• Nenhum resultado encontrado

Manual do Utilizador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Manual do Utilizador"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

iVina 1200P.Digitalizador de Imagens a Cores

Manual do Utilizador

(D/N 250-0227-E Rev. 1.0)

iVina Inc.

(2)

Marcas Registadas

Microsoft é uma marca registada nos E.U.A. pela Microsoft Corporation.

Windows e MS-DOS são marcas registadas da Microsoft Corporation.

IBM, PC, AT, XT são marcas registadas da International Business Machines Corp.

As restantes marcas e nomes de produtos referidos neste documento são marcas registadas ou marcas comerciais dos respectivos fabricantes.

Direitos de Autor

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada num sistema de arquivo, nem traduzida para qualquer idioma ou linguagem de computador, sob qualquer forma ou por quaisquer meios, sejam electrónicos, mecânicos, magnéticos, ópticos, químicos, manuais ou outros, sem autorização prévia, por escrito, da iVina .

Os materiais digitalizados através deste produto podem estar protegidos por leis oficiais e por outros regulamentos, tais como leis de propriedade intelectual. O cliente só é responsável pela conformidade com tais leis e regulamentos.

Garantia

As informações contidas neste documento estão sujeitas a alteração sem aviso prévio.

A iVina não confere garantias de espécie alguma relativamente a este material, incluindo, mas não se limitando a, garantias implícitas de adequação a fins específicos.

A iVina não se responsabiliza pelos erros existentes neste documento nem por danos acidentais ou consequentes relacionados com a apresentação, desempenho ou utilização deste produto.

(3)

Declaração FCC sobre Interferências de Frequência de Rádio

Este equipamento foi testado e verificou-se que está em conformidade com os limites estabelecidos para dispositivos digitais Classe B, de acordo com a Parte 15 dos Regulamentos FCC.

Estes limites foram estabelecidos com o objectivo de assegurar uma protecção adequada contra interferências perigosas em instalações domésticas. Este equipamento gera, utiliza e pode emitir energia em frequências de rádio e, caso não seja instalado e utilizado de acordo com o manual de instruções, pode provocar interferências que podem afectar as comunicações via rádio. No entanto, não existe qualquer garantia de que não possam ocorrer interferências em instalações específicas. Se este equipamento provocar efectivamente interferências prejudiciais à recepção de rádio ou televisão, o que pode ser confirmado ligando e desligando o equipamento, recomendamos que o utilizador tente eliminar as interferências utilizando uma ou mais das seguintes medidas:

* Reorientar ou mudar a localização da antena de recepção.

* Aumentar a distância entre o equipamento e o dispositivo receptor.

* Ligar o equipamento a uma tomada pertencente a um circuito diferente do circuito ao qual o dispositivo receptor está ligado.

* Consultar o revendedor ou um técnico experiente de rádio/TV para obter assistência.

ATENÇÃO: Quaisquer alterações ou modificações que não tenham sido expressamente autorizadas pelo fabricante deste produto podem anular a autoridade do utilizador para operar o equipamento.

Declaração de Conformidade EC De acordo com a norma EN45014

Nome do Fabricante: iVina Inc.

declara-se que o produto

Número de Modelo: iVina 1200P

está em conformidade com as seguintes Especificações:

Radiação: EN 50081-1 (1992)

EN 55022 (Class B)

(Radiação Transmitida) (1994) EN 60555-2 (Harmonia) (1987) EN 60555-3 (Intermitência) (1987)

Protecção: EN50082-1 (1992)

IEC 1000-4-2 (ESD) (1995) IEC 1000-4-3 (RS) (1995) IEC 1000-4-4 (EFT/Burst) (1995) IEC 1000-4-5 (SURGE) (1995)

Data: Dezembro de 1995

(4)

Índice

1. INTRODUÇÃO... 1

2. INSTALAÇÃO DO DIGITALIZADOR ... 2-1 2.1 PRECAUÇÕES...2-1 2.2 DESBLOQUEAR O DIGITALIZADOR ...2-1 2.3 LIGAR O CABO...2-2 2.4 COLOCAÇÃO DOS DOCUMENTOS...2-2

3. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ... 3-1 3.1 PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO...3-1 3.2ANULAR A INSTALAÇÃO DO DIGITALIZADOR...3-1

4. PERSONALIZAR AS PREFERÊNCIAS DOS BOTÕES... 4-1 4.1 BREVE DESCRIÇÃO DOS BOTÕES...4-1 4.2 FUNÇÃO DO BOTÃO...4-1 4.2.1 BOTÃO COPIAR (COPY)...4-1 4.2.2 BOTÃO OCR ...4-1 4.2.3 BOTÃO DIGITALIZAR (SCAN) ...4-1 4.2.4 BOTÃO EMAIL...4-1 4.3 PERSONALIZAR AS PREFERÊNCIAS DOS BOTÕES...4-2 4.3.1 PERSONALIZAR AS PREFERÊNCIAS DE CÓPIA...4-2 4.3.2 PERSONALIZAR AS PREFERÊNCIAS DO COPIADOR IVINA...4-4 4.3.3 PERSONALIZAR AS PREFERÊNCIAS DE OCR...4-6 4.3.4 PERSONALIZAR AS PREFERÊNCIAS DE DIGITALIZAÇÃO...4-7 4.3.5 PERSONALIZAR AS PREFERÊNCIAS DE CORREIO ELECTRÓNICO...4-8

(5)

5 UTILIZAR OS BOTÕES ... 5-1 5.1 FAZER A PRIMEIRA CÓPIA...5-1 5.2 DIGITALIZAR TEXTO PARA UMA APLICAÇÃO DE OCR...5-2 5.3 DIGITALIZAR FOTOGRAFIAS PARA O PAPERPORT...5-2 5.4 ENVIAR IMAGENS PARA UMA APLICAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO...5-3

6. DIGITALIZAR A PARTIR DE APLICAÇÕES COMPATÍVEIS TWAIN... 6-1 6.1 SELECCIONAR O TIPO DE IMAGEM CORRECTO ...6-3 6.2 PARÂMETROS DE DIGITALIZAÇÃO E CONTROLO DAS IMAGENS...6-6 6.3 DIGITALIZAR... 6-14 6.4 IMPRIMIR... 6-15

7. MANUTENÇÃO ... 7-1

8. DETECÇÃO E CORRECÇÃO DE PROBLEMAS... 8-1 8.1 PERGUNTAS E RESPOSTAS...8-1 8.2 ASSISTÊNCIA TÉCNICA...8-3

9. ESPECIFICAÇÕES ... 9-1 9.1 MODELO: IVINA 1200P ...9-1

INDEX...

(6)

1. Introdução

Obrigado por ter adquirido o digitalizador de imagens a cores iVina 1200P. iVina é uma das companhias mais prestigiadas do mundo pelos digitalizadores de excepcional desempenho que produz.

O iVina 1200P é um novo digitalizador horizontal, com botões frontais de fácil acesso. Estes botões permitem realizar várias tarefas num único passo, tornando a digitalização um processo instantâneo, rápido e particularmente acessível ao utilizador.

Para assegurar o desempenho ideal do digitalizador, reserve alguns minutos para ler este manual antes de instalar e utilizar o digitalizador. Este manual inclui as instruções apropriadas sobre como desembalar, instalar, utilizar e manter o digitalizador.

A Figura 1-1 ilustra a forma como o digitalizador está embalado. Utilizando a lista incluída na caixa, ou a Figura 1-1, verifique se foram incluídos todos os artigos. Se detectar a falta de algum artigo, ou se algum deles estiver danificado, entre em contacto com o seu revendedor mais próximo.

(7)

2. Instalação do Digitalizador

2.1 Precauções

Ÿ Mantenha o digitalizador afastado da luz solar directa. A exposição directa à luz solar ou ao calor excessivo podem danificar o equipamento.

Ÿ Não instale o digitalizador em locais húmidos ou com muita poeira.

Ÿ Verifique se está a utilizar uma fonte de alimentação CA apropriada.

Ÿ Coloque o digitalizador numa superfície plana e estável. As superfícies inclinadas ou instáveis podem provocar problemas mecânicos ou de alimentação de papel.

2.2 DESBLOQUEAR O DIGITALIZADOR

Para proteger o equipamento de digitalização contra danos durante o transporte, existe na parte inferior do digitalizador um interruptor de bloqueio que impede o digitalizador de se movimentar. Para desbloquear o digitalizador, coloque-o na posição ilustrada na Fig. 2-1 e localize o interruptor de bloqueio, situado no canto do equipamento, e depois desloque o interruptor para a posição “Unlock” (Desbloquear), da forma a seguir descrita.

Figura 2-1 Desbloquear o Digitalizador

Nota: Se necessitar de transportar o digitalizador, execute os seguintes passos e coloque o interruptor na posição de bloqueio (“lock”). Se não o fizer, poderão resultar danos que impedirão o digitalizador de funcionar correctamente, anulando a garantia.

(8)

2.3 Ligar o cabo

Ligue o cabo de alimentação e o cabo de sinal da forma a seguir ilustrada.

Figura 2-2 Ligação do cabo do digitalizador iVina 1200P

2.4 Colocação dos Documentos

Conforme indicado na Figura 2-3, coloque o documento sobre o vidro, de forma a que o texto fique virado para baixo.

1

2 4

5 6

7

3

1. Digitalizador 2. PC

3. Porta Paralelo do PC 4. Transformador 5. Cabo D25P

6. Cabo da Impressora

(9)

3. i nstalação do s oftware

Para funcionar à velocidade máxima, o digitalizador de imagens a cores iVina 1200P deve ser utilizado com a configuração mínima a seguir indicada:

* Sistema compatível IBM PC 386/486, Pentium ou superior;

* Microsoft Windows 3.1, Windows 95/98 ou Windows NT;

* Uma porta de impressora disponível (porta paralelo melhorada recomendada);

* 100 Megabytes de espaço disponível no disco rígido para a instalação;

* 16 Megabytes de RAM (32 Megabytes ou mais recomendados);

* Monitor VGA;

* Dispositivo indicador compatível com o Microsoft Windows (por exemplo, um rato);

* Uma unidade de CD-ROM.

3.1 Procedimentos de instalação

Antes de iniciar a instalação feche todas as aplicações, incluindo o programa anti-vírus, se estiver activo no computador.

1. Introduza o CD fornecido no CD-ROM. É visualizado o menu Instalação ilustrado na Figura 3-1.

Observação: Se o menu Instalação não for visualizado poderá, em alternativa, fazer clique no botão Iniciar localizado na barra de tarefas, seleccionar Executar e escrever “d:\cdsetup.exe”

(em que D: corresponde à unidade de CD-ROM) e fazer clique em OK.

2. Faça clique em “Instalar Software”. Será visualizado um segundo menu, mostrado na Figura 3-2. Este menu inclui os diferentes itens de software contidos no CD, incluindo o controlador do digitalizador e as aplicações de software oferecidas, como sejam o MGI PhotoSuite, o Xerox TextBridge OCR, Button Manager e o PaperPort.

3. Siga as instruções apresentadas no ecrã para instalar o controlador do digitalizador e, individualmente, cada uma das aplicações.

4. Reinicie o computador após ter executado os anteriores procedimentos de instalação.

Figura 3-1

Figura 3-2

3.2 Anular a Instalação do Digitalizador

Para anular a instalação do digitalizador, faça duplo clique no ícone Uninstall (Anulação de Instalação) existente no grupo do controlador iVina.

(10)

4. Personalizar as preferências dos botões

4.1 Breve descrição dos botões

Figura 4-1 Breve descrição dos botões

4.2 Função do botão

4.2.1 Botão Copiar (Copy)

Pode premir directamente o botão Copiar para obter de imediato uma cópia da imagem digitalizada na impressora.

4.2.2 Botão OCR

Pode premir o botão OCR para converter o texto original para texto editável num processador de texto.

4.2.3 Botão Digitalizar (Scan)

Pode premir o botão Digitalizar para digitalizar as suas fotografias e visualizar a imagem correspondente no ambiente de trabalho do PaperPort, uma aplicação avançada de gestão de documentos.

4.2.4 Botão Email

Pode premir o botão Email para enviar a imagem digitalizada para a sua aplicação de correio electrónico, como um ficheiro anexo.

(11)

4.3 Personalizar as preferências dos botões

4.3.1 Personalizar as preferências de cópia

1. Após a instalação da aplicação de software Button Manager e reincialização do computador, será automaticamente visualizada a caixa de diálogo Preferências, ilustrada na Figura 4-2.

Um método alternativo de aceder a caixa de diálogo Preferências consiste em fazer duplo clique no ícone iVina Button Manager , localizado no canto direito da barra de tarefas e seleccionar a opção “Preferências” quando for visualizado o menu emergente

.

Figura 4-2

Observação: Se o ícone do iVina Button Manager na barra de tarefas tiver um ponto de exclamação semelhante a , não foi seleccionado o digitalizador correcto. Faça clique no ícone do iVina Button Manager e depois escolha “Seleccionar digitalizador” e “iVina 1200P”.

Por último, seleccione “Ligar digitalizador”. O ponto de exclamação terá então desaparecido.

2. Para personalizar as preferências de Cópia execute os seguintes passos.

Figure 4-3 iVina Copier 1). Seleccione a opção indicada para visualizar o iVina Copier, conforme ilustrado na Figura

4-3. Desta forma, o equipamento poderá funcionar como uma vulgar fotocopiadora.

Para personalizar as preferências do iVina Copier, consulte a página seguinte.

2). Seleccione o tipo de imagem correcto (consulte o Capítulo 6 para obter informações mais detalhadas sobre o tipo da imagem).

3). Seleccione o tamanho de digitalização apropriado na lista que inclui tamanhos como Carta, A4, A5, 3”x5”, Cartão de Visita, etc.

4). Seleccione uma resolução apropriada (consulte o Capítulo 6 para obter informações mais detalhadas sobre a resolução).

5). Ajuste o grau de brilho deslocando o cursor para a direita ou para a esquerda.

6). Seleccione a sua impressora.

7). Seleccione OK para guardar as definições escolhidas.

1 2 3 4 5 6

(12)

4.3.2 Personalizar as preferências do copiador ivina

1. Se o item “Mostrar UI de Copiadora” tiver sido previamente seleccionado na caixa de diálogo Preferências de Cópia, quando o botão Copiar for premido a janela do Copiador iVina, ilustrada abaixo, será visualizada.

Figura 4-4 Janela do Copiador iVina 1. Número de cópias

2. Brilho 3. Contraste

4. Iniciar cópia a preto e branco 5. Iniciar cópia a cores

6. Preferências 7. Sair

5 4 3 2 1

6 7

(13)

2. Prima o botão Preferências para visualizar a caixa de diálogo Preferências de Cópia iVina. A caixa de diálogo Preferências permite-lhe mudar as definições de forma a obter os melhores resultados de cópia. Para obter informações mais detalhadas sobre como seleccionar a melhor definição para o seu original, consulte o Capítulo 6.

Figura 4-5 Caixa de diálogo Preferências do Copiador.

1). Resolução: Seleccione a resolução apropriada (consulte o Capítulo 6).

2). Tamanho da Digitalização: Seleccione o tamanho de digitalização

apropriado, incluindo Máx., Carta, A4, B5, A5 e Recorte Automático. Entre estas opções, Recorte Automático é uma função prática que recorta

automaticamente a imagem digitalizada de forma a ajustá-la ao papel seleccionado, mesmo que o original não esteja alinhado pela marca de alinhamento. Esta função é particularmente útil se a sua impressora estiver equipada com a função ajustar à página.

3). Modo: Seleccione o modo de imagem apropriado entre as opções Cinzento, Desenho, Meio Tom, Remover Fundo, Auto. Entre estas opções, Remover Fundo permite remover automaticamente a cor de fundo indesejada do original, de forma a tornar o texto mais nítido. A opção Auto corresponde a um modo optimizado, independente do conteúdo do original.

1.

2.

3.

1.

2.

(14)

4.3.3 Personalizar as preferências de OCR

1. Repita o passo 1 da secção anterior, Personalizar as Preferências de Cópia.

2. A partir da caixa de diálogo Preferências, mostrada na Figura 4-2, seleccione o separador

“OCR” para ver a caixa de diálogo Preferências de OCR, mostrada na Figura 4-6.

3. Para personalizar as preferências de OCR execute os seguintes passos.

Figura 4-6 Caixa de diálogo Preferências de OCR

1). Seleccione o tamanho de digitalização apropriado na lista que inclui tamanhos como Carta, A4, A5, 3”x5”, Cartão de Visita, etc.

2). Seleccione uma resolução apropriada (recomenda-se 300 ppp). Consulte o Capítulo 6 para obter informações mais detalhadas sobre a resolução.

3). Ajuste o grau de brilho deslocando o cursor para a direita ou para a esquerda.

4). Seleccione a localização do processador de texto.

5). Seleccione o idioma pretendido para o texto original.

6). Seleccione OK para guardar as definições escolhidas.

1 2 3 4 5

(15)

4.3.4 Personalizar as preferências de digitalização

1. Repita o passo 1 da secção anterior, Personalizar as Preferências de Cópia.

2. A partir da caixa de diálogo Preferências, mostrada na Figura 4-2, seleccione o separador

“Digitalizar” para ver a caixa de diálogo Preferências de Digitalização.

3. Para personalizar as preferências de digitalização, execute os seguintes passos.

Figura 4-7 Caixa de diálogo Preferências de Digitalização

1). Seleccione o tipo de imagem apropriado (consulte o Capítulo 6 para obter informações mais detalhadas sobre tipos de imagem).

2). Seleccione o tamanho de digitalização apropriado na lista que inclui tamanhos como Carta, A4, A5, 3”x5”, Cartão de Visita, etc.

3). Seleccione uma resolução apropriada (consulte o Capítulo 6 para obter informações mais detalhadas sobre a resolução).

4). Ajuste o grau de brilho deslocando o cursor para a direita ou para a esquerda.

5). Seleccione OK para guardar as definições escolhidas.

1 2 3 4

(16)

4.3.5 Personalizar as preferências de correio electrónico

1. Repita o passo 1 da secção anterior, Personalizar as Preferências de Cópia.

2. A partir da caixa de diálogo Preferências, mostrada na Figura 4-2, seleccione o separador

“Correio Electrónico” para ver a caixa de diálogo Preferências de Correio Electrónico.

3. Para personalizar as preferências de correio electrónico, execute os seguintes passos.

Figura 4-8 Caixa de diálogo Preferências de Correio Electrónico

1). Seleccione o tipo de imagem apropriado (consulte o Capítulo 6 para obter informações mais detalhadas sobre tipos de imagem).

2). Seleccione o tamanho de digitalização apropriado na lista que inclui tamanhos como Carta, A4, A5, 3”x5”, Cartão de Visita, etc.

3). Seleccione a resolução apropriada (consulte o Capítulo 6 para obter informações mais detalhadas sobre a resolução).

4). Ajuste o grau de brilho deslocando o cursor para a direita ou para a esquerda.

5). Seleccione a aplicação pretendida de correio electrónico.

6). Faça clique no botão Ajuda para seguir o procedimento correcto de configuração do software de correio electrónico como aplicação assumida de correio electrónico. Se este procedimento não for executado, o botão Correio Electrónico poderá não funcionar correctamente.

7). Seleccione OK para guardar as definições escolhidas.

1 2 3 4

5 6

(17)

Observação 1: Os procedimentos a seguir indicados dizem respeito à configuração de aplicações de software de correio electrónico mais populares, como sejam o Outlook Express, o Netscape Messenger ou o Eudora:

Eudora:

1. Seleccione Opções no menu Ferramentas.

2. Na lista de categorias, seleccione MAPI.

3. Seleccione Sempre na opção UTILIZAR servidor MAPI do QUALCOMM Eudora.

4. Feche o Eudora.

Outlook Express:

1. Seleccione Opções no menu Ferramentas.

2. Na caixa de diálogo Opções, faça clique no separador Geral.

3. Seleccione a opção Fazer do Outlook Express o programa de e-mail assumido.

4. Seleccione a sub-opção Fazer do Outlook Express cliente MAPI simples.

5. Feche o Outlook Express.

Netscape Messenger:

1. Seleccione Preferências no menu Editar.

2. Na lista de categorias, seleccione Servidor de Correio no item Correio e Grupos.

3. Faça clique no botão Mais Opções.

4. Na caixa de diálogo de preferências Mais Opções do Servidor de Correio, seleccione Usar Netscape Messenger em aplicações MAPI.

5. Feche o Netscape Messenger.

Observação 2: A seguinte tabela apresenta as definições assumidas mais importantes das aplicações associadas:

Definição Cópia OCR Digitalização Correio Electrónico Tipo de

Imagem

Preto e Branco Preto e Branco Cor real Cor real Tamanho da

Digitalização

Carta Carta Carta 6”x4”

Resolução 100 ppp 300 ppp 100 ppp 100 ppp

(18)

5. Utilizar os botões

Esta secção descreve os passos básicos de utilização do equipamento, com ilustrações que lhe permitirão tirar o máximo partido do digitalizador.

5.1 FAzer a primeira cópia

Coloque o original sobre o vidro dos documentos, com a face voltada para baixo.

Prima o botão Copiar. Verá primeiro uma mensagem de digitalização, à qual se segue a saída da cópia através da impressora seleccionada.

Ou

Se o item “Mostrar UI de Copiadora” tiver sido previamente seleccionado na caixa de diálogo Preferências de Cópia, quando o botão Copiar for premido a janela do Copiador iVina, ilustrada abaixo, será visualizada, de forma a permitir-lhe aceder diversas funções de cópia e utilizar o equipamento como uma fotocopiadora normal.

1. Número de cópias 2. Brilho

3. Contraste

4. Iniciar cópia a preto e branco

5 4 3 2 1

6 7

(19)

5.2 Digitalizar texto para uma aplicação de ocr

1. Coloque o original sobre o vidro dos documentos, com a face voltada para baixo.

2. Prima o botão OCR. O texto original será automaticamente convertido para texto que poderá ser editado num processador de texto.

Figura 5-2 Janela de um processador de texto

5.3 Digitalizar fotografias para o paperport

Coloque o original sobre o vidro dos documentos, com a face voltada para baixo.

1. Prima o botão Digitalizar. A imagem digitalizada será visualizada no ambiente de trabalho do PaperPort.

Figura 5-3 Ambiente de trabalho do PaperPort

Observação: Consulte as instruções detalhadas no manual do utilizador do PaperPort para aprender a utilizar esta ferramenta avançada de gestão de documentos.

Imagem digitalizada

(20)

5.4 Enviar imagens para uma aplicação de correio electrónico

1. Coloque o original sobre o vidro dos documentos, com a face voltada para baixo.

2. Prima o botão Correio Electrónico. Verá primeiro uma mensagem de digitalização, à qual se segue a digitalização e envio da cópia para a aplicação de correio electrónico, sob forma de ficheiro anexo (veja a seguinte ilustração).

Figura 5-4 Janela do Netscape Messenger

1

(21)

6. Digitalizar a partir de aplicações compatíveis twain

O iVina 1200P proporciona um método alternativo de digitalização de imagens que dispensa o recurso a botões. Pode visualizar a janela TWAIN do iVina a partir de uma aplicação compatível TWAIN e assim executar a tarefa de digitalização pretendida.. O comando que inicia o controlador do digitalizador pode consoante as diferentes aplicações de software. Para obter o comando apropriado, consulte o manual do utilizador fornecido com a aplicação de software.

Digitalizar imagens a partir de uma Aplicação (TWAIN)

1. Abra a aplicação e seleccione a opção Seleccionar Origem a partir do menu Ficheiro. Se as opções do menu Seleccionar Origem não estiverem disponíveis a partir do menu Ficheiro, consulte o manual do utilizador da aplicação para determinar a forma como a ligação TWAIN deve ser utilizada.

2. É visualizada uma caixa de diálogo que inclui as diferentes origens TWAIN que podem ser seleccionadas para importar uma imagem para a aplicação.

3. Seleccione 1200P/32 VX.xx como origem.

Figura 6-1 Seleccionar Origem

4. Se utilizar a caixa de diálogo para seleccionar uma origem diferente, terá de seleccionar novamente iVina 1200P como origem para poder voltar a utilizar o digitalizador iVina iVina 1200P.

5. Coloque a imagem que pretende digitalizar com a face impressa voltada para o vidro.

6. A partir do menu Ficheiro, seleccione Adquirir.

7. A interface de utilizador TWAIN do iVina 1200P será visualizada no ecrã. Seleccione os botões Pré-visualizar ou Digitalizar para processar a imagem.

*TWAIN, que significa Technology Without An Interesting Name, é um protocolo standard da indústria que permite a troca de informação entre aplicações e um dispositivo de aquisição de imagens, como um digitalizador.

(22)

Interface de utilizador TWAIN do iVina 1200P:

Figura 6-2 Interface de utilizador TWAIN

(23)

6.1

SELECCIONAR O TIPO DE IMAGEM CORRECTO

O iVina 1200P inclui os cinco tipos de imagem descritos a seguir:

Desenho de linhas

O desenho de linhas apresenta a imagem exclusivamente a preto e branco, sem utilizar quaisquer tonalidades intermédias de cinzento. Isto significa que cada pixel da imagem tem 100% de preto ou 100% de branco. Desenho de linha é a melhor opção de tipo de imagem para digitalizar texto ou desenhos de caneta ou a tinta da china. Dado que cada pixel* apenas necessita de informações de 1 bit de preto ou branco, o espaço em disco necessário para gravar imagens de desenho de linhas corresponde a apenas 1/24 do exigido pelas imagens em cor real de 24 bits.

Figura 6-3 Desenho de linhas

*Pixel: combinação de duas palavras: "picture" (imagem) e "element" (elemento), um pixel é um ponto individual num ecrã de computador ou numa imagem digital.

Cores Cinzento Meio-tom Difusão de Erro Desenho de linhas

(24)

Meio tom

Além da visualização a preto e branco, meio tom simula tons de cinzento utilizando pontos de tamanhos diferentes. A imagem assemelha-se mais a uma imagem de tons de cinzento quando é observada a alguma distância, embora ocupe menos espaço em disco. Meio tom corresponde à imagem que geralmente visualizamos em jornais ou revistas. Como o meio tom é uma espécie de imagem a preto e branco, o espaço em disco necessário para gravá-la corresponde a 1/24 do exigido por uma imagem em cor real de 24 bits.

Figura 6-4 Meio tom Difusão de Erro

Além de ter requisitos mínimos de espaço em disco, a difusão de erro

proporciona imagens com uma boa textura e com um excelente grau de detalhe.

(25)

Cinzento (4096 tons de cinzento/internamente)

Uma imagem com um único canal inclui pelo menos 256 tonalidades de sombra.

Um digitalizador de 12 bits produz uma imagem a cinzento com 4096 tonalidades de cinzento entre o preto puro e o branco puro. Cinzento é a melhor opção para imagens quando se pretende digitalizar fotografias a preto e branco. Ocupando 12 bits de informação de cor por pixel, o espaço em disco necessário para gravar uma imagem a cinzento é oito vezes mais do que o ocupado por desenhos de linhas e 1/3 do exigido pelas imagens de cor real a 24 bits.

Figura 6-6 Cinzento

Cor real

Uma imagem de cores a 36 bits inclui três canais de cor de 12 bits. Os canais de cor vermelha, verde e azul são misturados de forma a criar uma combinação de mil milhões (236) de cores, de forma a proporcionar imagens de cor mais fiel. Cor real é a melhor opção para digitalizar fotografias a cores.

Figura 6-7 Cor real

(26)

6.2 Parâmetros de Digitalização e Controlo das Imagens

Resolução:

Um controlo adequado da resolução proporciona um grau de detalhe satisfatório da imagem digitalizada. A resolução é medida em pontos por polegada (dpi).

Normalmente, quanto mais elevado for o valor dpi, maior é a resolução e o tamanho do ficheiro de imagem. Tenha em consideração que as resoluções mais elevadas demoram mais tempo a processar e ocupam mais memória e espaço em disco; por esse motivo, a partir de um determinado valor de pontos por polegada (dpi), a resolução não melhorará visivelmente. Pelo contrário, as imagens tornam-se mais difíceis de manipular.

Resolução: 50 dpi Resolução: 100 dpi Sugestões

1. Uma imagem a cores em formato A4 digitalizada a uma resolução de 300 dpi em Cor Real (tipo de imagem) ocupa aproximadamente 25 MB de espaço em disco. Normalmente, uma imagem a cores digitalizada a uma resolução de 100 dpi em Cor Real proporciona uma reprodução bastante fiel das imagens no ecrã. As resoluções mais elevadas (mais de 600 dpi) apenas são recomendadas para a digitalização de pequenas áreas em modo de Cor Real.

2. Conselhos sobre as definições do digitalizador

Resolução Brilho

Contraste

(27)

Brilho:

Ajusta a clareza ou escuridão de uma imagem. Quanto mais alto for o valor, mais brilhante será a imagem.

Diminuir o brilho Normal Aumentar o brilho

Contraste:

Ajusta a gama entre a tonalidade mais escura e a mais clara numa imagem.

Quanto mais elevado for o contraste, maior será a diferenciação dos tons de cinzento.

Diminuir o contraste Normal Aumentar o contraste

(28)

Nível Automático:

Optimiza a imagem digitalizada.

Antes de equilíbrio automático Após equilíbrio automático Nível Automático Área Automática Corrigir

Correspondência de Cores Repor

Informações sobre a Imagem

Definições avançadas Modo Rápido

Definir Gama Cromática Pixel/Pol/Cm

Modo Qualidade Inverter

(29)

Área Automática:

Define automaticamente o documento completo como a área a digitalizar, independentemente do tamanho do documento.

Antes de área automática Após área automática

Corrigir:

Elimina os padrões Moiré habitualmente existentes nos materiais impressos.

Antes da correcção Após a correcção

Correspondência de Cores:

Ajusta a qualidade da cor da imagem de forma a torná-la mais fiel ao original.

Esta função utiliza parâmetros predefinidos para ajustar a imagem.

Antes da correspondência de cor Após a correspondência de cor

(30)

Repor:

Repõe os parâmetros de digitalização anteriormente definidos.

Inverter:

O comando Inverter inverte o brilho e as cores da imagem. Nas imagens a cores, todos os pixels são alterados para a respectiva cor complementar quando o comando Inverter é utilizado.

Original Após inversão

Definições avançadas:

A caixa de diálogo Definições Avançadas inclui diversas funções, entre as quais Remoção Dinâmica do Fundo, Redução Selectiva de Cor e SRGB. Estas são descritas de uma forma simplificada a seguir:

1) RDF (Remoção Dinâmica do Fundo) - Utilize apenas para digitalizar imagens de linhas

A função RDF integra algumas características melhoradas que permitem eliminar a cor de fundo de forma a remover a cor de fundo e assim tornar mais nítido o texto ou desenho.

Original (imagem a cores) Após aplicação da opção RDF

(31)

2) Redução Selectiva de Cor - Utilize apenas para digitalizar imagens a preto e branco

A função Redução Selectiva de Cor permite remover cores específicas (R=

Vermelho, G= Verde, B= Azul) de uma imagem ou converter os dados de cor para cinzento neutro. Por exemplo, se desejar remover o texto ou um fundo de cor azul, seleccione a opção Canal Azul. Em seguida, o texto ou fundo serão removidos. Por outro lado, se o original contiver informações de cores diversas, seleccione a opção Cinzento Neutro para manter todos os dados de cor, tendo em conta que a remoção de um dos componentes de cor vermelha, verde ou azul afectará inevitavelmente as restantes cores, visto que todas as cores contêm diferentes elementos dos canais vermelho, verde e azul. Consulte o seguinte exemplo.

Original com fundo azul Após seleccionar o canal B(Blue/Azul)

Original com marca d'água vermelha Após seleccionar o canal R(Red/

Vermelho)

[A marca d'água vermelha foi eliminada]

3) SRGB (Vermelho, Verde e Azul Normais) - Utilize apenas para digitalizar imagens a cores

A função SRGB permite manter a qualidade da imagem digitalizada através do software de digitalização, monitor do computador e saída na impressora, desde que tanto o monitor do computador e a impressora suportem o sistema SRGB.

Contudo, o ajuste de gama ficará desactivado quando esta opção é aplicada, dado que já foi feita a optimização.

(32)

Modo Qualidade/Rápido:

Os utilizadores podem seleccionar o método de digitalização mais apropriado para o tipo de digitalização pretendida. Se pretender uma imagem digitalizada de alta qualidade, seleccione o modo Qualidade. No entanto, pode optar pelo modo Rápido se preferir acelerar o processo de digitalização.

Pixel/Pol/Cm:

Representa os diferentes sistemas de medida utilizados para a digitalização.

Pixel Inch Cm

Definir Gama Cromática:

Ajusta o tom médio da imagem, sem reduzir o grau de detalhe simultâneo das áreas mais claras e mais escuras.

Gamma Value: 1.0 Gamma Value: 1.4 Gamma Value: 2.0

Informações sobre a Imagem:

Apresenta informações relativas à imagem digitalizada.

(33)

6.3 Digitalizar

Pré-visualizar:

Pré-visualiza a imagem pretendida de uma forma aproximada e define a área que será digitalizada.

Digitalizar: Inicia o processo de Digitalização.

Sair: Cancela a tarefa actual.

Tamanho do Documento:

Para especificar o tamanho do documento, seleccione o ícone correspondente, na área lateral da janela de pré-visualização.

Tal como a seguinte figura ilustra, a janela de Pré-visualização permite-lhe definir a área que pretende digitalizar arrastando as quatro linhas auxiliares do cursor.

(34)

6.4 Imprimir

Ligue o cabo da impressora da forma a seguir ilustrada.

Cuidado:

1. Ligue primeiro o digitalizador para permitir a passagem do sinal da impressora.

2. Não execute digitalizações e impressões ao mesmo tempo.

3. Se o seu PC não suportar o modo EPP ou tiver problemas de compatibilidade de passagem do sinal da impressora, entre em contacto com o seu revendedor local autorizado para obter uma placa EPP ou uma placa de interface suplementar.

1. Digitalizador 2. PC

3. Porta Paralelo do PC 4. Transformador 5. Cabo D25P

6. Cabo da Impressora 1

2 4

5 6

7

3

(35)

7. Manutenção

Limpar o Vidro do Suporte de Documentos:

Conforme ilustrado na Figura 5-1, limpe o vidro do digitalizador utilizando um pano macio e limpo, de forma a limpar as partículas de pó e de toner depositadas no vidro.

Figura 5-1 Limpeza do vidro de suporte de documentos.

Vidro

(36)

8. Detecção e Correcção de Problemas

Se tiver detectado problemas operacionais, leia as seguintes sugestões para correcção de problemas.

8.1 Perguntas e Respostas

Pergunta: Porque é que as imagens digitalizadas estão sempre muito escuras?

Resposta: 1) Modifique a definição Gama Cromática para 1,8 para o monitor e, para imprimir, defina uma Gama Cromática de 2,2 para a impressora.

2) Utilize a definição Brilho da interface de utilizador TWAIN para obter uma imagem mais brilhante.

Pergunta: A velocidade de digitalização do digitalizador é muito inferior à de outros digitalizadores instalados em outros computadores. Como posso melhorá-la?

Resposta: a) Defina a porta de impressora do seu PC para o modo EPP, utilizando a configuração BIOS.

Pergunta: Porque é que o digitalizador trabalha a uma velocidade muito lenta?

Resposta: Se instalou o Works for Windows, esta aplicação instala o Sistema de Impressão do Windows (WPS) no ficheiro WIN.INI. Este sistema gasta uma parte

significativa dos ciclos de tempo da porta de impressão. Pode remover o WPS do ficheiro WIN.INI da seguinte forma:

Altere:

[MS Text Converters]

MSWorksWin=Works for Windows

2.0,C:\WINDOWS\MSAPPS\TEXTCONV\worksdos.cnv,wps

Works for Dos 2.0=Works for DOS 2.0 MSAPPS\TEXTCONV\workswin.con,wps Para:

[MS Text Converters]

MSWorksWin=Works for Windows

2.0,C:\WINDOWS\MSAPPS\TEXTCONV\worksdos.cnv Works for DOS 2.0=Works for DOS 2.0,

C:\WINDOWS\MSAPPS\TEXTCONV\workswin.con

(37)

Pergunta: A inicialização do digitalizador demora muito tempo?

Resposta: Se a sua porta de impressora apenas suporta o modo SPP, apenas serão necessários dois minutos para efectuar a inicialização do equipamento. Se a sua porta de impressora suporta o modo EPP, a velocidade de inicialização será muito superior, ficando reduzida a cerca de 20 segundos.

Pergunta: Porque é que em determinadas alturas a passagem do sinal da impressora não funciona?

Resposta: É possível que se tenha esquecido de ligar o digitalizador. Antes de utilizar a função de passagem do sinal da impressora, não se esqueça de ligar o digitalizador. Se não o fizer, o digitalizador, sem alimentação, não poderá transferir os dados/sinal para a impressora.

Pergunta: Porque é que a minha impressora GDI não funciona com o iVina 1200P?

Resposta: Desactive a função Digitalização Automática da aplicação para que a impressora trabalhe da forma habitual.

Pergunta: Porque é que determinados dispositivos da porta paralelo e o software keypro não funcionam com o iVina 1200P?

Resposta: O iVina 1200P efectua correctamente a passagem do sinal da impressora, mas esta função pode deixar de funcionar se forem ligados à porta paralelo outros dispositivos além da impressora. Por este motivo, se pretender ligar à porta paralelo outros dispositivos, além da impressora, não os ligue à mesma porta paralelo actualmente utilizada pelo iVina 1200P. Recomendamos que utilize outras portas paralelo para ligar esse tipo de dispositivos ou o keypro. Por exemplo, pode ligar o iVina 1200P à porta LPT1 e ligar os restantes dispositivos de porta paralelo à porta LPT2. Se preferir, pode instalar um comutador de dados para solucionar o problema.

(38)

8.2 Assistência Técnica

A assistência técnica do digitalizador iVina é assegurada pelo Centro de Assistência Técnica da iVina . Antes de contactar-nos, recolha as seguintes informações para obter uma resposta rápida:

Ÿ Números de série e de versão do digitalizador (localizados na parte inferior do digitalizador);

Ÿ Configuração de hardware (por exemplo, o tipo de CPU utilizado, capacidade de RAM, espaço livre em disco, placa de vídeo, placas de interface, etc.);

Ÿ O nome e a versão da sua aplicação de software de digitalização;

Ÿ A versão do controlador do digitalizador.

Pode contactar-nos das seguintes formas:

iVina Inc.

Address: 6815 Mowry Ave. Newark CA 94560, USA Telephone

number:

+1 (510) 739-2369 Fax number: +1 (510) 739-6060

(39)

9. Especificações

Todas as especificações estão sujeitas a alteração sem aviso prévio.

9.1 Modelo: iVina 1200P

Tipo de Digitalizador: Digitalizador de Mesa Resolução Óptica: Até 600 dpi * 1200 dpi (H*V) Resolução Máxima: 19200 dpi

Modos de Digitalização: Modo Preto e Branco Modo Meio-tom (64 níveis) Difusão de erro

Tons de cinzento de 12 bits Cor de 36 bits

Tamanho do Documento A4, B5, A5, cartão de visita

Interface: Porta de impressora (suporta SPP/EPP em PCs) Alimentação: 100Vca~240Vca, 50~60Hz, externa

Consumo de Energia: 12 watts (12Vcc,1A) Dimensões: (LxPxA) 419 x 260 x 77 (mm)

Peso: 2,9 kg (6.3 lbs)

(40)

Index

A

Área Automática · 6-9 Auto · 4-4

B

Botão Copiar · 4-1 Botão Digitalizar · 4-1 Botão Email · 4-1 Botão OCR · 4-1 Brilho · 6-7

C

Caixa de diálogo Preferências de Cópia · 4-3, 4-4, 5-1 Cinzento · 6-5

Contraste · 6-7 Cor real · 6-5 Corrigir · 6-9

D

Definições avançadas · 6-10 Definir Gama Cromática · 6-13

DESBLOQUEAR O DIGITALIZADOR · 2-1 Desenho de linhas · 6-3

Difusão de Erro · 6-4 Digitalizar · 6-14

Digitalizar fotografias para o paperport · 5-2 Digitalizar texto · 5-2

E

Enviar imagens para uma aplicação de correio electrónico · 5-3

L

Limpar o Vidro do Suporte de Documentos · 7-1

M

Meio tom · 6-4

Modo Qualidade/Rápido · 6-12 Mostrar UI de Copiadora · 4-3, 5-1

N

Nível Automático · 6-8

O

OCR · 6-6

P

personalizar as preferências de cópia · 4-2

Personalizar as preferências de correio electrónico · 4- 7

Personalizar as preferências de digitalização · 4-6 Personalizar as preferências de OCR · 4-5 Personalizar as preferências do copiador ivina · 4-3 Personalizar as preferências dos botões · 4-1 pixel · 6-3

Pixel/Pol/Cm · 6-12 Pré-visualizar · 6-14

R

Recorte Automático · 4-4 Redução Selectiva de Cor · 6-11 Remoção Dinâmica do Fundo · 6-10

(41)

T

Tamanho da Digitalização

Máx., Carta, A4, B5, A5, Recorte Automático · 4-4 TIPO DE IMAGEM

Cores, Cinzento, Meio-tom, Difusao de Erro,

Desenho de linhas · 6-3 TWAIN · 6-1

U

Utilizar os botões · 5-1

Referências

Documentos relacionados

Todos nós temos uma competência textual-discursiva relativamente bem desenvolvida e não há o que ensinar propriamente. Nosso papel neste momento é compreender como

Para efeito de didático, as aplicações da termografia tanto podem apresentadas como quatro as categorias específicas [Elétrica – Mecânica – Fluxo de Produto

O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) teve importante papel na dinamização de processos de exigibilidade de direitos relacionados ao PNAE, com

A solidariedade, portanto, sendo requisito político ao qual a Universidade pode projetar no seu fazer-ciência social, pode realizar a democratização do conhecimento pela ecologia

a Edição Limitada Lápis para os Olhos Weekender Sage e Turquoise Waters, a Ultimate Máscara para Cílios Preta, o Blush Mineral Shy Blush, e a Edição Limitada Lápis para

O presente trabalho tem como tema as mudanças na compreensão do currículo escolar a partir da inserção das novas tecnologias da informação. Os

171 Suprema - Sociedade Universitária Para O Ensino Médico Assitencial 172 Fundação Universitária De Desenvolvimento De Esxtensão E Pesquisa 173 Fundação Municipal De

Assim, no intuito de propor medidas quanto ao uso eficiente dos principais fatores de produção, o objetivo do trabalho foi analisar a eficiência agropecuária de treze