• Nenhum resultado encontrado

MENTEE Mentoring, Networking e Formação para Empreendedores Europeus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MENTEE Mentoring, Networking e Formação para Empreendedores Europeus"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MENTEE – Mentoring, Networking e Formação para Empreendedores

Europeus

Proj.n.º: 2014-1-PL01-KA202-003383

Quadro de Competências-Chave para o

Empreendedorismo

(2)

2

Índice

1.

Introdução ...3

2.

Quadro de competências-chave para o empreendedorismo ...4

2.1 Estrutura do Quadro ... 5

(3)

3

1. Introdução

A Europa necessita de mais empreendedores e empresas. Durante mais de uma década, a Comissão Europeia tem vindo a aprovar medidas para a criação de um contexto mais favorável, no sentido de promover o crescimento económico através do empreendedorismo.

O projeto MENTEE tem por objetivo apoiar os aspirantes e novos empreendedores de toda a Europa, proporcionando-lhes experiências empresariais práticas e know-how, juntamente com modelos empresariais a seguir, inspiração e competências informais que podem ser asseguradas pelo constante contacto com mentores/empreendedores experientes.

Os principais grupos-alvo são empreendedores que, de alguma forma, estejam envolvidos no programa Erasmus para Jovens Empreendedores, e o MENTEE aplica a metodologia dos Mentoring Circles™, conectando-os através de uma plataforma interativa e de aprendizagem.

No projeto MENTEE trabalhamos tanto com mentores como com mentees.

Este documento apresenta um dos principais resultados obtidos no âmbito do projeto MENTEE, formalmente designado por “Intellectual Output 1” (realizações intelectuais/resultados tangíveis do projeto). O principal objetivo era criar uma lista de competências-chave, por ordem de relevância, que um empreendedor deve ter de modo a ter sucesso na sua atividade comercial. As atividades do IO1 são fundamentais para garantir que as ferramentas/métodos de formação desenvolvidas e promovidas no decorrer do projeto têm por base as boas práticas de formação para o empreendedorismo e do mentoring, permitindo também o desenvolvimento de um quadro de competências-chave para o empreendedorismo. As atividades implementadas pelo consórcio do MENTEE para a recolha de informação para o desenvolvimento do “Quadro de competências-chave para o empreendedorismo”, foram estruturadas em três (3) fases e incluem:

FASE 1: Investigação e análise

O principal objetivo desta fase foi explorar a atual situação Europeia em relação à educação para o empreendedorismo, iniciativas de formação e mentoring sobre competências em torno do empreendedorismo. Tal foi realizado com a recolha de boas práticas/casos de estudo de diferentes países da União Europeia. Ao explorar experiências anteriores, a parceria recolheu documentos e ferramentas testadas anteriormente e disponibilizadas para outros fins, podendo ser adaptadas como material de formação para os grupos-alvo para os quais os manuais do MENTEE foram desenhados. A análise documental e bibliográfica foi igualmente para estabelecer a base de desenvolvimento das ações posteriores, tendo a parceria estruturado o questionário qualitativo e quantitativo, administrado a empreendedores experientes e de sucesso, dando início à segunda fase do desenvolvimento do IO1. FASE 2: Entrevistas qualitativas

Para a recolha de dados qualitativos diante de diferentes empreendedores Europeus e especialistas no âmbito do empreendedorismo, foram efetuadas pelo menos 5 entrevistas em cada país da parceria. Para este efeito foram realizadas, analisadas e reportadas um conjunto de entrevistas, tendo por base um guia de entrevistas qualitativo e semiestruturado especialmente construído para este fim, estruturado em questões abertas, que têm por objetivo recolher aspetos qualitativos e conhecimentos sobre as competências de empreendedorismo mais relevantes.

(4)

4

Esta atividade tinha como propósito explorar as competências-chave para o empreendedorismo (incluindo conhecimentos, competências, atitudes e experiência) necessárias para se ser um empreendedor de sucesso, explorando o conhecimento e experiências de empreendedores mais experientes. De facto, durante o desenvolvimento destas entrevistas, os parceiros acordaram que estas eram fundamentais para interagir com empreendedores experientes, de forma a perceber o seu entendimento e percepção sobre competências-chave para o empreendedorismo, sobre as quais deveria ser estruturado o perfil de um empreendedor de sucesso e a formação adequada para se tornar bem-sucedido e atingir esse nível. Os resultados desta fase permitiram que a parceria desenvolvesse uma lista de competências-chave para o empreendedorismo (conhecimentos, competências, atitudes, características). Estas foram a base para a estruturação do inquérito online, que tinha por objetivo obter uma confirmação quantitativa e qualitativa sobre as competências-chave propostas pelos empreendedores para que o quadro de competências fosse estruturado em conformidade.

FASE 3: Inquérito online e quadro de competências –chave para o empreendedorismo

O objetivo do inquérito online era recolher a perspetiva que empreendedores experientes têm sobre as competências-chave (conhecimento-capacidades-atitudes) necessárias para que os empreendedores tenham sucesso.

O consórcio teve por base as competências-chave para o empreendedorismo identificadas através das entrevistas realizadas anteriormente, um dos maiores contributos para a construção do inquérito online, sendo este um último passo para o desenvolvimento do quadro de competências-chave para o empreendedorismo. Ao identificar o conhecimento, competências e capacidades mais relevantes, a parceria conseguiu criar um quadro de três níveis que funciona como base para a formação a ser dinamizada no âmbito das sessões presenciais dos Mentoring Circles™ e na plataforma de aprendizagem e networking do projeto MENTEE. A análise dos resultados do inquérito online complementou as respostas obtidas pelos empreendedores experientes que foram entrevistados na fase anterior.

A par do “Quadro de competências-chave para o mentoring”, que foi igualmente desenvolvido tendo por base a implementação de um conjunto de atividades independentes e complementares (IO2), este quadro foi uma referência para adaptar e posteriormente desenvolver um modelo de aprendizagem coerente, partindo do produto dos Mentoring Circles™. Adicionalmente, estes quadros podem ser uma boa base para que entidades e profissionais do sistema de Educação e Formação Profissional (EFP), que exercem atividade no âmbito da formação para o empreendedorismo com uma abordagem mais prática, e também para que os empreendedores compreendam como e onde concentrar os seus esforços para a aprendizagem.

2. Quadro de competências-chave para o empreendedorismo

Como descrito anteriormente, o desenvolvimento do quadro de competências-chave foi cuidadosamente planeado e estruturado em fases distintas.

O Quadro de Competências-chave para o Empreendedorismo é um resultado útil que permite a rápida identificação de competências, domínios e capacidades que, com base nos resultados do projeto de análise e investigação, conduzem os empreendedores ao sucesso.

(5)

5

2.1 Estrutura do Quadro

A informação e resultados recolhidos durante as duas primeiras fases do processo, juntamente com o inquérito online, foram analisados de forma a identificar 3 principais níveis de realização correlacionados com o potencial dos empreendedores:

Nível 1 - Potencial Elevado Nível 2 - Potencial Moderado Nível 3 - Potencial Limitado Cada nível está relacionado com:

Um Cluster de Competências Empreendedoras: (agrupa competências técnicas e sociais, atitudes e conhecimento), que foi construído para cada nível no primeiro, segundo e terceiro grupo de 4-6 itens da questão 13 (”Características Empresariais”).

Aspetos e áreas de especialização do empreendedorismo: é construído com base no primeiro, segundo e terceiro grupos de 2-3 itens da questão 14 (”Principais aspetos e áreas de especialização”), resultante da lista por ordem de relevância dada pelos inquiridos.

Um cluster de Competências: evidencia a ordem de relevância para todos os níveis das 4 áreas de competência listadas na questão 8 (”Principais competências”) do questionário do MENTEE (Competências Técnicas, Competências Sociais, Atributos/Atitudes pessoais, Conhecimento) dada por todos os inquiridos. Não obstante, este difere para cada um dos 3 níveis, como mostrado em conformidade no primeiro, segundo e terceiro grupo de 2-5 capacidades/competências principais da questão 9 (”Competências técnicas”), 10 (”Competências sociais"), 11 (”Atitudes/Atributos pessoais”) e 12 (”Conhecimento”) do nosso questionário para cada nível.

2.2 Resultados obtidos a partir do Quadro

As seguintes tabelas apresentam as competências-chave para o empreendedorismo identificadas por cada um dos 3 níveis de realização:

(6)

6

NÍVEL 1 - Potencial Elevado

NÍVEL DE

REALIZAÇÃO

NÍVEL 1 - POTENCIAL ELEVADO

CLUSTER DE

COMPETÊNCIAS EM

EMPREENDEDORISMO

► Observar e agarrar as oportunidades: um empreendedor procura e agarra sempre

as oportunidades.

► Iniciativa: o empreendedor deve ser capaz de realizar ações que vão para além

das exigências do seu emprego e de agir depressa. Estão sempre à frente dos

outros e são capazes de se tornarem líderes no campo do negócio.

► Persistência: um empreendedor tem capacidade para investir continuamente e

implementar atividades para ultrapassar um obstáculo e alcançar os seus

objetivos.

Foco na qualidade do trabalho: um empreendedor age para atingir um elevado

nível de excelência, sentindo-se realizado por atingir esse nível de excelência.

ASPECTOS E ÁREAS DE

ESPECIALIZAÇÃO EM

EMPREENDEDORISMO

► Capacidade para reconhecer uma oportunidade de empreendedorismo

Características pessoais (pro-atividade, otimismo, correr riscos, etc…)

COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIAS

TRANSVERSAIS

ATRIBUTOS /

ATITUDES PESSOAIS

CONHECIMENTO

COMPETÊNCIAS

NUCLEARES

► Liderança

► Comunicação

► Networking

► Tomada de

decisão

► Entusiasmo

► Determinação

► Compromisso

► Iniciativa

► Comunicação

► Conhecimento

académico ou

técnico

► Conhecimento de

gestão operacional

► Desenvolvimento de

um plano de negócios

em constante

atualização que

permite uma análise

e avaliação financeira

real;

► Desenvolvimento de

orçamentos para o

desenvolvimento e

implementação de

um negócio;

► Cálculo e

monitorização de

despesas, receitas e

lucros;

► Desenho de uma

estratégica de

marketing.

(7)

7

NÍVEL 2 - Potencial Moderado

NÍVEL DE

REALIZAÇÃO

NÍVEL 2 - POTENCIAL MODERADO

CLUSTER DE

COMPETÊNCIAS EM

EMPREENDEDORISMO

► Procura de Informação: um empreendedor é capaz de realizar ações para procurar

informação de modo a atingir objetivos do negócio ou clarificar problemas do

mesmo.

► Compromisso para Contratos de Trabalho: Um empreendedor coloca a prioridade

mais elevada na conclusão de um trabalho.

► Orientação para a eficiência: um empreendedor de sucesso encontra sempre uma

forma de concretizar uma atividade de forma mais rápida e utilizando menos

recursos a um custo menor.

► Planeamento sistemático: um empreendedor desenvolve e utiliza um plano lógico de

passo-a-passo para concretizar os seus objetivos.

► Capacidade de resolução de problemas: empreendedores de sucesso são capazes de

identificar novas e ideias únicas para concretizar os seus objetivos.

ASPECTOS E ÁREAS DE

ESPECIALIZAÇÃO EM

EMPREENDEDORISMO

► Gestão

► Resolução de problemas

Capacidade de tomada de decisão

COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIAS

TRANSVERSAIS

ATRIBUTOS /

ATITUDES PESSOAIS

CONHECIMENTO

COMPETÊNCIAS

NUCLEARES

► Colaboração e

trabalho em

equipa

► Resiliência

► Perseverança

► Capacidade para

correr e gerir

riscos

► Sentido de

responsabilidade

Conhecimento

sobre gestão

financeira

► Reinvestir na

empresa para o

crescimento do

negócio

► Planeamento de

necessidades de

Recursos humanos

► Identificação de custo

de produtos e

serviços de forma

eficiente

► Previsão financeira

(8)

8

NÍVEL 3 - Potencial Limitado

NÍVEL DE

REALIZAÇÃO

NÍVEL 3 - POTENCIAL LIMITADO

CLUSTER DE

COMPETÊNCIAS EM

EMPREENDEDORISMO

► Autoconfiança: um empreendedor de sucesso tem uma forte crença nele próprio e

nas suas próprias capacidades.

► Assertividade: um empreendedor confronta os problemas e questões com os

outros diretamente.

► Persuasão: um empreendedor é capaz de persuadir e influenciar pessoas no sentido

de mobilizar Recursos, obter inputs, organizar produção e vender os seus produtos

ou serviços.

► Utilização de estratégias de influência: um empreendedor é capaz de recorrer a

pessoas influentes para alcançar os seus objetivos empresariais.

ASPECTOS E ÁREAS DE

ESPECIALIZAÇÃO EM

EMPREENDEDORISMO

► Experiência de vida e condições contextuais

Conhecimento prévio sobre o sector, mercado, das necessidades dos clientes e

tecnologia

COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIAS

TRANSVERSAIS

ATRIBUTOS /

ATITUDES PESSOAIS

CONHECIMENTO

COMPETÊNCIAS

NUCLEARES

► Gestão de

stresse

► Flexibilidade

► Gestão e

resolução de

conflitos

► Imaginação

► Assertividade

► Inteligência

emocional

► Controlo

emocional

► Compreensão da

diversidade

► Pensamento

autocrítico

► Cooperação

► Conhecimento

sobre legislação

► Conhecimento

sobre fiscalidade

► Definir a organização

legal da atividade da

empresa (obtenção

de licenças e

permissões).

► Avaliação do impacto

ambiental do

negócio.

Referências

Documentos relacionados

Há vários métodos de estudo da Árvore da Vida, sendo um deles e talvez o principal, a meditação sobre os atributos e significados de cada carta e cada ponto da Árvore. Os passos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Ao longo dos meses do semestre em análise, foram as mulheres quem mais contribuiu para o desemprego registado no sector dos Serviços, ao contrário das

Para além do mosto de uvas concentrado (MC) e mosto de uvas concentrado rectificado (MCR), não é permitida a utilização de qualquer outro produto que tenha por objectivo fazer variar

Acioli (1994) explicita que essa realidade não é exclusiva de um ou outro acervo, mas bastante comum no Brasil. Dentre os inúmeros processos manuscritos existentes nesse

A relatividade permitiu que se pudesse pensar na experiência e na filosofia da teoria física (que rompe com a racionalidade vigente) como fortemente justapostas. A possibilidade