• Nenhum resultado encontrado

Sua Excelência o Primeiro-ministro. Sua Excelência a Ministra da Administração Interna. Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Interna

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sua Excelência o Primeiro-ministro. Sua Excelência a Ministra da Administração Interna. Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Interna"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1/5 Discurso de Tomada de Posse da Diretora Nacional

do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Inspetora Coordenadora Superior Luísa Maia Gonçalves

14 janeiro 2016

Sua Excelência o Primeiro-ministro

Sua Excelência a Ministra da Administração Interna

Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Interna

Exma. Senhora Secretária Geral do Sistema de Segurança Interna

Exmo. Senhor Vice Presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Exma. Senhora Inspetora Geral da Administração Interna

Digníssimas Autoridades

Ilustres convidados

Exmos. Senhores Dirigentes do SEF e demais funcionários

Exmas. Senhoras e Exmos. Senhores

(2)

2/5 Sua Excelência o Primeiro-ministro,

Começo por agradecer a presença de Vossa Excelência, presidindo a esta cerimónia, o que em muito contribui para o prestígio do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e honra a missão que lhe está cometida.

Agradeço também a confiança que em mim depositou, para assegurar que em conjunto com os funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras cumpriremos o que Portugal espera de nós.

Exma. Senhora Ministra da Administração Interna,

Agradeço, também a Vossa Excelência, o convite que me dirigiu e que muito me honra, certa que tudo farei para merecer este reconhecimento.

A confiança e reconhecimento que fez ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e ao mérito dos seus funcionários, contribuirá para uma ainda maior motivação de todos, com lealdade e dedicação e de todos nós no SEF, no exercício das nossas funções das quais muito nos orgulhamos.

Permitam-me agradecer a todos, a vossa presença que reflete a consideração que o SEF vos merece e que é recíproca, motivando-nos ainda mais para estreitar a cooperação que nos une, pois todos temos como objectivo os mesmos valores de contribuir para um Portugal que nos orgulha e acarinha.

Minhas Senhoras e Meus Senhores, partilhamos valores que são reconhecidos e a vossa presença motiva-nos a corresponder às vossas merecidas expectativas no SEF.

A vossa presença e a especial atenção que a Tutela e V. Exas. dedicam ao acompanhamento do SEF, é determinante para a solidez do percurso que queremos e devemos realizar.

(3)

3/5 Permitam-me, em particular, saudar os muitos dirigentes e funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, de ontem e de hoje, aqui presentes, e que contribuíram para a construção deste Serviço, na prossecução da causa pública que nos legitima.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras faz este ano 40 anos, está implementado em todo o território nacional, em todos os postos de fronteira, nos centros de cooperação policial e aduaneira, tem oficiais de ligação de imigração em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Rússia, e Senegal, nas instituições europeias e Agências como a Frontex e, na EASO, em Itália, na Grécia e em diversas organizações Internacionais, como a OIM ou a UNODC

O SEF afirmou-se com uma experiência ímpar na execução das políticas nacionais de imigração e asilo, e na consolidação de uma cultura que se tem afirmado no seio da orgânica da segurança interna e da União Europeia.

Acompanhou a transformação de Portugal, como país de origem de emigração para país de acolhimento de fluxos imigratórios e, em simultâneo, a nossa integração no espaço comum de liberdade segurança e justiça da União Europeia, numa Europa sem fronteiras.

Executamos uma política global e integrada de gestão dos fluxos migratórios e do controlo das fronteiras com o objectivo de defesa da imigração como veículo de desenvolvimento económico, social e cultural.

Temos sabido honrar os desígnios da União Europeia em matéria de imigração, de asilo, de segurança das fronteiras e de combate ao crime que lhes está associado como o tráfico de pessoas e crimes conexos como fraude documental, angariação de mão-de-obra ilegal ou casamentos por conveniência, mas sem nunca descurar o respeito pelos direitos e liberdades fundamentais.

Somos um serviço multifacetado, e citado como exemplo pelos nossos congéneres, por sermos um órgão de polícia criminal numa atuação que incide especialmente no combate aos que lucram com a exploração dos mais vulneráveis, mas também, enquanto serviço de imigração que contribui para a regularização e integração dos que procuram o nosso país como projecto de vida

(4)

4/5 ou dos que necessitam de refúgio seguro, executando uma política de asilo responsável mas, acima de tudo, solidária.

