• Nenhum resultado encontrado

As disciplinas de história da educação nas instituições de ensino superior brasileiras e o impacto na formação docente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "As disciplinas de história da educação nas instituições de ensino superior brasileiras e o impacto na formação docente"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

33

AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS E O

IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE

THE DISCIPLINES OF THE HISTORY OF EDUCATION IN

THE BRAZILIAN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS AND

THE IMPACT ON TEACHER EDUCATION

LAS DISCIPLINAS DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN EN

LAS

INSTITUCIONES

DE

ENSEÑANZA

SUPERIOR

BRASILEÑAS Y EL IMPACTO EN LA FORMACIÓN

DOCENTE

Francisca Marili de Macêdo Fonseca1

Gessica Fabiely Fonseca2

Max Leandro de Araújo Brito3

Ricardo Shitsuka4

Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar um panorama dos estudos em periódicos científicos nacionais presentes no Doaj sobre história da educação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras e suas relações com a formação docente. A metodologia utilizada é bibliométrica. Dentre os resultados revela os diálogos da história da educação com as outras áreas de conhecimento que estudam a escola. O estudo conclui que dentre as contribuições da história da educação para a formação de professores está a apropriação de fundamentos históricos para refletir sobre a organização da escola no presente.

Palavras-chave: Ensino. História. Licenciaturas.

Abstract: The purpose of this article is to present an overview of the studies in national scientific periodicals present in the Doaj on the history of education in the Brazilian Higher Education Institutions and their relation with the teaching formation. The methodology used is bibliometric. Among the results reveals the dialogues of the history of education with the other areas of knowledge that study the school. The study concludes that among the contributions of the history of education to the formation of teachers is the appropriation of historical foundations to reflect on the organization of the school in the present.

Keywords: Teaching. History. Bachelor's degrees.

1 Aluna de Graduação em Pedagogia. Faculdade Estácio de Natal. E-mail: marilimacedo@hotmail.com . 2 Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: gessicafabiely@hotmail.com . 3 Doutorando em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: maxlabrito@yahoo.com.br . 4 Doutor em Ensino. Universidade Federal de Itajubá. E-mail: ricardoshitsuka@unifei.edu.br .

(2)

34

Resumen: El objetivo de este trabajo es presentar un panorama de los estudios en periódicos científicos nacionales presentes en el Doaj sobre historia de la educación en las Instituciones de Enseñanza Superior brasileñas y sus relaciones con la formación docente. La metodología utilizada es bibliométrica. Entre los resultados revela los diálogos de la historia de la educación con las otras áreas de conocimiento que estudian la escuela. El estudio concluye que entre las contribuciones de la historia de la educación para la formación de profesores está la apropiación de fundamentos históricos para reflexionar sobre la organización de la escuela en el presente. Palabras-clave: Educación. Historia. Grados.

Envio 09/02/2018 Revisão 09/03/2018 Aceite 25/05/2018

Introdução

A história da educação é uma área de conhecimento relevante para a formação docente, pois está presente desde o início dos cursos de licenciatura, procurando oferecer uma formação mais abrangente para professores. Os currículos das Escolas Normais apresentavam conhecimentos relativos a história da educação para a formação de professores, e atualmente tais conhecimentos são abordados em componentes curriculares obrigatórios nos cursos de licenciatura.

A formação de profissionais da educação está associada a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos acerca dos processos de ensino e aprendizagem. Um dos conhecimentos teóricos é a história da educação. Essa área de conhecimento possibilita um olhar acerca das concepções, fundamentos sociais e as mudanças históricas na organização das instituições escolares e seu rebatimento na escola da contemporaneidade.

O olhar das raízes históricas da educação permite uma análise reflexiva da escola e das propostas de formação docente. Formar professores é perceber as especificidades dos fenômenos da atualidade, bem como sintetizar uma visão retrospectiva e prospectiva dos processos de ensino e aprendizagem.

