado tem até o dia 16 de junho para interpor recurso. Os recursos devem ser enviados por escrito e entregues no SRH ou por e-mail para o presidente do Comitê (jair@cpact.embrapa.br), para análise e emissão de parecer em até três dias úteis. Encerrado o processo de avaliação de competências, as notas serão lançadas no Sistema Informatizado de Recompensa (Sisrec) que, juntamente com as informações do EAF/ Saad-RH) fará o ranqueamento final dos empregados. Em 2008, ano base 2007, na progressão salarial por Mérito, deverão ser contemplados com duas referências, no mínimo 10% do total de empregados elegíveis por classe de cargos ou áreas/subáreas de atuação da Unidade. Também não poderão ser concedidas mais de duas referências ao empregado. Maiores informações sobre as normas e o calendário de Progressão Salarial e Promoção podem ser obtidas na intranet da Unidade, murais ou nas secretarias das chefias e das estações experimentais.

(2)

2

Lideranças da Embrapa Clima Temperado, e da Unipampa, Universidade Federal do Pampa estiveram reunidos nesta quarta-feira, 4 de junho, no período vespertino, na Sede da Embrapa com o objetivo de articular um programa de parceria entre as instituições, com ênfase para a região da Campanha, entre os municípios de Jaguarão e São Borba.

Participaram do encontro o Chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior; o chefe adjunto de Comunicação e Negócios, João Carlos Costa Gomes; o chefe adjunto de administração, José Dias Vianna Filho; a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce; o vice-reitor, Norberto Hoppen; o pró-reitor adjunto de pesquisa, Eduardo Moreira Ceretta; a diretora da Unipampa Dom Pedrito, Nádia Fátima Bucco; a coordenadora de Colegiado da Unipampa Dom Pedrito, Gladys Ferreira Correa e o aluno de zootecnia, Ademir Junior. Stumpf explica que no encontro foram abordados aspectos relacionados a possíveis atividades conjuntas, tais como: projetos de pesquisa, inclusão de alunos nos programas de estágios da Embrapa,

Unipampa e Embrapa negociam parceria

apoio na capacitação de professores e participação de pesquisadores nos programas de graduação e pós-graduação da universidade. “Estamos satisfeitos com a possibilidade de trabalhar em parceria com a Unipampa. Assim, a próxima etapa será a formalização de um acordo de cooperação entre as duas instituições, seguida da elaboração de um plano de trabalho”, afirma o chefe-geral da Unidade.

Reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce

Reprodução animal é tema de evento na FAEM

Cerca de 200 pessoas, dentre produtores rurais, técnicos e

estudantes deverão participar do 1º Simpósio de Reprodução

em Bovinos que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no

auditório da FAEM, UFPel, em Pelotas. O evento está sendo

organizado pela Associação dos Médicos Veterinários da

Zona Sul (Vetesul), Embrapa Clima Temperado, em parceria

com a Unimev Pelotas e Faculdade de Veterinária UFPel.

A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado e responsável

pelas atividades que envolvem a Unidade nesse evento, Ligia

Pegoraro explica que o simpósio tem como objetivo divulgar os

conhecimentos científicos sobre o tema tanto para estudantes quanto

para produtores. “Todos os anos é realizado um evento relacionado

a produção pecuária, porém há algum tempo foi verificada a

necessidade de abordar a reprodução animal de uma maneira mais

detalhada e, por isso, ocorreu a organização do evento”, explica Ligia.

A pesquisadora agradece o apoio dos parceiros, da analista

Ledi Bittencourt e das estagiárias Rossana Miranda,

Viviane Lacerda e Silvana de Leon para essa ação. Os

pesquisadores da Embrapa José Carlos Ferrugem (Bagé) e

João Henrique Vianna (Juiz de Fora) vão palestrar no evento.

Pesquisadora Lígia Pegoraro

Técnicos da Embrapa

de Bagé e Juiz de Fora

também participam

do Simpósio

(3)

3

O gerente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sandro Lima, e o supervisor de Inovações Tecnológicas da Embrapa Clima Temperado, Daniel Aquini, visitaram, na semana passada, a Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (COOPAR). O objetivo foi acompanhar as obras e a prestação de contas do projeto que prevê a instalação da indústria de laticínios no município de São Lourenço do Sul. Além de beneficiar diretamente cerca de 450 produtores que já trabalham com leite a expectativa é de que esta indústria amplie o potencial de faturamento das mais de duas famílias de pequenos agricultores que estão situadas na área de abrangência da COOPAR. A Embrapa, parceira estratégica do BNDES na implantação do projeto, contribuiu com a elaboração da proposta aprovada pelo Banco, atua no acompanhamento da execução do projeto e efetuará a transferência de tecnologia no processo e desenvolvimento dos produtos. De acordo com Aquini, “esta visita técnica confirmou a análise realizada pela Embrapa que apontava para o bom andamento do projeto, tendo em vista o cumprimento do cronograma das obras e da aplicação dos recursos liberados”. O supervisor ressalta o impacto esperado no sentido do fortalecimento da agricultura familiar em São Lourenço do Sul e seu entorno, contribuindo assim com o desenvolvimento regional. Durante a visita foram analisadas instalações que incluem a plataforma para distribuição de carga e descarga, os laboratórios químicos e biológicos, as câmaras frias com temperatura controlada e os demais equipamentos adquiridos para a produção de leite, nata, iogurte e manteiga.