O SEF, prossegue ainda o controlo das fronteiras, exercido sempre com um permanente e irrepreensível equilíbrio entre a segurança do território e a segurança das pessoas.

Na Europa, temos sabido ser parceiros estratégicos da liberdade de circulação, não sendo demais lembrar o nosso contributo, significativo, em inúmeros campos, cujo melhor exemplo são os inovadores sistemas de controlo fronteiriço, razão de nos encontramos hoje na vanguarda da concepção e operacionalização de fronteiras electrónicas e da emissão de documentos de viagem.

Mas, é na atitude e no esforço colectivo de todos os que diariamente nele trabalham que reside a sua mais-valia, e nos faz crer na causa que abraçamos.

O SEF como o conhecemos e queremos, humanizado prestador de um serviço público de qualidade, que resulta da cultura da casa e de um esforço conjunto dos seus dirigentes e de todos os seus funcionários, pelo que a todos dirijo uma especial mensagem de reconhecimento e de consideração pelo profissionalismo, pela capacidade técnica e de iniciativa, pela postura de diálogo e de cooperação que têm sabido manter com outras entidades e com aqueles que servimos.

Esforço, que hoje cumpre realçar e enaltecer em funcionários que se destacaram pelos níveis de profissionalismo, e de dedicação em cumprimento da missão, dos valores e dos objectivos do Serviço.

Minhas senhoras e meus senhores

Permitam-me que me dirija agora em particular a todos os profissionais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que terei a honra e o privilégio de dirigir, trabalhando em conjunto. Uma palavra de reconhecimento, pelo seu empenho e dedicação ao SEF e ao interesse público.

Os tempos que vivemos são complexos e são inúmeros os desafios com que nos deparamos, exigindo mais e melhor de todos nós. A missão que temos, agravada pela realidade global que

(5)

5/5 nos rodeia e, as ameaças á segurança física e aos nossos valores, exigem de nós um redobrado esforço e empenho que se reflete na nossa atuação, nomeadamente no controlo de fronteiras, no combate aos crimes que investigamos, na cooperação com outras forças e serviços, e entidades tanto a nível nacional como internacional.

Também o acolhimento dos que nos procuram a nível migratório, exige um especial cuidado que garanta que a sua integração seja um fator de desenvolvimento para Portugal e em simultâneo para o seu país de origem. A situação dos refugiados vai criar uma maior exigência solidária, em cujo esforço o trabalho do SEF é fulcral e, será redimensionado exigindo uma transversalidade no empenho de todo o Serviço.

A cooperação com os países da CPLP nas áreas migratórias, requer do SEF um enorme envolvimento, nomeadamente no contributo para a capacitação dos Serviços congéneres e na formação de profissionais dos mesmos, sendo uma mais-valia pela firmeza da cooperação que ali se estabelece.

A nossa presença em Organizações internacionais e Agências europeias tem sido mais requisitada fruto do profissionalismo dos nossos funcionários, implicando um esforço acrescido de reorganização para que o SEF mantenha o elevado nível de reconhecimento externo sendo ainda necessário a continuidade no desenvolvimento tecnológico que nos caracteriza.

Está a decorrer um novo concurso de inspetores e mais medidas serão tomadas para reforço do SEF mas o mais importante é a reorganização e eficácia interna, que dependem tão somente de todos nós, do brio, empenho, profissionalismo e da ética com que sempre pautamos as nossas condutas.

Estamos aptos a cumprir as nossas missões com excelência, lealdade e orgulho em servir, ainda que para tal implique sacrifícios.

Fomos e continuaremos a ser, um Serviço que nunca perguntou por quem os sinos dobram porque sabemos que eles dobram por todos nós e, mesmo tendo pela frente desafios complexos e urgentes, vamos cumprir os nossos desígnios com a mesma lealdade, ética e orgulho na missão que nos está confiada e com o empenho que sempre nos pautou.

Muito obrigada.

Referências

Documentos relacionados

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada, por acadêmicas do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,

O «Toronto Risk Factor Study», 7 demonstrou uma maior prevalência destes factores de risco «clássi- cos» nos doentes com LES, em relação à população geral. Demonstrou-se

Para se poder constatar as diferenças no comportamento dos elementos metálicos estruturais, sujeitos ao carregamento cíclico, foram incorporados níveis de esforço axial constantes