Uma visão retrospectiva permite identificar o ensino de história da educação nos cursos normais e nos primeiros cursos de licenciatura no Brasil. O registro da disciplina no currículo de uma escola normal no Rio de Janeiro é datado de 1928, fruto das reformas educacional e do magistério conduzidas por Fernando de Azevedo na década de 1920 (Vidal; Faria Filho, 2003).

(3)

35

Tais reformas tinham inspiração nos ideários escolanovistas para o ensino primário e para a formação de profissionais da educação.

No que se refere à inserção da história da educação nos currículos, as publicações alusivas ao centenário da Lei do Ensino Primário no Brasil, elucidaram a importância do resgaste dos fundamentos históricos para a formação de professores.

A primeira obra intitulada "Noções de História da Educação" referente a história da educação brasileira foi publicado em 1933. A obra continha elementos da história em geral e apresentava conteúdos acerca da histórica da educação brasileira, com destaque para os jesuítas, reformas de Pombal e as especificidades da educação no Regime Imperial e na República (Vidal; Faria Filho, 2003).

O ensino de história possibilita o reconhecimento dos fatores históricos e suas implicações nas mudanças no mundo de trabalho com relação aos professores na sua profissão e área de atuação. Nesse sentido, é essencial a identificação de como essa área de conhecimento se expressa nas publicações científicas nos últimos anos para o desenvolvimento da caracterização da área e suas relações com a formação de professores.

Tendo em vista o contexto apresentado, o objetivo do presente artigo é presentar um panorama dos estudos em periódicos científicos nacionais presentes no Doaj sobre história da educação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras e suas relações com a formação docente.

Metodologia

O presente artigo metodologicamente é um estudo bibliométrico realizado através de pesquisa no Directory of Open Access Journals (Doaj). O Doaj foi escolhido por representar um importante condensador de artigos de revistas brasileiras e mundiais.

Em um primeiro momento a pesquisa foi realizada no Doaj com os descritores: "Ensino de história da educação", onde foram encontrados 11 resultados; "Disciplina história da educação", onde foram encontrados 5 resultados; “Disciplina de história da educação", onde foram encontrados 9 resultados; e, Disciplina "história da educação", onde foram encontrados 87 resultados.

(4)

36

Em seguida todos os resultados foram compilados em uma planilha de Excel e filtrados em relação ao título para os que realmente abordavam ensino de história de educação, resultando em 19 artigos.

Após compilação, foi realizada a distribuição em quadros temáticos e descritos os conteúdos de cada artigo.

Resultados

Na pesquisa foram encontrados quatro artigos que abordam o desenvolvimento da história da educação no Brasil, apresentados no Quadro 1.

Quadro 1: Desenvolvimento da história da educação no Brasil

Título Revista Autores

Sobre a pesquisa e o ensino de história da educação brasileira

ETD: Educação Temática Digital

Saviani e Lombardi (2000)

A história do ensino de história da educação no Brasil: aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000)

História da Educação Gatti Júnior (2006) História da educação no Brasil: a constituição histórica do

campo (1880-1970)

Revista Brasileira de História

Vidal e Faria Filho (2003)

Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil

Revista Brasileira de

História da Educação Menezes (2014)

Fonte: Dados da pesquisa (2018)

O artigo de Saviani e Lombardi (2000) ressalta as singularidades dos objetos de estudo da história da educação e da importância da dimensão da investigação científica no âmbito do ensino de história da educação no Brasil. Os autores evidenciam os avanços das pesquisas nacionais acerca dos processos de escolarização nos diferentes tempos históricos, contudo existem lacunas referentes a socialização de tais pesquisas para a formação docente e organização escola. Esse campo de conhecimento sofre ainda, com a fragmentação e recortes específicos dos objetos de estudos e dos fenômenos históricos que podem minimizar as relações dos conhecimentos construídos no campo acadêmico e suas implicações com a escola.

A investigação de Gatti Júnior (2006) apresenta os desafios para a formação de professores da área de história da educação, pois tal formação envolve a duplicidade formativa: de um lado a apropriação do ser historiador e as competências necessárias para investigações

(5)

37

necessário identificar as transformações do ensino de história da educação no Brasil desde os cursos na Escola Normal referente ao ensino ginasial e secundário, no ensino superior, nos primeiros cursos de Pedagogia e, posteriormente na categorização e ampliação da área na pós-graduação stricto sensu. Tais transformações trazem repercussões para a área e para a formação de professores em diferentes espaços e temporalidades.

No que concerne a caracterização da área de história da educação, Vidal e Faria Filho (2003) apresentam as três vertentes. A primeira se refere a centralidade do instituto histórico e geográfico brasileiro na publicação e arquivamento de documentos acerca das especificidades históricas do Brasil. A sistematização de tais documentos no instituto possibilitou o acesso a fontes documentais e históricas para a historiografia e para a análise da história da educação. A segunda vertente a introdução da história da educação nos currículos das escolas normais e a terceira vertente se expressa na relevância da escrita acadêmica para a caracterização científica da área associada ainda a criação dos programas de pós-graduação em Educação nos anos 1960 alavancou as transformações científicas desse campo de conhecimento.

A investigação de Menezes (2014) descreve um material didático utilizado no ensino de história da educação. O livro "História da Educação e da Pedagogia de Lorenzo Luzuriaga foi utilizado entre os anos de 1950 e 1990 no Brasil. O autor apresenta os fatores relativos a produção e socialização desse material na América Latina. As concepções advindas da obra de Luzuriaga advogam a escola democrática, laica e justa.

Em relação à interface entre a história da educação e a formação docente foram encontrados quatro artigos que são apresentados no Quadro 2.

Quadro 2: A história da educação e a formação docente

Título Revista Autores

A disciplina história da educação na formação de professores:

desafios contemporâneos História da Educação Nunes (2006)

O ensino e a pesquisa em história da educação brasileira na

cadeira de Filosofia e história da educação (1933-1962) História da Educação

Bontempi Júnior (2006) O ensino da história da educação e a produção de sentidos na

sala de aula

Revista Brasileira de

História da Educação Nunes (2012) Ensino de história da educação no Brasil: reflexões sobre o

perfil de professores e suas metodologias História da Educação

Souza e

Ribeiro (2012)

(6)

38

O trabalho de Nunes (2006) menciona os desafios da história da Educação no âmbito da avaliação institucional e das políticas públicas e dos processos de organização do ensino superior brasileiro. Como um dos desafios, especificamente para a formação de pedagogos, articular os saberes teóricos e metodológicos da disciplina História da Educação com as demandas sociais e profissionais como elementos constituintes da identidade docente, bem como possibilitar ferramentas de investigação científica na graduação e pós-graduação na trajetória acadêmica da história da educação.

A investigação de Bontempi Júnior (2006) descreve a constituição da disciplina de filosofia e história da educação da Universidade de São Paulo no recorte temporal de 1933 até 1962. O professor Laerte Ramos de Carvalho responsável pelo ensino de história e filosofia da educação introduziu pesquisas acadêmicas acerca das especificidades da história da educação do Brasil. A escrita da história da educação brasileira, estava associada as pesquisas na graduação e pós-graduação, de alunos da USP acerca das fontes documentais e históricas que os orientandos de Ramos de Carvalho tiveram acesso, colaborando com a autonomia da história da educação brasileira dos parâmetros da história da educação na Europa.

O estudo de Nunes (2012) refle sobre o ensino da história da educação a partir do processo de aprendizagem da própria autora, assim, relaciona a experiência vivida com experiências discentes escolhidas.

Souza e Ribeiro (2012) refletem sobre o perfil dos professores da disciplina de história da educação no Brasil, observando a feminização dos docentes da disciplina e a secundarização da disciplina nos currículos dos cursos de formação de professores, o que tem levado a sua simplificação didático-teórica.

Sobre a história de educação em currículos de Instituições de Ensino foram encontrados dez artigos que são apresentados no Quadro 3.