A avaliação do cronograma e a aplicação dos recursos foi acompanhada pela técnica do Departamento de

Gerente do BNDES visita as instalações

da indústria de laticínios da COOPAR

Aspectos da visita e das obras na COOPAR

Seminário das Águas

A Embrapa Clima Temperado participou na segunda, 9 de junho, do Seminário das Águas,

realizado na Comunidade São João. O evento foi organizado em parceria com o CAPA, Fórum

de Agricultura Familiar da Região Sul, MDA e IECLB. Os empregados José Ernani Schwengber

e Rosângela Costa Alves participaram das atividades, representando a Unidade.

Terra Sul: novo horário

A partir de 15/06, o Terra Sul irá ao ar aos domingos, às 8h30min. A programação

deste final-de-semana mostrará cultivo sustentável de erva-mate em Machadinho e alternativas de cultivos de citros de mesa

na Embrapa.

Economia Solidária da área social do Banco, Shana Nogueira, pelo presidente da cooperativa, Renato Voigt, o diretor comercial, Amilton Strelow e o responsável pelo projeto, Marimônio Weingartner. Do total liberado pelo Banco à cooperativa cerca de 60% serão de recursos não reembolsáveis, oriundos do fundo social do BNDES. O financiamento foi feito no âmbito do Programa de Investimentos Coletivos Produtivos (PROINCO), criado em 2005, com o objetivo de apoiar projetos de investimento que beneficiem trabalhadores, produtores e/ ou empresas nacionais com atuação coletiva.

(4)

4

Empregados, estagiários, bolsistas e terceirizados terão a oportunidade de participar da pesquisa de satisfação sobre a comunicação interna da Embrapa Clima Temperado que será realizada até o dia 25 de junho, quarta-feira, na Unidade. Os funcionários receberam os questionários juntamente com o contra-cheque de junho, os estagiários e bolsistas que tiverem interesse em responder a pesquisa poderão retirar o questionário no SRH ou solicitar para o representante da área de bem estar do Campus Experimental em que atuam e os terceirizados, no período de 16 a 21 de junho, vão receber os questionários de seu supervisor direto.

A participação é voluntária e não identificada. A Área de Comunicação e Negócios (ACN) solicita que os questionários sejam entregues até o dia 25 de junho para Janete, SRH, Eliz Regina ou Carmem Pauletto.

Comunicação realiza

pesquisa de satisfação

Reunião da ACN -

A Área de

Comunica-ção e Negócios da Unidade esteve reunida na manhã desta quinta. O chefe da ACN, Costa

Gomes, fez um balanço das múltiplas ativi-dades que vêm sendo conduzidas e anunciou

para breve novos arranjos em termos de es-paços físicos. A nova reunião geral da ACN,

provavelmente em julho, terá por local a Estação Terras Baixas.

Senador propõe abertura de capital da Embrapa

Brasília (AE) - O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) apresentou no Senado Federal um projeto de lei que transforma a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em uma empresa de capital aberto (S.A.). Pela proposta, o governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, continuaria sendo o acionista majoritário e o restante das ações seria negociado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O senador argumenta que a empresa precisa de investimentos privados para a manutenção de sua estrutura e para novas pesquisas e desenvolvimento de tecnologia. Ao justificar sua proposta, Delcídio disse, em discurso no Senado, que a empresa vem passando por um período de dificuldade orçamentária nos últimos cinco anos e que projetos de extrema relevância têm sido prejudicados por falta de recursos. De acordo com as informações do Senador, a Embrapa consome 70% de seu orçamento para cobrir custos de pessoal e encargos, e o restante é quase totalmente utilizado para pagar as despesas de

custeio, como água, luz e telefone. Com isso, sobra pouco mais de 10% para investir em pesquisa, que é a atividade fim da Embrapa. Segundo ele, o orçamento da Embrapa este ano é de R$ 1,07 bilhão. Para o senador, a transformação em Sociedade Anônima dará à Embrapa rapidez, flexibilidade e capacidade competitiva, colocando-a em igualdade de condições em relação às empresas nacionais e transnacionais que atuam na área de pesquisa. Ao apresentar

o projeto de lei no Senado Federal, na última terça-feira, Delcídio disse que se inspirava nas duas maiores e mais sólidas empresas brasileiras: o Banco do Brasil e a Petrobras. Ele disse que a injeção de recursos privados na Embrapa vai ajudar o Brasil a se consolidar como um dos maiores produtores mundiais de alimentos. A Embrapa foi criada em abril de 1973 e desenvolve pesquisas em várias áreas como florestas, fibras, energia, alimentos, clonagem, transgênicos e nanotecnologia. A empresa também mantém acordos de cooperação com 37 países e 64 instituições, além de organismos multilaterais. Apenas seis estados brasileiros não têm unidades da Embrapa - Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Tocantins, Espírito Santo e Mato Grosso. Mas a empresa já está até no exterior. A Embrapa instalou nos Estados Unidos e na França, com apoio do Banco Mundial, laboratórios para o desenvolvimento de pesquisa em tecnologia de ponta. Possuí um laboratório na Holanda

e um escritório em Gana.

Delcídio Amaral é o autor do projeto, mas o assunto é polêmico e exige cautela. O Simpaf distribuiu nota com

(5)

5

Aniversários

06/6- Núbia Ferri

12/6- Antônio Claudio da Silveira 13/6 - Antônio Liuz Oliveira Heberlê 17/6 - José Francisco Garcia Porto

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr., Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe C&N: João Carlos Costa Gomes, Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Sadi Sapper; diagramação: Larissa Carvalho ; circulação: Equipe da ACE. Redação: Christiane Congro Bertoldi (Mtb-SC 00825/9), Sadi Sapper (MTB/RS 5376),Larissa Carvalho (estagiária) e Cristiane Magalhães (bolsista) . Colaboração: Carmem Pauletto (ACE/ETB). Fotos: Ana Luiza Viegas e Larissa Carvalho Fone 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

Dia dos Namorados: quando a

Embrapa é fonte do amor

O amor está no ar: Simone e Ivan, um dos mais recentes casais da Unidade

O clima de romance tempera os corredores da Embrapa Clima Temperado. A inspiração pode ser encontrada nas três bases físicas da Unidade, seja pela beleza da alameda de hortências que enfeitam a estrada que dá acesso a Sede, pela estética serrana da ECC e sua bucólica cascata ou ainda pelo elegante e histórico prédio da ETB, margeado por um lago, que remete a memória aos românticos passeios de pedalinhos. Com todo esse cenário favorável e aproveitando as comem-orações alusivas ao Dia dos Namorados, o Linha Aberta ho-menageia os 20 casais compostos por empregados (efetivos, aposentados, terceirizados ou in memoriam) da Unidade. Sérgio Renan e Rosangela; Paulo Cesar e Josiane; Victor Hugo e Marilda; Jacó e Janete; Jair e Gláucia; Noel e Luc-iene; Ivan e Simone; Roberto e Walkíria; Carmem Pauleto e Alexandre; Tarouco e Edite; Zabaleta e Nelci; Darci e Neuza; Madail e Glória; Sérgio e Vânia; Gilberto Souza e Andreza; Vinamar e Edson; Valdir e Odete, Edemar e Lúci; Loy e Kita, além do casal exemplar Maria do Carmo e Ailton Raseira, cujo companheirismo permanece vivo na memória de todos. Felicidades e paz a todos os casais que cultivam o espírito de romance e respeito em suas vidas.

O COEP de Pelotas, sediado na Embrapa Clima Temperado, apresentado por Diná Lessa Bandeira, secretária executiva, na Reunião da Comissão Executiva do COEP Nacional, realizada no período de 02 a 05 de junho, em Fortaleza. O evento articulou uma gama de ações de mobilização pela cidadania, revisou o cronograma da jornada e planejou atividade da comemoração dos 15 anos do COEP, que acontece em novembro próximo. Destaque para a criação do “Prêmio Betinho - Atitude Cidadã” que valoriza as ações desenvolvidas por pessoas com um "Jeito Betinho de Ser", e se dedicam construção da cidadania como um direito de todos(as). Os COEP's deverão realizar suas indicações, para em processo democrático via internet, participar da premiação. Na oportunidade, a colega Diná apresentou relatório, fotos e vídeos das atividades desenvolvidas no município. Outros seis colegas da Empresa também participaram.

Reunião do COEP no Ceará

Diná, em Fortaleza, junto a outros participantes

Dia de Campo em Cana-de-Açúcar

A Embrapa Clima Temperado, em parceria com a Emater, promoveu nesta quinta, 12/06, o Dia de Campo de Cana-de-Açúcar. Na ocasião, cerca de 20 pessoas ligadas ao setor de agroenergia, entre produtores, empresários, técnicos e estudantes, assistirampalestra sobre “Clones e Variedades de cana-de-açúcar”, ministrada por Edelclaiton Daros (UFPR) e visitaram a microdestilaria de álcool da USI, apresentada por Eduardo Mallmann.

Referências

Documentos relacionados

Figura 7.27 – Representação gráfica da distribuição da tensão principal 1 e 2 obtida através do MEF, RPIM e NNRPIM nos casos de sarcomas ósseos estudados na zona de interesse

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Figura 14: Resumo do faturamento de energia de dez/16 Figura 15: Resumo do faturamento de energia de mar/17 Figura 16: Resumo do faturamento de energia de abr/17 Figura 17: Resumo