• Nenhum resultado encontrado

AIP GEN BRASIL 13 JAN 11 GEN 3 SERVIÇOS GEN 3.1 SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AIP GEN BRASIL 13 JAN 11 GEN 3 SERVIÇOS GEN 3.1 SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA"

Copied!
101
0
0

Texto

(1)

COMAER AMDT AIRAC AIP 20/10

AIP GEN 3.1-1

BRASIL 13 JAN 11

GEN 3 SERVIÇOS

GEN 3.1 SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA 3.1.1 SERVIÇO RESPONSÁVEL

3.1.1.1 O Serviço de Informação Aeronáutica garantirá a circulação e informações necessárias para a segurança, regularidade e eficácia da navegação aérea internacional e nacional dentro de sua área de responsabilidade, como indicado em 3.1.1.2 a seguir. É constituído pelo Subdepartamento de Operações (SDOP), Instituto de Cartografia Aeronáutica(ICA), Centro Internacional de NOTAM (NOF), Centro Geral de NOTAM (CGN), Centros Regionais de NOTAM (CRN) e salas AIS nacionais e internacionais.

3.1.1.2 Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA Subdepartamento de Operações (SDOP)

Avenida General Justo, 370 – 2º andar – 20021-130 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil Tel.: 5521 2101-6350 – 2101-6365

Fac-símile: 5521 2101-6369 e 2101-6340 Email: sdop@decea.gov.br

AFS: SBRJYGYI

Website: www.aisweb.aer.mil.br

Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA)

Avenida General Justo, 160 – Anexo I – 20021-130 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil Tel.: 5521 2101-6127 – 2101-6247

AFS: SBRJZXIC

Email: dsia-ica@decea.gov.br

Centro Internacional de NOTAM - NOF Brasil

CINDACTA 1 – SHIS – QI-5 – Área Especial 12 – Lago Sul – CEP:71615-600 – Brasília - DF – Brasil TEL/FAX.: 55 61 3364-8353

AFS: SBRJYNYX

BANCO DE DADOS: SBRJZXBI (NOTAM)

EMAIL; nofbrazil@cindacta1.aer.mil.br

O Serviço é fornecido em conformidade com as disposições contidas no Anexo 15 – Serviço de Informação Aeronáutica da OACI.

3.1.1.3 CENTROS DE NOTAM NACIONAIS CENTRO GERAL DE NOTAM - CGN

CINDACTA I - SHIS - QI 5 - AREA ESPECIAL 12 - LAGO SUL CEP: 71615-600 - BRASILIA, DF - BRASIL

TEL/FAX: 61 3364-8354 AFS: SBBRYNYC

BANCOS DE DADOS: SBRJZXBI (NOTAM) EMAIL: cgn@cindacta1.aer.mil.br

CENTRO REGIONAL DE NOTAM DE RECIFE - CRN - RF

CINDACTA III - AVENIDA CENTENÁRIO ALBERTO SANTOS DUMONT, S/Nº BAIRRO: JORDÃO BAIXO

CEP: 51250-020 - RECIFE, PE TEL: 81 2129-8103

AFS: SBRFYNYA

BANCO DE DADOS: SBRFZXBN (NOTAM) EMAIL: crnrf@cindacta3.aer.mil.br

CENTRO REGIONAL DE NOTAM DE SÀO PAULO - CRN-SP

SRPV-SP - AEROPORTO DE CONGONHAS - AVENIDA WASHINGTON LUIZ, S/Nº BAIRRO: JARDIM AEROPORTO

CEP: 04626-000 - SÃO PAULO, SP TEL: 11 2112-3468

AFS: SBSPYNYA

BANCO DE DADOS: SBSPZXBN (NOTAM) EMAIL: crnsp@srpv.aer.mil.br

(2)

GEN 3.1-2 13 JAN 11

AMDT AIRAC AIP 20/10 COMAER

AIP BRASIL CENTRO REGIONAL DE NOTAM DE CURITIBA - CRN-CT

CINDACTA II - AVENIDA ERASTO GAERTNER, 100 BAIRRO: BACACHERI

CEP: 82510-901 - CURITIBA, PR TEL: 41 3251-5478

AFS: SBCTYNYA

BANCO DE DADOS: SBCTZXBN (NOTAM) EMAIL: crnct@cindacta2.aer.mil.br

CENTRO REGIONAL DE NOTAM DE BRASILIA - CRN-BR CINDACTA I - SHIS - QI 5 - AREA ESPECIAL 12 - LAGO SUL CEP: 71615-600 - BRASILIA, DF - BRASIL

TEL/FAX: 61 3364-8372 AFS: SBBRYNYA

BANCO DE DADOS: SBBRZXBN (NOTAM) EMAIL: cgn@cindacta1.aer.mil.br

CENTRO REGIONAL DE NOTAM MANAUS - CRN-EG CINDACTA IV - PRÉDIO DO CVA - AVENIDA TURISMO, 1350 BAIRRO: TARUMÃ

CEP: 69049-630 - MANAUS, AM TEL 92 3652-5370

AFS: SBEGYNYA

BANCO DE DADOS: SBEGZXBN (NOTAM) EMAIL: crneg@cindacta4.aer.mil.br 3.1.2 ÁREA DE RESPONSABILIDADE

O Serviço de Informação Aeronáutica é responsável por compilar e difundir a informação para todo o território nacional, incluindo águas territoriais e jurisdicionais, bem como o espaço aéreo que tenha sido objeto de acordo regional de navegação aérea.

3.1.3 PUBLICAÇÕES AERONÁUTICAS

3.1.3.1 A informação aeronáutica é proporcionada na forma da documentação integrada de Informações Aeronáuticas (IAIP), que é constituída pelos seguintes elementos:

- Publicação de Informação Aeronáutica (AIP);

- Suplemento AIP ( SUP AIP);

- NOTAM e boletins de informação prévia ao vôo (PIB);

- Circulares de informação aeronáutica (AIC); e - Listas de verificação e resumos.

Os NOTAM e as correspondentes listas de verificação mensais são transmitidas pelo Serviço Fixo Aeronáutico (AFS), entretanto o PIB pode ser obtido na salas AIS de aeródromo. Todos os demais elementos do conjunto são distribuídos por via postal.

3.1.3.2 Publicação de Informação Aeronáutica (AIP)

A AIP é o documento básico da aviação destinado primordialmente a satisfazer as necessidades internacionais de intercâmbio de informações aeronáuticas. Contém informação de caráter permanente e as modificações temporárias de longa duração indispensáveis para a navegação aérea.

A AIP é impressa em folhas soltas, tamanho A4 que permite uma flexibilidade na encadernação. É divulgada em 2 (duas) versões que são distribuídas internacionalmente no idioma inglês e nacionalmente, no idioma português. As Cartas de Descidas por Instrumentos e Cartas de Saídas por Instrumentos estão inseridas no manual AIP-MAP. As Cartas de Área também deverão incorporar-se ao AIP-MAP, com exceção da ARC Rio/São Paulo que tem por verso a ARC Curitiba/

Navegantes/Florianópolis e continuarão a ser publicadas em separado, bem como a Carta de Planejamento de Vôo (espaço aéreo inferior) impressa no verso da Carta de Planejamento de Vôo (espaço aéreo superior). As cartas de rota são publicadas em separado.

