• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER

CADERNO DE QUESTÕES

POR EDITAL

(2)

Direito Penal

Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Tempo do Crime

No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um indivíduo praticou três crimes de estupro, seguidos de morte, em continuidade delitiva. Dois dos crimes foram perpetrados antes do advento da Lei n.o 8.072/1990. Nesse caso, aplicar-se-á a Lei n.o 8.072/1990 a toda a série de crimes.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 2: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Dolo, Culpa e Preterdolo

Acerca do fato típico, julgue o item a seguir.

De acordo com a doutrina naturalista da ação, o dolo tem caráter normativo, sendo necessário que o agente, além de ter consciência e vontade, saiba que a conduta praticada é ilícita.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 3: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Dolo, Culpa e Preterdolo

Acerca do fato típico, julgue o item a seguir.

Na denominada culpa imprópria, o agente supõe, por incidir em erro de tipo inescusável, estar diante de causa de exclusão de ilicitude que justificaria a prática de uma conduta típica.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 4: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Erro de Tipo

Acerca do fato típico, julgue o item a seguir.

O erro de tipo essencial que recai sobre uma elementar do tipo afasta, sempre, o dolo do agente, restando apenas responsabilidade por crime culposo, se houver previsão legal.

( ) Certo ( ) Errado

(3)

Questão 5: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Tipicidade e Resultado

Acerca do fato típico, julgue o item a seguir.

Pela teoria da tipicidade conglobante, a realização de cirurgia curativa não pode ser considerada fato típico, uma vez que a conduta é fomentada pelo ordenamento jurídico. Há, portanto, exclusão da própria tipicidade, sendo afastada a aplicação da excludente de ilicitude representada pelo exercício regular de direito.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 6: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Nexo de Causalidade: Concausas Acerca do fato típico, julgue o item a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Ailton, visando tirar a vida de Ernesto, agrediu-lhe com um facão. Levado ao hospital, Ernesto recebeu atendimento médico, mas veio a falecer, após seu quadro ter-se agravado em decorrência de infecção dos ferimentos.

Nessa situação, Ailton responderá tão-somente pelo crime de tentativa de homicídio, uma vez que ocorreu causa relativamente independente, que afasta a responsabilidade desse pela morte de Ernesto.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 7: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Desistência Voluntária

Com referência ao crime tentado, à desistência voluntária e ao crime culposo, julgue o próximo item.

Configura-se a desistência voluntária ainda que não tenha partido espontaneamente do agente a ideia de abandonar o propósito criminoso, com o resultado de deixar de prosseguir na execução do crime.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 8: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Tentativa (crime)

Com referência ao crime tentado, à desistência voluntária e ao crime culposo, julgue o próximo item.

Em relação à tentativa, adota-se, no Código Penal, a teoria subjetiva, salvo na hipótese de crime de evasão mediante violência contra a pessoa.

(4)

( ) Errado

Questão 9: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Arrependimento Posterior

No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Antônio cometeu crime de roubo contra Tadeu, ao subtrair-lhe uma máquina fotográfica digital. Nessa situação, caso Antônio restitua o bem subtraído antes do oferecimento da denúncia, incidirá causa de redução de pena, por configurar-se o arrependimento posterior.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 10: CESPE - Def PF/DPU/2010

Assunto: Considerações Gerais sobre a Ilicitude e suas Excludentes Acerca das causas excludentes da ilicitude, julgue o próximo item.

A responsabilidade penal do agente nos casos de excesso doloso ou culposo aplica-se às hipóteses de estado de necessidade e legítima defesa, mas o legislador, expressamente, exclui tal responsabilidade em casos de excesso decorrente do estrito cumprimento de dever legal ou do exercício regular de direito.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 11: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Conceitos Gerais da Culpabilidade

A respeito das teorias da culpabilidade, julgue o item que se segue.

Segundo a teoria psicológica da culpabilidade, o dolo e a culpa fazem parte da análise da culpabilidade, e a imputabilidade penal é pressuposto desta.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 12: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Conceitos Gerais da Culpabilidade

A respeito das teorias da culpabilidade, julgue o item que se segue.

Segundo a teoria normativa pura, a fim de tipificar uma conduta, ingressa-se na análise do dolo ou da culpa, que se encontram, pois, na tipicidade, e não, na culpabilidade. A culpabilidade, dessa forma, é um juízo de reprovação social, incidente sobre o fato típico e antijurídico e sobre seu autor.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 13: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Conceitos Gerais da Culpabilidade

(5)

No direito penal brasileiro, admite-se a compensação de culpas no caso de duas ou mais pessoas concorrerem culposamente para a produção de um resultado naturalístico, respondendo cada um, nesse caso, na medida de suas culpabilidades.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 14: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Exigibilidade de Conduta Diversa

Julgue o seguinte item, relacionado a culpabilidade, concurso de crimes, ação penal e(ou) prescrição da pretensão punitiva.

Cometido crime mediante coação moral irresistível ou em obediência a ordem não-manifestamente ilegal de superior hierárquico, resta afastada a culpabilidade do agente, respondendo apenas o autor da coação ou da ordem, que será considerado autor mediato do delito praticado.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 15: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Concurso de Pessoas

A respeito do direito penal e do direito processual penal, julgue o item.

Em se tratando da chamada comunicabilidade de circunstâncias, prevista no Código Penal brasileiro, as condições e circunstâncias pessoais que formam a elementar do injusto, tanto básico como qualificado, comunicam-se dos autores aos partícipes e, de igual modo, as condições e circunstâncias pessoais dos partícipes comunicam-se aos autores.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 16: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Concurso de Pessoas

No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Lúcio e Aldo praticaram um crime de furto em co-autoria. Instaurado o inquérito policial, Lúcio, por ato voluntário, restituiu a res furtiva à vítima. Nesse caso, a redução de pena pelo arrependimento posterior estender-se-á a Aldo.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 17: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Regimes de cumprimento de pena

Márcio e Humberto, previamente ajustados e com unidade de desígnios, adentraram no interior de um restaurante e, mediante o emprego de revólveres de brinquedo, subtraíram de Diva e Paulo todo o dinheiro que estes portavam, bem como jóias e talonários de cheques. Cessada a grave ameaça,

(6)

após terem a disponibilidade dos objetos por breve momento, Márcio e Humberto foram presos em flagrante. O órgão do Ministério Público ofertou denúncia, tendo a pretensão punitiva ao final sido julgada procedente. Na dosimetria da reprimenda, o juiz sentenciante reduziu a pena privativa de liberdade em limite abaixo do mínimo legalmente autorizado, em face da menoridade e confissão espontânea dos réus. Ao determinar o regime prisional, apesar das circunstâncias judiciais favoráveis, impôs o regime inicial fechado em razão da gravidade do crime (roubo).

Em relação à situação hipotética apresentada e à legislação pertinente, julgue o item seguinte.

Quando a dosagem da pena permite a aplicação de regime prisional menos gravoso e, mesmo consideradas favoráveis aos réus as circunstâncias judiciais, a gravidade genérica do crime (roubo), por si só, justifica a imposição do regime inicial fechado.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 18: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Regimes de cumprimento de pena

No que tange ao entendimento sumulado do STJ a respeito das espécies, da cominação e da aplicação de penas e do regime de execução de penas em espécie, julgue o item subsecutivo.

A gravidade abstrata do delito justifica o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, independentemente de a pena-base ter sido fixada no mínimo legal.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 19: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Regimes de cumprimento de pena

No que tange ao entendimento sumulado do STJ a respeito das espécies, da cominação e da aplicação de penas e do regime de execução de penas em espécie, julgue o item subsecutivo.

Se as circunstâncias judiciais forem favoráveis, o reincidente condenado à pena de quatro anos poderá ser submetido ao regime prisional semiaberto.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 20: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Das Penas Restritivas de Direitos

Julgue o item subseqüente, acerca da execução das penas e das medidas de segurança. Considere a seguinte situação hipotética.

Haroldo foi processado por crime contra a ordem tributária, ao omitir o recolhimento de tributo cobrado de terceiro, na qualidade de sujeito passivo da obrigação tributária. A pena prevista para o crime cometido é a detenção de seis meses a dois anos e multa, e Haroldo foi condenado à pena de oito meses de detenção e multa.

Nessa situação, de acordo com a jurisprudência do STJ, Haroldo pode obter a substituição da pena privativa de liberdade a que foi submetido por pena restritiva de direitos ou por multa.

(7)

( ) Errado

Questão 21: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Das Penas Restritivas de Direitos

Gerson, com vinte e um anos de idade, e Gilson, com dezesseis anos de idade, foram presos em flagrante pela prática de crime. Após regular tramitação de processo nos juízos competentes, Gerson foi condenado pela prática de extorsão mediante sequestro e Gilson, por cometimento de infração análoga a esse crime.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

Gilson poderá ser submetido a medidas socioeducativas de meio aberto, como, por exemplo, prestação de serviços à comunidade pelo prazo máximo de doze meses, liberdade assistida por, no mínimo, um mês, ou a regime de semiliberdade.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 22: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Da Aplicação da Pena

De acordo com o CP, julgue o próximo item.

Para efeito de reincidência, não se consideram os crimes militares impróprios nem os crimes políticos. ( ) Certo

( ) Errado

Questão 23: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Da Aplicação da Pena

Márcio e Humberto, previamente ajustados e com unidade de desígnios, adentraram no interior de um restaurante e, mediante o emprego de revólveres de brinquedo, subtraíram de Diva e Paulo todo o dinheiro que estes portavam, bem como jóias e talonários de cheques. Cessada a grave ameaça, após terem a disponibilidade dos objetos por breve momento, Márcio e Humberto foram presos em flagrante. O órgão do Ministério Público ofertou denúncia, tendo a pretensão punitiva ao final sido julgada procedente. Na dosimetria da reprimenda, o juiz sentenciante reduziu a pena privativa de liberdade em limite abaixo do mínimo legalmente autorizado, em face da menoridade e confissão espontânea dos réus. Ao determinar o regime prisional, apesar das circunstâncias judiciais favoráveis, impôs o regime inicial fechado em razão da gravidade do crime (roubo).

Em relação à situação hipotética apresentada e à legislação pertinente, julgue o item seguinte.

O reconhecimento da existência de duas circunstâncias atenuantes — menoridade e confissão espontânea — enseja a redução da pena fixada no mínimo legal.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 24: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Concurso de crimes

(8)

No caso de aberratio ictus com unidade complexa, aplica-se a regra do concurso formal de crimes, isto é, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade da pena.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 25: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Concurso de crimes

No que concerne ao concurso de crimes e às penas, julgue o item que se segue.

Segundo precedentes do STJ, o percentual de aumento decorrente do concurso formal de crimes deve ser aferido em razão do número de delitos praticados, e não, à luz das circunstâncias judiciais analisadas na primeira fase da dosimetria da pena.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 26: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Concurso de crimes

No que concerne ao concurso de crimes e às penas, julgue o item que se segue.

Em caso de concurso formal de crimes, a pena privativa de liberdade não pode exceder a que seria cabível pela regra do concurso material.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 27: CESPE - Def PF/DPU/2007

Assunto: Da Progressão de Pena, da Suspensão e Livramento Condicional Com relação ao direito penal, julgue o item seguinte.

É impossível o réu ser beneficiado com suspensão condicional da pena mediante sursis simultâneos, isto é, dois sursis cumpridos ao mesmo tempo.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 28: CESPE - Def PF/DPU/2010

Assunto: Da Progressão de Pena, da Suspensão e Livramento Condicional

No que se refere ao livramento condicional e à suspensão condicional da pena, julgue o item a seguir. Não se admite a concessão de livramento condicional ao condenado por crime doloso, cometido com violência ou grave ameaça à pessoa.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 29: CESPE - Def PF/DPU/2010

(9)

No que se refere ao livramento condicional e à suspensão condicional da pena, julgue o item a seguir.

A sentença que concede a suspensão condicional da pena pode especificar outras condições a que fica subordinada a suspensão, além das legalmente previstas, desde que adequadas ao fato e à situação pessoal do condenado.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 30: CESPE - Def PF/DPU/2001

Assunto: Da Progressão de Pena, da Suspensão e Livramento Condicional

No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um indivíduo foi condenado a um total de penas de 120 anos. Na fase executiva, requereu a unificação das penas para o limite de trinta anos. Nesse caso, conforme orientação jurisprudencial predominante, sobre o total de trinta anos é que deverão ser considerados os prazos para a concessão de eventuais benefícios a que fizer jus (progressão, livramento condicional etc.).

( ) Certo ( ) Errado

Questão 31: CESPE - Def PF/DPU/2001

Assunto: Da Progressão de Pena, da Suspensão e Livramento Condicional

No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um indivíduo foi condenado a dois anos de reclusão. O juiz sentenciante concedeu a suspensão condicional da pena por quatro anos, ficando o condenado obrigado, no primeiro ano do período de prova, a prestar serviços à comunidade. Nesse caso, por ser a prestação de serviços à comunidade pena restritiva de direitos, não poderia o juiz estabelecê-la como condição do sursis.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 32: CESPE - Def PF/DPU/2004

Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação

Julgue o item subseqüente, acerca da execução das penas e das medidas de segurança. Considere a seguinte situação hipotética.

