• Nenhum resultado encontrado

Diagnóstico de Avarias da FAG. Pendurais e Suportes da Barra Estabilizadora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Diagnóstico de Avarias da FAG. Pendurais e Suportes da Barra Estabilizadora"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

9996007600/07.2019© 2020 Schaeffler Automotive Aftermarket GmbH & Co. KG

Diagnóstico de Avarias da FAG

Pendurais e Suportes da Barra Estabilizadora

(2)

Copyright ©

Schaeffler Automotive Aftermarket GmbH & Co. KG Julho de 2019

O conteúdo deste folheto não é legalmente vinculativo e serve apenas para fins informativos.

Na medida do legalmente permitido, a Schaeffler Automotive Aftermarket GmbH & Co. KG não assume qualquer responsabilidade em relação a este folheto.

Todos os direitos reservados. Qualquer cópia, distribui- ção, reprodução, disponibilizar publicamente ou outra publicação deste folheto, no todo ou em parte, sem o consentimento prévio por escrito da Schaeffler Automo- tive Aftermarket GmbH & Co. KG é proibida.

(3)

Schaeffler REPXPERT –

a marca de serviços para os profissionais da oficina.

Com o REPXPERT, oferecemos um conjunto abrangente de serviços em relação aos nossos produtos e soluções de manutenção. Está à procura de informações específicas sobre os diagnósticos de danos?

Precisa de determinadas ferramentas para ajudar a facili- tar a vida quotidiana da sua oficina? Quer se trate do portal online, da linha direta de serviços, de vídeos e instruções de instalação, formação ou eventos, obtém todos os serviços técnicos de uma única fonte.

Efetue agora o seu registo gratuito com apenas alguns cliques em: www.repxpert.pt.

A Schaeffler no Automotive Aftermarket – mais inovação, mais qualidade e mais serviços.

A Schaeffler no Automotive Aftermarket –

sempre a primeira escolha para a reparação de veículos.

Sempre que um veículo necessita ir à oficina, os nossos produtos e soluções de manutenção são a primeira escolha para resolver os problemas que possam existir. Com a nossa competência de sistemas em transmissões, motores e chassis, somos um parceiro global de confiança a nível mundial. Quer se trate de automóveis de passageiros, veículos comerciais ligeiros e pesados, ou tratores – os nossos componentes perfeitamente ajustados permitem uma substituição de peças rápida e profissional.

Os nossos produtos estão baseados numa abordagem abrangente dos sistemas. Inovação, experiência técnica e a melhor qualidade de fabrico e material, tornam-nos num dos parceiros de desenvolvimento líderes para os fabricantes de veículos, assim como num fornecedor inovador de peças sobresselentes de valor contínuo e soluções de manutenção completas para embraiagens e sistemas de embraiagem, aplicações de motor e transmissão, e aplicações de chassis com a qualidade de equipamento original, assim como das ferramentas especiais adequadas.

Com a nossa marca FAG, somos o especialista em manutenção do chassis e fornecemos uma ampla gama de produtos e soluções de manutenção. O nosso portefólio para isto inclui rolamentos de roda, componen- tes de direção e suspensão, componentes do eixo da transmissão e componentes da estrutura do amortecedor.

Ao utilizar tecnologias de revestimento de superfícies e vedação de última geração, oferecemos o mesmo nível elevado de qualidade em todo o portefólio. Cada componente individual, incluindo a peça acessória mais pequena, é desenvolvido e testado de acordo com os padrões de qualidade da Schaeffler.

Por conseguinte, os nossos produtos garantem um comportamento seguro e ágil na estrada em todas as situações de condução.

(4)

Conteúdo

Conteúdo

Page

1 Informações Gerais 5

2 Defeitos frequentes 6

3 Diagnóstico 8

4 Instruções de instalação 10

5 Padrões de danos 12

4

(5)

5

1 Informações Gerais

1 Informações Gerais

Estabilidade do veículo

As condições irregulares e variáveis das estradas geram maiores exigências nos sistemas de suspensão do veículo. Durante a operação, os veículos oscilam entre os lados esquerdo e direito. Por conseguinte, para garantir a estabilidade do veículo é essencial absorver ou harmoni- zar o movimento oscilatório.

Os veículos sem controlo da estabilidade giram sobre o seu eixo longitudinal, o que resulta num sistema de direção que não responde. O movimento oscilatório é neutralizado através de barras estabilizadoras que estão ligadas ao berço do motor e ao eixo.

Os eixos traseiros com barra de torção são uma exceção à regra: com esta configuração de suspensão, que se encontra normalmente nos veículos com tração dianteira, a ligação entre os lados esquerdo e direito é garantida pela própria estrutura do eixo que também age como uma mola de torção integrada.

Em todas as outras configurações de eixo, o movimento oscilatório é minimizado através das barras estabilizado- ras que se ligam diretamente ao braço de suspensão ou através de pendurais.

(6)

6

2 Anomalias frequentes

2 Anomalias frequentes

Pendurais

Possíveis anomalias

• Pinos esféricos gastos

• Fratura ou distorção

• O suporte soltou-se

• Suportes porosos

Causas

• Guarda-pó de borracha defeituoso

• Contaminação por sujidade ou humidade

• Destruição por corpos estranhos

• Fratura ou desgaste da articulação esférica

• Tensão mecânica

• Posição de montagem incorreta Efeitos

• Rótulas gastas

• Maior carga aplicada no suporte da barra estabilizadora

• Fortes ruídos

• Desprendimento da barra estabilizadora Solução

• Inspeção regular dos componentes de suspensão

• Cumprimento dos intervalos de manutenção especificados

• Substituição imediata das peças defeituosas

(7)

7

Suportes da barra estabilizadora

Danos potenciais

• Borracha luzente

• Deformação do suporte

• Dissolução do suporte

• Suportes porosos Causa

• Suporte impregnado de óleo por uma fuga

• Desgaste provocado pelo movimento oscilatório do veículo

• Fim da vida útil do material de borracha Efeito

• Ruídos no eixo dianteiro

• Maior tensão mecânica nos pendurais

• O conforto de condução poderá ser afetado Solução

• Substituição dos Suportes

• Inspeção da condição do pendural

(8)

8

3 Diagnóstico

3 Diagnóstico

Os pendurais também são conhecidos como tirantes ou escoras da barra estabilizadora. Apesar dos nomes diferentes, têm uma função: garantir a ligação entre o eixo e a barra estabilizadora. Tal como ocorre com ou- tros danos na suspensão, os pendurais ou suportes da barra estabilizadora com anomalias resultam em fortes ruídos emitidos no eixo afetado. As avarias na suspen- são passam muitas vezes despercebidas uma vez que a mudança das características de condução do veículo apenas se manifesta depois da destruição do pendural e do pino esférico ser removido da articulação.

Devido à ligação direta entre o pendural e o suporte do amortecedor ou braço de suspensão, uma folga indesejável no pendural ou anomalias nos suportes da barra estabilizadora são frequentemente transmitidos para o sistema da direção e tornam-se percetíveis como pancadas na direção. É por esse motivo que é frequente- mente diagnosticado um defeito dos componentes que formam o sistema de suspensão. No entanto, a inspeção demonstra muitas vezes que não é esse o caso.

Se o balanceamento da barra estabilizadora resultar num ruído abafado na respetiva ligação ao pendural, a causa principal é uma folga excessiva no pendural. No entanto, se os pendurais se encontrarem em boas con- dições, a causa provável dos danos são os suportes dos pendurais. Em muitos casos, os suportes de borracha estão alargados, porosos ou danificados por óleo ou outros meios agressivos.

(9)

9 É aplicada uma especial tensão nos pendurais e supor-

tes da barra estabilizadora de veículos com suspensões rebaixadas ou com molas de suspensão quebradas.

As molas de suspensão nos carros rebaixados são nor- malmente mais rígidas do que as molas de equipamento original. Com as molas de suspensão comprimidas num lado do veículo, as molas no outro lado exercem uma força oposta superior às das configurações de OE que implicam uma maior tensão na suspensão quando con- duz em estradas irregulares ou acidentadas.

As molas de suspensão quebradas provocam proble- mas similares. Neste caso, a pré-carga é gerada pelo eixo de um veículo inclinado.

É fundamental diagnosticar atempadamente os supor- tes de pendurais gastos ou quebrados para evitar que ocorram danos consequenciais graves, tal como furos dos pneus ou quebra dos pendurais.

Atenção

Os componentes da suspensão são peças fundamen- tais para a segurança e requerem o máximo de atenção!

(10)

1010

4 Instruções de instalação

4 Instruções de instalação

Como substituir os pendurais e suportes da barra estabilizadora

• Certifique-se de que a barra estabilizadora e outros componentes não caiam

• Não utilize lubrificantes agressivos quando montar os suportes de borracha

• Os materiais de diferentes ligas podem provocar corrosão bimetálica. Para garantir a vida útil máxima do componente, apenas utilize parafusos especiais.

• Utilize sempre novos parafusos e porcas.

• Aperte sempre os parafusos e as porcas ao binário especificado.

• Cumpra sempre as especificações do fabricante.

• Nos veículos com nivelamento dos faróis, efetue um teste de condução para verificar os ajustes dos faróis e ajuste, se necessário.

(11)

11

(12)

12

5 Padrões de danos

5 Padrões de danos

As causas mais frequentes dos danos nos pendurais são os suportes e guarda-pós porosos e/ou desfeitos.

A entrada de sujidade e humidade tem impacto nas rótulas e faz com que os componentes tenham ano- malias prematuras. Se os pendurais se desprenderem da barra estabilizadora, isto pode resultar em graves acidentes.

(13)

13 Não garantir a ligação correta entre o pendural e a barra

estabilizadora pode deteriorar significativamente o conforto de condução do veículo e resultar num maior movimento oscilatório da carroçaria do veículo.

(14)

14

Notas

(15)

15

Notas

(16)

9996007600/07.2019© 2020 Schaeffler Automotive Aftermarket GmbH & Co. KG

www.repxpert.pt

Referências

Documentos relacionados

A atividade foi realizada com duas turmas da 8ª série, do turno da manhã, em parceria com a professora Viviane, que ministra aulas de Ciências na Escola Municipal de Ensino

Dentre os efeitos das condições de corte na formação das rebarbas destacam o modelo geométrico da ferramenta/peça, o nível de desgaste e geometria da ferramenta

A estabilidade térmica nas baixas temperaturas (Figura 4a), foi de aproximadamente 50% da sua atividade inicial aos 14 dias para a polimetilgalacturonato liase (PMGL)

Italo Valcy Redes: uma breve introdução Redes de computadores e a Internet. O que compõe

Bucha da barra estabilizadora tras 274. Correia do ar

Bucha metal ponta estabilizadora 1460.. Bucha metal barra

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

b) Se uma Se uma pessoa colocar, pessoa colocar, ou não, ou não, vírgulas, de vírgulas, de maneira aleatória, nas posições numeradas no texto, maneira