• Nenhum resultado encontrado

Interdisciplinaridade em liga acadêmica no ensino e assistência em ortopedia e fisioterapia / Interdisciplinarity in academic league in teaching and assistance in orthopedics and physiotherapy

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Interdisciplinaridade em liga acadêmica no ensino e assistência em ortopedia e fisioterapia / Interdisciplinarity in academic league in teaching and assistance in orthopedics and physiotherapy"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.18171-18177 apr. 2020. ISSN 2525-8761

Interdisciplinaridade em liga acadêmica no ensino e assistência em

ortopedia e fisioterapia

Interdisciplinarity in academic league in teaching and assistance in

orthopedics and physiotherapy

DOI:10.34117/bjdv6n4-111

Recebimento dos originais: 07/03/2020 Aceitação para publicação: 07/04/2020

Paulo Giordano Baima Colares

Mestre em Ciências Médicas Instituição: Universidade de Fortaleza

E-mail: paulo.colares@unifor.br

Julyana Almeida Maia

Doutora em Biotecnologia

Instituição: Universidade do Estado do Ceará E-mail: julyanamaia@unifor.br

Leila Maria Machado Bezerra

Mestre em Saúde Pública

Instituição: Universidade Federal do Ceará E-mail: leila@unifor.br

Paulo Henrique Palácio Duarte

Mestre em Ciências Médicas

Instituição: Universidade de Fortaleza (Unifor - Curso de Medicina) E-mail: ph@unifor.br

Mayara Paiva Lima

Discente

Instituição: Universidade de Fortaleza (Unifor - Curso de Medicina) E-mail: maaypaiva_33@hotmail.com

Victor de Souza Rangel

Discente

Instituição: Universidade de Fortaleza (Unifor - Curso de Medicina) E-mail: Victorrangel2811@gmail.com

RESUMO

O presente estudo objetivou relatar a experiência da Liga Acadêmica de Ortopedia vivenciada no projeto de extensão junto à comunidade assistida em uma unidade de nível secundário em saúde. Com abordagem qualitativa, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado em

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.18171-18177 apr. 2020. ISSN 2525-8761

novembro de 2018 como atividade de extensão da Liga Acadêmica de Ortopedia dos cursos de medicina e fisioterapia da Universidade de Fortaleza como uma metodologia de atividade extramuros desenvolvida no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, localizado no município de Fortaleza– CE. Foi realizado um mutirão de um dia para atividades focadas na prevenção e no controle do pé diabético à população presente no local. Para tal, foi adotado um modelo de avaliação interdisciplinar para os alunos de fisioterapia e medicina realizarem os atendimentos, e materiais para as atividades de promoção à saúde. As dinâmicas foram desenvolvidas pelos alunos e professores em parceria e presença direta dos profissionais locais com o objetivo tanto de possibilitar aos alunos a vivência com o profissional formado quanto conduta terapêutica viável a ser realizada pela unidade, favorecendo a integralidade dos serviços prestados. As ações assistenciais foram: Auditório, Sala De Espera, Consultas e Orientações pós- consultas.

Palavras-chave: Ensino. Educação médica. Promoção da saúde. Comunicação

Interdisciplinar.

ABSTRACT

This study aimed to report the experience of the Academic League of Orthopedics experienced in the extension project with the assisted community in a secondary health unit. With a qualitative approach, it is characterized as an experience report experienced in November 2018 as an extension activity of the Academic League of Orthopedics of the medicine and physiotherapy courses at the University of Fortaleza as a methodology for extramural activities developed at the Integrated Center for Diabetes and Hypertension , located in the city of Fortaleza - CE. A one-day task force was held for activities focused on the prevention and control of diabetic foot to the population present at the site. To this end, an interdisciplinary assessment model was adopted for physiotherapy and medicine students to perform the consultations, and materials for health promotion activities. The dynamics were developed by students and teachers in partnership and the direct presence of local professionals with the objective of both enabling students to experience the trained professional and viable therapeutic conduct to be performed by the unit, favoring the integrality of the services provided. The assistance actions were: Auditorium, Waiting Room, Consultations and post-consultation Guidelines.

Keywords: Teaching. Medical education. Health promotion. Interdisciplinary Communication.

1 INTRODUÇÃO

A Liga de Ortopedia (LIGADO) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) surgiu no ano de 2011 e a princípio tinha foco dividido em três especialidades médicas: Anestesiologia, Dor e Ortopedia; iniciais que deram origem ao seu nome LIGADO. Após os primeiros semestres, a liga passou a focar somente na Ortopedia, dando total atenção a essa especialidade.

A partir de 2017, a LIGADO passou a se constituir também de alunos do curso de Fisioterapia da UNIFOR que ingressaram também através de processo seletivo e que participam de atividades conjuntas em atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Liga conta com 17 membros, divididos em acadêmicos de medicina e fisioterapia, orientados por 3 professores da

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.18171-18177 apr. 2020. ISSN 2525-8761

UNIFOR, autores deste artigo. Os alunos têm a oportunidade de desempenhar funções administrativas como presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro; além de diretor de comunicação dentre outros.

A LIGADO tem como objetivo atender os princípios do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), por meio de aulas, mesas redondas, cursos, elaboração de pesquisas e publicação de artigos, além de colaborar com a população com atividades de educação em saúde e mutirões de atendimento.

As ligas acadêmicas têm por objetivo aproximar o estudante da prática de atenção à saúde, alcançar a indissociabilidade, oferecer diversidade de cenários, formar para a saúde, aprender a fazer, aprender a cuidar de pares, formar profissionais sensibilizados e comprometidos para lidar com o imprevisível, e incentivar a pesquisa e a extensão (SILVA, 2015).

A principal motivação para a procura dos estudantes por ligas acadêmicas é a aproximação com a prática médica. Por conseguinte, há atividades como agente de promoção de saúde e transformação social, além de utilizar os conhecimentos adquiridos em prol da população. O aprimoramento do currículo também é outro fator preponderante para a essa procura, visto que devido às atividades de pesquisa e extensão, é possível fazer trabalhos que podem ser publicados em artigos, revistas ou apresentados em congressos (SILVA, 2015).

A busca discente por atividades extracurriculares objetiva suprir os anseios em aprofundar o conhecimento prático de temas do maior interesse acadêmico. Essa, ingressando no cenário de prática profissional, possibilita ao discente vivenciar atividades interdisciplinares com diferentes profissionais envolvidos no cuidado em saúde e que, segundo Streeton at al (2016), melhora o desempenho da equipe resultando em maior satisfação da população assistida.

Em busca de um atendimento humanizado, a sociedade e mercado de trabalho exigem hoje que os profissionais da saúde possuam a capacidade de trabalhar em equipe com o intuito de promover saúde de forma integral a seus pacientes, destruindo o conceito biomédico “curativista” (SOARES et al., 2016).

Para isso, diferentemente do que é ensinado tradicionalmente, onde apenas são ministradas aulas, se faz necessário que os discentes possuam trocas de experiências entre os alunos em diferentes aulas e com diversos professores para que, quando cheguem ao mercado de trabalho, possuam competências na habilidade para solucionar problemas complexos (BOAS, MORI, 2015).

O presente estudo objetivou relatar a experiência da Liga Acadêmica de Ortopedia da UNIFOR, vivenciada no projeto de extensão junto à comunidade assistida por uma unidade de atenção secundária.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.18171-18177 apr. 2020. ISSN 2525-8761

2 METODOLOGIA OU DESCRIÇÃO DA EXPERINÊNCIA

O presente estudo com abordagem qualitativa, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado em novembro de 2018 como atividade de extensão da Liga Acadêmica de Ortopedia (LIGADO) do curso de medicina e fisioterapia da Universidade de Fortaleza. Tratou-se de uma atividade extramuros desenvolvida no município de Fortaleza– CE, no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH). A ação voltou-se em realizar avaliação ortopédica nos pacientes diabéticos e atividades de promoção à saúde no mesmo local.

Participaram do mutirão 3 professores e 16 alunos dos cursos de medicina e fisioterapia da Universidade e membros da LIGADO. O atendimento à população buscou o formato interdisciplinar onde os alunos realizaram avaliação ortopédica, sob a orientação dos professores, e atividades educativas por meio de roda de conversa, banners e folders. Para isso, houve um planejamento prévio durante as reuniões para a divisão de tarefas e conhecimento do modelo de avaliação ortopédica com anamnese e exame físico que seria utilizado abrangendo as duas áreas de conhecimento.

No dia, inicialmente houve uma dinâmica de conversa entre os alunos e os pacientes com auxílio de um slide de power point com imagens ilustrativas objetivando conscientizá-los sobre os cuidados contra o pé diabético, uma complicação podal decorrente do diabetes que pode ser evitada. Em seguida, os pacientes foram organizados a partir de senhas por ordem de chegada para serem encaminhados às áreas do mutirão, as quais eram o espaço para ginástica, consultórios para avaliação ortopédica, sala de baropodometria para análise da pisada e, consequentemente, da postura e outro espaço para mais explicações e orientações através de banners e folders educativos. Reforça-se que em todas as áreas os alunos de fisioterapia e medicina trabalhavam juntos e sob a supervisão dos professores

As ações assistenciais foram: Auditório, Sala De Espera, Consulta e Orientações pós- consulta. Vale salientar que tais atividades foram desenvolvidas pelos alunos e professores em parceria e presença direta dos profissionais locais com o objetivo tanto de possibilitar aos alunos a vivência com o profissional formado quanto condutas viáveis a serem realizadas pela Unidade, favorecendo a integralidade dos serviços prestados.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.18171-18177 apr. 2020. ISSN 2525-8761

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 AÇÕES ASSISTENCIAIS

3.1.1 Auditório

O auditório foi destinado à dinâmica de conversa entre os membros da ação e os pacientes presentes no local. No início da manhã, os pacientes chegavam e eram direcionados a irem ao auditório para que se desse início a este debate que foi seguindo um slide de power point com imagens ilustrativas feito pelos membros da Liga. Os alunos interagiram diretamente com os pacientes discutindo sobre pé diabético, mitos e verdades, perguntas da plateia e demonstrações sobre a temática apresentada.

3.1.2 Sala de Espera

A sala de espera antes das consultas foi cenário para realização de educação em saúde com abordagem no tema “Pegando no Pé do Diabético” para falar sobre prevenção e controle do problema. A metodologia utilizada foi exposição dialogada com a utilização de banners e folders ilustrativos com dicas de cuidado próprio e dicas de alongamentos mais atividades para serem feitos em casa.

3.1.3 Consultas

As consultas tiveram um formato interdisciplinar com a presença de alunosdo curso de medicina e fisioterapia e seus respectivos professores, os quais poderiam intervir a qualquer momento que julgarem necessário. As consultas ocorreram em dois ambientes para separação da avaliação ortopédica e da baropodometria, a qual avalia a pisada e, consequentemente, a postura dos indivíduos.

A consulta tinha início com um dos alunos recebendo o paciente à porta, apresentando a equipe presente na sala e conduzindo-o à sua avaliação que iniciava com uma entrevista para coleta dos dados de identificação. Em seguida, era realizado o exame físico por meio de um modelo de ficha avaliativa interdisciplinar composta por etapas de inspeção, palpação, mobilização passiva, testes ortopédicos, testes neurológicos (sensibilidade) e a baropodometria na consulta seguinte para avaliação da pisada por análise das imagens que o computador emitia.

3.1.4 Orientações Pós-consulta

Após as consultas os pacientes foram encaminhados para participar de uma atividade em grupo que objetivou alongamento, com bola suíça e bastões de madeira. Tratou-se de um momento

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.18171-18177 apr. 2020. ISSN 2525-8761

descontraído, mas de muito interação entre os professores, alunos e pacientes. Tais atividades interdisciplinares entre a medicina e a fisioterapia aconteceram de modo harmônico, favorecendo um atendimento mais integral ao paciente.

A LIGADO, ao realizar tal ação no CIDH, como proposta de ensino e extensão, possibilitou a interseção entre a atenção á saúde e a educação médica, proposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de medicina pelo ministério da Saúde e da Educação (ALVES, 2013). O mutirão proporcionou ao aluno imersão no campo de prática, possibilitando o contato com a realidade profissional que, segundo Miranda (2008), possibilita uma aprendizagem crítica e reflexiva. O discente, nesse cenário, também pode vir a estabelecer associações entre teoria e prática, buscando conhecimentos prévios e adquirindo novos (PIMENTA, 2004).

A atividade “extramuros” da universidade requer do discente o conhecimento da comunidade a qual prestará serviço com o objetivo de adequar a comunicação dentre outros aspectos culturais, a fim de viabilizar o cuidado em saúde. Desse modo, é necessário inicialmente realizar análise e problematização das ações a serem executadas com estabelecimento dos objetivos elencados (PIMENTA, 2008).

Tais cenários de ensino e aprendizagem possibilitam a transformação dos saberes dos estudantes em saberes diferenciados, onde existe o estímulo ao pensamento formador de opinião (PIVETTA, 2014). Isso abre espaço para contemplar e conhecer o indivíduo como um todo, dentro da complexidade que é a vida humana com atuação dos determinantes sociais em saúde e iniquidades sociais, agindo em tempo real.

Para oferecer uma assistência que contemple a integralidade da vida humana, faz- se necessário a não apenas a atuação multiprofissional, mas interdisciplinar, onde os saberes se integram em prol da vida humana.

4 CONCLUSÃO

A Liga de Ortopedia (LIGADO), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), ao realizar o mutirão como atividade de ensino e extensão extramuros possibilitou aos discentes envolvidos um contato direto com a realidade prática sobre assistência interdisciplinar ortopédica e fisioterápica. A prática do ensino e aprendizagem fluiu num cenário de corresponsabilidade, resultando em fortalecimento profissional e pessoal dos participantes.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.18171-18177 apr. 2020. ISSN 2525-8761

REFERENCIAS

ALVES, C.R.L. et al. Mudanças Curriculares: principais dificuldades na implementação do PROMED. Rev. bras. educ. med. v. 37, n. 2. 157-166, 2013.

BOAS, R.V.V.; MORI, Z.C.S. Metodologias inovadoras: uma nova realidade que desafia a efetividade do direito social fundamental à educação e encontra limite na cidade inteligente (ideal). Revista Unicuritiba edu., Sergipe, v. 3, n. 40, 2015.

PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores – Unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 2004.

_______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. PIVETTA, H. M. F.; VOGT, M. S. L.; BADARO, A. F. V. Metodologia do ensino superior: uma experiência na pós-graduação lato sensu em fisioterapia. Cad. Edu. Saúde. São Paulo, v.1, n. 2, 2014.

SILVA S.A DA; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev Bras Educ Med. v. 39, n. 3, p:410- 417, 2015.

SOARES, D.G.; PINHEIRO M.C.X.; QUEIROZ D.M. Implantação da Puericultura e desafios do cuidado na estratégia saúde da família em um município do estado do Ceará. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, v.29, n.1, p.132-138, 2016.

STREETON, A. et al. Improving Nurse-Physician Teamwork: A Multidisciplinary Collaboration. Medsurg Nurs. V. 25, n.1, p:31-4, 2016.

Referências

Documentos relacionados

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Na Rodovia SP 075, o tráfego é representado, em grande parte, pelo deslocamento regional entre as cidades no entorno de Campinas e Sorocaba, bem como pelo

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Estrutura para análises fisico-químicas laboratoriais 23 Pesca com 'galão' realizada no açude Paus Branco, Madalena/CE 28 Macrófitas aquáticas flutuantes no nude Paus