• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO SOBRE DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESTUDO SOBRE DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

ESTUDO SOBRE DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

Em todos os aspectos concernentes à vida cristã sempre temos nos posicionado ao lado da Bíblia. Por isso mesmo entendemos que o casamento é uma instituição que nasceu no coração de Deus, e que a família é sua prioridade.

(Gênesis 2:18-24)

Por outro lado, vivemos em uma época em que a separação entre casais tem sido cada vez mais comum, e torna-se necessário esclarecermos nossa posição como igreja sobre a questão do divórcio e novo casamento conforme à luz que temos recebido da Bíblia.

1. JESUS É O LEGISLADOR MAIOR CONTEXTO DA LEI

- O divórcio, no contexto judaico, sempre era considerado um rompimento completo do vínculo conjugal, e dava por si só o direito a um novo casamento.

- Quando um homem e uma mulher adulteravam eram mort os, geralmente por apedrejamento (Deuteronômio 22:22; Levíticos 20:10).

- O marido podia se divorciar e despedir sua esposa por QUALQUER motivo (Dt 24:1-4). Isto fazia do divórcio prática comum até a época de Jesus (exemplo – João 4:18)

CONTEXTO DA GRAÇA

- Jesus é superior à Lei, à tudo e à todos. Ele é o mediador de uma melhor e eterna aliança (Hebreus 8:6-7).

- Por isto Jesus afi rmou várias vezes capítulos de 5 a 7 de Mateus: … ouvistes o que foi dito … (referindo-se à Lei de Moisés) … eu porém vos digo …

- O ensino de Jesus é que o casamento seja para sempre (Mateus 19:7-9)

2. DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO NÃO É UMA OPÇÃO, MAS SIM EXCEÇÃO - Todo casamento pode enfrentar difi culdades e ajustes, mas sempre iremos trabalhar pela sua reconciliação, restauração e edifi cação com base nos princípios bíblicos, pois cremos que a vontade de Deus é que ele dure para sempre (Mateus 19:6).

- Mesmo que sempre lutemos pelo casamento, com vistas a obedecermos aos ensinamentos de Jesus na SUA TOTALIDADE, é necessário incluirmos as exceções que permitem o novo casamento.

(3)

3. SITUAÇÕES QUE A BIBLIA PERMITE DIVÓRCIO

• SE AMBOS PERMANECEREM SOLTEIROS E CASTOS ENQUANTO VIVEREM SEPARADOS

Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fi zer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. (1 Coríntios 7:10,11 NVI)

Ambos o cônjuges decidem se divorciar por qualquer motivo e se comprometem a fi car solteiros e castos pelo resto da vida ou reatarem o casamento.

• EM CASO DE ADULTÉRIO (IMORALIDADE SEXUAL) DE UM DOS CÔNJUGES

“Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar da sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher estará cometendo adultério.”

(Mateus 19:9)

O esforço da igreja sempre é buscar o caminho do perdão e da reconciliação.

Mas quando isso não se torna possível a vitima estará livre para se casar de novo.

Caso, mais tarde, o adúltero se arrependa, e a vítima já esteja casada com outra pessoa, então ele/ela deverá permanecer solteiro (a) e casto (a) para não se expor novamente ao pecado de fornicação ou adultério (o que aconteceria se viesse a contrair novas núpcias)

• NO CASO DO CÔNJUGE DESCRENTE QUERER SE SEPARAR PORQUE O OUTRO SE TORNOU CRISTÃO

... Se um irmão tem mulher descrente, e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santifi cado por meio da mulher, e a mulher descrente é santifi cada por meio do marido. Se assim não fosse, seus fi lhos seriam impuros, mas agora são santos.

Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fi ca debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.

(1 Coríntios 7:12b-15 NVI)

4. SITUAÇÕES QUE A BÍBLIA PERMITE NOVO CASAMENTO AO VIÚVO (A)

“Porque a mulher casada (vale também para o homem) está ligada pela lei ao seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.”

(Romanos 7:2)

(4)

“A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fi ca livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.”(I Coríntios 7:39)

• A VÍTIMA DO ADULTÉRIO (IMORALIDADE SEXUAL) DE UM DOS CÔNJUGES

“Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe cert idão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. (Mateus 5:31, 32 NVI) O esforço da igreja sempre é buscar o caminho do perdão e da reconciliação.

Mas quando isso não se torna possível a vítima estará livre para se casar de novo.

• AO IRMÃO/ IRMÃ CUJO CÔNJUGE INCRÉDULO SE DIVORCIOU POR MOTIVOS RELIGIOSOS

... Se um irmão tem mulher descrente, e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santifi cado por meio da mulher, e a mulher descrente é santifi cada por meio do marido. Se assim não fosse, seus fi lhos seriam impuros, mas agora são santos.

Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fi ca debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.

(1 Coríntios 7:12b-15 NVI)

• QUANDO O DIVORCIO ACONTECEU ANTES DA PESSOA SE CONVERTER Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas. Foi alguém chamado sendo já circunciso? Não desfaça a sua circuncisão.

Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide. A circuncisão não signifi ca nada, e a incircuncisão também nada é; o que import a é obedecer aos mandamentos de Deus. Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus. Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a. Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é libert o e pert ence ao Senhor;

semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo. Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens. Irmãos, cada um deve permanecer diante de Deus na condição em que foi chamado.(1 Coríntios 7:17-24 NVI)

Entendemos que aquele que está em Cristo é nova criatura e que as coisas velhas já passaram (2 Coríntios 5: 17).

Port anto se um irmão ou irmã conheceu a Cristo estando já divorciado está livre para se casar novamente, mesmo que seu divórcio não tenha sido feito por motivo de infi delidade ou imoralidade sexual.

(5)

No entanto, temos a responsabilidade diante de Deus, não somente com o irmão ou a irmã, mas também com o descrente que um dia foi seu cônjuge.

Nessa situação caso o descrente ainda não tenha contrario novo matrimonio deve-se iniciar um processo visando a restauração do casamento, porque Deus odeia o divórcio.

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, (...) Por isso, tenham bom senso; não sejam infi éis. (Malaquias 2:16 NVI)

Antes que a igreja possa declarar o novo irmão livre para casar-se novamente o antigo cônjuge deve ser procurado, evangelizado e consultado sobre a possibilidade de reatar a relação.

Caso a resposta seja positiva um processo de aconselhamento será iniciado até a completa restauração do casal.

Caso o antigo cônjuge (não convert ido) não queira reatar a relação e tampouco iniciar a mesma caminhada de fé do convert ido a igreja se sente livre para realizar o casamento do irmão ou irmã com uma nova pessoa no Senhor.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Completar documentos: Histórico Escolar do Ensino Fundamental realizado INTEGRALMENTE em Escola (s) PÚBLICA(s); Certificado de Conclusão do-. Ensino Médio ; Declaração de Renda de

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0611828/CA.. condição estável com largura normalizada de 5,5 para a condição instável com largura normalizada da fratura de 5,6. f) As forças

Em 1919, Freud fundou sua editora, Internationaler Psychoanalytischer Verlag, de grande importância na formação analítica, pois, por ser uma editora psicanalítica, dava a Freud

Esse trabalho tem como objetivo testar o emprego das escamas da pinha da árvore Araucaria angustifolia na remoção dos metais cromo(VI), cromo(III) e ferro em efluentes

Participam do Plano Brasil sem Miséria 22 ministérios 1 , incluindo, além do Ministério do Desen- volvimento Social e Combate à Fome (coordenador do Plano), as pastas de:

Não obstante sejam diversas as conexões entre esses dois cam- pos do Direito, este livro voltar-se-á para os efeitos do casamento válido e da sua dissolução pelo divórcio

De modo geral, pode-se observar que as correlações entre MPT e RMS foram fracas (r<0,3; P>0,05), para extensores e flexores do joelho, tanto no pré quanto no pós-treino,

A conformação no estado líquido permite a obtenção da peça com a forma final enquanto que a conformação no estado sólido necessita de mais etapas para se obter a peça