Quadro 3: A história de educação em currículos de Instituições de Ensino

Título Revista Autores

A disciplina história da educação no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1942-2002)

História da Educação Bastos, Busnello e Lemos (2006) Aspectos da trajetória da disciplina história da educação no

curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria: temas clássicos e ordem cronológica

(7)

39

Título Revista Autores

O ensino de História da Educação na Unijuí História da Educação Santiago (2006) A história da educação no curso de Pedagogia da Universidade

de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas

História da Educação Esquinsani (2006) História da Educação e a formação do professor na Unisinos História da Educação Werle e Corsetti

(2006) Apontamentos sobre a disciplina história da educação na

Universidade da Região da Campanha – Urcamp (1959-2001) História da Educação

Azevedo, Ismério e Silveira (2006) O ensino de história da educação na história da Faculdade de

Educação da Ufrgs: primeiras aproximações História da Educação Stephanou (2006) História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade

Federal de Pelotas História da Educação Tambara (2006)

A institucionalização da disciplina história da educação na

Escola Normal mineira na primeira metade do século XX Educação

Guimarães e Gatti Júnior (2012)

Fonte: Dados da pesquisa (2018)

O artigo de Bastos, Busnello e Lemos (2006) discute o ensino da disciplina História da Educação no currículo das escolas normais e no curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no período de 1942 a 2002.

No artigo de Quadros (2006) é apresentada a constituição da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, questionando a forma de operacionalização vinculada, ainda, a uma perspectiva cronológica e linear, a partir dos temas e dos períodos cronológicos clássicos da história da educação do Brasil. Também existe um distanciamento entre a as questões tratadas nas disciplinas e a produção acadêmica dos pesquisadores que a ensinam.

O estudo de Orth (2006) analisa a disciplina de história da educação do Unilasalle desde 1981 no Curso de Pedagogia. Chama atenção que os livros da história da educação da década de setenta não integraram as referências bibliográficas da época e só chegaram à Universidade na segunda metade da década de 90. Na década de oitenta as disciplinas de história da educação oferecidas aos alunos do curso de Pedagogia privilegiavam a história da educação geral e clássica; na década de noventa focava a história da educação clássica e a história da educação brasileira e crítica; na primeira década de dois mil, trabalha temas relevantes para a educação, história da educação brasileira e Lassalista. A formação dos professores que ministravam as disciplinas oscila entre a área da filosofia, história e educação.

Santiago (2006) descreve o ensino de história da educação na UNIJUÍ ligada à área das ciências histórico-hermenêuticas. A disciplina articula-se aos aportes paradigmáticos que

(8)

40

orientam a formação do educador para auxiliar na interpretação e entendimento das práticas educativas. Trata-se de um espaço para discussão dos discursos em diferentes épocas, imagens do Brasil, do povo brasileiro, da educação e do papel na constituição da nação.

O ensino de história da educação na Universidade de Passo Fundo é estudado por Esquinsani (2006) que resgata as mudanças na grade do curso de Pedagogia ao longo de 35 anos e o redimensionamento do ensino de história da educação no âmbito institucional. Informa que a história da educação é elemento essencial no processo de formação do aluno do curso de pedagogia.

No estudo de Werle e Corsetti (2006) é analisada a história da educação nos cursos de formação de professores da Unisinos desde os anos cinquenta do século XX até 2005, afirmando que as disciplinas da área não tinham uma intencionalidade de desenvolver uma postura voltada para a investigação e para a problematização da educação na perspectiva histórica, sendo marcadas por uma abordagem da história geral do Brasil, mais do que por temáticas nitidamente educacionais, relacionados, por exemplo, à história da educação infantil, história das disciplinas escolares, história das relações entre a escola púbica e a escola privada no Brasil.

Azevedo, Ismério e Silveira (2006) levantam dados sobre a disciplina de história da educação, entre 1959 e 2001, no Curso de Pedagogia, na Universidade da Região da Campanha. Informa que o corpo docente acompanhou as necessidades e o crescimento da instituição com atualização e especialização dos docentes.

A trajetória da disciplina de história da educação na Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 1973 a 2004, é analisada por Stephanou (2006), que chama a atenção para a necessidade de acompanhar as reformulações que vêm sendo operadas nos cursos de licenciatura com a ampliação das disciplinas de formação pedagógica, sendo fundamental para a formação de professores.

A evolução da disciplina História da Educação no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é analisada por Tambara (2006) que verifica a presença dos aspectos históricos, filosóficos e sociológicos de forma integrada.

Por fim, Guimarães e Gatti Júnior (2012) apresentam a institucionalização da história da educação em cursos de formação de professores a partir do Decreto 8162, de 20 de janeiro

(9)

41

Conclusão

A apresentação do panorama de estudos em periódicos científicos nacionais presentes no Doaj sobre história da educação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras revela a constituição dessa área de conhecimento e suas relações com a formação docente.

O estudo conclui que dentre as contribuições da história da educação para a formação de professores está a apropriação de fundamentos históricos para refletir sobre a organização da escola a partir da sistematização de fontes documentais e históricas com vistas a uma escrita acadêmica que revele a historicidade dos processos educativos.

A reflexão sobre o ensino de história da educação contribui para a formação e prática dos pedagogos na atualidade no que se refere aos estudos dos fundamentos históricos na graduação e na pós-graduação, bem como nas especificidades da história da educação em diferentes lugares e momentos para a construção de uma escola comprometida com uma educação para todos.

Referências

AZEVEDO, R. Q.; ISMÉRIO, C.; SILVEIRA, M. V. Apontamentos sobre a disciplina História da Educação na Universidade da Região da Campanha – Urcamp (1959-2001). História da Educação, v. 10, n. 19, p. 275-294, 2006.

BASTOS, M. H. C.; BUSNELLO, F. B.; LEMOS, E. A. A disciplina História da Educação no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1942-2002). História da Educação, v. 10, n. 19, p. 181-212, 2006.

BONTEMPI JÚNIOR, B. O ensino e a pesquisa em história da educação brasileira na cadeira de Filosofia e História da Educação (1933-1962). História da Educação, v. 11, n. 21, p. 79-105, 2006. ESQUINSANI, R. S. S. A história da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 253-261, 2006.

GATTI JÚNIOR, D. A história do ensino de história da educação no Brasil: aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000). História da Educação, v. 12, n. 26, p. 219-246, 2006. GUIMARÃES, R. M. C., GATTI JÚNIOR, D. A institucionalização da disciplina História da Educação na Escola Normal mineira na primeira metade do século XX. Educação, v. 35, n 1, p. 54-65, 2012.

(10)

42

MENEZES, R. C. D. Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America:

experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, n. 3, p. 245-267, 2014.

NUNES, C. A disciplina História da Educação na formação de professores: desafios contemporâneos. História da Educação, v. 10, n. 19, p.173-180, 2006.

NUNES, C. O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação, v. 3, n. 2, p. 115-158, 2012.

ORTH, M. A. A disciplina de História da Educação na Faculdade e no Centro Universitário La Salle. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 229-242, 2006.

QUADROS, C. Aspectos da trajetória da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria: temas clássicos e ordem cronológica. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 213-228, 2006.

SANTIAGO, A. R. F. O ensino de História da Educação na Unijuí. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 243-251, 2006.

SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. Sobre a pesquisa e o ensino de História da educação brasileira. ETD: Educação Temática Digital, v. 1, n. 3, 2000.

SOUZA, S. T.; RIBEIRO, B. O. L. Ensino de história da educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias. História da Educação, v. 16, n. 36, p. 60-76, 2012.

STEPHANOU, M. O ensino de História da Educação na História da Faculdade de Educação da Ufrgs: primeiras aproximações. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 293-300, 2006.

TAMBARA, E. A. C. História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 301-308, 2006.

VIDAL, D. G., FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.

WERLE, B. CORSETTI, F. O. C. História da Educação e a formação do professor na Unisinos. História da Educação, v.10, n. 19, p. 263-274, 2006.

Referências

Documentos relacionados

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada