• Nenhum resultado encontrado

E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL Caxias do Sul RS ESTUDOS MONITORADOS - 06/07 a 10/07 de 2020 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL Caxias do Sul RS ESTUDOS MONITORADOS - 06/07 a 10/07 de 2020 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL – Caxias do Sul – RS ESTUDOS MONITORADOS - 06/07 a 10/07 de 2020

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professoras: Leise Polla da Costa, Gabriela Kuze, Muriel Treichel Turma: 41 Áreas do Conhecimento: Linguagens – Matemática – Ciências da Natureza – Ciências Humanas – Ensino Religioso

Carga horária prevista: 20 períodos

Materiais a serem utilizados: Aparelhos eletrônicos (celular ou computador), cader-no, lápis e lápis de cor, folhas.

Habilidades desenvolvidas:

Resolver cálculos de multiplicação com dois números no multiplicados;

Identificar os cuidados com a coleta/seleção de resíduos e tratamentos de água e esgoto. Discutir as formas de transmissão de algumas doenças comuns em crianças, jovens e adultos. Compreender as formas de prevenção das doenças.

Socializar a importância da prevenção para a manutenção da vida humana. Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Analisar o processo de incorporação do território onde hoje está localizado o Rio Grande do Sul à colônia portuguesa na América.

Reunir e analisar elementos formadores da cultura gaúcha e brasileira, provenientes de grupos étnicos autóctones e imigrantes (de culturas da América e de outros continentes).

Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Explorar, identificar e ampliar as diversas manifestações das artes visuais tradicionais e contemporâneas (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, vídeo, cinema, animação, arte computacional etc.) locais e regionais, ampliando a construção do olhar, potencializando a capacidade de percepção, imaginação, simbolização e ressignificação do repertório imagético, com a valorização da diversidade cultural na formação da comunidade local e regional.

Explorar diferentes formas de expressão bi e tridimensionais (desenho, pintura, colagem, dobradura, escultura, modelagem etc.), estimulando o manuseio e a percepção da diversidade de materiais e suas consistências, os recursos dos instrumentos adequados, a forma de trabalhar nas técnicas convencionais, valorizando o uso sustentável dos materiais.

Praticar e apreciar os esportes de invasão.

Referências consultadas: BNCC, google, youtube.

Recado das professoras: Realizar as atividades com capricho e organização. Se cuidem! Estamos com saudades!!!

Respostas dos cálculos da aula anterior. 26

X 25__ 130 + 520 _ 650

(2)

AULA 01

Atividades de revisão – COPIAR E RESOLVER NO CADERNO DE MATEMÁTICA

DESAFIO: Leia com calma, analise os dados e desvende esse desafio... Você consegue!! Daniela fez uma tabela mostrando a quantidade de água que gastava em algumas e suas atividades domésticas.

Para economizar água, ela reduziu a lavagem de roupa a 3 vezes por semana, o banho diário a 5 minutos e a lavagem semanal do carro a apenas um balde de 10 litros. Considerando que uma semana possui 7 dias e um mês 4 semanas, respondas as questões.

a) Quantos litros de água Daniela gastava em uma semana realizando suas atividades domésticas?

b) Construa uma nova tabela mostrando a quantidade de água gasta por Daniela depois que começou economizar.

c) Quantos litros de água ela passou a economizar por semana?

d) Quantos litros de água Daniela gasta por semana depois que começou economizar? E por mês?

RESULTADOS:

8.802 7.590 2.808 8.190 1.887

(3)

AULA 02

Ler e copiar no caderno de CIÊNCIAS:

Benefícios e prejuízos os microrganismos podem trazer

ao ser humano

Os microrganismos embora a maioria apresenta aspectos negativos, há aqueles que apresentam lados positivos como por exemplo: os fungos, que são utilizados na indústria farmacêutica, principalmente na produção de antibióticos, como também há fungos que colonizam a pele, genitais e trato gastrointestinal e respiratório.

Os protozoários que são parasitas que provocam doenças, mas também é muito útil pois decompõe, organismos mortos, ajudando a reciclar o meio ambiente.

