• Nenhum resultado encontrado

Sistema reprodutor masculino.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sistema reprodutor masculino."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Reprodução humana

Teoria

Sistema reprodutor masculino

O homem possui o pênis, que possui corpos cavernosos que durante a ereção se enchem de sangue, ficando rígido para que haja a penetração. O saco escrotal guarda os testículos, que produz os espermatozoides nos túbulos seminíferos, além de conter as células de Leydig que produzem a testosterona. As células de Sertoli, também presentes nos testículos, dão suporte aos espermatozóides, permitindo assim seu crescimento. Os espermatozoides, depois de produzidos, ficam armazenados no epidídimo e, através do canal deferente, vai até a uretra.

Na uretra masculina passa tanto a urina, produzida pelo sistema excretor, quanto o sêmen, formado pelo líquido seminal (rico em carboidratos e vitaminas – responsável pela nutrição dos espermatozóides), produzido pela vesícula seminal, o líquido prostático (líquido alcalino, que combate à acidez da uretra e da vagina), produzido pela próstada e os espermatozoides. Vale lembrar também da existência das glandulas bulbouretrais (também chamada de glândula de cowper), responsável pela lubrificação do pênis.

Sistema reprodutor masculino.

Sistema reprodutor feminino

A mulher possui os ovários, que produzem os ovócitos nos folículos ovarianos e os hormônios sexuais progesterona e estrogênio, e as tubas uterinas, que conectam os ovários ao útero. O local mais provável de ocorrer a fecundação é nas tubas uterinas e, a fixação do zigoto (a chamada de nidação) ocorre no útero (mais especificamente no endométrio), e armazenará o bebê. O endométrio é a camada mais interna do útero.

Quando a mulher está no período fértil e ocorre a relação sexual sem métodos contraceptivos, ela poderá engravidar, ou seja, poderá haver a fecundação. A fecundação ocorre no terço superior da tuba uterina, onde ocorrerá a união do espermatozoide com o ovócito II, formando o óvulo e consequente formação da célula- ovo. Este zigoto dará origem a um novo indivíduo.

(2)

Sistema reprodutor feminino.

Ciclo Menstrual

O hormônio hipofisário FSH inicia o ciclo fazendo o recrutamento de alguns folículos ovarianos. Esses folículos em maturação passam a secretar estrogênio que, inicialmente, realiza um feedback negativo na hipófise. No entanto, sob altas concentrações, o estrogênio é capaz de estimular a liberação de LH pela hipófise, o que marcará a ovulação por volta do 14º dia. O corpo lúteo se forma a partir do que restou da liberação do ovócito secundário de dentro do folículo. Ele é responsável pela produção de progesterona e na preparação do corpo feminino para uma possível gravidez. Se não houver fertilização, o corpo lúteo se degenera em corpo albicans, promovendo a queda dos hormônios ovarianos. Isso induz a menstruação.

Caso haja a fertilização, com a formação do zigoto, há a produção de beta-HCG (Gonadotrofina coriônica), um hormônio que indica ao organismo a presença de um embrião, prolongando a vida do corpo lúteo

(3)

Exercícios

1.

A anticoncepção de emergência, ou "pílula do dia seguinte", é um método que pode evitar a gravidez.

O Sistema Único de Saúde disponibiliza dois métodos ao usuário, sendo um deles o medicamento que possui levonorgestrel, uma progesterona sintética, que é usado até 72 horas após a relação sexual sem proteção.

BRASIL. Ministério da Saúde. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde. 2005.

Uma mulher no início da fase lútea e, após 30 horas da relação sexual desprotegida, para evitar gravidez indesejável, fez uso do medicamento referido no texto. Nessa situação, o medicamento é eficaz, pois bloqueia a

a) maturação do folículo.

b) liberação do óvulo.

c) fecundação do oócito.

d) formação do corpo amarelo.

e) diferenciação do disco embrionário.

2.

O epidídimo tem a função de:

a) armazenar espermatozoides.

b) produzir hormônio sexual masculino.

c) produzir espermatozoides.

d) produzir hormônios gonadotróficos.

e) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais.

3.

Observe o gráfico abaixo e marque a alternativa correta a respeito da variação desses hormônios durante o ciclo menstrual:

a) O aumento dos níveis de estrógeno está relacionado com a diminuição do endométrio.

b) O aumento do índice de estrógeno faz com que ocorra o aumento da secreção de FSH e LH.

c) Após a ovulação, ocorre uma diminuição nos níveis de progesterona.

d) Altos níveis de progesterona e estrógeno fazem com que ocorra a liberação do ovócito secundário.

(4)

processo normal da gestação humana.

Pelos dados do gráfico é INCORRETO afirmar que:

a) no início do parto, as concentrações de HCG, progesterona e estrógeno são altas.

b) durante a gravidez, as concentrações de progesterona e estrógeno aumentam gradativamente.

c) aproximadamente no segundo mês de gestação, a concentração de HCG é máxima.

d) no quinto mês de gestação, a concentração de HCG é inferior às de progesterona e estrógeno.

e) no final da gestação, ocorre diminuição nas concentrações de progesterona e estrógeno.

(5)

5.

Sobre o sistema reproduto masculino, é correto afirmar que:

a) Os espermatozóides maduros são produzidos nos testículos e armazenados no epidídimo desde os primórdios da formação do indivíduo do sexo masculino, quando este ainda se encontrava no interior do útero.

b) A próstata é um órgão muito importante, pois durante o estado de excitação envia líquidos para os corpos esponjosos do pênis, permitindo a ereção.

c) Por estar conectada diretamente com o pênis, a bexiga urinária também faz parte do sistema reprodutor masculino, pois a passagem da urina lubrifica a uretra, facilitando a passagem dos espermatozóides.

d) O prepúcio é uma membrana que envolve a glande do pênis e que geralmente se solta durante a puberdade. Caso haja a persistência dessa membrana, recomenda-se cirurgia de laqueadura.

e) Os testículos são normalmente originados na cavidade abdominal e descem para a bolsa escrotal durante o período fetal, onde encontram uma temperatura mais amena para a produção dos espermatozóides.

(6)

1. C

A pílula do dia seguinte vai evitar que haja a fecundação, pois a alta taxa hormonal e sua posterior queda fará a mulher menstruar.

2. A

O epidídimo faz parte do sistema reprodutor masculino e é nele que ocorre a maturação e armazenamento dos espermatozoides.

3. A

A concentração de HCG é elevada no início da gravidez. O HCG prolonga a vida do corpo lúteo até o desenvolvimento da placenta.

4. B

Observe que os níveis de estrógeno no gráfico são altos perto do dia da ovulação. Isso ocorre porque o aumento desse hormônio faz com que o FSH e LH sejam secretados em grande quantidade. O aumento do FSH e LH provoca a ovulação.

5. E

A produção de espermatozoides inicia-se apenas na puberdade; durante a ereção o fluxo sanguíneo é temporariamente aumentado e armazenado nos corpos cavernosos e esponjoso do pênis; a bexiga urinária não faz parte do sistema reprodutor; no caso da persistência do prepúcio, a cirurgia recomendada é a postectomia (cirurgia de correção da fimose). A laqueadura é um procedimento de anticoncepção definitiva que consiste na obstrução cirúrgica das trompas uterinas da mulher.

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

São Tomé e Príncipe, pertence às seguintes organizações: Banco Africano para o Desenvolvimento, Aliança dos Pequenos Estados Insulares, União Africana, Comunidade dos Países

Um estudo longitudinal constatou correlações positivas entre a atenção dos pais a seus bebês de 6 meses de idade, medida pela HOME, e QI e escores em testes de desempenho aos 10

Entretanto, mesmo partindo do pressuposto de que as interações humanas são constitutivas do psiquismo do homem, na tríade aluno/mestre/conhecimento, dada sua

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas