• Nenhum resultado encontrado

EMBRAPA NA 81a. EXPO-FEIRA DE PELOTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMBRAPA NA 81a. EXPO-FEIRA DE PELOTAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

A Embrapa Clima Temperado participará da Expo-Feira 2007 da Asssociação Rural de Pelo-tas, apresentando em seu estande uma mostra institucional de cinco linhas temáticas de seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento. O estande da Unidade localiza-se junto aos do Banco do Brasil e Banrisul, no Pavilhão de Remates. As linhas de trabalho a serem mostradas versam sobre agroener-gia, fruticultura, plantas biotivas, culturas de várzea e agricultura familiar. Em agroenergia, serão mostradas cultivares de mamona que estão sendo testadas para a produção de biodiesel, juntamente com outras espécies promissoras,

EMBRAPA NA 81a. EXPO-FEIRA DE PELOTAS

como o pinhão-manso. Também estará disponível uma publicação sobre o zoneamento agroclimático da mamona para o RS, indicando as áreas de clima mais favorável à cultura. Em fruticultura, serão mostrados exemplares de plantas nativas e dada ênfase à citricultura, com laranjas e tangerinas sem se-mentes, cujo cultivo está se desen-volvendo rapidamente no Sul do Brasil, a partir de cultivares intro-duzidas pela Embrapa de Pelotas. Nas culturas de várzeas, a maior ênfase será dada ao arroz, com a mostra de sementes lançadas pela Unidade. Ainda em termos de ar-roz, na terça, dia 2 de outubro, haverá um seminário técnico

so-bre a cultura, durante todo o dia, no próprio Parque de Exposições da ARP .O seminário é aberto a todos os interessados (matéria na página 2). No que se refere às plantas bioativas (utilizadas como medicamentos, condimentos, aro-matização, etc) serão apresenta-dos exemplares da coleção que a Embrapa vem formando e que visa ampliar as observações e o conhecimento sobre tais espécies biotivas. Também será mostrada a produção de insumos agroecológi-cos realizado na biofábrica da Cas-cata (vermicultura,fitoprotetores, etc), desenvolvido para apoiar a produção de alimentos saudáveis na agricultura de base familiar.

(2)

2

A participação da Unidade na Ex-po-Feira de Pelotas neste ano terá uma novidade, sob a forma de um dia especial dedicado à cultura do arroz irrigado. A iniciativa é da Embrapa Clima Temperado, jun-tamente com a Associação Rural e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas. O Dia do Arroz será na terça, 2 de outubro, no próprio Parque de Exposições, a partir das 8h30min.

A programação da manhã terá três apresentações: influência do cli-ma na produtividade do arroz ir-rigado (com Silvio Steinmetz, da Embrapa), o agronegócio brasil-eiro diante do cenário mundial (Francisco Turra, vice-presidente do BRDE) e Banrisul e agronegó-cio (Urbano Schmitt, técnico do Banco).

Na parte da tarde, haverá painéis

2/10: DIA DO ARROZ NA ASSOCIAÇÃO RURAL

Turra, vice-presidente do BRDE, prestigia evento do arroz

técnicos, com a participação de pesquisadores da Embrapa Clima Temperado e SNT e de técnicos de empresas e estabelecimentos rurais parceiros, versando sobre os seguintes temas: cultivo de arroz irrigado, produção, comercializa-ção e tratamento de sementes,

no-vas recomendações de adubação, híbridos, controle de plantas dan-inhas e resultados do projeto Mar-ca. Nos painéis vespertinos estarão envolvidos os pesquisadores da Embrapa Paulo Fagundes, Algenor Gomes, André Andres, Élbio Car-doso e José Alberto Petrini.

A convite do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), o chefe da Embrapa Clima Tempera-do, João Carlos Costa, esteve de 11 a 14 de setembro cumprindo agenda na Argentina. Costa participou de duas atividades. Na primeira delas, proferiu palestra sobre o enfoque agroecológico na Embrapa (as estra-tégias para organização da pesquisa em agroecologia, a formação de equipes e a organização de arranjos locais em P&D na mesma área). A palestra contou com a participação de integrantes de movimentos soci-ais. Também participaram do evento, além dos diretores da Estação Ex-perimental de Balcarce (AR) – Esta-ção que atende todo o sul e sudeste da Província de Buenos Aires - pes-quisadores e professores que atuam no tema.

Costa proferiu ainda um curso, com

duração de dois dias, no Instituto de Pesquisa para Agricultura Familiar da região Pampeana, localizada em La Plata. O Objetivo era apresentar um marco teórico da pesquisa em agroecologia da Embrapa, incluindo o aspecto tecnológico, metodológico, sociológico e epistemológico, tendo como referência o trabalho na Estação Experimental Cascata.

O chefe-geral da instituição de pes-quisa ressalta que o INTRA criou três centros de investimentos para a agricultura familiar: um em La Plata (região pampeana), outro em Formo-sa (região do Chaco) e outro em Ju-juy (na região do altiplano, próximo à Bolívia).

No último dia em que esteve na Ar-gentina, Costa apresentou um pan-orama sobre o Programa de Capaci-tação Gerencial e Desenvolvimento de gerentes, adotado pela Embrapa,

ao encarregado do Programa de Ca-pacitação Gerencial do Intra, Roberto Boschetto, e ao diretor de Desenvol-vimento Rural do Ministério da Agri-cultura Argentino, José Catalano. Agroecologia também será o tema debatido em Guarapari (ES), de 1º a 4 de outubro, durante o 5º Congresso Brasileiro de Agroecologia. Dentre as atrações do evento, a palestra "Agro-ecologia: do conceito à prática, da prática ao conceito", que será proferi-da pelo chefe-geral proferi-da Uniproferi-dade, Costa Gomes, dia 3, das 8h às 10h.

Atualmente, Costa é vice-presidente da Associação Brasileira de Agroeco-logia. Foi presidente das duas primei-ras edições do Congresso Bprimei-rasileiro de Agroecologia (2003/04) e recebeu o prêmio Frederico de Menezes Veiga (2003), concedido pela Embrapa por suas contribuições ao tema da Agro-ecologia.

(3)

3

A busca de conhecimentos na área de fruticultura foi o prin-cipal objetivo da vista do ex-jogador de vôlei Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão, à sede da Unidade, no dia 18/09. Ele foi recebido pelo chefe-ger-al da Unidade, Costa Gomes, e conversou com ospesquisadores Maria do Carmo Bassols e Ro-berto Pedroso, sobre as técnicas na área de fruticultura. O espor-tista tem uma propriedade com frutas em Gravataí, município onde começou a carreira como jogador de vôlei. Durante a visi-ta, ficou decidido que Paulão fir-mará parceria com projetos soci-ais da Embrapa, como o Projeto Brilhante. Antes de ir embora, por volta das 17h, ele ainda visi-tou as dependências da sede. Paulão foi campeão olímpico de vôlei em Barcelona, em 1992, jogando ao lado de craques

Paulão, do vôlei, visita a Unidade

Foto: Larissa Carvalho

Projeto de apoio a agroindústrias teve seminário

Aconteceu na quarta-feira (26), no Hotel Curi, em Pelotas, o seminário que tem por objetivo fazer o balanço final das ações desenvolvidas na região com agroindústrias familiares assessoradas pelo Centro de Apoio do Pequeno Agricultor (CAPA). O seminário final do projeto de apoio às iniciati-vas de diversificação econômica e agregação de valor do ter-ritório sul do RS também conta com a parceria da Embrapa Clima Temperado.

Além de fazer o balanço das ações já realizadas, o semi-nário também proporcionou aos participantes o debate sobre os avanços alcançados e também levantar desafios para um próximo convênio. Na parte da tarde aconteceu uma impor-tante discussão sobre o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), sendo que o sistema representa um avanço institucional do ponto de vista sanitário, permitindo que os estados e municípios que aderirem ao SUASA pos-sam obter licença para que os produtos fiscalizados nos municípios sejam comercializados em todo o estado ou até mesmo fora dele.

O seminário contou ainda com a presença de um técnico da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que irá tratar do Progra-ma Nacional de Agroindústrialização da Produção da Agri-cultura Familiar.

