• Nenhum resultado encontrado

Previdencia complementar patrocinada: vale a pena?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Previdencia complementar patrocinada: vale a pena?"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

ISSN 0104-8910

PREVID"tNCIA COMPLEMENTAR PATROCINADA: VALE A PENA?

Doris de Faro

Moacyr Fwravante

(2)

PA TROCINADA: VALE A PENA?

Clovis

de

Farol

e

Moacyr Fioravante

2

Junho de 1996

1 Professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV. 2 Diretor da Divisão de Gestão de Informação, da FGV.

(3)

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PATROCINADA: VALE A

PENA?

1 - Introdução

1

A experiência tem mostrado que, principalmente para aqueles cujas respectivas faixas salariais ultrapassam o beneficio máximo da Previdência Social (que ora se situa abaixo de 8 salários mínimos), os beneficios providos pelo sistema oficial são insuficientes. Tal constatação é ainda agravada pelo fato de que tem sido verificada uma constante deterioração do valor real desses beneficios, havendo ainda o risco de que, tal como se verificou na Argentina, ocorra o colapso de nossa combalida Previdência Social baseada em atuarialmente inconsistente sistema de repartição.

As observações acima, que não são novas, tem levado a que muitas empresas, monnente as estatais, venham implementando planos patrocinados de previdência complementar. Tais planos, que se constituem em poderoso instrumento de gestão de recursos humanos, possibilitando uma saudável renovação do quadro de pessoal, fundamentam-se no regime de capitalização, com contas individuais, e costumam ser de dois tipos: de beneficios definidos e de contribuições definidas.

N os chamados planos de beneficios definidos, as contribuições, tanto as do próprio empregado quanto as da empresa patrocinadora, são atuarialmente detenninadas de modo que, com certo grau de confiança estatística, o valor da aposentadoria seja uma dada proporção fixa do (último) salário percebido

(4)

na ativa. Evidentemente, tal tipo de plano é altamente arriscado para a patrocinadora. Cabe a esta, na hipótese de que o desempenho do fundo de capitalização não seja suficiente para cobrir a promessa de pagamento do beneficio programado, fazer contribuições adicionais de modo o assegurar o estipulado. Não é atoa que tal tipo de plano só tenha encontrado uma grande acolhida nas empresas estatais. Com dinheiro público, é fácil !

Por outro lado, nos denominados planos de contribuições definidas, as contribuições, tanto as do próprio empregado como as da patrocinadora, são atuarialmente estabelecidas de modo que seja alcançada um certa meta em termos de valor da aposentadoria. A grande diferença é que não há nenhum compromisso formal de assegurar a meta. O valor dos beneficios de aposentadoria variará em função do desempenho do fundo de capitalização.

Fixando atenção no caso dos planos de contribuição definida, o propósito da presente nota é o de lançar luz no processo de escolha que deve ser feito pelo empregado. Como a adesão ao plano é opcional, o assalariado tem sempre a possibilidade de destinar o valor de sua eventual contribuição à um fundo de sua particular escolha. Obviamente, neste último caso, não contará com a contribuição da empresa. O objetivo é desenvolver um modelo de simulação que, em função do desempenho esperado dos dois fundos de capitalização em apreço, indique ao empregado a melhor escolha entre aderir ao fundo patrocinado pelo empregador ou aplicar no fundo alternativo.

(5)

3

2. Modelo de Decisão

Contemplando o observável fato de que os salários reais costumam

ser crescentes com o tempo, imagine-se o caso onde a taxa anual de crescimento

salarial seja constante e igual a a . Deste modo, levando em conta que as

contribuições, tanto as para o fundo patrocinado quanto as destinadas ao fundo

alternativo, podem ou não ser dedutíveis para fins de imposto de renda,

denotando-se por <p a relevante alíqüota marginal (sendo aqui adotada a hipótese simplificadora

de que o crescimento salarial não implique em mudança na alíqüota), seja: S - salário inicial;

B - valor básico (teto do INSS, sendo admitido, por ser a situação de interesse, que S > B);

'YI - percentual de contribuição ao fundo de complementação de aposentadoria,

incidente sobre o "excesso" S-B;

'Y2 - percentual de contribuição ao fundo de complementação de aposentadoria, incidente sobre o valor básico;l

i - taxa anual de rentabilidade do fundo patrocinado; R - taxa anual de rentabilidade do fundo alternativo; p - proporção de contribuição da patrocinadora.

(6)

Observando que o valor da contribuição mensal do indivíduo, ao longo do primeiro ano de instituição do fundo patrocinado, é igual a "(1 (S-B)

+

"(2 B;

que o valor da contribuição da patrocinadora é p vezes este último; que o valor do beneficio fiscal (abatimento do imposto de renda), pode ser aplicado no fundo alternativo;l e que são considerados 13 salários por ano, segue-se que o total de recursos que um dado indivíduo terá acumulado, no final do primeiro ano, caso opte pelo ingresso no fundo patrocinado de complementação de aposentadoria, é:

(1) onde

x

(2)

Procedendo-se recursivamente e tendo presente o crescimento anual do salário, segue-se que o total de recursos que será acumulado no fim de k anos, na eventualidade de que o indivíduo tenha escolhido aderir ao fundo patrocinado pelo empregador, será igual a:

(3)

(7)

para k = 1,2 ... e onde

(I+x)k-I

H =

-x.k x (4)

Levando-se em conta que, via de regra, temos a ~ i e que, pelo

raciocínio adiante desenvolvido, teremos sempre R > i, devemos distinguir as duas

seguintes possibilidades: I

a) a=i

Nesta situação, decorre que:

onde

(5)

b) a <i

Agora, tem-se que:

1 Note que, sendo i = 6% a.a., que é, aproximadamente, a taxa (real) de remuneração das Cadernetas de Poupança, a = i implica em que, no fim de 3S anos de serviço, o salário final seja 7,69 vezes maior do que o inicial.

(8)

Por outro lado, não aderindo ao fundo patrocinado, nosso indivíduo terá a possibilidade de aplicar o que seria sua própria contribuição em um fundo alternativo que rende, por suposto, a taxa anual R. Em tal eventualidade, admitindo que continue ou não podendo gozar do mesmo beneficio fiscal, 1 segue-se que o valor que acumulará no fim de k anos será igual a:

(6)

onde, respectivamente, ô assume o valor I caso o beneficio fiscal seja concedido ou o valor zero, em caso contrário.