Célio, tendo praticado crime de homicídio, teve reconhecida, durante o trâmite do processo penal, a sua semi-imputabilidade, uma vez que não possuía, na data do fato, a plena capacidade de compreender o caráter ilícito do fato e de orientar-se de acordo com esse entendimento. Condenado pelo crime, o juiz aplicou-lhe pena privativa de liberdade, substituindo a pena por medida de segurança.

Nessa situação, a medida de segurança aplicada em substituição, de acordo com o Código Penal, poderá ter duração superior à pena privativa de liberdade aplicada.

( ) Certo ( ) Errado

(10)

Questão 33: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Da Prescrição

A respeito das leis penais especiais, julgue o item a seguir.

É firme a jurisprudência do STF de que a prescrição das medidas socioeducativas deve seguir as regras do Código Penal para os agentes menores de 21 anos de idade ao tempo do crime, ou seja, o prazo prescricional dos tipos penais previstos no Código Penal é reduzido à metade quando aplicado aos atos infracionais praticados por criança ou por adolescente.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 34: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Da Prescrição

Julgue o seguinte item, relacionado a culpabilidade, concurso de crimes, ação penal e(ou) prescrição da pretensão punitiva.

Considere a seguinte situação hipotética.

Carlos foi condenado pelo crime de estelionato, por ter emitido diversos cheques sem provisão de fundos, tendo a sentença transitado em julgado e o mandado de prisão, sido expedido.

Nessa situação, no momento em que se iniciar o cumprimento da pena privativa de liberdade, ocorrerá causa interruptiva da prescrição da pretensão punitiva do Estado, reiniciando-se a contagem do prazo prescricional a partir do dia da interrupção.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 35: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Do perdão aceito e judicial

De acordo com o CP, julgue o próximo item.

Nos crimes conexos, a extinção da punibilidade de um deles não impede, quanto aos outros, a agravação da pena resultante da conexão.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 36: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Dos crimes contra a vida

No que se refere aos crimes contra a vida, às lesões corporais, aos crimes contra a honra e àqueles contra a liberdade individual, julgue o seguinte item.

Em se tratando de homicídio, é incompatível o domínio de violenta emoção com o dolo eventual. ( ) Certo

( ) Errado

(11)

Assunto: Dos crimes contra a vida

Júlio, comerciante residente em Brasília – DF, com o propósito de matar (animus necandi) Carlos, seu desafeto residente em Nova York, enviou-lhe pelo Correio uma carta-bomba. Nessa operação, Rubens, que também residia em Brasília – DF, atuou com unidade de desígnios, eis que, juntamente com Júlio, adquiriu o artefato e foi até ao Correio para despachá-lo, aderindo intensamente à empreitada criminosa do comparsa.

Julgue o item que se segue com base na situação hipotética apresentada e na legislação pertinente. Na hipótese de Carlos receber a carta e, ao abri-la, vir a morrer em decorrência da explosão, Júlio, caso tivesse atuado sem o concurso de Rubens, responderia pelo crime de homicídio qualificado consumado, aplicando-se a lei penal brasileira.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 38: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Dos crimes contra a vida

Júlio, comerciante residente em Brasília – DF, com o propósito de matar (animus necandi) Carlos, seu desafeto residente em Nova York, enviou-lhe pelo Correio uma carta-bomba. Nessa operação, Rubens, que também residia em Brasília – DF, atuou com unidade de desígnios, eis que, juntamente com Júlio, adquiriu o artefato e foi até ao Correio para despachá-lo, aderindo intensamente à empreitada criminosa do comparsa.

Julgue o item que se segue com base na situação hipotética apresentada e na legislação pertinente. Na hipótese de a carta-bomba explodir e não atingir Carlos por circunstâncias alheias às vontades dos remetentes, Júlio e Rubens responderão pelo crime de homicídio qualificado tentado, em concurso de pessoas.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 39: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Dos crimes contra a vida

Júlio, comerciante residente em Brasília – DF, com o propósito de matar (animus necandi) Carlos, seu desafeto residente em Nova York, enviou-lhe pelo Correio uma carta-bomba. Nessa operação, Rubens, que também residia em Brasília – DF, atuou com unidade de desígnios, eis que, juntamente com Júlio, adquiriu o artefato e foi até ao Correio para despachá-lo, aderindo intensamente à empreitada criminosa do comparsa.

