• Nenhum resultado encontrado

AS DIMENSÕES DA OFERTA... - Sistemas de distribuição de energia elétrica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "AS DIMENSÕES DA OFERTA... - Sistemas de distribuição de energia elétrica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AS DIMENSÕES DA OFERTA..

servas ou paradas de unidades, por d e fe i­ to ou para m anutenção programada.

C oncom itantem ente, encontra-se em andamento a avaliação de dados e fer- ramental disponíveis para análise de confiabilidade, buscando a definição de critérios e m etodologias para uma abor­ dagem pro b a b ilística do planejam ento da transmissão.

Como a atividade de planejam ento da expansão dos sistemas elétricos vem se tornado cada vez mais com plexa, o MME, pela Portaria nP 1617, d e ... 2 3.11.82, resolveu criar o G rupo C oor­ denador do Planejamento dos Sistemas Elétricos — GCPS, de â m b ito nacional, tendo por finalidade estudar alternativas de desenvolvim ento dos sistemas e lé tri­ cos das concessionárias do respectivo serviço p ú b lic o e elaborar e apresentar pareceres e proposições no sentido de ajustar os programas de expansão dos mesmos, entre si e às diretrizes fixadas pela E L E T R O B R Á S , assegurando sua co m patibilidade com a p o lftic a energé­ tica governamental. O GCPS é coordena­ do pela E L E T R O B R Á S e nele têm par­ ticipação as principais concessionárias de serviços de energia elétrica.

Sistemas de distribuição

de energia elétrica

H IL T O N PUERTAS CARLOS A LB E R T O M A Y O N

N O G U E IR A

H ilto n Puertas é S uperintente-G eral técni­ co da D istribuição da L IG H T . Engenheiro civil e eletricista pela Universidade do Brasil, fo i S u ­ perintendente de Engenharia e Planejam ento da D istribuição da L IG H T e Superintendente

Regional da mesma empresa.

Carlos A lb e rto M a yo n Nogueira é S up erinten­ dente Regional da L IG H T . Engenheiro e le tri­ cista pela Universidade Federal do R io de Ja­ neiro, fo i S up erintendente de Planejam ento da D istribuição da L IG H T .

A

d istrib u iç ã o de energia teve seu in íc io no ú ltim o q u a rtil do século passado, podendo ser considerada com o um marco a construção, por Thomas A lva Edison, em 1879, da prim eira central elétrica para d istrib u içã o de energia à cidade de Nova Iorque.

No Brasil, o pioneirism o coube à ci­ dade de Campos, que, em 1883, to rn o u - se a prim eira da A m érica do Sul a rece­ ber ilum inação pú b lica elétrica.

A d istrib u içã o elétrica, e n tretanto, somente veio a constituir-se em um ser­ viço p ú b lic o relativam ente am plo a par­ t i r da prim eira década do século, in icia l­ m ente em São Paulo (1899) e, po ste rio r­ mente, no R io (1905).

Desde então, verificou-se um acelera­ d o im pulso ao novo serviço, que, se nos prim e iro s anos se dedicava predom inan­ tem ente à ilum inação pública e à tração elétrica (os tradicionais bondes), já na década de 20 estendia-se à cobertura do atendim ento aos usos com ercial, resi­ dencial e ind u stria l. Basta dizer que por esta época estavam já construídos, no ce n tro urbano daquelas duas cidades, so­ fisticados sistemas de d istrib u içã o sub­ terrâneos, do tip o " n e tw o rk " , que em essência nada d ife re m dos atualm ente em operação.

A p a rtir dos anos 60, a distribuição, incorporando as novas tecnologias dis­ poníveis, vem desenvolvendo-se de fo r ­ ma acelerada, com o emprego de mé­ todos com putacionais, telecomando, etc.

1. Características Técnicas dos Sistemas de Distribuição

O Sistema E lé trico pode ser, de uma form a sim plificada, subdividido nos se­ guintes segmentos:

• Geração • Transmissão

• Estações de Transmissão • Subtransmissão

• Subestações D istrib u id o ra s (S/E's) • D istrib u içã o

A dotam os no presente te x to o c rité ­ rio predom inante de considerara D is tri­ buição com o a parcela do sistema que tem origem nos disjuntores secundários das S/E's e té rm in o nos mediJores de consurro de energia instalados nos con­ sumidores.

O sistema d is trib u id o r pode, por sua vez, ser assim decom posto:

a) circ u ito s prim ários de média ten­ são (13,8 k V e 34,5 kV ), que levam a energia desde as S /E 's até as p ro x im id a ­ des imediatas dos consumidores;

b) transform adores de • d is trib u a is , instalados em postes ou câmaras subter­ râneas, que baixam a tensão prim ária para sua utilização pelos consum idores;

c) rede secundária ou de baixa tensão (em geral 220-380 V, 127-220 V e 115- 2 3 0 V ), que transporta a energia dos transform adores de d istrib u içã o até os consumidores..

A interligação entre a rede secundária e as instalações dos consumidores é fe ita através de derivações chamadas ramais de ligação.

As tensões acima referidas fo ra m pa­ dronizadas pelo D ecreto-Lei n9 73080, de 05.11.73. Persiste, e n tre ta n to , a u t ili­ zação de outras tensões, (com o as de 6 kV , 20 k V , 25 k V ), em face dos p ro b le ­ mas inerentes à adequação dos sistemas distrib u id o re s e dos equipam entos dos consum idores às voltagens normalizadas.

No cam po da padronização, em geral, devem se destacar, entre outras, as d ifi­ culdades enfrentadas na D istrib u içã o , conseqüência de atividade ser o rig in a l­ mente encarada como problem a local, sem e n foque nacional. Não obstante, vêm-se alcançando sig n ifica tivo s progres- s o s n o s ú ltim o s anos, graças, em especial, aos esforços desenvolvidos no C om itê de

(2)

D istrib u içã o (C O D I), que reúne as 14 principais concessionárias do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, como tam ­ bém aos esforços do C om itê de Coorde­ nação de Operação do N orte/N ordeste (CCON).

Especificam ente, quanto às caracte­ rísticas técnicas, os sistemas d is trib u id o ­ res classificam-se, de form a resumida, se­ gundo dois aspectos: tipos de constru­ ção e tipos de arranjos ou configuração.

1.1 Tipos de Construção

Os tipos de construção usados, segun­ d o as características urbanas e as pecu­ liaridades dos consumidores atendidos,' são: aérea e subterrânea.

A construção aérea apresenta custo mais reduzido, em relação à subterrâ­ nea. No mais, p erm ite rapidez de cons­ trução, rapidez de localização de defei­ tos e execução de reparos e m enor trans­ to rn o para a população, quando da exe­ cução das obras.

Por o u tro lado, possui menos c o n fia ­ bilidade, isto é, apresenta m aior fre ­ qüência de defeitos, p rin cip a lm e n te em função da exposição aos agentes exter- - nos, com o arborização, poluição, co n ta ­ minação, vandalism o, abalroam ento de postes, etc.

A construção aérea apresenta ainda uma restrição c o n s titu íd a pelo conges­ tio n a m e n to das posteações. À medida que em determ inadas áreas a carga a tin ­ ge elevados níveis de adensamento, to r ­ na-se impossível a ampliação da rede aérea, em decorrência de as estruturas já terem a tin g ido o lim ite m áxim o de circ u ito s que podem ser suportados d e n tro de c rité rio s tecnicam ente reco­ mendáveis.

Q uanto à construção subterrânea, suas principais vantagens são: m aior con­ fia b ilid a d e , p o r assegurar m aior c o n ti­ nuidade de serviço, e m elhor aspecto estético, p or não in te rfe rir com as carac­ terísticas urbanísticas das áreas supridas. Em co n tra p a rtid a , im põe um investi­ m ento significativam ente m aior do que o im p o sto pelas redes aéreas.

Os principais itens negativos deste t i­ po de construção, além dos elevados custos, são o tem po de reparo, quando da eventual ocorrência de defeitos (po­ dendo a tin g ir, por vezes, 24 horas) e os

transtornos à com unidade, provocados pelas necessárias escavações para instala­ ção de cabos e equipam entos.

1.2 Tipos de Arranjo ou Configuração

São os seguintes os arranjos p rin ci­ pais adotados para as redes de d is trib u i­ ção aérea e subterrânea:

1.2.1 Rede Aérea

• Sistema radial simples: empregado

em áreas rurais e de carga rarefeita, on­ de os requisitos de continuidade de ser­ viço por parte dos consumidores não ju s tific a m arranjos de m aior co m p le xi­ dade. Neste sistema, quando da ocor­ rência de um defeito, é necessário que se façam sua localização e seu reparo an­ tes de processar o restabelecimento do fornecim ento.

• Sistema radial com recurso: é adota­

do em áreas suburbanas de média den­ sidade de carga e perm ite, em caso de fa ­ lha, o restabelecimento parcial ou to ta l da alim entação aos usuários, mediante sua transferência para circ u ito s adjacen­ tes.

• Sistema radial seletivo: fornece aos

consum idores duas alimentações, uma norm al e a o u tra de reserva. Em caso de d e fe ito no c irc u ito norm al, a alim enta­ ção é transferida manual ou au to m a ti­ camente para a linha de reserva. Tal ar­ ranjo, em rede aérea, restringe-se ao fo r­ necim ento a consum idores atendidos em tensão de d istrib u içã o prim ária (fá b ri­ cas, grandes centros comerciais, etc.).

1.2.2 Rede Subterrânea

• Sistema em anel: análogo ao radial

com recurso (descrito acima, no tocante

à rede aérea), dele difere pelo fa to de

que todos os transform adores de d is tri­ buição estão conectados a chaves que pe rm ite m a segregação dos mesmos no trecho do c irc u ito com d e feito, assegu­ rando o to ta l restabelecim ento do servi­ ço, p o r m eio de alim entação pelo c irc u i­ to adjacente.

• Sistema radial seletivo: sim ilar, em

concepção, ao radial seletivo de rede aérea (descrito acima), é recom endado para alim entação a cargas concentradas. O arranjo constitui-se em uma a lte rn a ti­ va de opção entre o anel e o reticulado secundário (descrito a seguir). Exige in­ vestim entos menores e apresenta um ní-- vel de co n tin u id a d e de fo rn e c im e n to sig­ nifica tiva m e n te superior, quando p ro v i­ do de chaves de transferência a u to m á ti­ ca.

• Sistema com secundário reticulado

(" n e tw o rk " ): no qual os alimentadores prim ários são radiais e a rede de baixa tensão é malhada, totalm ente interliga­ da. Neste arranjo os consumidores não são afetados por interrupções, mesmo em caso de d e fe ito nos alimentadores prim ários ou na rede secundária. O fo r­ necim ento é m antido pelos com ponen­ tes não afetados, independente de qual­ quer ação operativa. Este sistema só se re­ comenda para áreas de alta densidade de carga, onde o investim ento adicional pa­ ra sua im plantação é reduzido, em fu n ­ ção de a rede secundária estar pratica­ mente pronta para formação da malha.

Como se deduz da descrição sumária aqui fe ita dos tipos e arranjos básicos do sistema d is trib u id o r, existe, na opção por um deles, uma relação íntim a com a densidade de carga e os reqpisitos dos consumidores quanto à continuidade do serviço.

2. A Problemática de Expansão dos Sis­ temas de D istribuição.

A d istrib u içã o , mais do que qualquer o u tro com ponente d o Setor E létrico, so­ fre profunda influência das característi­ cas urbanísticas, sociais, econômicas, geográficas e ecológicas da área em que atua, assim com o de sua evolução a c u r­ to e m édio prazos.

É preciso ter em mente que, enquan­ to um sistema de transmissão de m édio/ grande porte opera com algumas deze­ nas de linhas e cerca de uma centena de S/E's (pontos de entrega da energia), uma rede d is trib u id o ra equivalente ma­ nipula mais de m il circ u ito s prim ários, dezenas de milhares de secundários e m i­ lhões de pontos de entrega, que são os consumidores.

Este fa to dem onstra que os “ cantei­ ros de o b ra s " da D istrib u içã o são as ruas das cidades e que a relação da D is trib u i­ ção com o am biente externo se torna extrem am ente estreita, até porque a re­ de te m seu fim nas casas e indústrias, is­ to é, na in tim id a d e m aior de co m u n id a ­ de atendida.

Neste c o n te x to , citarem os alguns fa ­ tores im portantes que hoje condicionam e/ou d ific u lta m a expansão e operação dos sistemas de d is trib u iç ã o :

• as peculiaridades urbanísticas, co ­ mo a freqüente in co m p a tib ilid a d e entre a d iscip lin a d o gabarito das edificações e a largura dos logradouros; a ausência de

(3)

um planejamento para a criação de no­ vos pólos industriais e residenciais/co­ merciais, que são im plantados, geral­ mente, sem consulta aos serviços p ú b li­ cos sobre a viabilidade de seu atendi­ mento em prazos e a custo razoáveis; a fixação de posturas governamentais onerosas, com o, p or exemplo, a exigên­ cia de redes subterrâneas em zonas de baixa densidade de carga, etc.;

• as características geográficas e geo­ lógicas que, com o no Rio de Janeiro, le­ varam à form ação d o núcleo de maior concentração de carga co n fin a d o em uma estreita fa ixa entre o mar e a m on­ tanha, que apresenta um lençol freático pouco p ro fu n d o , o qual, além de d ific u l­ ta r as construções, mantém as redes per­ manentemente inundadas com reflexos em seu desempenho;

• a d ific u ld a d e de coordenação da utilização d o subsolo pelos diversos ser­ viços públicos, pela ausência de um pla­ nejamento integrado, que defina as fa i­ xas de ocupação de cada concessionária, em função das características d o serviço e das dimensões dos logradouros; • a ausência de uma urbanização de­ fin itiv a nas áreas mais afastadas dos cen­ tros urbanos, o que d ific u lta a im plan­ tação das redes d istrib u id o ra s;

• a crescente exigência dos consum i­ dores q u a n to à qualidade do fo rn e c i­ m ento (continuidade de serviço e níveis áe tensão), conseqüência natural da tam bém crescente utilização e depen­ dência dos equipam entos elétricos.

A luz destas considerações, passare­ mos a apresentar breves com entários es­ pecíficos sobre cada uma das zonas t í p i­ cas em que se pode d iv id ir a área de a te n d im e n to :

2.1 Áreas Urbanas de A lta Densidade de Carga

Considera-se a densidade de carga, norm alm ente, expressa em demanda de energia po r k m 2 . E n tre ta n to , nos cen­ tros de cidades co m o o R io e São Paulo, os valores de densidade atingem mais de 200 M V A /k m 2, vale d ize r que o consu­ mo de energia elétrica em uns poucos quarteirões dos centros comerciais des­ tas capitais equivale ao de uma cidade in teriorana de mais de um m ilhão e meio de habitantes.

A dicio n a lm e n te , nestas zonas de car­ ga concentrada, a energia elétrica torna- se um elem ento absolutam ente essen­ cial, até sob o p o n to de vista de seguran­ ça da população, pois predom inam gran­

des prédios e m acroedif ícios, onde todas as facilidades são dependentes da c o n ti­ nuidade d o fornecim ento.

Este segundo aspecto impõe que as redes distribuidoras, além de subterrâ­ neas, adotem arranjos de elevada c o n fia ­ bilid a d e que, conform e referido ante­ riorm ente, consistem no sistema com re­ tic u la d o secundário e, opcionalm ente, no radial seletivo com transferência au- mática.

Na maioria dos centros das grandes m etrópoles brasileiras, ao quadro atrás descrito se soma a ocorrência de eleva­ das taxas de crescimento do consumo, em média 8% ao ano.

Assim é que as Concessionárias se vêem obrigadas a continuam ente am­ p lia r suas instalações, com trabalho que se torna d ifíc il por causa de congestio­ namentos do subsolo, de escassez e a lto custo dos terrenos para subestações e de a trito s com a com unidade, provocados pelos transtornos decorrentes de escava­ ções em logradouros de trâ n sito intenso.

Não obstante, os obstáculos citados vêm sendo superados ou contornados p o r um co n ju n to de medidas e avanços tecnológicos, entre os quais destaca­ mos:

• construção de S/E's compactas, com utilização de gás isolante SF6 (está em estudo avançado a construção dessas instalações no subsolo de praças, jardins, etc.);

• obrigatoriedade de as novas e d ifi­ cações reservarem espaço para instala­ ções dos equipam entos de transform a­ ção e proteção, a n teriorm ente abrigados em câmeras subterrâneas construídas nas pistas de rolam ento ou calçadas, com enorme p re ju íz o para o trâ n s ito ; • desenvolvim ento de técnicas de construção de canalizações no p eríodo n o tu rn o , com recom posição da pista de rolam ento d u ra n te o dia.

2.2 Áreas Suburbanas de Média Densi­ dade de Carga

Os problemas básicos apontados ao in íc io , embora se externem de form a mais grave em seus reflexos nas zonas urbanas de alta densidade nem por isso deixam de a tin g ir as regiões suburbanas.

Nas áreas de que agora tratam os as densidades situam-se entre 3 e 10 M V A / k m 2, e o consumo predom inante nor­ m alm ente é residencial, com uma p a rti­ cipação com ercial ta rrb é m ponjderável, proveniente de estabelecim entos que atendem o mercado local e d e indústrias de pequeno e m édio portes.

Nessas áreas, o nível de densidade de carga enseja a d is trib u iç ã o de energia através de redes aéreas; inclusive econo­ micamente é desaconselhável a im plan­ tação de rede subterrânea.

Este fa to cria um c o n flito , pois as redes aéreas convencionais possuem um nível de desempenho inerente que nem sempre pode atender, em qualidade de fo rn e cim e nto , os usuários, progressiva­ mente mais dependentes dos equipa­ m entos elétricos, que dia-a-dia se apre­ sentam mais sofisticados e exigentes.

No caso das indústrias e d o com ércio de grande porte, como hipermercados e shopping-centers, em rede aérea o siste­ ma radial seletivo (de alim entação dupla, alternativa, e de fo rn e cim e nto em tensão prim ária) já vem sendo largamente errv pregado com resultados satisfatórios. É evidente que em épocas de fo r te conten­ ção de investim entos, quando se redu­ zem as folgas de capacidade das redes e subestações, ta l solução tam bém neces­ sita ser restringida a casos específicos, onde os problemas ultrapassam os lim i­ tes toleráveis.

Para o restante dos consumidores, en­ tre ta n to , a solução que se vem im pondo é a utilização de cabos semi-isolados ou isolados, em áreas onde a agressão e x te r­ na é m u ito acentuada. A co n fiabilidade das redes aéreas com esses cabos é in fe ­ rio r à das redes subterrâneas, mas supe­ rio r à das redes aéreas com condutores nus.

O utra medida relevante é a in te n s ifi­ cação d o uso de equipam entos de mano­ bra e proteção, tais com o religadores au­ tom áticos, cuja atuação elim ina 90% dos desligamentos (defeitos transitórios), além de reduzir o envolvim ento de co n ­ sumidores quando de falha de caráter permanente,.

Cabe, p o r fim , m encionar as áreas ou bairros onde, em função de posturas go­ vernamentais, é ’vedada a construção aé­ rea po r m otivos estéticos.

Foi necessário desenvolver, para aten­ der esses casos, um sistema subterrâneo de baixo custo. São empregados cabos enterrados, transform adores instalados em cabines de superfície, term inais des- conectáveis, em vez das chaves tra d ic io ­ nais, e até pequenas extensões em radial simples.

2.3 Aglomerados de Baixa Renda

O a te ndim ento aos aglomerados de baixa renda, especialmente a alguns que não dispõem de um m ín im o de u rb a n i­ zação, sempre representou um desafio

(4)

para os serviços de d istrib u içã o de ener­ gia elétrica. T om ando com o exem plo o R io de Janeiro, onde as favelas (em geral surgidas nas encostas de m orros e locali­ zadas ta n to em zonas urbanas co.no em zonas suburbanas) abrigam uma p opula­ ção de mais de um m ilhão de habitantes, podemos dizer que lá o fo rn e cim e nto de energia aos favelados, até 1979, ou ine- xistia ou era efetuado em tensão prim á­ ria, através de cabines de média tensão.

A p a rtir dessas S/E's, "Com issões" formadas pelos moradores encarrega- .jm -se da d istrib u iç ã o no in te rio r da co­ munidade, através de redes extrem am en­ te precárias, que apresentavam, além de uma má qualidade de serviço, uma taxa elevada de risco para a segurança dos moradores. A dicio n a lm e n te , o custo da energia vendida era freqüentem ente m u ito superior às tarifas oficiais.

Os argumentos então usados para jus­ tific a r essa situação eram basicamente de dois tipos:

• im possibilidade técnica de p ro te ­ ção das redes da Concessionária e de sua posterior manutenção, em face da ine­ xistência de urbanização fo rm a l; • d ific u ld a d e de relacionam ento har­ m ônico Concessionária/Comunidade em conseqüência de uma pretensa falta de consciência dos favelados, q u a n to às suas obrigações na qualidade de consu­ midores.

0 programa desenvolvido, que já atende a 528 favelas, com 170 m il con­ sumidores, fo i viab iliza d o através de um trabalho integrado de ataques aos em pe­ cilhos levantados, de natureza técnica e social.

No que tange ao aspecto técnico, a que nos ateremos aqui, fo ra m desenvol­ vidos padrões especiais que propiciaram a eletrificação das favelas d e n tro de co n ­ dições de segurança adequadas.

Podem-se c ita r dentre estes padrões: • u tiliza çã o de cabos isolados pré-reu- nidos de média e baixa tensão, em v i­ las e cam inhos onde a distânci3 entre a rede e as moradias fica aquém dos lim i­ tes de segurança;

• emprego de cabines (simples, duplas ou triplas) para a instalação dos m edido­ res;

• adoção de crité rio s de p ro je to que li ­ m ite m ao m ín im o a extensão de redes prim árias no in te rio r das favelas.

Por fim , é im p o rta n te salientar que a e letrificação das favelas vem se mos­ tra n d o rentável. Isso é explicável pela elevada densidade de consum idores na­ quelas comunidades, o que propicia um balanço favorável entre o núm ero de li ­

gações e a extensão de rede requerida para efetivá-las. 0 custo/consum idor vem se situando na casa dos US$ 200,, ligeiramente in fe rio r aos das ligações em áreas urbanizadas.

2.4 Áreas Rurais

As zonas rurais caracterizam-se por uma densidade de carga extremamente baixa, in fe rio r a 0,1 M V A /K m 2, pois embora o consumo médio por consum i­ d o r chegue, em algumas regiões, a 1000/ kWh/mês, os consumidores estão natu­ ralm ente m u ito afastados entre si.

Em decorrência, raramente os investi­ mentos necessários ao atendim ento rural se apresentam rentáveis, apesar de todos os esforços desenvolvidos para redução dos custos, com o o emprego de trans­ form ação direta de 34,5 k V para baixa tensão, sistemas com apenas um con­ d u to r (m onofilares com re to rn o pela terra), crité rio s de projetos que reduzem ao m áxim o as extensões, mediante a u ti­ lização de faixas de passagem nas fazen­ das, etc.

A inda assim, o nível médio de inves­ tim e n to /lig a çã o situa-se em U S$ 2.600. É treze vezes superior, p o rta n to , ao de um consum idor em favelas.

Neste c o n te x to , a d istrib u içã o rural depende de programas especiais, onde órgãos financiadores com o o B IR D dêem suporte aos investim entos das con­ cessionárias e, tam bém , de esquemas es- pecíficos que to rn e m viável a pa rticip a ­ ção financeira dos interessados.

3. Planejamento da Distribuição 3.1 O Estágio Atual

O planejam ento da d istrib u içã o no Brasil, com o atividade específica, é rela­ tivam ente recente. Data da década de 60.

A in d a hoje não se pode considerar que esse nosso planejam ento tenha al­ cançado sua m aturidade, pois ele fre ­ qüentem ente é c o n fu n d id o com progra­ mação de obras e com projetos.

Em quaisquer das etapas principais d o planejam ento da d is trib u iç ã o , a ques­ tão da inform ação adquire proporções m u ito grandes, em razão da relatividade das já citadas características dos siste­

mas d istrib u id o re s : o elevado núm ero de variáveis a ponderar e a rapidez com que se m o d ifica m as tendências de evolução em â m b ito de microárea acarretam gran­ de com plexidade de análise.

Houve, entetanto, significativa d if i­ culdade para sensibilização das empresas diante da im portância de realizar maci-• ços investimentos em sistemas de in fo r­

mação destinados à D istribuição. Embora atualm ente a m aioria das empresas já disponha de tais sistemas em operação ou desenvolvimento, nota-se que eles ainda estão predom inantem ente voltados à operação e ao projeto, co n ­ tem plando com poucos produtos o pro ­ cesso de planejamento, em seu sentido amplo.

A inda d e n tro desta breve análise c rí­ tica do estágio atual d o planejam ento da distribuição, cabe considerar que o em­ prego de instrum entos de prospecção ainda é raro. Prevalecem as técnicas in- crementalistas, em função das quais o presente se com porta segundo as regras d o passado.

3.2 A Formulação e o Acompanha­ mento do Planejamento da Dis­ tribuição

São os seguintes, em resumo, os ins­ trum entos empregados na form ulação d o planejam ento da d is trib u iç ã o :

• diagnóstico da ambiência interna e externa, por meio do qual se detectam pontos da operação do sistema d is trib u i­ d o r que já são c rític o s ou que virão a sê- lo a c u rto prazo, bem com o o im pacto d o grau de convergência das políticas adotadas e dos anseios da população; • análise prospectiva po r m icrorre- giõesdo mercado, através da qual se pre­ tende avaliar as tendências de evolução (demanda, requisitos de qualidade de serviços, etc.) que servirão, inclusive, para a Empresa agir ju n to aos setores pú­ blicos e os setores privados, a fim de as­ segurar um desenvolvim ento harm ôni­ co;

• acom panham ento perm anente das novas tecnologias disponíveis, com vis­ tas à sua adoção com o in stru m e n to pos- sib ilita n te de um m elhor serviço e de re­ dução dos custos (os desenvolvimentos tecnológicos são o b je to de observações resumidas item seguinte);

• elaboração d o plano de obras, manu­ tenção, operação e atendim ento aos consumidores, base dos orçam entos da D istribuição.

Destaque-se que, no planejam ento da d istrib u içã o , há necessidade acentuada de um enfoque com abrangência tam ­ bém sobre os campos de recursos huma­ nos e de meios de apoio, com o veículos, seções de rede, comunicações, etc.

(5)

Por o u tro lado, o acompanhamento da d istrib u içã o é fe ito basicamente sob três enfoques:

a) c o n tro le da evolução do mercado por microrregiões, q u a n to ao crescimen­ to da demanda e aos requisitos de q uali- dade de serviço, com parativam ente à o ferta prevista com a execução d o pla­ nejam ento;

b) acom panham ento da execução do programa de obras e das atividades de operação, com vistas a prever eventuais distorções e adotar medidas corretivas em te m p o hábil;

c) c o n tro le fin a n ce iro , ta n to dos dispêndios efetuados quanto, e p rin ci­ palmente, dos compromissos assumidos e a assumir.

Os principais itens controlados em detalhe são as aquisições de materiais e equipam entos e os contratos de forne­ cim ento de serviços e obras.

3.3 A Evolução do Planejamento da Distribuição

A creditam os que já se quebraram as; amarras que to lh ia m o desenvolvim ento d o planejamento da d istrib u içã o . Deve ta l planejam ento a c u rto prazo apresen­ ta r s ig n ifica tivo desenvolvim ento.

Para isso, a ampliação da o fe rta de instrum entos com putacionais, com o a fam iliarização dos profissionais de pla­ nejam ento da d istrib u içã o com os mes­ mos, já enseja que se vença a principal dificuldade, c o n s titu íd a pela indisponi- bilidade de dados ou pela extrem a d i­ ficuldade em manipulá-los.

Por o u tro lado, em adição às técnicas incrementalistas, fo ra m introduzidas análises prospectivas, a nível espacial de m icrobairros, in c lu íd o o enfoque dos dados sociais, econôm icos e dem ográfi­ cos, que p ro p icia m prover a D istrib u içã o de um planejam ento estratégico.

Salientamos tarrbém que o futuro do planejamento, como instrumento eficaz para otimização do desenvolvimento do sistema distribuidor, em muito depende­ rá do processo de interações e iterações que se alcancem com as demais ativida­ des de planejamento urbano.

4. Inovações Tecnológicas — opções téc­ nicas atuais e em estudo

A tecnologia da distribuição vem

apresentando, nos últimos anos, um avanço significativo, que se traduz na oferta de novos materiais e equipamen­

tos, assim com o de sistemas autom atiza­ dos de gerência e controle.

Um aspecto im portante é o fa to de as indústrias fundam entais para essa tecno­ logia localizadas no Brasil virem acom­ panhando de perto os progressos regis­ trados no e xte rio r; de o u tro lado, im ­ p o rta n te tam bém é a co n trib u iç ã o a ca­ da dia mais significativa de nossos cen­ tros de pesquisa que trabalham em in o ­ vações tecnológicas próprias, adequadas à solução dos problemas à luz das carac­ terísticas específicas d o país.

Neste c o n te x to , a D istribuição no Brasil passou a dispensar praticam ente as importações, que num prazo m u ito c u rto poderão ser elim inadas de to d o .

A títu lo de exem plo, podemos c ita r inovações já em pleno uso e produzidas no país, nos campos de materiais, equi­ pamentos e sistemas, que am pliaram a gama de opções técnicas para engenha­ ria e gerência da D istribuição.

• Materiais: cabos co m isolam ento sólido, cabos aéreos isolados, emendas pré-fabricadas e emendas de pequeno d iâ m e tro para instalações em dutos.

• Equipamentos: transform adores se­

cos, indicadores de d e fe ito para redes aéreas e subterrâneas, chaves de trans­ ferência autom ática de tam anho redu­ zido, adaptação de disjuntores de fa b ri­ cação nacional para operação com o p ro ­ tetores " n e tw o r k " e diversos equipa­ mentos de medição, com o os eletrônicos dig ita is requeridos pelas tarifas d ife re n ­ ciadas.

• Sistemas: gerência de rede, que atra­

vés de tra ta m e n to estatístico do consu­ mo fa tu ra d o propicia o c o n tro le in d ire ­ to d o sistema, gestão de obras, que per­ m ite ad m in istra r em detalhe ou agrega- dam ente as milhares de obras da D is tri­ buição, etc.

Com relação aos desenvolvim entos que se vêm processando, o destaque ca­ be aos sistemas de supervisão, c o n tro le e telecom ando da rede d is trib u id o ra . Es­ tes sistemas, em resumo, p e rm ite m : • inform ação perm anente das co n d i­ ções.operativas da rede com a id e n tific a ­ ção d o "s ta tu s " de cada in te rru p to r, se aberto ou fechado;

• inform ação sobre as grandezas bási­ cas (corrente, tensão, etc.) nos pontos- chaves de rede;

• com ando à distância dos in te rru p to ­ res, dispensando o deslocam ento de equipes até as chaves para efetuarem a manobra.

Desta fo rm a , os sistemas em pauta p e rm ite m m aior rapidez e segurança na

operação das redes, reduzindo os tem ­ pos de interrupção do fo rn e cim e nto , além de propiciarem a otim ização das condições operativas, pelo adequado provim ento de inform ação.

Referências

Documentos relacionados

Segundo cartas convites elaboradas pelo CAEd para os cursistas que participaram das oficinas de divulgação dos resultados do Avalia BH, o propósito desse evento

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

NO T A: • requerida a implementa•‚o de controles estat„sticos (CEP) para monitoramento dos processos relacionados com a manufatura de itens de seguran•a.. d) O Fornecedor n‚o

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

O presente artigo tem o objetivo básico de oferecer uma introdução ao Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas(Common European Framework of References for Languages: