• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BRINCANDO COM AS PALAVRAS...

Hoje, você vai conhecer uma história que foi inspirada em um conto de fadas! O autor da história ao escrever o título decidiu trocar as letras da história que todos conhecem! Veja se você consegue descobrir o nome da história trocando as letras de lugar! O TAPHONI OIEF.

Dica: a leitura do texto o(a) ajudará bastante!

• O nome da história é: ___________________________________________

TEXTO 1

O TAPHONI OIEF OU O PAVÃO

Era uma vez um pavão chamado Arlindo Eugênio Felisberto. Você não sabia que os bichos têm nome? Pois fique sabendo que os bichos não sabem que as pessoas têm nome. A única diferença é que não são os pais, e sim os próprios bichos, que escolhem seus nomes. E o pavão Arlindo Eugênio Felisberto escolheu esse nome triplo para ele porque se achava lindo, genial de tão inteligente e completamente feliz. Ele era o mais feliz dos bichos porque sabia que era inteligente.

Arlindo morava perto de um grande galinheiro, que deveria se chamar Aveiro, porque galinha era apenas um dos tipos de aves que moravam ali. Arlindo esperava que várias das galinhas e outras aves estivessem por perto para abrir sua cauda. Ele a abria bem devagar, pena por pena, e esse espetáculo produzia um som suave, elegante e melodioso: SVLUUUFFFF.

As galinhas e as outras aves não podiam aplaudir, porque as galinhas e as outras aves não têm mãos, mas elas faziam um alvoroço maior que uma grande salva de palmas quando Arlindo terminava de abrir sua cauda e muito calmamente virava a cabeça para cá e para lá, fingindo que não sabia que o alvoroço tinha acontecido por sua causa.

Um dia apareceu um filhote de cisne horroroso de tão feio e perguntou a

Colégio Santa Dorotéia

Tema Transversal: “Cultivar e guardar a Criação”

Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 10 / 2017

(2)

– Será que sou seu filho?

O pavão ficou tão surpreso com a pergunta que SVLUUUFFFF, abriu sem querer a cauda. Vendo aquela maravilha, o filhote de cisne devia se mancar e seguir seu caminho, mas ele disse:

– Que cauda bonita o senhor tem! Tomara que eu seja seu filho! Será que eu sou seu filho? Sou?

Arlindo Eugênio Felisberto passou de surpreso a indignado, pelo fato de um bicho tão sem charme, sem elegância e, principalmente, sem beleza ter a ideia infame de que poderia ser filho dele. Mas logo teve um ataque de riso, porque a ideia era mais que infame; era ridícula, patética e muito engraçada. E tanto riu e gargalhou que não conseguiu dizer nada para o filhote de cisne, que se afastou cabisbaixo, como se já tivesse sido mal recebido por vários outros candidatos a pais.

Arlindo não ficou morando ali por muito tempo. Algumas semanas depois desse encontro, que ainda dava cócegas nele e o fazia rir sozinho, um outro tipo de bípede assistiu ao SVLUUUFFFF , o espetáculo da abertura de cauda. Um bípede humano, que naquele mesmo dia catou Arlindo, enfiou num engradado e o levou para longe.

No caminho, o pavão tremia de medo, porque tinha ouvido falar de aves que viravam almoço e jantar dos humanos. Mas quando chegou em sua nova residência, já pôde conversar com alguns dos novos vizinhos e ficou sabendo que ali viviam muitos bichos, de todos os tipos, e que muitos bípedes humanos passeavam por ali. Esses visitantes comiam coisas de cheiro muito forte, alimentavam os moradores quando os guardas não estavam olhando, e admiravam o tamanho, os dentes, a pele, as plumas, a força e a beleza dos bichos de todos os tipos. Arlindo Eugênio Felisberto sorriu e disse para si mesmo:

– Gostei! Eu posso continuar sendo feliz aqui!

Arlindo foi, até o fim de sua vida, uma das grandes atrações desse local, e o alvoroço era sempre grande quando ele abria sua cauda, com um suave, elegante e melodioso SVLUUUFFFF.

FFFIIIMMMMMMMM!

(3)

1) NUMERE os parágrafos de texto.

• O texto tem _______ parágrafos.

2) NUMERE os fatos de 1 a 8 de acordo com os fatos da história: ( ) Arlindo Eugênio Felisberto chegou a sua nova residência. ( ) Arlindo Eugênio Felisberto escolheu o seu próprio nome.

( ) Apareceu uma nova ave no galinheiro achando que era filho de Arlindo. ( ) Um homem enfiou Arlindo em um engradado.

( ) Arlindo foi uma das atrações do seu novo lar, até o final de sua vida. ( ) A nova ave ficou muito triste e foi embora.

( ) Arlindo ficou indignado com a pergunta da ave. ( ) Arlindo agradou aos visitantes da sua nova morada.

3) SUBLINHE o parágrafo que descreve como as galinhas reagiam diante da

abertura das asas de Arlindo.

4) EXPLIQUE o significado das palavras em negrito, nas frases a seguir: a) “Elas faziam um alvoroço maior que uma grande salva de palmas...”

__________________________________________________________ __________________________________________________________

b) E tanto riu e gargalhou que não conseguiu dizer nada para o filhote de

cisne, que se afastou cabisbaixo.”

__________________________________________________________ __________________________________________________________

5) CITE o nome do conto no qual esta história foi baseada.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

6) EXPLIQUE por que o pavão escolheu para ele um nome triplo.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

(4)

7) EXPLIQUE o motivo pelo qual o autor acha que o galinheiro deveria se

chamar Aveiro.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

8) APRESENTE o motivo pelo qual o pavão tremeu de medo quando um

homem o pegou.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

9) APRESENTE o lugar que era a nova morada de Arlindo.

____________________________________________________________

10) LEIA e FAÇA o que se pede:

MARQUE com um X a resposta correta.

a)

As galinhas e as outras aves faziam um alvoroço maior que uma salva

de palmas.

b)

As galinhas e as outras aves ficavam impossibilitadas porque não

possuíam membros superiores.

c)

As galinhas e as outras aves ficavam admiradas com a beleza da cauda

do pavão.

d)

As galinhas e as outras aves observavam Arlindo virar a cabeça de um

lado para o outro.

As galinhas e as outras aves não podiam aplaudir depois que o pavão abria as asas. Por que isso acontecia?

(5)

11) LEIA a informação do texto:

TRANSCREVA, do texto, a frase que comprova a afirmação acima:

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________

12) EXPLIQUE o significado da expressão em destaque:

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________

13) LEIA o trecho a seguir:

TRANSCREVA do trecho:

a) dois substantivo comuns: _____________________________________ b) duas palavras polissílabas: ____________________________________ c) três verbos: ____________________________

d) o trecho acima está no tempo verbal: ____________________________

(presente – passado – futuro).

Com sua nova morada Arlindo continuou feliz!

Vendo aquela maravilha, o filhote de cisne devia se mancar e seguir

seu caminho...”

“No caminho, o pavão tremia de medo, porque tinha ouvido falar de aves que viravam almoço e jantar dos humanos. Mas quando chegou em sua nova residência, já pôde conversar com alguns dos novos vizinhos e ficou sabendo que ali viviam muitos bichos, de todos os tipos, e que muitos bípedes humanos passeavam por ali”.

(6)

TEXTO 2

SAIBA MAIS SOBRE O PAVÃO

O pavão é famoso por sua grande cauda de penas coloridas em forma de leque. Essa linda ave azul e verde é criada em cativeiro há milhares de anos. A fêmea do pavão é a pavoa.

Os pavões pertencem à família dos faisões, a dos fasianídeos. Há três espécies, ou tipos, de pavão: o pavão-azul (ou indiano), o pavão-verde (ou javanês) e o pavão-do-congo. Os únicos pavões que possuem cauda de penas coloridas são os machos das espécies azul e verde.

Os pavões geralmente vivem em florestas de planície. À noite, eles dormem em árvores. O pavão-azul é originário do sul da Ásia, ao passo que o verde vem do sudoeste do continente asiático. O pavão-do-congo é encontrado na África Central.

Nas espécies azul e verde, o corpo do macho mede de 90 a 130 centímetros. Sua cauda é composta por penas de cor verde-metálica de cerca de 1,5 metro de comprimento. Cada pena da cauda possui um ponto brilhante que se assemelha a um olho. Um tufo de penas coroa a cabeça do macho. A fêmea de ambas as espécies é verde e marrom e quase tão grande quanto o macho.

Os machos azuis e verdes gostam de se exibir para atrair as fêmeas, erguendo a cauda e abrindo-a como um leque. Depois, andam pomposamente e sacodem a cauda, fazendo as penas brilhar e farfalhar.

O corpo do pavão-do-congo é azul e verde. Sua cauda é pequena e arredondada. A pavoa é verde e avermelhada.

Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/pav%C3%A3o/482175>. Acesso em: 04 out. 2017.

(7)

14) CITE as três espécies de pavões:

• ______________________________________ • ______________________________________ • ______________________________________

15) APRESENTE onde geralmente vivem os pavões.

_____________________________________________________________

16) SUBLINHE o parágrafo que descreve como os pavões atraem as fêmeas. 17) MARQUE com um X a resposta correta:

O texto Pavão é de gênero:

a) notícia. b) conto. c) informativo. d) poema.

• JUSTIFIQUE a alternativa que você marcou.

__________________________________________________________ __________________________________________________________

18) APRESENTE um hábito dos pavões de acordo com o texto.

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________

19) RELACIONE o assunto dos Textos 1 e 2.

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Em torno de 1750 a.C., na sociedade da antiga Mesopotâmia, temos o registro do mais antigo conjunto de leis escritas da história: o chamado Código de Hamurábi, criado pelo

desenhos, onde é possível ver claramente o desenvolvimento das comunidades através das cenas do cotidiano registradas em sequência de ações, como em uma história em quadrinhos. c)

Realiza-se este projeto no Centro de Educação Física e Desportos CEFD da Universidade Federal de Santa Maria UFSM e com ele busca-se conhecer a História da Educação Física Escolar,

Cidades-estado na Antiguidade clássica. História da cidadania. a) IDENTIFIQUE quem eram os povos apontados no texto como povos de além fronteira. O Império Romano do Oriente

A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento.. E

fazer que de quando em quando, se reúnam as Secretárias subalternas para conhecer se se executa tudo o que está escrito, e se há alguma coisa a emendar ou aperfeiçoar, no andamento

e, utilizando alguns elementos do tra- dicional conto de fadas de título simi- lar, Tino Freitas, em uma linguagem moderna e coloquial, cria uma história muito bem contada,