Julgue o item que se segue com base na situação hipotética apresentada e na legislação pertinente. Na hipótese de a carta-bomba não atingir mortalmente apenas Carlos, mas também sua esposa, Júlio e Rubens responderão pelo crime de homicídio qualificado consumado, em concurso de pessoas e em continuidade delitiva.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 40: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Dos crimes contra a vida

(12)

Júlio, comerciante residente em Brasília – DF, com o propósito de matar (animus necandi) Carlos, seu desafeto residente em Nova York, enviou-lhe pelo Correio uma carta-bomba. Nessa operação, Rubens, que também residia em Brasília – DF, atuou com unidade de desígnios, eis que, juntamente com Júlio, adquiriu o artefato e foi até ao Correio para despachá-lo, aderindo intensamente à empreitada criminosa do comparsa.

Julgue o item que se segue com base na situação hipotética apresentada e na legislação pertinente. Na hipótese de, enviada, a carta-bomba não explodir em razão de o material explosivo empregado ser inteiramente inadequado, Júlio e Rubens responderão pelo crime de homicídio qualificado tentado, em concurso de pessoas.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 41: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Das lesões corporais

No que se refere aos crimes contra a vida, às lesões corporais, aos crimes contra a honra e àqueles contra a liberdade individual, julgue o seguinte item.

Para a configuração da agravante da lesão corporal de natureza grave em face da incapacidade para as ocupações habituais por mais de trinta dias, não é necessário que a ocupação habitual seja laborativa, podendo ser assim compreendida qualquer atividade regularmente desempenhada pela vítima.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 42: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Dos crimes contra a honra

No que se refere aos crimes contra a vida, às lesões corporais, aos crimes contra a honra e àqueles contra a liberdade individual, julgue o seguinte item.

A veiculação de injúria e(ou) difamação por meio de boletim de associação profissional configura crime contra a honra, tipificado no Código Penal. Nesse caso, não se trata de crime de imprensa, qualquer que tenha sido a data da prática do crime.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 43: CESPE - Def PF/DPU/2010

Assunto: Dos crimes contra a liberdade individual

No que se refere aos crimes contra a vida, às lesões corporais, aos crimes contra a honra e àqueles contra a liberdade individual, julgue o seguinte item.

Na doutrina, distinguem-se as figuras sequestro e cárcere privado, afirmando-se que o primeiro é o gênero do qual o segundo é espécie. A figura cárcere privado caracteriza-se pela manutenção de alguém em recinto fechado, sem amplitude de locomoção, definição esta mais restrita que a de sequestro.

(13)

( ) Errado

Questão 44: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)

Acerca dos crimes contra o patrimônio, o item subseqüente apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Cláudio, com intenção de furtar, entrou no carro de Vagner, cuja porta estava destravada, e acionou o motor por meio de uma chave falsa na ignição do veículo, assim logrando êxito em subtrair o veículo. Nessa situação, e de acordo com a jurisprudência do STJ, Cláudio responde por crime de furto simples.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 45: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)

Julgue o item abaixo, acerca de crime contra o patrimônio.

A presença de sistema eletrônico de vigilância em estabelecimento comercial torna crime impossível a tentativa de furto de um produto desse estabelecimento, por absoluta ineficácia do meio, conforme entendimento consolidado do STJ.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 46: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)

No que tange ao entendimento sumulado do STJ a respeito das espécies, da cominação e da aplicação de penas e do regime de execução de penas em espécie, julgue o item subsecutivo.

O agente considerado primário que furta coisa de pequeno valor faz jus a causa especial de diminuição de pena ou furto privilegiado, ainda que esteja presente qualificadora consistente no abuso de confiança.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 47: CESPE - Def PF/DPU/2007

Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)

Acerca dos crimes contra o patrimônio, o item subseqüente apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Marcelo, simulando portar arma de fogo, subtraiu para si dois aparelhos celulares, pertencentes a pessoas diversas, amedrontando as vítimas. Nessa situação, Marcelo deve responder por crime de roubo, em concurso formal.

( ) Certo ( ) Errado

(14)

Questão 48: CESPE - Def PF/DPU/2001

Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)

Márcio e Humberto, previamente ajustados e com unidade de desígnios, adentraram no interior de um restaurante e, mediante o emprego de revólveres de brinquedo, subtraíram de Diva e Paulo todo o dinheiro que estes portavam, bem como jóias e talonários de cheques. Cessada a grave ameaça, após terem a disponibilidade dos objetos por breve momento, Márcio e Humberto foram presos em flagrante. O órgão do Ministério Público ofertou denúncia, tendo a pretensão punitiva ao final sido julgada procedente. Na dosimetria da reprimenda, o juiz sentenciante reduziu a pena privativa de liberdade em limite abaixo do mínimo legalmente autorizado, em face da menoridade e confissão espontânea dos réus. Ao determinar o regime prisional, apesar das circunstâncias judiciais favoráveis, impôs o regime inicial fechado em razão da gravidade do crime (roubo).

Em relação à situação hipotética apresentada e à legislação pertinente, julgue o item seguinte.

O crime de roubo restou consumado, eis que, de acordo com a mais recente jurisprudência do STF, não é exigível a posse tranqüila da res furtiva, basta que cesse a violência ou a clandestinidade.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 49: CESPE - Def PF/DPU/2001

Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)

Márcio e Humberto, previamente ajustados e com unidade de desígnios, adentraram no interior de um restaurante e, mediante o emprego de revólveres de brinquedo, subtraíram de Diva e Paulo todo o dinheiro que estes portavam, bem como jóias e talonários de cheques. Cessada a grave ameaça, após terem a disponibilidade dos objetos por breve momento, Márcio e Humberto foram presos em flagrante. O órgão do Ministério Público ofertou denúncia, tendo a pretensão punitiva ao final sido julgada procedente. Na dosimetria da reprimenda, o juiz sentenciante reduziu a pena privativa de liberdade em limite abaixo do mínimo legalmente autorizado, em face da menoridade e confissão espontânea dos réus. Ao determinar o regime prisional, apesar das circunstâncias judiciais favoráveis, impôs o regime inicial fechado em razão da gravidade do crime (roubo).

Em relação à situação hipotética apresentada e à legislação pertinente, julgue o item seguinte.

Os roubos praticados contra Diva e Paulo, mediante uma só ação desdobrada em vários atos, configurou crime continuado.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 50: CESPE - Def PF/DPU/2004

Assunto: Das Disposições Gerais dos Crimes contra o Patrimônio (arts. 181 a 183 do CP) No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Inácio, necessitando de dinheiro, resolveu subtrair R$ 100,00 de Teodora, sua mãe, de 61 anos de idade. Nessa situação, embora a conduta se enquadre no crime de furto, incide escusa absolutória, por ter sido cometido contra ascendente, não estando Inácio sujeito à aplicação de pena.

(15)

( ) Certo ( ) Errado

Questão 51: CESPE - Def PF/DPU/2001 Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável

Mara, em conluio com Édson, seu primo, induziu-o a manter conjunção carnal com Cristina, sua vizinha, menor de dez anos de idade. No dia do evento, Mara ludibriou Cristina e a levou até sua residência, deixando-a sozinha com Édson que, aproveitando da sua inexperiência, introduziu de forma incompleta o órgão viril em sua vagina.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue.

Caso Cristina venha a casar-se com terceiro, ocorrerá a extinção da punibilidade, mesmo que requeira o prosseguimento do inquérito policial no dia seguinte ao da celebração do matrimônio. ( ) Certo

( ) Errado

Questão 52: CESPE - Def PF/DPU/2004 Assunto: Da Falsidade Documental

No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Petrônio, não tendo pago o IPVA de 2004, falsificou o certificado de licenciamento de seu veículo e utilizou o documento falsificado em diversas ocasiões. Nessa situação, há amparo na jurisprudência do STJ para se afirmar que Petrônio cometeu somente o crime de falsificação de documento, sendo o uso da documentação absorvido, de acordo com o princípio da consunção.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 53: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Da Falsidade Documental

Em relação aos crimes contra a fé pública, aos crimes contra a administração pública, aos crimes de tortura e aos crimes contra o meio ambiente, julgue o item a seguir.

Praticará o crime de falsidade ideológica aquele que, quando do preenchimento de cadastro público, nele inserir declaração diversa da que deveria, ainda que não tenha o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 54: CESPE - Def PF/DPU/2004

Assunto: Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Manoel, funcionário público, em razão de seu comportamento negligente, concorreu, culposamente, para que fosse subtraído bem de propriedade da administração pública. Denunciado por peculato culposo, a denúncia foi recebida e Manoel foi devidamente citado. Após o interrogatório, Manoel

(16)

resolveu reparar o dano patrimonial causado à administração. Nesse caso, Manoel será beneficiado pela extinção da punibilidade, não estando sujeito a nenhuma conseqüência de natureza penal. ( ) Certo

( ) Errado

Questão 55: CESPE - Def PF/DPU/2004

Assunto: Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Ricardo, funcionário público, visando satisfazer interesse pessoal, deixou de responsabilizar Alex, seu subordinado, que cometera infração no exercício do cargo. Nessa situação, Ricardo cometeu o crime de condescendência criminosa.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 56: CESPE - Def PF/DPU/2004

Assunto: Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Sandro, servidor público, deixou de praticar ato de ofício a que estava obrigado, cedendo a pedido de Mariângela. Nesse caso, consumou-se o crime de corrupção passiva.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 57: CESPE - Def PF/DPU/2015

Assunto: Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral

Em relação aos crimes contra a fé pública, aos crimes contra a administração pública, aos crimes de tortura e aos crimes contra o meio ambiente, julgue o item a seguir.

Cometerá o crime de corrupção passiva privilegiada, punido com detenção, o DP que, após receber telefonema de procurador da República que se identifique como tal, deixar de propor ação em que esse procurador seja diretamente interessado.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 58: CESPE - Def PF/DPU/2010

Assunto: Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral A respeito do direito penal e do direito processual penal, julgue o item.

Na atual jurisprudência consolidada dos tribunais superiores, restou consagrada, em relação ao crime de descaminho, a necessidade do lançamento definitivo do tributo devido, de modo a se tipificar o delito tributário; pacificou-se, também, que extingue a punibilidade o pagamento integral do imposto devido e de seus acessórios antes do oferecimento da denúncia.

( ) Certo ( ) Errado

(17)

Questão 59: CESPE - Def PF/DPU/2004

Assunto: Dos Crimes Contra a Administração da Justiça

No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Iolanda, mãe de Paulo, prestou-lhe auxílio para tornar seguro o proveito obtido pelo filho com a prática do crime de furto. Nessa situação, em razão do parentesco, Iolanda não responderá pelo crime de favorecimento real, estando amparada por causa de isenção de pena.

( ) Certo ( ) Errado

Gabarito

1) Certo 2) Certo 3) Certo 4) Certo 5) Certo

6) Errado 7) Certo 8) Errado 9) Errado 10) Errado

11) Certo 12) Certo 13) Errado 14) Certo 15) Errado

16) Certo 17) Errado 18) Errado 19) Certo 20) Errado

21) Errado 22) Errado 23) Errado 24) Certo 25) Certo

26) Certo 27) Errado 28) Errado 29) Certo 30) Errado

31) Errado 32) Certo 33) Certo 34) Errado 35) Certo

36) Errado 37) Certo 38) Certo 39) Errado 40) Errado

41) Certo 42) Certo 43) Certo 44) Errado 45) Errado

46) Errado 47) Certo 48) Certo 49) Errado 50) Errado

51) Errado 52) Certo 53) Errado 54) Certo 55) Errado

Referências

Documentos relacionados

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

confecção do projeto geométrico das vias confecção de projeto de drenagem, dimensionamento e detalhamento de 20 lagos de retenção, projeto de pavimentação e

ABSTRACT Objective: the aim of this observational cross-sectional study was to assess the quality of the dental tissue and the adjacent bone of the root apical third of

Esta dissertação visa apresentar informação relevante, no que concerne às normas e leis exis- tentes para projecto e manutenção de uma rede de iluminação pública e aos

A análise essencial facilitou a especificação do sistema o qual através das ferramentas da Oracle (Forms, Reports, Graphics) pode-se constituir um sistema de informação que

e) A correlação entre a qualificação de seus profissionais e as atividades programadas, a serem supervisionadas, dependerá da aprovação pela Comissão de Residência Médica

Neste contexto, a mudança e as modalidades definidas para sua implementação constituem um fenómeno fértil de análise, sabendo-se que a forma como o líder gere a mudança

Increase in body mass index and waist circumference is associated with high blood pressure in children and adolescents in Mexico City. Lee S, Bacha F,