Os vírus que é o causador de muitas infecções, causando numerosas doenças como gripe, raiva, mas também utilizado para fabricação de vacinas.

As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, entre outras.

Os micro-organismos podem trazer muitos prejuízos para o ser humano, como é o caso das doenças causadas por micro-organismos, como as infecções bactérias, fúngicas ou por protozoários.

Além disso, temos as pragas que podem atingir a produção de alimentos na pecuária e na agricultura, causando prejuízo econômico.

As bactérias que também causam muitas doenças como tuberculose, gonorreia, mas muito importante na fabricação de queijos, iogurte, vinagre, importante também nas indústrias farmacêutica, que através dela é fabricado alguns medicamentos (neomicina; estreptomicina)

Sugestão de vídeo sobre as bactérias.

https://www.youtube.com/watch?v=othOQWNXRS0 Atividade:

1. Converse com sua família sobre os microrganismos e descreve dois exem-plos de microrganismos benéficos e dois exemexem-plos prejudiciais aos seres hu-manos.

(4)

AULA 03

(5)

Sílaba Tônica é a que pronunciamos com mais ênfase, a mais forte!

AULA 04

Copiar no caderno de HISTÓRIA:

Releia o texto da última aula e responda em seu caderno:

1)Qual é o nome dos sete povos das missões?

2) No tempo das reduções jesuíticas, a quem pertencia o atual Rio Grande do Sul?

3) Sabemos que o Tratado de Tordesilhas dividia as terras da América do Sul entre Portu-gal e Espanha, antes do descobrimento do Brasil, em 1494. Observe o mapa e responda:

(6)

a) O Rio Grande do Sul pertencia a quem?

b) Quais outros Estados brasileiros penitenciam a Espanha? c) Os padres Jesuítas pertenciam a que país?

d) Após o Tratado de Madrid de 1750, a região sul ficou pertencendo a quem? e) Depois desse trado os índios e os Jesuítas deveriam ser transferidos para? f) Quando iniciou a Guerra Guaranítica e o que ela resultou?

g) São Miguel se tornou município antes ou depois dos Jesuítas?

Geografia:

2) Observe o mapa e descubra para onde os Índios e os Jesuítas deveriam ir? Descreva, com suas palavras, quais são os limites naturais que você observou no mapa que existe entre o Rio Grande do Sul e seus vizinhos.

(7)

AULA 05

ATIVIDADE PARA ENTREGAR - 01

Obrigatório fazer em uma folha, pode ser de ofício ou de caderno. Para ser entregue no retorno das aulas. Lembrar de colocar nome e turma na folha.

* Fazer uma tabela onde consta alguns microrganismos (fungos, bactérias e vírus). Nessa tabela deve contar benefícios e prejuízos de cada um aos seres humanos.

Modelo de tabela Benefícios Prejuízos Vírus Bactérias Fungos AULA 06

Olá meus queridos  Como vocês estão? Vamos aproveitar estes dias de frio para fazer Arte? E nesta aula em especial trabalhar muitas habilidades motoras e emocionais! Sugiro que esta aula seja feita pelos pais, mães, vovós também! Será uma boa atividade para fazer em família, todos

podem fazer!!!  Ansiosos? Então... Mãos a arte!!

Vocês já devem ter ouvido falar de mandalas, não é? Hoje vamos conhecer esta Arte de forma mais profunda. Vamos lá?

As mandalas são desenhos que causam fascinação em muitas pessoas e elas realmente trazem benefícios para a mente. Antes de mais nada é preciso saber que criar desenhos em forma de círculo é algo muito antigo.

Os primeiros registros de mandalas são datados do século VIII, na região do Tibete. Estando espalhadas também em diversos outros países do oriente, como Ín-dia, China e até mesmo no Japão. Em todos os locais a palavra mandala é uma ex-pressão derivada do sânscrito (uma língua muito antiga, que considerada extinta), que significa círculo . Geralmente elas são usadas como forma de Arte e de concen-tração durante a meditação.

(8)

Hoje vamos conhecer mais sobre a história desta arte milenar e que continua viva até os dias de hoje e ainda descobrir quais os benefícios delas para o corpo e a mente.

O que são mandalas?

Como já citei anteriormente, mandala é uma palavra do idioma sânscrito, que é considerada uma língua morta, e significa círculo. No entanto, até hoje o sânscrito é considerado um dos 23 idiomas oficiais da Índia, devido a sua importância para o hinduísmo e budismo.

Alguns exemplos de mandalas indianas:

Sendo assim, mandalas são desenhos de formas geométricas concêntricas. Ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro. Desde o princípio, os desenhos são denominados de yantras, que é uma palavra derivada dos idiomas falados na península indostânica para instrumento. Isso é, as mandalas são um meio para se chegar a um certo objetivo e não o objetivo em si.

Esse objetivo pretendido muda de acordo com cada uma das culturas onde elas são observadas. Na maior parte delas, as mandalas servem como uma forma de concentração. Sendo não apenas a concentração nas formas, mas a construção do desenho de extrema importância.

As formas podem ser criadas com diversos materiais, mas sempre são extre-mamente coloridas. O meio mais comum de criar mandalas é através de tintas

(9)

colo-ridas em papel ou tela. Contudo, alguns templos budistas guardam a tradição da confecção de mandalas com ferro ou madeira.

Há ainda um outro método de criação de mandalas ainda mais especial, que é feito por monges budistas de alguns templos ao redor do mundo. Nesses templos os monges estudam por anos a arte da criação de mandalas usando areia colorida. A confecção do desenho pode se estender por horas ou dias e quando o desenho é completado ele é imediatamente destruído. Só então o material usado é descartado em algum rio. Essa arte serve para representar que tudo na vida é passageiro. Quais tipos de mandala que existem?

Como já foi informado, podem ser usados diversos materiais para a constru-ção das mandalas. Desse modo, cada um representa algo diferente como saúde ou bem querer por uma pessoa, quando usado para presentear alguém. Confira aqui os principais tipos de mandalas e para que eles servem.

O círculo das mandalas são uma representação da passagem da vida. Mandala de areia

As mandalas de areia são tradição entre monges tibetanos. Nessa arte, os de-senhos são confeccionados no chão com areia colorida e é algo tradicional da cul-tura budista.

Antes de começar a criar as mandalas de areia, os monges estudam as técni-cas por anos e fazem meditação dias antes para se preparem. O trabalho

(10)

geral-mente demora horas para ficar pronto e no final tudo é jogado no rio ou outra fonte de água corrente.

A ideia é representar a brevidade de todos os aspectos da vida, já que tudo irá acabar uma hora. Neste sentido, elas também representam o recomeço, já que sempre é possível criar um novo desenho de areia.

Mandala de madeira

Um outro exemplo da tradição budista são as mandalas feitas com materiais como madeira ou ferro. Aqui elas podem ganhar formatos tridimensionais e são ge-ralmente usadas como uma representação da morada de alguma divindade.

Elas também são muito usadas para presente. Nesse sentido, o processo é regado por diversas tradições e rituais, que significam boa vontade, já que é algo bom receber uma mandala como presente de alguém.

Mandala de tinta

Na tradição hinduísta é bastante comum encontrar mandalas pintadas em di-versos templos e outros locais sagrados. Nessas técnicas são utilizadas cores vivas e que muitas vezes representam os diversos chakras do corpo humano. Na tradição hindu eles são como centros de energia, que ficam espalhados pelo corpo humano.

Desse modo, o colorido das cores usadas nos desenhos seria uma forma de realinhar esses chakras e permitir uma melhor circulação da energia. Garantindo assim, uma melhora tanto no sentido espiritual como físico da vida.

Independente na nossa crença religiosa, vamos na nossa aula utilizar esta técnica de Arte para melhorar nossa concentração, nosso foco, nosso emocional, e principalmente melhorar nossas habilidades artísticas!OK? 

Esta é uma técnica milenar, e na aula de hoje vamos aprender a fazer uma mandala! Como vimos no texto a importância da mandala para nossa concentração, lembre-se de se concentrar e ter o foco 100% na atividade quando estiver realizan-do esta tarefa. Desligue a tv, e qualquer outro estímulo que possa distraí-lo ok??

(11)

Como desenhar uma mandala?

Antes de mais nada, é preciso traçar um círculo em um pedaço de papel, já que a mandala significa literalmente ‘círculo’. É preciso ter cuidado para fazer um desenho o mais perfeito possível´, para isso você pode usar um compasso ou um prato, ou uma tampinha de refrigerante. Só assim será possível obter um bom re-sultado final, fazendo um bom começo.

Traçado o círculo, você precisa encontrar o meio dele e traçar uma reta. Logo depois trace outra reta na transversal e continue fazendo isso até que ache o bas-tante. Esse é o modelo base de todas as mandalas que você quiser criar. A partir disso basta usar a imaginação e acrescentar arcos, flores, formas geométricas e até mesmo palavras. (Toda esta explicação será mostrada na prática no vídeo )

Mas lembre-se, elas devem ter um sentido pessoal para você e é preciso se dedicar por completo àquela confecção. Finalizado o desenho basta colorir, usando cores vivas e vibrantes.

Ideias de mandalas para colorir

(12)

Benefícios em desenhar mandalas:

Sim, as mandalas são usadas há séculos como forma de melhorar a con-centração e apresentam benefícios reais. Com isso, pintar os desenhos pode ajudar a diminuir a ansiedade e estresse. Ajudando assim a melhorar a quali-dade de vida.

Outro ponto positivo das mandalas é que, por causa do seu viés emoci-onal, elas podem ser de grande auxílio para quem busca uma paz, e calma. Já para quem apenas deseja um novo hobby, elas podem ser um ótimo treino das habilidades de desenho e pintura e desenvolvimento artístico e estético.

Aliamos estes dois mundos na aula de hoje! Gostaram? Quero muito ver as criações de vocês!!

(13)

AULA 06

Oi turma! Essa semana vamos falar novamente de Basquete, que está inseri-do nos Esportes de Invasão.

Ele é um esporte coletivo, e foi inventado em 1891 pelo professor de Educa-ção Física James Naismith, na AssociaEduca-ção Cristã de Moços de Springfield nos Esta-dos UniEsta-dos. Com o passar do tempo as regras foram se adaptado e apresentam-se como vemos hoje. É jogado por duas equipes, de cinco jogadores cada. O objetivo principal é fazer o maior número de pontos, arremessando a bola na cesta.

Agora, vamos treinar as habilidades do Basquete? Então olha só… se você não tiver uma bola, pode fazer uma bolinha de papel, bem apertadinha. Também será preciso um balde e uma cabaldeira. Em 5 dias da próxima semana, você vai guardar baldez minutinhos para trei -nar os arremessos. Serão sempre 10 tentativas para cada posição. Ao termi-nar os 10 arre-messos, anote na tabelinha quantos acertos você fez no dia.

POSIÇÃO 1 – Distancie aproximadamente três passos largos do balde, no chão. Em pé, sem caminhar, com sua mão dominante (aquela que você escreve):

Dias Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5

Acertos

POSIÇÃO 2 – Em pé e distante do balde, como na posição 1, faça os arremessos com a sua mão NÃO dominante:

Dias Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5

Acertos

POSIÇÃO 3 – Agora, você arremessa sentado numa cadeira, deixando o balde no chão, a uma distância de três passos largos.

(14)

Dias Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Acertos

POSIÇÃO 4 – Novamente em pé, faça os arremessos de costas. Na mesma distân-cia anterior. Quero só ver!

Dias Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5

Acertos

POSIÇÃO 5 – Por último, deixe o balde em cima de uma cadeira. Faça os arremes-sos em pé, na mesma distância anterior:

Dias Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5

Acertos

Essa atividade deve ser devolvida na Escola, junto com as demais, na próxima data marcada. Se não puder imprimir, faça as tabelinhas numa folha avulsa, copiando-as daqui e colocando seu nome e turma bem em cima. Bom treino, se esforcem! Quando voltarmos a jogar na nossa quadra da Escola, só teremos craques de bola! Um abraço, profe Muriel*

Referências

Documentos relacionados

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação