• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO AMBIENTAL DEZEMBRO/ Vistorias em áreas comerciais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO AMBIENTAL DEZEMBRO/ Vistorias em áreas comerciais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I - Providências/Acompanhamentos

1. Vistorias em áreas comerciais

Pão de Açúcar - Na saída de serviços do supermercado Pão de Açúcar, onde estão localizadas as lixeiras, foram identificados diversos resíduos recicláveis (basicamente papelão) espalhados pela rua, calçada e canal de drenagem, além de carrinhos de compras e paletes. O setor de Fiscalização entrou em contato com a gerência do supermercado para providências.

2. Evento Temporário: Vila na Praia e Ice Park

O setor de Meio Ambiente realizou vistorias nos eventos temporários Vila na Praia, Ice park e Viva Bem Verão com o objetivo de avaliar os possíveis impactos ambientais que possam ser gerados e orientar aos responsáveis quanto às medidas mitigadoras. No espaço Vila na Praia foram observadas lonas e outros materiais descartados atrás dos estandes, inclusive com larvas de mosquitos, os responsáveis pela organização do evento foram orientados e atenderam prontamente, eliminando os focos.

(2)

3. Campanha de Prevenção a Dengue 2018/2019

Os 12 estagiários da Campanha de Prevenção a Dengue estão percorrendo o bairro desde o dia 11 de dezembro realizando vistorias nas residências e comércios orientando os moradores quanto à proliferação de mosquitos e em busca de focos com água parada. Já foram vistoriados os módulos 2, 3, 4, 5, 12, 17, 18, 19, 20, 21, 24, 26, 28 e 30. Até o momento foram notificados 8 proprietários de residências onde foram encontradas larvas da espécie Aedes aegypti, mosquito vetor da Dengue, Febre amarela, Zika e Chikungunya, solicitando providencias urgentes. Os imóveis ausentes e onde foram encontradas larvas de mosquitos serão visitados novamente pela equipe para acompanhar as providências. A equipe de estagiários da campanha continuará realizando as vistorias até o fim de janeiro.

4. Desassoreamento canal de drenagem módulo 1

Nos dias 19 e 20 de dezembro foi realizado o desassoreamento da desembocadura do canal entre os módulos 1 e 9, para auxiliar no escoamento da água pluvial proveniente dos módulos. Foi removida a areia do leito do canal antes e depois da ponte de pedestres, respeitando o limite com o jundú. Esse serviço foi realizado com auxílio de uma escavadeira hidráulica e acompanhado pelo setor de Meio Ambiente e Sobloco e teve autorização da juíza da 2ª Vara Federal de Santos/SP, mediante posterior encaminhamento de relatório do serviço.

(3)

5. Arborização Urbana

O Setor de Meio Ambiente realizou a substituição de 42 mudas mortas nas calçadas das avenidas. Através de empresa terceirizada foi realizada a poda de 9 árvores (4 palheteiras, 2 chapéus-de-sol e 3 coqueiros) em passeios públicos à pedido de proprietários, devido a interferência na passagem de veículos e iluminação pública. Também foram podados 2 chapéus-de-sol na Av. da Orla, devido a galhos quebrados com risco de queda. Duas árvores de áreas verdes caíram após ventos fortes e foram removidas. Uma árvore morta e de grande porte localizada em área verde foi podada para eliminar o risco de queda na residência, após parecer favorável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Foram abertos 2 chamados na Defesa Civil para avaliação de risco de queda de árvores de área verde e calçada.

6. Manejo de Resíduos

a) Central de Triagem de Materiais Recicláveis

A Central de Triagem opera com grande volume de resíduos sólidos que chegam diariamente. Funcionários terceirizados estão ajudando na separação dos materiais recicláveis dispostos em baias específicas para posterior destinação.

Durate a temporada, os resíduos recebidos ficam dispostos diretamente no solo, podendo percolar o chorume.Neste mês houve a destinação, 256 kg de alumínio, 3.859 kg de plástico (Misto, PET e PEAD) e 17.155 kg de papelão. Estes materiais são doados para a Fundação 10 de Agosto para comercialização.

(4)

7.Manejo de Resíduos

b) Lixo Tecnológico, pilhas e baterias

Armazenados na Central de Triagem, as pilhas e baterias são acondicionadas em palets e destinadas de acordo com a necessidade. O lixo tecnológico é desmontado para separação das carcaças plásticas e reduzir o volume destinado. Esse resíduo tem custo para destinação.

c) Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são acondicionadas em baia fechada específica, na Central de Triagem, embaladas e empilhadas, para evitar a quebra. Esse resíduo tem custo para destinação.

d) Caçamba Sucata Metálica – Unidade de Resíduos ETE

A sucata metálica é armazenada em caçamba. Este resíduo é doado para a Fundação 10 de Agosto para comercialização. Foram destinados 2.345 kg de ferro neste mês.

e) Pneus – Unidades de Resíduos ETE

Os pneus são armazenados em baia específica coberta. Este resíduo é destinado para empresa recicladora de acordo com a necessidade e não possui custos para destinação.

f) Resíduos Perigosos Classe I –Unidade de Resíduos ETE

Os resíduos de tintas/óleos classe I e caçamba de areia contaminada com óleo são armazenadas em baias específicas e cobertas, de acordo com as normas. A destinação é realizada de acordo com a necessidade para empresa certificada. Esse resíduo tem custo para destinação.

g) Caçambas de Armazenamento Temporário de Lixo da Praia - Módulo 1

O lixo recolhido da praia e de lixeiras distribuídas pelo bairro estão sendo acondicionado em diversas caçambas provisórias no módulo 1, além das duas caçambas permanentes, que estão sendo trocadas diariamente pela empresa Terracom.

(5)

II - Atendimento a proprietários

1. Atendimentos do Setor

Neste mês, o Setor de Meio Ambiente realizou 120 atendimentos e o ano de 2018 (de janeiro a dezembro) foi finalizado com 1372 atendimentos, todos formalizados em fichas de ocorrências, referente aos seguintes assuntos: abelhas e vespas (orientação e remoção de colmeias), animais silvestres e marinhos (orientação, recolhimento e destinação); arborização urbana (vistorias técnicas, orientação, podas e substituições em passeio público); áreas verdes (orientação, vistorias técnicas, auxílio em quedas de árvores); animais domésticos (orientação, recolhimento, animais perdidos); dengue e febre amarela (orientação, denúncias, tratamento); pragas urbanas (orientação, tratamento) entre outros (destinação de resíduos, impactos ambientais, acompanhamentos de serviços, educação ambiental).

(6)

2.

Filhotes de aves

Na primavera e verão período em que ocorre a reprodução da maioria das aves é comum o Setor de Meio Ambiente ser acionado após os filhotes caírem do ninho.

Os proprietários são orientados a não mexer nos filhotes para continuarem tendo os cuidados maternos, a chance de sobrevivência de um filhote sem esses cuidados é muito pequena.

Em casos onde não é possível deixar o filhote no local o mesmo é encaminhado pelo Setor de Meio Ambiente para a Diretoria de Operações Ambientais.

Os proprietários que entram em contato recebem um informativo explicando como agir nesses casos.

III - Atividades de rotina

Controle da broca-do-olho-do-coqueiro: foi realizada a manutenção (reposição de toletes de cana-de-açúcar e feromônio e contagem dos besouros) das 10 armadilhas para controle do besouro Rynchophorus palmarum distribuídas pelo bairro.

Controle de animais domésticos de rua: foram recolhidos das ruas do bairro 19 gatos que foram encaminhados para os procedimentos veterinários de castração, vermifugação, vacinação e adoção.

Animais silvestres: foram recolhidos 6 saruês, 1 preá, 2 cobras d’água, 1 tuim e 1 periquito- rico em residências e liberados em áreas verdes por estarem saudáveis. Para a Diretoria de Operações Ambientais (DOA) foram encaminhadas debilitados 1 quero-quero e uma serpente peçonhenta (jararaca).

Bióloga Fernanda Almeida Marcatto Bióloga Viviane de Biazi Arantes

CRBio 54877/01-D CRBio 72833/01-D

Referências

Documentos relacionados

[...] Foi no início da década de 80 que a legislação sobre a matéria passou a desenvolver-se com maior consistência e celeridade. Isso porque o conjunto de leis até

Com o grande aumento de informações fornecidas todos os dias pelos usuários de blogs, site, redes sociais etc…, tornou-se indispensável o uso da estatística para análise

são discutidas as características físicas das variações, ao longo do dia, de temperatura potencial e de umidade específica em diferentes nív~is dentro e acima de uma copa

 1 (um) compact disk (CD) que deverá estar identificado e conter os seguintes arquivos em PDF: Currículo Vitae no formato da Plataforma Lattes, Histórico

O „Minha Casa, Minha Vida‟ não é para fazer comércio”, afirma Maria do Carmo Avesani, diretora da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades.. A seleção

Este artigo examina o papel das redes de apoio social mantidas por mulheres em comunidades rurais do Maranhão, e o modo como se organizam para fins de estruturação de relações sociais

Em Mariana, o Ministério Público de Minas Gerais move, desde o rompimento, ações válidas apenas para o território: uma Ação Cautelar garantiu o bloqueio de R$300 milhões das

Como todas as lâmpadas fluorescentes, em geral, o fluxo luminoso nominal para as lâmpadas T5 HE e T5 HO são especificados a 25ºC, e as T5 HE e T5 HO atingem seu fluxo luminoso