3.1.3.3 Serviço de Emendas à AIP (AMDT AIP)

As emendas da AIP são efetuadas mediante páginas substitutivas. São publicadas dois tipos de AMDT AIP:

- A emenda AIP Comum (AMDT AIP), que é publicada a intervalos regulares de um ciclo AIRAC é identificada por uma folha de capa branca, incorporando à AIP informações permanentes na data de publicação indicada; e

- A emenda AIP AIRAC (AMDT AIRAC AIP), que é publicada em conformidade com o sistema AIRAC é identificada por uma folha de capa branca e a sigla AIRAC e incorpora à AIP as modificações importantes para as operações na data indicada de entrada em vigor do ciclo AIRAC.

Na folha (capa) das emendas AIP são descritos brevemente os assuntos abordados pelas mesmas.

A nova informação inclusa nas páginas reimpressas da AIP são identificadas por uma linha vertical na margem esquerda (ou imediatamente à esquerda) da informação nova/modificada.

(3)

COMAER AMDT AIRAC AIP 20/10

AIP GEN 3.1-3

BRASIL 13 JAN 11

Cada página da AIP e cada página substituída da AIP introduzida por uma emenda, inclusive a capa da emenda, levam data. A data consiste do dia, mês (pelo nome) e ano da data de publicação (AMDT AIP) ou data de entrada em vigor da informação AIRAC (AMDT AIRAC AIP).

Cada capa de emenda à AIP inclui referências ao número de série dos elementos da IAIP que foram incorporados à AIP na emenda e que, em conseqüência, foram cancelados.

A cada AMDT AIP e a cada AMDT AIRAC AIP são dados números, em separado, com base no ano civil. O ano, indicado por algarismos, é parte do número de série da emenda, por exemplo:

AMDT AIP 01/01; AMDT AIRAC AIP 01/02.

A cada AMDT é publicada uma lista de verificação das páginas da AIP em vigor. A referida lista contém o número da página e data de publicação ou de entrada em vigor da informação (dia, mês (por nome) e ano), e integra a AIP.

3.1.3.4 Suplemento AIP (SUP AIP)

As modificações temporárias de longa duração (três meses ou mais) e as informações de curta duração que impliquem em textos longos e/ou gráficos que completem a informação permanente contida na AIP são publicadas como suplementos AIP (SUP AIP).

As modificações temporárias da AIP, importantes para as operações, são publicadas em conformidade com o sistema AIRAC e suas datas de entrada em vigor estabelecidas e são identificadas claramente pela sigla SUP AIRAC AIP.

Os Suplementos AIP são separados segundo o assunto da informação (Generalidades – GEN, Em Rota – ENR e Aeródromos - AD) e são colocados no princípio de cada parte da AIP.

Os SUP AIP são divididos por assuntos e são publicadas nas séries (A e N). A série A dos SUP AIP contêm informações que afetam a aviação civil internacional e são distribuídas internacionalmente, enquanto que os SUP AIP da série N contêm informações que afetam somente a aviação nacional e são difundidos nacionalmente. Cada série de SUP AIP (comum ou AIRAC) tem numeração própria, consecutiva e anual. O ano é indicado por algarismos e faz parte do número de série do SUP AIP, por exemplo:

SUP AIP A 01/01; SUP AIP N 01/02

AIP SUP AIRAC N 01/02; AIRAC SUP A 01/01

Um Suplemento AIP é mantido na AIP enquanto todo seu conteúdo ou parte do mesmo estiver em vigor. O período de validade da informação contida no Suplemento AIP é indicado normalmente no próprio texto do Suplemento.

No entanto, poderá ser usado um NOTAM para modificar o período de validade ou cancelar um Suplemento AIP.

A lista de verificação dos Suplementos AIP em vigor é fornecida mediante um resumo impresso mensalmente, em linguagem clara, na Lista de Verificação dos NOTAM em Vigor. Ver item 3.1.3.7 Lista de Verificação e Resumos de Notam desta subseção.

3.1.3.5 NOTAM e Boletins de Informação Prévia ao Vôo (PIB)

Os NOTAM contém informações relativas ao estabelecimento, situação ou modificação de qualquer instalação, serviço, procedimento ou risco aeronáutico, cujo conhecimento oportuno seja indispensável ao pessoal envolvido nas operações de vôo. O texto de cada NOTAM contém informação na ordem indicada no modelo de NOTAM da OACI e é constituído pelos significados/códigos NOTAM da OACI, complementados com abreviaturas, indicadores de localidade, designadores, indicativo de chamada, freqüências, números e linguagem clara da OACI. Os NOTAM de divulgação internacional contêm informações completas sobre todos os aeroportos, instalações, serviços e procedimentos disponíveis para uso da aviação civil internacional. Tais NOTAM são expedidos pelo NOF Brasil e distribuídos em cinco séries, cada uma correspondendo ao espaço abrangido por uma FIR, assim distribuídas:

Série I – FIR RECIFE Série J – FIR BRASÍLIA Série K – FIR CURITIBA Série N – FIR ATLÂNTICO Série O – FIR AMAZÔNICA

Os NOTAM de divulgação nacional contêm informações de interesse para aeronaves que não se dedicam aos vôos internacionais. Tais NOTAM são distribuídos em seis séries, cada uma correspondendo à área de jurisdição de um centro expedidor de NOTAM, assim distribuídas:

Série Z – Centro Geral de NOTAM

Série B – Centro Regional de NOTAM de Recife Série D – Centro Regional de NOTAM de São Paulo Série E – Centro Regional de NOTAM de Curitiba Série F – Centro Regional de NOTAM de Brasília Série G – Centro Regional de NOTAM de Manaus

Cada NOTAM recebe um número de série consecutivo, antecedido da letra indicadora da série. Os números de série começam com número 0001 às 0000 UTC de 01 de janeiro de cada ano.

(4)

GEN 3.1-4 13 JAN 11

AMDT AIRAC AIP 20/10 COMAER

AIP BRASIL O intercâmbio de NOTAM entre o NOF Brasil e outros centros internacionais de NOTAM é mantido da seguinte forma:

REMETIDO PARA AS SEGUINTES REGIÕES

SÉRIES I - FIR Recife J - FIR Brasília K - FIR Curitiba N - FIR Atlântico O - FIR Amazônica

AFICAR*EURSAMNAM

1. Argentina 2. Chile 3. Colômbia 4. Equador 5. Guiana

6. Guiana Francesa 7. Paraguai 8. Peru 9. Suriname 10. Uruguai 11. Venezuela

1. Antilhas Holandesas 2. Cuba

3. El Salvador 4. Honduras 5. México 6. Panamá 7. República Dominicana

8. Trinidad e Tobago

1. Estados Unidos

1. África do Sul 2. Angola 3. Argélia 4. Cabo Verde 5. Chade 6. Congo 7. Egito 8. Gâmbia 9. Gana 10. Libéria 11. Moçambique 12. Nigéria 13. República Democrática do Congo 14. Senegal

15. Tunísia

1. Alemanha 2. Áustria 3. Bélgica 4. Dinamarca 5. Espanha 6. Federação Russa 7. França

8. Holanda 9. Itália 10. Malta 11. Polônia 12. Portugal 13. Reino Unido 14. República Tcheca 15. Suécia

16. Suíça

1. Argentina 2. Bolivia 3. Chile 4. Colômbia 5. Equador 6. Guiana

7. Guiana Francesa 8. Paraguai 9. Peru 10. Suriname 11. Uruguai 12. Venezuela

1. Antilhas Holandesas 2. Bahamas

3. Barbados 4. Costa Rica 5. Cuba 6. El Salvador 7. Haiti 8. Honduras 9. Jamaica 10. México 11. Panamá 12. República Dominicana

13. Trinidad e Tobago 1. Canadá

2. Estados Unidos 1. África do Sul 2. Angola 3. Cabo Verde 4. Camarões 5. Chade 6. Congo 7. Gâmbia 8. Libéria 9. Madagáscar 10. Marrocos 11. República Democrática do Congo 12. Senegal

1. Alemanha 2. Áustria 3. Espanha 4. Federação Russa 5. França

6. Holanda 7. Itália 8. Malta 9. Polônia 10. Portugal 11. Reino Unido 12. República Tcheca 13. Suécia

14. Suíça 15. Ucrânia

1. Argentina 2. Bolivia 3. Chile 4. Colômbia 5. Equador 6. Guiana

7. Guiana Francesa 8. Paraguai 9. Peru 10. Suriname 11. Uruguai 12. Venezuela 1. Antilhas Holandesas 2. Bahamas

3. Barbados 4. Costa Rica 5. Cuba 6. El Salvador 7. Haiti 8. Honduras 9. Jamaica 10. México 11. Panamá 12. República Dominicana

13. Trinidad e Tobago 1. Canadá

2. Estados Unidos 1. África do Sul 2. Angola 3. Argélia 4. Cabo Verde 5. Chade 6. Congo 7. Gâmbia 8. Gana 9. Libéria 10. Madagáscar 11. Marrocos 12. Moçambique 13. Nigéria 14. República Democrática do Congo 15. Senegal

16. Tunísia 1. Alemanha 2. Áustria 3. Bélgica 4. Espanha 5. Federação Russa 6. França

7. Holanda 8. Itália 9. Malta 10. Polônia 11. Portugal 12. Reino Unido 13. República Tcheca 14. Suíça

1. Bolivia 2. Uruguai

1. Nicarágua

1. Estados Unidos

1. África do Sul

1. Espanha 2. Federação Russa 3. Finlândia 4. França 5. Portugal 6. Reino Unido 7. República Tcheca 8. Suíça

1. Argentina 2. Bolivia 3. Chile 4. Colômbia 5. Equador 6. Guiana

7. GuianaFrancesa 8. Paraguai 9. Peru 10. Suriname 11. Uruguai 12. Venezuela

1. Antilhas Holandesas 2. Costa Rica

3. Cuba 4. El Salvador 5. Honduras 6. Jamaica 7. México 8. Panamá 9. República Dominicana

10. Trinidad e Tobago

1. Estados Unidos

1. África do Sul 2. Angola 3. Argélia 4. Cabo Verde 5. Chade 6. Congo 7. Egito 8. Gâmbia 9. Gana 10. Libéria 11. Moçambique 12. Namíbia 13. Nigéria 14. República Democrática do Congo 15. Senegal

16. Tunísia 1. Alemanha 2. Áustria 3. Bélgica 4. Espanha 5. Federação Russa 6. França

7. Holanda 8. Itália 9. Malta 10. Portugal 11. Polônia 12. Reino Unido 13. República Tcheca 14. Suécia

15. Suíça

(5)

COMAER AMDT AIRAC AIP 08/11

AIP GEN 3.1-5

BRASIL 25 AUG 11

REMETIDO PARA AS SEGUINTES REGIÕES

SÉRIES I - FIR Recife J - FIR Brasília K - FIR Curitiba N - FIR Atlântico O - FIR Amazônica

PAC MID

ASIA

1. Emirados Árabes Unidos

2. Israel 3. Jordânia

1. Emirados Árabes Unidos

2. Israel 3. Jordânia 1. Israel

2 Jordânia NIL 1. Emirados Árabes

Unidos 2.Jordânia 1. China

2. Indonésia 3. Japão 4. Macau, China 5. Uzbequistão

1. Coréia do Sul 2. China 3. Indonésia 4. Japão 5. Macau, China 6. Uzbequistão

1. Coréia do Sul 2. China 3. Indonésia 4. Japão 5. Macau, China 6. Uzbequistão

1. Coréia do Sul 2. China 3. Macau, China 4. Uzbequistão

1. China 2. Indonésia 3. Japão 4. Macau, China 5. Uzbequistão

1. Austrália NIL 1. Austrália 1. Austrália 1. Austrália

RECEBIDO DAS SEGUINTES REGIÕES 1. Argentina

2. Bolívia 3. Chile 4. Colômbia 5. Equador 6. Guiana

7. Guiana Francesa 8. Paraguai 9. Peru 10. Suriname 11. Uruguai 12. Venezuela

1. Anguilla (Reino Unido) 2. Antigua e Barbuda 3.Antilhas Francesas (França)

4. Antilhas Holandesas (Holanda)

5. Aruba (Holanda) 6. Bahamas (Holanda) 7. Barbados

8. Belize 9. Costa Rica 10. Cuba 11. Dominica 12. El Salvador 13. Granada 14. Guatemala 15. Haiti 16. Honduras

17. Ilhas Virgens Britânicas (Reino Unido)

18. Ilhas Cayman (Reino Unido) 19. Jamaica

20. México

21. Montserrat (Reino Unido) 22. Nicarágua

23. Panamá

24. Porto Rico (Estados Unidos) 25. República Dominicana 26. Santa Lúcia

27. São Cristóvão e Neves 28. São Vicente e Granadinas 29. Trinidad e Tobago

1. Alasca(Estados Unidos) 2. Canadá

3. Estados Unidos

1. África do Sul 2. Angola 3. Argélia 4. Benin 5. Burkina Fasso 6. Camarões 7. Cabo Verde 8. Chade 9. Congo

10. Costa do Marfim 11. Egito

12. Gabão 13. Gâmbia 14. Gana 15. Guiné 16. Guiné-Bissau 17. Guiné Equatorial 18. Mali

19. Marrocos 20. Mauritânia 21. Namíbia 22. Nigéria 23. República

Centro-Africana 24. São Tomé e Príncipe 25. Senegal

26. Togo 27. Tunísia 28. Zâmbia

1. Alemanha 2. Áustria 3. Belarus 4. Bélgica 5. Dinamarca 6. Espanha 7. Federação Russa 8. Finlândia 9. França 10. Holanda 11. Itália 12. Luxemburgo 13. Noruega 14. Portugal 15. Reino Unido 16. Suécia 17. Suíça

1. Afeganistão 2. Emirados Árabes Unidos

3. Iraque

1. Barein 2. China 3. Cingapura 4. Coréia do Sul 5. Japão 6. Quirguistão 7. Libéria 8. Nova Zelândia 9. Tajiquistão 10. Turcomenistão 11. Uzbequistão

1. Austrália

SAM CAR NAM AFI

EUR MID ASIA PAC

(6)

GEN 3.1-6 25 AUG 11

AMDT AIRAC AIP 08/11 COMAER

AIP BRASIL Os boletins de informação prévia ao vôo (PIB), que contêm um resumo dos NOTAM em vigor e outras informações de caráter urgente para os exploradores e para as tripulações de vôo, estão disponíveis nas salas AIS de aeródromo. A área de cobertura da informação contida nos PIB está indicadas na subseção 5.

3.1.3.6 PORTAL AIS

3.1.3.6.1 O Portal AIS é uma rede de informações aeronáuticas que disponibiliza para consulta os seguintes produtos no formato digitalizado:

A) ABREVIATURAS B) AIP-BRASIL

C) CARTAS AERONÁUTICAS (AIP-BRASIL MAP) D) NOTAM

E) PUBLICAÇÕES

F) ROTAER (MANUAL AUXILIAR DE ROTAS AÉREAS/SOMENTE EM PORTUGUÊS) G) SUPLEMENTO AIP

H) AIC

3.1.3.7 Circular de Informação Aeronáutica (AIC)

As AIC contêm informações sobre previsões de longa duração, de toda modificação importante na legislação, nos regulamentos, nos procedimentos ou instalações; informação de caráter puramente explicativo ou advertências que possam afetar a segurança de vôo e informação ou notificação de caráter explicativo ou advertências sobre assuntos técnicos, legislativo ou puramente administrativos que não sejam adequadas para publicação na AIP ou em NOTAM.

As AIC se dividem por assuntos e são publicadas nas séries (A e N). A série A das AIC contêm informações que afetam a aviação civil internacional e são distribuídas internacionalmente, enquanto as AIC da série N contêm informações que afetam somente a aviação nacional e são difundidas nacionalmente.

As AIC série “A” são divulgadas para os usuários estrangeiros e para as Salas AIS internacionais e as AIC série “N” são divulgadas, apenas, aos usuários nacionais. As AIC série “A” são bilíngües (Português/Inglês) e as da série “N” são editadas apenas em português.

Cada série de AIC tem numeração própria, consecutiva e anual. O ano é indicado por algarismos e faz parte do número de série da AIC, por exemplo:

AIC A 01/02; AIC N 01/02

3.1.3.8 Lista de Verificação e Resumos NOTAM

Mensalmente é publicada, através da AFS, uma lista de verificação dos NOTAM em vigor, contendo o número dos NOTAM em vigor e informação sobre o número das AMDT AIP, AMDT AIRAC AIP e AIC mais recentes, bem como uma lista numérica dos SUP AIP em vigor.

As listas de verificação são publicadas no primeiro dia de cada mês, contendo os números dos NOTAM em vigor. O Brasil não publica resumo mensal.

3.1.3.9 Venda de Publicações

3.1.3.9.1 O AIP-BRASIL e as demais publicações de informações aeronáuticas, adotadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, podem ser adquiridas pessoalmente, por carta, pelo telefone ou fax, através do serviço de assinaturas, que é prestado pelo Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica - PAME. O Setor de Assinaturas é o único local onde se pode adquirir uma assinatura de publicações AIS ou publicações e cartas aeronáuticas avulsas editadas pelo DECEA ou, ainda, as capas do AIP-BRASIL e ROTAER.

3.1.3.9.2 O serviço de assinatura anual, mantido pelo DECEA, compreende as seguintes publicações:

AIP-BRASIL ROTAER AIP-MAP Suplemento AIP

Circulares de Informação Aeronáutica (AIC) 3.1.3.9.3 Modalidade de assinatura:

Assinatura inicial, compreende:

a) Todas as publicações atualizadas indicadas em 3.1.3.9.2 (não inclui as capas dos manuais).

(7)

COMAER AMDT AIRAC AIP 09/11

AIP GEN 3.1-7

BRASIL 22 SEP 11

3.1.3.9.4 Formas de pagamento 3.1.3.9.4.1 No Brasil:

a) Através de GRU (Guia de Recolhimento Único da União), efetuando os seguintes procedimentos:

Emitir (imprimir) a GRU por meio do site http://www.stn.fazenda.gov.br, seguindo o acesso aos “links” SIAFI, Guia de Recolhimento da União e Impressão da GRU – Simples, informando os seguintes dados:

Unidade Favorecida – Código 120048;

Unidade favorecida – Gestão 00001; e Recolhimento – Código 22048-5.

Efetuar o pagamento no Banco do Brasil e, após, enviar o comprovante, via e-mail (digitalizado), fax ou carta registrada, especificando o material adquirido, nome do assinante, CPF/CNPJ, endereço para recebimento e/ou correspondência, e-mail e telefones para contato.

NOTA: O prazo para recebimento é de aproximadamente 15 dias úteis.

b) Através de cheque nominal, efetuando os seguintes procedimentos:

Enviar um cheque nominal ao Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro – PAME-RJ, especificando o material adquirido, nome do assinante, CPF/CNPJ, endereço para recebimento e/ou correspondência, e-mail e telefones para contato.

Endereço: Rua General Gurjão, 4 – Caju – Rio de Janeiro –RJ – CEP 20931-040.

NOTA: O prazo para recebimento é de aproximadamente 15 dias úteis.

3.1.3.9.4.2 No Exterior:

3.1.3.9.4.2.1 Com Representante no Território Nacional Seguir o procedimento aplicado no Brasil.

3.1.3.9.4.2.2 Sem Representante no Território Nacional

Seguir o procedimento aplicado no Brasil referente a cheque nominal.

FAÇA CONTATO COM:

PARQUE DE MATERIAL DE ELETRÔNICA DA AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO SUBDIVISÃO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

Rua General Gurjão, 4 – Caju 20931-040 Rio de Janeiro - RJ

Tel.: 55 (21) 2117-7294 / 55 (21) 2117-7295 Fax: 55 (21) 2117-7219

E-mail: publicacoes@pame.aer.mil.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SUBDIVISÃO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE:

Horário de atendimento telefônico:

2a a 6a feira: 08 às 16h

Horário para a retirada de pedidos:

Favor consultar previamente a Subdivisão de Atendimento ao Cliente.

3.1.3.9.5 Outras informações complementares podem ser obtidas no PAME, no horário das 0900 às 1130h e de 1300 às 1500h, ou através dos telefones (21) 2117-7200 ou (21) 2117-7210.

A Divisão de Informações Aeronáuticas e o Instituto de cartografia Aeronáutica possuem exemplares do catálogo de Cartas Aeronáuticas (Doc. 7101) da OACI, no qual constam todas as Cartas Aeronáuticas ou séries de cartas, produzidas pelo Brasil e por outros países e que estão à disposição da Aviação Civil.

3.1.4 O SISTEMA AIRAC

A fim de controlar e regular as modificações importantes para as operações que requerem emendas nas cartas, manuais, etc. Essas modificações serão publicadas em datas predeterminadas, segundo o sistema AIRAC. Este tipo de informação será publicada como AMDT AIRAC AIP ou como SUP AIRAC AIP.

A tabela publicada a seguir indica as datas AIRAC de entrada em vigor para os próximos anos. A informação AIRAC será publicada de modo a que seja recebida pelo usuário com pelo menos 28 dias de antecedência e para as modificações importantes com no mínimo de 56 dias antes da data de entrada em vigor. Na data AIRAC de entrada em vigor será publicado um NOTAM iniciador com uma breve descrição do conteúdo, data de entrada em vigor e número de referência AMDT AIRAC AIP ou do SUP AIRAC AIP que entrará em vigor nesta data. O NOTAM iniciador se manterá vigente como advertência no PIB até que a informação seja incorporada as publicações.

Se não houver informação a ser publicada na data AIRAC, será publicada uma notificação NIL através de NOTAM, pelo menos, um ciclo AIRAC antes da data correspondente à entrada em vigor do AIRAC.

(8)

GEN 3.1-8 22 SEP 11

AMDT AIRAC AIP 09/11 COMAER

AIP BRASIL Calendário de datas AIRAC de entrada em vigor:

2007 2008 2009 2010 2011

18 JAN 17 JAN 15 JAN 14 JAN 13 JAN

15 FEB 14 FEB 12 FEB 11 FEB 10 FEB

15 MAR 13 MAR 12 MAR 11 MAR 10 MAR

12 APR 10 APR 09 APR 08 APR 07 APR

10 MAY 08 MAY 07 MAY 06 MAY 05 MAY

07 JUN 05 JUN 04 JUN 03 JUN 02 JUN

05 JUL 03 JUL 02 JUL 01 JUL 30 JUN

02 AUG 31JUL 30 JUL 29 JUL 28 JUL

30 SEP 28 AUG 27 AUG 26 AUG 25 AUG

27 SEP 25 SEP 24 SEP 23 SEP 22 SEP

23 OCT 23 OCT 22 OCT 21 OCT 20 OCT

22 NOV 20 NOV 19 NOV 18 NOV 17 NOV

20 DEC 18 DEC 17 DEC 16 DEC 15 DEC

3.1.5 SERVIÇO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA AO VÔO

Em cada um dos aeródromos abaixo mencionados, há uma sala AIS que presta serviço de informação prévia ao vôo, com a cobertura indicada: (AIP, SUP AIP, AIC, PIB e NOTAM).

AERÓDROMOS COBERTURA

BELÉM / Val-de-Cans/Júlio GUIANA, GUIANA FRANCESA (*), SURINAME.

Cezar Ribeiro - INTL, PA

BELO HORIZONTE / Tancredo ESTADOS UNIDOS (*).

Neves - INTL, MG

BOA VISTA / VENEZUELA, GUIANA (*).

Atlas Brasil Cantanhede- INTL, RR

BRASÍLIA / Presidente Juscelino ARGENTINA, ARUBA, BOLÍVIA, CABO VERDE, PARAGUAI, PORTO RICO (*), URUGUAI, VENEZUELA.

Kubtscheck - INTL, DF

CAMPINAS / ÁFRICA DO SUL (*), ALEMANHA (*), ANTILHAS HOLANDESAS (*), ARGENTINA (*), BARBADOS (*), Viracopos - INTL, SP BÉLGICA (*), BOLÍVIA (*), CABO VERDE (*), CHILE (*), COLÔMBIA (*), CUBA (*), EQUADOR (*),

ESPANHA (*), ESTADOS UNIDOS (*), FRANÇA (*), GÂMBIA (*), GUIANA (*), HAITI (*), HINDURAS (*), ILHAS CANÁRIAS (*), JAMAICA (*), MARROCOS (*), MÉXICO (*), PANAMÁ (*), PARAGUAI (*), PERU (*), PORTO RICO (*), PORTUGUAL (*), REPÚBLICA DOMINICANA (*), SENEGAL (*), SUIÇA (*), SURINAME (*), TRINIDADE TOBAGO (*), URUGUAI (*), VENEZUELA (*).

CAMPO GRANDE / Campo BOLIVIA (*), PARAGUAI (*), ARGENTINA (*).

Grande - INTL, MS

CORUMBÁ / Corumbá - INTL, MS BOLIVIA (*), PARAGUAI (*).

CRUZEIRO DO SUL / PERU (*).

Cruzeiro do Sul - INTL, AC CUIABÁ /

Marechal Rondon - INTL, MT BOLIVIA(*).

CURITIBA / Afonso ARGENTINA (*), PARAGUAI (*), URUGUAI (*).

Pena - INTL, PR

FLORIANÓPOLIS / Hercílio ARGENTINA (*), URUGUAI (*), PARAGUAI (*).

Luz - INTL, SC

FORTALEZA / Pinto ARGENTINA (*), BAHAMAS (*), GUIANA FRANCESA (*),ESTADOS UNIDOS (*),

Martins - INTL, CE REPÚBLICA DOMINICANA (*), SURINAME (*), PORTUGAL (*), ITÁLIA (*), SENEGAL (*), HOLANDA (*), CABO VERDE (*), URUGUAI(*), TRINDAD E TOBAGO (*).

FOZ DO IGUAÇU / ARGENTINA (*), PARAGUAI (*).

Cataratas - INTL, PR

MACAPÁ / Alberto Alcolumbre GUIANA (*), SURINAME (*), GUIANA FRANCESA (*).

- INTL, AP

(9)

COMAER AMDT AIRAC AIP 06/11

AIP GEN 3.1-9

BRASIL 30 JUN 11

MANAUS / Eduardo ARGENTINA (*), COLÔMBIA, ARUBA (*), VENEZUELA, BOLÍVIA (*), PERU (*), ESTADOS UNIDOS(*).

Gomes - INTL, AM

NATAL / Augusto NORUEGA (*), SUÉCIA (*), ILHAS CANÁRIAS (*),SENEGAL (*), CABO VERDE (*), MARROCOS (*), Severo - INTL, RN ITÁLIA (*), ESPANHA (*), FRANÇA (*), PORTUGAL (*).

NAVEGANTES/ Ministro ARGENTINA (*), BOLIVIA (*) , PARAGUAI (*), URUGUAI.

Victor Konder - INTL, SC

PELOTAS / Pelotas - INTL, RS URUGUAI (*).

PETROLINA / Senador Nilo ALEMANHA (*), BÉLGICA (*), e LUXEMBURGO (*) Coelho, PE

PONTA PORÃ / PARAGUAI.

Ponta Porã - INTL, MS

PORTO ALEGRE / Salgado ARGENTINA (*), URUGUAI (*).

Filho - INTL, RS

PORTO SEGURO / ARGENTINA (*), URUGUAI (*).

Porto Seguro, BA

PORTO VELHO / BOLÍVIA (*), COLÔMBIA, PERU.

Governador Jorge Teixeira de Oliveira - INTL, RO

RECIFE / Guararapes - Gilberto ALEMANHA (*), ARGENTINA (*), CABO VERDE (*), ESPANHA (*), FRANÇA (*), ITÁLIA (*),

Freyre - INTL, PE MARROCOS (*), PORTUGAL (*) ,SENEGAL (*), SUIÇA (*), SURINAME (*), TRINIDAD E TOBAGO (*), URUGUAI (*), PORTO RICO (*), GUIANA FRANCESA (*), ILHAS CANÁRIAS (*).

RIO BRANCO / Plácido BOLÍVIA (*), COLÔMBIA, PERU.

de Castro, AC

RIO DE JANEIRO / Galeão - ALEMANHA (*), ANGOLA (*), ARGENTINA (*), CHILE (*), ESPANHA (*)

Antônio Carlos Jobim - INTL, RJ ESTADOS UNIDOS (*), FRAÇA (*), ITALIA (*), PANAMÁ (*), PARAGUAI (*), PORTUGAL (*) e URUGUAI (*)

SALVADOR / Deputado Luís ARGENTINA (*), ESPANHA (*), HOLANDA (*), INGLATERRA (*), PORTUGAL (*), SENEGAL (*), Eduardo Magalhães - INTL, BA URUGUAI (*) .

SÃO PAULO / ARGENTINA, PARAGUAI, e URUGUAI.

Congonhas, SP

SÃO PAULO / Guarulhos- ÁFRICA DO SUL (*), ALEMANHA (*), ANTILHAS (*), HOLANDESAS (*), ARÁBIA SAUDITA (*), ARGÉLIA Governador André Franco (*), ARGENTINA (*), BAHAMAS (*), BAHRAIN (*), BÉLGICA (*), BOLÍVIA (*), CABO VERDE (*), Montoro - INTL, SP CANADA (*), CHILE (*), COLÔMBIA (*), COSTA DO MARFIM (*), CUBA (*), EGITO (*), EQUADOR (*),

ESPANHA (*), ESTADOS UNIDOS (*), FRANÇA (*), GÂMBIA (*), CHANA(*), GUIANA(*), GUIANA FRANCESA (*), GUINÊ (*), HAITI (*), HOLANDA(*), HONDURAS (*), ITÁLIA(*), JAMAICA(*), LIBÉRIA(*), MARROCOS(*), MAURITÂNIA(*), MÉXICO(*), NIGER(*), NIGÉRIA(*), PANAMÁ(*), PARAGUAI(*), PERU(*), PORTO RICO(*), PORTUGUAL(*), REINO UNIDO(*), REP. DOMINICANA(*), SENEGAL(*), SUIÇA(*), SURINAME(*), TRINIDADE TOBABO(*), URUGUAI(*), VENEZUELA(*)

TABATINGA / COLÔMBIA (*), PERU.

Tabatinga - INTL, AM

URUGUAIANA / ARGENTINA (*), URUGUAI (*) Rubem Berta - INTL, RS

VITÓRIA/ Eurico de Aguiar Salles, ES ARGENTINA (*), CHILE, PARAGUAI (*) E URUGUAI (*).

NOTA: O símbolo (*) significa que se dispõe somente de informações relacionadas a NOTAM. Em todas as Salas AIS de aeródromos existe o Formulário de informação Pós-Vôo (IEPV 53-11), que deverá ser entregue ao operador de serviço da Sala AIS, onde deverão ser relatadas todas as ocorrências verificadas durante o vôo e informações sobre as deficiências no estado das instalações de navegação aérea.

(10)

COMAER AMDT AIRAC AIP 08/11 GEN 3.2-1 25 AUG 11 AIP

BRASIL

GEN 3.2 CARTAS AERONÁUTICAS 3.2.1 RESPONSÁVEIS PELO SERVIÇO

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é o responsável pela confecção, publicação, distribuição e atualização das cartas aeronáuticas destinadas ao uso da aviação em geral, relacionadas na página GEN 3.2.4.

As cartas aeronáuticas cobrem todo o espaço aéreo que superpõe o território nacional, incluindo águas territoriais e jurisdicionais. Além desses limites, elas cobrem, também, outros espaços que tenham sido objeto de acordo internacional de navegação aérea. Nas salas AIS de aeródromo podem ser obtidas cartas apropriadas para o planejamento e notificação prévia ao vôo, selecionadas entre as numeradas no catálogo de cartas aeronáuticas da OACI (Doc 7101).

Na confecção das cartas aeronáuticas, sob a responsabilidade da DECEA, são aplicáveis as normas, os métodos recomendados, bem como os procedimentos indicados no Anexo 4 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional e o Doc 8168/611, Operações de Aeronaves (Configurações dos circuitos de espera e procedimentos de aproximação por instrumentos).

As diferenças relativas às cartas aeronáuticas estão na subseção GEN 1.7.

sac-ica@decea.gov.br 3.2.2 ATUALIZAÇÃO DE CARTAS

As cartas aeronáuticas publicadas na AIP são atualizadas através de AIP AMDT. As cartas aeronáuticas não publicadas na AIP são igualmente atualizadas através AIP AMDT, porém, tais correções são encontradas na GEN 3.2.8.

A informação relativa ao planejamento ou publicação de novos mapas e cartas é divulgada através de uma Circular de Informação Aeronáutica.

Se for verificada alguma incorreção nas cartas aeronáuticas que seja importante para as operações, essas serão corrigidas através de NOTAM.

3.2.3 AQUISIÇÃO DE CARTAS

Ver item 3.1.3.9 -Venda de Publicações www.pame.aer.mil.br

3.2.4 TIPOS DE CARTAS DISPONÍVEIS

3.2.4.1 A OACI em seu Anexo 4 define que o vôo é dividido em 6 (seis) fases, a saber:

Fase 1: Taxi desde o ponto de estacionamento da aeronave até o ponto de decolagem;

Fase 2: Decolagem e subida até a estrutura de rota ATS;

Fase 3: Estrutura de Rota ATS;

Fase 4: Descida até a aproximação;

Fase 5: Aproximação para pouso ou perdida; e Fase 6: Pouso e taxi até o ponto de estacionamento.

As cartas são definidas para suprir as diversas fases do vôo e neste sentido o DECEA publica os seguintes tipos de cartas:

a) Carta de Planejamento de Vôo b) Carta de Rotas

c ) Carta de Área

d) Carta de Chegada Padrão por Instrumentos e) Carta de Aproximação por Instrumentos f ) Carta de Pouso

9) Carta de Aproximação Visual h) Carta de Saída por Instrumentos i) Carta de Aeródromo

i) Carta de Obstáculos de Aeródrorno - Tipo A.

k) Carta Topográfica de Aproximação de Precisão l) Carta de Estacionamento de Aeronaves m) Carta Aeronáutica Mundial

n) Carta de Navegação Aérea Visual o) Carta de Corredores Visuais 3.2.4.2 Descrição geral de cada série

3.2.4.2.1 Carta de Planejamento de Vôo

Destina-se a faciIitar a seleção das rotas na fase de planejamento das operações de vôo. Cobre todo o território brasileiro e as áreas ocêanicas sob responsabilidade do Brasil. É traçada na escala de 1:7.000.000. Fornece uma visão geral de todos as rotas ATS existentes no espaço aéreo sob jurisdição do Brasil, com suas respectivas identificações, distâncias e auxílios-rádio principais.

(11)

AIP BRASIL GEN 3.2-2

25 AUG 11

AMDT AIRAC AIP 08/11 COMAER

123456789012345678 123456789012345678

3.2.4.2.2 Carta de Rotas

Destina-se a facilitar a navegação por meio de auxílio-rádio, de acordo com os procedimentos ATS. Trata-se de uma série de 16 cartas contendo as rotas ATS inferiores (L1/L2, L3/L4, L5/L6 e L7/L8) e as rotas ATS superiores (H1/H2, H3/H4, H5/H6 e H7/H8). Cobre todo o território brasileiro e as áreas oceânicas sob responsabilidade do Brasil. Estão na escala 1:2.000.000.

3.2.4.2.3 Carta de Área

Proporciona ao piloto informações que facilitam sua tarefa nas transições entre o vôo em rota e a aproximação para um aeródromo e, também, no vôo através de áreas com estruturas complexas de Rotas ATS.

3.2.4.2.4 Cartas de Chegada Padrão por Instrumentos

Tem por finalidade proporcionar à tripulação de vôo a informação que lhe permita seguir a rota de chegada padrão por instrumentos designada, desde a fase em rota até a fase de aproximação.

3.2.4.2.5 Carta de Aproximação por Instrumentos

É editada de acordo com as especificações contidas no Anexo 4, estando disponível para todos os aeródromos destinados ao uso da aviação em geral que estejam homologados para operação IFR. É impressa em ambos os lados da folha e está relacionada no AIP-MAP.

3.2.4.2.6 Carta de Pouso

Destina-se a fornecer uma ilustração do aeródromo, de modo a facilitar a aproximação para a pista em uso, provendo as informações necessárias para pouso no momento da transição para o vôo visual. Está relacionada no AIP-MAP, junto às Cartas de Aproximação por Instrumentos. Está sendo substituída pelo novo padrão de Carta de Aeródromo.

3.2.4.2.7 Carta de Aproximação Visual

A função desta carta é proporcionar ao piloto uma visão gráfica dos procedimentos de circulação visual no tráfego para pouso. Cartas desse tipo são produzidas somente para aeródromos onde o tráfego visual o justifique. Está impressa no verso das Cartas de Pouso ou isoladamente.

3.2.4.2.8 Carta de Saída por Instrumentos

Permite às aeronaves efetuarem subidas coordenadas por instrumentos, desde a decolagem até a interceptação das rotas ATS. Disponível para os aeródromos homologados para operações IFR. É impressa em ambos os lados e está relacionada no AIP-MAP.

3.2.4.2.9 Carta de Aeródromo

Tem por finalidade proporcionar às tripulações de vôo a informação necessária para facilitar o movimento das aeronaves no solo, desde o local de estacionamento até a pista de pouso e vice-versa. É a representação gráfica das principais instalações e serviços existentes no aeródromo.

3.2.4.2.10 Carta de Obstáculo de Aeródromo – Tipo “A”

Representa todos os obstáculos significativos existentes na área de decolagem do aeródromo. Está relacionada na parte AD desta AIP.

3.2.4.2.11 Carta Topográfica de Aproximação de Precisão

A função desta carta é proporcionar informações detalhadas sobre o perfil do terreno de determinada parte da área de aproximação final, para que as empresas exploradoras de transporte aéreo possam avaliar o efeito do terreno ao determinar a altura de decisão, empregando radioaltímetro. Está relacionada na parte AD deste AIP.

3.2.4.2.12 Carta de Estacionamento de Aeronaves

Tem por finalidade proporcionar às tripulações de vôo a informação detalhada, necessária para facilitar o movimento das aeronaves no solo entre as pistas de táxi e as posições de estacionamento nos pátios e vice-versa. A carta fornece as coordenadas dos principais pontos de estacionamento para a inicialização dos equipamentos de navegação.

3.2.4.2.13 Carta Aeronáutica Mundial

Tem por finalidade principal satisfazer as necessidades do vôo visual. É produzida na escala 1:1.000.000.

3.2.4.2.14 Carta de Navegação Aérea Visual

Destina-se a proporcionar ao piloto informação necessária à navegação aérea visual em baixa velocidade, a distâncias curtas e médias e em vôos de altitudes baixas e intermediárias. É produzida na escala 1:500.000. Corresponde à atual Carta de Navegação Aérea para Uso Militar (que está sendo cancelada e substituída gradativamente pela Carta de Navegação Aérea Visual).

3.2.4.2.15 Carta de Corredores Visuais

Apresenta corredores com dimensões definidas, onde a aeronave obedecerá condições de vôo preestabelecidas, com o objetivo de facilitar o fluxo de tráfego visual, em locais de grande movimento.

(12)

COMAER AMDT AIRAC AIP 08/11 GEN 3.2-3 25 AUG 11 AIP

BRASIL

12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 1234567890

1234567890 1234567890

3.2.5 LISTA DE CARTAS AERONÁUTICAS DISPONÍVEIS

TÍTULO DA SÉRIE ESCALA NOME ou NÚMERO PREÇO

CARTA DE PLANEJAMENTO DE VÔO 1:7.000.000 FPC L1/L2 e H1/H2 BRASIL L1/L2, L3/L4 1:2.000.000 L5/L6 e L7/L8

Carta de Rotas (ENRC) BRASIL H1/H2, H3/H4 R$ 10,35

H5/H6 e H7/H8 (cada)

AMAZÔNICA, ANÁPOLIS, BELÉM, BELO HORIZONTE, BRASÍLIA, CORUMBÁ,

FORTALEZA, FOZ, MACAÉ/ARC 2,

Variando entre MACAPÁ, MANAUS, NATAL, R$ 4,95

Carta de Área (ARC) 1:500.000 e PORTO ALEGRE, RECIFE, (cada)

1:1.000.000 SALVADOR, SANTA MARIA.

RIO DE JANEIRO/,

SÃO PAULO (FRENTE). R$ 10,35 NAVEGANTES/FLORIANÓPOLIS/

CURITIBA (VERSO) Carta de Chegada Padrão por Instrumentos (STAR) Ver AIP-MAP Carta de Aproximação por Instrumentos (IAC) Ver AIP-MAP

Carta de Pouso (LC) * 1.150.000 Ver AIP-MAP

Carta de Aproximação Visual (VAC) Ver AIP-MAP

Carta de Saída por Instrumentos (SID) Ver AIP-MAP

Variando entre

Carta de Aeródromo (ADC) 1:5.000 e Ver AD e AIP-MAP

1:15.000 Carta de Obstáculos de Aeródromo - Variando entre

Tipo A (AOC) 1:2.000 e Ver AD

1:15.000

Carta Topográfica de Aproximação 1:2.500 Ver AD

de Precisão(PATC)

Carta de Estacionamento de Aeronaves (PDC) Ver AD e AIP-MAP

Carta Aeronáutica Mundial (WAC) 1:1.000.000 Ver GEN 3.2-4 R$ 13,35

(cada)

Carta de Navegação Aérea Visual 1:500.000 Ver GEN 3.2-6 R$ 13,35

(cada)

Carta de Corredores Visuais (CCV) 1:350.000 TMA-RJ R$ 13,35

(cada)

* Este tipo de carta está sendo descontinuada por não ser documento OACI. As informações apresentadas estão sendo inseridas nas cartas VAC.

(13)

AIP BRASIL GEN 3.2-4

25 AUG 11

AMDT AIRAC AIP 08/11 COMAER

GEN 3.2.6 ÍNDICE DE CARTA AERONÁUTICA MUNDIAL (WAC) 1:1.000.000

BOA VISTA

2893

2944 2945

2946 2947

2948 2949

3012 3013 3014 3015 3016 3017 3018 3019

3067 3068

3070 3069 3071

3072

3137 3138 3139 3140 3141

3189 3190

3191 3192

3261 3262 3263

3314

3384 3383

3433

MANAUS

CRUZEIRO DO SUL TABATINGA HUMAITA'

PORTO VELHO

ITAITUBA IMPERATRIZ TERESINA

CACHIMBO PORTO NACIONAL PETROLINA

NATAL FORTALEZA

ARAGARÇAS SALVADOR

BELO HORIZONTE

CAMPO GRANDE SÃO PAULO

FOZ DO IGUAÇU CURITIBA

URUGUAIANA PORTO ALEGRE

F. DE NORONHA

2895

2825

CABO ORANGE

2826 2827

59º 36º 60º 32º

28º 60º 62º 24º 20º 67º

16º 69º 75º

12º 76º 76º

71º 70º

68º 62º 56º 50º

46º

41º 35º

34º 30º

30º

12º 33º

16º 37º

20º

24º 44º 38º

28º 45º

32º 48º

36º 52º PACARAIMA

SERRA

MONTE RORAIMA

RONDONO'POLIS CUIABA'

DA BEIRA PRI'NCIPE

SANTARE'M

MACAPA'

JANEIRO RIO DE

3260

BELA VISTA JI-PARANA' TARAUACA'

JAPURA'

2894

TUMUCUMAQUE

3066

RECIFE TUMUCUMAQUE

JI-PARANA'

2944 2946

FORTALEZA

2944

3140

3189

3433

CURITIBA

RIO DE

2894

TUMUCUMAQUE MACAPA'

HUMAITA'

3014

3070

JI-PARANA'

3192

CORUMBA'

3260

BELA VISTA

2895

3433

3263

FORTALEZA

3140

3190

GOIÂNIA

3189

BELO HORIZONTE

3263

JANEIRO RIO DE

3433

RIO DA PRATA

3263

3313

SERRA PACARAIMA

2946

BELE'M FORTALEZA

2944

3262

SÃO PAULO

PORTO ALEGRE

3384

FOZ DO IGUAÇU PRI'NCIPE

DA BEIRA

3137 3138

CUIABA' TARAUACA'

3072

PORTO VELHO

3071

JI-PARANA'

3070

CRUZEIRO DO SUL

3012

2949

HUMAITA'

3014 2827

PACARAIMA PACARAIMA SERRA

2892

PICO DA NEBLINA

3263

RIO DE JANEIRO JANEIRO RIO DE

3263

SÃO LUÍS

BRASÍLIA

3 4 3 4

(14)

COMAER AMDT AIRAC AIP 11/11 GEN 3.2-5 17 NOV 11 AIP

BRASIL

3.2.6.1 Relação de Carta Aeronáutica Mundial (WAC) 1:1.000.000 (* Elevação em pés 2ª Edição).

WAC NÚMERO E NOME 2825 - Cabo Orange 2826 - Monte Roraima 2827 - Serra Pacaraima 2892 - Pico da Neblina 2893 - Boa Vista 2894 - Tumucumaque 2895 - Macapá 2944 - Fortaleza 2945 - São Luis 2946 - Belém 2947 - Santarém 2948 - Manaus 2949 - Japurá 3012 - Cruzeiro do Sul 3013 - Tabatinga 3014 - Humaitá 3015 - Itaituba 3016 - Imperatriz 3017 - Teresina 3018 - Natal

3019 - Fernando de Noronha 3066 - Recife

3067 - Petrolina 3068 - Porto Nacional 3069 - Cachimbo 3070 - Ji-Paraná 3071 - Porto Velho 3072 - Tarauacá 3137 - Príncipe da Beira 3138 - Cuiabá

3139 - Aragarças 3140 - Brasília 3141 - Salvador 3189 - Belo Horizonte 3190 - Goiânia 3191 - Rondonópolis 3192 - Corumbá 3260 - Bela Vista 3261 - Campo Grande 3262 - São Paulo 3263 - Rio de Janeiro 3313 - Curitiba 3314 - Foz do Iguaçu 3383 - Uruguaiana 3384 - Porto Alegre 3434 - Rio da Prata

EDIÇÃO Nº 4a 4a 3a 4a 3a 3a 4a 4a 3a 4a 3a 3a 4a 4a 3a 3a 3a 3a 3a 4a 3a 3a 3a 3a 3a 3a 3a 4a 3a 3a 3a 4a 3a 4a 4a 3a 3a 3a 3a 3a 3a 4a 3a 3a 3a 4a

EDIÇÃO DATA dec/06

feb/07 apr/05 mar/07 jul/04 dec/04

oct/08 may/07 dec/04 mar/08 dec/03 dec/03 dec/07 dec/07 oct/03 dec/03 dec/04 jun/05 may/04

jul/04 jul/04 nov/04 dec/04 oct/04 dec/03 dec/04 dec/03 dec/09 mar/03 dec/03 nov/03 mar/09 sep/03 jun/07 nov/10 jun/05 sep/03 may/05 jun/05 may/02

feb/03 aug/08 jun/03 jul/03 nov/02 apr/09

INF. AERONÁUTICA dec/06 feb/07 mar/05 mar/07 jun/04 nov/04 oct/08 apr/07 sep/04 mar/08 nov/03 nov/03 dec/07 dec/07 sep/03 nov/03 nov/04 mar/05 jun/04 jun/04 jun/04 sep/04 nov/04 sep/04 nov/03 nov/04 nov/03 aug/09 feb/03 nov/03 sep/03 mar/09 sep/03 jul/07 may/10 may/05 aug/03 mar/05 mar/05 oct/01 feb/03 aug/08 mar/03 apr/03 sep/02 mar/09

(15)

AIP BRASIL GEN 3.2-6

17 NOV 11

AMDT AIRAC AIP 11/11 COMAER

GEN 3.2.7 ÍNDICE DE CARTA DE NAVEGAÇÃO AÉREA VISUAL (CNAV) 1:500.000

Referências

Documentos relacionados

El aparato está protegido por un embalaje para evitar daños producidos por el transporte. Este embalaje es materia prima y, por eso, se puede volver a utilizar o llevar a un punto

Adicionalmente, as informações foram apresentadas ajustadas para refletir o pagamento de impostos na SESES, nossa maior subsidiária, a qual, a partir de fevereiro de 2007,com

Pós-graduada em Engenharia Humana pela Universidade do Minho; Licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho; Assistente Convidado na

oposto dos maiores valores de centralidade, como pode ser constatado comparando os estados finais da simulação (Fig. 4 b, h); d) o padrão de localização dos potencias de crescimento é

3 - O candidato passará por avaliação na clinica médica, cardiológica, odontológica, oftalmológica, otorrinolaringológica, radiológica, ginecológica e psiquiátrica em

O Serviço de Informação Aeronáutica é responsável por compilar e difundir a informação para todo o território nacional, incluindo águas territoriais e jurisdicionais, bem

Este manual contém informações e advertências que devem ser seguidas para uma operação segura do instrumento e para manter o instrumento em condições seguras de operação. Se

Por outro lado, dados de uma coorte com 270.000 pacientes que se submeteram à cirurgia de grande porte não cardíaca demonstraram risco elevado de mortalidade e maior