Para um dado número qualquer de anos, haverá indiferença entre as duas alternativas em questão se for verificada a igualdade:

(7)

No que se segue, tomando R como incógnita (que, obviamente, será necessariamente superior a i se p > O ) , iremos estabelecer, para selecionados valores dos parâmetros a, i, <p e k, a taxa de rentabilidade do fundo alternativo que promove a indiferença apontada. 2 Para tanto, lançando mão do conceito de taxa

interna de retomo, e levando em conta os dois possíveis valores para o parâmetro Ô

basta considerar o fluxo de caixa mensal {aI, a2, ... , aI21c}, onde:

1 Note que tal beneficio é previsto na sistemática de aposentadoria complementar individual recern proposta r,lo Governo.

(9)

com

{(1-

8~

-1}{r

IS +

(r

2 -

r I)B}; j

=

1, ... ,11

2{(1-8~-I}{rlS+(r2

-rl)B};j= 12

{(1-8~-I}{rlS(I+a)+(r2

-rl)B};j

= 13, ... ,23

2{(1-8)qJ -1}{r IS(1

+

a) +(r

2 -

r I)B};j

= 24

{(1-

8~

-1}{r IS(1

+

a)2 +(r

2 -

r I)B};j

= 25, ... ,35

~{(1- 8~

-1}{r IS(1

+

ay

+

(r

2 -

r I)B} ;j

= 36

{(1-

8)qJ -1}{r IS(1

+

a)'"-1 +(r

2 -

r I)B} ;j

=

12(k

-1)

+

1, ... ,12k-l

2{(1-8~

-1}{rlS(1 +a)'"-l +(r

2

-rl)B}

+

T;;j

=

12k

Tk

, _

-(I+p)F; rIS

{(I+i)'"

L - .

k

(l+a)1

+(r2 -rl)BH

i,k

}

1 + a 1=1 1 +1

7

(8)

Obviamente, a taxa R de indiferença, que chamaremos de taxa de equilíbrio e que será denotada por R·, será a taxa anual equivalente à taxa mensal determinada como taxa interna de retomo do fluxo de caixa acima especificado.

3. Resultados Numéricos

Como já apontado, devemos esperar que um fundo patrocinado (caracterizado pelo fato de que p > O ) seja, em igualdade de condições no que diz respeito à taxa de rentabilidade, mais atrativo para o assalariado. Entretanto, como

(10)

nem sempre o fundo patrocinado é o de melhor desempenho em termos de rentabilidade, pode ser mais interessante para o empregado abrir mão da contribuição patronal e destinar o que seria sua própria contribuição para um fundo alternativo.

No que se segue, especializando a análise para o caso onde p = I e parametrizando o valor da taxa anual de rentabilidade i, apresenta-se, em função do número de anos de contribuição até a aposentadoria, que admitiremos estar compreendido entre 5 e 45 , e levando também em conta tanto o caso de salários constantes (a = 0%) como o de salários crescentes à taxa de 3% ao ano, o correspondente valor de equilíbrio da taxa anual de rentabilidade R

*

do fundo alternativo. A regra de decisão que se deve manter presente é, excetuando-se argumentos de perda de liquidez que comentaremos adiante, não aderir ao fundo patrocinado somente quando se espera que o fundo alternativo propicie uma rentabilidade R ~ R·.

Relativamente à questão de liquidez, devemos lembrar que o beneficio fiscal associado ao ingresso em um fundo de complementação de aposentadoria implica em que só possam ser efetuadas retiradas quando certas carências forem cumpridas. Em particular, em casos extremos, somente por ocasião do evento aposentadoria. Deste modo, dado que o ingresso no fundo patrocinado implica em uma certa perda de liquidez, que pode impedir que se possa tomar partido de eventuais oportunidades excepcionais de investimento, como por exemplo a compra de um imóvel em condições extraordinárias, é possível que certos

(11)

indivíduos declinem da adesão ao fundo patrocinado mesmo se esperam que se tenha R<R*.

No limite, para indivíduos que sejam extremamente avessos a perdas de liquidez, pode-se até imaginar casos onde a escolha pelo fundo alternativo se faça

mesmo quando se espera que R seja aproximadamente igual a i. Mas , certamente,

tais situações não serão nada usuais.

De qualquer maneira, a questão da liquidez só será relevante no processo de escolha se ao fundo alternativo não for associado o mesmo tipo de

beneficio fiscal. Isto é, em tennos de nosso modelo de decisão, se tivennos ô =

o.

Deste modo, observando que no caso contrário, Ô = 1, os correspondentes

beneficios fiscais são equivalentes, o que toma irrelevante o particular valor da

alíquota <p , iremos distinguir dois casos:

a) Ô =0

Dado que o beneficio fiscal associado ao fundo patrocinado tem um

papel relevante, os resultados numéricos apresentados são relativos,

respectivamente, a dois particulares valores da alíquota <p, que se afiguram como os

mais representativos: 15% e 25%. 1

No Quadro I, relativo à situação onde <p = 15%, são apresentados os

correspondentes valores das taxas anuais de equilíbrio do fundo alternativo, quando

(12)

K 1=6% 5 43,2% 6 35,8% 7 30,8% 8 27,2% 9 24,5% 10 22,3% 11 20,6% 12 19,2% 13 18,1% 14 17,1% 15 16,2% 16 15,5% 17 14,8% 18 14,3% 19 13,8% 20 13,3% 21 12,9% 22 12,6% 23 12,2% 24 11,9% 25 11,6% 26 11,4% 27 11,2% 28 10,9% 29 10,7% 30 10,6% 31 10,4% 32 10,2% 33 10,1% 34 9,9% 35 9,8% 36 9,7% 37 9,5% 38 9,4% 39 9,3% 40 9,2% 41 9,1% 42 9,0% 43 9,0% 44 8,9% 45 8,8%

IRPF=15%,ALFA = 0% e DELTA =0 IRPF=15%,ALFA =3% e DELTA = O

1=8% 1=12% 1=15% 1=18% 1=6% 1=8% 1=12% 1=15% 45,3% 49,8% 53,1% 56,4% 44,4% 46,6% 50,9% 54,2% 37,9% 42,1% 45,3% 48,5% 36,9% 39,0% 43,2% 46,3% 32,8% 36,9% 40,0% 43,1% 31,9% 33,9% 37,9% 41,0% 29,2% 33,2% 36,2% 39,3% 28,2% 30,2% 34,1% 37,1% 26,4% 30,4% 33,4% 36,4% 25,5% 27,4% 31,3% 34,2% 24,3% 28,2% 31,1% 34,1% 23,3% 25,2% 29,0% 31,9% 22,5% 26,4% 29,4% 32,3% 21,6% 23,4% 27,2% 30,1% 21,1% 25,0% 27,9% 30,9% 20,1% 22,0% 25,7% 28,6% 19,9% 23,8% 26,7% 29,7% 18,9% 20,8% 24,5% 27,4% 19,0% 22,8% 25,7% 28,6% 17,9% 19,8% 23,5% 26,3% 18,1% 21,9% 24,8% 27,8% 17,1% 18,9% 22,6% 25,4% 17,4% 21,2% 24,1% 27,0% 16,3% 18,1% 21,8% 24,6% 16,7% 20,5% 23,4% 26,4% 15,6% 17,4% 21,1% 24,0% 16,1% 19,9% 22,8% 25,8% 15,1% 16,9% 20,5% 23,4% 15,6% 19,4% 22,3% 25,3% 14,5% 16,3% 20,0% 22,8% 15,2% 19,0% 21,9% 24,8% 14,1% 15,9% 19,5% 22,4% 14,8% 18,6% 21,5% 24,4% 13,7% 15,4% 19,1% 21,9% 14,4% 18,2% 21,1% 24,1% 13,3% 15,1% 18,7% 21,6% 14,1% 17,9% 20,8% 23,8% 12,9% 14,7% 18,4% 21,2% 13,8% 17,6% 20,5% 23,5% 12,6% 14,4% 18,1% 20,9% 13,5% 17,3% 20,2% 23,2% 12,3% 14,1% 17,8% 20,6% 13,3% 17,1% 20,0% 23,0% 12,1% 13,8% 17,5% 20,4% 13,0% 16,8% 19,8% 22,7% 11,8% 13,6% 17,3% 20,1% 12,8% 16,6% 19,6% 22,5% 11,6% 13,4% 17,0% 19,9% 12,6% 16,4% 19,4% 22,4% 11,4% 13,1% 16,8% 19,7% 12,4% 16,3% 19,2% 22,2% 11,2% 12,9% 16,6% 19,5% 12,3% 16,1% 19,0% 22,0% 11,0% 12,8% 16,5% 19,3% 12,1% 15,9% 18,9% 21,9% 10,8% 12,6% 16,3% 19,2% 11,9% 15,8% 18,7% 21,7% 10,6% 12,4% 16,1% 19,0% 11,8% 15,7% 18,6% 21,6% 10,5% 12,3% 16,0% 18,9% 11,7% 15,5% 18,5% 21,5% 10,4% 12,1% 15,8% 18,7% 11,5% 15,4% 18,4% 21,4% 10,2% 12,0% 15,7% 18,6% 11,4% 15,3% 18,3% 21,3% 10,1% 11,9% 15,6% 18,5% 11,3% 15,2% 18,2% 21,2% 10,0% 11,8% 15,5% 18,4% 11,2% 15,1% 18,1% 21,1% 9,9% 11,6% 15,4% 18,3% 11,1% 15,0% 18,0% 21,0% 9,7% 11,5% 15,3% 18,2% 11,0% 14,9% 17,9% 20,9% 9,6% 11,4% 15,2% 18,1% 10,9% 14,8% 17,8% 20,8% 9,5% 11,3% 15,1% 18,0% 10,9% 14,8% 17,7% 20,7% 9,4% 11,2% 15,0% 17,9% 10,8% 14,7% 17,7% 20,7% 9,4% 11,2% 14,9% 17,8% 10,7% 14,6% 17,6% 20,6% 9,3% 11,1% 14,8% 17,7% 1=18% 57,5% 49,5% 44,1% 40,1% 37,2% 34,9% 33,0% 31,5% 30,3% 29,2% 28,3% 27,5% 26,8% 26,2% 25,7% 25,2%: 24,8% 24,4% 24,1% 23,8% 23,5% 23,3% 23,0% 22,8% 22,6% 22,4% 22,2% 22,1% 21,9% 21,8% 21,7% 21,5% 21,4% 21,3% 21,2% 21,1% 21,0% 20,9% 20,9% 20,8% 20,7% .o c::: >-t:::I l=ItI O H

....

O

(13)

se espera que a taxa anual de rentabilidade i do fundo patrocinado seja igual a um dos 5 valores indicados: 6%; 8%; 12%; 15% e 18%.1

Como se pode observar, o que é sumariado nos comportamentos ilustrados no Gráfico I, que se refere ao caso onde a = 3%,2 o valor da taxa de equibõrio R* é sempre maior do que i, com as seguintes qualificações:

a) o valor de R* cresce com o valor da taxa de crescimento de salário a;

b) para um mesmo valor de k, o valor de R· cresce com o de i . Entretanto, os acréscimos são proporcionalmente menores;

c) à medida em que o número de anos de contribuição aumenta, cai o valor de R

*

(que tende, assintoticamente, para um certo valor limite).

o

ponto a destacar é o relativo ao número de anos de contribuição.

o

ingresso no fundo patrocinado é tão mais atrativo quanto mais próximo o indivíduo estiver da idade de aposentadoria. Assim, supondo o caso onde a = 3%,

se o indivíduo está a 10 anos da idade de sua aposentadoria e acreditar que o fundo patrocinado irá render 8% ao ano, se questões relativas a liquidez não forem de capital importância, só deverá optar por um fundo alternativo se a este for associada uma expectativa de rentabilidade de pelo menos 25,2 % ao ano. Ou seja, uma rentabilidade quase que é 3,15 vezes maior.

1 Devido ao fato de ter sido verificado que , ao menos para 2.000 s; S s; 5.000, os resultados são relativamente pouco sensíveis a variações no salário inicial, a análise concentrou-se no caso onde S =

RS2.000,OO.

(14)

GRÃFIGO I ti.

'*

tI.;ft.;ft. C'\IIt)CO cc co ... .!!. .!!. .!!..!!..!!.

~ X M St &t ~t 6& L& S& && O II ~&

~

...J W C 6Z ~ !Zen CO') O II C C

SZ~

~ ...J W C D. I &Z ~ ~ o li) ~Z

-

II ~

a..

6~ It:

-H S~ &~ H 6 L S ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ o o o o o o o o o o 0_ o o o ci ci ci o ci ci ci co 11)

C") C\I ... VXVJ.

(15)

13 Por outro lado, para um indivíduo que tenha 20 anos e que espera se aposentar com 65 anos de idade, a taxa de rentabilidade no fundo alternativo, nas mesmas condições da situação acima, terá que ser de somente 11,1% ao ano. Neste caso, o ingresso no fundo alternativo pode se afigurar como uma hipótese que mereça ser seriamente considerada. I

Os resultados apresentados no Quadro TI , que se referem ao caso da alíquota de 25%, apresentam comportamento análogo aos observados no Quadro I.

Obviamente, como o beneficio fiscal é diretamente proporcional ao valor da alíquota, temos maiores valores para R·. Deste modo, para indivíduos de mais altas classes de renda a adesão ao fundo patrocinado é ainda mais atrativa.

b) ô = 1

No Quadro

rn

são apresentados os valores da taxa de equilíbrio R·, no caso em que o ingresso no fundo alternativo propicia o mesmo beneficio fiscal que o fundo patrocinado. Nesta eventualidade a alíquota cp é irrelevante e também deixa de ser pertinente a questão da liquidez.

Como se observa, sendo os valores de R· respectivamente menores do que os obtidos no caso em que ô = O, temos um comportamento análogo ao observado nos Quadros I e 11.

O ponto a destacar é que, para indivíduos que sejam bem jovens, a possibilidade de opção por fundos alternativos deve ser seriamente considerada. Se

1 Obviamente, aumentando-se o valor de p temos um aumento em R·. Assim, fundos patrocinados mais

(16)

K 1=6% 5 48,9% 6 40,3% 7 34,5% 8 30,3% 9 27,1% 10 24,7% 11 22,7% 12 21,1% 13 19,8% 14 18,6% 15 17,7% 16 16,8% 17 16,1% 18 15,4% 19 14,9% 20 14,4% 21 13,9% 22 13,5% 23 13,1% 24 12,8% 25 12,4% 26 12,1% 27 11,9% 28 11,6% 29 11,4% 30 11,2% 31 11,0% 32 10,8% 33 10,6% 34 10,5% 35 10,3% 36 10,2% 37 10,0% 38 9,9% 39 9,8% 40 9,7% 41 9,6% 42 9,5% 43 9,4% 44 9,3% 45 9,2%

IRPF=25%,ALFA = 0% e DELTA = O IRPF=25%,ALFA =3% e DELTA = O

1=8% 1=12% 1=15% 1=18% 1=6% 1=8% 1=12% 1=15% 51,1% 55,6% 59,0% 62,4% 50,3% 52,5% 57,0% 60,3% 42,4% 46,7% 49,9% 53,1% 41,6% 43,7% 47,9% 51,1% 36,5°,.(, 40,6% 43,8% 46,9% 35,7% 37,7% 41,8% 44,9% 32,3% 36,3% 39,4% 42,4% 31,5% 33,4% 37,4% 40,4% 29,1% 33,1% 36,1% 39,1% 28,3% 30,2% 34,1% 37,0% 26,6% 30,5% 33,5% 36,5% 25,8% 27,7% 31,5% 34,4% 24,6% 28,5% 31,5% 34,4% 23,8% 25,6% 29,4% 32,3% 23,0% 26,9% 29,8% 32,8% 22,1% 24,0% 27,7% 30,6% 21,7% 25,5% 28,4% 31,4% 20,8% 22,6% 26,3% 29,2% 20,5% 24,3% 27,2% 30,2% 19,6% 21,4% 25,1% 27,9% 19,5% 23,3% 26,2% 29,2% 18,6% 20,4% 24,1% 26,9% 18,7% 22,5% 25,4% 28,3% 17,7% 19,5% 23,2% 26,0% 17,9% 21,7% 24,6% 27,6% 17,0% 18,8% 22,4% 25,2% 17,3% 21,1% 24,0% 26,9% 16,3% 18,1% 21,7% 24,6% 16,7% 20,5% 23,4% 26,4% 15,7% 17,5% 21,1% 24,0% 16,2% 20,0% 22,9% 25,8% 15,2% 17,0% 20,6% 23,4% 15,7% 19,5% 22,4% 25,4% 14,7% 16,5% 20,1% 22,9% 15,3% 19,1% 22,0% 25,0% 14,3% 16,0% 19,7% 22,5% 14,9% 18,7% 21,7% 24,6% 13,9% 15,6% 19,3% 22,1% 14,6% 18,4% 21,3% 24,3% 13,5% 15,3% 18,9% 21,7% 14,3% 18,1% 21,0% 24,0% 13,2% 14,9% 18,6% 21,4% 14,0% 17,8% 20,7% 23,7% 12,9% 14,6% 18,3% 21,1% 13,7% 17,5% 20,5% 23,4% 12,6% 14,4% 18,0% 20,8% 13,5% 17,3% 20,2% 23,2% 12,3% 14,1% 17,8% 20,6% 13,3% 17,1% 20,0% 23,0% 12,1% 13,9% 17,5% 20,4% 13,1% 16,9% 19,8% 22,8% 11,9% 13,6% 17,3% 20,1% 12,9% 16,7% 19,6% 22,6% 11,7% 13,4°,.(, 17,1% 19,9% 12,7% 16,5% 19,5% 22,4% 11,5% 13,2% 16,9% 19,8% 12,5% 16,3% 19,3% 22,3% 11,3% 13,0% 16,7% 19,6% 12,3% 16,2% 19,1% 22,1% 11,1% 12,9% 16,5% 19,4% 12,2% 16,0% 19,0% 22,0% 10,9% 12,7% 16,4% 19,3% 12,1% 15,9% 18,9% 21,9% 10,8% 12,6% 16,2% 19,1% 11,9% 15,8% 18,7% 21,7% 10,6% 12,4% 16,1% 19,0% 11,8% 15,7% 18,6% 21,6% 10,5% 12,3% 16,0% 18,9% 11,7% 15,6% 18,5% 21,5% 10,4% 12,1% 15,9% 18,7% 11,6% 15,4% 18,4% 21,4% 10,3% 12,0% 15,7% 18,6% 11,5% 15,3% 18,3% 21,3% 10,1% 11,9% 15,6% 18,5% 11,4°,.(, 15,3% 18,2% 21,2% 10,0% 11,8% 15,5% 18,4% 11,3% 15,2% 18,1% 21,1% 9,9% 11,7% 15,4% 18,3% 11,2% 15,1% 18,1% 21,1% 9,8% 11,6% 15,3% 18,2% 11,1% 15,0% 18,0% 21,0% 9,7% 11,5% 152% 181% . 1=18% 63,7% 54,3% 48,0% 43,4% 40,0% 37,3% 35,2%1 33,5% 32,0% 30,8% 29,8%i 28,9% 28,1% 27,4% 26,8% 26,3% 25,8% 25,4% 25,0% 24,6% 24,3% 24,0% 23,7% 23,5% 23,3% 23,0% 22,9% 22,7% 22,5% 22,3% 22,2% 22,1% 21,9% 21,8% 21,7% 21,6% 21,5%1 21,4%

21.31

21,2% 211% .o c::: > t:;j !::ó O H H

....

~

(17)

IRPF= 25%,ALFA = 0% e DELTA = 1 IRPF=25%,ALFA =3% e DELTA = 1 K 1=6% 1=8% 1=12% 1=15% 1=18% 1=6% 1=8% 1=12% 1=15% 5 35,8% 38,0% 42,3% 45,5% 48,8% 36,8% 39,0% 43,2" 46,S" 6 30,0% 32,1% 36,2" 39,4% 42,5% 31,0% 33,0% 37,1" 40,296 7 26,0% 28,1% 32,1% 35,2% 38,3" 26,9% 28,9CMt 33,0" 38,0" 8 23,2% 25,1% 29,1% 32,1" 35,2% 24,0" 26,OIMI 29,9" 32,9" 9 21,0% 22,9% 26,9% 29,9% 32,9% 21,8% 23,7" 27,6% 30,6" 10 19,3% 21,2% 25,1% 28,1% 31,1% 20,1% 22,0% 25,8% 28,7% 11 17,9% 19,8% 23,7% 26,6% 29,6% 18,7% 20,6% 24,4% 27,3% 12 16,8% 18,7% 22,5% 25,5% 28,4% 17,5% 19,4" 23,2% 26,1" 13 15,8% 17,7" 21,6% 24,5% 27,4% 16,6" 18,4" 22,2" 25,1% 14 15,0% 16,9% 20,7% 23,7% 26,6% 15,8% 17,6% 21,3% 24,2" 15 14,3% 16,2% 20,0% 23,0% 25,9% 15,0% 16,9% 20,6% 23,S" 16 13,7% 15,6% 19,4% 22,4% 25,3% 14,4% 16,3" 20,0% 22,8% 17 13,2% 15,1% 18,9% 21,8% 24,8% 13,9% 15,7% 19,4% 22,3" 18 12,8% 14,6% 18,5% 21,4% 24,3% 13,4% 15,2" 19,0" 21,8" 19 12,3% 14,2% 18,0% 21,0% 23,9% 13,0% 14,8" 18,5% 21,4% 20 12,0% 13,9% 17,7% 20,6% 23,5% 12,6% 14,4% 18,1" 21,0" 21 11,6% 13,5% 17,3% 20,3% 23,2% 12,3% 14,1" 17,8% 20,6" 22 11,3% 13,2% 17,1% 20,0% 22,9% 12,0% 13,8% 17,5% 20,3% 23 11,1% 13,0% 16,8% 19,7% 22,7% 11,7% 13,5% 17,2% 20,1" 24 10,8% 12,7% 16,5% 19,5% 22,4% 11,4% 13,2% 16,9% 19,8" 25 10,6% 12,5% 16,3% 19,3% 22,2% 11,2% 13,0" 16,7% 19,6% 26 10,4% 12,3% 16,1% 19,1% 22,0% 11,0% 12,8" 16,5% 19,4% 27 10,2% 12,1% 15,9% 18,9% 21,8% 10,8% 12,6% 16,3% 19,2" 28 10,0% 11,9% 15,8% 18,7% 21,7% 10,6% 12,4% 16,1" 19,0" 29 9,9% 11,8% 15,6% 18,6% 21,5% 10,4% 12,2" 15,9" 18,8" 30 9,7% 11,6% 15,5% 18,4% 21,4% 10,2% 12,0% 15,8% 18,7% 31 9,6% 11,5% 15,3% 18,3% 21,3% 10,1% 11,9" 15,6% 18,5" 32 9,4% 11,3% 15,2% 18,2% 21,1" 9,9% 11,7" 15,5" 18,4" 33 9,3% 11,2% 15,1% 18,0% 21,0% 9,8% 11,6" 15,4% 18,296 34 9,2% 11,1% 15,0% 17,9% 20,9% 9,7% 11,5% 15,2% 18,1" 35 9,1% 11,0% 14,9% 17,8% 20,8% 9,6% 11,4% 15,1% 18,0" 38 9,0% 10,9% 14,8% 17,7% 20,7% 9,5% 11,3% 15,0" 17,9" 37 8,9% 10,8% 14,7% 17,6% 20,6% 9,3% 11,2% 14,9% 17,8" 38 B,B% 10,7% 14,6% 17,6% 20,6% 9,3% 11,1% 14,8% 17,7" 39 8,7% 10,6% 14,5% 17,5% 20,5% 9,2% 11,0" 14,7% 17,7" 40 8,6% 10,5% 14,4% 17,4% 20,4% 9,1% 10,9CMt 14,7" 17,6% 41 8,6% 10,5% 14,4% 17,3% 20,3% 9,0% 10,8% 14,6% 17,5" 42 8,5% 10,4% 14,3% 17,3% 20,3% 8,9% 10,7% 14,5% 17,4" 43 8,4% 10,3% 14,2% 17,2% 20,2% 8,8% 10,6% 14,4" 17,4" 44 8,3% 10,3% 14,2% 17,2% 20,2% 8,8% 10,8" 14,4% 17,3" 45 8,3% 10,2% 14,1% 17,1" 20,1% 8,7% 10,5% 14,3" 17,2% -1=18% 49,7" 43,4" 39,0" 35,9" 33,S" 31,7% 30,2" 29,OIMI 28,OIMI 27,1" 26,4% 25,7% 25,296 24,7" 24,3" 23,9" 23,5" 23,296 23,0% 22,7" 22,5% 22,3% 22,1% 21,9" 21,7" 21,6" 21,4" 21,3" 21,296 21,1" 21,0" 20,9" 20,8% 20,7" 20,6" 20,5" 20,5" 20,4% 20,3" 20,3" 20,296' .o c:: > t::I PI:I 'O H H H

....

\11

(18)

acreditarem que os fundos alternativos, eventualmente por questão de tamanho, têm uma possibilidade de apresentar rentabilidades razoavelmente mais elevadas do que a do fundo patrocinado, o ingresso em um fundo alternativo pode ser a melhor opção.

4. Conclusão

De uma maneira geral, a análise apresentada corrobora a noção intuitiva de que um fundo patrocinado de complementação da aposentadoria é, a menos de questões de liquidez, a melhor opção para o assalariado. Isto porque um fundo alternativo só passa a ser interessante se sua rentabilidade esperada for substancialmente maior do que a prevista para o fundo patrocinado.

Entretanto, constatou-se que a superioridade apontada é função decrescente do número de anos da contribuição. Tal fato indica a possibilidade de que, para indivíduos bem jovens, possa ser interessante optar por fundos alternativos. Isto sendo tanto mais atrativo nos casos em que os fundos alternativos, compensando a ausência de beneficio fiscal, indiquem a possibilidade de propiciarem rentabilidades excepcionais.

(19)

DOlOS BCORÔMlCOS DA EPGE

200. A VISÃO TEÓRICA SOBRE MODELOS PREVIDENCIÁRIOS: O CASO BRASILEIRO

-Luiz Guilherme Schymura de Oliveira - Outubro de 1992 - 23 pág. (esgotado)

201. HIPERlNFLAÇÃO: CÂMBIO, MOEDA E ÂNCORAS NOMINAIS - Fernando de Holanda Barbosa - Novembro de 1992 - 10 pág. (esgotado)

202. PREVIDÊNCIA SOCIAL: CIDADANIA E PROVISÃO - Clovis de Faro - Novembro de

1992 - 31 pág. (esgotado)

203. OS BANCOS ESTADUAIS E O DESCONTROLE FISCAL: ALGUNS ASPECTOS ~

Sérgio Ribeiro da Costa Werlang e Armínio Fraga Neto - Novembro de 1992 - 24 pág. (esgotado)

204. TEORIAS ECONÔMICAS: A MEIA-VERDADE TEMPORÁRIA - Antonio Maria da

Silveira - Dezembro de 1992 - 36 pág. (esgotado)

205. THE RICARDIAN VICE ANO THE INDETERMINATION OF SENIOR - Antonio Maria

da Silveira - Dezembro de 1992 - 35 pág. (esgotado)

206. HIPERINFLAÇÃO E A FORMA FUNCIONAL DA EQUAÇÃO DE DEMANDA DE

MOEDA - Fernando de Holanda Barbosa - Janeiro de 1993 - 27 pág. (esgotado)

207. REFORMA FINANCEIRA - ASPECTOS GERAIS E ANÁLISE DO PROJETO DA LEI

COMPLEMENTAR - Rubens Penha Cysne - fevereiro de 1993 - 37 pág. (esgotado)

208. ABUSO ECONÔMICO E O CASO DA LEI 8.002 - Luiz Guilherme Schymura de Oliveira e

Sérgio Ribeiro da Costa Werlang - fevereiro de 1993 - 18 pág. (esgotado)

209. ELEMENTOS DE UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA

AGRICULTURA BRASILEIRA Antonio Salazar Pessoa Brandão e Eliseu Alves -Fevereiro de 1993 - 370pág. (esgotado)

210. PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA - Hélio

Portocarrero de Castro, Luiz Guilherme Schymura de Oliveira, Renato Fragelli Cardoso e Uriel de Magalhães - Março de 1993 - 35 pág - (esgotado) .

211. OS SISTEMAS PREVIDENCIÁRIOS E UMA PROPOSTA PARA A REFORMULACAO DO MODELO BRASILEIRO - Helio Portocarrero de Castro, Luiz Guilherme Schymura de Oliveira, Renato Fragelli Cardoso e Uriel de Magalhães Março de 1993 43 pág. -(esgotado)

212. THE INDETERMINATION OF SENIOR (OR THE INDETERMlNATION OF

WAGNER) ANO SCHMOLLER AS A SOCIAL ECONOMIST - Antonio Maria da Silveira - Março de 1993 - 29 pág. (esgotado)

213. NASH EQUILffiRIUM UNDER KNIGHTIAN UNCERTAINTY: BREAKING DOWN

BACKWARD INDUCTION (Extensively Revised Version) - James Dow e Sérgio Ribeiro da Costa Werlang - Abril de 199336 pág. (esgotado)

214. ON THE DIFFERENTIABILITY OF THE CONSUMER DEMAND FUNCTION - Paulo

Klinger Monteiro, Mário Rui Páscoa e Sérgio Ribeiro da Costa Werlang Maio de 1993 -19 pág. (esgotado)

(20)

MERCADO FUTURO Sérgio Ribeiro da Costa Werlang e Aávio Auler Agosto de 1993 -69 pág. (esgotado).

216. SISTEMA MONETÁRIO VERSÃO REVISADA - Mario Henrique Simonsen e Rubens Penha Cysne - Agosto de 1993 - 69 pág. (esgotado).

217. CAIXAS DE CONVERSÃO - Fernando Antônio Hadba - Agosto de 1993 - 28 pág.

218. A ECONOMIA BRASILEIRA NO PERÍODO MILITAR - Rubens Penha Cysne - Agosto de 1993 - 50 pág. (esgotado).

219. IMPÔSTO INFLACIONÁRIO E TRANSFERÊNCIAS INFLACIONÁRIAS - Rubens Penha Cysne - Agosto de 1993 - 14 pág. (esgotado).

220. PREVISÕES DE Ml COM DADOS MENSAIS Rubens Penha Cysne e João Victor Issler -Setembro de 1993 - 20 pág. ( esgotado)

221. TOPOLOGIA E CÁLCULO NO Rn - Rubens Penha Cysne e Humberto Moreira -Setembro de 1993 - 106 pág. (esgotado)

222. EMPRÉSTIMOS DE MÉDIO E LONGO PRAZOS E INFLAÇÃO: A QuESTÃO DA INDEXAÇÃO - Clovis de Faro - Outubro de 1993 - 23 pág.

223. ESTUDOS SOBRE A INDETERMINAÇÃO DE SENIOR, vol. 1 - Nelson H. Barbosa, Fábio N.P. Freitas, Carlos F.L.R. Lopes, Marcos B. Monteiro, Antonio Mana da Silveira (Coordenador) e Matias Vernengo - Outubro de 1993 - 249 pág (esgotado)

224. A SUBSTITUIÇÃO DE MOEDA NO BRASIL: A MOEDA INDEXADA - Fernando de Holanda Barbosa e Pedro Luiz VaUs Pereira - Novembro de 1993 - 23 pág.

225. FINANCIAL INTEGRATION AND PUBLIC FINANCIAL INSTITUTIONS - Walter Novaes e Sérgio Ribeiro da Costa Werlang - Novembro de 1993 - 29 pág

226. LAWS OF LARGE NUMBERS FOR NON-ADDITIVE PROBABILITIES - James Dow e Sérgio Ribeiro da Costa Werlang - Dezembro de 1993 - 26 pág.

227. A ECONOMIA BRASILEIRA NO PERÍODO MILITAR - VERSÃO REVISADA - Rubens Penha Cysne - Janeiro de 1994 - 45 pág. (esgotado)

228. THE IMP ACT OF PUBLIC CAPITAL AND PUBLIC INVESTMENT ON ECONOMIC GROWTH: AN EMPIRICAL INVESTIGATION - Pedro Cavalcanti Ferreira - Fevereiro de

1994 - 37 pág. (esgotado)

229. FROM THE BRAZILIAN PAY AS VOU GO PENSION SYSTEM TO CAPIT ALIZATION: BAILING OUT THE GOVERNMENT - José Luiz de Carvalho e Clóvis de Faro - Fevereiro de 1994 - 24 pág.

230. ESTUDOS SOBRE A INDETERMINAÇÃO DE SENIOR - vol. 11 - Brena Paula Magno Fernandez, Maria Tereza Garcia Duarte, Sergio Grumbach, Antonio Maria da Silveira (Coordenador) - Fevereiro de 1994 - 51 pág.(esgotado)

231. ESTABILIZAÇÃO DE PREÇOS AGRÍCOLAS NO BRASIL: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS - Clovis de Faro e José Luiz Carvalho - Março de 1994 - 33 pág. (esgotado)

232. ESTIMATING SECTORAL CYCLES USING COINTEGRATION AND COMMON FEATURES - Robert F. Engle e João Victor Issler - Março de 1994 - 55 pág. (esgotado)

(21)

233. COMMON CYCLES IN MACROECONOMIC AGGREGATES - João Victor Issler e Farshid Vahid - Abril de 1994 - 60 pág.

234. BANDAS DE CÂMBIO: TEORIA, EVIDÊNCIA EMPÍRICA E SUA POSSÍVEL APLICAÇÃO NO BRASIL - Aloisio Pessoa de Araújo e Cypriano Lopes Feijó Filho - Abril de 1994 - 98 pág. (esgotado)

235. O HEDGE DA DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA - Aloisio Pessoa de Araújo. Túlio Luz Barbosa. Amélia de Fátima F. Semblano e Maria Haydée Morales - Abril de 1994 - 109 pág. (esgotado)

236. TESTING THE EXTERNALITIES HYPOTHESIS OF ENDOGENOUS GROWTH USING COINTEGRATION - Pedro Cavalcanti Ferreira e João Victor Issler - Abril de 1994 - 37 pág. ( esgotado)

237. THE BRAZILIAN SOCIAL SECURITY PROGRAM: DIAGNOSIS AND PROPOSAL FOR REFORM - Renato Fragelli~ Uriel de Magalhães~ Helio Portocarrero e Luiz Guilherme Schymura - Maio de 1994 - 32 pág.

238. REGIMES COMPLEMENTARES DE PREVIDÊNCIA - Hélio de Oliveira Portocarrero de Castro. Luiz Guilherme Schymura de Oliveira. Renato Fragelli Cardoso. Sérgio Ribeiro da Costa Werlang e Uriel de Magalhães - Maio de 1994 - 106 pág.

239. PUBLIC EXPENDITURES. TAXATION ANO WELFARE MEASUREMENT - Pedro Cavalcanti Ferreira - Maio de 1994 - 36 pág.

240. A NOTE ON POLICY. THE COMPOSITION OF PUBLIC EXPENDITURES ANO ECONOMIC GROWTH - Pedro Cavalcanti Ferreira - Maio de 1994 - 40 pág. (esgotado) 241. INFLAÇÃO E O PLANO FHC - Rubens Penha Cysne - Maio de 1994 - 26 pág. (esgotado) 242. INFLATIONARY BIAS ANO STATE OWNED FINANCIAL INSTITUTIONS - Walter

Novaes Filho e Sérgio Ribeiro da Costa Werlang - Junho de 1994 -35 pág.

243. INTRODUÇÃO À INTEGRAÇÃO ESTOCÁSTICA - Paulo Klinger Monteiro - Junho de 1994 - 38 pág. (esgotado)

244. PURE ECONOMIC THEORIES: THE TEMPORARY HALF-TRUTH - Antonio M. Silveira - Junho de 1994 - 23 pág. (esgotado)

245. WELFARE COSTS OF INFLATION - THE CASE FOR INTEREST-BEARING MONEY ANO EMPIRICAL ESTIMATES FOR BRAZIL - Mario Henrique Simonsen e Rubens Penha Cysne - Julho de 1994 - 25 pág. (esgotado)

246. INFRAESTRUTURA PÚBLICA. PRODUTIVIDADE E CRESCIMENTO - Pedro Cavalcanti Ferreira - Setembro de 1994 - 25 pág.

247. MACROECONOMIC POLICY ANO CREDIBILITY: A COMPARATIVE STUDY OF THE FACTORS AFFECTING BRAZILIAN ANO ITALIAN INFLATION AFTER 1970-Giuseppe Tullio e Mareio RODei - Outubro de 1994 - 61 pág. (esgotado)

248. INFLATION ANO DEBT INDEXATION: THE EQUIVALENCE OF TWO ALTERNATlVE SCHEMES FOR THE CASE OF PERIODIC PAYMENTS - Clovis de Faro - Outubro de 1994 -18 pág.

....

(22)

249. CUSTOS DE BEM ESTAR DA INFLAÇÃO - O CASO COM MOEDA INDEXADA E

ESTIMATIVAS EMPÍRICAS PARA O BRASil. - Mario Henrique Simonsen e Rubens

Penha Cysne - Novembro de 1994 - 28 pág. (esgotado)

250. THE ECONOMIST MACHIAVELLI - Brena P. M. Femandez e Antonio M. Silveira _

Novembro de 1994 - 15 pág.

251. INFRAESTRUTURA NO BRASil.: ALGUNS FATOS ESTll.IZADOS - Pedro Cavalcanti

Ferreira - Dezembro de 1994 - 33 pág. (esgotado)

252. ENTREPRENEURIAL RISK AND LABOUR'S SHARE IN OUTPUT - Renato Fragelli

Cardoso - Janeiro de 1995 - 22 pág.

253. TRADE OR INVESTMENT ? LOCATION DECISIONS UNDER REGIONAL

INTEGRATION - Marco Antonio F.de H. Cavalcanti e Renato G. Flôres Jr. - Janeiro de 1995 - 35 pág.

254. O SISTEMA FINANCEIRO OFICIAL E A QUEDA DAS TRANFERÊNCIAS

INFLACIONÁRIAS -Rubens Penha Cysne - Janeiro de 1995 - 32 pág. (esgotado)

255. CONVERGÊNCIA ENTRE A RENDA PER-CAPITA DOS ESTADOS

BRASil.EIROS-Roberto G. Ellery Jr. e Pedro Cavalcanti G. Ferreira - Janeiro 1995 - 42 pág.

256. A COMMENT ON "RATIONAL LEARNING LEAD TO NASH EQun.mRIUM" BY

PROFESSORS EHUD KALAI EHUD EHUR - Alvaro Sandroni e Sergio Ribeiro da Costa Werlang - Fevereiro de 1995 - 10 pág.

257. COMMON CYCLES IN MACROECONOMIC AGGREGATES (revised version) - João

Victor Issler e Farshid Vahid - Fevereiro de 1995 - 57 pág.

258. GROWTH, INCREASING RETURNS, AND PUBLIC INFRASTRUCTURE: TIMES

SERIES EVIDENCE (revised version) Pedro Cavalcanti Ferreira e João Victor Issler -Março de 1995 - 39 pág.(esgotado)

259. POLÍTICA CAMBIAL E O SALDO EM CONTA CORRENTE DO BALANÇO DE

PAGAMENTOS - Anais do Seminário realizado na Fundação Getulio Vargas no dia 08 de

dezembro de 199-1- Rubens Penha Cysne (editor) - Março de 1995 - 47 pág. (esgotado)

260. ASPECTOS MACROECONÔMICOS DA ENTRADA DE CAPITAIS - Anais do Seminário

realizado na Fundação Getulio Vargas no dia 08 de dezembro de 199-1 - Rubens Penha

Cysne (editor) - Março de 1995 - 48 pág. (esgotado)

261. DIFICULDADES DO SISTEMA BANCÁRIO COM AS RESTRIÇÕES ATUAIS E

COMPULSÓRIOS ELEV ADOS - Anais do Seminário realizado na FUl1dação Getulio

Vargas 110 dia 09 de dezembro de 1991 Rubens Penha Cysne (editor) Março de 1995

-47 pág. (esgotado)

262. POLÍTICA MONETÁRIA: A TRANSIÇÃO DO MODELO ATUAL PARA O MODELO

CLÁSSICO - Anais do Seminário realizado l1a FUl1dação Getulio Vargas 110 dia 09 de

dezembro de 199-1 - Rubens Penha Cysne (editor) - Março de 1995 - 54 pág. (esgotado)

263. CITY SIZES AND INDUSTRY CONCENTRATION - Monso Arinos de Mello Franco

Neto - Maio de 1995 - 38 pág. (esgotado)

264. WELF ARE AND FISCAL POLICY WITH PUBLIC GOODS AND INFRASTRUCTURE

(Revised Version) - Pedro Cavalcanti Ferreira - Maio de 1995 - 33 pág. (esgotado)

FUNDAÇf.r ; ~~TÚUO VARGAS

(23)

265. PROm SHARING WITH HETEROGENEOUS ENTREPRENEURIAL PROWESS _ Renato Fragelli Cardoso - Julho de 1995 - 36 pág.

266. A DINÂMICA MONETÁRIA DA IllPERINFLAÇÃO: CAGAN REVISIT ADO - Fernando

de Holanda Barbosa - Agosto de 1995 - 14 pág.

267. A SEDIÇÃO DA ESCOLHA PÚBLICA: VARIAÇÕES SOBRE O TEMA DE

REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS - Antonio Maria da Silveira - Agosto de 1995 - 24 pág.

268. A PERSPECTIVA DA ESCOLHA PÚBLICA E A TENDÊNCIA INSTITUCIONALISTA

DE KNIGHT - Antonio Maria da Silveira - Setembro de 1995 - 28 pág.

269. ON LONGRUN PRICE COMOVEMENTS BETWEEN PAlNTINGS ANO PRINTS

-Renato Flôres - Setembro de 1995 - 29 pág. ( esgotado)

270. CRESCIMENTO ECONÔMICO, RENDIMENTOS CRESCENTES E CONCORRÊNCIA

MONOPOLISTA - Pedro Cavalcanti Ferreira e Roberto Ellery Junior - Outubro de 1995 - 32' pág. ( esgotado)

271. POR UMA cIÊNCIA ECONÔMICA FaOSOFICAMENTE INFORMADA: A

INDETERMINAÇÃO DE SENIOR - Antonio Maria da Silveira - Outubro de 1995 - 25 pág. (esgotado)

272. ESTIMATING THE TERM STRUCTURE OF VOLATILITY ANO FIXED INCOME

DERIV ATIVE PRICING - Franldin de O. Gonçalves e João Victor Issler - Outubro de 1995 - 23 pág. (esgotado)

273. A MODEL TO ESTIMATE THE US TERM STRUCTURE OF INTEREST RATES

-Antonio Marcos Duarte Júnior e Sérgio Ribeiro da Costa Werlang - Outubro de 1995 - 21 pág. (esgotado)

274. EDUCAÇÃO E INVESTIMENTOS EXTERNOS COMO DETERMINANTES DO

CRESCIMENTO A LONGO PRAZO - Gustavo Gonzaga, João Victor Issler e Guilherme Cortella Marone - Novembro de 1995 - 34 pág. (esgotado)

275. DYNAMIC HEDONIC REGRESSIONS: COMPUTATION ANO PROPERTIES - Renato

Galvão Flôres Junior e Victor Ginsburgh - Janeiro de 1996 - 21 pág.

276. FUNDAMENTOS DA TEORIA DAS OPÇÕES - Carlos Ivan Simonsen Leal - Fevereiro de

1996 - 38 pág. (esgotado)

277. DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE UMA OpçÃO E ARBITRAGEM - Carlos Ivan

Simonsen Leal -Fevereiro 1996 - 55 pág.

278. SUSTAINED GROWTH, GOVERNMENT EXPENDlTURE ANO INFLATION - Pedro

Cavalcanti Ferreira - Fevereiro 1996 - 38 pág.

279. REFLEXOS DO PLANO REAL SOBRE O SISTEMA BANCÁRIO BRASILEIRO

-Rubens Penha Cysne e Sérgio Gustavo Silveira da Costa - Junho 1996 - 23 pág.

280. CURSO DE MATEMÁTICA PARA ECONOMISTAS, CAPÍTULOS I E fi: FUNÇÕES,

ÁLGEBRA LINEAR E APLICAÇÕES - Rubens Penha Cysne e Humberto de Athayde Moreira - Junho 1996 - 75 pág.

281. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PATROCINADA: VALE A PENA? - Clovis de Faro e

Moacyr Fioravante - Junho de 1996 - 23 pág.

000076621

(24)

,

BIBLIOTECA

MARIO HENRIQUE SIMONSEN

Referências

Documentos relacionados

Não diga “amém” para tudo e, quando for dizer, saiba que o nosso Deus, que é o nosso Rei e o único que é Fiel, vai fazer com que assim seja feita a vontade d’Ele em nós e

Os professores, por conhecerem apenas superficialmente sobre sexualidade infantil e relações de gênero, bem como as fases de desenvolvimento das crianças, não se

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

b) desenvolver uma estratégia para implementação do JIT: a desenvolver uma estratégia para implementar o JIT assegura que a transição para ele seja mais suave e

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do

(Consulte o “Manual de Instalação/Conexão”.) Este ajuste pode não funcionar corretamente em alguns veículos (especialmente nos veículos equipados com disco de controle para

No passado, os trilhos das ferrovias eram construídos em segmentos com cerca de 12 metros de comprimento, conectados por juntas móveis e com fendas deixadas entre si para permitir