• Nenhum resultado encontrado

Projeto: Língua Portuguesa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto: Língua Portuguesa"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Projeto: Língua Portuguesa

Professor,

Escrever bem vai muito além da forma, entretanto, preservar a forma é importante e deve ser um valor por todos envolvidos no processo de educação. As entradas sociais que exigem, no desempenho de certos papéis sociais, o uso adequado da palavra formal – escrita ou falada – ainda estão preservadas. Como construir esse conhecimento de forma a assegurar a não exclusão ou pertencimento, em função de uma não apropriação de um vocabulário adequado, de uma ortografia adequada? A resposta a essa pergunta passa por diversos trabalhos que devem ser realizados durante os anos escolares. Não há um consenso dos autores para dizerem que essa ou aquela metodologia é a única capaz de construir o conhecimento gráfico; entretanto há consenso em se compreender que a melhor prática pedagógica é aquela que propicia diferentes formas de trabalho para a construção do conhecimento da língua.

Diversos autores, no Brasil e no exterior, propõem trabalhos com a ortografia (acentuação). Os trabalhos propostos, neste projeto, contemplaram um diálogo com as várias recomendações científicas.

A primeira parte do projeto propõe algumas aulas sobre acentuação gráfica. Este conteúdo não é exclusivo da disciplina de Língua Portuguesa. Todas as disciplinas podem/devem partilhar, construir as regras e sistematizar a ortografia, que compreende a acentuação.

Diagnóstico

1- Inicialmente sugere-se que o professor proponha uma produção de texto para seus alunos. A partir desta produção de texto, faça um levantamento dos problemas ortográficos apresentados.

Inicia-se por acentuação gráfica

Veja, no primeiro recurso, uma possibilidade de produção de texto e, a seguir, uma pauta para sua análise:

Veja as atividades do ATIVIDADE 01: Produção de texto

(2)

Regras Quantidade de alunos que

fizeram o teste diagnóstico Alunos que acertaram Alunos que erraram

Regra de acentuação das monossílabas

Regra de acentuação das oxítonas

Regra de acentuação das paroxítonas

Regra de acentuação das proparoxítonas

Regra de acentuação dos hiatos (“i” e “u”)

Regras de acentuação e não acentuação dos ditongos abertos

“oi”, “eu” e “ei”.

Regras de acentuação e não acentuação dos verbos com plural em duplo vogal e plural

sem duplo vogal

2- Ao completar a tabela diagnóstica, propõe-se que o professor teça uma análise e volte com essa análise para a sala de aula, mostrando a performance dos alunos.

3- Considera-se aqui que os alunos apresentam problemas em acentuação gráfica. Como resolver esse problema?

IMPORTANTE

O problema de acentuação gráfica recai sobre dois pontos: 1- desconhecimento do significado da palavra, concomitante à sua pronúncia correta; 2- desconhecimento das regras de acentuação gráfica.

(3)

Se um aluno não conhece a palavra, não conhece a sua pronúncia, possivelmente ele não saberá aplicar as regras de acentuação. Por outro lado, se ele conhece a palavra e sua forma de pronúncia, basta ,então, saber as regras para escrever as palavras de forma correta.

APLICANDO A REGRA

1- COLOQUE as seguintes palavras no quadro e peça que os alunos agrupem-nas em duas colunas diferentes, de forma que haja alguma regra que justifique a separação em dois grupos. Possivelmente os alunos separarão pela terminação de uma e outra, pelo tamanho, pelo gênero..., mas haverá também aquele aluno que fará a separação, operando com o argumento da acentuação: algumas palavras são acentuadas e outras não são acentuadas.

MONOSSÍLABAS no tu pá pé céu mel oi sol lá me

2- PROCURE evidenciar a separação entre as palavras acentuadas e as palavras não acentuadas. MOSTRE para os alunos que todas possuem apenas uma sílaba, portanto: monossílabas.

É possível construir, junto com os alunos, a regra de acentuação gráfica das palavras monossílabas:

Acentua-se toda monossílaba tônica terminada em: a, as, e, es, o, os, ói, éu, ei. 3- EXECUTE o mesmo procedimento para as palavras dos quadros a seguir:

OXÍTONAS

Quixadá está capô

(4)

cipó pacu caqui saci balão chapéu cordel esquimó orixá oxalá esqueci Regra:

Acentuase toda palavra oxítona, desde que terminadas em a, as, e, es, o, os, em , ens, ói, éu, -éi. PAROXÍTONAS coelho amarelo bala escola broca tinteiro camisa cabelo sotaque austrália bielorrússia bolívia bulgária colômbia croácia eslováquia eslovénia eslovênia islândia letónia letônia lituânia macedónia macedônia mercúrio

(5)

moldávia mongólia mónaco mônaco polónia polônia roménia romênia sérvia ucrânia ilha isca amor órfão órgão bíceps fórceps táxi vírus secretária autoritário fácil Regra:

Acentua-se toda paroxítona, desde que terminada em: l, i, is, um, n, u, us, r, x, ditongo, ps...

PROPAROXÍTONA abóbada alcoólatra álibi andrógino cônjuge míope ângulo anêmona húngaro íngreme pântano rubéola síndrome

(6)

vândalo vermífugo vórtice plêiade metástase munícipe nômade ágape antídoto êxodo déspota efêmero estereótipo auréola ávido arquétipo aborígene bávaro Regra:

Acentua-se toda proparoxítona, sem exceção.

HIATO caída traíram faísca carnaúba caído constituído egoísta sanduíche egoísmo baú aí caíste saída saúde viúva juiz juízes raiz

(7)

raízes

Regra:

Acentua-se o “i” ou “u”, desde que sozinho em uma sílaba, não precedido de –nh e não antecedida de ditongo.

VERBOS

abençôo (abençoar) abençoo

perdôo (perdoar) perdoo

corôo (coroar) coroo

enjôo (enjoar) enjoo

rôo (roer) roo

vôo (voar) voo

crêem creem

dêem deem

lêem leem

vêem veem

Regra:

Acentua-se os verbos, quando no plural tem\têm – vem\ vêm Não se acentua o plural dos seguintes verbos:

crer: creem dar: deem

ler: leem ver: veem

Antes de passar para a próxima parte, sugere-se o seguinte vídeo de acentuação gráfica:

(8)

Vamos fazer uma aula diferente?

1- Após a execução e elaboração das regras, sugere-se uma diferente sistematização. Para isso, serão mostrados alguns jogos que podem ajudá-lo em sala de aula a tornar as suas aulas bem diferentes.

http://educarparacrescer.abril.com.br/jogo-das-palavras/index.shtml

http://rachacuca.com.br/quiz/40014/exercicios-de-regras-de-acentuacao-grafica-i/ http://informaticaescolawf.blogspot.com.br/2013/06/jogo-da-acentuacao.html

2- TRANSCREVA para a lousa as seguintes palavras. Peça que os alunos transcrevam-nas mais uma vez para o quadro de informações que vem logo em seguida.

Alguém Inverossímil tórax hífen ninguém Possível têm Anéis éter há impossível crítico pólen magnólias nós problemáticos fácil álcool já até só também último análises porém detêm experiência país atribuíram cocaína Itaguaí Há Até atrás história ágeis você está até ordinário apólogo insuportável mágoa ícone número ônus viúvo ônibus pastéis vírus hífen jiboia centopeia egoísmo Quéops escarcéu lápis vôlei girassóis juízo aí saúde poética árabes Lírica metáfora glória apoia série inócuo réptil fêmur contábeis ímã dói papéis céu

(9)

REGRA COMPLETA PALAVRAS ACENTUADAS DO TEXTO

Acentua-se toda monossílaba, quando:_____________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ Acentua-se toda oxítona, quando:__________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

Acentua-se toda paroxítona, quando:_______________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

Acentua-se toda proparoxítona, sem exceção.

Acentua-se todo “i” ou “u” quando:________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

Acentuação todo “ói”, “éu” e “éi”, quando:__________ ______________________________________________ ______________________________________________

(10)

3- Após a atividade anterior, sugere-se a exibição do vídeo indicado no link abaixo. Ele mostra ao aluno como ficou a ortografia, com a mudança do acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa.

https://www.youtube.com/watch?v=b_4LV7Z04AM

4- Agora, coloque as seguintes questões na lousa e faça um teste oral. Veja as questões sobre o texto:

TRÂNSITO

Carona, uma saída inteligente — Site de compartilhamento de veículos ganha prêmio de mobilidade urbana Uma saída simples para um problema complexo. Foi assim que um site brasileiro de incentivo à carona conquistou um prêmio internacional de soluções para o trânsito. No início do mês, o portal Caronetas (www.caronetas.com.br) ganhou o MobiliPrize na categoria escolha do público, recebeu 5000 dólares e teve sua marca divulgada internacionalmente. Organizado pela Universidade de Michigan e pela Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos, o concurso reuniu participantes de diversas partes do mundo. Para concorrer, a ideia deveria ser inovadora e replicável, além de preencher outros critérios. Entre os projetos desbancados pelo portal brasileiro está um skate elétrico desenvolvido por um americano e um riquixá (tipo de carroça com tração humana ou motorizada, comum em países asiáticos) movido a bateria, da Holanda. Criado em 2011, pelo engenheiro Marcio Nigro, o Caronetas é gratuito e destinado a empresas. Funciona assim: a firma se cadastra, recebe um link e inscreve os funcionários. A partir daí, os interessados divulgam seus trajetos diários, para oferecer ou pegar carona. Na visão de ecologista e urbanistas, o compartilhamento de veículos, além de trazer benefícios ao meio ambiente e ao tráfego, proporciona vantagens ao motorista, ao passageiro e ao empreendimento que abraça a causa. Ou seja, o condutor pode dividir os custos, o viajante ganha tempo e a empresa supre uma deficiência cada vez mais comum: a falta de vagas em suas garagens e nos estacionamentos particulares do entorno para abrigar os carros de seus funcionários. O portal reúne 1100 estabelecimentos e tem 265000 usuários cadastrados.

JORDÃO, Cláudia. In revista Veja, 6 de junho de 2012. P.57

QUESTÃO 01

A palavra “deficiência” (emoldurada no texto) tem como regra que justifica a sua acentuação: A) Oxítona – Toda oxítona deve ser acentuada, quando terminada em a, as, e, es, o, os, ói, éu e ei.

B) Paroxítona – Toda paroxítona deve ser acentuada, quando terminada em: L, i, is, n, u, us, r, x, os, um, ditongo...

(11)

D) “i” e “u”, quando formam hiato, sozinhos em uma sílaba (ou com “s”), desde que não sucedidos por “-nh” ou antecedidos de ditongo.

E) Não se acentua “ói”, “éu”, “éi” em posição de paroxítona.

QUESTÃO 02

A palavra “saída” (emoldurada no texto) tem como regra que justifica a sua acentuação:

A) Oxítona – Toda oxítona deve ser acentuada, quando terminada em a, as, e, es, o, os, ói, éu e ei.

B) Paroxítona – Toda paroxítona deve ser acentuada, quando terminada em: L, i, is, n, u, us, r, x, os, um, ditongo...

C) Proparoxítona – Toda proparoxítona deve ser acentuada.

D) “i” e “u” quando formam hiato, sozinhos em uma sílaba (ou com “s”) desde que não sucedidos por “-nh” ou antecedidos de ditongo.

E) Não se acentua “ói”, “éu”, “éi” em posição de paroxítona.

QUESTÃO 03

A palavra “replicável” (emoldurada no texto) tem como regra que justifica a sua acentuação: A) Oxítona – Toda oxítona deve ser acentuada, quando terminada em a, as, e, es, o, os, ói, éu e ei.

B) Paroxítona – Toda paroxítona deve ser acentuada, quando terminada em: L, i, is, n, u, us, r, x, os, um, ditongo...

C) Proparoxítona – Toda proparoxítona deve ser acentuada.

D) “i” e “u” quando formam hiato, sozinhos em uma sílaba (ou com “s”) desde que não sucedidos por “-nh” ou antecedidos de ditongo.

E) Não se acentua “ói”, “éu”, “éi” em posição de paroxítona.

QUESTÃO 04

A palavra “reúne” (emoldurada no texto) tem como regra que justifica a sua acentuação:

A) Oxítona – Toda oxítona deve ser acentuada, quando terminada em a, as, e, es, o, os, ói, éu e ei.

B) Paroxítona – Toda paroxítona deve ser acentuada, quando terminada em: L, i, is, n, u, us, r, x, os, um, ditongo...

C) Proparoxítona – Toda proparoxítona deve ser acentuada.

D) “i” e “u”, quando formam hiato, sozinhos em uma sílaba (ou com “s”) desde que não sucedidos por “-nh” ou antecedidos de ditongo.

(12)

QUESTÃO 05

A palavra “daí” (emoldurada no texto) tem como regra que justifica a sua acentuação:

A) Oxítona – Toda oxítona deve ser acentuada, quando terminada em a, as, e, es, o, os, ói, éu e ei.

B) Paroxítona – Toda paroxítona deve ser acentuada, quando terminada em: L, i, is, n, u, us, r, x, os, um, ditongo...

C) Proparoxítona – Toda proparoxítona deve ser acentuada.

D) “i” e “u” quando formam hiato, sozinhos em uma sílaba (ou com “s”) desde que não sucedidos por “-nh” ou antecedidos de ditongo.

E) Não se acentua “ói”, “éu”, “éi” em posição de paroxítona.

Justifique, agora, o motivo pelo qual as seguintes palavras não devem ser acentuadas.

QUESTÃO 06

A palavra “ideia” não é acentuada, pois:

A) o ditongo “éi” está na posição de paroxítona. B) é uma paroxítona terminada em “-a”.

C) é uma monossílaba átona. D) o “i” não forma um hiato.

E) não é uma palavra proparoxítona.

QUESTÃO 07

A palavra “ecologista” não é acentuada, pois: A) o ditongo “éi” está na posição de paroxítona. B) é uma paroxítona terminada em “-a”.

C) é uma monossílaba átona. D) o “i” não forma um hiato.

E) não é uma palavra proparoxítona.

QUESTÃO 08

A palavra “no” não é acentuada, pois:

A) o ditongo “éi” está na posição de paroxítona. B) é uma paroxítona terminada em “-a”.

C) é uma monossílaba átona. D) o “i” não forma um hiato.

(13)

5- Problematize, agora, a construção do humor no vídeo a seguir. Ele parte da ideia de que a leitura equivocada da sílaba forte de uma palavra marcada por um acento pode gerar grandes confusões:

https://www.youtube.com/watch?v=MVMpKiFVlRI

6- Sugere-se, agora, as atividades incluídas nos recursos identificados a seguir: Veja as imagens do ATIVIDADE 02 e ATIVIDADE 03

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, entendemos com o autor, quando ele diz que a história da figura do mediador “merece alguns parágrafos” (CASTRO ROCHA, 2010, p. 10), já que acreditamos que a

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

d) A não prejudicar o direito de sub-rogação da MAPFRE nos direitos do segurado contra o terceiro responsável pelo sinistro, decorrente da cobertura do sinistro por aquela.

Foram realizadas testes em laboratório para análise da qualidade das sementes, através da germinação das sementes padrão e envelhecidas, teste de condutividade das sementes padrão

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Como resultado, exatamente a metade dos entrevistados avaliaram o hiperdocumento como simples e quase a metade dos entrevistados (42,86%) afirmaram que o tema abordado