O Projeto de Apoio às Iniciativas de Diversificação Econômi-ca e Agregação de Valor do Território Sul do RS, executado pelo CAPA com o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), trabalhou diversos aspectos e dificuldades das agroindús-trias familiares assistidas pela instituição, como realização de cursos de boas práticas de fabricação, oficinas de proces-samento de doces em calda, pedidos de liberação de registro dos produtos nos órgãos competentes, criação de marcas e rótulos, além de viagem de intercâmbio para a serra gaúcha dos agricultores envolvidos no processo produtivo.

Como destaque das ações realizadas até o momento, a con-sultora do projeto, Jaqueline Sgarbi, salienta a liberação do registro de sucos de uma das agroindústrias de São Louren-ço do Sul. "O processo de liberação é bastante demorado, porque temos que seguir uma série de exigências que vão desde a adequação da agroindústria, de normas no processo produtivo passando por modificações nos rótulos e consegui-la é uma vitória grande, uma vez que assim é possível inserir os sucos em diversos mercados".

Participaram do evento agricultores familiares dos municí-pios de Pelotas, Canguçu, Herval, Turuçu, São Lourenço do Sul e Arroio do Padre.

Paulão, em foto ao lado da pesquisadora

Maria do Carmo Raseira

como Marcelo Negrão,Giovani, Maurício,Carlão,Amauri, Tande e Bernardinho, atual treinador.

(4)

4

Na semana passada, o minis-tro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, visitou os campos experimentais de São Mateus do Sul (PR), onde estão sendo desenvolvidos testes para o Projeto Xisto Agrícola, da Em-brapa Clima Temperado. Auto-ridades e profissionais das in-stituições envolvidas e técnicos do Projeto também estiveram presentes na atividade.

O ministro classificou como ótima a oportunidade de con-hecer in loco os trabalhos que vêm sendo realizados pelo Pro-jeto Xisto. Algumas informa-ções do Projeto já haviam sido repassadas a Stephanes através da própria Embrapa e da Petro-bras - que também é parceira. "Pela importância, pela per-spectiva do trabalho que vem sendo realizado aqui [São

Ma-teus do Sul], eu tinha certeza de que valeria a pena fazer uma visita pessoal, não só para simbolizar a importância deste projeto, mas para conhecer as atividades que

vêm sendo realizadas". A cober-tura completa da visita poderá ser conferida no próximo domingo, no Programa Terra Sul, a partir das 9h, pela TV Pampa.

Stephanes (centro) com o presidente da Embrapa, Pillon e Costa Gomes

Foto: Rui Madruga

Além de ser a estação das flores, a primavera marca a retomada do período de enxertia para mudas de citros. Com a elevação das temper-aturas médias, os porta-enxertos, especialmente o Trifoliata, iniciam a formação de novas brotações, tor-nando-se aptos à enxertia.

Atualmente, a Embrapa Clima Tem-perado possui a mais completa bor-bulheira de cultivares de citros sem sementes do País, sendo a única do Rio Grande do Sul. Centenas de milhares de borbulhas das cultiva-res de laranja de umbigo Navelina, Navelate e Lane Late, da laranja de endocarpo vermelho Cara Cara, das laranjas dupla finalidade (suco e mesa) Salustiana, Midknight e Del-ta Seedless, das Del-tangerinas Okitsu, Clemenules e Marisol, da lima áci-da Tahiti, dos pomelos Ruby Red e

Borbulhas de citros de mesa da Embrapa para o Brasil

Star Ruby, e dos híbridos tangelo Nova e tangor Ortanique estão di-sponíveis para instituições de pes-quisa, viveiristas, produtores e de-mais interessados.

As borbulhas da Embrapa Clima Temperado são produzidas em am-biente protegido contra patógenos, a partir de matrizes indexadas. O adequado manejo hídrico e nutricio-nal, possibilita a expressão de todo o potencial genético de desenvol-vimento vegetativo das cultivares, obtendo-se lançamentos vigorosos com folhas de tamanho raramente encontrado.

Desta e de outras formas, a Embrapa Clima Temperado e seus parceiros da pesquisa, extensão, fomento e cadeia produtiva estão contribuindo para o desenvolvimento da fruticul-tura do Brasil.

Ministro conhece de perto Projeto Xisto Agrícola

Seminários sobre leite

A Embrapa Clima Temperado promove, durante a 81a.Expo-Feira de Pelotas, um seminário sobre qualidade do leite. O even-to será no dia 5/10, a partir das 8h45min, na Sede da AEAPel, no Parque de Exposições. Pela manhã, haverá palestras téc-nicas e o período da tarde será dedicado a visitas à Cosulati e ao sistema de leite e laboratórios da Estação Terras Baixas.

Por outro lado, nesta sexta, dia 28/09, haverá seminário interno sobre cenários e perspectivas da atividade leiteira, no auditório da ETB, a partir das 8h30min, sob a responsábilidade do pes-quisador Darci Bittencourt e equipe do leite.

(5)

5

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: João Carlos Costa Gomes, Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe C&N: Daniel Aquini, Chefe P&D: Clenio Pillon, Supervisora ACE: Diná Bandeira. Edição: Sadi Sapper, diagramação: Larissa Carvalho (estagiária) e Rafael Varela (estagiário); circulação: Larissa Carvalho (estagiária) e equipe da ACE. Redação: Antônio Heberlê (MTB/RS 6160) Rafael Varela (estagiário) Larissa Carvalho (estagiária) e Sadi Sapper (MTB/RS 5376) . Colaboração: Carmem Pauletto (ACE/ETB). Fone 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

Azevém/visita

O Programa de Melhoramento de Azevém, da Embrapa Clima Temperado, recebeu dia 24/09 a visita da professora Roselaine Bonow, da PUC de Uruguaiana. O objetivo da visita foi dar início às atividades em parceria entre as duas instituições.

Aniversários:

26/09-Breno Machado Gonçalves(lab.entomologia/Sede) 30/09-André Luiz Plá Schaun(patrimônio e material/ Sede)

1°/10-Darcy Islabão Aires (campo exp.ETB)

03/10-Luiz Inacio da Silva Fer-reira (campo exp./Sede)

03/10-Mauro Antônio Paz Pinto (campo exp./ETB)

Dia de campo em

culturas de inverno

Acontece nesta sexta-feira, na ETB, Dia de Campo em Melhoramento de Culturas de Inverno, parceria Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Leite e Dpto. Plantas de Lavoura - Faculdade de Agronomia/ UFRGS. Confira a programação: 10h: Recepção - Representante da Chefia.

10h30min:Melhoramento de trigo - Vanderlei Caetano (Embrapa Clima Temperado).

13h30min: Melhoramento de azevém e capim-lanudo - Andréa Mittelmann (Embrapa Gado de Leite).

15h: Melhoramento de trevos - José Carlos Leite Reis (Embrapa Clima Temperado).

16h: Encerramento.

Programação Terra Sul 30/09

- Visita do ministro da agricultura aos campos experimentais do Pro-jeto Xisto em Santa Catarina; - Reunião de piscicultores em Cris-tal;

-Produtores de Morro Redondo reúnem grupos de estudos para as-suntos do campo;

- Semana de qualidade ambiental na Embrapa Clima Temperado; - Encerramento de Projeto do Capa ligado à agroindústria familiar; - Três receitas tipicamente alemãs; - Agenda de eventos.

O Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) informa que es-tão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Especial-ização /Lato Sensu/ 2008, as quais iniciaram dia 17 de set-embro e irão até o dia 19 de ou-tubro.

O processo seletivo para a Espe-cialização /Lato Sensu/ da Em-brapa, a partir deste ano, passa a ser realizado anualmente, sem-pre no segundo semestre do ano e disponibilizará 40 vagas para todas as Unidades da Embrapa. A Especialização /Lato Sensu/ é uma oportunidade de aper-feiçoamento profissional di-recionado aos empregados ocupantes de cargo de nível su-perior. Tem o objetivo de apri-morar, revitalizar e aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação, no mestrado ou dou-torado.

De acordo com o novo PCE, os empregados ocupantes de cargo de nível superior que realizarem curso de Especialização /Lato Sensu/, patrocinados pela Em-brapa, poderão receber 7,5% de adicional de titularidade, e tam-bém 1 referência salarial, rela-tiva a progressão salarial.

O DGP lembra aos empregados interessados que, nas localidade onde não haja oferta de cursos de Especialização /Lato Sensu/ presencial, é possível optar por um à distância.

Abertura do Processo Seletivo

de Especialização Lato Sensu

para o ano de 2008

Melhoramento do azevém será um dos temas

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o